terça-feira, 18 de maio de 2021

Comissão administrativa lidera a AHBV Mira

No passado dia 14, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mira reuniu em assembleia geral extraordinária para a analisar a situação de falta de listas concorrentes aos corpos sociais.

Após a realização de 3 convocatórias para a apresentação de listas para realização do processo eleitoral, não tendo sido apresentada qualquer lista que concorresse e sendo que os atuais corpos sociais já terminaram o seu mandato, estava criado um vazio diretivo e administrativo.

A solução encontrada foi a criação de uma comissão administrativa para liderar a associação, em regime de gestão corrente, nos termos definidos pela assembleia geral, ate 30 de outubro.

Esta comissão tem, como desígnios:

- Executar meros atos de gestão corrente para garantir a atividade corrente da associação e do seu corpo de bombeiros.

- Promover a abertura dos cadernos eleitorais possibilitando a inscrição de novos associados.

- Propiciar a realização de um ato eleitoral conforme o previsto nos estatutos.

Esta comissão administrativa é constituída por:

- Cargos a desempenhar:

- Presidente – Luis Miguel Santos Grego (ex presidente da AG)

- Vice-Presidente – Fernando Miranda Almeida (ex presidente da direção)

- Vice-Presidente – António Aquiles Ribeiro Cainé (ex presidente do conselho fiscal)

- Secretário – Teresa Pinho (ex vice-presidente da direção)

- Tesoureiro – Fernando Barreto (ex tesoureiro da direção)

Desta forma estão criadas as condições para que a AHBVMira continue a sua missão e o seu Corpo de Bombeiros possa ter todas as condições para enfrentar o período crítico de incêndios rurais e florestais e da assistência à emergência aos banhistas e veraneantes.

Apesar de todos os constrangimentos que pudessem advir da falta de listas para concorrer aos Órgãos Sociais, para o triénio de 2021 a 2023, esta comissão, totalmente constituída por elementos dos Órgãos sociais cessantes, prontificou-se a assumir mais este período de tempo, embora que para alguns, com prejuízo das suas vidas pessoais e profissionais.

O Presidente da Comissão Administrativa

Luís Miguel Grego

SUPRESSÃO DE ESTACIONAMENTO NA RUA DAS CARAVELAS EM ARMAÇÃO DE PÊRA A PARTIR DO DIA 19 DE MAIO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que existirá a supressão do estacionamento localizado na Rua das Caravelas, em Armação de Pêra, com início previsto no dia 19 de maio, por um período estimado de 30 dias.

Esta supressão deve-se à necessidade de realizar a execução de uma conduta de água na Rua das Caravelas em Armação de Pêra.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para a situação e agradece a colaboração de todos.

MUNICIPIO DE SILVES LANÇA 1ª EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS

A Câmara Municipal de Silves escolhe o mês de maio para levar a efeito a sessão de apresentação da 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus I Poesia 2021. Neste mês assinalam-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia do Autor Português, datas que o Município de Silves pretende destacar e valorizar no âmbito das suas competências no domínio da cultura.
A cerimónia terá lugar no próximo dia 22 de maio (Dia do Autor Português), pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves (CMS). Será presidida pela presidente da autarquia, Rosa Palma, e contará com a participação do presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, Carlos Vargas e da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira.

O evento pretende não só afirmar Silves como a cidade berço da poesia arábico-andalusa, mas também como lugar de riquíssima diversidade cultural, detentor de uma extraordinária herança de paisagens literárias referenciadas em inúmeras obras de literatura portuguesa.

Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, a edilidade pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.

O Prémio terá periodicidade bienal e destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso.

O prémio é atribuído, alternadamente, nos domínios de poesia e prosa. A primeira edição, será dedicado à poesia. Distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas. Ao vencedor do concurso será atribuído o valor pecuniário de dez mil euros.

O júri para a 1ª Edição do Prémio será constituído por João Pedro Mésseder, Violante Magalhães e Catherine Dumas.

As candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus I Poesia 2021 decorrem entre os dias 22 de Maio e 2 de julho de 2021.

O regulamento está disponível para consulta na página da autarquia: https://www.cm-silves.pt/pt/6702/regulamento-do-premio-nacional-joao-de-deus.aspx

Complexo das Piscinas Municipais de Silves: Escola Municipal de natação e aulas de fitness “água” foram retomadas


A Câmara Municipal de Silves informa que o Complexo das Piscinas Municipais de Silves já retomou a atividade da Escola Municipal de Natação (nas classes Iniciação Técnica IT1, IT1 +8, IT2, Aperfeiçoamento e Manutenção) e as aulas de grupo da vertente “Água”.
HidroBike, HidroDeep, HidroSénior e Hidroginástica são as aulas Fitness Água disponíveis, podendo os horários ser consultados com maior pormenor no portal do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1444/horarios-atividades-cpms.aspx. Garantindo o cumprimento das orientações das autoridades de saúde, e com vista a salvaguardar o distanciamento entre utilizadores, cada sessão de Fitness Água está limitada a seis participantes em simultâneo. Os moldes de funcionamento destas atividades são idênticos aos atualmente em vigor para outros serviços, com obrigatoriedade de marcação prévia junto dos serviços do referido complexo, preferencialmente por via telefónica através do 282 440 270.

Relativamente à frequência na Escola Municipal de Natação (EMN), os interessados deverão efetuar inscrição prévia, com a respetiva escolha de horário, tendo prioridade na inscrição os alunos inscritos e regularizados em março de 2020. Acresce, ainda referir que o acesso às bancadas e balneários por parte dos acompanhantes dos alunos está interditado, sendo os alunos acompanhados pelos professores das aulas a partir dos respetivos balneários. Sempre que possível, os alunos deverão apresentar-se previamente equipados para que a troca de roupas seja rápida. Os banhos estão interditos.

De salientar que esta reabertura obedece ao estipulado na resolução do conselho de ministros n.º 19/2021, que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à COVID-19, e respeita o disposto nas orientações da DGS em vigor para os equipamentos desta natureza.

O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do Município de Silves disponíveis para inscrições, marcações e fornecimento de informação adicional sobre este assunto.

Praia do Pedrógão recebe ação do Dia Europeu do Mar


Oito turmas e uma Instituição Particular de Solidariedade Social participam, no próximo dia 20, quinta-feira, numa ação de voluntariado ambiental, na Praia do Pedrógão, iniciativa que se realiza no âmbito do Dia Europeu do Mar.

A partir das 10:00, cerca de 152 crianças de diversas idades irão participar numa limpeza do areal da zona centro da única praia do concelho de Leiria, sendo esta ação o resultado de uma parceria entre o Município de Leiria, a Junta de Freguesia do Coimbra, a Valorlis e a SUMA.

O dia será ainda assinalado com a realização de três workshops online, sob o nome “Contar com o mar”, destinados aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e desenvolvidos pela escritora e ilustradora Danuta Wojciechowska.

A iniciativa tem como objetivos sensibilizar para os problemas da poluição da costa e as consequências para o ecossistema e alertar para a necessidade de preservação das praias, para além de pretender contribuir para a mudança de comportamentos quanto à produção e gestão de resíduos.

Vouzela acolhe final da 1ª etapa do Grande Prémio ABIMOTA 2021

Prova decorre nos dias 5 a 6 de junho


A 41.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA vai realizar-se nos dias 5 e 6 de junho, e pelo segundo ano consecutivo tem passagem garantida pelo concelho de Vouzela.

Segundo a organização da prova, a partida vai ser dada em Fátima, no dia 5 de Junho, para a realização de uma etapa em linha, com 197,3 quilómetros. Integra duas metas de montanha, meta bolinhas, meta autarquias e uma meta volante. Vouzela vai receber a final da etapa. A corrida irá entrar no concelho em Vasconha, pelas 16h29, seguindo por Crescido, Laje, Fataunços, Calvos e entrando por Vouzela pela rotunda da Volta Escura. A etapa terminará junto à Câmara Municipal de Vouzela, pelas 16h48.

No Domingo, dia 6 de Junho vai ser disputada a etapa que liga Anadia a Águeda, sendo esta uma clássica do GP ABIMOTA, conhecida como a etapa das praias. Vão ser 158,6 quilómetros, com três contagens de montanha, meta autarquias, meta bolinhas e meta volante.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vouzela irá apoiar o evento que é, atualmente, a 2ª prova por etapas mais antiga do país, em atividade. “As atuais circunstâncias de pandemia que vivemos colocam-nos desafios extra à organização deste tipo de eventos, porém da nossa parte tudo faremos para tornar esta iniciativa segura do ponto de vista da saúde pública. É importante que os territórios voltem a ganhar vida,  dinâmica e pessoas, pois só assim conseguiremos ajudar a retomar os negócios locais tão afetados pelas medidas de contingência resultantes dos sucessivos estados de emergência”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira.

Porto de Mós | “Brigada dos Plásticos” transforma plástico em novos produtos

 A autarquia de Porto de Mós apresentou o projeto “Brigada dos Plásticos”, no dia 17 de maio, Dia Internacional da Reciclagem.

A iniciativa surgiu com o objetivo de fazer frente ao aumento desenfreado do consumo de produtos em plástico, criando um programa de combate ao desperdício e de promoção da reciclagem.

 

A “Brigada dos Plásticos” consiste, assim, na recolha de plástico e na sua conversão em novos produtos através de equipamentos disponíveis no Fab Lab de Porto de Mós.


O projeto é aberto a toda a comunidade mas terá, nesta primeira fase, um maior foco nas escolas. Os alunos serão convidados a fazer reciclagem e, posteriormente, a verem o plástico recolhido transformar-se em novos objetos como garrafas, capas de telemóvel, pratos ou copos, a imaginação é o limite.

 

Durante a sessão de apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, reafirmou as ações que contemplam a estratégia ambiental do município, concretizadas na “Brigada dos Plásticos”, no “Borra Ponto”, criado pela Freguesia do Alqueidão da Serra e na intenção de construção do Ecocentro, um espaço destinado à recolha de resíduos de construção e demolição, pois “as preocupações ambientais não são um problema do futuro. A responsabilidade ambiental faz parte do presente…”.

 

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, também participou na sessão de apresentação e elencou os variados projetos, de âmbito ambiental, promovidos pelo Governo, referindo que esses mesmos projetos devem estender-se à população, através de programas de proximidade como é exemplo a “Brigada dos Plásticos”, programa este que surge numa altura crucial para o combate aos produtos descartáveis, situação agravada pela pandemia.

 

A “Brigada dos Plásticos”, que emerge do movimento internacional “Precious Plastic”, conta, ainda com o apoio da Valorlis, da CCDRC e da DGEstE.


 

Patrícia Alves

No passado sábado, dia 15 de maio, o Município de Alvaiázere dinamizou o roteiro imersivo “Do saber ao comer – Alvaiázere, rota de sensações”


Esta iniciativa, inserida na Rede Cultura 2027, teve como objectivo a divulgação do património natural, histórico e gastronómico do concelho de Alvaiázere.

Recebidos no Museu Municipal pela Vereadora da Cultura, Dra. Sílvia Lopes, os inscritos, oriundos do distrito de Leiria, foram conduzidos por um percurso orientado que explorou algumas características paisagísticas e edificadas do Santuário de Nossa Senhora dos Covões, do baloiço da Serra, da Serra de Alvaiázere e do Complexo Megalítico do Rego da Murta.

Por entre montes e vales (com as devidas precauções e condições de segurança sanitária), ao som do vento e das melodias cantadas pelos pássaros e pelas cigarras, os intervenientes observaram e sentiram o pulsar do território, expresso em várias manifestações naturais e culturais como as formações cársicas, as manchas de carvalho cerquinho, as orquídeas selvagens, as ervas aromáticas, os fornos da cal, os lagares de azeite, as antas do Rego da Murta, entre outras.

Na paisagem deslumbrante do complexo megalítico do Rego da Murta, pintada pelas cores típicas da época, os participantes foram presenteados com um almoço de época onde não faltaram as tradicionais iguarias à base de chícharo.

Findo o almoço, era chegada a vez de explorar os monumentos e recordar vidas megalíticas.

Num ambiente quase familiar rumou-se ao Museu Municipal onde se procedeu à visita das exposições patentes ao público.

Proença-a-Nova | Estudantes de medicina dinamizam atividades nas escolas e lares


Oito estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar estiveram em Proença-a-Nova, de 14 a 16 de maio, com o objetivo de dinamizarem diversas iniciativas junto dos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e ainda junto dos utentes e funcionários dos lares do concelho. Alimentação saudável, educação sexual e doenças cardiovasculares foram alguns dos temas abordados nas escolas, adaptando-se o conteúdo ao nível de escolaridade, já que estiveram envolvidos alunos do primeiro ciclo ao 10º ano. Nos lares, falou-se de saúde mental e COVID: doença e vacinação e foram ainda realizados alguns exercícios físicos. Paralelamente, também os colaboradores dos lares e o pessoal docente e não docente do Agrupamento participaram na palestra sobre enfarte agudo do miocárdio e AVC.

De acordo com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que dinamiza esta iniciativa, o objetivo do Med On Tour é também “promover o contacto dos estudantes com aldeias, vilas e cidades do Interior, mostrando-lhes a realidade diária dessas regiões, algumas delas sem o acesso devido aos cuidados de saúde”, sendo que para os municípios é “uma excelente oportunidade de quiçá fixar futuros médicos, já que os estudantes têm a oportunidade de conhecerem melhor o município, bem como todas as suas potencialidades”. Para além de Proença-a-Nova, o roteiro passou igualmente por Paredes de Coura, Alcalena, Armamar e Vila Flor. Se em anos anteriores se realizaram rastreios gratuitos junto da população, a pandemia obrigou a uma readaptação dos serviços disponibilizados, optando-se pelo formato de palestras dirigidas a um público específico, previamente definido. Ainda assim, mantém-se o contacto com a população com o objetivo de partilhar informação que possa contribuir para um estilo de vida mais saudável.

Proença-a-Nova | Festival da Cereja apoia produtores de cereja e sector da restauração

Município oferece cerejas após a refeição
O Festival da Cereja em Proença-a-Nova arranca a 22 de maio nos 20 restaurantes do concelho que participam nesta iniciativa: ao contrário das edições anteriores deste festival, tendo em conta a situação de pandemia, a aposta do Município concentrou-se no apoio ao sector da restauração e, ao mesmo tempo, aos produtores de cereja, valorizando de igual forma a gastronomia do concelho. Por cada refeição que realizar num dos restaurantes aderentes durante o festival, que decorre todos os fins de semana, de 22 de maio a 6 de junho, o cliente receberá uma porção de cerejas para degustar (oferta limitada ao stock existente) com a lista de produtores do concelho para quem quiser adquirir cerejas.

Recorde-se que o tradicional Festival da Cereja já realizava em Montes da Senhora desde 2011, assumindo-se como um importante certame para dar a conhecer os produtores locais deste fruto, numa zona do concelho que devido às condições climatéricas propicia o seu amadurecimento precoce.

Paralelamente à venda de cereja e limão dos produtores do concelho, a aposta no artesanato, na animação, nas atividades desportivas e ateliers gastronómicos faziam parte do programa deste festival gastronómico que atraía centenas de pessoas todos os anos, o que fazia quase sempre esgotar o stock de produção.

Este ano de 2021, o Festival da Cereja realizar-se-á de forma diferente, mas com a mesma expetativa de sucesso. Consulte a lista dos restaurantes aderentes no site ou na página do Facebook do Município de Proença-a-Nova.

No ano em que se assinala o “Ano Municipal dos Sabores Tradicionais”, o Município apela, mais uma vez, à partilha de todos de receitas tradicionais no âmbito da elaboração da Carta Gastronómica do concelho. No âmbito da temática deste festival gastronómico, e para quem tiver interesse em reaproveitar o fruto, está disponível para consulta na Biblioteca Municipal, uma coleção de receitas doces e salgadas tendo como base a cereja.

Município de Silves e Universidade do Algarve estabelecem parceria no âmbito da investigação do património cultural do concelho


O Município de Silves e a Universidade do Algarve assinaram esta manhã um protocolo de colaboração objetivando o estabelecimento de uma parceria no âmbito do incremento de projetos de investigação que se revelem de interesse mútuo. Foram intervenientes nesta cerimónia a Presidente da Câmara Municipal de Silves, o Reitor da Universidade do Algarve, o Diretor do polo da Universidade do Algarve do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património e a Diretora do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
“Este acordo de parceria reveste-se de primordial importância, porque permitirá unir esforços para o desenvolvimento de projetos de investigação a implementar no âmbito do estudo, da valorização e da divulgação do património cultural do concelho de Silves”, refere a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, acrescentando que “a investigação desenvolver-se-á em diversas frentes, nomeadamente nas áreas da História (desde a pré-história antiga até história contemporânea), da Arqueologia (terrestre e marítima), das Arqueociências (geoarqueologia, paleobotânica, arqueozoologia, arqueometria), da História da Arte, da Antropologia (física e social), da Conservação e Restauro, e das Ciências da documentação e arquivística”.
A cerimónia foi transmitida através das redes sociais do Município de Silves, podendo ser revista em  https://www.facebook.com/municipiodesilves/videos/1388596461523793

Emails para alegada devolução de IRS. “Mensagens são falsas e devem ser ignoradas”

O objetivo do email falso é o de convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.

O Fisco emitiu novo alerta de segurança, onde denuncia o envio de mensagens falsas aos contribuintes, sobre irregularidades na pré-análise do IRS que dão direito à devolução de quantias do imposto.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço autoridade_tributaria@suporteemail.online nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido e que sejam introduzidas as credenciais de acesso ao Portal das Finanças", lê-se no aviso publicado no portal das Finanças.

Como exemplo, a AT mostra um desses emails, falsamente enviado em nome da chefe do serviço de finanças Lisboa 8, dando conta do direito de devolução de quantias de IRS, por ter sido detetada uma irregularidade na pré-análise do IRS, e solicitando confirmação num link para que o valor seja considerado.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", alerta a AT no aviso, lembrando que o objetivo do email falso é o de convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.

"Em caso algum deverá efetuar essa operação", avisa, recomendando ainda a leitura do folheto informativo sobre segurança informática disponível no portal das Finanças.

Lusa

Mais de 5660 suspeitas de reações adversas à vacina registadas em Portugal

Os dados do Infarmed indicam que por cada 1000 doses administradas foram comunicadas 1,34 reações no caso da Pfizer, 1,05 no caso da AstraZeneca (Vaxzevria), 0,66 referentes à Moderna e 0,05 à vacina da Janssen.

De acordo com o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, datado de sexta-feira (14 de maio), foram notificadas 5665 reações adversas, a maior parte (72,9%) referentes à vacina da Pfizer/BioNtech, com 4.129 casos, seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 1.234, e a da Moderna, com 302.

O Infarmed sublinha, contudo, que "as reações adversas (RAM) notificadas não têm necessariamente uma relação causal com a vacina administrada".

Os dados do Infarmed indicam que por cada 1.000 doses administradas foram comunicadas 1,34 reações no caso da Pfizer, 1,05 no caso da AstraZeneca (Vaxzevria), 0,66 referentes à Moderna e 0,05 à vacina da Janssen.

No total de 4.655.370 doses administradas, o Infarmed registou 35 notificações de casos de morte em idosos com outras comorbilidades e em que não está demonstrada a relação causal com a vacina administrada.

"Estes casos ocorreram maioritariamente em idosos que apresentam condições de saúde mais frágeis (alguns com diversas comorbilidades). A vacinação contra a covid-19 nestes grupos não reduzirá as mortes por outras causas, que continuarão a ocorrer", sublinha o Infarmed.

Foram igualmente registados outros 2.418 casos graves e 3.212 não graves, refere o Infarmed, sublinhando que muitas das reações adversas a medicamentos classificadas como graves se referem a "casos de incapacidade temporária".

A maioria das reações notificadas ao Infarmed foram registadas em mulheres e, por faixas etárias, aquela que mais notificações tem é a dos 30 aos 49 anos.

As 10 reações mais notificadas referem-se a casos de dores musculares/articulares (2.620), cefaleias (1.717), febre (1.566), astenia/fraqueza/fadiga (965), náuseas (672), tremores (587), linfadenopatia (512), ou seja, alterações/aumento dos gânglios, eritema/aczema/rash (406) e parestesias (400), ou seja, sensação de formigueiro ou picadas.

No relatório, o Infarmed lembra ainda que a vasta maioria destas reações adversas a medicamentos "são observadas em geral em qualquer processo de vacinação".
Ainda segundo o Infarmed, houve 35 casos de morte comunicados em idosos com várias doenças, mas não está demonstrada a relação causa-efeito com a vacinação.

Lusa

CANTAR-GALO RECEBE PRIMEIRO BALCÃO SNS DA COVILHÃ


O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, assinou na passada quinta-feira, em Coimbra, um protocolo para a instalação de balcões destinados à prestação de serviços digitais e de telessaúde, num evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, envolvendo, para já, municípios, juntas de freguesia e agrupamentos de centros de saúde (ACES). Tem como objetivo facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.

Vítor Pereira considera que “o SNS 24 Balcão vai permitir reduzir a pressão sobre os centros de saúde e unidades de saúde familiar e facilitar o acesso à prestação de serviços à distância”.

“Na Covilhã, o primeiro balcão será instalado no edifício da junta de freguesia em Cantar-Galo e prestará apoio a quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS”, refere o autarca.

O SNS 24 Balcão permite marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras valências.

ESAC promove webinar "Gestão da Vegetação na Interface Urbano-Florestal"


No âmbito do Projeto InduForestFire, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove no dia 28 de maio, com início às 9h00, o webinar subordinado ao tema "Gestão da Vegetação na Interface Urbano-Florestal".

O webinar pretende fornecer uma perspetiva sobre a gestão da vegetação em áreas de interface urbano-florestal (IUF) em Portugal, especificamente nas Zonas Industriais. Para além dos aspetos relacionados com o comportamento do fogo e dos seus efeitos, serão abordadas questões regulamentares, normativas e de fiscalização da gestão destas áreas. Serão apresentados também alguns desenvolvimentos ao nível da investigação científica, no sentido de melhor apoiar as decisões políticas em relação à gestão destas zonas de interface.

Para o webinar estão convidados especialistas do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, GNR – Guarda Nacional Republicana; AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e NIST – National Institute of Standards and Technology (Estados Unidos da América).

Os interessados em participar no evento, cujo programa pode ser consultado em http://bit.ly/programacao_webinarflorestas_, deverão fazer a sua inscrição em http://bit.ly/webinarinduforestfire.

Refira-se que o projeto InduForestFire – PCIF/MOS/0129/2018 – é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra (componente estrutural), conjuntamente com a ESAC (componente florestal). São ainda parceiros do projeto, a CIM RC – Comissão Intermunicipal Região de Coimbra e a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Mais informações sobre o projeto InduForestFire: http://www.induforestfire.pt.

Anexo: Programa

leiria | Sala Interativa Ernesto Korrodi recebe prémio internacional


A Sala Interativa de Ernesto Korrodi (SIEK), que esteve patente no Banco das Artes Galeria (BAG) entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, foi distinguida com um prémio no âmbito dos Digital Signage Awards, na categoria de “Creative Execution (Technical Achievement)”.

Organizada em parceria com as empresas byAR, P-06 Atelier e Stripeline Teams, a SIEK realizou-se durante o evento “150 anos de Ernesto Korrodi” e tratou-se de uma exposição de conteúdo cronológico dedicado às artes relevantes do percurso pessoal e profissional do arquiteto, complementado com um dispositivo tátil que apelou à participação do espetador.

Os Digital Signage Awards são uma iniciativa internacional que premeia campanhas que se destacam, execuções criativas e inovações tecnológicas, todas na área do digital.

Município de Alvaiázere, através da Alvaiázere+ Promove Bootcamp para Empreendedores


No âmbito Incubadora de Negócios Alvaiázere+, foi realizado nos passados dias 14 e 15 de maio um Bootcamp na Plataforma Empresarial destinado a empreendedores que procuravam desenvolver as suas capacidades para a delineação da sua estrutura de negócio.
Durante estes dias, vários empreendedores tiveram a oportunidade de participar em sessões de mentoria e coaching, com especial incidência na preparação de pitchs e de metodologias de negócios. O evento inclui ainda uma conferência, visita ao Baloiço de Alvaiázere e uma prova de vinhos regionais.
O final do evento, decorreu na Casa Municipal da Cultura, contou com apresentações dos vários empreendedores dos seus projetos de negócio, agora complementadas com o contributo das sessões em que participaram.

De destacar ainda a premiação dos projetos que se conseguiram destacar num grupo de empreendedores de elevado potencial.



Município de Cantanhede abre balcão BUPi e inicia serviço itinerante pelas freguesias

O Município de Cantanhede tem a funcionar desde ontem, 17 de maio, o balcão o BUPi - Balcão Único do Prédio, serviço dirigido aos proprietários de prédios rústicos e mistos que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Também ontem, a autarquia iniciou um programa de ações de esclarecimento e sensibilização da população para as vantagens do uso da plataforma digital disponível para o efeito, nomeadamente na identificação das propriedades e também ao nível da informação cadastral e gestão do território.

A primeira sessão desse programa realizou-se também em 17 de maio, na sede da Freguesia de Ançã, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, e do presidente da Junta, Cláudio Cardoso, assim como o Diretor do Departamento de Urbanismo, Serafim Pires, e o Chefe de Divisão da Gestão do Território e Sustentabilidade Ambiental, Paulo Marques.

Na ocasião, o vice-presidente da edilidade cantanhedense sublinhou a importância do mapeamento do território pelo Balcão Único do Prédio “uma possibilidade para os cidadãos de identificarem e registarem, de forma simples e gratuita, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários. Este é o caminho para as pessoas assegurarem os seus direitos de propriedade, facilitar a vida às gerações futuras e evitar também conflitos futuros”, sublinha.

Para além do Balcão de Atendimento BUPi de carácter permanente a funcionar no edifício dos Paços de Concelho, o Município de Cantanhede criou um balcão itinerante dedicado à prestação do mesmo tipo de serviço nas freguesias, uma aposta que, segundo Pedro Cardoso, “vai facilitar a vida aos munícipes, sobretudos aos que têm mais dificuldade em se deslocar, gerando também maior confiança, e será uma forma de dinamizar a utilização da plataforma ao nível daquilo que se pretende”. Para o autarca, “este é particularmente importante, uma vez que gratuitamente ela só funcionará durante dois anos”.

Entretanto, depois da ação de esclarecimento em Ançã, as sessões prosseguem esta semana em Cadima, Cordinhã, Febres e Murtede. Quanto ao balcão itinerante, este iniciará o périplo pelas freguesias a muito curto prazo de acordo com um calendário a anunciar oportunamente.

Câmara de Águeda entrega Rua do Parque renovada e novo trilho pedestre em Aguada de Cima

 Obras foram realizadas na sequência de propostas vencedoras do Orçamento Participativo.

“A dinâmica da Câmara tem sido muito grande, sobretudo ao nível de realizações e obras”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no sábado, ao entregar à população mais duas obras resultantes de propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP): o empedramento e arranjo de passeios da Rua do Parque; e o Trilho dos Moinhos.

O arranjo da Rua do Parque, num investimento de 30.357,11 euros, incluiu o empedramento da rua, a construção de passeios, a criação de condutas para águas pluviais e os arranjos necessários ao alinhamento da rua.

O Edil recorda que esta era uma intervenção há muito ansiada e necessária, mas que para a concretizar foi preciso ultrapassar alguns obstáculos, que só serão totalmente resolvidos com a revisão do PDM. “Tivemos de recorrer a esta solução, pavimentando em paralelo ao invés de betuminoso, que até seria mais confortável e económico, para mantermos a permeabilidade dos terrenos que era algo absolutamente fundamental”, sublinhou.

Jorge Almeida reitera a importância da parceria que, neste e noutros casos, é estabelecida com as Juntas de Freguesia (JF) para a execução de obras de pequena monta. “É fundamental termos este apoio nas freguesias, que, pela sua maior proximidade aos cidadãos, permitem resolver aqueles problemas que parecem pequenos, mas que são determinantes”, declarou.

O Presidente da Câmara lembra a dificuldade que as Autarquias um pouco por toda a região e País têm em encontrar empreiteiros disponíveis para fazer estas obras. “Nestas obras de pequena dimensão, estamos com uma dificuldade enorme em encontrar quem faça; lançamos concursos e ficam desertos, sem empreiteiros disponíveis para executar” as empreitadas.

Deste modo, com a parceria das JF é possível agilizar processos e concluir as obras, que são o mais importante para as populações.

Para a JF, ver esta rua renovada “é uma satisfação. Tenho de agradecer aos proponentes o trabalho, o desempenho e o esforço que tiveram, para que realizássemos esta obra que estava para ser feita já há muitos anos”, disse Albano Marques de Abrantes, presidente da JF de Aguada de cima, agradecendo ainda o apoio que a Câmara de Águeda tem dado para concretizar este e outros projetos na freguesia.

Trilho dos Moinhos

Outra obra, resultante de uma proposta vencedora do OP, foi o Trilho dos Moinhos, que também foi entregue no sábado aos proponentes e população. Com um investimento de 41.205 euros, este trilho tem 6,6 quilómetros, iniciando e terminando no Parque do Sabugueiro.

A construção deste trilho é a evidência do que é “um projeto de cidadania”. Os proponentes, para além de terem proposto a obra no âmbito do OP, ajudaram na execução do projeto. “Estamos contentes por termos concretizado este projeto. Esta obra só foi possível realizar pelos votos de todos e por uma equipa fantástica, que fez isto por carolice aos fins de semana”, declarou um dos proponentes, no sábado, agradecendo o contributo de todos os seus companheiros nesta empreitada, bem como aos proprietários dos terrenos que cederam passagem.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salienta o espírito altruísta e de cidadania dos proponentes. “Num tempo em que estamos habituados, sobretudo nas redes sociais, a pessoas que estão sentadas no sofá, que não se propõem a fazer nada, que não pensam em nada a não ser no interesse próprio, que só dizem cobras e lagartos do que está a ser feito por outros, haver pessoas que sonham, propõem, fazem e ainda agradecem as pequenas ajudas que tiveram, são cada vez mais raras”, declarou.

“A comunidade, pelo vosso exemplo, tem é que vos estar agradecida”, realçou, apontando este como “o verdadeiro exemplo daquilo que é a cidadania e que deveria ser replicado”.

Obras na freguesia de Aguada de Cima

Jorge Almeida realçou ainda que, para além destas, “há muitas outras obras concluídas, lançadas, para começar e em curso em todo o Concelho” e que são evidência da dinâmica que a Câmara tem implementado. “Apesar deste tempo de pandemia que nos leva metade do mandato, mantemos este ritmo muito elevado de obras no Concelho”, disse.

No que à freguesia de Aguada de Cima diz respeito, lembrou a construção em curso do posto médico. “Há uns dias, visitei as obras e o que vi deixou-me extraordinariamente contente. Esta obra foi uma teimosia nossa, que não quisemos que se ampliasse o que existia”, disse explicando que “numa vila como Aguada de Cima, era importante criarmos movimento nas zonas centrais”, um centro cívico, com um espaço apelativo e com comércio e serviços disponíveis.

“O pior que podia acontecer em Aguada de Cima ou outras zonas no concelho, era espartilhar e colocar serviços e equipamentos em cada canto das freguesias”, defendeu o Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que com este projeto de intervenção “conseguimos uma transformação deste centro de Aguada de Cima”.

Jorge Almeida realça que o posto médico é uma obra financiada a 100 por cento pela Câmara Municipal, que espera conseguir, entretanto, alguma comparticipação financeira para a sua execução.

Entre as obras previstas para Aguada de Cima, o Edil avançou que em breve irá começar a empreitada da pavimentação da Rua da Canada, e a Rua do Marnel e outras serão pavimentadas a curto prazo. “Estamos a trabalhar ativamente para continuarmos nesta senda de progresso que Aguada de Cima e o concelho bem merecem”, concluiu.

GNR destaca quase três mil militares para operação do Rali de Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que vai destacar 2.900 militares para a operação de segurança do Rali de Portugal, de quarta-feira a domingo, tornada ainda mais complexa devido à pandemia de covid-19.

Numa conferência de imprensa hoje realizada no Comando Territorial do Porto, o comandante João Fonseca explicou aos jornalistas que perto de três milhares de militares vão apoiar a segurança e trânsito dos pilotos, mas também controlar a presença do público nas zonas autorizadas para o efeito.

"Portugal tem, historicamente, um grande volume de aficionados, o objetivo é que a prova decorra em segurança, levar os espetadores para as zonas de espetáculo, contê-los nas zonas de espetáculo e conseguir o sucesso do rali", explicou.

Segundo o comandante, a operação tem vindo a ser planeada "há meses", junto da organização da prova, a cargo do Automóvel Clube de Portugal (ACP), e arranca na quarta-feira, um dia antes do início oficial da corrida.

A GNR, que estará em todos os troços classificativos, apela "ao bom senso, civismo, e responsabilidade de todos", para que não coloquem em causa a realização do evento.

Para isso, estará nas zonas onde o público é autorizado, fazendo cumprir não só as normas sanitárias como de lotação, definidas pela regra de uma pessoa por cada oito metros quadrados.

Segundo Francisco Martins, da Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária, o objetivo não é que as pessoas 'fujam' das zonas autorizadas para outras, uma vez que isso pode colocar em causa a realização daquela especial, por ordem da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que supervisiona o Mundial de ralis, mas antes "que se cumpram as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde".

"O que apelamos às pessoas é que cumpram escrupulosamente as regras dos militares no terreno. Quando o limite for alcançado, não deixaremos entrar mais ninguém. (...) Não adiantará anteciparem-se à operação da GNR", avisou o militar.

Segundo Francisco Martins, não será permitida a venda de comidas e bebidas nas zonas de espetáculo e estarão no local militares para gerir a lotação e entrada nos espaços, pelo que "quem os tentar ocupar antes corre o risco de ter de sair e situar-se na fila de ingresso do local".

O diretor da prova, Horácio Rodrigues, disse que era "impossível realizar este rali" sem aquela força de segurança e que, depois de um ano em que a prova foi cancelada, será imprescindível "cumprir as normas" para não comprometer o evento.

"Meia hora antes do primeiro concorrente [sair para a estrada], passa o delegado de segurança da FIA. Se vir que não tem segurança, pega no rádio e diz que aquele troço não se faz. Torna inglório todo o esforço que foi feito", afirmou.

O diretor lembrou a oferta de transmissão televisiva, "mais do que é normal". "Também se pode ver muito bem o Rali em casa", observou.

Nem a GNR, nem a organização avançaram com números concretos para a lotação dos espaços, apenas que foram calculadas as lotações por área, algumas com capacidade para centenas de pessoas e outras menos, disponibilizando depois a informação de lotação em tempo real em cada zona de espetáculo através de várias plataformas de comunicação.

"Existem regras específicas para aglomerados e excessos de pessoas que não coabitem. Existem distâncias de segurança a ser cumpridas, uso obrigatório de máscara", alertou Francisco Martins.

Segundo o militar, no fim de semana, a prova passará por concelhos que não estão na mesma fase de desconfinamento do que a generalidade do país, pelo que as regras serão "adequadas.

Homem de 30 anos tenta violar e matar mulher em Barcelos

Polícia Judiciária deteve suspeito

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje um homem de 30 anos suspeito de tentar violar e matar uma mulher de 46 anos, no domingo, no concelho de Barcelos, anunciou aquela força. Ao que O MINHO apurou, a situação aconteceu na freguesia de Tamel S. Fins.

Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram ao final da tarde de domingo, tendo alegadamente o suspeito atraído a vítima para a sua residência e, munido de uma arma de fogo, a sequestrou, “no intuito de posteriormente praticar com ela atos de natureza sexual”.

“Como a vítima conseguiu, entretanto, fugir para o exterior da casa, o detido perseguiu-a, e já na via pública desferiu-lhe várias coronhadas na cabeça e tentou efetuar, por várias vezes, disparos na direção da vítima. Só por mero acaso não conseguiu consumar os seus intentos”, acrescenta.

Ainda segundo a PJ, o arguido ameaçou também, com a arma de fogo, populares que tentaram pôr fim aos seus atos criminosos.

Devido aos golpes que lhe foram infligidos, a vítima foi transportada, pelos Bombeiros de Barcelos, para o Hospital daquela cidade, onde recebeu tratamento médico.

O detido é suspeito da prática de crimes de homicídio qualificado e violação na forma tentada, sequestro, coação agravada, ofensa à integridade física qualificada e dano.

Vai ser presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

O Minho

Programa Bairros saudáveis - Figueiró dos Vinhos

 𝗘𝗫𝗖𝗘𝗟𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗢𝗧𝗜́𝗖𝗜𝗔 | para o Bairro de S. João Baptista e para os seis contemplados. Parabéns.

Qualquer semelhança com notícias recentes de que Câmara Municipal tenha apresentado esta candidatura só pode ser coincidência de estarmos novamente em ano de eleições e o PS não ter nada para mostrar a não ser festas, festinhas e outros entreténs.
Ainda não tinham acabado de apanhar as canas do último entretém e lá vai disto atira-se o barro à parede para ver se pega e já está.

A candidatura é da Santa Casa da Misericórdia (entidade promotora) tendo como parceiros a Terractividade e o Município de Figueiró dos Vinhos. Ver em https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/concorrer/candidaturas-entradas/index.htm?fbclid=IwAR3s2yhiR1jEHp63xm_gxM1tOw264iQdO3LfzBY7k3IUnx4wiNbSwrAbIwI

Para quem tiver dúvidas. Este programa não é para as câmaras municipais ver em ponto 6.3
Esta forma de propaganda é o resultado de elevar apenas os "yes men", perdendo-se o rigor da informação e o sentido crítico. E a consequência é que o único argumento que têm para responder é que estão a dizer mal. Na verdade, está-se a mostrar as evidências e o PS já nem sabe como responder.

Somos assim tão fáceis de enganar?

ISABEL MINHÓS MARTINS NO CAFÉ LITERÁRIO


A Câmara Municipal da Covilhã realiza, no próximo dia 20 de maio, pelas 10h30 e em formato online, nova edição do Café Literário para “Miúdos e Graúdos”, desta vez com a participação da escritora Isabel Minhós Martins.

A habitual tertúlia será transmitida na página de Facebook e no canal de Youtube da Biblioteca Municipal da Covilhã e terá como moderadora Sílvia Melchior, Professora Bibliotecária.

A Biblioteca Municipal adaptou toda a sua atividade cultural e pedagógica

para o on-line devido à situação pandémica, mas continua a promover o contacto direto entre escritores e os leitores no “Café Literário”.

Isabel Minhós Martins, nasceu em 1974, em Lisboa. É formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes (1997) e fundou, juntamente com um grupo de amigos, a editora Planeta Tangerina.

Alguns dos seus livros foram distinguidos por prémios ou por instituições ligadas ao livro infantil: Catálogo White Ravens, Prémio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017).

Tem livros publicados em Espanha, França, Inglaterra, Itália, Brasil, Noruega, Coreia, Alemanha, China, México.

Águeda | Trilho das Levadas em Valongo do Vouga reaberto ao público

 O percurso de cerca de 11 quilómetros foi renovado, com partida e chegada no Parque da Boiça.

O Trilho das Levadas, em Valongo do Vouga, foi reaberto ao público no domingo (16 de maio), numa iniciativa que levou um grupo de entusiastas a fazer o percurso de cerca de 11 quilómetros, por entre os campos de cultivo e as levadas da freguesia.

“Estamos hoje aqui a reabrir este percurso, que foi alterado e renovado, depois do incêndio de 2016, passando agora a ter início no Parque da Boiça, que se tornou um ex-libris do Concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, realçando que para que este processo fosse concluído com sucesso “foi essencial o trabalho realizado em estreita parceria e colaboração com a Junta de Freguesia (JF) de Valongo do Vouga”.

Este percurso tem já dez anos, mas foi “fortemente penalizado” pelo referido incêndio, pelo que foi necessário proceder à reformulação do traçado, bem como à colocação de nova sinalética, tendo a JF e a Câmara de Águeda aproveitado a oportunidade para o fazer iniciar e acabar no também renovado Parque da Boiça.

Para o Presidente da Câmara de Águeda, colocar o trilho neste local insere-se neste tipo de estratégia, sendo “mais um motivo de interesse para que as pessoas possam vir até esta zona”, onde se pode desfrutar, em simultâneo, de vários atrativos. Jorge Almeida lembrou que o Parque da Boiça começou com uma obra do Orçamento Participativo (OP), a que se juntou, depois, a recuperação da Ribeira da Aguieira, e mais tarde a renovação do parque. Neste espaço foi colocada a casa do Águeda Concept, onde vai ficar instalado um centro interpretativo, “uma verdadeira casa dos rios da nossa região, onde muitas pessoas se deslocarão para aprender”.

“Também a ribeira ficou transformada num verdadeiro laboratório de rios, em cuja reabilitação foram implementadas várias técnicas de engenharia natural. E o que não era minimamente apelativo, tornou-se num sítio que muitas pessoas passaram a visitar e a usufruir, sobretudo em tempos de lazer”, reforçou Jorge Almeida, frisando que “é assim que se constrói o futuro”.

Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga realçou a beleza do percurso do renovado Trilho das Levadas, convidando as pessoas a fazerem o trajeto. “Quisemos não só alargar o percurso, com a renovação realizada no seguimento do incêndio de 2016, como torná-lo mais abrangente e ser um ponto central de atração da freguesia”, declarou o autarca, sublinhando que grande parte do traçado do trilho ocorre junto às levadas o que, reitera, é um ponto de interesse turístico. “Valongo do Vouga começa a estar no topo dos principais atrativos do concelho, cativando em áreas tão relevantes como o ambiente”, destacou.

Acresce que iniciar e terminar no Parque da Boiça, que “congrega hoje uma multifuncionalidade muito grande”, permite desfrutar de Valongo do Vouga “numa perspetiva mais abrangente”.

Refira-se que o PR2 – Trilho das Levadas é um dos percursos pedestres que integra a rede de trilhos do Município de Águeda, que pode ser acompanhado na aplicação “Walkinágueda”, disponível para download nas plataformas Google Play e App Store.

Ao longo de cerca de 11 quilómetros, o pedestrianista tem a oportunidade de descobrir um espaço natural e paisagístico singular, desvendando os açudes e levadas ao longo do Rio Marnel (afluente do Rio Vouga) que no passado conduziam a água até aos moinhos, mas também campos agrícolas onde os cereais eram/são cultivados.

Este trilho permite, ainda, mostrar um pouco do património da freguesia e os costumes da sua população.