domingo, 10 de setembro de 2017

Delação premiada – entendendo o conceito e questionando os acordos ilegais que dela decorrem:

João Antonio Pagliosa
A chamada delação premiada é uma técnica de investigação e consiste em benefícios ofertados pelo Estado àquele que confessar e prestar informações sobre o esclarecimento de delitos. Esse instituto traz grandes benefícios às investigações criminais, trata-se de um meio excepcional de obtenção de prova e efetiva-se por meio de um acordo que é realizado entre o acusado e o Ministério Público.
O infrator fornece informações cabíveis à autoridade competente, e, em troca recebe uma vantagem. O acusado no decorrer do interrogatório além de confessar a sua autoria no crime revela o nome de outros comparsas. Há quem opine que, dessa maneira, o delator abriria mão do princípio da ampla-defesa, um direito constitucionalmente garantido, entretanto, há também quem afirme exatamente o contrário: partindo da premissa que ao cogitar a possibilidade da delação, o acusado já tem um suficiente lastro probatório contra si, o uso desse método apenas o beneficia. De qualquer maneira, cabe uma análise mais profunda sobre a legalidade do tema e as suas consequências.
A delação premiada ganhou notoriedade mundial ao ser usada pelo magistrado italiano Giovanni Falcone para desmembrar a Cosa Nostra, uma organização criminosa que vinha angustiando profundamente a Itália. Aqui no Brasil, no entanto, a lei dos crimes Hediondos (Lei nº. 8.072/1990) foi a primeira lei a usar a colaboração. Ela previu a redução de um a dois terços da pena do participante ou associado da quadrilha voltada a efetuar crimes hediondos que denunciasse à autoridade o grupo criminoso, permitindo o seu desmantelamento. Posteriormente, a delação premiada passou a atuar também nas esferas de crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei nº. 7.492/86), Contra a Ordem Tributária (Lei nº. 8.137/1990) e crimes praticados por Organização Criminosa (Lei nº. 12.850/2013). Nesse prisma, a colaboração destacou-se como instituto preferido pelo Estado para combater a criminalidade organizada, com a criação de um direito premial e a oferta de segurança para aqueles que confessassem seus delitos e delatassem seus chefes na organização. A lei do combate à lavagem de dinheiro (Lei nº. 9.613/1998) reforçou e deu aplicação prática as delações premiadas. Esta lei previu prêmios estimulantes ao colaborador (delator) com possibilidade de condenação a regimes menos gravosos, como o aberto ou semiaberto.
Para o público brasileiro de maneira geral, as delações premiadas passaram a ser conhecidas a partir do início da Operação Lava-Jato que iniciou em Curitiba há aproximadamente três anos. Desde então, não tem sido raro nos depararmos com informações fortemente amparadas pela mídia, a fim de dar ciência a respeito dos acordos celebrados entre os acusados por essa grande operação. Recentemente, no dia 28 de junho de 2017, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes fez críticas ao acordo de colaboração premiada firmado entre a Procuradoria Geral da República e os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos da holding que inclui a JBS e premiados com o não oferecimento de denúncia em face da colaboração. Gilmar Mendes questionou nestes termos: “O Ministério Público acaba de isentar os delatores de responderem a processo. Que tipo de investigação usará para provar o contrário? Repito, como se pretende avaliar se Joesley é líder da organização criminosa? ” — A falta de controle custará caro para todo o sistema jurídico — completou o ministro.
Tendo todos esses conceitos e problemáticas em vista, é inevitável questionar a moralidade do Estado, e o seu comportamento ao enfrentar ilegalidades provenientes de certos acordos que decorrem de um instituto sancionado por ele próprio.
Afastar a delação premiada do sistema brasileiro é quase que impossível, diante da grande carga que temos depositado sobre ela. Ademais, é notável que tem auxiliado a justiça, porém, o que se questiona aqui, são os acordos que geram uma série de crimes e ilegalidades. Como é possível que algo proveniente da própria justiça e do ordenamento nacional possa resultar em diretos desinteresses da União?

O que deve-se discutir é a normatização adequada, para que, assim, se delimite ao máximo sua aplicação, de modo a garantir sua efetividade e legalidade essencial em todos os acordos celebrados. 

A Misericórdia e a Justiça de Nossa Senhora expressas na 5ª aparição


Marcos Luiz Garcia (*)



No dia 13 de setembro comemoram-se os cem anos da quinta aparição de Nossa Senhora. Deve-se ressaltar que nessa quinta aparição compareceram na Cova da Iria entre 15 e 20 mil pessoas. Isso mostra de um lado como essas aparições se propagaram e, de outro, como Nossa Senhora já agia no fundo das almas visando atraí-las para a sua Mensagem salvadora.


Sempre solícita e procurando comover aqueles corações ávidos de Deus, nessa aparição Nossa Senhora se esmerou em apresentar algo de muito atraente, conforme relata a Irmã Lúcia em suas memórias: “...o súbito refrescar da atmosfera, o empalidecer do Sol até ao ponto de se verem as estrelas, uma espécie de chuva como que de pétalas irisadas ou flocos de neve que desapareciam antes de pousarem na terra. Em particular, foi notado desta vezum globo luminoso que se movia lenta e majestosamente pelo céu, do nascente para o poente e, no fim da aparição, em sentido contrário”.

Portanto, um cenário maravilhoso para relacionar aquela manifestação com o Céu e, certamente, com o Triunfo do Imaculado Coração de Maria.


Mais uma vez Nossa Senhora pediu-lhes que rezassem o Terço todos os dias para alcançar o fim da guerra, prenunciando assim sua misericórdia com o mundo pela cessação da primeira guerra mundial.


Em seguida, Ela disse: “Em outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo”. Era mais um convite estupendo à adesão da humanidade a Ela.

Como não identificar essa aparição de Nossa Senhora como sendo mais uma enorme manifestação de sua misericórdia?

Nela, Nossa Senhora mostrou outro aspecto particularmente materno de sua alma, ao dizer às crianças para mitigarem –– não para suspenderem –– suas penitências: “Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda (a qual amarravam apertada em torno da cintura). Trazei-a só durante o dia”.

Mas esse aspecto materno não excluía outro lado de Nossa Senhora que pode desapontar certas almas, que se recusam a ver esta outra faceta da alma da Santíssima Virgem, igualmente admirável: o senso de justiça. Zelosa em comunicar os pedidos das pessoas ali presentes, Lúcia disse:

“Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas, a cura de alguns doentes, de um surdo-mudo. 

“–– Sim, alguns curarei. Outros não”.

Por que uns sim e outros não? Para certas mentalidades sentimentais, essa atitude de Nossa Senhora é inexplicável. Por que não curar a todos? Afinal, a bondade de seu Coração Imaculado não impõe que Ela cure a todos? Não estaria Ela “discriminando” as pessoas?

Nossa Senhora não pensa assim. Nem sempre uma cura física (o que mais de pede hoje) é o melhor para certos indivíduos que, uma vez curados, ficariam com muito mais risco de pecar. Ora, Nossa Senhora abomina o pecado e não faz cambalachos com quem peca. Por isto, o melhor para elas é que a cura não seja dada. É o amor materno insuperável de Nossa Senhora que faz assim. Tudo o que não seja isso é uma falsa misericórdia, e não um amor autêntico, pois Deus rejeita todo pecado e não pactua com nenhum.

Ora, se Nossa Senhora trata assim os católicos, que são bons ou maus filhos d’Ela, como acreditar que não leve em consideração os pecados e perdoe indiscriminadamente todo mundo de tudo, sem prévio arrependimento nem firme propósito? –– Ilusão sentimental e avaliação distorcida da mentalidade de Nossa Senhora e do próprio Deus.

Entre esses católicos sentimentais e relativistas há aqueles que, por exemplo, consideram natural pertencer a outras religiões, mesmo pagãs, fato que não impediria Nossa Senhora de tratar tais pessoas da mesma forma que aos católicos, pois, oh blasfêmia, Nossa Senhora seria “ecumênica”. Nada de mais falso. O falso ecumenismo de hoje visa fazer Nossa Senhora desaparecer gradualmente até do cenário católico, pois as outras religiões não simpatizam com o papel ímpar d’Ela nos planos de Deus, que são por assim dizer exclusivamente católicos, apostólicos, romanos.

Antes de se retirar para o Céu, Nossa Senhora disse ainda as seguintes palavras: “Em Outubro farei o milagre para que todos acreditem”.

No entanto, até em altíssimos escalões há muita gente que não leva a sério a Mensagem de Nossa Senhora, mesmo diante do milagre colossal operado diante de 70 mil pessoas, que se comemorará em outubro!

Que Nossa Senhora tenha pena de nós e dos nossos, e também daqueles que poderiam mudar a face do mundo se levassem a sério a Mensagem de Fátima, mas que preferem desprezá-la, ignorá-la, negá-la.

Vinde Senhora de Fátima, não tardeis mais! Olhai compassivamente para os vossos filhos, que lutam isolados, perseguidos, mas cheios de Fé e confiança em Vós.


( * ) Marcos Luiz Garcia é escritor, conferencista e colaborador da ABIM

Eu, Psicóloga: Em troca de afeto, abraçadora ganha R$ 5 mil por semana.


"Tudo o que você precisa é amor".  Sim, já dizia a canção dos Beatles que a nossa principal e maior necessidade é amar e sermos amados. Sigmund Freud, o pai da Psicanálise também sabia da importancia do amor em nossas vidas: "Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada."


Sim, precisamos e buscamos o amor das formas mais variadas e algumas vezes até erradas. O avanço da tecnologia trouxe um terrível paradoxo: nunca estivemos tão pertos, tão próximos , " a um toque" da pessoa amada, mas nunca estivemos tão longe, e tão solitários.  Alguém tem dúvida?

Essa semana, vi uma reportagem no mínimo curiosa, mas que mostra claramente o meu ponto de vista: pessoas estão pagando estranhos, simplesmente para serem abraçados. Sim, eu disse abraçados. Esse contato físico tão básico. Não estou falando de sexo, nem de amor. Estou falando de abraço. Como foi que nós tornamos tão frios, e tão distantes ao ponto de termos que pagar por um abraço?

Cobrando R$ 250 por hora, a abraçadora profissional Janet Trevino, de 37 oferece afeto sob medida e acumula clientes em cidade dos Estados Unidos.  Tudo começou em agosto do ano passado, quando ela, em busca de um extra para completar a renda , passou a atender os primeiros clientes na cidade de San Antonio.

Um mês depois, Janet abandonou o antigo trabalho e assumiu de vez a função de abraçadora profissional. Com o aumento da procura pelo serviço, ela passou a trabalhar de 13 a 20 horas e, cobrando R$ 250 por hora, a terapia afetiva rende cerca de R$ 5 mil por semana, segundo notícia divulgada pelo tabloide britânico "Daily Mail".

Entre os principais clientes em busca de um abraço estão, curiosamente, homens entre 40 e 70 anos, ex-combatentes de guerra. "Meus clientes costumam ser veteranos de guerra, já que moro em uma cidade militar, mas atendo todos os tipos de pessoas", contou ao Daily Mail.

Feito sob medida, o serviço é precedido de uma consulta por telefone,onde Janet diagnostica as principais necessidades do cliente. "Preciso fazê-los entenderem o que exatamente é o meu trabalho para que eu também esteja segura". Janet define sua função como um serviço "sobre consentimento e laços".

O que isso diz de nós? Será que nos tornamos tão frios emocionalmente a ponto de não podermos oferecer um abraço a quem amamos. Estamos perdendo os traços da nossa humanidade em troca do que? É hora de pararmos e pensarmos no que realmente é necessário e fundamental para as nossas vidas. Não importa se você é rico ou pobre, trabalha o dia todo ou não trabalha. Não importa se você é homem ou mulher, criança ou adulto, tudo o que você precisa para se tornar forte e segura é ser amado. 

Sejamos francos vai, nada melhor que um abraço apertado, bem forte, com as mãos correndo pelas costas, olhos fechados e corações abertos.Bendito seja o cidadão que teve a brilhante ideia de abrigar em seu peito e em seus braços o corpo e a alma do outro. Aquele carinho gostoso, diferente, capaz de dizer o que as palavras não dizem, capaz de recarregar as energias do outro, capaz de calar o choro de quem já não suporta mais. O abraço, talvez seja a única coisa no mundo que quanto mais apertado ele for, mais alívio ele dá.

O que você está esperando? Saia daqui e vá abraçar alguém que você ama. Não a deixe pagar por algo tão especial e tão nosso. Lembre-se: o abraço envolve duas pessoas. Você também sentirá os benefícios. Abrace com vontade. Um abraço demorado. Um abraço do coração. Afinal, o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

75 anos de um discurso de indelével memória

Paulo Roberto Campos
 Congresso Eucarístico
IV Congresso Eucarístico Nacional — de 4 a 7 de setembro de 1942 — foi um marco na história do Catolicismo no Brasil


No grandioso congresso Eucarístico Nacional de 1942, observou-se um entusiasmo religioso ímpar, fruto da vitalidade do Movimento Católico em cuja liderança estava Plinio Corrêa de Oliveira. E desse evento guardam saudosa recordação todos os que a ele assistiram presenciando manifestações como a da foto acima. Sobretudo de seu encerramento, realizado no centro da capital paulista, no Vale do Anhangabaú tomado por uma multidão — mais de 500.000 pessoas, vindas de todo o Estado e de diversas partes do Brasil. Este número, impressionante mesmo para nossos dias, o era incomparavelmente mais impactante para a pequena cidade de São Paulo do início da década de 40, cuja população não passava de 1.500.000 almas.
Nesse brilhante encerramento, coube a Plinio Corrêa de Oliveira, então com 34 anos, fazer o discurso de saudação oficial às autoridades civis e militares. O público entusiasmado ovacionou o orador, na ocasião Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica.
D. Bento Aloisi Masella, tendo em mãos o “Legionário”, jornal dirigido por Plinio Corrêa de Oliveira
D. Bento Aloisi Masella, tendo em mãos o “Legionário”, jornal dirigido por Plinio Corrêa de Oliveira [click nas imagens para ampliá-las]
Ocupava a presidência de honra desse evento o Núncio Apostólico e Legado Pontifício, D. Bento Aloisi Masella [foto ao lado], tendo à sua direita o Interventor Federal Dr. Fernando Costa, representando o Presidente da República. Presentes aproximadamente 60 Arcebispos e Bispos, numeroso clero, autoridades, representações de outros Estados e de alguns países da América do Sul.
Seguem tópicos desse memorável discurso, cuja íntegra se encontra no site: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/Disc_Congr_Eucar_42.htm



AS AÇÕES DE DEUS PELOS BRASILEIROS

“Mais fácil vos seria arrancar de nosso céu o Cruzeiro do Sul, do que arrancar a soberania e a Fé a um povo fiel a Cristo”

Plinio Corrêa de Oliveira (*)
Plinio Corrêa de Oliveira discursa na sessão de encerramento do Congresso Eucarístico (aspectos parciais na foto acima e abaixo)
Plinio Corrêa de Oliveira discursa na sessão de encerramento do Congresso Eucarístico (aspectos parciais na foto acima e abaixo)
“No curso já quatro vezes secular da História do Brasil, jamais se reuniu assembleia mais solene e ilustre que esta. No momento em que a vida nacional caminha para rumos definitivos, quis a Divina Providência reunir em pleno coração de São Paulo os elementos representativos de tudo quanto fomos e somos, de todas as glórias de nosso passado e de nossas melhores esperanças para o futuro. [...]
“Senhores, é hoje o dia 7 de setembro. A data é expressiva, e estou absolutamente certo de que um imenso clamor se levantará neste glorioso dia, transpondo os limites do Estado e do País, para notificar ao mundo inteiro que, como um só homem, o Brasil se ergue contra o imperialismo nazista pagão que trama sua ruína e parece ter chamado a si, exatamente como seu sósia vermelho de Moscou, a diabólica empreitada de destruir a Igreja em todo o mundo.
“Contra os inimigos da Pátria que estremecemos, e de Cristo que adoramos, os católicos brasileiros saberão mostrar sempre uma invencível resistência. Loucos e temerários! Mais fácil vos seria arrancar de nosso céu o Cruzeiro do Sul, do que arrancar a soberania e a Fé a um povo fiel a Cristo, e que colocará sempre seu mais alto título de ufania em uma adesão filialmente obediente e entusiasticamente vigorosa à Cátedra de São Pedro. [...]
Plinio Corrêa de Oliveira discursa na sessão de encerramento do Congresso Eucarístico (aspectos parciais na foto acima e abaixo)

Um dos maiores povos da Terra

“Talvez não fosse ousado afirmar que Deus colocou os povos de sua eleição em panoramas adequados à realização dos grandes destinos a que os chama. E não há quem, viajando por nosso Brasil, não experimente a confusa impressão de que Deus destinou para teatro de grandes feitos este País, cujas montanhas trágicas e misteriosas penedias parecem convidar o homem às supremas afoitezas do heroísmo cristão, cujas verdejantes planícies parecem querer inspirar o surto de novas escolas artísticas e literárias, de novas formas e tipos de belezas, e na orla de cujo litoral os mares parecem cantar a glória futura de um dos maiores povos da Terra.

O grande celeiro da Igreja e da Civilização

“Os mares parecem cantar a glória futura de um dos maiores povos da Terra”
“Os mares parecem cantar a glória futura de um dos maiores povos da Terra”
“Quando nosso poeta cantava que “nossa terra tem palmeiras onde canta o sabiá, e as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”, percebeu, talvez confusamente, que a Providência depositou na natureza brasileira a promessa de um porvir igual ao dos maiores povos da Terra.
“E hoje, que o Brasil emerge de sua adolescência para a maturidade, e titubeia nas mãos da velha Europa o cetro da cultura cristã que o totalitarismo quereria destruir, aos olhos de todos se patenteia que os países católicos da América são na realidade o grande celeiro da Igreja e da Civilização, o terreno fecundo onde poderão reflorir, com brilho maior do que nunca, as plantas que a barbárie devasta no velho mundo. A América inteira é uma constelação de povos irmãos. Nessa constelação, inútil é dizer que as dimensões materiais do Brasil são uma figura da magnitude de seu papel providencial.

Honra, glória e gáudio do mundo inteiro

“As montanhas trágicas e misteriosas penedias parecem convidar o homem às supremas afoitezas do heroísmo cristão”
“As montanhas trágicas e misteriosas penedias parecem convidar o homem às supremas afoitezas do heroísmo cristão”
Tempo houve em que a História do mundo se pôde intitular “Gesta Dei per Francos”. Dia virá em que se escreverá “Gesta Dei per brasilienses” — as ações de Deus pelos brasileiros.
“A missão providencial do Brasil consiste em crescer dentro de suas próprias fronteiras, em desdobrar aqui os esplendores de uma civilização genuinamente católica, apostólica, romana, e em iluminar amorosamente todo o mundo com o facho desta grande luz, que será verdadeiramente o “lumen Christ” que a Igreja irradia. Nossa índole meiga e hospitaleira, a pluralidade das raças que aqui vivem em fraternal harmonia, o concurso providencial dos imigrantes que tão intimamente se inseriram na vida nacional, e mais do que tudo as normas do Santo Evangelho, jamais farão de nossos anseios de grandeza um pretexto para jacobinismos tacanhos, para racismos estultos, para imperialismos criminosos. Se algum dia o Brasil for grande, sê-lo-á para bem do mundo inteiro.
“Sejam entre vós os que governam como os que obedecem”, diz o Redentor. O Brasil não será grande pela conquista, mas pela Fé; não será rico pelo dinheiro tanto quanto pela generosidade. Realmente, se soubermos ser fiéis à Roma dos Papas, poderá nossa cidade ser uma nova Jerusalém, de beleza perfeita, honra, glória e gáudio do mundo inteiro. [...]

Grandiosa vocação do povo brasileiro

Ostensório do Santíssimo Sacramento, cálice e patena (em platina, ouro, prata, brilhantes e diamantes), ofertados pelos católicos de São Paulo para o IV Congresso Eucarístico Nacional. Execução de Abramo Eberle & Cia. Procedência: Igreja de Santa Efigênia. Exposição temporária: Museu de Arte de São Paulo.  [Foto PRC]
Ostensório do Santíssimo Sacramento, cálice e patena (em platina, ouro, prata, brilhantes e diamantes), ofertados pelos católicos de São Paulo para o IV Congresso Eucarístico Nacional. Execução de Abramo Eberle & Cia. Procedência: Igreja de Santa Efigênia. Exposição temporária: Museu de Arte de São Paulo. [Foto PRC]
“Em um Brasil imensamente rico, vereis florescer um povo imensamente rico, vereis florescer um povo imensamente grande, porque dele se poderá dizer:
“Bem-aventurado este povo sóbrio e desapegado, no esplendor embora de sua riqueza, porque dele é o reino dos Céus.
“Bem-aventurado este povo generoso e acolhedor, que ama a paz mais do que as riquezas, porque ele possui a Terra.
“Bem-aventurado este povo de coração sensível ao amor e às dores do Homem-Deus, às dores e ao amor de seu próximo, porque nisto mesmo encontrará sua consolação.
“Bem-aventurado este povo varonil e forte, intrépido e corajoso, faminto e sedento das virtudes heroicas e totais, porque será saciado em seu apetite de santidade e grandeza sobrenatural.
“Bem-aventurado este povo misericordioso, porque ele alcançará misericórdia.
“Bem-aventurado este povo casto e limpo de coração, bem aventurada a inviolável pureza de suas famílias cristãs, porque verá a Deus.
“Bem-aventurado este povo pacífico, de idealismo limpo de jacobismos e racismos, porque será chamado filho de Deus.
“Bem-aventurado este povo que leva seu amor à Igreja a ponto de lutar e sofrer por ela, porque dele é o reino dos Céus”.

____________

(*) Transcrito de “O Legionário” de 7-9-1942 (Órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo). A íntegra encontra-se disponível no link:  http://www.pliniocorreadeoliveira.info/Disc_Congr_Eucar_42.htm

Humilhação e esperança

PériPéricles Capanema

privatização
A viagem do presidente Michel Temer a Pequim deu origem a 14 acordos. Deixo de lado o memorando de cooperação relativo ao futebol e outros penduricalhos. Falo sobre financiamentos oficiais da China ao Brasil e compra de ativos de empresas brasileiras por estatais chinesas.

A propósito e de passagem, durante os dias em que Temer lá esteve, a estatal chinesa CMPort (China Merchant Port) comprou por R$2,9 bilhões 90% do TCP, terminal de cargas de Paranaguá. O terminal movimenta 10% dos contêineres no Brasil. A CMPort, agora dona, assim anunciou a nova propriedade em seu site: “A CMPort compra 90% do segundo maior porto do Brasil. A China Merchant Port Holdings Company Limited (CMPort) tem a satisfação de anunciar que comprará 90% do Porto de Paranaguá”.
Ainda no site se pode ler: “O China Merchant Group é um conglomerado de propriedade estatal.” Administra ativos próximos a US$1 trilhão, teve lucro de aproximadamente U$8 bilhões no ultimo exercício. É estatal semelhante à Petrobrás no Brasil, com ações negociadas em Bolsa. Qualquer diretor só é nomeado com o acordo do governo e do Partido Comunista Chinês. De outro modo, longa manus do governo e do PC chineses. A garra se fincou no porto de Paranaguá.
Volto aos resultados da viagem do presidente Michel Temer, selecionando trechos de ampla notícia do diário espanhol “El País” — os NB são destaques meus: “As autoridades chinesas respaldaram na sexta-feira o programa de privatizações realizado pelo presidente Michel Temer. O presidente chinês Xi Jinping insistiu no aumento dos intercâmbios econômicos entre as duas nações, e indicou novos investimentos de seu país ‘nos setores energético, agrícola e de infraestrutura’ do Brasil. São, justamente, parte das áreas que Temer quer abrir ao setor privado, acreditando que a China desempenhará um papel determinante. Os dois países assinaram 14 acordos bilaterais, dentre os quais se destacam a aprovação de uma nova linha de crédito de 300 milhões de dólares [NB: crédito estatal] ao Banco do Brasil e outro preparatório para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receba uma linha de 3 bilhões de dólares [NB: outra vez, crédito estatal]uma confirmação de que a China tem se tornado o grande banqueiro do Brasil [NB: repito, dinheiro de bancos estatais chineses]. Na área da infraestrutura, a empresa chinesa State Grid [NB: estatal] assinou a licença para as obras da linha de alta tensão entre o Xingu e o Rio de Janeiro, enquanto a China Communication and Construction Company [NB: estatal] investirá 700 milhões de dólares na construção de um terminal de uso privado no porto de São Luís. A China National Nuclear Corporation [NB: estatal] assinou também um memorando de entendimento com a Eletrobrás para continuar com a construção da usina nuclear de Angra III. Afirmou Zhang Run, subdiretor para a América Latina e o Caribe no Ministério das Relações Exteriores chinês: “O Governo continuará incentivando as empresas chinesas a participarem ativamente na cooperação econômica e comercial com os países da América Latina, incluindo o Brasil e a Venezuela”. Sobre o programa de privatizações, disse a “El País” Li Yinsheng, executivo-chefe da China Three Gorges Brazil [NB: estatal], que opera duas das maiores hidrelétricas do país, em Ilha Solteira e em Jupiá: “Temos interesse nesse plano”.
privatização
Aviso de novo: em princípio, acho benéfica a presença de capital estrangeiro privado no Brasil, sou favorável a privatizações e concessões, mas não desse jeito. Está em jogo a soberania nacional; mais fundo, nosso futuro de nação cristã, com raízes ocidentais.

Este artigo, em parte, é costura de citações. O motivo é que escrevi tantas vezes sobre o tema que me dispenso de repetir aqui o que lá atrás já denunciei. Uma constatação resume tudo: estatais chinesas, dirigidas pelo governo e pelo Partido Comunista Chinês (PCC), estão avançando com garganta de jacaré sobre a economia brasileira. E o maior parceiro comercial do Brasil é a China comunista. Como resultado, querendo ou não — aqui também é constatação —, vamos sendo arrastados da condição de país formalmente independente e soberano para a de, na prática, protetorado chinês, no caso sujeitos a um poder despótico, ateu, coletivista e totalitário. Não adianta chiar, fechando olhos para fato óbvio. Daqui a quanto tempo? Não sei; é claro o rumo, porém.
Continuo voz isolada, mas aqui e ali começam a pipocar constatações parecidas. É um bico de gás de esperança. Um sintoma: vejam extratos do editorial de “O Estado de S. Paulo”, 5 de setembro: “Futebol de um lado, dinheiro e tecnologia do outro, isso resume a maior parte dos atos assinados por brasileiros e chineses. Muitos bilhões de dólares em créditos e investimentos. Os chineses passarão a controlar ativos importantes na área da infraestrutura. Os atos assinados remetem a uma deprimente história de erros do lado brasileiro. O governo brasileiro converteu o País em fornecedor de matéria-prima para o mercado chinês, numa relação semicolonial”. Relação semicolonial. De um lado, a semicolônia; do outro, a semimetrópole.
A primeira luzinha de esperança é ter nitidez sobre a gravidade do quadro. Começo a perceber. Cegos não vão a lugar algum. Outro ponto é que vem apagando entre nós o difuso otimismo superficial, amigo do devaneio, enraizado em ufanismo nacionalisteiro.
Serei sintético, só tratarei de um ponto, o espaço acabou. Por causa de sofrimentos e dificuldades, afirmou Nelson Rodrigues, “aprendi a ser o máximo possível de mim mesmo”. Grande programa, ele vale para pessoas, escolas, empresas, nações. O Brasil sairá da humilhação, se aprender a ser o máximo possível de si mesmo, entendendo logo que o mais importante é favorecer condições para buscar a plenitude em todos os âmbitos. Trabalhando para que, em clima de harmonia social, temperança e diferenças proporcionadas, haja estímulo às potencialidades de cada um. Quanto mais, melhor. É um programa para pais, religiosos, líderes políticos e empresariais. Seriedade na família, esforço na escola, liberdade, garantias à propriedade e livre iniciativa na economia. Ajudado por Deus, o Brasil aprenderá assim a ser o máximo possível de si mesmo.

2 comentários para Humilhação e esperança

  1. MARIO HECKSHERResponder
    9 de setembro de 2017 à 13:43
    Não li os documentos que foram assinados, porém, tudo leva a crer que a China comunista não é um parceiro confiável.
    O governo Temer parece estar nos entregando nas mãos dos chineses.
    O mais interessante é que a esquerda corrupta aqui existente não se manifesta e parece aprovar o que está acontecendo.
  2. Antonio Jamesson NascimentoResponder
    10 de setembro de 2017 à 1:34
    Vergonha e Indignação! A geopolítica do “BRICS”, um contraponto aos anglo-americanos e franco-teutônicos, coadjuvados por descendentes do antigo e poderoso centro doImpério Romano e dos históricos conquistadores ibéricos. Penso que o “B”, no momento e durante muito tempo será apenas fornecedor de matéria prima quase “in natura”, “mercado consumidor” privilegiado e quase cativo. Seria um “CIRBS”? O “panis et circus” (preciso aprender mandarim) fica por conta do futebol, agregados e adereços, enquanto os “temerosos” de antes, agora e depois, continuarão extirpando as entranhas do Brasil, para oferecer em sacrifício aos “deuses pagãos”. Um misto de “holocausto tupiniquim” no altar de sacrifícios da “honra e do orgulho” nacional de um patriótico Brasil “entubado”, em estado terminal, onde não se sabe o que vai para primeiro: o cérebro (patriotismo) ou o coração (sentimento de nacionalidade). Os rins (retidão e probidade) estão na “hemodiálise”, com os equipamentos no “lava-jato”, atacados por meia dúzia de “colônias virulentas” da pior cepa produzida; enquanto isso, os pulmões (a economia) vão se arrastando altamente poluídos e o figado….. Ah, o figado… não aguenta mais “lavagens do composto químico 51″, nem gorduras “torradas” na churrasqueira dos 171.

Midia Alternativa - BENJAMIN FULFORD - "AS CHANCES DE ANÚNCIO DO NOVO SISTEMA FINANCEIRO"

Existem evidências de que um novo sistema financeiro e uma guerra civil nos EUA são iminentes. Também, há uma alta probabilidade da Costa Leste dos Estados Unidos ser atingida com um furacão geoprojetado, tão grave que as pessoas estão sendo convidadas a evacuar 60 milhas, a partir do litoral para o interior, dizem fontes da CIA. O que parece estar acontecendo é que a máfia khazariana está desencadeando armas climáticas e fazendo outras maldades para tentar evitar o anúncio de um novo sistema financeiro apoiado em ouro.

Primeiro, vamos ver todas as notícias relacionadas com o ouro, algumas estranhas que, de repente, se alastraram nos últimos dias e que tudo parece estar nos preparando para o anúncio de um sistema apoiado em ouro. Isso começou no dia 21 de Agosto, quando Steven Mnuchin se tornou o primeiro secretário do Tesouro dos EUA a visitar o deposito de ouro de Fort Knox, desde 1948, postou no tweet que "O ouro está feliz e seguro".

http://www.economicpolicyjournal.com/2017/08/what-hell-is-this-mnuchin-tweets-on.html

Então, uma vez que sua visita, aparentemente, não conseguiu gerar publicidade suficiente, um falso escândalo envolvendo a visita ao forte e fotos de sua esposa de biquíni, parece ter sido inventado. Em tudo isso, Mnuchin falhou em mencionar o fato de que o ouro não era contado desde 1953 ou quanto o ouro "é seguro", mas não importa, sua esposa foi um bom e despreocupado doce para os olhos.

http://www.zerohedge.com/news/2017-09-01/treasury-inspector-general-opens-probe-mnuchins-use-government-plane-eclipse-day

Então, o conselheiro financeiro da comunidade de inteligência dos Estados Unidos, Jim Rickards, apareceu na TV, prevendo que o preço do ouro aumentaria para US $ 5000 ou até US $ 10.000 por onça.

http://www.zerohedge.com/news/2017-09-01/rickards-there-are-three-things-going-gold-right-now

Além disso, na semana passada, os Rothschilds entraram em contato com a Sociedade Dragão Branco – SDB, para informá-la de que uma grande quantidade de ouro fora das contas, estava sendo monetizada e transferida para o sistema financeiro. Isso foi respaldado por uma série de eventos relacionados ao ouro em todo o mundo. O mais importante foi o anúncio de que a China está iniciando operações de futuros de petróleo denominadas em yuan apoiado em ouro, um tiro claro no sistema de petrodólares da máfia khazariana.

https://asia.nikkei.com/Markets/Commodities/China-sees-new-world-order-with-oil-benchmark-backed-by-gold?page=1

Então, o Bundesbank (Banco Federal Alemão) anunciou que completou seu plano de repatriação da metade do seu ouro com três anos de antecedência.

https://sputniknews.com/world/201709021057023219-germany-us-relationship/

http://money.cnn.com/2017/08/23/investing/germany-gold-reserves-new-york-paris/index.html

Além disso, no último final de semana, a Alemanha anunciou a evacuação forçada de 60 mil pessoas de toda a área do Bundesbank, já que as 743 toneladas de ouro deveriam chegar lá, sob a alegação de desativação e remoção de "bombas não detonadas lançadas na Segunda Guerra Mundial".

http://www.zerohedge.com/news/2017-09-02/vault-containing-70-billion-german-gold-be-evacuated-frankfurt-defuses-massive-bomb

Isso é interessante porque, quando a Alemanha, pela primeira vez, pediu o seu ouro de volta da França e dos EUA, nenhum país tinha ouro para devolver. Ao mesmo tempo, os americanos foram pegos enviando tungstênio banhado a ouro para os chineses. Agora, de repente, o ouro está retornando antes do cronograma, enquanto Mnuchin tweeta que o ouro está seguro.

Então, de onde vem todo esse ouro? Duas fontes confiáveis ​​dizem que os depósitos de ouro na Ásia estão sendo abertos e que o ouro está sendo removido. Fontes da SDB na Indonésia, foram informadas pelas autoridades indonésias de que os depósitos de ouro de lá, tinham sido abertos e seu ouro removido. Além disso, o Freeport-McMoRan anunciou que um acordo foi alcançado com o governo indonésio para continuar a operação da mina gigante de Grasberg, com a Indonésia obtendo 51% de controle.

http://news.morningstar.com/all/dow-jones/market-digest/201708292988/freeport-to-give-up-majority-stake-in-indonesias-grasberg-mine-update.aspx

Fontes na família Rothschild dizem que a mina é apenas uma fachada usada para lavar o ouro histórico no sistema financeiro. O ponto importante a ser seguido é que, agora, os asiáticos têm o controle majoritário.

Por sua vez, Neil Keenan informou que os depósitos de ouro e dinheiro na Coréia do Sul, também, foram invadidos. Ele comprovou isso publicando vídeos do ouro, bem como dólares recém-cunhados e won coreano sendo repartido.

http://neilkeenan.com/

Todos esses anúncios relacionados ao ouro, foram combinados com sérios ataques ao atual sistema de petrodólares e fortes indicações que o atual sistema financeiro dos EUA está prestes a colapsar. Por exemplo, Jacob Rothschild anunciou que sua empresa, RIT Capital Partners, reduziu sua exposição ao investimento em dólares norte-americanos, de 61% para 37% nos primeiros seis meses deste ano. Os motivos de Rothschild para sair dos ativos dos EUA foram preços "sem precedentes" de ações e a crença de que a sustentação artificial dos mercados pelo Banco Mundial e pelos Bancos Centrais era insustentável.

http://www.anongroup.org/rothschild-us-assets/


Outro insider de alto nível que está saindo do mercado de ações dos EUA é o guru de investimento, Warren Buffet, que agora está sentando em US $ 100 bilhões em dinheiro, porque está achando difícil encontrar negócios atraentes.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-08-07/buffett-nears-a-milestone-he-doesn-t-want-100-billion-in-cash

Também, os investidores estão pagando 20% a mais por títulos do Tesouro dos Estados Unidos que vencem antes do final do prazo fiscal dos EUA (Setembro) em relação àqueles que irão vencer após essa data, mas um outro sinal de que as pessoas sentem algo está chegando.

http://www.zerohedge.com/news/2017-09-01/t-bill-market-snaps-panic-over-debt-ceiling

Havia um gráfico na internet que apareceu pouco depois que os banqueiros centrais privados tiveram sua reunião de Verão em Jackson Hole, que demonstrava que cerca de 40% do chamado PIB mundial era apenas falsa magia contábil  de bancos centrais. Este gráfico já foi excluído da internet.

O Conselho da Reserva Federal anunciou que venderá os ativos que vem comprando para suportar mercados, mas, com US $ 4,5 trilhões de coisas em seus livros, é matematicamente impossível fazer isso sem implodir a economia.

Embora este escritor não pretenda ser um conselheiro financeiro, posso dizer que, na minha longa carreira de jornalista financeiro/comercial/geopolítico, nunca antes vi tantos sinais claros de alerta de um evento financeiro disruptivo no horizonte.

Obviamente, os controladores do antigo sistema não sairão sem brigar. O furacão Harvey, "de recorrência de uma vez em mil anos" (atualizado de uma vez em 500 anos) definitivamente foi um ataque de guerra climática contra os EUA. A Revista Charlie Hebdo, de propriedade do ramo francês da família Rothschild, parece apontar os dedos para seus proprietários com uma página de rosto que insibua que Deus inundou Houston, Texas, como um ataque contra os nazistas.

https://sputniknews.com/society/201708311056973398-charlie-hebdo-mocks-harvey-victims/

Agora, um ataque de guerra climática ainda maior, está prestes a ocorrer na forma do furacão Irma. O aviso abaixo foi encaminhado para este escritor por uma fonte da CIA via e-mail:

"STATUS DE ALERTA MÁXIMO – SAIAM DA COSTA DO LESTE EUA o mais rápido possível. De NAIG.

Furacão IRMA – Esperado inundar a Costa Leste dos EUA. Rastreamento TBA (a ser anunciado). Expectativa de CATEGORIA 5 ou maior.

Previstos danos importantes - ameaça a vida - grandes inundações - queda de energia - caos no transporte - saques - alta taxa de acidentes/óbitos.

Chegada em terra esperada para 09 de Setembro em diante, 10 a 11 de Setembro de 2017, poderá ser antecipada, TBA (a ser anunciada).

Atualizações veja: - BPEarwwatch na web.

ALERTAR TODAS AS ESTAÇÕES - Fazer preparativos agora, procurem abrigos em locais seguros – AFASTEM-SE DA ÁREA numa distância de pelo menos 60 milhas da costa.

Procurem lugares altos, evitem vales de rios, planícies de inundação, áreas de população densa.  Tenham provisões de alimentos, água, combustível e abrigo seguro.

ISTO NÃO É UM EXERCÌCIO, é o "HARVEY" com esteroides.

Divulguem este aviso em todo o lado AGORA. Não espere que a crise se desenvolva. Mesmo que não venha atingir a terra (improvável), a propagação da onda está mostrando expectativas de ondas de mais de 50 pés de altura e períodos de 16 segundos. TODOS OS TRANSPORTES deixem imediatamente a área de rastreamento e procurem um refúgio seguro na velocidade máxima, enquanto o tempo permitir, por favor. Todos os modelos convergem com o conjunto de dados acima.

Paget.

Diretor,

North Atlantic Intelligence Group (NAIG) Public Domain. Ends 23.10 02/09/2017 TREAT AS URGENT.” 

Este escritor não conseguiu localizar nenhum NAIG na internet, mas claramente, no mínimo, na CIA, algumas pessoas estão tentando propagar o medo.

De qualquer forma, os militares dos EUA irão tomar suas medidas. Eis o que uma fonte do Pentágono tinha a dizer:

"O furacão Harvey, enquanto trágico, permitiu que os militares trouxessem tropas e equipamentos para impedir que estados como a Califórnia se separem, atuarem na defesa do depósito de ouro da República, defesa das fronteiras contra os cartéis da droga, terroristas, trafico de pessoas e armas, deter a agenda 21 da ONU, que ataca estados fracos, negar estrangeiros ilegais para Soros e suas tropas Antifa, fortalecer a liderança do estado contra a agenda liberal LGBT khazariana, aborto, pró-imigração, anticristã e antiarmas ".

Há também uma tentativa de continuar em Washington DC contra os ainda "ativos do Mossad, como a ex-presidente do Comitê Nacional Democrata Debbie Wasserman Schultz e senadora sionista, líder da minoria Chuck Schumer", dizem as fontes.

Bandidos como o Antifa e os falsos mestres do KKK contratados pelos khazarianos, também, estão sendo arrolados, agora, que o FBI e o Departamento de Segurança Interna formalmente os rotularam como terroristas domésticos, observam. Eric Schmidt, do Google, Mark Zuckerberg, do Facebook e Jeff Bezos, do Amazon, também, estão sendo enquadrados por seus esforços descarados na manipulação de discurso público e terão suas empresas nacionalizadas e arruinadas, dizem fontes da CIA.

Outra pessoa que está sob forte ataque é o satanista de alto nível, Benjamin Netanyahu, que enfrenta a prisão em Israel por corrupção, mas que realmente deve ser tratado como um criminoso de guerra da mais alta ordem. Recentemente, Netanyahu visitou a Rússia sem ser convidado e fez uma série de ameaças ao presidente russo Vladimir Putin, concordam várias fontes. Fontes do Pentágono dizem que “Putin não se divertiu com as ameaças e mentiras de Bibi [Netanyahu] e enviou dois submarinos de ataque para o Mediterrâneo, para caçar submarinos israelenses, como um treinamento avançado, teste de novas armas e, potencialmente, impor um bloqueio naval".

Estados desonestos controlados ou influenciados por khazarianos como Israel, Arábia Saudita e Ucrânia estão sendo constantemente colocados em quarentena, na medida em que a liderança criminosa está sendo removida.

Por sua vez, a Coreia do Norte, está conseguindo obter muito dinheiro e tecnologia de armas dos khazarianos. Todavia, só está interessada em sua própria sobrevivência e não está prestes a iniciar nenhum ataque suicida em nome de khazarianos com delírios apocalípticos.


Autor: Benjamin Fulford 
Tradução: Sementes das Estrelas / Candido Pedro Jorge
Veja mais artigos do Benjamim Fulford Aqui

NB:Examinai tudo. Retende o bem,desde que contribua para o enriquecimento do vosso conhecimento.”