quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Foco na saúde, segurança e coesão, com Governo “dialogante” e “oposição forte”: Estas são as palavras de Ano Novo do Presidente

Resultado de imagem para Foco na saúde, segurança e coesão, com Governo “dialogante” e “oposição forte”: Estas são as palavras de Ano Novo do Presidente
O Presidente da República desejou hoje um 2020 “de esperança”, com um “Governo forte, concretizador e dialogante”, uma “oposição forte e alternativa” e pediu que se concentrem esforços “na saúde, na segurança, na coesão e inclusão”.
Este ano, e pela primeira vez, a mensagem de Ano Novo do Presidente foi transmitida a 1.890 quilómetros de Lisboa, a partir do Corvo, onde Marcelo Rebelo de Sousa festejou a passagem de ano.
O Presidente começou o discurso por usar, repetidamente, a palavra "longe". "Compromisso pelos que mais longe estão de nós". "Longe", porque vivem noutras regiões geográficas no mundo, mas também por se sentirem excluídos. "Longe porque vivem em pobreza, ou em risco dela. Ou sofrem desigualdades ou abusos".
"Para todos, mesmo todos, vai o meu abraço caloroso", afirmou. O mote da distância surgiu por Marcelo se encontrar no Corvo, a mais pequena ilha dos Açores.
"Um ano melhor é o meu voto amigo e o meu assumido compromisso".
2020 será o "começo de um novo ciclo, no Mundo, na Europa, em Portugal", que "tem de ser de esperança", continuou o Presidente, explicando de seguida o que "esperança" significa em cada um destes níveis.
"No mundo, esperança quer dizer superação das ameaças de guerras comerciais entre grandes potências, maior atenção ao apelo de António Guterres para as alterações climáticas, respeito dos direitos humanos, procura de paz".
Na Europa, esperança, para Marcelo Rebelo de Sousa, significa que os líderes trabalhem em prol do "reforço da unidade, não hesitem no combate climático, promovam crescimento e emprego", saindo "das suas torres de marfim".
Em Portugal, "esperança" implica um "Governo forte, concretizador e dialogante, para corresponder à vontade popular, que escolheu continuar o mesmo caminho, mas sem maioria absoluta". E uma "oposição também forte de alternativa ao Governo", com "capacidade de entendimento entre partidos quando o interesse nacional assim o exige".
"Concentremo-nos em 2020 na saúde, na segurança, na coesão e na inclusão, no conhecimento e no investimento", disse o Presidente, destacando as prioridades que precisam de ser cuidadas, tendo em conta os "escassos recursos".
As palavras de Marcelo Rebelo de Sousa para os portugueses destacaram ainda a necessidade de uma "justiça respeitada, atempada e eficaz no combate à ilegalidade e à corrupção", para que possa ser "criadora de confiança", o apoio às forças de segurança, e um poder local capaz de exercer a descentralização "com sensatez".
Esta é a quarta mensagem de Ano Novo de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente, depois dos elogios e avisos de 2017, de ter pedido prudência em 2018 e “bom senso” em 2019.
Na sua primeira mensagem de Ano Novo, em 01 de janeiro de 2017, com o Governo minoritário do PS, e o apoio da esquerda, há pouco mais de um ano em funções, Rebelo de Sousa descreveu 2016 como o ano da “gestão imediata”, em que foram dados “pequenos passos” e desejou que o ano tivesse mais “crescimento económico”.
Um ano depois, fez um “balanço positivo” de 2017, mas lamentou o crescimento económico “tardio e insuficiente”, os cortes de financiamento em “domínios sociais”, a dívida pública “muito elevada” e a justiça lenta.
O ano de 2017 foi marcado pelos grandes incêndios florestais, em junho e outubro, que fizeram mais de 100 mortos, centenas de feridos e milhões de euros de prejuízos, no interior do país, o que levou o Presidente a dizer, no primeiro dia de 2018, que aquele tinha sido um ano “estranho e contraditório”, “povoado de reconfortantes alegrias e de profundas tristezas”.
“O passado bem recente serve para apelar a que, no que falhou em 2017, se demonstre o mesmo empenho revelado no que nele conheceu êxito. Exigindo a coragem de reinventarmos o futuro”, afirmou.
Em 2019, ano de três eleições (regionais na Madeira, europeias e legislativas), o Presidente apelou ao exercício do voto e considerou fundamental bom senso nessas campanhas, advertindo que radicalismos, arrogâncias e promessas impossíveis destroem a democracia.
As mensagens de Ano Novo do atual chefe de Estado têm sido curtas, com uma duração média de cerca de oito minutos.
Como é habitual, os maiores partidos com representação parlamentar, à exceção do PSD, têm previstas para hoje declarações para comentar as palavras do Chefe do Estado.
Madremedia c/ Lusa

TORRES VEDRAS FOI PIONEIRA EM INICIATIVA NA ÁREA DA ECONOMIA SOCIAL

Torres Vedras foi pioneira em iniciativa na área da Economia Social

A iniciativa “Território de Impacto de Torres Vedras” foi desenvolvida durante o ano, com a particularidade de ter sido pioneira em Portugal.

Capacitar, de forma gratuita, as organizações do território do Concelho, nomeadamente as que trabalham na área da Economia Social, de forma a promover a sua melhoria interna, assim como a melhoria das formas de intervenção e dos serviços prestados - tornando-as mais capazes para atuar num meio onde fatores como a inovação social, o desenvolvimento organizacional e a capacidade de comunicar e interagir com todas as partes interessadas é cada vez mais determinante na sustentabilidade e crescimento das mesmas -, foi o objetivo desta iniciativa, que se inseriu no âmbito da Comunidade Impacto Social, a qual conta com a 4Change, a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio como promotores nacionais.

“Território de Impacto de Torres Vedras” foi uma iniciativa liderada pela Câmara Municipal, tendo sido a primeira do género realizada no âmbito da referida comunidade.

Teve início com a realização de quatro workshops de capacitação, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, os quais tiveram como temáticas “Avaliação de Impacto”, “Teoria de Mudança”, “Impacto Coletivo” e “Modelos de Negócios Sociais”. Estes workshops permitiram capacitar as entidades participantes, facultando-lhes algumas ferramentas no âmbito dos temas trabalhados. Assim, criou-se uma comunidade de prática na qual as entidades foram convidadas a aplicar desafios a projetos já em implementação ou em fase de construção, tendo sido disponibilizado apoio técnico para a aplicação das metodologias e ferramentas mais adequadas. As entidades participantes conseguiram, consequentemente, construir um dispositivo de materiais de ajuda ao diagnóstico, planeamento, avaliação e captação de financiamentos.

Contabilizaram-se cerca de 25 participantes por workshop, principalmente técnicos de instituições particulares de solidariedade social, de autarquias e de associações, tais como: Académico de Torres Vedras; núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes; União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça; Freguesia de Santa Maria, São Pdero e Matacães; Comunidade Vida e Paz; Fundação Lar S. José; Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol; Associação de Socorros de Dois Portos; Associação para o Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme; Centro de Acolhimento de S. Pedro; Centro Social Paroquial Santo António de Campelos; Centro Qualifica; e Ideias para Transformar.

A iniciativa “Território de Impacto de Torres Vedras” chegou ao seu término com um evento temático - Dia(s) de Erradicação da Pobreza – e um evento final - o Fórum de Impacto Social, que decorreu em simultâneo com o European Social Economy Regions.

De referir que a Comunidade Impacto Social é o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal e uma plataforma de debate, partilha e capacitação, para um conjunto diversificado de organizações. Aqui as entidades implementadoras e financiadoras encontram-se para desenvolver uma maior capacidade de gerir o impacto e demonstrar os resultados das suas iniciativas sociais.

LOURES RECEBEU DELEGAÇÃO CHINESA DA PROVÍNCIA DE FUJIAN

Loures recebeu delegação chinesa da província de Fujian


A delegação da província do sudeste da China foi recebida nos Paços do Concelho, em Loures, onde se realizou durante a manhã, uma reunião de trabalho com especial enfoque nas áreas da economia, ambiente e gestão de recursos humanos, tendo sido apresentadas as principais linhas de ação da administração municipal nestes domínios. A esta reunião, seguiu-se uma apresentação do MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa -, na pessoa de Rui Paulo Figueiredo, presidente do conselho de administração da SIMAB, empresa pública de gestão de mercados, dando assim a conhecer a realidade do mercado abastecedor em Loures, bem como as suas boas-práticas e perspetivas de trabalho conjuntas com a República Popular da China.

Durante o período da tarde, o chefe da delegação e responsável da província de Fujian, Wang Weichuan, juntamente com os restantes elementos da comitiva, foi oficialmente recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Loures.

“Espero que a vossa visita ao Município de Loures, bem como a reunião de trabalho tenham sido úteis e sirvam para estreitarmos laços entre os nossos países e as nossas comunidades”, afirmou Bernardino Soares. “Temos grande interesse em receber delegações de vários países, sobretudo, no que diz respeito ao estreitamento de laços económicos, quer de investimento chinês em Loures, quer da possibilidade de empresas portuguesas poderem ter relações económicas com a vossa província”, destacou o presidente da Câmara Municipal.

O autarca caracterizou Loures como “um Município grande para a escala portuguesa, mas muito menor em termos populacionais, comparativamente com os municípios da China e as províncias chinesas”. “Temos uma grande diversidade de áreas produtivas no nosso território e estamos igualmente a criar programas e ações para responder às questões do ambiente e da problemática das alterações climáticas, que consideramos muito importante, e espero que da nossa experiência possam partilhar boas-práticas e aproveitar algumas ideias para problemas que possam também existir na vossa província”, concluiu Bernardino Soares.

Wang Weichuan agradeceu a receção, referindo que "a mesma correspondeu aos objetivos propostos", garantindo "o apoio máximo às empresas portuguesas que pretendam investir em Fujian e ao desenvolvimento de parcerias que beneficiem ambos os países".

APRESENTADO PLANO MUNICIPAL PARA A PESSOA EM SITUAÇÃO DE SEM-ABRIGO

Apresentado Plano Municipal para a Pessoa em situação de sem-abrigo


O plano foi apresentado dia 17 de dezembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pelo vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, com a presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A aposta do município, passa por assegurar que cada situação é tratada como única, e que cada caso é tratado individualmente. A intenção é que, em primeiro lugar, todas as pessoas tenham um abrigo, a partir do qual serão trabalhadas as estratégias de integração e de cooperação.

Neste âmbito, está ainda prevista a criação de uma bolsa de emprego apoiado, em articulação com o Instituto da Segurança Social, para cerca de 200 pessoas em situação de sem abrigo.

Fonte: Camara Municipal de Lisboa

Porto de Mós | - 15º Festival de Teatro

Teatremos - 15º Festival de Teatro

Ano novo, peça nova!

A 15ª Edição do Teatremos - Festival de Teatro está já aí à porta!

No próximo dia 10 de janeiro terá lugar a primeira peça do festival, “É nesse dia que começa o outono”, pelas 21h30, no Cineteatro de Porto de Mós, protagonizada pelo Grupo de Teatro de Porto de Mós.

O festival terá continuidade nos dias 11, 17, 18, 25, 25 e 31 de janeiro e 1 e 8 de fevereiro, ou seja, às sextas-feiras e sábados.

As peças que estarão em cena serão apresentadas pelos grupos de teatro locais, dando, assim, a conhecer o seu trabalho.

O objetivo do festival é promover o acesso gratuito à cultura e à arte, estimulando o público a assistir e participar de forma ativa na vida cultural do território.

Não perca o Festival de Teatro Teatremos! Esperamos por si!

Peniche | ABERTURA DE CANDIDATURAS PARA ATRIBUIÇÃO DE 33 TALHÕES DE CULTIVO NA HORTA COMUNITÁRIA DE PENICHE PARA O ANO 2020

Abertura de candidaturas para atribuição de 33 talhões de cultivo na Horta Comunitária de Peniche para o Ano 2020

Henrique Bertino Batista Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Peniche: Faz público, que a Câmara Municipal por sua deliberação n.º 1511/2019, tomada em 16 de dezembro, deliberou aprovar a abertura de candidaturas para atribuição de 33 talhões de cultivo na Horta Comunitária de Peniche para o ano 2020.

As candidaturas decorrem de 2 a 17 de janeiro de 2020, podendo candidatar-se qualquer munícipe residente no concelho de Peniche.A candidatura é apresentada em papel, mediante o preenchimento de ficha de candidatura acompanhada de todos os documentos que a constituem, e deve ser entregue no Setor de Intervenção Social, sito no Edifício da Parreirinha, Travessa dos Mareantes, 2520-239 Peniche, entre as 09h00 e as 16h00, com interrupção entre as 13h00 e as 14h00, de segunda a sexta-feira. Ficha de Candidatura Horta Comunitária de Peniche (pdf)"  target="_blank" href="http://www.cm-peniche.pt/_uploads/AcaoSocial/RegulamentoMunicipalHortaComunitariaPeniche.pdf">Regulamento Municipal da Horta Comunitária de Peniche Edital N.º 225/2019 -

Alcobaça | FORMULÁRIO DE PRÉ-ADESÃO DE NOVOS PARCEIROS E ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE PARCEIROS DA ESTAÇÃO NÁUTICA DO OESTE

Formulário de pré-adesão de novos parceiros e atualização de dados de parceiros da Estação Náutica do Oeste
Já se encontra no disponível no site da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste - o Formulário de pré-adesão de novos parceiros e atualização de dados de parceiros já integrados na Estação Náutica do Oeste.
A ideia é criar uma plataforma de oferta turística náutica de qualidade, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.
Quem pode integrar a Estação Náutica do Oeste?- Administração Pública Local/Regional- Entidades do Setor Empresarial do Estado- Entidades Regionais de Turismo e Agências Regionais de Promoção Turística- Organizações de ensino e formação- Clubes náuticos e centros de formação náutica- Gestão de portos, marinas, postos de amarração, estaleiros e planos de água- Empresas dos setores da hotelaria e restauração, comércio, animação cultural, agências de viagem e empresas de animação turísticaMais informação AQUI

Castanheira de Pera | ABRIGO HORTA

Abrigo Horta

A Associação CAuSA - Unidos por uma casa, vai implementar em Castanheira de Pera o projeto "Abrigo e Horta" que consiste na construção de anexos agrícolas e hortas para os agricultores de subsistência, habitantes do município, afetados pelos incêndios.

Um anexo com 30m2 e uma horta revitalizada para desenvolver a atividade agrícola ou para a tornar mais fácil.

Batalha | BATALHA TERMINA O ANO COM TAXA DE DESEMPREGO MÍNIMA E REDUZ O NÚMERO DE DESEMPREGADOS EM 7% FACE A 2018

Batalha termina o ano com taxa de desemprego mínima e reduz o número de desempregados em 7% face a 2018

Segundo o último boletim com as estatísticas mensais do desemprego registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Concelho da Batalha, os dados relativos a novembro de 2019 apontam para uma descida de 7% do número de desempregados inscritos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No Concelho da Batalha o total de desempregados registados é de apenas 231 pessoas e diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2018 (-7%). A evolução, comparativamente a novembro de 2018, evidencia uma descida do desemprego nos jovens com menos de 25 anos (-9%) e expressa uma redução ainda mais acentuada na faixa etário 35-54 anos (-23%).

Com efeito, se comparando os valores do desemprego do mês de novembro do ano de 2017, o decréscimo do desemprego no Município da Batalha regista uma redução de 28%, indicando ainda uma evolução muito positiva ao nível da redução dos níveis de desemprego de jovens até aos 34 anos, traduzindo-se numa variação negativa de 40%.

Recorde-se que segundo o Boletim do INE, relativo às Estimativas de Emprego e Desemprego, em outubro de 2019, a estimativa provisória da taxa de desemprego em Portugal foi de 6,5%, mais do dobro do valor da taxa de desemprego registada no Concelho da Batalha que, atualmente, se situa num valor próximo de 2,3% do total da população residente com 15 a 64 anos, um dos valores mais baixos do país e a taxa mais favorável da região de Leiria.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "é uma excelente notícia para aqueles batalhenses que saíram de uma situação de desemprego ao longo dos dois últimos anos e é também um indicador da dinâmica empresarial e da capacidade de empregabilidade local, e isso representa otimismo no futuro do Concelho da Batalha".

"A criação de emprego e o apoio à qualificação dos jovens são prioridades locais. Estes dados vêm confirmar que as políticas implementadas ao longo dos últimos anos têm tido um reflexo bastante positivo no Concelho. Haverá ainda muito a fazer neste domínio, no entanto, estamos no bom caminho e tudo faremos para ampliar o nível de empregabilidade no nosso Concelho", acrescenta o Autarca.

EXPOSIÇÃO APRESENTA TRABALHOS DE UTENTES DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS DO CONCELHO DE REGUENGOS DE MONSARAZ


Exposição apresenta trabalhos de utentes de instituições sociais do concelho de Reguengos de Monsaraz
Os trabalhos de várias entidades do concelho de Reguengos de Monsaraz vão compor a exposição “Criar e Reutilizar: plásticos”. A mostra foi inaugurada no dia 9 de novembro, às 15h, e vai estar patente até ao dia 5 de janeiro de 2020 na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Em exposição vão estar trabalhos do Lar de Idosos e do CAO da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, do Solar de São Lucas (Perolivas), do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário (S. Pedro do Corval), do Centro Social e Paroquial Sagrado Coração de Jesus (Campinho), do Clube das Artes e da aula de pintura e reutilização de materiais da Universidade Popular Túlio Espanca.

A exposição “Criar e Reutilizar: plásticos” é organizada pela Movireg – Associação de Voluntariado em Movimento de Reguengos de Monsaraz com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. A mostra pode ser apreciada na biblioteca municipal de segunda a sexta-feira das 10h às 13h e entre as 14h e as 19h e aos sábados das 14h às 19h.

Alteração das datas e horários para as sessões de colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



As Sessões para as Colheitas de Sangue no Posto Fixo da ADASCA no Ano de 2020 passam a ser todas as 4ª.s feiras e 6ª.s feiras entre as 15 horas e as 19 horas, aos feriados entre as 9 horas e as 13 horas.
As alterações foram introduzidas pelo CST de Coimbra com o qual a ADASCA colabora desde a sua fundação à 13 anos.
O Mapa pode ser consultado ou copiado através do site www.adasca.pt ou pedido pelo e-mail: geral@adasca.pt.
Tenham um Bom Ano 2020 e que nunca vos falte a saúde, como a vontade de ser solidários.

Até lá um Abraço.

Joaquim Carlos.

GNR detém em Alcabideche jovem de 25 anos, já referenciado, por fuga em contramão na autoestrada

Resultado de imagem para GNR detém em Alcabideche jovem de 25 anos, já referenciado, por fuga em contramão na autoestrada
SAPO
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na segunda-feira um condutor de 25 anos, em Alcabideche, Cascais, por fuga em contramão na autoestrada, posse de arma proibida e omissão de auxílio, anunciou hoje o Comando Territorial de Lisboa.
O condutor, sem carta de condução, ao aperceber-se que ia ser fiscalizado por uma patrulha do Destacamento de Trânsito de Carcavelos, que estava junto às portagens da autoestrada 16 (A16), no sentido Sul-Norte, inverteu a marcha, iniciando a fuga em sentido contrário, indicou a GNR em comunicado.
Na fuga, durante a qual efetuou manobras perigosas, o homem tentou atropelar um militar da GNR, tendo a sua viatura colidido depois com um motociclo e abalroado outra viatura, posto o que ficou imobilizada.
O jovem estava referenciado pelas autoridades, nomeadamente por furtos de viaturas e em residências.
Lusa

Ano 2020 | O MUNDO EM QUE VIVEMOS PRECISA DUMA TRANSFORMAÇÃO

Sim, o Mundo em que vivemos precisa duma transformação de comportamentos, mentalidades, estilos de vida, porque uma vida materialista não nos leva a lado nenhum. Vivemos numa sociedade de consumo sem conta nem medida. Para muitos de nós, os bens materiais são um fim e não um meio...
Vivemos uma vida agitada. A vida é febril, corre-se dum lado para o outro ao ponto de nos atropelarmos uns aos outros, quando afinal existe espaço para todos.
Não há momentos para reflexão. As pessoas andam nervosas, irritadas, impacientes, explosivas. Mesmo nos lugares de tranquilidade em casa ou no campo, na praia, etc., não há sossego, pois a tecnologia está sempre presente a começar pelos telemóveis da última linha, quer queiramos ou não, invadiram a nossa vida.
A falta de solidariedade é preocupante entre as pessoas. Vivemos egoisticamente  debruçados sobre nós mesmos: há fome e desemprego na rua onde residimos, no bairro que conhecemos, há imensos traumatismos psicológicos, há muita gente triste e solitária, sobretudo na designada 3.ª idade. Que caso fazemos nós destes problemas? O transito na cidade é um inferno... Como é que procedemos?
Assistimos às lutas partidárias mais estúpidas, quando se apela aos cidadãos o diálogo. Os interesses dos partidos são postos acima do bem comum, desvalorizando a dignidade dos cidadãos. E nós, o que fazemos? Alinhamos ou nos distanciamos? Todos somos cúmplices destes estado de coisas...
Por isso, é urgente mudar muita coisa na nossa maneira de viver. Haverá estruturas que devem ser mudadas, mas também nós devemos transformar-nos em novas criaturas, devemos converter-nos a novos estilos de vida, que sejam salutares, respeitando a dignidade do nosso concidadão, a sua diferença. Não o conseguimos dum dia para o outro e temos dificuldade em nos comprometer para toda a vida. Então, qual é o nosso lugar nesta engrenagem?
A nossa proposta é: Tentar viver um dia diferente, estar atento aos problemas que atormentam a nossa família, os nossos amigos, colegas de trabalho, procurar conhecer as actividades que as associações da nossa localidade desenvolvem, e até que ponto as podemos ajudar, quer seja por via do voluntariado, oferta de bens, ou donativos monetários. Não vamos ficar pelas boas intenções, sejamos pragmáticos.
Ano 2020! Tenham isto em conta: O mundo em que vivemos precisa duma transformação, a começar por cada um de nós.

J. Carlos
Director



“Não é preciso entrar no mar para comemorar.” Os conselhos para a passagem de ano

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) deixou conselhos a quem vai passar o ano próximo do mar.
A população foi aconselhada a não ir a banhos, em especial se tiver consumido bebidas alcoólicas, na noite de passagem de ano, reforçando que "não é preciso entrar no mar para comemorar".
Com o aproximar das festividades da noite de fim de ano, a AMN avançou com conselhos dirigidos a toda a população, nomeadamente não ir a banhos, "devendo igualmente evitar as zonas molhadas e as arribas".
"Recomenda-se à população em geral que tenham os devidos cuidados na prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como na prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima", afirmou a entidade responsável pela coordenação das atividades da Marinha.
Neste sentido, é essencial que as pessoas "assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco".
"Na noite de fim de ano lembre-se: Não é preciso entrar no mar para comemorar", defendeu a AMN.
A última noite do ano vai ser assinalada pelo país com música e fogos de artifício, mas também com trânsito cortado, mau tempo nos Açores, onde o Presidente da República é esperado e temperaturas quentes na Madeira.
Em Lisboa, a entrada de 2020 vai ser feita na Praça do Comércio com concertos dos Xutos e Pontapés e dos Ornatos Violeta, mas o trânsito de acesso àquela zona vai estar cortado a partir das 17h00, e vão ser montados nove pontos de entrada com revista.
No Porto, os eventos "Concerto de Fim de Ano 2019 e Passagem de Ano 2019/2020" já decorrem desde o dia 20, altura em que se iniciaram condicionamentos de trânsito em várias ruas. A partir das 21h00 de hoje e até às 05h00 de 1 de janeiro, a circulação automóvel estará interdita em 24 ruas.
Também em Coimbra, Castelo Branco e Viseu haverá trânsito proibido em várias ruas e avenidas.
A Câmara de Coimbra decidiu manter aberto hoje à noite o parque de estacionamento subterrâneo do Convento São Francisco e permitir o estacionamento na Praça da Canção e na Ínsua dos Bentos.
Em Viseu, a autarquia vai assegurar transportes públicos fora de horas na cidade, período em que o trânsito será cortado em áreas como o Campo de Viriato, palco principal dos festejos da passagem de ano.
A ilha do Corvo, nos Açores, prepara-se para receber o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas as previsões de mau tempo - chuva e ventos fortes - poderão impedir a aterragem do chefe de Estado.
No outro extremo encontra-se a ilha da Madeira, onde são esperadas temperaturas de 23 graus de dia e de 18 graus à noite.
Lusa

Trabalhadores da Cervejaria Galiza regularizam salários de Dezembro. 2020 chega com “o fardo das dívidas a fornecedores”

Os trabalhadores da Cervejaria Galiza, no Porto, regularizaram hoje os salários de dezembro, transportando para o próximo ano apenas “o fardo das dívidas a fornecedores”, aos quais agradecem a “solidariedade e compreensão”, disse à agência Lusa fonte sindical.
“A partir de hoje não há nada em falta [aos trabalhadores]. Infelizmente continuam as dívidas, um fardo do passado. Continuam a aparecer faturas de luz, água, gás e outras em atraso. Mas os fornecedores têm tido compreensão e mostram muita solidariedade”, referiu Nuno Coelho do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares.
O dirigente sindical aproveitou para fazer um apelo ao Governo: “As dívidas principais são à Autoridade Tributária e à Segurança Social. Era importante que o Estado interferisse no processo, não apenas como mediador, mas como parte ativa”, disse.
Já em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares defende que é ao Governo “quem compete defender os interesses do Estado”, lembrando que este é “o principal credor” da Cervejaria Galiza, estabelecimento que há várias semanas está a ser gerido pelos trabalhadores que entraram em conflito com a gerência do espaço.
“Nada tem feito para assegurar um processo claro, transparente, legal e justo. [O Governo] deixa os trabalhadores abandonados à sua sorte, ao não tomar posição, ao não tomar a iniciativa, ao não intervir no processo”, lê-se na nota do sindicato.
O conflito dos trabalhadores da cervejaria Galiza com a gerência teve início depois de atrasos no pagamento do subsídio de Natal de 2018, bem como uma parte do salário de outubro, pagamentos que, entretanto, já foram assegurados.
Trinta e um trabalhadores da cervejaria estão desde o início de novembro a gerir o espaço, mantendo-o a funcionar, depois de uma tentativa frustrada da empresa de fechar o estabelecimento.
Para o dia 25 de novembro estava agendada uma reunião dos trabalhadores com representantes do Ministério do Trabalho - Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), bem como a gerência da cervejaria Galiza e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares, mas a pedido dos proprietários da empresa o encontro foi adiado.
Hoje, uma nota do sindicato indica que vai realizar-se no dia 17 de Janeiro uma reunião no Ministério do Trabalho.
“Mas os trabalhadores e o sindicato receiam que até lá não haja uma solução justa e definitiva que permita a viabilização da empresa e a garantia dos postos de trabalho”, acrescenta o comunicado, enquanto, à lusa, Nuno Coelho referiu que a reunião servirá para “continuar as negociações” porque, frisou, “falta algo concreto, uma solução definitiva para este caso”.
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares refere que “os trabalhadores continuam apreensivos quanto ao futuro da empresa, face ao arrastamento do processo e à falta de informação”.
O sindicato conta, ainda, que “com a receita obtida [ao longo da gestão dos funcionários] para além de pagarem todos os produtos necessários ao bom funcionamento do restaurante a pronto, os trabalhadores receberem na nova gestão cinco salários [subsídio de Natal de 2018, subsídio de Natal de 2019 e meses de outubro, novembro e dezembro] e libertaram dinheiro para pagar impostos e outras despesas”.
A Cervejaria Galiza está, desde há quatro anos, em dificuldades, com dívidas aos funcionários, ao fisco e à Segurança Social que ascendem aos dois milhões de euros.
A tentativa de resolver o problema passou pelo recurso a um Processo Especial de Revitalização (PER), aceite pelo Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia, e pela chegada de um gestor.
Os 31 trabalhadores mantêm-se, desde o dia 11 de novembro, de dia e de noite de forma alternada nas instalações, depois de se terem apercebido, nesse dia, da tentativa da retirada do equipamento pela proprietária da cervejaria.
Fundada a 29 de julho de 1972, a cervejaria detida pela empresa Atividades Hoteleiras da Galiza Portuense é uma das referências do Porto no setor da restauração.
Lusa / Madremedia

Recolhida mais um foca numa praia nacional. É a terceira no espaço de uma semana

Uma cria de foca foi hoje encontrada com vida na praia Pequena, em Sintra, tendo sido recolhida pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), informou a Autoridade Marítima Nacional.

O animal, que apresentava ferimentos ligeiros, foi encontrado por populares, que deram o alerta ao comando local da Polícia Marítima de Cascais.

Os agentes deslocaram-se ao local e criaram “condições de segurança para que o mamífero” estivesse “protegido até à chegada de uma equipa especializada”, lê-se no comunicado da Autoridade Marítima.

Depois de contactados o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e o CRAM, a foca foi assistida pelos biólogos do centro, que “efetuaram o transporte para as suas instalações”, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, acrescenta o comunicado, que não adianta mais informações sobre o animal.

Na segunda-feira, uma foca juvenil foi recolhida numa praia de Ovar com um ferimento "bastante grave" numa das barbatanas e ficará em recuperação durante cerca de dois meses, segundo o CRAM.

Também na sexta-feira, foi recolhida outra foca cinzenta macho na praia da Légua, em Alcobaça, que apresentava "problemas respiratórios e vários ferimentos" e que também se encontra entregue aos cuidados do CRAM.

Lusa / Madremedia

Polícia brasileira identifica suspeito de ataque à sede da Porta dos Fundos

Resultado de imagem para Polícia brasileira identifica suspeito de ataque à sede da Porta dos Fundos
SIC NOTÍCIAS
A polícia do Rio de Janeiro identificou hoje um dos suspeitos do ataque contra a sede da produtora do grupo humorístico brasileiro Porta dos Fundos, tendo realizado uma operação de busca, mas o homem colocou-se em fuga.
As autoridades declararam que efetuaram, na manhã de hoje, buscas em dois endereços residenciais e dois comerciais ligados ao suspeito, que foi identificado como Eduardo Fauzi Richard Cerquise.
“Nós monitorizamos os veículos usados durante o ataque. O autor identificado saiu de um dos veículos durante a fuga e pegou um táxi. Foi expedido um mandado de prisão temporária de 30 dias contra ele, que, no decorrer das investigações, pode ser renovado”, detalhou a Polícia Civil na rede social Twitter.
No decorrer das buscas, os agentes apreenderam 119 mil reais (26 mil euros), munições, uma arma falsa, computadores e uma camisola de uma “entidade filosófica e política”.
“Nenhuma linha de investigação está descartada. Estamos a apurar se é um ato isolado ou se há ligação com alguma entidade. As peças periciais estão a ser produzidas. As investigações continuam com intuito de localizar e identificar os outros autores do crime. Na recolha de todas as informações, chegaremos aos outros nomes e à motivação”, declarou a polícia.
De acordo com as autoridades, o homem identificado era o único dos cinco suspeitos que não usava capuz no momento do ataque, em 24 de Dezembro.
Para identificá-lo, a polícia utilizou imagens de mais de 50 câmaras de segurança do local, segundo o portal de notícias G1.
“O Eduardo [suspeito identificado] tem um perfil violento, antagónico. Ele tem livros ligados à religião cristã e ao islamismo. Ele é empresário, de classe média alta”, disse o delegado da Polícia Marco Aurélio de Paula Ribeiro, citado pelo portal noticioso.
Na madrugada de 24 de Dezembro, na véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos foi alvo de um atentado que não provocou vítimas.
Numa nota, a produtora condenou “todos os atos de violência” e afirmou esperar que “os responsáveis por este ataque sejam encontrados e punidos”.
O incidente foi filmado pelas câmaras de vigilância, tendo as imagens sido entregues às autoridades.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que investiga o vídeo dos alegados autores do crime e outras informações sobre o atentado.
Em 3 de Dezembro, a produtora lançou um especial de Natal na plataforma Netflix, com o título “A primeira tentação de Cristo”, na qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e também insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.
A sátira, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática.
Foi também lançada uma petição contra o filme, com mais de dois milhões de assinaturas de pessoas que consideram que a obra “ofende gravemente os cristãos”.
Lusa