sábado, 29 de abril de 2023

Governo reduz desconto no ISP dos combustíveis em maio

Os descontos no ISP diminuem em maio para 30 cêntimos por litro de gasóleo e 31,6 cêntimos de gasolina, contra os atuais 34 cêntimos, e a taxa de carbono vai ser gradualmente atualizada, informou o Ministério das Finanças.
O ministério, em comunicado, destaca que o preço de referência do gasóleo e da gasolina está atualmente abaixo do preço que justificou as medidas iniciais de mitigação ao nível do ISP e que o consumo de combustíveis no primeiro trimestre de 2023 atingiu o recorde da última década.
Além disso, destaca que a tributação dos combustíveis em Portugal “está significativamente abaixo da média ponderada” da Zona Euro.
“Assim, o Governo irá proceder ao descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono)”, afirma, explicando que, assim prossegue objetivos ambientais e alinha gradualmente o peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal com a média da zona euro.
“Tendo em conta as medidas em vigor, a redução da carga fiscal passará a ser de 30 cêntimos por litro de gasóleo e de 31,6 cêntimos por litro de gasolina em maio”, diz ainda.
No quadro das medidas de apoio ao setor agrícola, o Governo mantém a redução de 6 cêntimos por litro na tributação do gasóleo agrícola.

Madremedia/Lusa

III TOCHA PLOGGING acontece neste sábado

 No próximo dia 29 de Abril, sábado, pelas 9 horas, terá início o III TOCHA PLOGGING, no Centro de Interpretação da Arte Xávega, na Praia da Tocha.
As duas anteriores edições do TOCHA PLOGGING, foram realizadas na Praia da Tocha em 2019 e 2022, e saldaram-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Trata-se de um evento simples e inovador na nossa região e mesmo no país, com origens na Suécia há cerca de 5 anos e com notável propagação em todo o mundo, combina a palavra “Plog” que na língua nórdica significa “apanhar do chão” com a conhecida palavra inglesa “jogging”, e que se traduz, na prática, em apanhar o lixo que se vai encontrando nos percursos feitos pelos praticantes de desporto, sobretudo as caminhadas e as corridas leves de manutenção.
A ideia foi desde a primeira hora acolhida e incentivada pelas autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede que, juntamente com a Empresa Municipal INOVA, são os parceiros Institucionais na realização deste evento.
No planeamento e organização desta iniciativa, destacamos o importante papel das funcionárias da Progresso e Vida, sobretudo das suas chefias intermédias e contamos, para além dos já referidos parceiros Institucionais, Câmara Municipal, Junta de Freguesia da Tocha e Inova, com o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Atletismo Clube da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, USF Progresso e Saude da Tocha e do associativismo da freguesia da Tocha.
Também o tecido empresarial local, mostrando uma enorme sensibilidade para a problemática ambiental dos lixos, para a promoção da saúde através do desporto e um assinalável espirito solidário, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Em 2023 contamos, com muito agrado e gratidão, com o patrocínio das empresas Cooperativa Agrícola da Tocha, Stolt Sea Farm, ESK Export, Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro, Farmácia Elísio de Andrade, Farmácia Oliveira Ribeiro, Farmácia Salutis, Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Rocha & Ribeiro Construções, BTP Tocha, Daniel Serradeiro Seguros e Inwood, Caixa Geral de Depósitos, Joaquim Fernandes Marques & Filho S. A., GIPOIMO e  GRUPOHIGIMARTO
Refira-se que este evento faz parte dos Programas Eco escolas, Eco Freguesias e da Bandeira Azul da Praia da Tocha.
Para além da vertente solidária do III TOCHA PLOGGING, conseguida através dos patrocínios atrás referidos e pelos 5 euros de inscrição de cada participante, pretendemos que este evento possa também contribuir para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.
Depois do grande êxito das anteriores edições e tendo em conta o desafio que o III TOCHA PLOGGING representa nos novos tempos que aí vêm de foco no “MAIS SOCIAL” e na “TRANSIÇÃO CLIMÁTICA”, convidamos desde já a associarem-se a este evento todas as Instituições, Associações, Empresas, Pessoas e Órgãos de Comunicação Social que estiveram envolvidos nas anteriores edições, bem como novos participantes que vejam neste conceito um desafio coletivo de Solidariedade, sustentabilidade e cidadania.

Primeira imagem direta de um buraco negro a expelir um poderoso jato

 Os astrónomos observaram, pela primeira vez numa mesma imagem, a sombra do buraco negro situado no centro da galáxia Messier 87 (M87) e o poderoso jato que este objeto lança para o espaço. As observações foram efetuadas em 2018, com telescópios pertencentes às redes GMVA (Global Millimetre VLBI Array), ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, do qual o ESO é um parceiro, e GLT (Greenland Telescope). Esta nova imagem ajuda os astrónomos a compreender melhor o processo que faz com que os buracos negros libertem jatos tão energéticos.
A maioria das galáxias alberga um buraco negro supermassivo no seu centro. Embora sejam conhecidos por engolir matéria da sua vizinhança imediata, os buracos negros podem também lançar poderosos jatos de matéria que se estendem para além das galáxias que os acolhem. Compreender como é que os buracos negros criam jatos tão grandes tem sido um problema de longa data na astronomia. “Sabemos que os jatos são lançados a partir da região que rodeia os buracos negros,” diz Ru-Sen do Observatório Astronómico de Xangai, na China, “no entanto, ainda não compreendemos totalmente como é que isto acontece. Para estudar diretamente este fenómeno, temos que observar a origem do jato tão perto do buraco negro quanto possível.”
A nova imagem publicada hoje mostra pela primeira vez isto mesmo: como a base de um jato se liga com a matéria que gira em torno de um buraco negro supermassivo. O alvo é a galáxia M87, localizada a 55 milhões de anos-luz, na nossa vizinhança cósmica, e que acolhe um buraco negro 6,5 mil milhões de vezes mais massivo do que o Sol. Observações anteriores tinham conseguido obter imagens separadas da região próxima do buraco negro e do jato, no entanto, esta é a primeira vez que ambas as estruturas foram observadas em conjunto. “Esta nova imagem completa a ‘fotografia’, ao mostrar simultaneamente a região em torno do buraco negro e o jato”, acrescenta Jae-Young Kim do Instituto Max Planck de Radioastronomia, na Alemanha.
A imagem foi obtida com o GMVA, o ALMA e o GLT, que formam uma rede de radiotelescópios global, operando em conjunto como se de um telescópio virtual gigante do tamanho da Terra se tratassem. Com uma rede de telescópios assim tão grande podemos observar detalhes muito pequenos na região em torno do buraco negro de M87.
A nova imagem mostra o jato a emergir próximo do buraco negro, bem como a sombra do próprio buraco negro. À medida que orbita o buraco negro, a matéria aquece e emite luz. O buraco negro curva e captura alguma desta luz, criando uma estrutura semelhante a um anel em torno do buraco negro, quando visto a partir da Terra. A escuridão no centro do anel é a sombra do buraco negro, da qual foram obtidas pela primeira vez imagens com o telescópio EHT (Event Horizon Telescope), em 2017. Tanto esta nova imagem como a obtida anteriormente com o EHT, combinam dados colectados por vários radiotelescópios de todo o mundo, mas a imagem divulgada hoje mostra a radiação de rádio emitida a um comprimento de onda maior do que a do EHT: 3,5 mm em vez de 1,3 mm. “A este comprimento de onda, podemos ver como o jato emerge do anel de emissão em torno do buraco negro supermassivo central”, diz Thomas Krichbaum, do Instituto Max Planck de Radioastronomia.
O tamanho do anel observado pela rede GMVA é cerca de 50% maior do que o da imagem obtida com o EHT. “Para compreender a origem física do anel maior e mais grosso, tivemos de utilizar simulações de computador para testar diferentes cenários”, explica Keiichi Asada, da Academia Sinica de Taiwan. Os resultados sugerem que a nova imagem revela mais do material que está a cair em direcção ao buraco negro do que o que podíamos ver com o EHT.
Estas novas observações do buraco negro de M87 foram levadas a cabo em 2018 com o GMVA, que consiste em 14 radiotelescópios instalados na Europa e América do Norte. Adicionalmente, foram conectadas ao GMVA duas outras infraestruturas: o telescópio da Gronelândia e o ALMA, do qual o ESO é um parceiro. O ALMA, constituído por 66 antenas instaladas no deserto chileno do Atacama, desempenhou um papel fundamental nestas observações. Os dados recolhidos por todos estes telescópios foram combinados, utilizando uma técnica chamada interferometria, que sincroniza os sinais captados por cada infraestrutura individual. No entanto, para obter de modo adequado a forma real de um objecto astronómico, é importante que os telescópios se encontrem espalhados por todo o planeta. Os telescópios GMVA estão na sua maioria alinhados Este-Oeste, pelo que a adição do ALMA no hemisfério Sul provou ser essencial para capturar esta imagem do jato e da sombra do buraco negro de M87. “Graças à localização e sensibilidade do ALMA, pudemos revelar a sombra do buraco negro e, ao mesmo tempo, observar mais profundamente a emissão do jato”, explica Lu.
Estão previstas observações futuras com esta rede de telescópios, para se continuar a investigar como é que os buracos negros supermassivos podem lançar jatos tão poderosos. “Planeamos observar a região em redor do buraco negro situado no centro de M87 em diferentes comprimentos de onda de rádio para estudar melhor a emissão do jato”, diz Eduardo Ros do Instituto Max Planck de Radioastronomia. Este tipo de observações simultâneas permitirão à equipa estudar os complicados processos que ocorrem perto do buraco negro supermassivo. “Os próximos anos serão bastante interessantes, uma vez que poderemos aprender mais sobre o que acontece perto de uma das regiões mais misteriosas do Universo”, conclui Ros.

Pela APImprensa

Física que ajuda a prevenir acidentes cardiovasculares

Equipa da FCUP cria tecnologia pioneira
  • O projeto europeu «Blood2Power», no qual participa uma equipa do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP), sediado na FCUP, conquistou recentemente um financiamento de quase três milhões de euros atribuído pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC) Pathfinder Challenge, no âmbito do programa Horizonte Europa. Esta investigação pretende desenvolver dispositivos médicos vasculares inteligentes capazes de enviar alertas antes das falhas se verificarem, permitindo, assim, uma intervenção médica precoce e evitando um novo evento cardiovascular. Para alcançar esta tecnologia pioneira, a equipa do IFIMUP vai criar novos nanogeradores triboelétricos biocompatíveis (TENG), que convertem a energia mecânica do corpo em energia elétrica.  Neste trabalho, estão envolvidos os investigadores João Ventura e André Pereira, do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, a estudante de doutoramento Cátia Rodrigues e Carolina Silva, mestre em Física. Liderado por uma equipa do Instituto de investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S),  este consórcio integra ainda a Universidade de Navarra, em Espanha, e a Universidade Médica de Viena, na Áustria – e pretende diminuir a mortalidade causada por doenças cardiovasculares, que é de 16,8 milhões de óbitos/ano em todo o mundo. A FCUP participa ainda no projeto Blood4energy, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e que teve início a 1 de fevereiro deste ano. Esta investigação visa explorar diferentes fontes de energia para dispositivos electrónicos cardíacos.

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto


Prisão preventiva para suspeito de violar mulher na via pública em Beja

O Tribunal Judicial de Beja decretou hoje a prisão preventiva do homem, de 28 anos, suspeito de ter violado uma mulher, de 41, na via pública, no concelho de Beja, na madrugada de terça-feira, disse fonte policial.
Fonte da Polícia Judiciária (PJ) indicou à agência Lusa que o suspeito foi presente hoje a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Beja, que lhe decretou a medida de coação mais gravosa.
O homem foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, de acordo com a mesma fonte.
Em comunicado, a PJ revelou na quinta-feira que o suspeito foi detido, na quarta-feira, por elementos da Diretoria do Sul desta polícia, depois de a vítima ter formalizado a denúncia junto das autoridades, na terça-feira.
O caso ocorreu no patamar de acesso ao prédio onde a vítima habita e até onde foi acompanhada pelo suspeito, após um convívio em estabelecimentos de diversão noturna, adiantou.
Os inspetores da PJ apuraram que a mulher foi “coagida à prática de cópula” por parte do homem, referiu a polícia, assinalando que as diligências já efetuadas permitiram “a recolha de relevantes elementos probatórios”.

Madremedia/Lusa