quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Mostra patente ao público na Biblioteca Municipal. Associação Cívica dos Amigos da Pocariça visitam a exposição Cerâmica - A arte do fogo

 
No passado dia 26 de janeiro, a Biblioteca Municipal recebeu um grupo de sete idosos da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP) para uma visita guiada à exposição Cerâmica - A arte do fogo, de Paulo Póvoa, que estará patente ao público neste equipamento cultural até final de fevereiro.
Acompanhado por duas técnicas da ACAP, o grupo de seniores teve oportunidade de apreciar os trabalhos expostos, enquanto uma técnica da Biblioteca Municipal apresentava uma breve explicação sobre cada uma das obras expostas.
As visitas guiadas às exposições e à Biblioteca Municipal são algumas das atividades que a Biblioteca Municipal tem vindo a desenvolver com mais regularidade, de forma a dar a conhecer à comunidade as coleções e os artistas que expõem nesta unidade cultural.
Paulo Sérgio Lourenço Póvoa é natural de Vila Nova de Outil, Cantanhede, onde nasceu e onde reside. Nutrindo uma verdadeira paixão pela arte da cerâmica, é nesse ramo artístico que Paulo Póvoa expressa a sua criatividade de forma única e inspirada.
No seu percurso de aprendizagem, o artista conta com mais de 2.500 horas de formações na Arte da Cerâmica Decorativa e Utilitária, incluindo na Olaria de Roda e Cerâmica de Rakú, técnica milenar japonesa de cerâmica. Possui, também, formação em Técnicas de Acabamentos Decorativos, como Técnico de Diagnóstico e Restauro na Construção Civil, área a que se dedica profissionalmente, desde 2005.
A par das suas criações plásticas, é nesta área que tem demonstrado verdadeira inspiração criativa, revelando talento e qualidade nos serviços que executa com um profissionalismo e uma técnica artística bem reconhecidos.
Na exposição Cerâmica – a arte do fogo, o talento e a criatividade de Paulo Póvoa estão bem evidentes nos seus diversos trabalhos de cerâmica, pintura, madeira e nas composições em técnicas mistas.


INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA ESTRADA MUNICIPAL 524, NA ESTRADA DOS AMENDOAIS E NO PARQUE LOGÍSTICO DO ALGARVE NO DIA 01 DE FEVEREIRO ENTRE AS 08H30 E AS 16H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, no âmbito da empreitada “Repavimentação da Estrada dos Amendoais”, o fornecimento de água será interrompido, na Estrada Municipal 524, na Estrada dos Amendoais e no Parque Logístico do Algarve, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, entre as 08h30 e as 16h00, do próximo dia 01 de fevereiro.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Proença-a-Nova | Sabores Caprinos e Ovinos chega a 18 restaurantes do concelho

 

Tendo como base a promoção de alguns dos pratos gastronómicos mais característicos e admirados na nossa região, o Festival dos Sabores Caprinos e Ovinos regressa aos restaurantes do concelho em dois fins de semana de fevereiro: 10 a 13 (abrangendo o Carnaval) e 17 e 18.
Ao longo dos seis dias de festival, os 18 restaurantes aderentes a esta iniciativa comprometem-se a disponibilizar na sua ementa diária pratos tendo como base o cabrito, a cabra ou o borrego. Os clientes destes restaurantes que consumirem pratos que incluam sabores Caprinos ou Ovinos irão receber brindes alusivos à temática.
Para 2024, o Município irá manter a continuidade dos festivais gastronómicos, aliando a promoção do território ao apoio aos agentes turísticos. Na restauração estão ainda previstos o D´Gustar Cereja (25 e 26 de maio e 1 e 2 de junho), o Festival da Tigelada (3 a 25 de agosto) e o festival dos Sabores do Azeite do Xisto, inserido no ano municipal do azeite (7,8 14 e 15 de dezembro) .
Em formato de mercado com venda de produtos gastronómicos e artesanato terá lugar o Festival da Cereja e do Limão a 25 e 26 de maio, o Festival do Peixe do Rio a 5 e 6 de julho, o Mercadinho da Tigelada a 15 de agosto, o Festival do Plangaio e do Maranho de 20 a 22 de setembro e o Mercado dos Sabores de Natal a 21 e 22 de dezembro.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Conversa com duas alunas de Aveiro que foram Astronautas por um dia

 Para dar a conhecer em detalhe o programa “Astronauta por um Dia”, uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promove uma conversa com as duas alunas da Região de Aveiro que já participaram nesta iniciativa. O evento acontece no domingo, 4 de fevereiro, às 15h00, no auditório da Fábrica.
A iniciativa Astronauta por um Dia é promovida pela Agência Espacial Portuguesa e é dirigida a todos os jovens estudantes portugueses, entre os 14 e 18 anos, que tenham vontade de experimentar estar no Espaço.
Para dar a conhecer em detalhe este programa, a Fábrica Centro Ciência Viva promove uma conversa com Maria Neto e Eleonora Ruas, as duas únicas jovens “astronautas” da Região de Aveiro que já participaram em edições anteriores do “Astronauta por um Dia”. Elas vão relatar e partilhar todos os pormenores da experiência de viver em micro-gravidade e da preparação que tiveram para poderem fazer voos parabólicos.
Vão ainda informar e esclarecer questões a todos os jovens que pretendam também concorrer e ser finalistas do Astronauta por um Dia.
 
Esta conversa destina-se jovens que estejam a frequentar o ensino básico ou secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo. A participação na conversa é gratuita, mediante inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
 
Este é já o terceiro ano consecutivo em que a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes portugueses a oportunidade de flutuarem como astronautas, sendo que o voo de gravidade zero acontece a 29 de setembro em Beja, na Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa. Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em www.astronautaporumdia.pt.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Monsaraz vai ter um bairro comercial digital para modernizar os negócios das empresas

 A vila medieval de Monsaraz vai ter um bairro comercial digital para capacitar as empresas de comércio e serviços na área das tecnologias e na modernização dos seus negócios. O Município de Reguengos de Monsaraz é o promotor do projeto que foi candidatado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como parceiros a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e a AHRESP – Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal.
A autarquia vai investir 385 mil euros no bairro comercial digital e obteve um financiamento de 346 mil euros do PRR para impulsionar o polo urbano comercial de Monsaraz, ligando a história, a cultura e a paisagem presente nos produtos e serviços locais à tecnologia e modernização dos negócios. A área de intervenção do projeto abrange cerca de 40 empresas nos setores do alojamento local, restauração, têxteis, bebidas, agricultura, comércio a retalho e atividades recreativas, entre outras, localizadas no núcleo urbano da vila medieval e nos arrabaldes. Assim, o bairro comercial digital vai integrar o Largo D. Nuno Álvares Pereira, Largo de Santiago, Largo de São Bartolomeu, Largo do Castelo, Rua das Parreiras, Rua de Santiago, Rua de Santo António, Rua de São Bento, Rua Direita, Rua dos Celeiros, Rua dos Tanques, Rua José Fernandes Caeiro, Travessa D. Dinis e Travessa do Sonabre.
O primeiro eixo de intervenção do projeto, denominado “Conectar e harmonizar Monsaraz”, visa dotar o espaço com equipamento que permita a utilização das soluções digitais, através da instalação de cobertura wi-fi para assegurar a conetividade dos clientes das empresas, mas também de mobiliário urbano (mupi) que possibilite ao público aceder a informação de forma interativa para conhecer o comércio e a respetiva oferta.
O segundo eixo, “Marketplace Viver Monsaraz”, vai dinamizar canais de venda online para os comerciantes, para que os seus produtos e serviços tenham visibilidade e cheguem a públicos diversificados em todo o mundo. Nesta área, o projeto vai criar e implementar uma plataforma digital para negócios Marketplace constituída por website e aplicação para IOS e Android, editar e inserir os conteúdos dos comércios e serviços no Marketplace e organizar duas sessões de demonstração da plataforma aos comerciantes para que consigam autonomamente colocar os conteúdos no canal de vendas online.
“Experiência de consumo Viver Monsaraz” é a designação do terceiro eixo de intervenção, que tem como objetivo implementar soluções que promovam a experiência de consumo dos visitantes do bairro comercial digital e monitorizar o consumo online para definição de estratégias comerciais. Para que exista uma ligação entre a oferta e os consumidores, será desenvolvido um sistema de gestão do tráfego online para se conhecer o alcance dos produtos e serão instalados sistemas que proporcionem realidade aumentada.
O último eixo, “Sustentabilidade de Monsaraz”, pretende contribuir para a sustentabilidade do bairro comercial digital através da criação de um modelo de negócio sustentável, estimulando a literacia digital dos empresários para que no futuro possam utilizar novas soluções. Neste quarto eixo está prevista a criação de um plano anual de formação em tecnologias digitais, a conceção de um plano de comunicação, a contratação de um gestor do bairro e a consultoria para a elaboração da candidatura e desenvolvimento do plano de negócios.


*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

RUA 5 DE OUTUBRO E RUA DOS VALES EM ALGOZ CORTADAS AO TRÂNSITO NO DIA 05 DE FEVEREIRO

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ligações no ramal de saneamento, a Rua 5 de Outubro e a Rua dos Vales, em Algoz ficarão cortadas ao trânsito no dia 05 de fevereiro, entre as 09h00 e as 12h00.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.
 Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Coimbra | Cientistas desenvolvem nova solução tecnológica com revestimento polímero-cerâmico anti riscos, reciclável e mais duradoura

 
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma solução tecnológica para dispositivos hápticos (táteis) com revestimento polímero-cerâmico anti riscos e reciclável que confere uma maior durabilidade, a vários componentes plásticos de uso quotidiano.
Ana Paula Piedade, professora e investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), é a responsável pelo projeto Smart Display na FCTUC, no qual «foi desenvolvida uma nova solução para componentes hápticos, neste caso um interruptor. A solução conjuga, de forma integrada, na parte exterior um revestimento anti riscos, e na parte interior a impressão direta de um circuito elétrico, com o objetivo, neste protótipo, de ativar o interruptor por proximidade ou por pressão direta dos botões».
«A grande novidade é o revestimento polímero-cerâmico. Para aumentar a resistência mecânica, sobretudo ao risco e ao desgaste, de um plástico, uma das soluções é utilizar um material cerâmico, que apesar de frágil é mais duro. No entanto, por estes materiais serem quimicamente “incompatíveis”, tivemos que fazer um gradiente químico, iniciando o revestimento sobre o interruptor de plástico com um material polimérico (plástico) que depois vai dando lugar ao revestimento cerâmico, tudo isto numa espessura de 400 nanómetros», explica a docente.
De acordo com Ana Paula Piedade, a parte mais exterior deste novo revestimento é composto por um cerâmico técnico, de engenharia, com propriedades mecânicas e de durabilidade enormes.

«Acredito que aumentámos o tempo de vida do componente em plástico no mínimo em dez vezes, o que pode ter bastante impacto, pois além de continuar a ser um material reciclável, estamos a reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada, e, ao mesmo tempo, o facto do componente ser transparente, permite à empresa variações de cor ao nível do gosto do cliente, ou seja, é personalizável».

Apesar desta nova solução ter sido aplicada e testada apenas no componente de um interruptor, pode ser utilizada em diversos equipamentos que usamos no nosso dia a dia, nomeadamente em painéis de carros, telemóveis ou de frigoríficos inteligentes, tornando a superfície exterior mais dura e, consequentemente, mais resistente aos riscos.

Paralelamente, «foram também estudadas, otimizadas e aplicadas técnicas de impressão direta na impressão de circuitos eletrónicos diretamente na superfície interior do interruptor. Esta parte esteve a cabo da equipa liderada por Mahmoud Tavakoli, investigador e docente do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da FCTUC, tendo por base a primeira tinta condutora desenvolvida e patenteada por esta equipa», conclui.

Para saber mais sobre o projeto Smart Display, promovido pela empresa KLC Technical Plastics, pode consultar o seguinte link: https://www.klc.pt/pt-pt/solutions/innovation/.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Ensemble Cardo-Roxo realiza concerto no Mosteiro de Cárquere no domingo


A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, acolhe um concerto do Ensemble Cardo-Roxo, no próximo domingo, 4 de fevereiro, às 16 horas.
O Mosteiro de Cárquere, classificado como Monumento Nacional desde 1910, receberá o quarto concerto do ciclo “Ad Orientem” na Rota do Românico, após os efetuados no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, na Igreja de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses, e no Mosteiro de Ancede, em Baião.
“Ad Orientem” é um projeto artístico e de investigação promovido pela associação cultural Projecto Cardo em 12 monumentos icónicos do Norte de Portugal, com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes.
Em cada um dos espaços será feita uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das condições arquitetónicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais.
Para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo, e escolhida uma data para a realização de um concerto para a sua comunidade, no qual se ouvirá a sua peça.
No final de 2024, será editado um disco com as 12 canções escolhidas pelo projeto “Ad Orientem”, e lançado um sítio na internet, para que os músicos e produtores possam ter acesso a toda a informação recolhida e possam escolher o local que melhor serve o seu propósito musical.

O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade original e de surpreendente harmonia.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Artigo de opinião: Um polígrafo para as televisões, não existe?

Os partidos do sistema "perderam o chão" quando apareceram as redes socias e como forma de sobrevivência agarraram-se ao último reduto que os faz chegar a casa dos eleitores; a televisão.
Os partidos novos, como a Nova Direita, fundado há 15 dias, em plena campanha, por sua vez, não merece por parte de algumas televisões, nem sequer um rodapé e nem sequer um debate.

Imagine-se uma televisão há 50 anos atrás ter uma posição destas em relação ao aparecimento de um partido novo... Seria impensável...

As televisões, numa espécie de "endogamia" com os partidos do sistema, permitiram por exemplo ao CDS, sem qualquer representação parlamentar, antes de realizar a coligação com o PSD, fazer em "prime time" toda a campanha para a sua sobrevivência; explicação das vantagens eleitorais em comentários de horários nobre, presença em debates políticos com editores de televisão para explicação do seu programa, etc.. etc...

Agora, estes editores e donos da televisão em Portugal, refugiam-se em polígrafos que denegridem as redes sociais, fazendo mais um favor aos partidos do sistema que são inaptos para o seu uso e esquecendo-se que as redes sociais mostram um lado genuíno das pessoas que é muitas vezes mais honesto do que as notícias da televisão de jornalistas comprometidos com o sistema.

Não esqueçamos, pois, que na política, no governo, há lugares de assessores de imprensa e há plataformas giratórias que nunca são faladas, entre política e imprensa...

Quem ouve e vê televisão esteja atento a quem é deixado de fora e esteja atento ao que se passa fora dela...principalmente na internet...

Esta situação dos partidos do sistema agarrados à televisão faz-me lembrar um amigo meu, dono de uma editora de música que me disse uma coisa quando a internet apareceu...."vou fazer uma empresa de produção televisiva para as músicas entrarem no grande público através das telenovelas porque a internet matou-me o negócio..."

Afinal ambas as situações, não são muito diferentes...

*Paulo Freitas do Amaral

Professor de História
Membro fundador do partido "Nova Direita"

Crónica Postal: FRUSTRAÇÃO E REVOLTA


A confiança dos cidadãos no sistema democrático está cada vez mais abalada. A desilusão é total. A corrupção parece que faz parte do sistema. Nenhum partido com governantes eleitos escapa ao lamentável fenómeno. Nas próximas eleições legislativas de março não será de estranhar uma reação dos eleitores. Ou através da abstenção, ou votando em partidos que se revelam antissistema e nunca foram governo.

Os partidos tradicionais estão em crise no que toca à gestão transparente de cargos públicos dos seus eleitos? Estão e há muito tempo. Com casos graves. E não têm tido capacidade para parar com a nomeação das pessoas erradas.

Os eleitores tem a palavra, é certo. Mas essa é muito limitada. Quem escolhe os candidatos são os partidos. Estes são a base em que assenta a organização do estado democrático. Há quem defenda que a forma de eleição de deputados devia ser diferente. Permitindo aos cidadãos escolher diretamente o seu deputado.

A perceção que os portugueses têm é a de que somos um país de corruptos e que todos são iguais. É demasiado preocupante para o estado da democracia.

A memória leva-nos a rever o que aconteceu em Itália, onde o elevada grau de corrupção ditou o desaparecimento dos partidos tradicionais. Já antes disso acontecer, os italianos haviam mostrado nas urnas a sua revolta. Lembram-se da deputada eleita Cicciolina, uma atriz porno?

Não acreditamos que haja partido português a seguir esse horrível exemplo. Mas, a frustração e a revolta dos eleitores vai ler-se nas urnas em março próximo.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

Não será de estranhar uma reação dos eleitores. Ou através da abstenção, ou votando em partidos que se revelam antissistema”

Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza Cheque Cegonha e Cheque Pediatra

 O Município de Reguengos de Monsaraz lançou hoje o Cheque Pediatra e o Cheque Cegonha, no âmbito das medidas de apoio a jovens e famílias jovens em Reguengos de Monsaraz (Missão Mais pelos Jovens). O Cheque Pediatra, no valor de 150 euros, concretiza-se sob a forma de reembolso das despesas efetuadas em consultas e/ou vacinas pediátricas e o Cheque Cegonha, no valor de 100 euros, serve para reembolsar a compra de bens para bebés no comércio local, nomeadamente artigos de higiene, fraldas, mobiliário, equipamentos, vestuário e calçado.
O Cheque Pediatra e o Cheque Cegonha destinam-se a progenitores com idades entre os 18 e os 35 anos ou com média de idades até aos 35 anos, tendo pelo menos um deles de residir há seis meses no concelho de Reguengos de Monsaraz. Os cheques têm validade até 18 meses após o nascimento e visam beneficiar as crianças reguenguenses.
Com estes apoios, o município pretende aliviar os encargos dos pais com os recém-nascidos, contribuir para o aumento da taxa de natalidade e promover a atração e fixação de jovens no concelho.  Os jovens que pretendam receber os apoios municipais à natalidade já se podem inscrever no Gabinete de Apoio à Presidência ou através do email juventude@cm-reguengos-monsaraz.pt.
 
A Missão Mais pelos Jovens integra medidas municipais nas áreas da saúde, social, empreendedorismo e emprego, educação e formação, natalidade e habitação, com apoios de cerca de 300 mil euros.
 
*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Ribau Esteves em reúne em Bruxelas com responsáveis da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu sobre os transportes

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, realizou esta terça-feira, dia 30 de janeiro, em Bruxelas, duas importantes reuniões de trabalho, com a Comissária Europeia dos Transportes Adina Valean, e com o Coordenador do Grupo do PPE na Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu Marian-Jean Marinescu.Essas reuniões tiveram como tema o Relatório sobre Transportes de Mercadorias e Ambiente de que o Presidente Ribau Esteves é Relator, na sua qualidade de Membro do Comité das Regiões, cuja apresentação, debate e votação vai ocorrer na reunião do Plenário do Comité das Regiões que se realiza em Bruxelas a 31JAN24 e 01FEV24 (em concreto às 09.00 horas de Qui.01FEV24).
Uma das principais questões abordadas nestas duas reuniões, foi a proposta que o referido Relatório apresenta no sentido da Europa dever aumentar a competitividade e a eficiência do transporte ferroviário de mercadorias, assegurar a cooperação entre os gestores das infraestruturas e das operações de transporte entre os Estados-Membros e melhorar o desempenho ambiental dos transportes. Para tal, a União Europeia deve incentivar a transferência das operações para modos de transporte mais eficientes e respeitadores do ambiente, que cheguem a todas as cidades e regiões europeias , contribuindo para a coesão territorial e social.
Outra proposta debatida foi a da criação de uma autoridade / entidade reguladora europeia para o transporte ferroviário, a fim de assegurar a cooperação entre os gestores de infraestruturas e operações de transportes a nível nacional, garantindo uma melhoria relevante da eficiência do transporte ferroviário na Europa entre os Estados-Membros, especialmente no transporte de mercadorias.
No Parlamento Europeu o Presidente da Câmara de Aveiro teve a oportunidade de reunir com a Deputada Portuguesa Maria Graça Carvalho para tratar várias matérias relacionadas com o trabalho que a Parlamentar Europeia tem desenvolvido em importantes áreas relacionadas com os Transportes, como a Nova Estratégia Industrial Europeia, a Eficiência Energética e o Fundo Digital da Europa.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro