quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Bombeiros Voluntários de Mira: todos os dias, por todos nós!

bomb1
Os Bombeiros de Mira são gente como nós. Homens e mulheres que dão, de si, muito mais do que recebem!
Dia após dia, durante todos os meses deste ano, estiveram atentos, vigilantes e atuantes durante 24 horas por dia... por si, por todos os cidadãos deste Concelho e, também, de outros pontos longínquos deste pequeno grande país chamado Portugal.
Eles estão a enviar a todos, os votos sinceros de boas festas. Vamos retribuir?
Pense nisso: lembremo-nos deles, não somente quando deles precisarmos...
Mira Online

Mira Online | Dezembro 15, 2016 às 7:01 pm

Festa de Natal Infantil no Lagonense

cartaz
Este histórico clube de Mira, o Lagonense Futebol Clubefará a sua Festa de Natal Infantil, este domingo.
Dia 18 de Dezembro, pelas 15:00 horas, apareça e leve as suas crianças para desfrutarem de momentos agradáveis...
Mira Online
Mira Online | Dezembro 15, 2016 às 7

Sábado vai “chover” estrelas no Puro Veneno!

festa-puro
Faça tempo bom ou chova a cântaros, dia 17 de Dezembro o Corticeiro de Cima vai ver estrelas!
A presença de dois ex-concorrentes do Secret Story já era motivo mais que suficiente para a sua presença no Puro Veneno, mas ainda encontrará naquele local, promotoras da Redbull, para além de muitas pessoas que, como você, querem se divertir bastante numa noite de sábado.
Já que os tempos são de bons sentimentos, alegria e confraternização, esta é uma opção bastante válida para quem gosta de deitar para trás das costas as tristezas do dia-a-dia!
Mira Online

Curando um Mundo Desconectado de Sua Imaginação

A frequência da verdade está se tornando cada vez mais forte na consciência coletiva. Quanto mais longa for esta jornada, mais próximos estaremos de identificar as causas profundas do que está fundamentalmente errado no mundo. Enquanto os meios de comunicação alternativos muitas vezes expõem todas as coisas erradas no sistema e as formas como a massa é manipulada, costumam falar pouco sobre como podemos mudar para melhorar o sistema.
Embora isto não diminua a importância de identificar os problemas, a verdade é que a análise dos problemas é só o primeiro passo se estivermos dispostos e capazes de encontrar soluções tangíveis que sejam então postas em prática. Embora existam muitas soluções que podem ser discutidas, parece que uma coisa se destaca acima de tudo quando se trata de mudar o mundo. Que a solução é usarmos a nossa imaginação.
A imaginação é a autêntica criação mental e física. É a manifestação de algo que não existia anteriormente, quer seja criando algo novo ou conectando pontos anteriormente desconectados. Isto está em oposição direta a algo que é fixo ou controlado, enquanto que a ideia já é considerada total ou completa e então a mente percebe que não há mais nada que possa ser adicionado. Conceitos inteiros ou completos deixam de existir em áreas onde a imaginação pode questionar e criar.
Algumas pessoas podem perguntar por que isto é tão importante quando existem tantos problemas diretos que precisam ser resolvidos. Albert Einstein resumiu melhor o raciocínio por trás da importância da imaginação quando citou: “Não podemos resolver um problema usando a mesma forma de pensar quando o criamos“. O que é tão profundamente importante sobre esta afirmação é que ela demonstra que temos de cultivar a mentalidade apropriada, como ter uma mente aberta e curiosa, cheia de conhecimento, a fim de podermos resolver qualquer problema. Não adianta ter um monte de pessoas prontas para tomar medidas, se estas ações são equivocadas por seguirem velhos padrões de pensamento defeituoso. Isto só leva a becos sem saída, que obrigam as pessoas a começar de novo ou pior, ficar desanimadas e desistir.
É óbvio que os que estão no controle sabem que bloquear a liberdade das pessoas usar sua imaginação é absolutamente vital para manter o domínio. Isto é bem documentado e sabemos que as pessoas nos escalões superiores do poder são muito versadas no ocultismo e controle mental. Eles criam uma falsa realidade para a população comprar. A elite ganha poder projetando sistemas dos quais se beneficiam, enquanto o público compra/acredita sem perceber que o sistema é contra seus próprios interesses. Isto existe de forma desenfreada em toda a sociedade atualmente, mesmo assim as pessoas continuam a acreditar em sistemas que trazem pouco ou nenhum benefício para elas.
Quando você apresenta um sistema às pessoas construído para controlá-las, a última coisa que você quer é que elas comecem a ver através da ilusão e imaginar que pode existir algo mais. É imperativo manter suas mentes em uma caixa, correndo constantemente em círculos dentro dos mesmos padrões de pensamentos. Para estimular isto, os controladores tornam a sua realidade criada tão real que até colocam alavancas de mudanças dentro do sistema para dar a aparência de que existe mudança dentro da sua ilusão. No entanto, a realidade é que o sistema é totalmente manipulado em benefício dos controladores, apesar das ilusões não deixarem transparecer tão facilmente. As pessoas simplesmente foram vítimas ao acreditar nesta realidade, muitas vezes pronunciando a frase: “as coisas sempre foram desta forma”. Embora na realidade, elas simplesmente não podem ou não querem imaginar um mundo diferente e aqueles que o fazem são vistos como sonhadores.

Artigo relacionado: Pensar Fora da Caixa
No entanto, isto pode mudar no momento que quisermos. O primeiro e mais importante passo é as pessoas se reconectarem com a função central de imaginação que está presente em todos nós. Esta é a nossa conexão direta com o Universo e suas possibilidades infinitas. Na verdade, a sociedade humana não teria o conhecimento e a tecnologia atual, se não fosse imaginado pela primeira vez por alguém.
Precisamos literalmente criar novos sistemas que ainda não existem, mas que estão esperando no vazio infinito de todas as possibilidades para serem aproveitados. Isto significa, imaginar novas ideias dentro de sua própria mente e criar novos sistemas dentro do seu ambiente local. A nível global trata-se de criar um novo sistema financeiro para as transações econômicas, porque você sabe que o atual sistema financeiro não é a única possibilidade. Trata-se de construir novos sistemas de energia, porque sabemos que os sistemas atuais apenas são poderoso na medida em que acreditamos neles. Isto significa tomar ações diretas para matar de fome a besta, que é o nosso sistema atual, porque existe uma autoconfiança de que podemos criar algo infinitamente melhor. Nós não somos dependentes do sistema. Nós apenas pensamos que somos porque ainda não recuperamos nossa confiança e não usamos a criatividade da nossa imaginação para construir algo melhor.
É hora de quebrar o paradigma e desafiar o que inicialmente se pensava ser a única realidade. As coisas não são fixas e podem mudar a qualquer momento. Realmente se resume à nossa percepção de realidade. Eu aprendi com minha própria jornada, que quando começamos a manifestar esta imaginação dentro de nós, o mundo ao seu redor literalmente começa a mudar e as peças começam a cair no lugar certo. Pode não acontecer exatamente como você tinha planejado, mas essa é a definição do poder da imaginação, a manifestação de caminhos que não existiam anteriormente.
A lei do universo é o amor, e a imaginação é a maneira do Universo nos falar diretamente. Nós simplesmente temos que aprender a sintonizar esta voz e ouvi-la. O mundo está mudando e os velhos métodos não estão mais funcionando. Isto faz com que seja importante imaginarmos algo novo e melhor, em vez de usar ideias e projetos antigos. Sempre nos queixamos da história estar se repetindo, mas de alguma forma não percebemos que também estamos simplesmente repetindo os velhos modos de pensar sem usar a nossa imaginação.
Este é o fundamento de toda mudança. Manifestar algo novo que não existia anteriormente. O ambiente externo é impotente à imaginação forte, não importa como o sistema de controle externo é desenvolvido. A única coisa que nos impede são as limitações que colocamos em nossa própria mente. No entanto, se as deixarmos ir, vamos transcender este mundo e criar uma realidade muito bonita e justa. Isto é algo sem dúvida que todos nós desejamos manifestar, basta apenas acreditar que podemos criar. Não existem regras, as possibilidades são infinitas.
©Tim Bryant
Origem: wakeup-world
Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível ☼


A Prazilândia E.M. deseja-lhe um Feliz Natal e um ano de 2017 pleno de Prosperidade!


A Prazilândia E.M. deseja-lhe um Feliz Natal e um ano de 2017 pleno de Prosperidade!

Eu, Psicóloga: Cartas reais para Deus escrita por crianças


Todos nós sabemos o quão sincera as crianças podem ser. Às vezes elas nos colocam em situações constrangedoras, outras , por causa desta mesma sinceridade, elas alegram os nossos corações e nos fazem sorrir. Como as frases abaixo. Cuidado! Alerta de muita doçura. 

Querido Deus, eu não pensava que laranja combinava com roxo até que eu vi o pôr-do-sol que Você fez terça-feira. Foi demais! (Eugene) - ROXO SÓ COMBINA COM LARANJA NO PÔR-DO-SOL NÉ?

Querido Deus, você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente? (Norma) - CONTA PARA GENTE VAI ?!

Querido Deus, em vez de deixar as pessoas morrerem e ter que fazer outras novas, por que você não mantém aquelas que Você tem agora? (Jane) - CONCORDO ! 

Querido Deus, quem desenha as linhas em volta dos países? (Nancy) - COMO EU NUNCA PENSEI NISTO ANTES?

Querido Deus, eu fui a um casamento e eles beijaram dentro da igreja, tem algum problema com isso? (Neil) - TEM?

Querido Deus, obrigado pelo meu irmãozinho, mas eu orei por um cachorrinho.(Joyce) - SE PENSAR BEM DA PARA FAZDR O IRMÃOZINHO DE CACHORRINHO EM.

 Querido Deus, choveu o tempo todo durante as nossas férias e como meu pai ficou zangado! Ele disse algumas coisas sobre você que as pessoas não deveriam dizer, mas eu espero que você não vá machucá-lo.(Seu amigo – mas eu não vou dizer quem eu sou). - NÃO ME MACHUQUE TAMBÉM !

Querido Deus, por favor, me mande um Pônei. Eu nunca te pedi nada antes, Você pode checar.(Bruce)- PORFAVORZINHO !

Querido Deus, eu quero ser igualzinho ao meu pai quando eu crescer, mas não com tanto cabelo no meu corpo.(Sam)- NHOINNNN, MUITO AMOR.

Querido Deus, Eu penso em Você de vez em quando, mesmo quando não estou orando.(Elliott) - FOFO VAI.

Querido Deus, eu aposto que é muito difícil para você amar a todas as pessoas no mundo. Na nossa família só tem quatro pessoas e eu nunca consigo.! (Nan) - DEVE SER BARRA MESMO.

Querido Deus, de todas as pessoas que trabalharam para você, eu gosto mais de Noé e Davi.(Rob) - NÃO PERDOEI NOÉ POR TE COLOCADO BARATA NA ARCA.

Querido Deus, meus irmãos me falaram sobre nascer de novo, mas soa muito estranho. Eles estão só brincando, não é?(Marsha)- ESPERO QUE SIM! 

Querido Deus, se Você olhar para mim na igreja domingo, eu vou te mostrar meus sapatos novos.(Mickey)- E EU VOU DAR UMA PSICADINHA.

Querido Deus, nós lemos que Thomas Edison fez a luz. Mas na escola dominical nós aprendemos que foi Você. Eu acho mesmo que ele roubou sua ideia. Sinceramente (Donna) - PLÁÁÁÁGIIIIOOOOO

Querido Deus, eu não acho que alguém poderia ser um Deus melhor que Você. Bem, eu só quero que saiba que não estou dizendo isso porque Você já é Deus.(Charles)- SEM NENHUM INTERESSE.

Querido Deus, talvez Caim e Abel não matassem tanto um ao o se eles tivessem seu próprio quarto. Isso funciona com meu irmão.(Eddi) - BEM PENSADO !



Albergaria-a-Velha faz balanço positivo da “Escola de Empreendedorismo”

O projeto europeu “Escola de Empreendedorismo”, que integra o Município de Albergaria-aVelha e entidades de mais cinco países da Europa, terminou no final de novembro, com uma apresentação que decorreu em Santiago de Compostela, na Fesan – Fundación de Estudios y Analisis, entidade acolhedora.

A “Escola de Empreendedorismo” está integrada no “Erasmus+”, programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O projeto pretende combater o desemprego jovem através da aquisição de competências sociais e relacionais, melhorar o desempenho na aprendizagem, reforçar a empregabilidade, melhorar as perspetivas de carreira dos jovens, bem como promover o espírito de iniciativa e de realização.

Em Albergaria-a-Velha, a “Escola de Empreendedorismo” foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e no Colégio de Albergaria, envolvendo 65 alunos de quatro turmas do ensino secundário. Foram realizadas ações com os alunos, com o objetivo de dotar os estudantes de competências que os ajudassem a desenvolver o seu próprio plano de negócios e a procurar as condições necessárias para o implementar. Alguns dos resultados destas ações foram conhecidas no Concurso de Ideias de Negócio, em abril, em que os vencedores foram premiados com missões de empreendedorismo.

O projeto “Escola de Empreendedorismo” decorreu durante oito meses e envolveu cerca de 300 alunos dos seis países participantes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Lituânia, Noruega e Itália. O Município de Albergaria-a-Velha foi a única entidade estatal a participar. Cada parceiro promoveu um conjunto de iniciativas para o desenvolvimento de competências nos alunos do ensino secundário em oito áreas distintas: gestão, liderança, comunicação, multilinguismo, networking, marketing, internacionalização e plano de negócios.


O projeto Albergariense, que envolveu a elaboração e apresentação do plano de negócios, foi muito elogiado. Incluiu também um conjunto de sessões temáticas que abordaram temas estruturantes nesta área, como o perfil do empreendedor, a comunicação, o inglês como língua global, o trabalho de equipa e em rede, a estratégia de mercado (marketing e branding), a gestão de recursos humanos, o comércio online e a internacionalização, e o desenvolvimento de projetos. Foram realizadas palestras abertas à comunidade, com destaque para os encontros com o empresário Ilídio Pinho e o empreendedor André Leonardo.


Em Albergaria-a-Velha, a “Escola de Empreendedorismo” está inserida num plano mais vasto e transversal, que engloba todos os ciclos de ensino. No ano letivo 2015/2016, os alunos do 1.º Ciclo resolveram diversos desafios com o objetivo de criar um jogo sobre empreendedorismo. No 2.º e 3.º Ciclo, os alunos desenvolveram um negócio, com a criação de produtos, que depois venderam na Feira de Empreendedorismo Júnior, que decorreu em maio. Por seu turno, os alunos do Secundário, não apenas os que participaram no projeto europeu, desenvolveram um plano de negócios que puderam apresentar no Concurso de Ideias de Negócio. No presente ano letivo, os alunos continuam a trabalhar os seus projetos e vão apresentar os resultados em 2017. O programa de empreendedorismo nas escolas tem vindo a crescer e atualmente envolve os Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca e o Colégio de Albergaria, abrangendo dezenas de turmas.

CTE | Agenda AME | nova temporada CTE Jan-Mar 2017

Cine-Teatro de Estarreja continua a festejar a cultura

Nova temporada anuncia um novo ano repleto de bons espetáculos!

Um novo ano, uma nova temporada, o mesmo palco. O Cine-Teatro de Estarreja continua a celebrar a Cultura e em 2017 esperam-se aplausos renovados em reconhecimento de uma programação transversal que vem marcando a política cultural do principal auditório de espetáculos do Município. Antecipando a programação na AME - Agenda Municipal de Estarreja, o CTE sugere que, neste Natal, acarinhe os seus familiares e amigos com os espetáculos que vão passar por Estarreja nos primeiros meses do próximo ano. Com o Natal à porta, ofereça CTE!

11ª edição dos Concertos Íntimos com Aurea, Ala dos Namorados e Jorge Palma

Ano novo no CTE, novos Concertos Íntimos (CI) com Aurea (21 janeiro), Ala dos Namorados(18 março) e Jorge Palma (20 maio). São estes os rostos da edição de 2017 dos CI, a 11ª deste ciclo que já representa uma imagem de marca do Cine-Teatro na promoção da música portuguesa em concertos de carácter mais intimista.

Eduardo Madeira, António Zambujo e Chaló Correia em programação paralela ao Carnaval

O Carnaval festeja-se também no palco do CTE e com nomes que dispensam apresentação:Eduardo Madeira, João Seabra e Hugo Sousa (11 de fevereiro) num espetáculo exclusivo destand up, que se chama “Estarreja Comedy Show”, num verdadeiro prefácio dos festejos carnavalescos.

Numa época em que os ritmos brasileiros ecoam na cidade, António Zambujo canta Chico Buarque (18 fevereiro). Um dos atuais nomes incontornáveis da música portuguesa dá a conhecer o novo disco “Até Pensei Que Fosse Minha” numa homenagem ao compositor brasileiro, após a recente apresentação no Brasil.

Pela primeira vez, o Café-concerto vai receber um Baile de Carnaval com o cantor angolano Chaló Correia (25 fevereiro), trazendo de volta o pé de dança dos bailes tão populares nesta altura. Uma noite de ritmos quentes com entrada livre.

A música completa-se com os emergentes Os Quatro e Meia (4 fevereiro), Edu Mundo (7 janeiro) e Valter Lobo (4 março), estes dois últimos no Café-Concerto.

Maria do Céu Guerra protagoniza clássico de Moliére

A arte das pancadas de Moliére estará presente com este mesmo autor e a sua dramaturgiaTartufo (27 janeiro), uma das suas comédias mais célebres. E quem melhor do que a diva Maria do Céu Guerra, uma das mais aclamadas atrizes portuguesas e encenadora, para protagonizar esta peça de teatro à frente de um grande elenco (11 atores) da Companhia A Barraca.

O conhecido letrista e escritor Carlos Tê recria os Cânticos de Barbearia (25 de março), numa reflexão sobre a importância da música popular de Portugal e do Brasil.

Do Porto chega uma peça de dança contemporânea em estreia, da Companhia Instável, “La Nuit Tous Les Chats Sont Gris” (10 março), dos coreógrafos Laurence Yadi e Nicolas Cantillon, sendo a bandeira da Dança no primeiro trimestre do ano.

Assinalando o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Estarreja e o Cine-Teatro promovem uma conversa à volta do livro Cancro com Humor (2 fevereiro), com a presença da autora Marine Antunes, e dão continuidade ao Encontro de Coros concelhios (5 fevereiro) com a bilheteira a reverter a favor da Liga portuguesa Contra o Cancro.

No âmbito LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, além das sessões pedagógicas para as escolas, de interesse curricular, O Mundo ao Colo (12 março) vai reunir bebés e as famílias à volta da música tradicional portuguesa.

A Cidade comemora 12 anos com a mais antiga Banda do Concelho

Não faltará, claro, em janeiro o Concerto de Elevação de Estarreja a Cidade (28 janeiro), em comemoração do 12º aniversário, cabendo à Banda Bingre Canelense as honras da casa, que desta forma encerra o ciclo em que as bandas do concelho assinalam a efeméride.

Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta atenta da nova Agenda Municipal de Estarreja jan | mar 2017, que pode receber em casa, bastando formalizar o pedido para: cineteatro@cm-estarreja.pt  

Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de bons espetáculos!

A CAMINHO DO BREJO // Cora Rónai

Um país vai para o brejo quando políticos lutam por cargos em secretarias e ministérios não porque tenham qualquer relação com a área, mas porque secretarias e ministérios têm verbas
Por: Augusto Nunes  13/12/2016 às 9:31

Publicado no Globo

Um país não vai para o brejo de um momento para o outro — como se viesse andando na estradinha, qual vaca, cruzasse uma cancela e, de repente, saísse do barro firme e embrenhasse pela lama. Um país vai para o brejo aos poucos, construindo a sua desgraça ponto por ponto, um tanto de corrupção aqui, um tanto de demagogia ali, safadeza e impunidade de mãos dadas. Há sinais constantes de perigo, há abundantes evidências de crime por toda a parte, mas a sociedade dá de ombros, vencida pela inércia e pela audácia dos canalhas.
Aquelas alegres viagens do então governador Sérgio Cabral, por exemplo, aquele constante ir e vir de helicópteros. Aquela paixão do Lula pelos jatinhos. Aquelas comitivas imensas da Dilma, hospedando-se em hotéis de luxo. Aquele aeroporto do Aécio, tão bem localizado.
Aqueles jantares do Cunha. Aqueles planos de saúde, aqueles auxílios moradia, aqueles carros oficiais. Aquelas frotas sempre renovadas, sem que se saiba direito o que acontece com as antigas. Aqueles votos secretos. Aquelas verbas para “exercício do mandato”. Aquelas obras que não acabam nunca. Aqueles estádios da Copa. Aqueles
superfaturamentos. Aquelas residências oficiais. Aquelas ajudas de custo. Aquelas aposentadorias. Aquelas vigas da perimetral. Aquelas diretorias da Petrobras. A lista não acaba.

Um país vai para o brejo quando políticos lutam por cargos em secretarias e ministérios não porque tenham qualquer relação com a área, mas porque secretarias e ministérios têm verbas — e isso é noticiado como fato corriqueiro da vida pública.
Um país vai para o brejo quando representantes do povo deixam de ser povo assim que são eleitos, quando se criam castas intocáveis no serviço público, quando esses brâmanes acreditam que não precisam prestar contas a ninguém — e isso é aceito como normal por todo mundo.
Um país vai para o brejo quando as suas escolas e os seus hospitais públicos são igualmente ruins, e quando os seus cidadãos perdem a segurança para andar nas ruas, seja por medo de bandido, seja por medo de polícia.
Um país vai para o brejo quando não protege os seus cidadãos, não paga aos seus servidores, esfola quem tem contracheque e dá isenção fiscal a quem não precisa.
Um país vai para o brejo quando os seus poderosos têm direito a foro privilegiado.
Um país vai para o brejo quando se divide, e quando os seus habitantes passam a se odiar uns aos outros; um país vai para o brejo quando despenca nos índices de educação, mas a sua população nem repara porque está muito ocupada se ofendendo mutuamente nas redes sociais.

Por: João Antonio Pagliosa

Papai Noel ou São Nicolau?

PliniPlinio Maria Solimeo

São Nicolau

         Aproxima-se o Natal. Desde os mais sofisticados Shoppings Centers até as lojas mais humildes esmeram-se na decoração natalina. Em praticamente todas elas ocupa lugar de realce o obeso Papai Noel, que nesta nossa época tão materializada se tornou o símbolo do Natal.
Como surgiu esse personagem, que tomou o lugar do próprio Menino Jesus nas comemorações natalinas? Segundo fontes autorizadas, em 1821 foi publicado em Nova York um livro de litografias para o público infantil intitulado Santa Claus, o amigo das crianças, o qual alcançou muita popularidade. Pelo que tudo indica, “Santa Claus” é uma deturpação fonética do “Sankt Niklaus” alemão, ou seja, de São Nicolau de Bari.
Vindo do Norte, esse personagem chegava num trenó puxado por uma rena voadora, e aparecia não mais no dia 6 de dezembro, festa do Santo, mas na véspera de Natal.
“Segundo peritos do St. Nicholas Center, foi uma elite de Nova York que conseguiu nacionalizar a Natividade [de Jesus] através de Santa Claus, com o apoio de artistas e literatos como Washington Irving, John Pintard e Clement Clarke Moore”.
Mas foi só em 1863, durante a Guerra Civil dos EUA, que o caricaturista político Thomas Nast começou a desenhar o Santa Claus — ou Papai Noel, para nós —, como aparece agora, com o gorro vermelho, abundante barba branca e avantajado ventre.
Essa versão, no entanto, foi popularizada pela indigesta Coca-Cola, que o representou pela primeira vez num anúncio em 1920. E como essa rejeitável bebida difundiu-se por todo o mundo como símbolo da modernidade e da mentalidade hollywoodiana, também o Papai Noel se espalhou por toda a Terra[i].

Quem era São Nicolau

São Nicolau
Nas épocas de fé, em que o espírito religioso ainda impregnava as festas natalinas, o nascimento de Cristo era precedido pela festa de São Nicolau de Mira, ou de Bari, no dia 6 de dezembro. Era nesse dia que o santo bispo dava presentes às crianças.

Na vida desse santo tão popular, é difícil saber o que é realidade e o que é legenda. Pois são tantos os fatos tão extraordinários que se contam a seu respeito, que, em alguns casos, se torna quase impossível separar o real do fantasioso.
Esse santo do século IV foi um dos mais venerados do Oriente, antes de o ser do Ocidente. E as legendas narrando maravilhas a seu respeito se difundiram por todo o mundo.
Nicolau nasceu por volta do ano 270 em Patara, opulenta capital da Lícia, na atual Turquia. Seus pais eram nobres, ricos e, sobretudo, piedosos.
O menino recebeu apurada educação religiosa e cívica. Na escola, evitava a companhia dos colegas perniciosos, só travando amizade com os bons e virtuosos. Crescendo, evitava os espetáculos perigosos, e domava seu corpo com vigílias, cilícios e jejuns.
Quando seus pais faleceram, Nicolau herdou uma grande fortuna. Mas considerou-se apenas administrador desses bens, cujos reais senhores se tornaram os pobres e os necessitados.
 
São Nicolau

Bispo de Mira

Faleceu então o arcebispo de Mira. Os prelados da província e o clero elevavam fervorosas preces aos Céus, pedindo luzes para encontrar um digno sucessor. Como não chegavam a um acordo sobre a pessoa a escolher, por inspiração do alto, combinaram então que elegeriam bispo o primeiro cristão que entrasse na igreja no dia seguinte.
Ora, Nicolau tinha então se mudado de Patara para essa cidade, a fim de viver mais obscuramente. E pensou logo em visitar a igreja local. Assim, ignorando em absoluto o que fora combinado, franqueou bem de manhãzinha o umbral do templo, e foi logo apanhado e aclamado bispo. Embora resistisse, foi preciso ceder à vontade de Deus.
Desde então, “sua solicitude pastoral estendeu-se geralmente a todas as necessidades de seu povo. Cuidava dos pobres, dos doentes, dos prisioneiros, das viúvas e dos órfãos. Quando não podia assisti-los pessoalmente, fazia-os visitar e assistir por pessoas piedosas, a quem encarregava desses cuidados. Sua principal aplicação era conhecer as necessidades espirituais de seus fiéis e levar-lhes os remédios eficazes. [...] Pregava contra todos os vícios, e o fazia com uma eloqüência divina que o tornava vitorioso sobre todos os corações”[ii].
“‘Graças aos ensinamentos de Nicolau, a metrópole de Mira foi a única que não se contaminou com a heresia ariana, a qual ele rechaçou firmemente como se fosse um veneno mortal’, dizia São Metódio. O arianismo negava a divindade de Jesus Cristo. Do mesmo modo, São Nicolau combateu incansavelmente o paganismo”[iii].
Um biógrafo do santo, o arquimandrita (superior de um mosteiro na Igreja Oriental) Miguel, narra assim sua morte: “Havendo regido a Igreja metropolitana de Mira e embalsamado o país com o perfume de uma santíssima vida sacerdotal, trocou esta vida perecedoura pelo repouso eterno” por volta do ano 341[iv].
Túmulo de São Nicolau
Túmulo de São Nicolau
Suas relíquias são preservadas na igreja de São Nicolau, em Bari, na Itália. E até hoje delas emana uma substância oleosa, conhecida como Maná de São Nicolau, que é altamente apreciada por seus poderes medicinais[v].
Com efeito, “em Mira se dizia que o ‘venerável corpo do bispo, embalsamado no azeite da virtude, transudava uma suave mirra que o preservava da corrupção, e curava os enfermos, para glória daquele que havia glorificado a Jesus Cristo, nosso verdadeiro Deus”[vi].
São Nicolau é muito venerado na Grécia e na Rússia, sendo o patrono de Moscou. Seu culto chegou à Itália quando mercadores italianos roubaram suas relíquias e as levaram para Bari em 1087. Daí seu culto chegou à Alemanha durante o reinado de Oton II (955-983), provavelmente porque sua esposa, Teófano, era grega. Nesse tempo, o bispo Reginaldo de Eichstaedt (+ 991) escreveu sua vida, que se tornou muito popular. São Nicolau tornou-se também o patrono de vários países da Europa, como Grécia, Rússia, Reino de Nápoles, Sicília, Lorena, e também de várias cidades da Itália, da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, da Holanda e da Suíça.
Túmulo de São Nicolau
Na Holanda ele é conhecido como Sinterklaas, sendo representado montado num cavalo branco, mitra sobre a cabeça e empunhando um báculo dourado. Ele cavalga sobre os telhados, acompanhado de seu escudeiro Pikkie, um mouro terrível que coloca num saco os meninos maus. São Nicolau visita as casas, perguntando: “Há aqui algum menino mau?” Todos respondem: “Não, Sinterklaas, aqui todos somos bons”. “Todos?” pergunta o bispo. “Sim, Sinterklaas”. Então o santo distribui bombons a todas as crianças. Quando há alguma que não se comportou bem durante o ano, em vez de bombom o santo dá-lhe um pedaço de carvão. O mesmo sucede no sul da Alemanha, onde ele é conhecido como Sankt Nikolaus.


Reações contra o Papai Noel

Presepio
O Papai Noel comercializado não tem nada de cristão. Pelo contrário, é inteiramente pagão, tendo por isso se tornado tão popular numa época cada vez mais paganizada como a nossa.

Felizmente está ocorrendo em vários países, principalmente na Alemanha, uma sadia reação contra a intromissão do Papai Noel mercantilista nas festas natalinas, e um ressurgimento da tradição do Sinterklaas, cheia de encanto e inocência.
Esperemos que essa tão necessária reação apague esse clima mercantilista das festas de Natal contemporâneas e as transforme novamente na “noite feliz” em que nasceu o Salvador do Mundo para resgatar o gênero humano.



Notas:
[i] https://www.aciprensa.com/noticias/san-nicolas-o-santa-claus-6-diferencias-entre-el-santo-y-el-personaje-de-ficcion-47672/
[ii] Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, Paris, 1882, vol. XIV, p. 87.
[iv] Edelvives, El Santo de Cada Dia, Editorial Luis Vives, S.A., Saragoça, 1949, tomo VI, p. 369.
[v] Cfr. Michael T. Ott, Saint Nicholas of Myra, The Catholic Encyclopedia, CD Rom edition.

Vox Caeli, Grupo Coral Nossa Senhora do Ó e Canticus Camerae assinalam Natal na Igreja Paroquial da Tocha

No próximo dia 17 de Dezembro, sábado
Resultado de imagem para Igreja Paroquial da Tocha
O Coro Vox Caeli, o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó e o Canticus Camerae são as formações coralistas intervenientes no encontro de coros que, no próximo sábado, vai assinalar o Natal na Igreja Paroquial da Tocha. Agendado para as 21h00, o evento realiza-se no âmbito do programa de animação de natal promovido pelo Município de Cantanhede, neste caso em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Paróquia da Tocha. O alinhamento do concerto inclui a interpretação de canções de Natal do cancioneiro popular português e músicas alusivas à quadra de prestigiados compositores, como Leonard Cohen, John Newton, Frank Pourcel e Paul Mauriat, entre outros.
Resultado de imagem para Igreja Paroquial da Tocha
Sobre o Coro Vox Caeli
O Coro Vox Caeli foi fundado a 15 de novembro de 2014, na cidade de Cantanhede. É dirigido pelo maestro Bruno de Lima Pinto e integra 45 elementos provenientes de Cantanhede, Cordinhã, Outil, Pena, Póvoa da Lomba e Vila Nova.
Constituído por vozes mistas, dedica-se essencialmente à divulgação da música sacra portuguesa e estrangeira, tendo tido a sua primeira apresentação pública a 30 de novembro de 2014, na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, na Varziela, Monumento Nacional desde 1910.
Desde então, tem participado em diversas atividades em Portugal continental, ilhas e no estrangeiro – Igreja de S. Miguel do Castelo de Penela; Santuário do Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses; Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga; Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Leiria; na Sé Catedral de Viseu, integrada nas festas da cidade; Misa del Peregrino con Botafumero, na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha; Igreja Matriz do Bom Sucesso, na Figueira da Foz; Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede; Canto das Laudes de Sexta-Feira Santa e participação no Tríduo Pascal, na Igreja Matriz de Cantanhede; Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2016, no Santuário do Senhor Santo Cristo, na Ilha de S. Miguel, Açores e no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, Açores, com transmissão televisiva; no Santuário do Divino Senhor da Serra, em Miranda do Corvo – Semide.
Sobre o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó
Dirigido pelo maestro Norberto Laranjeiro, o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó iniciou a sua atividade em dezembro de 2008, única e exclusivamente como coral litúrgico, destinado a animar a Eucaristia Vespertina da Igreja Paroquial de Ançã, preenchendo desse modo uma lacuna existente, de há muitos anos a esta parte. Para a iniciação do grupo foram convidadas algumas pessoas, a que outras se juntaram, e iniciaram-se de imediato os primeiros ensaios com vista à sua formação.
Segundo os seus responsáveis, trata-se de um grupo simples que tem procurado evoluir o mais possível dentro das suas capacidades humanas e técnicas. Além da Eucaristia semanal, conta já com várias participações na Igreja local e noutras, em diversas atuações para que tem sido convidado.
Como complemento deste trabalho, o grupo gravou um CD com temas cantados pelo povo de Ançã ao longo dos anos, de modo a ficarem registadas em áudio, aquilo que foram, e são, bonitas canções e poemas criados por músicos ançanenses, já falecidos,
Como o Padre José Pata, Artur Salguinho, Guilherme Marques, José Negrão, entre outros. A denominação do Grupo é um louvor a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Ançã.
Sobre o Canticus Camerae – Coro de Câmara da Assembleia Figueirense
Formado em 2006, é dirigido pela maestrina Alexandra Curado e integra 16 vozes mistas, distribuídas por quatro naipes, que se fazem acompanhar normalmente por piano, flauta transversal e violino.
O coro de câmara tem participado, em toda a região centro do país, em concertos a sós ou em parceria e contribuído para prestar maior solenidade a cerimónias religiosas e profanas.
Para além de organizar anualmente o concerto de música sacra, para o qual convida grupos congéneres, colabora, assiduamente e em parceria, com o coro Infanto/Juvenil Pequenas Vozes da Figueira da Foz, numa perfeita simbiose intergeracional.
Com o apoio da Fundação Inatel – Agência de Coimbra – apresenta e interpreta repertório variado que inclui Jazz, Gospel e Pop, passando pela música brasileira, recorrendo a harmonizações de vário autores vários, bem como por obras de carácter religioso e clássico, incluindo peças próprias da celebração da Eucaristia e repertório temático de Natal.

Sporting perde recurso e terá de pagar 12 milhões à Doyen

O clube de Alvalade tinha decidido recorrer da sentença do Tribunal Arbitral do Desporto.Resultado de imagem para Sporting perde recurso e terá de pagar 12 milhões à Doyen


O Sporting informou que vai ter de pagar 12 milhões de euros ao fundo de investimento Doyen, depois de o Supremo Tribunal da Suíça ter recusado o recurso interposto pelo clube da I Liga portuguesa de futebol.
Os 'leões' tinham decidido recorrer da sentença do Tribunal Arbitral do Desporto, que tinha condenado o Sporting a pagar 12 milhões de euros à Doyen, que detinha parte dos direitos do argentino Marcos Rojo, transferido para o Manchester United por 20 milhões de euros.
"O Supremo Tribunal da Suíça decidiu não dar provimento ao recurso interposto pela Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD sobre o chamado 'caso Doyen'. Nesse sentido, foi confirmada a sentença proferida pelo Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (TAS) que condena a Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD ao pagamento de 12 milhões de euros à Doyen acrescidos de juros", lê-se num comunicado dos 'leões'.
Em 2014, o clube lisboeta e a Doyen, que investiu três milhões e era detentora de 75% dos direitos económicos do defesa internacional argentino, entraram conflito, a propósito da proposta do Manchester United para a transferência do Rojo.
Dias antes da mudança do defesa para Old Trafford, o Sporting rescindiu unilateralmente os contratos que tinha com o fundo de investimento relativos a Rojo e também ao marroquino Labyad, alegando justa causa.
Com esta decisão, o clube de Alvalade restituiu à Doyen os três milhões de euros que o fundo tinha investido no jogador e pagou quatro milhões ao Spartak Moscovo, clube em que Rojo tinha atuado antes de ingressar em Alvalade e que tinha direito a uma percentagem numa futura transferência.
Fonte: Lusa
Foto: Filipe Amorim/Global Imagens