quinta-feira, 14 de junho de 2018

Eu, Psicóloga | 5 lições de vida com o Professor de “La Casa de Papel”


“La Casa de Papel” foi a maior febre do Netflix esse ano e, inclusive, virou a série de língua não-inglesa mais vista do serviço de streaming. Se você ainda não assistiu, recomendo reservar algumas horas deste fim-de-semana para fazê-lo. Você não vai se arrepender, eu garanto.

Além de ser uma série incrível, ela oferece várias lições de vida para quem assiste, porque seu personagem principal – o Professor – é um verdadeiro gênio. Bora dar uma olhada? PS: Fique tranquilo, porque tivemos o maior cuidado possível para não dar spoilers da história.

1# PLANEJAMENTO DETALHADO

A chave do roubo orquestrado pelo Professor é o planejamento. Ele passou anos bolando um plano perfeito para assaltar a Casa da Moeda. Estudou nos mínimos detalhes o funcionamento do banco; montou a equipe ideal, com perfis psicológicos complementares e essenciais; analisou os procedimentos que a polícia toma nessas situações; e muito mais.

Se não fosse por essa preparação toda, o assalto iria durar menos tempo do que um espirro. Isso serve para a nossa vida, também. Quando vamos abrir um negócio ou montar um projeto, é preciso estudar exaustivamente e se planejar o máximo que for possível, para assim aumentar as chances de sucesso.

2# ANTECIPAÇÃO DE CENÁRIOS

O Professor é um jogador de xadrez, no sentido figurado e no literal, porque o tabuleiro aparece algumas vezes na série. Por isso ele sabe a importância da antecipação. Por mais que você faça um planejamento cuidadoso, existe um fator de imprevisibilidade na vida. Não dá para prever com 100% de precisão as coisas que vão acontecer.

Por isso o Professor trabalha sempre em cima de diferentes cenários. Se eu fizer a ação “A”, a polícia pode responder da maneira “B”, “C” ou “D”. Se eles apostarem na “B”, aí farei “E”. Se for “C”, vou ter um plano “F”. No caso de “D”, seguirei na “G”.

Aí se eu fizer “A” e eles “B” e eu “E”, talvez eles venham com “H” ou “I”, etc etc.

Bom, talvez essa sopa de letrinhas tenha ficado confusa, mas deu para entender o espírito, né? E essa antecipação ainda vai longe, porque ele tem que fazer planos para todas as possibilidades futuras. Só assim para não ser pego de surpresa.

3# CAPACIDADE DE IMPROVISAÇÃO

Beleza. Aí você faz o planejamento perfeito; antecipa todos os cenários que pode imaginar; mas pinta uma situação inesperada. O que fazer? Agora é a hora de improvisar.

Mas não se engane: improvisação requer, também, habilidade e conhecimento. Tente improvisar um drible e peça ao Messi para fazer o mesmo. Deu para entender a ideia? Quando você tem domínio do que faz, consegue improvisar com destreza. Por isso você tem que estudar a sua área de atuação ao máximo, cobrindo todas as vertentes possíveis.

4# RAZÃO VS EMOÇÃO

Não é nenhum spoiler, mas sempre que alguma coisa dá errado no assalto, é porque alguém deixou a emoção falar mais alto do que arazão. Óbvio que não somos robôs para agir com uma frieza absoluta. Mas na hora de tomar uma decisão importante que diz respeito a um negócio – especialmente no qual outras pessoas estão envolvidas – temos que pensar mais com a cabeça, menos com o coração.

5# INTEGRIDADE ACIMA DE TUDO

Para fechar com chave de ouro, não dá para deixar de citar uma das grandes virtudes do Professor: a integridade. Ok, ele está organizando um assalto a banco, o que não é exatamente uma atitude honesta. Mas ele nunca deixa os seus princípios de lado. Por exemplo, respeitar vida das pessoas acima de tudo, mesmo que isso coloque os planos em risco.

O Professor tem um grande senso de lealdade e honra. Sabe quais são os limi
...

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem

Eu, Psicóloga | Você quer ser minha família? : como as redes sociais têm incentivado a adoção de jovens 'esquecidos' nos abrigo


 "Eu olhei aquela foto, depois cliquei no vídeo e senti que ela já era a minha filha, que eu sempre fui a mãe dela e que a gente só estava separada." A operadora de telemarketing Eliene Cristina Magalhães, de 28 anos, e o marido, o jornalista e servidor público Carlos Pierre, de 31, viam a menina se movimentar em frente à câmera, sorrir, abraçar e "trocar a fralda de uma bonequinha".

Espera por uma chance

Diagnosticada com retardo mental moderado, a menina morava a mais de 1 mil quilômetros de distância, em Viana, no Espírito Santo. Estava em meio a milhares de crianças e adolescentes brasileiros na fila de adoção, à espera de uma chance que parecia não chegar nunca.

Camili tinha 12 anos. Viu os irmãos mais novos serem adotados enquanto ela continuava esperando. "Quando eu encontrei a imagem dela, a empatia foi imediata. A reação do meu marido foi a mesma", conta Eliene. A foto e o vídeo da menina, postados cerca de quatro meses antes, apareciam em uma página de internet do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e no canal do Tribunal no YouTube.

A adoção de Camili foi possível graças à aposta das Varas da Infância e Adolescência no Brasil em usar redes sociais e outras plataformas online para dar cara e "voz" a crianças e adolescentes que estavam fora do radar da maioria dos possíveis pais e mães no país.

Aproximadamente 90% dos que estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) em busca de um filho se mostram abertos, apenas, a crianças com menos de oito anos. Cerca de 64% não querem adotar irmãos e um percentual parecido só está interessado em levar a criança para casa se ela for saudável. Esse não era o perfil de Camili e não é o de mais da metade das crianças que estão hoje no Cadastro - as que estão juntas com irmãos, têm idades entre 8 e 17 anos e vivem, normalmente, durante anos em abrigos.

Muitos acabam não sendo adotados. Alguns se beneficiam de programas de apadrinhamento - o "padrinho" pode ser apenas alguém para conversar e passear ou que dá apoio financeiro, para custear cursos e tratamentos.

"O programa que estamos desenvolvendo é voltado para as crianças e adolescentes que estão no cadastro, todavia, sem pretendentes. Elas são de difícil colocação em uma família adotiva e suas informações não eram sequer acessadas (por homens e mulheres que estão inseridos como potenciais adotantes no cadastro)", diz a juíza Helia Viegas, secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Pernambuco (Ceja-PE), pioneira em usar ferramentas online para unir pais e filhos nesses casos.

Por meio do Projeto Família, de autoria da psicóloga Maria Tereza Vieira de Figueiredo, que fazia parte da equipe técnica da Ceja-PE e é mãe de cinco filhos, três deles adotivos, a Comissão estadual compartilha fotos e os anseios dos que aceitam participar da campanha, com autorização judicial para isso. O conteúdo produzido fica, por enquanto, em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/cejapernambuco/).

Se conseguir aparato técnico, o que tenta viabilizar por meio de parcerias, por falta de recursos, o plano é produzir vídeos e usar o Instagram para reforçar a divulgação.
"Não estamos, com isso, colocando essas crianças e adolescentes na prateleira, como se fossem mercadorias, nem dando visibilidade a eles de forma constrangedora. O que estamos fazendo é tentando ampliar consideravelmente as chances de eles terem uma família", diz a juíza.

Na prática, a ideia é tirar as crianças e jovens nos abrigos do anonimato e permitir que seus nomes, depoimentos, além de pequenos trechos de suas histórias de vida possam ser acessados, visualizados e curtidos por milhares de pessoas, aumentando suas chances de conseguir um lar.

'O sorriso mais lindo'

A página do Ceja-PE foi fundamental para ajudar na adoção de Ana Beatriz, ou Bia, no Estado de Pernambuco. Colocada para adoção no CNA em fevereiro de 2015, ela teve sua foto e informações publicadas em janeiro de 2017 - e vistas por quase 40 mil pessoas. Eram posts em que aparecia sorridente usando vestido, e que informavam que ela tinha 7 anos, "nasceu saudável, porém, aos 3, sofreu violência doméstica causando sequelas motoras cognitivas".

"A pequena é guerreira e, dia a dia, vem superando suas dificuldades com muita força de vontade e auxílio de equipe especializada", dizia o primeiro banner em que apareceu e continuava: "Atualmente, ela consegue se manter em pé e caminhar (com auxílio mínimo), se comunica com poucas falas, diz seu nome, pede comida e água, também gesticula e come sozinha. Adora mandar beijos e abraçar".

O pedido de adoção veio 16 dias após a postagem, feito por Tatiane Almeida, enfermeira que enxergou na foto da menina "o sorriso mais lindo". O projeto de busca ativa de famílias para quem, como ela, enfrentava mais dificuldade de adoção, teve início em 2008 no Estado, mas, na época, se limitava a disponibilizar fotos 3x4 em grupos de apoio à adoção e organismos internacionais relacionados.

'Pode parecer pouco, mas não é'

A nova roupagem, com a divulgação de imagens online, de forma aberta, foi autorizada por unanimidade em sessão do Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco em agosto de 2016.

Desde novembro do mesmo ano, 48 crianças e adolescentes foram apresentadas no Facebook, com imagens. O número de crianças disponíveis para adoção, mas sem pretendentes, entretanto, é de cerca de 100. Nem todos participam do projeto, por acharem que se sentiriam constrangidos com suas imagens expostas na rede social ou por apresentarem deficiências físicas mais graves.

Vinte adoções foram concretizadas até o momento e 14 adolescentes e crianças estão em processo de aproximação com pretendentes. "Pode parecer pouco, mas não é. Em todas essas adoções os pretendentes estavam no cadastro, mas o perfil de filho que buscavam era outro", diz Helia Viegas. "Na hora em que viram a criança ou o jovem com esse outro perfil eles se afeiçoaram, foram à vara da infância e mudaram essa busca".

No Espírito Santo, a campanha "Esperando por você" - que publicou a foto e o vídeo de Camili - foi lançada em 12 de maio de 2017 "para estimular a adoção tardia e apresentar seres humanos cheios de carinho, habilidades e sonhos", explicam a Ceja-ES e a assessoria de comunicação do Tribunal, responsável por formatar a iniciativa. O conteúdo está no site http://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/ e é divulgado via YouTube e Facebook.

No período de um ano, 30 crianças e adolescentes participaram da ação. Desse total, dois já foram adotados em definitivo e seis estão em estágio de convivência com postulantes à adoção.

Procura

Entre maio e outubro de 2017, segundo o levantamento mais recente publicado pelo Tribunal, os vídeos tiveram mais de 100 mil visualizações nas redes sociais. Até aquele momento, a Ceja também havia recebido mais de 1 mil e-mails e aproximadamente 500 ligações de pretendentes à adoção de 20 Estados do Brasil e também de brasileiros residentes na Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Noruega, Tailândia, Inglaterra, Cingapura, França e Japão.

Caio, de 13 anos, aparece no site como "em processo de adoção". Em um vídeo em que colore desenhos de carros, faz brigadeiro e diz "I love you", para citar que inglês é a matéria preferida na escola, ele é descrito como "garoto sorriso" e "muito afetuoso".
Ele pergunta: "Você quer ser minha família?". No YouTube, sua história teve 31,5 mil visualizações.

Hoje, existem 933 pretendentes habilitados no Espírito Santo para adoção. O número é sete vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis para adoção, estimado em 130 até a semana passada. Das mais de 40 mil pessoas habilitadas para adotar no país, cerca de 39 mil pretendem adotar crianças com menos de 8 anos, observa o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, Iberê Dias.

"De alguns poucos anos para cá", segundo ele, "é que se começou a falar sobre esse tema e sobre a possibilidade de adoção de crianças com mais idade". "São pessoas que costumam ficar absolutamente esquecidas pela sociedade, como se não existissem".
No Estado, é a campanha "Adote um boa noite", lançada em 12 de outubro de 2017, que tenta mudar essa realidade.

Por meio dela, fotos e depoimentos escritos estão no site www.adoteumboanoite.com.br. A ação é divulgada na página do Tribunal no Facebook.

Até agora apenas duas comarcas, da cidade de São Paulo, aderiram ao projeto, Santo Amaro e Tatuapé. Dos 32 acolhidos em Santo Amaro que entraram no site até 30 de abril de 2018, 8 já estão em estágio de convivência - que precede a adoção - e 13 fazem os primeiros contatos com pretendentes selecionados. Até o final de abril, surgiram 357 interessados.

O juiz aponta que apesar das dificuldades, há uma "clara evolução da visão social da adoção", uma vez que "a barreira etária, que até o começo dos anos 2000 estava em cerca de 3 anos de idade, hoje, está em 8 anos". "É uma questão de conscientização social e a idéia desse projeto é continuar pondo o tema em debate e promovendo essa mudança".

Dias avalia que "não é mais possível pensar em meios de dar visibilidade às crianças e colocá-las como sujeitos de direito efetivamente com os métodos usados há 10, 15 anos". "A internet e as mídias sociais mudaram consideravelmente a concepção sobre isso tudo. E podem ser fortes aliadas para a evolução social, desde que bem utilizadas", analisa.

Apenas as crianças e adolescentes que, "depois de estudos feitos com psicólogos e assistentes sociais, mostram-se aptos a tomar a participação na campanha como positiva, independentemente de serem adotados, ou não", participam da ação.

Em outros Estados, iniciativas semelhantes já estão no gatilho, como é o caso do Distrito Federal, onde a Vara da Infância e Juventude prevê a divulgação de fotos e vídeos nas redes sociais.

Eu, Psicóloga | 100 dicas para ajudar com a bipolaridade





Dicas para quem sofre com o transtorno Bipolar não vão resolver o problema, mas podem melhorar a qualidade de vida e a busca por equilíbrio. O efeito acumulativo pode desenvolver alguns hábitos que ajudarão a gerenciar melhor os distúrbios e encontrar saídas que nunca parecem aparecer.

Tenha em mente que algumas dessas ideias você já pode estar praticando e outras farão muito sentido. Comece com uma ou duas dessas dicas que parecerem ser realizáveis, mas tente evitar fazê-las muito rapidamente, pois poderia desencadear algum episódio.

Em poucos meses esperamos que você esteja fazendo várias coisas 1% melhor. 


Vamos as dicas?

1 Se achar que tem algum sintoma que te incomoda e que possa ser da bipolaridade, consulte um Psico e um Psiquiatra.
2 Aprenda com as experiências de outras pessoas.
3 Aprenda com os especialistas.
4 Olhe para sites que oferecem conselhos e volte a relê-los de vez em quando.
5 Familiarize-se com os sintomas da depressão.
6 Familiarize-se com os sintomas da mania.
7 Familiarize-se com os sintomas das alterações do ciclo.
8 Familiarize -se com os sintomas mistos.
9 Familiarize-se com o que é estar bem.
10 Entenda que esse transtorno pode fazer você sentir coisas que não são reais.
11 Aprenda a linguagem da doença.
12 Observe o seu humor.
13 Grave seus humores usando software de rastreamento, gráfico ou um diário.
14 Identifique quais sentimentos são genuínos e quais são sintomas.
15 Aprenda seus ciclos.
16 Peça a alguém para lhe dar feedback sobre seu humor.
17 Descubra o que o mantém calmo.
18 Descubra quais são seus estressores e gatilhos.
19 Descubra quais são as causas do estresse – esses fatores serão exclusivos para você, não se preocupe se parecem mesquinhos ou estranhos – você não precisa contar para ninguém.
20 Evite o estresse o tanto quanto puder.
21 Descubra quais são os seus gatilhos para entrar em mania e procure evitá-los.
22 Esteja ciente de que seus gatilhos e estressores podem mudar.
23 Permitam-se tempo para reagir às coisas, especialmente grandes eventos da vida.
24 Evite estimulantes. Fumar, álcool, cafeína, energéticos, açúcar…
25 Se você é uma mulher, verifique com seu médico se o seu gatilho não é acionado pelo seu ciclo menstrual, se é, então você pode ser capaz de reduzir os seus sintomas com medicação.
26 Esteja ciente de que a promiscuidade sexual é um sintoma de transtorno bipolar. Tome precauções e fique seguro. USE PRESERVATIVOS. VACINE-SE contra HPV e outras doenças.
27 Evite drogas recreacionais e tome cuidado com as “drogas lícitas”, como pílulas para dormir, antistamínicos e analgésicos, contrárias na ajuda com o seu humor.
28 Tente manter-se saudável, pratique algum esporte e alimente-se bem.
29 Evite ficar sem dormir ou dormir demais.
30 Não fique deliberadamente bêbado/a, drogado/a, chapado/a.
31 Evite combater sua depressão sozinho.
32 Tenha cuidado ao viajar em fusos horários diferentes. Esteja ciente das estações de mudança e quando os relógios vão para a frente / para trás.
33 Cuidado, você e aqueles ao seu redor podem realmente desfrutar de sua mania e hipomania.
34 Não tente resistir por conta própria.
35 Receba ajuda assim que começar a sentir sintomas.
36 Encontre um bom Psicólogo e um bom Psiquiatra.
37 Obtenha um diagnóstico.
38 Comunique-se com o seu profissional da saúde.
39 Escolha um aliado para trabalhar com você em seus compromissos.
40 Mantenha compromissos.
41 Não pule medicação. Tome sua medicação com prescrição médica apenas.
42 Conheça os efeitos colaterais de sua medicação.
43 Escreva uma lista de prós e contras sobre sua medicação.
45 Faça terapia.
46 Gerencie suas expectativas – não há formula mágica.
47 Encontrar serviços de apoio fora da profissão médica.
48 Seja seu próprio advogado em relação ao que sente, mas tenha em mente que ter alguém pra te ajudar é sempre bom, confie nessa pessoa.
49 Informe o seu médico assim que puder se ficar grávida e se mantenha em contacto com eles durante a gravidez. Alguns medicamentos não são adequados para mulheres grávidas.
50 Desconfie de soluções rápidas, auto-ajuda, terapias espirituais e alternativas para bipolaridade.
51 Tente obter a mesma quantidade de sono todas as noites.
52 Evite trabalhar turnos tardios ou antecipados.
53 Crie uma rotina de boa noite.
54 Crie uma rotina de bom dia.
55 Faça do seu quarto um lugar relaxante.
56 Dê um tempo a si mesmo.
57 Crie todas as rotinas que você precisa para passar o dia.
58 Pratique a meditação ou a atenção plena.
59 Aprenda técnicas de relaxamento.
60 Se você está preso em algo, não se force a fazê-lo.
61 Não esconda seus sentimentos.
62 Não tente mudar a maneira como você se sente.
63 Tenha uma dieta equilibrada, incluindo Omega 3 e vitamina B.
64 Saia de casa pelo menos algumas de vezes por semana.
65 Exercício.
66 Seja chato.
67 Adquira um hobby.
68 Lave-se.
69 Relaxe.
70 Balanceie o trabalho com atividades mais agradáveis.
71 Encontre alternativas ao auto-dano.
72 Faça sua vida doméstica tão estável quanto possível.
73 Não evite pessoas.
74 Chore quando você sentir vontade.
75 O amor ajuda.
76 Respire.
77 Faça uma lista de sintomas e um plano de ação para sua família, parceiro e amigos.
78 Plano para a mania.
79 Plano para a depressão.
80 Peça ajuda extra de familiares e amigos.
81 Faça uma lista de contatos de emergência, todos os medicamentos que você está tomando, incluindo informações de dosagem e informações sobre quaisquer outros problemas de saúde que você tem.
82 Faça uma lista dos sintomas que você sente que indicaria que os outros precisam assumir a responsabilidade por seus cuidados e quem essas pessoas devem ser.
83 Decida quem está autorizado a tomar decisões em seu nome e informe os seus médicos.
84 Encontre alguém com quem você possa conversar sobre isso.
85 Receba terapia (é, de novo)…
86 Conte sua história – mantenha um diário ou um blog.
87 Junte-se a um grupo de apoio.
88 Conecte-se com as pessoas.
89 Peça a um ente querido que faça um check-in com você regularmente.
90 Conheça novas pessoas fazendo uma aula ou juntando-se a um clube.
91 Não leve isso para o pessoal se as pessoas não entendem ou se parecem desinteressadas.
92 Você não está sozinho.
93 Não se culpe.
94 Não se desculpe por ter bipolaridade.
95 Responsabilidade pessoal. Assuma a propriedade de sua doença.
96 Nunca pense que a doença o define.
97 Não subestime o perigo.
98 Lembre-se que pode melhorar.
99 Lembre-se de que uma em cada quatro pessoas tem problemas de saúde mental.
100 Não desista.

Compartilhe esse texto com um amigo ou amiga que você acha que sofre com a bipolaridade. Ajude e ame sem precedentes pois ninguém é uma ilha, e uma enfermidade é uma enfermidade, mesmo sem sangrar Ah.. E fale com um Psico regularmente.

LEALDADE COM O BRASIL!


Gente do céu, quantos escândalos temos observado neste país... É de amargar! Nosso problema, pelo que observo nos últimos quarenta anos, é eminentemente político. Os brasileiros não sabem escolher seus governantes e há ausência de pessoas realmente comprometidas com o desenvolvimento do país e com o estabelecimento da ordem e paz social.

Nada acontece de útil e satisfatório para um povo sem ordem e sem paz social! Riqueza e progresso só chegam depois de ordem!

Hoje, após tantos desencantos, estou seguro em afirmar que a pior coisa que aconteceu neste país, ocorreu lá em Caetés no ano de 1945. O nascimento de Luiz Inácio Lula da Silva. Uma tragédia para o Brasil e para todos os brasileiros. E o povo é tão mal informado e alheio a realidade que considera Lula um injustiçado.

Para este escriba o garanhão de Garanhuns é apenas o semi analfabeto, grosso e mal educado.

Fanfarrão pinguço que se considera o próprio Estado. Um larápio de ímpar envergadura, que nunca se preocupou com os brasileiros. Lula sempre pensou em seu próprio umbigo e traiu todos os amigos mais chegados. Ele é pretensioso , inconformado com sua prisão, apela para todos. Mentiroso contumaz, enganador cara de pau!

Não sou e nem nunca fui daqueles que consideram que tudo acabará em pizza. Também não tenho medo de corruptos. Sei a quem sirvo e não desistirei de escrever o que penso! E há muitos que ganham fortunas todo o mês de forma legal mas absolutamente imoral! São aqueles do poder público que legislam em causa própria e colecionam rol de vantagens, sem a mínima preocupação com o fato de vincularem vantagens a seus salários. O povo que paga impostos escorchantes e que luta todo dia para sobreviver é um mero efeito colateral... As vezes, nem isso...

Mas, e a lealdade do povo a LULA? E os extraordinários números percentuais de apoio inconteste ao ladrão de nove dedos?

Sim, apoio inconteste, apesar de nossa economia que não cresce, apesar de violência que não recrudesce, apesar de saneamento básico absolutamente nojento, apesar de educação pra lá de horrível, apesar de caos de nossa infra-estrutura, apesar da saúde, um verdadeiro acinte aos pagadores de impostos sempre escorchantes, apesar da banalização de nossas mais importantes instituições e direitos.

Ocorre meu prezado leitor, que se gasta apenas 0,5% do PIB para fornecer o Bolsa Família. Em torno de 13 milhões de famílias são leais ao PT porque se satisfazem com migalhas. Não se importam de serem desleais ao país que os abriga. E assim a farra da escória continua. E a um preço bem baratinho.

Acordem cidadãos brasileiros! Tenham lealdade à pátria acima de partidos políticos. Estes vermes passarão. O país não passará!

Este país tem tudo para dar certo. Precisamos fazer a faxina verdadeira. Pare, reflita, aja!

O Brasil precisa de seu engajamento nesta hercúlea tarefa. As eleições de outubro precisam ser um marco definitivo de mudança nos rumos de nossa política. Não vote em corruptos! Não vote em ficha suja! Não vote em ladrão! Não vote em quem já provou que não presta. Precisamos ter lealdade para com o BRASIL!

João António Pagliosa
Eng. agrônomo pela UFRRJ em 1972 
Curitiba, 13 de junho de 2018.

PSD propôs a criação do "Conselho Municipal da Juventude" em Figueiró dos Vinhos


juventude.jpg
QUEREMOS APOIAR E DAR VOZ À  JUVENTUDE DO CONCELHO DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Após o encerramento pela câmara PS, sem qualquer alternativa, da Casa da Juventude,  importa assegurar a criação de um fórum privilegiado de diálogo com os mais jovens no município de Figueiró dos Vinhos e adequado às necessidades de audição e representação da nossa juventude 


"Proposta

Criação do “Conselho Municipal de Juventude”

É hoje inquestionável a transversalidade das políticas públicas dirigidas à juventude. São inegáveis as vantagens para os Municípios em estabelecerem um diálogo permanente com os cidadãos, fomentando mecanismos de democracia participativa e aberta a todos, nomeadamente aos mais jovens.

Após o encerramento, sem qualquer alternativa, da Casa da Juventude, por parte do executivo PS, importa assegurar a criação de um fórum privilegiado de diálogo com os mais jovens no município de Figueiró dos Vinhos e adequado às necessidades de audição e representação da nossa juventude.

É neste sentido que “Os Conselhos Municipais da Juventude”, previstos na Lei n.º 8/2009, de 18 de Fevereiro,assumem um importante papel, enquanto estruturas consultivas do Município, integrando diversas associações e organizações representativas dos mais novos.

Considerando que o PSD sempre reconheceu aos jovens um papel de especial relevância na vida do concelho;

Considerando que face ao encerramento da Casa da Juventude e da ausência de um outro espaço semelhante que a substitua no Município;

Considerando que o PSD entende que é urgente proporcionar aos nossos jovens um espaço aberto ao debate e partilha de opiniões, e de incentivo ao seu direito à participação e à cidadania;

Considerando a importância que “Os Conselhos Municipais de Juventude” têm para os jovens e para as políticas de juventude de um Município;

Considerando que o Município de Figueiró dos Vinhos não tem um “Conselho Municipal de Juventude”;

Temos a honra de:

1.      Propor a criação do “Conselho Municipal da juventude de Figueiró dos Vinhos”, nos termos da Lei n.º 8/2009, de 18 de Fevereiro, que define o Regime Jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude.

O que propomos é um Conselho que vise, por um lado, assegurar o direito de participação e de intervenção dos nossos jovens, através das suas associações e, por outro, auscultar e incorporar as contribuições das estruturas juvenis na definição e desenvolvimento de uma política municipal de Juventude a implantar no Município de Figueiró dos Vinhos.

Finalmente o que propomos é dar voz e direitos aos nossos jovens para que possam, nomeadamente:

a) Colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação, cultura, desporto, saúde e ação social;
b) Serem ouvidos enquanto estruturas juvenis, no âmbito municipal, que prosseguem atribuições relativas à juventude;
c) Contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos à juventude;
d) Promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem residente no município;
e) Promover a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude;
f) Promover iniciativas sobre a juventude a nível local;
g) Colaborar com os órgãos do município no exercício das competências destes relacionados com a juventude;
h) Promover a colaboração entre as associações juvenis no seu âmbito de atuação."

Figueiró dos Vinhos, 13 de Junho de 2018
PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos

Posição do PSD acerca da "solução" do PS para ampliação do cemitério de Figueiró dos Vinhos

O Cemitério de Figueiró dos Vinhos precisa de ser ampliado!

Estamos de acordo! Deve ser ampliado, e mais, deve ser requalificado!

Cemitério.jpg

Esta é uma realidade sentida por todos. Este é um anseio da população que vê a obra de alargamento do cemitério um meio para solucionar um dos maiores problemas que se colocam aos Figueiroenses e que o PSD elegeu como uma prioridade. Aliás a última ampliação foi feita num executivo de maioria PSD.

Ampliação do Cemitério de Figueiró dos Vinhos

O Cemitério de Figueiró dos Vinhos precisa de ser ampliado!

Estamos de acordo! Deve ser ampliado e requalificado!

Esta é uma realidade sentida por todos. Este é um anseio da população que vê a obra de alargamento do cemitério um meio para solucionar um dos maiores problemas que se colocam aos Figueiroenses e que o PSD elegeu como uma prioridade. Aliás a última ampliação foi feita num executivo de maioria PSD.

Sem soluções de fundo à vista, o assunto preocupa os Figueiroenses e preocupa-nos enquanto autarcas responsáveis.  

Na última reunião de câmara o executivo PS apresentou de surpresa, fugazmente e sem qualquer discussão prévia uma sua “solução” para o assunto:

1. Comprar à Junta de Freguesia a casa do Coveiro Municipal por 20.000,00€ (vinte mil euros) para ali ampliar o cemitério;

2. Fazer obras no espaço localizado em Mações, propriedade da Junta de Freguesia, para ali alojar o Coveiro Municipal com o custo previsto de 19.000,00€ (dezanove mil euros);

Ora tudo isto merece da nossa parte alguma reflexão tanto mais que sempre defendemos para o cemitério a requalificação e a ampliação mercê de uma solução mais duradoura.

Para que fique bem claro não está aqui em causa a necessidade da ampliação do cemitério. O cemitério necessita de ser ampliado. O cemitério deve ser ampliado. Nisto estamos todos de acordo.

A questão aqui é outra.

Tem a ver com a “solução” agora encontrada e com o modo como esta foi apresentada.

E aqui levantam-se várias interrogações:

Por que é que uma matéria da maior importância para a Vila, sede de concelho, e para a maior freguesia é tratada de forma fugaz, como um assunto prévio, e não é apresentada uma proposta que cumpra a tramitação legal com total transparência?

Por que é que o assunto é apresentado fugazmente e à última da hora, sem menção na Ordem do Dia e deixando o ónus a toda a vereação de aprovar um assunto da maior relevância sem que haja um estudo, se recolham contributos dos Vereadores ou se procurem propostas alternativas que melhor sirvam o cemitério municipal de Figueiró dos Vinhos?

Por que é que este, sendo um assunto recorrente e referido nos diversos programas eleitorais e à muito sentido como um constrangimento em Figueiró dos Vinhos, cujas posições e manifestos dos autarcas se encontram registados em Ata, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal e que perpassam os vários mandatos autárquicos é trazido fugazmente como assunto de última hora?

Porventura poderá a “solução” encontrada e trazida agora como assunto de última hora ser uma proposta viável e a única que resolve o problema? Não haverá, por ventura, outras?

Será que os 200m2 que ocupa o terreno com a dita casa do Coveiro Municipal é o suficiente para o alargamento e responde às carências e necessidades reais do cemitério municipal?

Não haverá outras formas de expansão do cemitério para outras áreas que respondam a um problema de fundo e não se procure apenas com esta medida remendar e adiar uma solução que poderia e deveria ser mais duradoura?

Ponderando a “solução” proposta com a aquisição do terreno onde se situa a casa do coveiro, em que a câmara municipal se compromete a pagar 39.000,00€ (correspondendo 20.000,00€ pelo terreno + 19.000,00€ pelas obras de adaptação na casa dos Mações, propriedade da União das Freguesias) para alojar o Coveiro Municipal o valor real que o município vai pagar é de 195,00€/m2. Será que nos demais espaços envolventes ao cemitério designadamente a Norte e a Poente não haveria soluções alternativas muito mais vantajosas economicamente para o Município e para a União das Freguesias?

Será que os valores que a câmara se propõe pagar não estão muito acima da média dos valores de mercado, cujos Instrumentos de Ordenamento do Território Local, naturalmente, já prevêem que o espaço envolvente será consignado à ampliação do cemitério?

Tudo isto são questões que podiam e deveriam ter sido ponderadas, agendadas e trazidas à reunião de câmara para, com outra profundidade serem discutidas e se pudesse recolher o contributo de todo o executivocom vista a uma solução mais adequada e mais duradoura.

Estamos certos que a solução encontrada seria melhor e seria alcançada com transparência e sem tabus, dignificando com isso os órgãos autárquicos e todos os envolvidos.

Entendemos, por isso, que o bom senso, o rigor e transparência na gestão da coisa pública não devem ser postos de parte porque eles são essenciais a uma gestão correta e verdadeira.

Pela nossa parte dizemos o que sempre dissemos. Estamos disponíveis para colaborar e trabalhar em prol do concelho e não abdicaremos de dar os nossos contributos sempre que entendermos, de elogiar o que estiver bem e de criticar o que mereça ser corrigido.

Apesar dos entraves colocados por este executivo PS, de postura individualista e do, orgulhosamente sós, iremos continuar a defender que só a transparência, a convergência de esforços e a diversidade de opiniões poderá permitir mais e melhores soluções para o presente e futuro de Figueiró.

Figueiró dos Vinhos, 13 de Junho de 2018
PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos