sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Sul | Mais uma edição do Algarve Spa Week

A Algarve Spa Week (ASW) está de volta para nove dias dedicados ao culto do corpo e da mente. A iniciativa vai decorrer de 5 a 13 de outubro. Sob a temática “Be Active and Be Well”, disponibiliza um desconto de 50% em vários tratamentos em Spas de hotéis algarvios de cinco estrelas da região.
Os participantes vão também poder desfrutar de um tratamento de assinatura, inspirado no tema desta edição: uma massagem revigorante, que combina alongamentos e pressões especialmente criados para atingir o profundo alívio da tensão muscular.
Desta edição fazem parte os spas dos hotéis: Monte Santo Resort, Vidamar Resort Algarve, The Lake Resort, Vale d’Oliveiras Quinta Resort, Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort, Tivoli Carvoeiro Algarve Resort, Anantara Vilamoura Algarve Resort, Crowne Plaza Hotel, Hilton Vilamoura, Salgados Palace e São Rafael Atlântico.
Para garantir o lugar nesta experiência, os interessados podem ir a https://www.algarve-spa-week.com/ ou reservar diretamente com o spa escolhido.

Algarve | Docapesca investe mais de 600 mil euros em porto de pesca

A Docapesca abriu um concurso para a empreitada de execução de cinco cais flutuantes no porto de pesca de Tavira, com o preço base de 604.564 euros, a instalar entre a antiga lota (recentemente demolida) e a Ponte dos Descobrimentos, numa frente acostável de 350 metros.
Os cais a instalar destinam-se ao estacionamento de embarcações de pesca e abastecimento de combustível, ao estacionamento, embarque e desembarque de passageiros das carreiras fluviais e ao embarque e desembarque das embarcações marítimo-turísticas.
Esta frente acostável será constituída por pontões flutuantes de betão reforçado, sendo o acesso à muralha feito através de pontes metálicas articuladas.
Os cais serão dotados de equipamentos como cabeços de amarração, defensas, lanternas de sinalização LED, escadas quebra-costas, armários de emergência completos, guarda-corpos e módulos multiusos com torneiras.
Para garantir as cotas de fundos necessárias à salvaguarda das condições de segurança da navegação, assim como a melhoria das condições de estacionamento das embarcações, a Docapesca procedeu anteriormente a trabalhos de dragagem de manutenção no rio Gilão, garantindo uma cota uniforme na frente acostável de -2,0 metros (ZH).

Algarve | Albufeira recebe sessão de apresentação de programas de aceleração

A empresa “Territórios Criativos” está a desenvolver, uma vez mais, os Programas de Aceleração “Tourism UP” e “Taste UP”, em parceria com o Turismo de Portugal.
O Município de Albufeira vai acolher uma das oficinas do roadshow, no dia 11 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, no edifício da Câmara Municipal. Durante o workshop serão apresentados os Programas de Aceleração e dinamizadas sessões de formação sobre “Oportunidades e Tendências no Turismo”, “Turismo Gastronómico e Enoturismo” e “Empreendedorismo e Proposta de Valor”.
Para participar na oficina os interessados devem inscrever-se através deste link.
O “Tourism UP” é um Programa de Aceleração no setor do turismo, que tem como objetivo apoiar startups no desenvolvimento de negócios neste setor, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras. O “Taste UP” é um Programa de Aceleração em Turismo Gastronómico e Enoturismo, com o intuito de promover a inovação e a experiência turística nas áreas da Gastronomia e dos Vinhos.
Os dois programas têm início com um roadshow que passará por 50 territórios, onde é dinamizada uma oficina de capacitação e divulgação dos programas, e, posteriormente, os 36 projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver os seus negócios através da participação em dois bootcamps, cada um constituído por dois dias intensivos de mentoria e formação, nos dias 25 e 26 de outubro e 22 e 23 de novembro. Por fim, os programas irão culminar numa apresentação pública final, onde serão selecionados os vencedores, no dia 5 de dezembro.
Os programas disponibilizam 5 mil euros em prémio monetário e 500 euros em SEO (Search Engine Optimization) para o 1.º lugar, 1000 euros para o 2.º lugar e 500 euros para o 3.º lugar.
Os regulamentos dos Programas de Aceleração podem ser consultados através dos links:

Algarve | Empreendedorismo em destaque em Lagos

A Câmara de Lagos promove, entre 10 e 12 de outubro, uma nova edição do Lagos Start on to Start Up – meeting de empreendedorismo que reúne empresários, empreendedores, jovens e stakeholders e que procura explorar as várias potencialidades que o empreendedorismo pode trazer para o concelho e para a região.
Durante os três dias da iniciativa será possível perceber quais os melhores caminhos para empreender e inovar nos vários setores económicos, com ênfase no turismo, explorar a relação entre universidades, escolas e empresas e, ainda, compreender como fazer a angariação de capital inicial para ideias de negócio.
O evento reúne escolas, universidades, empresários, empreendedores e instituições públicas que partilharão projetos e experiências. Além de visitas escolares a empresas e dos vários momentos de debate – que assumem os modelos de conferência e mesa redonda –, a iniciativa aposta, igualmente, em momentos de partilha motivacional e na apresentação de ideias empreendedoras a potenciais parceiros/investidores.

Algarve nomeado para prémio mundial de turismo

Após ter vencido, pela sexta vez, o título de Melhor Destino de Praia da Europa, em junho deste ano, o Algarve está agora nomeado na categoria “World’s Leading Beach Destination 2019”.
A nomeação surge no âmbito dos Word Travel Awards (WTA), iniciativa que tem como objetivo premiar a excelência da oferta turística a nível global e que conta com a participação dos principais líderes da indústria de turismo e viagens de todo o mundo.
“É com um orgulho redobrado que recebemos esta nova nomeação pelos World Travel Awards, poucos meses depois de termos conquistado, pela sexta vez, o galardão de Melhor Destino de Praia a nível europeu”, avança João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
Este responsável acrescenta que “esta notícia vem reconhecer o trabalho e o esforço conjuntos que todos os intervenientes no turismo da região têm vindo a desenvolver e validar a possibilidade de podermos ambicionar elevar o Algarve à categoria de um dos destinos mais prestigiados e reconhecidos do mundo. O facto de hoje estarmos nomeados, lado a lado, com 15 outros destinos de renome internacional, como as Maldivas, Tailândia ou a Jamaica, entre outros (numa lista onde surge apenas um outro concorrente europeu – o Peloponeso), vem comprovar o compromisso que a região tem vindo a consolidar não só com a qualidade da sua oferta, mas também com a afirmação e preservação da identidade do destino”.
A votação é pública e está a decorrer online, na página dos WTA, até ao final do dia 20 de outubro. (https://www.worldtravelawards.com)
O vencedor será conhecido no dia 28 de novembro, numa cerimónia que terá lugar no Sultanato de Omã.

AIDA CCI | PI Talks "Marketing & Inovação Digital" 9h às 13h e "Disrupção Tecnológica & Indústria 4.0" 14h às 18h | 8 Out.

 AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro vai realizar duas sessões de Portuguese Industry Talks, conversas informais com oradores especialistas, em Marketing & Inovação Digital e em Disrupção Tecnológica & Indústria 4.0, que irão acontecer a 8 de Outubro, das 9h às 13h, e das 14h ás 18h, no auditório da associação.
As iniciativas decorrem no âmbito do projecto PME QUALIFY, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, pelo que a entrada é gratuita com inscrição obrigatória.

Contactos:
T. 234 302 492 – Informações sobre Inscrições | Ana Manuela | a.ferreira@aida.pt


Proença-a-Nova | Ritmos africanos na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva com o Aldeia Djembe Camp


Pelo segundo ano consecutivo, a Praia Fluvial da Aldeia Ruiva recebe o Aldeia Djembe Camp, um acampamento internacional que oferece formação nas áreas da dança, doundoun-dance, percussão africana com diversos níveis - iniciado, médio, avançado e master class - e ainda aulas privadas e em grupo de kora e balafon e que, este ano, conta com 25 formandos. O objetivo desta iniciativa, que decorre de 19 a 29 de setembro, passa também por proporcionar aos participantes “a oportunidade única de passar cerca de uma semana num ambiente de convívio, rodeados por natureza, cultura, música, dança, histórias, gastronomia local e africana, projeção de documentários, filmes, debates, concertos e passeios pedestres num ambiente descontraído e propício ao desenvolvimento de um verdadeiro sentimento de comunidade entre todos”, revela a organização, a cargo de André Soares (Dez), André Silva (Gandhi), Nathan Berg e Daniel Pies. “Uma aldeia é isso mesmo, um aglomerado de caras familiares que caminham na mesma direção, aprendendo em conjunto”. 

O Aldeia Djembe Camp tem como público alvo “não só pessoas que têm ou tiveram na sua vida alguma relação com a percussão e a dança africana, mas também curiosos que queiram dar os primeiros passos e adquirir um maior conhecimento sobre esta cultura”. E os participantes vêm de vários países da Europa (Polónia, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Portugal) e de África (Angola e Guiné-Conacri), numa verdadeira multiculturalidade que em comum tem a paixão pelos ritmos africanos. 

Para além da vertente de aprendizagem, há ainda outras iniciativas paralelas que envolvem a comunidade local. No dia 24 de setembro, quem quiser pode ir experimentar as aulas abertas de dança e de percussão – entre as 16h00 e as 17h30 – com inscrição prévia no Posto de Turismo de Proença-a-Nova (postodeturismo@cm-proencanova.pt ou 939 623 269). No dia 28 de setembro, e incluído no Festival do Plangaio e do Maranho, em Sobreira Formosa, a partir das 20h30, será realizado o espetáculo final do Aldeia Djembe Camp em que os formandos apresentarão os novos conhecimentos adquiridos. Pelo meio, a 23 de setembro, os participantes irão descobrir um pouco do concelho de Proença-a-Nova, com passagem pela praia fluvial do Malhadal onde farão o trilho de praia acompanhados pelo Centro Ciência Viva da Floresta e farão canoagem.


Proença-a-Nova | Sobreira Formosa recebe primeira reunião de câmara pública descentralizada


Aprovação da proposta de Projeto de regulamento do Parque Empresarial de Proença-a-Nova e início do respetivo período de consulta pública, aprovação do procedimento de hasta pública das lojas do mercado municipal, aprovação das propostas de fixação da participação variável de IRS e das taxas de IMI, aprovação da transferência de competências para a autarquia: estes foram apenas alguns dos pontos aprovados na Reunião de Câmara pública que decorreu na segunda-feira, 16 de setembro, e que pela primeira vez neste mandato se realizou fora dos Paços do Concelho, mais concretamente no Centro Educativo EB1+JI de Sobreira Formosa por ocasião da inauguração das obras de requalificação do edifício. “Já tínhamos descentralizado as reuniões da Assembleia Municipal anteriormente e fazemo-lo pela primeira vez numa reunião de Câmara, numa iniciativa que pretende levar estes atos oficiais para outros espaços, possibilitando a que haja não só uma maior participação do público, mas também um maior interesse pelo exercício do poder local cuja principal característica é, sem dúvida, uma maior proximidade aos cidadãos”, considera João Lobo, justificando a medida. 

Com as ausências justificadas das vereadoras Margarida Cristóvão e Helena Mendonça, na reunião foram abordados 20 pontos, para além do período antes da ordem do dia e do período destinado à intervenção do público. Entre os temas de maior destaque, encontra-se a aprovação, por unanimidade, da proposta de projeto de Regulamento do Parque Empresarial de Proença-a-Nova que segue agora para consulta pública, podendo qualquer interessado consultar o documento e endereçar sugestões de alteração no prazo de dez dias úteis após a publicação do respetivo edital. O Regulamento define o regime, as regras e os critérios de acesso aos lotes e pavilhões industriais propriedade do Município, bem como apoios disponíveis para as empresas, na captação de investimento empresarial e, consequentemente, na criação de emprego e fixação de população. 

Em linha com este princípio orientador de longo prazo, o executivo aprovou a proposta de se manter as taxas de IMI praticadas em anos anteriores, ou seja, a fixação da taxa em 0,3% para prédios urbanos, com reduções para as famílias com dependentes a cargo (um dependente, dedução fixa de 20€, dois dependentes, 40€ e três ou mais dependentes, 70€). Foram igualmente aprovadas reduções e majorações em função do estado dos prédios urbanos: prédios arrendados para habitação e localizados na ARU de Proença-a-Nova recebem redução de 20%, prédios com eficiência energética recebem redução de 10% pelo período de cinco anos e prédios urbanos classificados de interesse público, de valor municipal ou património cultural têm reduções de 30%. São majorados em 30% os prédios urbanos degradados e, no caso de prédios rústicos com áreas florestais em situação de abandono, a majoração é o dobro da taxa e o triplo quando são prédios degradados dentro da ARU. No caso do IRS, a participação variável para o Município é de 5 por cento. Estas medidas serão agora reencaminhadas para a aprovação da Assembleia Municipal que reunirá no dia 27 de setembro.

O executivo municipal aprovou ainda a abertura do procedimento de hasta pública para arrendamento de seis frações disponíveis no Mercado Municipal, com os elementos a serem disponibilizados em edital, incluindo valor base de licitação e prazos. Todos os restantes dados sobre as reuniões de Câmara estão disponíveis na página do Município.

PAÍS| O jackpot volta a aumentar. Ninguém acertou na chave completa do Euromilhões


Valor do primeiro prémio da próxima terça-feira será de 190 milhões de euros

DN20 Setembro 2019 — 21:18

Nenhum apostador acertou na chave completa do concurso desta sexta-feira do Euromilhões, indo o jackpot acumular para o próximo concurso, que terá um primeiro prémio de cerca de 190 milhões de euros.

Dois apostadores em Portugal conseguiram o segundo prémio, indo cada um receber cerca de 162 mil euros.

A chave do Euromilhões sorteada esta sexta-feira, 20 de setembro, é composta pelos números 8 - 21 - 25 - 38 - 50 e pelas estrelas 4 e 8.

Estarreja | Challenge no topo da Europa com 3850 participantes

3850 aventureiros vão participar na corrida de obstáculos no dia 28, sábado
3850 aventureiros de todo o país vão participar na 5.ª BioRace Estarreja Challenge, a corrida de obstáculos mais participada da Europa num único dia. A aventura acontece a 28 de setembro, sábado, a partir das 10h00, com partida em Salreu junto ao Cais do Esteiro, numa zona natural única.

"O que nos distingue de outras provas é o cenário único do Baixo Vouga Lagunar, onde estão inseridos os Percursos BioRia e o facto de valorizarmos mais a diversão em detrimento da competição", afirma Norberto Monteiro, coordenador da prova. O "percurso espetacular", a experiência "única" e "o contacto com a natureza" são aspetos valorizados pelos participantes de edições anteriores.
A prova inicia junto ao Cais do Esteiro de Salreu, com passagens pelos vários percursos BioRia, do Bocage e Rio Jardim, em Canelas, chegando a Fermelã. Os participantes terão o privilégio de partir à descoberta de áreas de enorme beleza paisagística, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais, ligados por uma rede de valas alimentadas pelo Rios Antuã e Vouga e pela Ria de Aveiro.

Esta é uma jornada ímpar de divulgação do património natural local, um verdadeiro paraíso de biodiversidade que vive paredes meias com a Cidade de Estarreja.

10 km e mais de 30 obstáculos

Nesta corrida, os obstáculos vão dificultar mas também animar a aventura. Correr, saltar e rastejar são alguns dos ingredientes que não vão faltar neste desafio acessível a todos e de todas as idades. Para as crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, a BioRace Júnior tem extensões e obstáculos adaptados.
A prova mãe, os 10 km com mais de 30 obstáculos naturais e artificiais, foi a primeira a esgotar as vagas com 2900 inscrições. Com as provas de 5 km, Júnior e, pela primeira vez, a BioRace Inclusiva, a 5.ª edição atinge, no total, 3850 inscritos.

Desde a 1.ª edição, a BioRace é uma prova amiga do ambiente, não faltando ações como limpezas, requalificação de locais isolados, reutilização de materiais para a construção dos obstáculos e ações de sensibilização.

Competição, exercício físico, aventura, espírito de equipa, boa disposição e muita diversão, em contacto permanente com a natureza, marcam esta prova.

Veja aqui o vídeo da BioRace 2018<https://youtu.be/rt7tPDLNpvI> \\ AQUI estão disponíveis ficheiros jpg e mp4 (fotos e vídeo) da edição e 2018<https://mega.nz/#F!RGYmRCDA!w1AMHt2ciWFhc3ogMK9nXg>

Opiniões dos participantes em edições anteriores

"Para quem gostar de desafios, aventura e diversão, esta é a prova ideal para viver um momento cheio de emoções."

"Desde a primeira edição... E sempre para continuar.... tudo impecável..."

"Muito se alterou de há 3 anos para cá. E sempre para melhor..."

"Pela segunda vez, adorei participar no evento. Muito bem organizado, divertido e duro QB."

"A experimentar... diversão, natureza, competição... muita água, muita lama... divertido!"

"Querem passar um bom bocado com muita diversão e alegria? Vão à BioRace Estarreja, não se vão arrepender."

"Diverte-te, a BioRace faz-te mais feliz e forte. A união é essencial, para conseguires ultrapassar obstáculos que jamais pensarias ultrapassar sozinho. Boa sorte para ti que alinhas nesta nova etapa..."

"Excelente iniciativa, com uma ótima organização. Obstáculos bem estruturados e com garantia de segurança por profissionais qualificados em todos os pontos. Uma experiência a repetir, um obrigado à organização da prova."

Consultar regras de participação e horários das provas

Carla Miranda


Justiça | Detido membro de gangue violento que atuava em vários Concelhos da Zona centro

Resultado de imagem para Detido membro de gangue violento que atuava em vários Concelhos da Zona centro
Detido membro de gangue violento autor de diversos roubos com sequestro e um homicídio
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com o apoio do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no cumprimento de mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, procedeu à detenção de um homem, membro de um grupo violento e presumivelmente responsável pela prática de diversos crimes de roubo, de sequestro e de um homicídio, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Figueira da Foz e Coimbra, crimes dos quais se encontra acusado, encontrando-se designado dia para julgamento.Os elementos do grupo atuavam encapuzados e, por meio de arrombamento de portas ou janelas, usando armas brancas e bastões, penetravam em casas isoladas, habitadas por pessoas idosas, que eram surpreendidas durante a noite, sendo agredidas de forma gratuita, com extrema violenta e depois amarradas.
O indivíduo agora detido encontrava-se “a monte” desde setembro do ano passado, altura em que a Polícia Judiciária levou a cabo uma operação policial, denominada “Operação Sénior”, que incidiu em diversos locais da faixa litoral, entre as cidades da Figueira da Foz e a Marinha Grande, no âmbito da qual foram detidos os outros elementos do grupo.
O detido de 43 anos de idade vai ser presente ao Tribunal de Leiria, tendo em vista a aplicação das medidas de coação entendidas por mais adequadas.

Curso Técnico Superior Profissional da UA já começou no Ciclo Criativo de Estarreja: 2.ª fase de candidaturas entre 23 a 27 de setembro

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Sistemas Mecatrónicos e de Produção da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) da Universidade de Aveiro já arrancou no Ciclo Criativo (Antigo Colégio) de Estarreja. A segunda fase de candidaturas decorre entre 23 a 27 de setembro. O Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, acompanhou o primeiro dia de aulas e deu as boas-vindas aos alunos inscritos na 1.ª fase.

No âmbito de um protocolo assinado entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Estarreja, a realização do Curso Técnico Superior Profissional, no ano letivo de 2019/20, em Estarreja, pretende a aumentar a oferta de recursos humanos qualificados para suportar o desenvolvimento industrial, dando uma resposta ao crescimento do Eco Parque Empresarial e do tecido empresarial do concelho. 

O CTeSP em Sistemas Mecatrónicos e de Produção, da Universidade de Aveiro, pretende desenvolver atividades nas áreas de conceção, projeto, planeamento, fabrico, manutenção e otimização de sistemas de produção, integrando tecnologias de mecânica, eletrónica, automação e informática, considerando a otimização da qualidade e quantidade da produção.

Podem candidatar-se ao curso:
- os titulares de um curso de ensino secundário ou de uma habilitação legalmente equivalente;
- os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma de técnico superior profissional;
- os titulares de grau de ensino superior que procurem uma requalificação profissional;
- os candidatos aprovados nas provas de Maiores de 23 anos.

Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) são um tipo de formação superior de curta duração (4 semestres letivos, incluindo um período de estágio em contexto de trabalho) ministrados no âmbito do ensino politécnico.
A conclusão de um curso desta natureza confere um diploma equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação, que é um certificado de aptidão profissional reconhecido a nível europeu.

Mais informações e candidaturas aqui.

Carla Miranda

___________________


Barcelos | Lançamento do U-Bike com presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade


No dia 20 de setembro, decorre no IPCA a cerimónia de lançamento das Cabi/U-Bike com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.
Pelas 14h realiza-se uma ação de sensibilidade sobre Prevenção Rodoviária na Mobilidade Ciclável, que vai ser proferida por um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR), onde serão transmitidas as regras e as boas práticas para circular em segurança em bicicleta.
A cerimónia de lançamento do U-Bike no IPCA tem inicio pelas 15h e conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, do Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza e pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes.
No final da sessão vão ser entregues as bicicletas à comunidade académica seguido de um passeio pelo Campus do IPCA.

Ana Teixeira

Desporto | Figueiró Trail 2019

Já se encontram abertas as inscrições para o Figueiró Trail 2019!
A prova, que já se tornou obrigatória para amantes de caminhadas e corridas, incita os participantes a percorrer os surpreendentes trilhos e caminhos do concelho de Figueiró dos Vinhos num propósito solidário em favor dos seus Bombeiros Voluntários.

Após o sucesso das provas de 2017 e 2018, com mais de 500 participantes, o Figueiró Trail volta este ano desafiando, de novo, os seus limites, dando a conhecer a beleza do concelho e angariando, assim, fundos para aqueles que, por uma abnegada missão e nobre altruísmo, se colocam em risco pela segurança e bem-estar da população que servem.

O evento organizado, conjuntamente, pelo Município de Figueiró dos Vinhos, Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e Casulo Software, está marcado para dia 3 de Novembro, a partir das 09h00, no Quartel do Bombeiros, local de início e fim da prova.


À semelhança do ano passado, o Figueiró Trail é constituído por 3 percursos alternativos, o Trail Longo e o Trail Curto de 27km e 17km, respetivamente, e a Caminhada de 10km. As inscrições, que terão de ser efetuadas online no site dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos (www.bombeirosfigueirodosvinhos.pt), são obrigatórias e decorrem em duas fases: a primeira até 14 de outubro e a segunda de 14 outubro a 27 de outubro, tendo um custo variável entre 6€ e 16€ na primeira fase de inscrições e entre 7€ e 17€ na segunda fase, consoante o percurso escolhido.

Toda a informação necessária sobre o evento pode ser obtida através do site dos Bombeiros figueiroenses, do e-mail figueirotrail@gmail.com ou dos número 913 773 173; 916 117 429; 914 143 539.

Figueiró Trail convida-vos, deste modo, para um dia de aventura e descoberta, onde os trilhos palmilhados farão renascer percursos e locais garantidamente deslumbrantes e inesquecíveis a todos os que por lá passarem.

Évora | Câmara dá a conhecer POCITYF


O projeto POCITYF (Positive Energy CITY Transformation Framework), do qual Évora irá ser de cidade-lanterna, foi ontem apresentado ao público no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da edilidade, Carlos Pinto de Sá e por dois representantes da EDP – entidade líder do projeto – João Maciel e José Miguel Costa.

Na intervenção que proferiu, Carlos Pinto de Sá, salientou que este projeto se enquadra numa estratégia global do município para tornar Évora uma cidade mais sustentável e na qual se integram e entrecruzam outros projetos ambientais como o Laboratório Vivo para a Descarbonização, Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, Requalificação do Aqueduto da Água de Prata e SmartGrid.

O POCITYF é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, cujo objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual – nas cidades-piloto de Évora (Portugal) e Alkmaar (Holanda) e respetivas cidades-seguidoras de Granada (ES), Bari (ΙΤ), Celje (SI), Ujpest (HU), Ioannina (GR) e Hvidovre (DK).

Com a implementação dos referidos Positive Energy Blocks, o POCITYF pretende transformar o tecido urbano dessas cidades, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em última análise, melhorar a qualidade de vida das oito cidades referidas, através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.

A estratégia do projeto POCITYF foi desenvolvida em quatro Linhas de Transição Energética (LTE) de atuação complementares e multidisciplinares, com a integração de sistemas energéticos comercializados e inovadores, para tornar a cidade mais autossustentável e amiga do ambiente.

O projeto POCITYF tem a duração de 60 meses, um consórcio de 46 parceiros de 12 países europeus e um investimento total de 22,5M€ (destinado na sua maioria às duas cidades lanterna, Évora e Alkmaar). Évora irá beneficiar de um investimento de 9,8M€ (total dos parceiros que trabalharão para Évora), do qual 8,1M€ será financiamento entregue pela CE.

O Município de Évora irá receber da CE uma verba de 1,15M€, da qual se destina: 488m€ à subcontratação para a instalação de equipamentos a fornecer pelos parceiros; 414m€ a custos diretos com pessoal; 251m€ a outros custos indiretos e diretos.

De forma geral, o POCITYF irá dotar as infraestruturas, tecnologias e serviços (i.e., edifícios, rede, mobilidade elétrica) chave da cidade com camadas de inteligência, gizando o caminho para as tornar mais seguras, verdes e responsivas às necessidades contemporâneas dos seus cidadãos, tecido empresarial e outras organizações.

Circuitos Ciência Viva vencem prémio internacional


Os Circuitos Ciência Viva são os vencedores 2019 do Roy L. Shafer Leading Edge Award for Business Practice, atribuído pela ASCT – Association of Science and Technology Centers. O prémio será anunciado na Conferência Anual ASTC 2019 em Toronto, que decorre de 21 a 24 de setembro, e entregue à Ciência Viva na pessoa da sua Presidente, Rosalia Vargas.

 A distinção reconhece realizações extraordinárias na Prática de Negócios, Experiência dos Visitantes e Liderança em centros de ciência e museus em todo o mundo, e homenageia Roy L. Shafer, ex-diretor de um centro de ciência e presidente da ASCT. (https://www.astc.org/about-astc/awards/leading-edge/).

The Roy L. Shafer Leading Edge Awards are presented annually to ASTC members and/or their employees in recognition of extraordinary accomplishments in Visitor Experience, Business Practice, and Leadership in the Field that not only enhance the performance of their own institutions but also significantly advance the mission of science centers and museums. About Roy L. Shafer 
Com o lema “Deixe-se guiar pela curiosidade”, os Circuitos Ciência Viva foram criados em 2017 pela Ciência Viva com o apoio tecnológico da Fundação Vodafone. Recomendado pela National Geographic, este projeto desafia a conhecer Portugal através da ciência e da cultura.

São 18 circuitos, 54 percursos e mais de 200 etapas para explorar as regiões onde se encontram os Centros Ciência Viva, numa lógica de interação entre zonas urbanas e zonas rurais, entre litoral e interior. Os Circuitos Ciência Viva incluem um cartão, um guia e um aplicativo bilíngue (português e inglês) e, durante um ano, dão acesso gratuito a todos os Centros Ciência Viva, e oferecem descontos em centenas de locais relacionados com a cultura, alojamento, alimentação e atividades turísticas. (www.circuitoscienciaviva.pt)


Circuitos Ciência Viva, Deixe-se guiar pela curiosidade! Explorar, perguntar, saber mais. Um cartão, um guia, uma app Para descobrir Portugal com cultura e ciência. 20 centros Ciência Viva, 18 Circuitos, 54 percursos. Mais de 200 etapas para explorar.

De ano para ano, o projeto tem conquistado cada vez mais adeptos: desde 2017 foram vendidos quase 3.600 cartões, correspondentes a 12.244 utilizadores, dos quais 6.132 adultos e 6.112 crianças. Foram apresentados 10.162 cartões à entrada dos Centros Ciência Viva, correspondendo a quase 34.000 visitantes.


______________________




Mundo | Jornalista suíço acusa Fernando Madureira de insulto racista no Dragão

Caso terá acontecido quando Jean-Pierre Nsamé se preparava para bater um penalti contra o FC Porto
Fernando Madureira está a ser acusado de ter feito insultos de teor racista a um jogador do Young Boys, durante o encontro entre FC Porto e os suíços, a contar para a 1.ª jornada do grupo G da Liga Europa.
O caso que motiva o desagrado suíço aconteceu, alegadamente, quando o camaronês Jean-Pierre Nsamé se preparava para marcar um penalti no Estádio do Dragão junto à baliza onde está a claque azul e branca dos Super Dragões.
Durante a marcação do penalti são audíveis alguns sons que o jornalista David Lemos quer que a UEFA possa avaliar, se o FC Porto não tomar medidas.
De resto, a entidade que gere o futebol europeu tem sido implacável na luta contra o racismo. Daí que o jornalista espere que seja tomada uma atitude.
"Ontem no Porto, ouvimos claramente o líder dos ultras do FC Porto a gritar por duas vezes com o seu micro ‘macaco!’ para Jean-Pierre Nsamé no momento em que ia marcar o penalti. As sanções serão impostas pelo clube contra esse indivíduo ou pela UEFA contra o clube? Digam-me que sim", pode ler-se, numa mensagem deixada pelo jornalista nas redes sociais.
A SportTV captou o momento da marcação da grande penalidade, que poderá ser agora usado pela UEFA para analisar esta situação.
Bancada.pt

Região Centro | Grupo Motard da Polícia Judiciária de Coimbra realiza evento em prol da APPACDM


Resultado de imagem para policia judiciaria de coimbra
Nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro o Grupo Motard do Centro Cultural e Desportivo da Polícia Judiciária de Coimbra vai realizar um evento para comemoração das suas atividades. Durante estes três dias, o Grupo Motard irá realizar várias atividades, como passeios de motos, por várias cidades da zona centro.

Durante este evento, serão realizadas vendas de rifas, cujos lucros vão reverter a favor da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra. Também as restantes atividades, como inscrições para a iniciativa, reverterão para a instituição de apoio à deficiência intelectual.

Durante a noite de dia 21 vai ser realizado, igualmente, um jantar em honra da instituição, com a presença da Presidente da APPACDM Coimbra, Helena Albuquerque.

Algarve | Projeto de Delimitação da Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Olhão em discussão pública

Está a iniciar-se o período de discussão pública relativa ao projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Olhão e respetiva Operação de Reabilitação Urbana, bem como o respetivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.
Os interessados têm um prazo de 22 dias úteis para procederem à formulação de sugestões e prestação de informações sobre quaisquer questões relacionadas com este documento.
Isso deve ser feito mediante requerimento dirigido ao Presidente da Câmara de Olhão, devidamente identificado, diretamente nos serviços da Câmara Municipal de Olhão, através dos correios ou para o seguinte endereço de correio eletrónico: geral@cm-olhao.pt.
A delimitação da Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Olhão e respetiva Operação de Reabilitação Urbana, bem como o seu Programa Estratégico de Reabilitação Urbana podem ser consultados no sítio da Câmara Municipal de Olhão (http://www.cm-olhao.pt/) ou diretamente nos serviços da Divisão de Planeamento e Ação Social da Câmara Municipal de Olhão, no Largo Sebastião Martins Mestre, 8700-349 Olhão.

Sul | Lagos avança com elaboração de plano de pormenor

A Câmara de Lagos fixou um prazo de 30 meses para a elaboração do Plano de Pormenor da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão n.º 16 do Plano Diretor Municipal.
A autarquia deliberou, também, estabelecer um período de participação pública, pelo prazo de 15 dias úteis, contados a partir desta quinta-feira, 19 de setembro, data da publicação do respetivo aviso em Diário da República. Ao longo deste período, os interessados poderão, por escrito, formular sugestões e apresentar informações, sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração, por correio ou através do endereço eletrónico expediente.geral@cm-lagos.pt.
Os elementos que constituem este processo encontram-se disponíveis para consulta na Divisão de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Lagos (Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, Praça do Município, 8600-293 Lagos), entre as 09:00 e as 17:00 horas, bem como no endereço eletrónico www.cm-lagos.pt.

Algarve | Apoios financeiros para converter contratos de trabalho a termo em sem termo

O Governo acaba de publicar em Diário da República a portaria que regula a criação da medida CONVERTE+, que consiste num apoio transitório à conversão de contratos de trabalho a termo em contratos de trabalho sem termo, através da concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro.
Podem candidatar-se ao apoio pessoas singulares ou coletivas de direito privado e também as empresas que iniciaram: processo especial de revitalização, previsto no Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), processo de recuperação ao abrigo do Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE), ou processo no Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial em curso antes da entrada em vigor do RERE, devendo para o efeito fazer prova dessa situação, nos termos previstos na legislação
O apoio financeiro previsto na Medida é de 4 vezes a remuneração base mensal prevista no contrato de trabalho sem termo, até ao limite de 7 vezes o Indexante dos Apoios Sociais que atualmente é de €435,76.
O apoio financeiro é majorado em 10% nos casos seguintes:
  1. a) Conversão de contrato de trabalho a termo celebrado com trabalhadores que reúnam uma das seguintes condições:
  • Pessoa com deficiência e incapacidade
  • Pessoa que integre família monoparental
  • Pessoa cujo cônjuge ou pessoa com quem viva em união de facto se encontre em situação de desemprego, inscrito no IEFP, IP
  • Vítima de violência doméstica
  • Refugiado
  • Ex-recluso e aquele que cumpra ou tenha cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade em condições de se inserir na vida ativa
  • Toxicodependente em processo de recuperação
  1. b) Conversão de contrato de trabalho a termo relativo a posto de trabalho localizado em território economicamente desfavorecido
O apoio financeiro pode, ainda, ser majorado em 30% quando se trate de conversão de contrato de trabalho a termo celebrado com trabalhador do sexo sub-representado em determinada profissão (profissão em que não se verifique uma representatividade de 33,3% em relação a um dos sexos)*
São requisitos para a concessão do apoio financeiro:
  • A manutenção do contrato de trabalho apoiado e do nível de emprego, por um período de 24 meses a contar da data de início da vigência do contrato de trabalho sem termo apoiado
A remuneração prevista no contrato de trabalho apoiado tem de respeitar o previsto em termos de retribuição mínima mensal garantida e, quando aplicável, do respetivo instrumento de regulamentação coletiva de trabalho
A candidatura é efetuada por submissão eletrónica, através do portal iefponline, no período a definir pelo IEFP, IP e a divulgar no sítio eletrónico www.iefp.pt.
Cada candidatura pode abranger até 10 contratos de trabalho e a entidade empregadora pode submeter várias candidaturas no mesmo período de vigência da medida CONVERTE+, que vigora até 31 de março de 2020.
A Portaria que regula esta Medida pode ser consultada aqui.