sexta-feira, 3 de abril de 2020

Vestido ‘trai’ Cristina Ferreira e deixa apresentadora com as cuecas de fora

Cristina Ferreira optou por um vestido midi com padrão floral para o programa desta sexta-feira, dia 3 de abril. Apesar de comprido, o modelito traiu a apresentadora.

Cristina Ferreira optou por encerrar a semana com um vestido que acabou por mostrar demais. A apresentadora das manhãs da SIC apresentou-se no Programa da Cristina desta sexta-feira, dia 3, com um vestido midi, com padrão floral, em tons de branco e cor-de-rosa. Um vestido «muito bonito», de acordo com os fãs mas que acabou por tramar a comunicadora. Isto porque, segundo os mais atentos, é possível ver as suas cuecas.

«Vê-se a cueca branca. É muito lindo, mas não havia necessidade» revelou uma seguidora nas redes sociais de Cristina Ferreira. O alerta à estrela da SIC não foi bem visto e há quem tenha saído em sua defesa: «Vê-se onde?», «que vestido tão bonito», «estás muito bonita Cristina», são alguns exemplos.

Cristina Ferreira trabalha com equipa reduzida

De recordar que Cristina Ferreira tem sido uma das pessoas em Portugal que mais tem sensibilizado as pessoas para que fiquem em casa nestes tempos de quarentena e isolamento social devido à Covid – 19. Depois de uns dias em quarentena, a apresentadora regressou aos estúdios de Carnaxide e tem feito muitas das entrevistas através das novas tecnologias.
Com ela, está Ben – Rúben Vieira – e outros elementos do Programa da Cristina. Ainda assim, é de salientar que a equipa foi reduzida e são muitos aqueles que estão em casa.

Texto: Márcia Alves/Impala

Crianças carenciadas continuam a beneficiar de refeições escolares

O Município de Cantanhede, conforme esteve a fazer quando as escolas foram encerradas em consequência do estado de emergência, garante a continuidade do fornecimento de refeições escolares a todas as crianças do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, que necessitem deste apoio durante o período da interrupção letiva da Páscoa.
O processo está a ser coordenado pelo Câmara Municipal em articulação com os Agrupamentos de Escolas, quem têm estado a monitorizar e a sinalizar todos os pedidos. Os Agrupamentos de Escolas encontram-se a assegurar as refeições aos alunos do 2º e 3º CEB, beneficiárias de Escalão A e cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social ou tenham manifestado essa necessidade.
Com um número crescente de casos socialmente desfavorecidos a solicitar este apoio, esta iniciativa abrange o fornecimento de refeições, que nesta fase passa pela entrega de cabazes, a 45 alunos beneficiários de apoio social escolar (Escalão A) integrados num total de 38 agregados familiares.
No sentido de prevenir os riscos de contágio, o Município entregará as refeições ou bens alimentares nos domicílios, procurando salvaguardar o distanciamento social aconselhado para que, assim, as crianças estejam menos expostas a riscos desnecessários.
Os encarregados de educação e famílias carenciadas que pretendam beneficiar deste apoio social escolar, podem solicitar mais informações através do email deas@cm-cantanhede.pt ou do telefone n.º 231 410 123.
Fonte:Francisco Ferra / Jornal Mira Online

México | Cómo Hacer Que G Suite Sea Tu Aliado Durante El Home Office Por El Coronavirus?


por Yesica Flores
HONG KONG, HONG KONG - November 27: A woman using an Macbook Pro as she uses Google G Suite on November 27, 2017 in Hong Kong, Hong Kong. (Photo by studioEAST/Getty Images)
Debido a la pandemia causada por el coronavirus (COVID-19), diferentes empresas alrededor del mundo están optando por mandar a casa a sus empleados e implementar el llamado home office o teletrabajo, como medida preventiva para enfrentar la contingencia global.
Pese a que esta medida se está tomando de manera obligada, también debemos ver su parte positiva. De acuerdo con una encuesta de satisfacción publicada en el reporte State of Remote Work 2019, realizado por Owl Labs, los trabajadores que hacen home office aseguran estar 22% más contentos con sus labores que los que no lo hacen, debido a que tienen un mejor equilibrio entre su vida laboral y personal, lo que genera una mayor productividad y menor estrés.
“Debido a las medidas de aislamiento que se están tomando para evitar propagar el coronavirus, debemos aprovechar la tecnología para sacarle el máximo provecho al home office. Lo cual ayudará a que nuestra productividad no se vea tan mermada”, comenta Gustavo Parés, director general de la empresa especializada en Inteligencia Artificial y soluciones en la nube, NDS Cognitive Labs. “Actualmente existen diferentes aplicaciones en la nube, lo cual significa que están al alcance de cualquier persona y permiten trabajar de manera remota, así como las herramientas de G Suite”, explica Parés.
G Suite es una de las mejores plataformas para administrar una fuerza de trabajo remota, ya que las funciones de programación global, las actualizaciones instantáneas, la sincronización y el intercambio de datos te permiten acceder a los documentos y colaborar como si estuvieras en la misma oficina y zona horaria.
Es por ello que, en medio de este panorama, la empresa mexicana NDS Cognitive Labs comparte algunos consejos para utilizar diferentes herramientas que optimizarán tu fuerza laboral, productividad y te ayudarán a realizar tus actividades laborales durante la cuarentena:
Google Hangouts
Google Hangouts o Google Meet es el sistema de videoconferencias de la plataforma que, en su versión para particulares, permite hasta 25 personas conectadas de forma simultánea a través de una pantalla dividida, así como la opción de intercambiar mensajes de texto. Si tu empresa ya utiliza G-Suite, entonces pueden utilizar funciones avanzadas de nivel empresarial, como la posibilidad de grabar videos y reuniones para hasta 250 personas.
Recientemente Google anunció que este servicio permanecerá gratuito hasta el 1 de julio ante la contingencia en el mundo por la pandemia del coronavirus Covid-19.
Utilizarlo es bastante simple, pues Google Calendar crea automáticamente una liga para conectarse a una llamada a través de Meet con cada invitación que se envíe y todos los invitados podrán acceder a la llamada. Una vez dentro de ésta, el uso de la interfaz es sencillo para chatear y compartir pantalla.
Google Drive
Google Drive es un servicio de almacenamiento en la nube que permite alojar diferentes archivos, desde textos y presentaciones hasta vídeos y documentos pesados.
Esta herramienta permite a los administradores y trabajadores acceder rápidamente a ciertos archivos, siempre y cuando el dueño haya compartido el acceso. Esto significa que si tienes un empleado que trabaja de manera remota y realiza una tarea específica, puede brindar el permiso de acceso a los archivos necesarios en su Google Drive sin tener que compartir documentos innecesarios o que le gustaría limitar a la gerencia u otros miembros del equipo.
Ésto se realiza a través de Google Docs, Sheets, Slides y demás productos de Google. Así, al compartir un archivo, los colaboradores pueden trabajar en el mismo documento a la vez. Algo muy importante y benéfico para los usuarios es que los archivos se actualizan en tiempo real, a medida que cada persona agrega información.
En época de cuarentena, es importante mantener la comunicación activa con el equipo de trabajo, por lo que estas herramientas también incluyen un chat en el que los usuarios pueden intercambiar mensajes.
Google Forms
Los formularios de Google son útiles para hacer sondeos, encuestas, recopilar datos e, incluso, para hacer tests o evaluaciones en línea. También puede ayudarte a recopilar rápidamente información de usuarios, clientes potenciales, trabajadores remotos y proveedores. Además, la integración con Google Sheets hace que los datos sean fáciles de visualizar, analizar y evaluar.
Por ejemplo, en este momento que se puede necesitar contratar fuerza laboral remota, Google Forms puede ayudar a recopilar historiales laborales y otra información relevante. Después de eso, los datos se pueden ver fácilmente. Se pueden agendar citas para entrevistas remotas usando Google Calendar, y las cuales se pueden hacer en tiempo real usando Google Hangouts. Cualquier contrato que deba firmarse se puede hacer con DocuSign, que está integrado en Gmail. Es decir, el proceso completo de reclutamiento se puede gestionar a través de G Suite.

Vírus já matou 57 mil pessoas em mais de um milhão de infetados

Covid-19 já matou 57 mil pessoas em mais de um milhão de infetados ...
Sábado
A pandemia de covid-19 matou já pelo menos 57.474 pessoas e infetou mais de um milhão em todo o mundo desde seu aparecimento, segundo um balanço da agência France Presse, atualizado às 19:00 de hoje, baseado em fontes oficiais.
De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, foram oficialmente diagnosticados 1.082.470 casos em 188 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China.
A AFP alerta, contudo, que o número de casos diagnosticados reflete atualmente apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas as situações que requerem atendimento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 205.400 foram até hoje dados como curados pelas autoridades de saúde.
Desde a contagem feita às 19:00 de quinta-feira, 5.757 novas mortes e 82.440 novos casos ocorreram em todo o mundo.
Os países com mais mortes nas últimas 24 horas são a França, com 1.120 novas mortes (um aumento acentuado, pois inclui mortes em casas de repouso), os Estados Unidos (1.092) e a Espanha (932).
A Itália, que registou sua primeira morte ligada ao coronavírus (covid-19) no final de fevereiro, tem atualmente 14.681 mortes, entre 119.827 casos e só nas últimas 24 horas ocorreram 766 mortes e 4.585 novos casos.
Hoje, 19.758 pessoas foram dadas como curadas pelas autoridades italianas.
Depois da Itália, os países mais afetados são a Espanha, com 10.935 mortes, entre 117.710 casos, os Estados Unidos, com 6.699 mortes (261.438 casos), a França, com 6.507 mortes (83.165 casos) e o Reino Unido, com 3.605 mortes (38.168 casos).
A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou um total de 81.620 casos (31 novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 3.322 mortes (quatro novas) e 76.571 recuperações.
Os Estados Unidos são o país atualmente mais afetado, com 261.438 infeções registadas oficialmente, incluindo 6.699 mortes e 9.428 curas.
Desde quinta-feira, às 19:00, Líbia, Quirguistão, Ilhas Marianas do Norte e Letónia anunciaram as primeiras mortes ligadas ao vírus.
A Europa totalizou até às 19:00 de hoje 41.985 mortes, em 587.386 casos, os Estados Unidos e Canadá 6.865 mortes (273.199 casos), a Ásia 4.082 mortes (114.493 casos), o Médio Oriente 3.451 mortes (67.739 casos), a América Latina e Caribe 735 mortes (25.839 casos), África 323 mortes (7.592 casos) e a Oceânia 33 mortes (6.228 casos).
Esta avaliação foi realizada usando dados coletados pelos escritórios da AFP das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).
Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.
Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.
Lusa

PSP reforça proteção a vítimas de violência doméstica apesar de menos casos

Postal do Algarve | Em situação de pandemia, São Brás de Alportel ...
A PSP recebeu em Março 585 denúncias de violência doméstica, menos 15% do que no mês homólogo de 2019, mas admite que os números possam não ser um reflexo da realidade, pelo que vai reforçar a proteção às vítimas.
"No decurso do mês de Março foram registadas 585 denúncias. Uma quebra de 15% em comparação com o período homólogo de 2019. Antevendo que este decréscimo não reflita a realidade, a PSP já iniciou a intensificação dos contactos pessoais com as vítimas de violência doméstica, no sentido de apurar da estabilidade da vivência familiar e, se necessário, proceder à imediata reavaliação individualizada de risco e reajuste das medidas de proteção da(s) vítima(s)", lê-se num comunicado da Polícia de Segurança Pública (PSP), hoje divulgado.
No documento, a PSP refere que no contexto de emergência na pandemia de covid-19 "tem dedicado grande atenção a algumas tipologias criminais as quais, potencialmente, poderão conhecer agravamentos e ou novas formas de concretização".
"Nesse contexto, o crime de violência doméstica merece por parte da PSP uma ainda maior atenção e cuidado na sua análise e resposta. O confinamento domiciliário que as famílias têm de observar poderá propiciar condições particularmente gravosas para que este crime ocorra de forma pouco percetível, contrariando o esforço realizado ao longo de vários anos", refere esta força policial.
Apesar do diminuição de queixas face ao período homólogo, foram feitas em Março 36 detenções, mais quatro do que no mesmo mês de 2019.
A PSP lembra que o crime de violência doméstica continua a ser "um dos que merece reação e investigação prioritárias", mesmo em estado de emergência, e que a violência doméstica é um crime público, o que significa que qualquer pessoa, e não apenas a vítima, pode apresentar queixa às autoridades.
"Constitui um ponto de grande importância para a PSP que a(s) vítima(s), com histórico anterior de vitimização ou não, sinta(m) que a quarentena agora vivenciada não é sinónimo de isolamento ou ausência de apoio. Pelo contrário, por parte da PSP, há um total empenhamento em demonstrar que também durante o confinamento domiciliário o crime de violência doméstica é absolutamente inadmissível", afirma a PSP em comunicado.
As queixas podem ser feitas à PSP pelas vias habituais, nomeadamente o email violenciadomestica@psp.pt, e estas continuam a ser analisadas "por equipas policiais especificamente preparadas", sendo depois "encaminhadas para as Equipas de Proximidade e de Apoio à Vítima da PSP, que se deslocarão aos locais para recolha de informação e reforçar a proteção da(s) vítima(s)".
Lusa

Estado de emergência: 108 detenções por desobediência e 1126 recusas de passagem na fronteira

Estado de emergência: 108 detenções por desobediência e 1126 ...
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez esta tarde, em declarações aos jornalistas, um balanço da primeira fase do estado de emergência, onde foram registadas 108 detenções pelo crime de desobediência.
Das 108 detenções, registadas até ao momento, pelo crime de desobediência, 29 dizem respeito à violação das obrigações de confinamento. "Estas são particularmente graves", sublinhou Eduardo Cabrita.
"Quem está confinado, ao violar a regra a que está sujeito, está não só a colocar em causa a sua própria saúde como está a colocar em causa a saúde e segurança de todos com quem convive", acrescentou.
De acordo com o ministro da Administração Interna houve ainda 10 tentativas de violação da cerca sanitária de Ovar.
Sem referir números, Eduardo Cabrita salientou ainda um terceiro tipo de violações, as de "obrigações de encerramento de estabelecimento comerciais".
Em declarações aos jornalistas, o MAI referiu ainda que mais de 4 mil portugueses já indicaram pretender ter apoio do Estado no seu regresso a Portugal. "Cerca de 75% desses repatriamentos já estão concretizados", disse.
Estão a realizar-se "diligências" para o regresso "nos próximos dias" de "cerca de mil cidadãos nacionais" que ainda se encontram fora do país.
Sobre o controlo de fronteiras, Eduardo Cabrita adiantou que, durante estas duas semanas, foram controlados 132 mil cidadãos na fronteira portuguesa com Espanha. Houve ainda 1126 recusas de passagem na fronteira.
A fronteira mais movimentada, acrescentou, foi a fronteira de Valença, onde se registaram 61 mil situações de controlo de pessoas em trânsito.
O último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 9.034 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 209 morreram, 1.024 estão internados em hospitais, 68 recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.
Lusa

Portalegre | 35 dadores de sangue enobrecem Arronches


Não é demais repetir que as boas práticas de segurança estão bem presentes nas colheitas! E agora, mais do que nunca, todas as unidades de sangue angariadas são um tesouro.
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de PortalegreADBSP – marcou presença em Arronches, numa iniciativa conjunta com o banco de sangue do hospital de Portalegre. Esta colheita bastante solidaria e participada reuniu, na sede do rancho folclórico, 35 potenciais dadores, dos quais 15 mulheres (42,9 %).
Uma vez avaliados os presentes, foi possível armazenar em Arronches 31 valiosas unidades de sangue total.
O Registo Português de Dadores de Medula Óssea angariou uma inscrição.

Sousel a 18 de Abril
A ADBSP vai marcar presença proximamente, sábado 18 de abril (da parte da manhã), no centro de saúde de Sousel.
De reportar que devido às medidas obrigatórias para o atual momento de emergência, o IPST, IP Instituto Português do Sangue e da Transplantação aprovou um conjunto de regras para salvaguardar os dadores. Por isso e para se respeitarem essas normas a ADBSP disponibiliza este telemóvel: 96 5 405 514. E pode fazer a sua inscrição para uma próxima brigada, a fim de serem agendadas as dádivas, através de mensagem na página: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/ .
Dar sangue é ter esperança!!! e contamos consigo.

JR

Voluntariado Jovem "Geração Z"


Nesta edição, com candidaturas abertas até 20 de abril, face à situação de emergência que o país atravessa, as entidades devem privilegiar a dinamização de atividades locais de entreajuda comunitária. 
As áreas de intervenção prioritárias são: 
- Direitos Humanos,
- Participação e Cidadania e
- Solidariedade Intergeracional. 
Sugere-se, pois, que as entidades: 
Realizem, antes da apresentação da candidatura, uma análise das necessidades dos cidadãos, das entidades sem fins lucrativos e mesmo dos serviços públicos da sua área e desenhem uma candidatura que, face a estas necessidades, estabeleça o perfil dos voluntários (voluntários indiferenciados ou com conhecimentos em áreas especificas); 
Desenhem tarefas/atividades passíveis de ser realizadas a partir do domicílio dos voluntários, o que não implica a obrigatoriedade desta premissa, mas sim que a solução apresentada, facilmente, seja possível adaptá-la a este requisito. 

As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma https://programas.juventude.gov.pt/geraçãoz

Prazo de candidatura: 
Estão abertas as candidaturas às entidades promotoras para a apresentação de projetos, até ao dia 20 de abril. 
O Programa é gerido através de uma plataforma informática, em: https://programas.juventude.gov.pt/geraçãoz e os projetos decorrem de 18 de maio a 30 de novembro de 2020. 

Destinatários 
Entidades privadas sem fins lucrativos; 
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos. 
Mais informações e esclarecimentos em: 

Barcelos | IPCA no programa “Somos Todos Digitais” - Estudantes do IPCA vão ensinar a trabalhar as redes sociais

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi a primeira instituição de ensino superior a ser convidada para ser parceira no projeto “Somos Todos Digitais” da INCoDe.2030 - Iniciativa Nacional para as Competências Digitais – sob o mote “Comunicar sem barreiras”.
Este programa traduz-se numa linha de apoio aos infoexcluídos e tem como objetivo dotar esta população das competências digitais para melhor ultrapassarem o isolamento a que estão sujeitas.
O projeto operacionaliza-se através da disponibilização de uma linha de apoio que, de forma imediata, apoie todas as pessoas que, tendo acesso à internet, têm maior dificuldade em manusear aplicações digitais que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância. O principal objetivo é, assim, dotar os utentes da linha de apoio de competências básicas de comunicação digital, nomeadamente, Facebook, Instagram, Messenger, Whatsapp e Skype, para uma maior interação com a família e amigos, permitindo diminuir o nível de isolamento a que estão sujeitos. Além da linha de apoio, o projeto “Somos Todos Digitais” inclui ainda um site, onde serão disponibilizados tutoriais de manuseamento dessas mesmas aplicações.
Desta forma, os estudantes do IPCA foram convidados a passar as competências digitais nas plataformas de comunicação já referidas, e a participar, na qualidade de voluntários, para o atendimento das chamadas da linha de apoio e esclarecimento das pessoas infoexcluídos.
Este projeto conta com o apoio da operadora NOS para a execução desta linha de apoio, coordenada pelo Digital Transformation Colab (DTx) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCT/FCCN).

Algumas informações importantes:
· Está prevista a entrada em funcionamento da linha de apoio na próxima 3.ª feira;
· A linha de apoio estará disponível para a população no horário das 12h às 20h, todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos).
· Os turnos são de 4h (um voluntário pode fazer um número inferior de horas) e deverá haver sempre 10 voluntários em simultâneo. O objetivo é captarmos um número suficiente de voluntários que permita uma maior rotatividade (por exemplo, dias alternados).
· Estará sempre disponível para apoio aos voluntários um docente do IPCA (coordenador) da área da informática;
· O atendimento será feito a partir do computador de cada estudante, através do reencaminhamento automático das chamadas. Não é necessário qualquer equipamento específico, uma vez que a plataforma corre no browser normal;
· Todos os voluntários receberão um kit com informação genérica e uma formação inicial para estarem aptos a operar, que se realizará na próxima segunda-feira, às 15h, com duração prevista de 2h;
· Todos os voluntários terão referência da participação neste projeto no Suplemento ao Diploma.

O IPCA quer contribuir ativamente para esta causa!

Ana Teixeira

Aveiro | ARRANCA CONSTRUÇÃO DE NOVA ROTUNDA NA ALAMEDA SILVA ROCHA


OBRAS DE URBANIZAÇÃO NA ALAMEDA SILVA ROCHA E LIGAÇÃO À RUA ...
Terá início na próxima semana, a construção de uma nova rotunda na Alameda Silva Rocha, empreitada que faz parte do acordo entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Irmãdona Supermercados S.A., no âmbito das obras de urbanização associadas ao licenciamento da segunda loja da Mercadona em Aveiro.
Esta nova rotunda visa potenciar a dinâmica e o desenvolvimento da área a nascente da Estação da CP e permitirá a construção de um arruamento de ligação entre a Alameda Silva Rocha e a Avenida Vasco Branco, cujo projeto foi também desenvolvimento pela empresa e faz parte deste mesmo acordo.
Recordamos que para ser possível a implementação da rotunda e do arruamento, a CMA adquiriu duas parcelas de terreno, correspondentes à área total de 2.270m2, pelo montante global de 111.579€.
A obra estará devidamente sinalizada, chamando-se a atenção de todos os que circularem naquela zona para circularem com os devidos cuidados.

ADJUDICADO O PROJETO DE EXECUÇÃO DA REABILITAÇÃO DAS LIGAÇÕES ESGUEIRA - AZURVA
E ALAGOAS – SANTA JOANA
A elaboração do projeto de execução da reabilitação das ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana, foi adjudicada através de despacho do Presidente da Câmara, Ribau Esteves, à empresa Sistene Engenharia, Lda., pelo valor de 46.450€ (+ IVA).
Este projeto respeita vias com uma extensão total de 7,1 km, visando a reabilitação da ligação Esgueira - Azurva o troço da antiga EN 230 entre a Rua D. Sancho I e a Rua da Areosa, enquanto que na ligação Alagoas – Santa Joana serão recuperadas a Rua de São Brás, Rua do Solposto, Rua do Barreiro, Rua 1.º de Maio, Rua da Boavista e a Rotunda junto à sede da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).
Tratando-se vias com elevado tráfego urbano e intermunicipal, é fundamental reabilitar e construir novas zonas pedonais, renovar a pavimentação e a sinalização existente, por forma a garantir mais e melhor segurança para condutores, peões e habitantes com servidão direta a estes arruamentos.

ADJUDICADOS OS PROJETOS DE REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA DOS AREAIS E DO NOVO CENTRO ESCOLAR DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) através de despacho do seu Presidente, José Ribau Esteves, decidiu adjudicar a elaboração do projeto de reabilitação e ampliação da Escola dos Areais e do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, em dois lotes distintos, pelo valor global de 57.975€ (+IVA), à empresa Termoprojeto – Engenharia e Projectos, Lda..
O Lote 1 tem o preço de 18.990€ (+ IVA) e é referente à reabilitação da Escola dos Areais, em Santa Joana, onde se pretende ter quatro salas para o 1.º Ciclo e uma sala para o Pré-Escolar.
E NÃO:
O Lote 1 tem o preço de 18.990€ (+ IVA) e é referente à reabilitação da Escola dos Areais, em Vilar, onde se pretende ter quatro salas para o 1.º Ciclo e uma sala para o Pré-Escolar.
O Lote 2 com o valor de 38.985€ (+ IVA), respeitante ao novo centro escolar de Nossa Senhora de Fátima, visa integrar os edifícios escolares da EB de Mamodeiro, EB e Jardim de Infância da Póvoa do Valado e EB de Nariz, visando criar uma nova oferta com um edifício de elevada qualidade que vai substituir os estabelecimentos de ensino existentes, com dispersão geográfica e baixa frequência. Este novo Centro Escolar terá a capacidade para oito turmas, e aquando da sua ativação a CMA vai ativar um sistema e um circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz).

ADJUDICADO O PROJETO DE REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA EB1 DO BONSUCESSO
A Câmara Municipal de Aveiro através de despacho do seu Presidente, José Ribau Esteves, decidiu adjudicar a elaboração do projeto de reabilitação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo do Bonsucesso, em Aradas, à empresa Octógono, Projetos, Lda., pelo valor de 18.500€ (+ IVA).
A EB 1 do Bonsucesso apresenta debilidades a todos os níveis (segurança, qualidade do espaço e conforto), que serão colmatadas com a qualificação das quatro salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e as duas salas do Pré-Escolar, para além de todos os restantes espaços interiores e exteriores.

Silves | Na sequência da renovação da declaração de estado de emergência


MUNICÍPIO DE SILVES PRORROGA ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS E SUSPENSÃO DE PRAZOS PROCESSUAIS
De Silves a Ferragudo: roteiro para descobrir a primeira capital ...
A Câmara Municipal de Silves, atenta à evolução da pandemia por COVID-19, e decorrente da renovação do estado de emergência decretado pela Presidência da República, informa que irá prorrogar, até ao próximo dia 17 de abril, o encerramento dos serviços e a suspensão de prazos processuais e procedimentais. Os serviços mínimos e essenciais manter-se-ão em funcionamento.

Na prática, em matéria de organização do trabalho no Município de Silves, esta decisão traduzir-se á na prorrogação das seguintes medidas e diretrizes:

» O encerramento dos serviços e instalações do Município de Silves, sem prejuízo da manutenção em funcionamento dos serviços indispensáveis para assegurar a prossecução inadiável das atribuições e competências essenciais ao funcionamento da autarquia, nomeadamente em matéria de proteção civil municipal, ação social e transporte de apoio à comunidade, e do estabelecimento dos serviços mínimos no domínio dos serviços públicos essenciais de fornecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de gestão e recolha de resíduos urbanos.

» Nos serviços e atividades consideradas essenciais e que não seja possível o recurso ao teletrabalho, que a sua execução seja garantida através da implementação de um regime de rotatividade e/ou desfasamento de horários de trabalhadores.

» Nas demais atividades e sempre que seja compatível com as funções exercidas pelo trabalhador, a adoção do teletrabalho, mediante identificação dos trabalhadores em cada unidade orgânica, através dos seus dirigentes e em articulação com o Sector de Informática da Divisão Jurídica e Administrativa e a Divisão de Recursos Humanos, devendo para o efeito serem criadas as condições para a adoção do referido regime de trabalho, ficando a monitorização do mesmo a cargo dos respetivos dirigentes.

» Que os trabalhadores que não prestem funções em serviços identificados como críticos e em que não seja possível o recurso ao teletrabalho, sejam temporariamente dispensados, devendo evitar o contacto social, sem prejuízo de a qualquer momento poderem vir a ser chamados para o exercício de funções essenciais que, por qualquer motivo, não estejam a ser garantidas, ainda que as mesmas não caibam no seu conteúdo funcional.

» A salvaguarda do direito dos trabalhadores à totalidade da sua remuneração no âmbito das medidas estabelecidas através do despacho de 19 de março de 2020 e prorrogadas por via deste despacho.



Para além do mencionado, inclui-se, ainda, nesta prorrogação a suspensão de todos os prazos para a prática de atos processuais ou procedimentais no âmbito dos procedimentos administrativos em que possam ocorrer ou realizar-se atendimentos presenciais. 

Estas medidas vigorarão até às 23h59 do dia 17 de abril de 2020, sem prejuízo de eventuais prorrogações em função da avaliação que, em cada momento, seja feita da adequação das medidas agora adotadas, tendo a determinante finalidade de controlo e contenção da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19. 

O despacho em apreço poderá ser consultado na integra no portal do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/6615/municipio-de-silves-prorroga-encerramento-dos-servicos-e-suspensao-de-prazos-processuais.aspx

O Município de Silves lamenta os transtornos causados e informa que tem estado a tomar todas as medidas possíveis para minimizar o contágio desta pandemia no concelho, relembrando que a prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância

Município de Porto de Mós garante testes COVID-19 para Profissionais de Saúde, das IPSS e da Proteção Civil

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A Câmara Municipal de Porto de Mós, com o apoio da Empresa Mármores Garcogel, conseguiu garantir que os Profissionais de Saúde, das IPSS e da Proteção Civil do concelho de Porto de Mós tenham acesso a testes Covid-19, sempre que fiquem sujeitos ao tratamento e socorro de pessoas infetadas com o Coronavírus.

Os Profissionais de Saúde, das IPSS e da Proteção Civil poderão estar sujeitos ao contacto com pessoas infetadas, ficando sem acesso, como qualquer outro cidadão, a testes Covid-19 para despiste do risco, até que surjam sintomas, como recomenda a Direção Geral de Saúde.

Neste sentido, ao invés de, a cada dia que passa os nossos Profissionais de Saúde, das IPSS e da Proteção Civil ficarem em quarentena, sem puder exercer a sua função imprescindível até que surja algum sintoma ou decorram 14 dias, a Autarquia decidiu contratualizar testes Covid-19, para que estes profissionais possam ser imediatamente testados, libertando, desta forma, da quarentena quem mais precisamos que esteja operacional.

Estamos num período preponderante para decidir o nível de amplitude e alcance do vírus no nosso concelho. Continuamos empenhados a trabalhar para garantir as melhores condições de trabalho e de segurança para todos os profissionais, bem como para garantir a melhor qualidade de vida possível para toda a população do concelho. Ajude-nos neste desígnio, se puder, fique em casa!

Para qualquer esclarecimento ou apoio, não hesite em contactar o Município através da linha direta Covid-19 24h/dia 800 210 102.

Campanha “Costura com o coração” procura voluntários para produção de máscaras em Leiria


O Município de Leiria laçou uma campanha de voluntariado com o objetivo de envolver a sociedade leiriense na produção de máscaras para as cerca de 60 instituições particulares de solidariedade social do concelho, por se tratar de um dos artigos de proteção que mais escasseiam de momento no mercado. 

Tendo como mote “Costura com o coração” , esta campanha visa responder à escassez de máscaras no mercado, sendo que o Município fornece os materiais para a sua produção, sendo apenas necessário que os voluntários possuam máquina de costura. 

Para participar basta enviar um e-mail para o endereço costura@cm-leiria.pt com indicação de um contacto telefónico, sendo a articulação depois efetuada por elementos do Município. 

Mesmo antes do lançamento da campanha existem já voluntários disponíveis, sendo o desafio a produção de largos milhares de máscaras, para as quais existe já matéria-prima em stock. 

Uma vez mais o Município de Leira agradece o extraordinário espírito solidário que a sociedade leiriense tem manifestado neste momento de especial dificuldade que enfrentamos.

PSP e GNR intensificam a partir de hoje fiscalização ao estado de emergência

A GNR e PSP vão intensificar a partir de hoje ações de patrulhamento nas estradas, de sensibilização e fiscalização, previstas no estado de emergência devido à covid-19.
PSP e GNR intensificam a partir de hoje fiscalização ao estado de emergência
Numa conferência de imprensa realizada em conjunto no Ministério da Administração Interna (MAI), as duas forças de segurança deram conta das normas previstas no decreto do estado de emergência que hoje entraram em vigor para combater a pandemia do covid-19.

A PSP e a GNR iniciaram hoje, sexta-feira, às 12h00 uma operação a nível nacional, que se prolonga até às 23:59 da próxima quarta-feira, para fiscalizar o cumprimento das regras previstas.

O diretor do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, superintendente Luís Elias, destacou as novas regras em relação à aglomeração de pessoas e em que estão previstos um limite de cinco e que, por isso, as forças de segurança “vão estar particularmente atentas” a este ponto.

Luís Elias sublinhou também que a PSP vai dar particular atenção à violência doméstica, passando a fazer uma monitorização específica dessas situações para que haja uma proteção das vítimas. Segundo o diretor do departamento de operações da PSP, o isolamento social pode criar situações de agravamento e o acompanhamento destes casos vai ser feito pelos polícias da investigação criminal.

O diretor de operações da Guarda Nacional Republicana, coronel Vítor Rodrigues, explicou que a GNR iniciou a operação “recolhimento geral” e vai incidir numa “fiscalização mais apertada nas principais vias rodoviárias do país”.

Segundo Vítor Rodrigues, a GNR vai estar no terreno para verificar se todo o cidadão está a cumprir com aquilo que está previsto na lei.

“Vai haver um grande empenhamento para ter a certeza que as regras estão a ser cumpridas”, disse, sublinhando que os eixos principais de maior preocupação são aqueles que dão acesso ao interior Norte e Centro do país e ao Algarve.

Este responsável referiu que a atuação da GNR será preventiva e de grande visibilidade, frisando que a atuação será feita de acordo com os fluxos e que, caso seja necessário, serão cortadas vias.
GNR inicia quinta-feira nova operação para o período da Páscoa

No entanto, recordou que nas estradas fiscalizadas pela GNR não se tem verificado um acentuado aumento do fluxo. A GNR vai iniciar, a partir da próxima quinta-feira, uma nova operação que vai decorrer no período da Páscoa.

O diretor de operações da GNR frisou que uma das alterações face ao decreto anterior do estado de emergência é que, durante o período do Páscoa, o cidadão está obrigado a ficar no seu concelho de residência.

“Uma das possibilidades de saída é para trabalho, durante esse período fico definido no diploma que tinha que se fazer acompanhar de uma declaração da entidade patronal”, vincou.

O diretor de operações da PSP afirmou que a operação desta força de segurança vai incidir no controlo de aglomerados de pessoas nos grandes centros urbanos, cumprimento das medidas de confinamento e isolamento social e movimento de circulação de veículos para fora das cidades, bem como a fiscalização de estabelecimentos. Luís Elias sublinhou que vai ser feita “uma fiscalização mais rigorosa” junto dos condutores e no interior dos principais centros urbanos.

A PSP estará também atenta às pessoas que vão usar transportes públicas ao fazer fiscalizações nos terminais rodoviários e ferroviários “para tentar detetar situações de saída das áreas de residência”. Luís Elias frisou também que a atuação da PSP será de prevenção, mas será “firme nos casos de incumprimento das normas”.

No âmbito da fiscalização do estado de emergência, estas duas forças de segurança usam ‘drone’ com câmaras de videovigilância. No caso da GNR, são usados na cerca sanitária de Ovar, em localidades do interior e no controlo das fronteiras com Espanha. Já a PSP, que pode começar a usar os ‘drones’ a partir de hoje, vai utilizá-los principalmente na verificação de aglomerados de pessoas e de fluxos viários.

Em Portugal, o último relatório da Direção-geral da Saúde dava conta de 9.034 casos confirmados de covid-19 e 209 mortes.


Covid-19: Muitos dos doentes que morreram tinham doenças associadas

A diretora-geral da Saúde revelou hoje que muitos dos doentes que morreram de covid-19 tinham várias doenças associadas, e que as mais comuns são do aparelho cardiocirculatório, doenças respiratórias, a diabetes e doença renal crónica.

Graça Freitas, na conferência de imprensa diária no Ministério de Saúde, em Lisboa, adiantou também que, “entre a data do início de sintomas e a data do óbito, em média, decorreram oito dias”.

Segundo a diretora-geral da Saúde, também já é possível traçar uma mediana em relação aos doentes que morreram com covid-19, nas mulheres a média é de 85 anos e nos homens é de 80 anos.

“A maior parte destas pessoas [que morreram] além do fator idade tem várias doenças e habitualmente têm mais do que uma doença. A maior parte delas têm três doenças”, acrescentou.

Entre as doenças mais comuns nas pessoas que morreram infetadas com o novo coronavírus constatou-se as do aparelho cardiocirculatório, doenças respiratórias, a diabetes, doença renal crónica, neoplasias e as doenças cerebrovasculares em geral.

Graça Freitas sublinhou também que a taxa de letalidade entre os idosos situa-se abaixo nos 10%.

“Não é nenhuma fatalidade ser idoso e ter alguma destas doenças, significa apenas um aumento do risco”, frisou.

Em relação às medidas a aplicar aos lares de idosos para combater o contágio do novo coronavírus, a diretora-geral da Saúde disse que têm decorrido “imensas reuniões entre o setor da saúde da segurança social” e que têm sido dadas muitas indicações aos profissionais e que “a situação está desde o início priorizada”.

“A nossa grande preocupação é, ao mínimo sintoma, entre idosos, funcionários ou profissionais,isolar, isolar, isolar, testar testar, testar e separar populações que estão positivas por covid-19 das negativas”, referiu Graça Freitas.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje da DGS, morreram com covid-19 até ao momento 83 homens e 73 mulheres com mais de 80 anos e 35 homens e 23 mulheres na faixa etária dos 70 aos 79 anos.

Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde admitiu que tem havido algumas dificuldades na marcação de testes à covid-19 nos laboratórios convencionados, mas o assunto está em resolução.

“Hoje está a decorrer uma reunião entre o Instituto Nacional Ricardo Jorge e a Associação Nacional de Laboratórios para melhorar a questão dos agendamentos dos testes”, disse António Lacerda Sales.

O governante garantiu que uma das prioridades continua a ser o aumento da testagem e deteção de casos de infeção, indicando que, “entre 1 de março e 1 de abril, foram processadas cerca de 86 mil amostras para covid-19”.

Portugal regista hoje 246 mortes associadas à covid-19, mais 37 do que na quinta-feira, e 9.886 infetados (mais 852), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

De acordo com os dados da DGS, há 9.886 casos confirmados, mais 852, um aumento de 9,4% face a quinta-feira.

NDC

Covid-19: Reino Unido regista 684 mortes em 24 horas

Número de mortes aumentou 23% face ao balanço anterior.
Covid-19: Reino Unido regista 684 mortes em 24 horas
O Reino Unido registou mais 684 mortes entre pessoas infetadas devido à pandemia de covid-19, fazendo subir o total para 3.605 no Reino Unido, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

O número de mortes aumentou 23% face ao balanço anterior, enquanto que o número de casos positivos subiu para 38.168, mais 13% do que na quinta-feira. Na quinta-feira, o número total de mortes relacionadas tinha aumentado 569 para 2.921, e o número de casos de 29.474 para 33.718.

Os números das mortes referem-se a pacientes que morreram em hospitais e que foram diagnosticadas com covid-19 e são compiladas a partir de números das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte registados até às 17:00 de véspera.

Estas estatísticas não incluem mortes fora do hospital, como aquelas registadas em lares de idosos, e o registo dos óbitos pode demorar mais tempo, pelo que algumas poderão não ser incluídas no balanço diário, segundo o ministério da Saúde.


Texto: Joana Ferreira com Lusa

Rock in Rio Lisboa adiado para 2021

O festival Rock in Rio Lisboa, que deveria acontecer nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho, foi adiado um ano, devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a organização.
Assim, a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa irá acontecer nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021, no mesmo local, o Parque da Bela Vista, anunciou hoje a vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, num vídeo partilhado nas páginas do festival nas redes sociais.
De acordo com Roberta Medina, foram estudados "vários cenários", sendo que realizar a 9.ª edição em junho deste ano iria implicar "retomar as montagens da Cidade do Rock" numa altura que a organização acredita ainda não ser favorável.
Os bilhetes já adquiridos para a edição deste ano "manter-se-ão válidos para as novas datas, ficando os dias em aberto até confirmação do cartaz".
A organização irá aguardar pelo levantamento do estado de emergência, para anunciar outras informações dirigidas aos portadores de bilhetes, assim como novidades relativas a cartaz.
Para a edição deste ano do Rock in Rio Lisboa estavam confirmados, entre muitos outros, Foo Fighters, The National, The Black Eyed Peas, Post Malone, Duran Duran, Anitta, A-ha e Bush. Camila Cabello, que também estava entre as confirmações, já tinha anunciado o adiamento da digressão que iria trazê-la a Lisboa.
O Rock in Rio Lisboa realiza-se de dois em dois anos, desde 2004, no Parque da Bela Vista, onde é montada a 'Cidade do Rock'.
Segundo Roberta Medina, a 10.ª edição irá realizar-se em 2022, retomando os anos pares.
O Rock in Rio Lisboa não é o primeiro festival em Portugal a alterar as datas da edição deste ano devido às limitações para combate à pandemia da covid-19.
A edição deste ano do Festival Músicas do Mundo (FMM), previsto entre 18 e 25 de julho, em Sines, distrito de Setúbal, foi cancelada.
Lusa

Justiça brasileira bloqueia mais de 3ME do Partido dos Trabalhadores

Justiça brasileira bloqueia mais de 3 ME do Partido dos Trabalhadores
A Justiça brasileira bloqueou cerca de 18 milhões de reais (3,1 milhões de euros) do Partido dos Trabalhadores, numa ação da operação Lava Jato que investiga desvios na construção da sede da Petrobras, anunciou o Ministério Público.
Na decisão do juiz federal Friedmann Wendpapé, datada de 24 de março, mas divulgada somente na quinta-feira, frisa-se que o valor bloqueado do Partido dos Trabalhadores (PT) deve sair do saldo do próprio partido, resguardando assim os recursos do fundo partidário.
Além das sanções contra o PT, o magistrado determinou ainda o bloqueio de bens e direitos de 18 réus envolvidos nas alegadas fraudes cometidas na construção da Torre de Pituba, sede da estatal petrolífera Petrobras em Salvador, no estado da Bahia.
A sentença determina o bloqueio de ativos financeiros, valores mobiliários, veículos, imóveis e participações societárias, totalizando mais de 400 milhões de reais (70,1 milhões de euros) bloqueados.
Segundo o Ministério Público, a ação civil pública foi proposta em dezembro de 2019 pela Lava Jato, com pedido de responsabilização por atos de improbidade administrativa contra a Construtora OAS, PT, e nomes como João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do PT), Renato Duque (ex-diretor da Área de Serviços da Petrobras), entre outros.
"Esta é a terceira ação cível contra partidos políticos na primeira instância, sendo que em 2018 o pedido de responsabilização foi do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), enquanto que em 2017 foi do Partido Progressista (PP)", indicou a Lava Jato em comunicado.
Ainda segundo a operação, a "prática criminosa" em causa criou "enriquecimento ilícito, causou prejuízo ao erário e atentou contra os princípios da administração pública, com pagamento de vantagens indevidas referentes à obra realizada para a ampliação das instalações da nova sede da Petrobras".
O imóvel em causa, denominado Torre Pituba, é propriedade da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros).
As investigações reuniram elementos que evidenciaram que a contratação das empresas Mendes Pinto Engenharia, Odecrecht e OAS para a ampliação das instalações da Petrobras viabilizou o pagamento de vantagens indevidas para "agentes públicos da Petrobras, dirigentes da Petros e agentes políticos ligados ao PT, além de terceiros associados a eles".
A acusação aponta que o empreendimento da Torre Pituba, cuja obra tinha sido inicialmente avaliada em 320 milhões de reais (56 milhões de euros), sofreu grandes alterações e foi objeto de adições contratuais que fizeram os custos referentes apenas à construção duplicarem.
O custo total do empreendimento da Torre Pituba foi superior a 1,3 mil milhões de reais (230 milhões de euros), segundo a Lava Jato.
Lançada em 2014, a Lava Jato, maior operação contra a corrupção no Brasil, trouxe a público um gigantesco esquema de corrupção de empresas públicas, implicando dezenas de altos responsáveis políticos e económicos, e levou à prisão de muitos deles, como do ex-Presidente Lula da Silva.
Lusa