segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Turismo do Centro atrai atenções na Feira Internacional de Turismo Ornitológico em Espanha


Visitantes do stand do Centro de Portugal mostraram grande interesse pela oferta da região a nível do Turismo de Natureza
A Turismo Centro de Portugal (TCP) participou na 19.ª edição da Feira Internacional de Turismo Ornitológico (FIO), que se realizou de 23 a 25 de fevereiro, em Espanha, e despertou o interesse dos visitantes pela oferta da região no Turismo da Natureza.
A TCP promoveu-se com um stand próprio neste evento, reconhecido como um fórum de debate sobre Turismo de Natureza e Observação de Aves cada vez mais importante a nível internacional. A FIO é a feira mais antiga do setor em Espanha e a segunda com maior da Europa.
O espaço do Centro de Portugal teve como principal objetivo divulgar e promover o vasto património natural da região. Os visitantes, em grande número, tiveram a oportunidade de ficar a saber mais sobre um território que engloba, entre muitas atrações naturais, o Estrela Geopark e o Geopark Naturtejo, ambos distinguidos pela UNESCO, e os Parques Naturais do Douro Internacional, da Serra da Estrela e do Tejo Internacional. A região abriga ainda diversas serras e reservas naturais, de grande biodiversidade e onde podem ser observadas aves raras e manifestações geológicas de muito interesse.

“Uma das prioridades estratégicas da Turismo Centro de Portugal é consolidar a identidade da região como destino privilegiado para o Turismo de Natureza. É por isso essencial a participação anual nesta feira, cada vez mais reconhecida a nível internacional”, destaca Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Este evento atrai profissionais que procuram produtos específicos, relacionados com o turismo da natureza, em que o nosso território oferece inúmeras possibilidades. O grande número de visitantes interessados no que o nosso stand tinha para mostrar comprova o sucesso da participação da Turismo do Centro”, acrescenta Raul Almeida.

A Junta de Extremadura organiza a FIO no Parque Nacional de Monfragüe, em Villarreal de San Carlos, Serradilla, Cáceres, um local de grande concentração de aves. A feira reúne empresas especializadas, destinos turísticos, associações de conservação e atividades para profissionais do turismo, oferecendo um programa informativo e lúdico.

Mais informações sobre a FIO em www.fioextremadura.es.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico participam na iniciativa “Música na Escola”; Voto antecipado em Mobilidade nas Eleições Legislativas 2024



I – Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico participam na iniciativa “Música na Escola”Mini Mozart é o tema deste ano.
A Câmara Municipal de Aveiro, com a colaboração da Orquestra Filarmonia das Beiras, irá promover, a iniciativa “Música na Escola” destinada a todos os Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município.
Esta iniciativa, integrada no Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) para o ano letivo de 2023/2024, tem como objetivo principal a sensibilização do público infantil para a música clássica através de um espetáculo interativo que desvenda alguns segredos do funcionamento de uma orquestra, proporcionando, assim, uma experiência única e rica que é a de ver, ouvir e sentir uma orquestra ao vivo.
Sob o mote “Mini Mozart!”, na edição de 2024 a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro Jan Wierzba, convida todos os Alunos, Docentes e Assistentes Operacionais, a conhecer Mozart e a sua música.
O espetáculo que será apresentado nas sessões pedagógicas resulta de um projeto encomendado pela Real Filarmonia de Galícia ao Serviço Educativo da Casa da Música do Porto e conta com a participação dos formadores Sofia Nereida e António Miguel Teixeira (dos Serviços Educativos da Casa da Música), sob a direção do Maestro Jan Wierzba.
A edição deste ano contará com a participação de 3386 Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município, estando previstas cinco sessões, duas nos dias 28 e 29 de fevereiro e uma no dia 1 de março, as quais decorrerão no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, no período da manhã.

Concerto de Família no encerramento
A sessão de encerramento realiza-se no domingo, dia 3 de março, pelas 16h00, com o Concerto de Família no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, num momento de partilha e interação entre as Crianças e os seus Familiares.
Para além de proporcionar as sessões pedagógicas, a Câmara Municipal de Aveiro facultará igualmente o transporte de todos os alunos para o Centro de Congressos, numa aposta de investimento na Educação e Formação dos mais novos.

II – Voto antecipado em Mobilidade nas Eleições Legislativas 2024
Na Eleição para a Assembleia da República podem votar antecipadamente, numa mesa de voto em mobilidade à escolha do eleitor, todos os eleitores recenseados no território nacional que nele pretendam exercer o seu direito de voto.
A manifestação de interesse (inscrição) no Voto Antecipado em Mobilidade pode ser efetuado até ao dia 29 de fevereiro, por meio eletrónico (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/) ou por via postal, através de requerimento disponível no site do Município de Aveiro, dirigido ao Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna.
As mesas de voto antecipado são constituídas em cada município e funcionarão no dia 3 de março, das 8h00 às 19h00.
O Voto Antecipado em Mobilidade no Município de Aveiro decorrerá no referido dia 03 de março no Parque de Exposições de Aveiro, com entrada pela Avenida Dr. Francisco Vale Guimarães.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Cantanhede | Claustros dos Paços do Concelho acolhem exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril

 
A exposição "Ditadura, Revolução, Democracia" - 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário está patente ao público nos claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede a partir de hoje. Na inauguração esteve a presidente da Câmara, Helena Teodósio, o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e o vereador Adérito Machado, além de alguns convidados.
No total são 11 painéis alusivos à efeméride que estão a ser exibidos simultaneamente em todos os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. O objetivo é “assinalar um marco maior na História de Portugal, contribuindo para a investigação, a produção e a disseminação de conhecimento sobre um período marcado por profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais, que culminou na democratização e na europeização do país”.
“Após a Revolução de 1974, muita coisa mudou, consolidaram-se muitas importantes conquistas, como a liberdade de expressão e o acesso à educação, além da evolução dos principais indicadores de qualidade de vida, e, apesar de ao longo destes 50 anos terem sido desenvolvidas ações para consciencializar as novas gerações desses avanços, e também do que falta fazer para cumprir o ideário de Abril, esse é um processo que tem de prosseguir, para que o seu significado se mantenha bem vivo na memória coletiva”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio. “No fundo, é essa a finalidade desta exposição que propõe uma reflexão sobre o 25 de Abril e o futuro da democracia, sublinhou a autarca.
Além dos municípios que integram a CIM da Região de Coimbra, onde se destaca o papel e a coordenação da Rede Interconcelhia de Bibliotecas da Região Centro, a criação desta mostra envolve o Plano Nacional das Artes, a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20 da Universidade de Coimbra.
“A escolha deste espaço simbólico – a casa da democracia, para esta exposição, diz muito da importância deste acontecimento definidor da vida do país, onde todos os sonhos pareciam possíveis depois de uma “longa noite” de ditadura, e onde a esperança e a liberdade nos convocavam para a urgência de construir e transformar o país. Uma exposição que nos remete para esse “o dia inicial inteiro e limpo” nas palavras da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen”, frisou o vice-presidente com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
A exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril pode ser visitada nos Claustros dos Paços do Concelho, nos dias úteis entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, até ao final do mês de abril de 2024.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


3 de março | Dia Mundial da Vida Selvagem

 Como forma de sensibilização para as muitas e variadas formas de fauna e flora selvagens, e sublinhando os benefícios que a conservação destas espécies tem para os humanos, as Nações Unidas assinalam o dia 3 de março como o Dia Mundial da Vida Selvagem.
Atualmente, a maioria das pessoas que vive em áreas urbanizadas, têm cada vez menos contacto com a fauna e a flora selvagens. A série de artigos intitulada: “Será Que Houve Um Projeto?”, no site jw.org, disponível gratuitamente em áudio e em vídeo, fornecem descrições fáceis de entender sobre características singulares dos sistemas naturais, plantas, insetos, animais marinhos e terrestres, entre outros, e de como a natureza inspirou inovações nos domínios da engenharia, robótica e da conceção de produtos, como dá conta o Comunicado de Imprensa anexo.
 
Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

Marinha Grande | APROVADA ABERTURA DE CONSULTA PARA EMPRÉSTIMO PARA CONSTRUÇÃO DA PISCINA MUNICIPAL

 A Câmara Municipal deliberou, esta segunda-feira, 26 de fevereiro, aprovar a abertura de consulta junto de instituições bancárias para o financiamento da construção da Piscina Municipal Coberta da Marinha Grande, a realizar na Avenida Dr. José Henriques Vareda, na Zona Desportiva.
A proposta vai ser, posteriormente, submetida à Assembleia Municipal, para que este órgão autorize a Câmara a contrair um empréstimo, em 2024, até ao montante máximo de 12.900.000€, pelo prazo de 15 anos.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, congratula-se com esta decisão, lembrando que “a construção da piscina municipal na Marinha Grande representa um marco de enorme importância para a população, ambicionada há décadas e que não foi concretizada no passado, mesmo quando existiam fundos comunitários para a construção deste tipo de equipamentos”.

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, no dia 27 de dezembro de 2022, o projeto de execução para a nova Piscina Municipal. O complexo da Piscina Municipal é destinado à prática de atividades aquáticas vocacionadas para o desenvolvimento das vertentes da aprendizagem da natação, das atividades desportivas e da prestação de serviços desportivos e de lazer, bem como na área da competição.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Dia 29 de fevereiro, às 18h30, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Católica e Serralves inauguram exposição “Travelogue” de Pedro Barateiro no Porto


Artista dá ainda a conhecer a sua performance "Como Fazer uma Máscara"

No dia 29 de fevereiro, às 18:30, vai ser apresentada a instalação Travelogue (2006), de Pedro Barateiro, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, é a quarta iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves.
Pedro Barateiro encontra na investigação de arquivo e na criação de microficções, estratégias para desmontar narrativas históricas e contemporâneas que continuam a sustentar a cultura hegemónica ocidental. Na obra Travelogue, o artista apresenta uma compilação de imagens retiradas de filmes de propaganda do Estado Novo, outrora exibidos no início de sessões de cinema enquanto reportagens que documentavam o crescimento de cidades e a criação de infraestruturas nas antigas colónias portuguesas, em Angola e Moçambique. A estrutura de projeção concebida por Barateiro reforça o anacronismo destas imagens, que revelam hoje, mais do que a construção de cidade, a edificação de uma ideologia.

A exposição “Mãos sobre a cidade” apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade. Mãos sobre a cidade inclui também um núcleo expositivo que reúne obras de diversos artistas no campus de Lisboa, e a apresentação de obras dos artistas E. M. Melo e Castro e Gordon Matta-Clark, nos Centros Regionais de Braga e Viseu.

No mesmo dia, 29 de fevereiro, Pedro Barateiro realizará uma performance, pelas 19h, no Auditório Ilídio Pinho. Denominada "Como Fazer uma Máscara / How to Make a Mask”, a obra assume a forma de um monólogo, acompanhado por um conjunto de imagens projetadas, onde a pessoa que lê o texto tenta pensar a questão da máscara, através de dispositivos de linguagem e imagem e exemplos que vão da história do teatro ocidental a testes de personalidade. O evento faz parte do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa com co-curadoria de Lilia Schwarcz (antropóloga e historiadora brasileira) e Nuno Crespo (diretor da Escola das Artes), que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que vão decorrer entre 16 de fevereiro e 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA).

Mais informações: www.ucp.pt
_______

29.02 — 24.06.24
Travelogue (2006) de Pedro Barateiro
Curadoria: Joana Valsassina
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Átrio do Edifício Central, R. de Diogo Botelho, Porto

Esta exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.


Pedro Barateiro
Nasceu em 1979 em Almada. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou na Associação Maumaus em Lisboa e obteve o grau de mestre pela Academia de Arte de Malmö, na Suécia. Foi artista residente do The Pavillon – Palais de Tokyo em Paris e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Pedro Barateiro já teve exposições individuais no Museu de Serralves, Museu Coleção Berardo, Museu de Arte Contemporânea de Vigo, entre outros. Participou na 29ª Bienal de São Paulo, 16ª Bienal de Sydney ou 5ª Bienal de Berlim. Apresentou performances em Paris, Beirute, Zurique, Porto, Lisboa e São Paulo. Barateiro fundou e geriu, com um conjunto de artistas, o Parkour, um espaço ligado à Avenida 211 em Lisboa.
Em 2018, o artista fez parte da exposição coletiva O Estado das Coisas, inaugurada no Camões Berlim.

*Fernanda Teixeira


Rota do Românico lança três novos programas turísticos na BTL


A Rota do Românico participa, entre 28 de fevereiro e 3 de março, na 34.ª edição da BTL — Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento de turismo realizado em Portugal.
Trata-se da 14.ª presença da Rota do Românico naquele certame, que se realiza, uma vez mais, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
O stand da Rota do Românico está integrado na área expositiva da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no Pavilhão 2 da FIL.
No evento, a Rota do Românico aproveitará a oportunidade para apresentar três novos programas turísticos: “Estrada Nacional 222 — A mais bela do mundo”, com a duração de cinco dias, concebido em parceria com a Fundação Inatel; “Douro Fantástico”, de quatro dias, com a Lusanova Tours & Travel; e, por último, “Venha descobrir a Rota do Românico”, de um dia, com a Roma Tours.

Uma das apresentações decorrerá no espaço da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no dia 1 de março, sexta-feira, pelas 17 horas.

Na última edição, em 2023, a BTL contou com a participação de 1401 expositores, 63 mil visitantes e 75 destinos internacionais.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Apresentação do livro de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, dia 01 de março, às 19h. Textos Públicos – Arte Portuguesa Contemporânea 2003-2023


Apresentado pela Bárbara Reis e pelo José Pedro Cortes
Apesar do subtítulo “Arte Portuguesa Contemporânea 2003-2023”, o livro Textos Públicos não pretende fazer a história destes cerca de 20 anos expositivos. O objetivo é contribuir para a construção da memória dos diferentes momentos e contextos artísticos, ajudando a perceber aquilo que foi, em linhas gerais e necessariamente incompletas, a receção do trabalho de um conjunto de artistas e, assim, contribuir para uma história da arte portuguesa contemporânea nos primeiros 20 anos do seculo XXI.
“Os textos são todos de ocasião: responderam a momentos expositivos e disseram sempre respeito a escolhas pessoais. A estas duas circunstâncias junta-se o constrangimento (mas também a sorte) de quase todos terem sido escritos para o jornal Público. Desta forma, este livro não é só sobre presenças, mas também sobre ausências: faltam artistas, exposições e obras, fundamentais não só no contexto da arte portuguesa contemporânea, mas também na maneira como são referências, ainda que invisíveis e discretas, no modo de ver e entender muitas das exposições aqui presentes,” indica Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Nuno Crespo é curador, crítico de arte e investigador português, que se tem dedicado ao estudo dos cruzamentos entre arte, filosofia e arquitetura, e a autores como Kant, Wittgenstein, Walter Benjamin, Peter Zumthor ou Adolf Loos. Licenciado e doutorado em filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é também professor universitário e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e colaborador habitual, enquanto crítico de arte, do suplemento cultural Ípsilon (Público), tendo sido membro do seu conselho editorial.

Ainda segundo o autor, “Este é um exercício permanente de, à maneira de um esgrimista, para usar a poderosa metáfora de Walter Benjamin, encontrar a distância certa relativamente às obras e aos artistas; depois saber encontrar a melhor forma de ataque, tendo a consciência de que deste jogo — que é igualmente uma luta, para continuar com Benjamin — se sairá sempre perdedor: as obras ganham sempre, por mais certeiros que sejam os golpes críticos, elas sobrevivem sempre. As palavras são somente formas tímidas e sempre provisórias de aproximação.”

Editado pela Documenta, a apresentação do livro de Nuno Crespo, acontecerá no próximo dia 01 de março, às 19h, na Brotéria, em Lisboa, e contará com a presença de Bárbara Reis e de José Pedro Cortes.

*Fernanda Teixeira

Câmara Municipal de Cantanhede premiou agentes desportivos do concelho


A Câmara Municipal de Cantanhede prestou homenagem aos agentes desportivos do concelho, no âmbito da Festa do Desporto realizada para o efeito no Pavilhão Multiusos de Febres.
O evento registou a participação de cerca de 800 pessoas e contou com a presença da presidente da autarquia, Helena Teodósio, que esteve acompanhada do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e do vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Adérito Machado, e dos restantes membros do executivo camarário, designadamente Célia Simões, Fernando Pais Alves, Sérgio Negrão e José Santos.
Durante a sessão, foram entregues diplomas de reconhecimento a “atletas ou pessoas e entidades que se notabilizaram na atividade desportiva, quer na vertente competitiva, quer ao nível da formação e do dirigismo, quer ainda noutras vertentes correlacionadas”.
Como atletas do ano, masculino e feminino, foram distinguidos, respetivamente, Manuel dos Santos (atletismo - Gira Sol) e Stela Fernandes (atletismo - Gira Sol), e também José Sousa (atletismo), neste caso enquanto residente que representa um clube não sedeado no concelho, o prémio de dirigente do ano foi atribuído a João Dias, da Academia CantanhedeGym, entidade que recebeu os prémios de equipa do ano e de evento do ano, pela organização da 8ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica foi considerada também a equipa do ano dos desportos individuais, enquanto ao nível dos desportos coletivos recebeu esse título a equipa de basquetebol feminino da Columbófila Cantanhedense.
No desporto adaptado, foram premiados Telmo Pinão (ciclismo), Filipe Cerqueira (andebol em cadeira de rodas) e Bogdan Zaporozhets (natação) e os prémios fair-play foram para a equipa de atletismo do C.F. “Os Marialvas” e para as equipas de futebol feminino de sub-13 e sub-15 da União Recreativa de Cadima. Finalmente, o prémio carreira consagrou o antigo ciclista Aquiles dos Santos e o prémio dedicação foi atribuído, a título póstumo, a Sancho Ferreira Alves, tendo ainda sido entregues dezenas de menções honrosas.
Na intervenção de abertura, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, referiu que a autarquia “tem atuado de modo a facultar aos munícipes de todas as gerações, e particularmente aos jovens, mais e melhores oportunidades para o exercício de uma atividade desportiva regular”, tendo recordado a propósito “os avultados investimentos efetuados na construção e manutenção de uma rede de recintos desportivos distribuídos de forma geograficamente equilibrada pelo concelho, quer através de empreitadas financiadas pelo Município, quer apoiando financeiramente entidades que demonstram ter capacidade para concretizar projetos de maior envergadura”.

Segundo a autarca, “essa realidade tem diretamente a ver com o facto de no concelho existir um movimento associativo dinâmico e fortemente mobilizado para fomentar o desenvolvimento do desporto. É isso que justifica esta Festa do Desporto em que queremos celebrar o mérito dos atletas e a extraordinária dedicação de dirigentes e técnicos que nas associações trabalham abnegadamente em prol da promoção da prática desportiva, sublinhou.

Depois das intervenções iniciais, coube ao vereador do Desporto, Adérito Machado, conduzir a cerimónia de entrega de prémios atribuídos por um júri constituído por José Maia Gomes (ex-vereador do desporto da Câmara de Cantanhede primeiro secretário da Assembleia Municipal), Arnaldo Carvalho (antigo dirigente associativo), António Rascão Marques (ex-presidente da Federação Portuguesa de Remo), Vasco Vaz (Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra , e Carlos Sousa (jornalista do Diário de Coimbra).

No decurso da Festa do Desporto do Município de Cantanhede houve vários momentos de animação com as atuações das Pequenas Vozes de Febres da Academia CantanhedeGym e da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Marinha Grande | NOITE DE JOGOS DE TABULEIRO NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, convida as famílias a participarem em mais uma sessão de jogos de tabuleiro, no dia 9 de março (sábado), das 21h00 às 00h00.
A iniciativa é organizada pela Associação Spiel Portugal, em parceria com o Município da Marinha Grande. A atividade visa divulgar e envolver os participantes, a partir dos 8 anos, em jogos de tabuleiro, fomentando o convívio e a aprendizagem de conhecimentos de forma lúdica.

A participação é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

INFANTIS DA ASSSCC – COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE CONQUISTARAM 12 PÓDIOS NO INTERDISTRITAL NA CIDADE DE VISEU


A equipa de Infantis da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente nos dias 24 e 25 de fevereiro na edição de 2024 do Campeonato Interdistrital do escalão que teve como palco as piscinas municipais existentes no parque do Fontelo na cidade de Viseu.
A competição teve 180 atletas envolvidos em representação de 30 clubes oriundos as associações distritais do Centro Norte de Portugal (Aveiro), a Associação de Natação de Coimbra e da Associação de Natação de Leiria.
A comitiva da SCC contou com a presença de 13 atletas que competiram em 66 provas individuais e 1 estafeta mista, tendo alcançado a 6ª posição no medalheiro da prova com 12 pódios (2 títulos de Campeão Interdistrital, 3 Títulos de Vice-campeão e 7 terceiros lugares).
Os maiores destaques nos Infantis B vão para os 4 pódios obtidos por Pedro Almeida (1º lugar nos 100 bruços, 2º lugar nos 200 livres e 3º lugar nos 100 livres e 200 estilos), o colega Diogo Lopes alcançava o 3º lugar nas 100 costas.
Já no escalão de Infantis A, destaque pelos 4 pódios conquistados por Santiago Pereira (2º lugar mos 200 bruços e 3º lugar nos 200 livres, 400 livres e ainda nos 200 estilos). Neste escalão, mas no setor feminino destaque para Filipa Loisas (1º lugar nos 200 mariposa), Eva Almeida (2º lugar nos 200 livres) e Beatriz Portulez (3º lugar nos 400 livres).
Integraram ainda a comitiva os atletas Afonso Oliveira, Sara Santos, Daniel Freitas, Vicente Diogo, Francisco Pereira, David Marques e Leonor Ferreira.

JOVENS POMBINHOS COMPETIRAM EM PENACOVA NO TOREGRI 2

13 atletas cadetes A e B da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estiveram presentes no dia 25 de fevereiro na 1ª jornada do TOREGRI 2.
O torneio foi organizado pela Associação de Natação de Coimbra em parceria com o Municipio de Penacova.
Foi uma manhã com bastante entusiasmo e que deu oportunidade aos Familiares dos atletas verificarem o progresso dos seus educandos no que diz respeito a técnica de nado.


Torres Vedras | ARMÁRIO - TEATRO

 No dia 9 de março pelas 15h00, o Centro de Artes e Criatividade acolhe a peça Armário, uma produção de A Bolha - Teatro com marionetas
Quando percebes que não te enquadras na heteronormatividade social, a tua cabeça enche-se de questões e de receios. E agora, o que vou fazer? Já não te sentes a mesma pessoa e, no entanto, és a mesma pessoa. Como vou carregar este segredo? Como vou contar aos meus pais? E os meus amigos, será que já perceberam? Esta peça pretende retratar o lado de algumas pessoas LGBTQIA+ e o que lhes vai na cabeça no período (por vezes longo) que antecede a partilharem esta "coisa que escondem". É, no fundo, uma partilha sobre percursos, experiências e intimidades que quer trazer diálogo e gerar empatia entre a comunidade LGBTQIA+ e as famílias.
Ficha técnica:
Encenação | Lígia Santos
Assistência de Encenação | Ana Mota Ferreira e Rafaela Santos
Interpretação | Lígia Santos
Cenário | Rafaela Santos
Iluminação | Rui Coelho 
Sonoplastia ao vivo | Manel Bilro 
Produção executiva | Bianca Dorini
Produção | A Bolha - Teatro com Marionetas 
Parceria | Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e IPA - Associação para a Promoção da Igualdade

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COM DESEMPENHO NOTÁVEL NO MÍTICO TRAIL DE CONÍMBRIGA

 
Numa organização da Associação Desportiva o Mundo da Corrida, realizou-se nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro o "XV Trail de Conímbriga Terras de Sicó", que decorreu nos Concelhos de Condeixa a Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere, Soure e Pombal, integrando cinco provas, nomeadamente 111 Milhas Terras de Sicó, na distância de111 km, Terras de Sicó, 60 km, 42 km, 30 km, 15 km e 13 km a caminhar.
Durante a madrugada de 23 para 24 de fevereiro, na prova de 111km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP série 150, competiu o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, José Santos, terminando a sua prova em 14h08m, classificando-se no 6° lugar da geral, conquistando o 1° lugar no escalão de M40.
Na manhã de 25 de fevereiro, foram 4 os atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura, que competiram na prova de 30km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2023/2024 da ADAC na vertente de Trail Longo e para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP, tendo no sector feminino Gabriela Marques, alcançado a 7ª posição na classificação geral feminina e o 1º lugar no escalão F40.
No sector masculino e igualmente na mesma distância, Luís Couto, alcançou o 4º lugar na classificação geral masculino e o 1º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, 18º masculino, 5º M45 e José Mendes, 123º masculino, 19º M35.
Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, classificou-se no 6° lugar em 16 equipas que completaram a prova de 30km.
Destaque para os extraordinários resultados individuais dos atletas José Santos, Gabriela Marques e Luis Couto.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Ilha da Boa Vista, Cabo Verde!

 Bom dia. Mensagem rápida apenas para referir que acabei de regressar da ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, e já tenho dicas fresquinhas. Continua a não ser a minha ilha preferida no arquipélago - esse título está reservado para Santo Antão e ilha do Fogo -, mas na verdade gostei de conhecer a Boa Vista. Fica a sugestão.

Apesar de não ter nada a ver com Cabo Verde, sugiro também a leitura de um texto sobre Pitões das Júnias, uma aldeia maravilhosa localizada no extremo norte de Portugal. Se ainda não conhece, fixe esse nome.

Resta-me dizer que dentro de dias partirei rumo a São Tomé e Príncipe, de onde espero trazer muitas histórias, sorrisos e dicas de viagem. Será um regresso, muitos anos depois - estou entusiasmado e em breve partilharei tudo no blogue.

A terminar, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA GALARDOADOS NA FESTA DO DESPORTO PROMOVIDA PELO MUNICIPIO DE CANTANHEDE

 

A Festa do Desporto organizada e promovida pelo Município de Cantanhede que se realizou no passado dia 24 de fevereiro, com início pelas 18h00, no Pavilhão Multiusos de Febres, homenageou um conjunto muito significativo de talentosos desportistas e equipas que se destacaram nas mais diversas modalidades, proporcionando uma tarde repleta de emoções, reconhecendo o esforço e dedicação dos atletas da região, promovendo igualmente um encontro entre todos os agentes que contribuem para o desenvolvimento do desporto no Concelho de Cantanhede.

Para alem da entrega dos galardões, o evento teve vários momentos de animação participando num deles, a Secção de Hip-Hop da Sociedade Columbófila Cantanhedense, cuja atuação foi largamente aplaudidas pelo numeroso público presente.
Helena Teodósio, começou por agradecer a presença de todos, sublinhando de seguida, que a actividade desportiva do concelho de Cantanhede é fruto de intensa colaboração entre a autarquia e as Associações, uma cooperação que se traduz em mais de 3.500 praticantes regulares em 27 modalidades, dois quais mais de metade a nível federado, alguns, cada vez mais, com desempenhos de grande mérito, agradecendo no final, a toda a equipa envolvida na preparação do evento, aos membros do júri, às Associações que proporcionaram os momentos de animação e por último aos atletas, técnicos dirigentes associativos e suas famílias, que em seu entendimento são a razão da realização desta Festa do Desporto.
Coube a Adérito Machado, Vereador responsável pelo pelouro do desporto, apresentar os elementos que integraram o júri que foi constituído por Maia Gomes, antigo vereador do desporto e atual vice-presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, Arnaldo Carvalho, na qualidade de ex-dirigente associativo, Vasco Vaz, Professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, António Rascão Marques, Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Remo e Carlos Sousa, jornalista desportivo.
Após o desfile das Associações presentes Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, acompanhada pelos nadadores Martim Pascoal e Guilherme Cardoso recebeu o Diploma que premiou o “Mérito Desportivo”, reconhecendo o papel da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e o seu inestimável contributo para o desenvolvimento do desporto no concelho.
De seguida ao momento musical, proporcionado pelo Coro Pequenas Vozes de Febres, Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, entregou a João André Costa, Ana Rodrigues e às atletas, o prémio “Equipa do Ano”, atribuído à equipa sénior feminina de Basquetebol, que na época 2022/2023, brilhou no Campeonato Nacional da 2ª Divisão ao conquistar a promoção à 1ª Divisão Nacional, integrando essa equipa Maria Mendes, Beatriz Fernandes, Inês Ramos, Inês Anastácio, Mariana Melo, Matilde Melo, Maria Cruz, Sofia Conceição, Sofia Moreira, Margarida Meneses, Inês Pinho, Milena Santos, Emilie Furtado e Dasha Santos.
No final, João André Costa, treinador da equipa sénior distinguida, aproveitou o momento para expressar o seu agradecimento ao Municipio de Cantanhede, ao seu clube, pelas condições e apoios que lhe são proporcionados, o esforço e dedicação das suas atletas, às dezenas de crianças e jovens que praticam a modalidade, finalizando prometendo cada vez mais dedicação e trabalho, para alcançar a continuidade dos êxitos conhecidos.
Reconhecendo o seu inestimável contributo, para o desenvolvimento do desporto no concelho, foi ainda pelo Município atribuído um diploma de mérito desportivo, assinalando-se as Menções Honrosas atribuídas no âmbito dos desportos individuais aos atletas André Abrantes, Dara Marques, Eduardo Cunha e Maria Fernandes da Secção de Patinagem Artística e aos nadadores Guilherme Cardoso, Jonas Ferreira e Martim Pascoal, sendo igualmente premiadas na categoria de desportos colectivos, as atletas que integraram a equipa sénior feminina que garantiu a subida ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão em Basquetebol.
Para além da atribuição destes prémios foi ainda galardoado, no âmbito do Desporto Adaptado, o nadador da Secção de Natação, Bogdan Zaporozhets, premiando o título de Vice-Campeão Nacional de Natação Adaptada, sendo na sua ausência representado pelo seu pai.
Este evento que para além da entrega de alguns prémios, reconhecendo o papel fundamental dos agentes desportivos no desenvolvimento desportivo no Concelho de Cantanhede, homenageou duas grandes figuras concelhias, nomeadamente o ciclista Aquiles dos Santos, com o prémio Carreira e Sancho Alves, este a título póstumo, com a galardão “Homenagem”.
A Festa do Desporto organizada e promovida pelo Município de Cantanhede, foi mais do que uma simples celebração, foi sem qualquer dúvida, um momento que proporcionou o fortalecimento de laços comunitários associativos que certamente irão inspirar as gerações futuras.
Foi com uma enorme honra, que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da participação dos seus atletas, acompanhados pelas suas famílias, nomeados para os diversos prémios, esteve presente nesta Festa do Desporto, tendo no final, a Presidente da Direcção Geral Lurdes Silva, que esteve acompanhada pela sua Vice Presidente Magda Silva, deixado uma palavra de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos elementos que constituíram o júri da Festa, expressando, por último, o sincero e reconhecido agradecimento, na pessoa da Senhora Presidente, Dra. Helena Teodósio, a todos as pessoas que integram o Executivo Municipal, pelo apoio e disponibilidade, sempre patenteada para com a Sociedade Columbófila.

Professora da Universidade de Coimbra distinguida pela Academia Americana de Ciências Forenses

 

Eugénia Cunha, professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de ser distinguida com T. Dale Stewart Award, da Secção de Antropologia, durante a 76ª Conferência Anual da Academia Americana de Ciências Forenses – Justice For All, em Denver, nos Estados Unidos.
«Este prémio é gratificante, significa que consegui passar "a mensagem" e que a ciência que faço é, efetivamente, partilhada. Para mim a mensagem é muito mais importante que o mensageiro», considera a premiada.
O galardão foi renomeado como Prémio T. Dale Stewart em 1987 e representa o maior prémio oferecido pela seção de Antropologia Forense para conquistas e carreiras profissionais nesta área científica.

«Andei sempre pelo estrangeiro, mas a Universidade de Coimbra é a minha casa mãe, onde, entre outros, criei cursos, o laboratório de Antropologia Forense, onde fiz e faço investigação e, sobretudo, onde dei aulas. Os alunos são a razão de ser de uma universidade e acho que inspirei alguns. Espero que este prémio também sirva para isso e para mostrar que o que fazemos em Antropologia Forense na FCTUC está ao melhor nível internacional», conclui.

Eugénia Cunha, é desde 2018, diretora do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Delegação do Sul, Lisboa e vogal do Conselho Diretivo; Professora Catedrática (desde 2003) Convidada (desde 2018) na FCTUC. Professora convidada na Universidade de Stanford (2020); USP, Ribeirão Preto (2017) e Paul Sabatier (2016).

É investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) onde é corresponsável pelo grupo de Antropologia Forense e Paleobiologia e co coordena o Laboratório de Antropologia Forense. Tem publicados mais de 2000 trabalhos científicos em revistas especializadas e está no topo 2% dos autores mais citados do mundo no campo das ciências Forenses.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

MARINHA GRANDE COM MAIOR REPRESENTAÇÃO DE SEMPRE NA BTL

 O Município da Marinha Grande vai ter a maior representação de sempre na 34.ª BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024, na FIL – Parque das Nações, no espaço expositivo do Turismo do Centro e da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Este ano o Stand do Turismo do Centro tem um módulo dedicado ao Turismo Industrial, que contará com um balcão específico de informação alusiva aos parceiros aderentes à Rede Nacional do Turismo Industrial, do qual a Marinha Grande faz parte. Neste módulo, os visitantes podem aceder à primeira edição de um roteiro alusivo à temática e jogar o jogo “Vem descobrir o Turismo Industrial no Centro de Portugal”, numa parede interativa, que atribuiu dezenas de prémios.
No stand da CIMRL, com uma área de 360 m², vão estar em destaque potencialidades turísticas, económicas, culturais, desportivas e naturais do concelho da Marinha Grande. Neste espaço, vai estar, também, a representação dos restantes municípios que integram a CIMRL, bem como as 3 associações de desenvolvimento local com intervenção no território (ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, Pinhais do Zêzere - Associação para o Desenvolvimento e Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento) e algumas empresas do setor turístico.
Estão igualmente agendadas múltiplas apresentações de produtos turísticos e atividades dos municípios, que vão surpreender todos os visitantes, transmitidos em várias plataformas digitais da CIMRL, como Facebook, YouTube e Instagram.
O programa de atividades do Município da Marinha Grande, na BTL é o seguinte:
28 de fevereiro
Abertura oficial da Feira com a presença do executivo municipal.

29 de fevereiro | Turismo Industrial
10h30 | Apresentação da Agenda da Semana Nacional do Turismo Industrial (iniciativa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município da Marinha Grande e o Turismo do Centro fazem parte).
A apresentação decorre no Stand dos Açores - Destino Nacional convidado da BTL.
29 de fevereiro | Turismo Cultural
11h30 | PODCAST “Os 25 anos do Museu do Vidro”, com Jorge Custódio.
A atividade decorre no stand da CIMRL.
1 de março | Turismo Industrial
10h00 - PODCAST com Sandra Saldanha  | LEERDAM  CRISAL GLASS
10h30 - PODCAST com  Joana Silva | CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica
A atividade decorre no stand da CIMRL.  
11h00 - Mesa redonda “sustentabilidade na Indústria”
Oradores: Carlos Viegas - Leerdam  Crisal Glass; Manuel Ferreira - Rega Energy;  Marcelo Gaspar - CDRSP - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto.
Moderação: Nuno Martinho - Open - Associação para Oportunidades Específicas de Negócio.
A atividade decorre no stand da CIMRL.
2 de março | Sol e Mar
17h30 - Showcooking,  com o Restaurante Barrote
Confeção de arroz de marisco da Praia da Vieira (prato galardoado como uma das sete maravilhas da           gastronomia nacional) 
18h15 - PODCAST com Ruben Paula - Hotel Sol e Mar & SPA.
20h20 - PODCAST com Almeida Gomes - Grupo Hotéis Cristal.
A atividade decorre no stand da CIMRL.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Coimbra | Atividade da IGAMAOT em foco na ESAC

 

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) recebe, no próximo dia 1 de março, às 14h00, na sala D3.09, uma palestra sobre a atividade da IGAMAOT – Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
A palestra é proferida pela ex-aluna da ESAC e inspetora da IGAMAOT, Tânia Morgado, e realiza-se no âmbito do Mestrado em Gestão Ambiental.
A participação está aberta a qualquer interessado na temática.

Silves | COMPLEXO DESPORTIVO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES DESAFIA UTENTES E COMUNIDADE PARA 2H00 DE MARATONA DE CYCLING

 Terá lugar no próximo dia 9 de março, entre as 9h00 e as 11h00, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, uma Maratona de Cycling que desafiará utentes e não utentes a duas horas intensas e divertidas desta modalidade desportiva. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.
Promover as aulas de cycling junto dos utentes e da comunidade em geral e criar um momento de elevação da condição física dos participantes são alguns dos objetivos deste desafio.
As inscrições são limitadas a 27 participantes, devendo ser formalizadas no portal do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20880 entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março.
Mais informações poderão ser recolhidas presencialmente junto da receção deste equipamento municipal ou através do telefone 282 440 270.