domingo, 13 de dezembro de 2020

COVID-19: Alemanha encerra escolas e comércio não-essencial até 10 de janeiro

 

O Governo da Alemanha anunciou hoje um endurecimento das regras para travar a propagação do novo coronavírus com o encerramento de escolas e de todo o comércio não-essencial a partir de quarta-feira e até 10 de janeiro.

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou à imprensa após uma reunião com os governadores dos 16 estados federados que houve acordo para alargar o confinamento em vigor.

"Somos obrigados a agir e vamos agir", disse a chanceler numa conferência de imprensa em Berlim, acompanhada do ministro das Finanças, Olaf Sholz, e do governador da Baviera, Markus Söder.

As restrições em vigor, impostas em novembro, não levaram a uma redução significativa do número de novas infeções, frisou Merkel.

A chanceler apontou "as muitas mortes" e "o crescimento exponencial das infeções", evocando os números de hoje, que contabilizam 20.200 novas infeções pelo vírus SARS-Cov-2 e 321 mortes associadas à covid-19, valores especialmente elevados tratando-se de um domingo, dia em que várias autoridades locais não transmitem os seus dados.

Entre 24 e 26 de dezembro, apenas serão permitidas reuniões entre membros de dois agregados familiares.

Com exceção desses dias de Natal, mantém-se em vigor a regra que limita cinco o número de pessoas em reuniões em espaços fechados, sem contar com crianças até aos 14 anos.

É proibida a venda de foguetes e fogo-de-artifício, usados tradicionalmente para celebrar o Ano Novo, e de álcool ao ar livre.

Desde o início do confinamento parcial, em novembro, muitos restaurantes e bares, obrigados a fechar, montaram bancas nas ruas para a venda de vinho quente ("Glühwein"), uma tradição natalícia alemã.

Restaurantes, bares, museus, teatros e todas as instalações desportivas, encerrados desde novembro, mantém-se fechados.

Os trabalhadores são instados ao teletrabalho sempre que possível ou a tirar férias por três semanas e meia, "para permitir a aplicação a todo o país do princípio "Ficamos em casa+".

O ministro das Finanças anunciou que em breve será aprovado um novo pacote de apoio à economia.

Desde o início da pandemia, a Alemanha registou 1,3 milhões de infeções e quase 22 mil mortos, segundo números oficiais. O recorde diário foi batido na sexta-feira passada, com 29.875 casos e 598 mortes.

Lusa

Agente da PSP morre atropelado a socorrer vítima de violência doméstica

 Em Comunicado, a PSP dá conta de que um seu agente, que estava fora de serviço, ao presenciar uma agressão a uma mulher, pelo seu companheiro, em plena via pública no Rossio de São Brás, em Évora, "interveio para fazer cessar o crime, pelas 21:45 horas de sábado. Ao tentar impedir a fuga do agressor, o Polícia foi atropelado pela viatura conduzida por aquele, sendo arrastado cerca de 40 metros".

O agressor conseguiu fugir, sendo posteriormente intercetado por guardas da GNR, na zona de Alcabideche, em Sintra, "após imediata difusão e alerta a todas as forças e serviços de segurança, feita pelo Centro de Comando e Controlo Estratégico da PSP".
Foram acionados os meios de emergência e socorro, sendo o Polícia transportado e assistido no Hospital do Espírito Santo, em Évora, em estado muito grave, porém, devido à gravidade das lesões sofridas, o Polícia, pelas 00H54 deste domingo, acabou por falecer.
O Polícia, de 45 anos de idade e colocado no Comando Distrital da PSP de Évora, era casado e pai de dois filhos.
A Polícia Judiciária foi contactada, por se tratar de um crime da sua competência.
.
A PSP encerra o comunicado a enaltecer "a ação do Polícia que, honrando a condição policial, levou até às últimas consequências o seu juramento de “dar a própria vida, se preciso for”, na permanente defesa e proteção dos nossos concidadãos".

Castelo de Paiva | Contemplados alunos do Ensino Básico e Jardins de infância

 CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA PRENDAS NAS ESCOLAS E IPSS DO CONCELHO

 

 Atendendo à situação de pandemia, que também afecta o concelho de Castelo de Paiva, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva não realiza este ano a

a habitual entrega de prendas a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infâncianas instalações do edifício dos Paços dos Concelho, optando este ano por visitar todas as escolas e jardins de infância e fazer durante esta semana uma distribuição directa nos estabelecimentos de ensinocontemplando mais de 1000 crianças nesta acção natalícia.

 


Por uma questão de segurança e para evitar os ajuntamentos e propagação de contágios, a autarquia paivense não realiza este ano as diversas actividades natalícias que, normalmente, se desenrolam no espaço do Largo do Conde, e nesta distribuição de lembranças, como é habitual, também não foram esquecidas as diversas IPSS localizadas no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paivaque hoje, numa atitude simbólica para marcar a iniciativa, esteve na EB 1 /JI de S. Lourenço, em Bairros, refere que, apesar da situação complicada que vivemos, no contexto da pandemia que nos afecta, e apesar de todas as restrições implementadas, ao nível da convivência social, não poderíamos esquecer as nossas crianças e os nossos idosos, daí esta mensagem de fraternidade e entrega de lembranças a todos.

Gonçalo Rocha referiu, a propósito desta quadra festiva, que apesar de estarem canceladas todas as actividades de Natal, não fazia sentido deixar de fazer a habitual iluminação das principais ruas da urbe paivense, até porque isso afastaria as pessoas do centro da vila, para se deslocar para grandes superfícies comerciais, e importa neste momento, ajudar cada vez mais o comércio local, com realização de campanhas promocionais que motivem a população a fazer compras no território.

     

Carlos Oliveira

Variedade e Unidade nas Canções de Natal

 

Por meio de seus cantos natalinos, cada povo glorifica a seu modo o Menino Jesus

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Nas diversas nações, os cânticos de Natal variam de acordo com a índole nacional, mas em todos estão sempre presentes as mesmas notas apropriadas à Noite Santa. Há canções natalinas norte-americanas, brasileiras, italianas, alemãs, francesas, espanholas etc. São bem diferentes umas das outras, entretanto manifestam-se em todas os mesmos sentimentos despertados pelo Menino Jesus, por Nossa Senhora, por São José, pelo presépio. Quais são esses sentimentos?

O primeiro é a inocência. Os vários povos souberam compor verdadeiramente hinos de entusiasmo à inocência do Menino Jesus, que repercutem sob a forma de acordes a inocência de cada um ao glorificá-Lo. O entusiasmo que cada povo manifesta pela inocência do Divino Menino reflete um elemento de inocência que há em nós. Se não tivéssemos inocência alguma, não nos interessaríamos por Ele. Há quem não se interesse por Ele, ou aparenta interesse por pura formalidade. Como há em nós uma inocência, nos interessamos e cantamos a inocência presente n’Ele.

Está presente também o sentimento de ternura, pelo fato de o Menino Jesus ser tão frágil e pequeno, sendo ao mesmo tempo Deus. Há uma espécie de ternura, de compaixão, pois Ele é o Homem Deus — tão grande, entretanto contido naquela Criancinha. Disso decorre a vontade de proteger o Menino Jesus contra qualquer fator agressivo. Assim, algumas canções de Natal sugerem uma nota de defesa do Divino Infante.

As canções natalinas dos diversos países apresentam certa analogia com o sol, cuja luz tem a mesma cor; porém, quando ela atravessa um vitral, seus raios tomam coloridos diferentes, mas harmoniosos. A luz do sol que incide sobre o vitral projeta belezas como a de pedras preciosas.

Da mesma forma, o Menino Jesus é um só. Mas, quando cantado pela alma anglo-saxônica, notamos certo tipo de beleza; pela alma germânica, outro aspecto do belo; pela alma latina, brasileira, hispano-americana, surgem outras belezas. Já ouvi canções eslavas, inclusive russas; muito bonitas, mas com outras notas. Todas essas canções formam como que um vitral do Menino Jesus.

ABIM

_____________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 30 de dezembro de 1988. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Governo abre 462 vagas para contratar médicos especialistas


O Ministério da Saúde abriu 462 vagas para a contratação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública e na área hospitalar, detalha em comunicado.

Segundo os despachos publicados em Diário da República, estão autorizadas 140 vagas para Medicina Geral e Familiar, 15 em Saúde Pública e 307 na área hospital, todas no âmbito da conclusão do internato médico da segunda época.

"O Governo prossegue a política que tem vindo a adotar de reforço dos recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde, permitindo, assim, aos serviços e estabelecimentos de saúde um robustecimento da capacidade de resposta em especial no atual contexto de pandemia", sublinhou o secretário de Estado e Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, citado no comunicado.

O Ministério da Saúde explica que além dos médicos que tenham concluído a formação médica especializada nessa fase, podem também candidatar-se outros especialistas que não tenham qualquer vínculo profissional com o Estado.

Em relação à distribuição das vagas, no caso de Medicina Geral e Familiar, 52 vão para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, 48 para a de Lisboa e Vale do Tejo, 19 para a do Centro, seis para o Algarve e uma para a do Centro.

Nesta área há ainda quatro vagas para a Unidade Local de Saúde Nordeste, três para a de Castelo Branco e para a da Guarda, duas para a do Norte Alentejano e uma para a do Litoral Alentejano e para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Ponte de Sôr/Montargil.

Entre as 15 vagas em Saúde Pública, cinco são para a ARS do Norte, quatro para Lisboa e Vale do Tejo, uma para as ARS do Centro, Alentejo e Algarve, e uma também para as unidades locais de Saúde de Castelo Branco, do Norte Alentejano e do Baixo Alentejo.

Já as 307 na área hospital estão distribuídas por dezenas de entidades de saúde e 38 especialidades, como pediatria, psiquiatria, ginecologia/obstetrícia, urologia, oncologia médica ou gastrenterologia.

Num dos despachos assinados por Lacerda Sales, o secretário de Estado sublinha a necessidade de reforçar o SNS face à atual situação epidemiológica.

"Perante este evento disruptivo, importa reafirmar e robustecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS), como garante da proteção da saúde individual e coletiva, promovendo e assegurando a prestação de cuidados de saúde de qualidade, equitativos e universais", lê-se no documento.

Lusa

CDS-PP vai apoiar Marcelo Rebelo de Sousa


O CDS-PP decidiu, em reunião extraordinária do Conselho Nacional, apoiar a recandidatura do atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, às eleições presidenciais de janeiro, transmitiram à Lusa fontes centristas.

A favor votaram 153 conselheiros e 34 votaram contra, sendo que 28 abstiveram-se, indicaram as mesmas fontes.

A reunião do Conselho Nacional centrista, fechada à comunicação social e que começou com cerca de duas horas de atraso, contou com cerca de 200 participantes e decorreu através de videoconferência, devido à pandemia de covid-19.

Os conselheiros estiveram reunidos desde cerca das 11:00 e apenas às 20:00 chegaram a uma decisão, depois de várias horas de intervenções e de uma votação em que foi registado, um a um, o voto dos participantes.

Nas últimas eleições presidenciais, em 2016, o CDS já tinha apoiado Marcelo Rebelo de Sousa.

O atual Presidente da República anunciou na segunda-feira que é candidato a um segundo mandato em Belém.

No arranque do Conselho Nacional, ao apresentar a proposta da direção, o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues do Santos, defendeu que Marcelo Rebelo de Sousa "é o único candidato que está para além dos partidos" e "o verdadeiro pilar moral e afetivo da nação".

Lusa