quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Programa do fim de ano farense dura dois dias

O Jardim Manuel Bivar vai ser palco, mais uma vez, de muita animação para marcar a despedida de 2017 e saudar o novo ano. DJ Ride e Tiago Bettencourt serão os protagonistas da grande festa, de entrada livre, onde não faltará o habitual fogo-de-artifício e animação musical pela noite dentro.
A festa da Passagem de Ano é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Faro e Ambifaro, em parceria com a Baixa de Faro, ACRAL e União de Freguesias de Faro.
Os festejos de fim de ano começam logo no dia 30, com actuação da banda farense “Mopho”, projecto nascido em 2008. Com uma formação que integra elementos com uma grande experiência musical, provenientes de algumas das melhores bandas do Algarve, os Mopho apresentam uma sonoridade coesa e madura, que se integra nos domínios do Rock/Post-Rock, envolvido por fortes elementos orquestrais e electrónicos.
A festa continua, ainda no dia 30, com o conceituado DJ Ride, campeão do mundo de “scratch”. Desde 2003 a vencer títulos, quer nacionais, quer mundiais, é uma referência na música urbana e quando “arranha” discos, é música para os ouvidos.
A despedida de 2017, no dia 31 de Dezembro, começa às 23h00, com a actuação de Tiago Bettencourt, nome incontornável da música portuguesa.
Quando o relógio marcar meia-noite, será lançado o habitual fogo-de-artifício piromusical e 2018 começará na baixa da cidade, ainda ao som de Tiago Bettencourt que estará em palco até perto das 00:30, altura em que terá início a actuação do DJ Sunlize. O último artista a animar a festa começou a dar os seus primeiros passos em 2002 e é hoje uma das grandes promessas da dance scene nacional. Sendo uma das Caras da Pioneer em Portugal, a linha musical que mais identifica o trabalho deste DJ é o House Music, em todas as suas vertentes.
Fonte: O Algarve Económico

DE GOLEADA EM GOLEADA, FC PORTO ENTRA NOS ‘QUARTOS’ DA TAÇA PELA PORTA GRANDE

FC Porto junta-se a Rio Ave, Cova da Piedade, Moreirense, Desportivo das Aves, Farense e Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal.
O FC Porto qualificou-se, esta quinta-feira, para os quartos de final da Taça de Portugal ao golear o Vitória de Guimarães por 4-0 no Estádio do Dragão. Num jogo onde os Dragões foram muito superiores, Aboubakar, Danilo e André André (2) fizeram os quatro golos da partida.
Face ao último jogo dos Dragões, na goleada no Estádio do Bonfim contra o Vitória de Setúbal, o treinador Sérgio Conceição promoveu duas alterações: José Sá e Brahimi saíram para os lugares de Casillas e Jesus Corona. Do lado da equipa minhota, Pedro Martins fez seis alterações: saíram Douglas, Pedrão, João Aurélio, Celis, Raphinha e Heldon e entraram Miguel Silva, Moreno, Konan, Francisco Ramos, Hélder Ferreira e Rincón.
Aos 11 minutos, o árbitro Carlos Xistra assinalou uma grande penalidade a favor do FC Porto. Maxi cruzou na direita, Aboubakar dominou na área, mas perdeu para Victor Garcia, que acabou por tocar a bola com a mão. Foi o avançado camaronês que bateu a grande penalidade para o meio da baliza, enganando o guarda-redes Miguel Silva, inaugurando assim o marcador no Dragão.
Já no segundo tempo, e depois de ter enviado duas bolas ao poste da baliza de Miguel Silva, Danilo conseguiu finalmente marcar. Aos 58 minutos, após pontapé de canto batido por Alex Telles para o primeiro poste, surgiu o médio internacional português a cabecear cruzado, sem hipótese de defesa para o guardião vitoriano.
Com poucos minutos em campo, André André (entrou para o lugar de Ricardo Pereira) aumentou a vantagem portista, mas o destaque vai para o excelente passe de Herrera a isolar Aboubakar na área. O avançado camaronês rematou para uma grande defesa de Miguel Silva, mas, na recarga, o antigo jogador do Vitória de Guimarães só teve de encostar.
Com o jogo completamente partido e praticamente resolvido, ainda houve tempo para mais um golo, novamente da autoria de André André. Novamente canto batido por Alex Telles, Soares tocou para a pequena área, onde apareceu André André a encostar e a bisar na partida.
Salientar que o FC Porto de Sérgio Conceição marcou 14 golos nos últimos três desafios (5 ao Mónaco, 5 ao Vitória de Setúbal e quatro ao Vitória de Guimarães).
Com este triunfo fácil, o FC Porto junta-se a Rio Ave, Cova da Piedade, Moreirense, Desportivo das Aves, Farense e Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na segunda-feira.
Sportinforma

Iniciativa solidária em Loulé

Esta Sexta-feira, 15 de Dezembro, tem lugar em Loulé, entre as 19 e as 23 horas, a segunda edição da iniciativa “Encontro de Camisolas de Natal”.
Trata-se de um roteiro solidário promovido pela Câmara Municipal de Loulé em parceria com a ACRAL e bares e cafés da cidade de Loulé. A população e visitantes são convidados a sair à rua vestidos de Natal com as tradicionais camisolas com motivos natalícios ou outros adereços como gorros e enfeites e a contribuir com brinquedos, roupas ou comida para depositar nas caixas que vão estar devidamente assinaladas nos cafés e bares que participam na iniciativa.
Estes donativos serão, posteriormente, entregues a três instituições particulares de solidariedade social – Existir, UNIR e Centro de Acolhimento “Os Miúdos”.
Os estabelecimentos aderentes são os seguintes: Café Calcinha, Bela Taça, Old Town, Hamburgaria da Baixa, Praça Central, Expres&Go (Praça da República), Bar 28, 11 da Villa, Café Q, Joker Bar (Zona Histórica), Planet of Cake, Pastelaria Rústica, Taberna dos Frades, Galeria do Improviso (Rua das Lojas e Largo de S. Francisco), Waffleria da Cidade, Snack Bar Chávena, Pastelaria Maria Campina, Tasquinha da Malta (Rua Maria Campina), Brooklyn Hamburgaria e Cervejaria (Rua Voz de Loulé), Café Delfim (Rua 25 de Abril).
Fonte: O Algarve Económico

Empresa oferece 3.500 euros aos Bombeiros de Portimão


A empresa «Auto Rent IV», de Alvor, entregou um cheque no valor de 3.500 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, para ajudar aquela entidade a desenvolver as suas actividades.

O cheque foi entregue à direcção dos Bombeiros por um dos responsáveis da empresa, João Correia, que se comprometeu a, no próximo ano, entregar um novo cheque, uma vez que a «Auto Rent IV» vai destinar aos ‘soldados da paz’ portimonenses uma percentagem do valor cobrado por cada viatura que alugue.

A direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, liderada por Álvaro Bila, realça o “excelente exemplo” desta empresa de rent-a-car “preocupada com a comunidade em que está inserida, contribuindo assim para que a mesma seja mais resiliente, apostando na capacidade do Corpo de Bombeiros que tem por missão proteger e socorrer os portimonenses e todos quantos nos visitam”.

Fonte: O Algarve Económico

Centro Hospitalar Médio Ave quer passar de 90 para 300 os dadores de sangue

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) criou o programa "Doe Vida. Seja do nosso tipo", num esforço para conseguir em 2018 passar dos atuais 90 dadores de sangue para 300, disse à Lusa fonte do conselho de administração.
AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN
Segundo o vogal do Conselho de Administração do CHMA Luís Moniz, a ideia de projeto, que arranca no próximo sábado, é através da atribuição de uma nova designação do dador de sangue, que passará a denominar-se Voluntário de Sangue do CHMA, "reforçar” a sua importância na sua unidade de saúde.
"Acreditamos que, aumentando este sentimento de pertença alargado às empresas da nossa região, venham mais pessoas dar sangue ao hospital", disse Luís Moniz que, nas duas unidades em que está dividido o CHMA - Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão – contabiliza "90 dadores fixos".
Inserido num universo de 250 mil habitantes nos dois concelhos, o hospital já iniciou contactos com as empresas locais, nomeadamente a alemã de pneus Continental "com quem já há conversações, no sentido de efetivar esta ligação", perspetivando atingir, dentro de um ano, "os 300 dadores fixos".
"É nosso objetivo, no futuro, garantir que o CHMA seja autossustentável ao nível do sangue", disse Luís Moniz, de um programa que está pensado, na sua relação com as empresas, para que os trabalhadores possam ser dadores "fora do horário laboral ou ao fim de semana, mediante marcação prévia".
O CHMNA prevê fazer uma "avaliação anual" do programa, sendo certo que haverá "reajustamento de recursos humanos e de horários" para responder ao "aumento de dadores" que perspetiva.
No próximo sábado, na Unidade de Famalicão, o Serviço de Imunohemoterapia vai realizar uma cerimónia de entrega dos cartões de voluntário de sangue aos dadores de Famalicão e, em data a determinar, vai fazer o mesmo evento com os dadores de Santo Tirso.
Segundo no SNS, podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
________________________________

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Tribunal declara nula acusação de Banco de Portugal contra Salgado e Amílcar Pires


O processo que originou a condenação de Ricardo Salgado ao pagamento de uma coima de 350 mil euros e de Amílcar Morais Pires ao pagamento de 150 mil euros tribunal anulou a acusação do Banco de Portugal contra Ricardo Salgado e Amílcar Pires, no processo de contraordenação pela ausência de medidas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo em unidades do BES no estrangeiro.

Na sentença sobre o pedido de impugnação das contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal (BdP) ao ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e ao ex-administrador Amílcar Pires, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), situado em Santarém, deu razão aos recursos que invocavam preterição do direito de defesa na fase administrativa do processo.

O processo que originou a condenação de Ricardo Salgado ao pagamento de uma coima de 350 mil euros e de Amílcar Morais Pires ao pagamento de 150 mil euros -- António Souto, condenado a uma coima de 60.000 euros, não recorreu, o mesmo acontecendo com o BES (25 mil euros) -- alegava que, devido à omissão dos três responsáveis, o BES não aplicava medidas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo nas sucursais e filiais do BES de Angola, Cabo Verde, Miami e Macau.

Por determinação do juiz Sérgio Martins de Sousa, a acusação e todo o processo ulterior foram declarados nulos, "ressalvando dos seus efeitos todas as diligências de prova já produzidas durante a instrução dos autos", devendo agora o BdP, querendo, voltar a lavrar decisão, "proferindo-a isenta dos vícios que afetam a sua validade", afirma a sentença a que a Lusa teve hoje acesso.

 Lusa

CRUZ VERMELHA DE MIRA oferece Jantar de NATAL a famílias carenciadas e aos seus colaboradores

Vai realizar-se no próximo sábado, dia 16 de Dezembro, no salão polivalente dos Carapelhos, pelas 19 horas um jantar oferecido pela CRUZ VERMELHA, em colaboração com o INTERMARCHÉ em todo o país.
A Delegação da Cruz Vermelha de Mira tem estimada a participação de cerca de 150 pessoas, entre famílias carenciadas do Concelho e colaboradores.
Destaca-se ainda, a participação de um grupo de músicos da Praia de Mira que fará a animação, nomeadamente: Antonio Verissimo, António Saborano, António Lourenço, Isaura Miranda e Adolfo Maçarico.
Será uma noite simples, mas cheia de sentimento, onde os elementos da Cruz Vermelha  tentarão proporcionar bem estar a muitas famílias. De referir que todos os envolvidos são voluntários que gratuitamente oferecem o seu trabalho nesta iniciativa, assim como durante todo o ano auxiliando os mais desfavorecidos.
Um Santo e Feliz Natal para todos.
Ajude-nos a Ajudar!
A Delegação da Cruz Vermelha de Mira
Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Cartaz para Janeiro 2018 | Colheita de sangue dia 20 de Dezembro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

As sessões de colheitas de sangue a realizar ainda no mês de Dezembro vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dia 20 das 15 horas às 19:30 horas,
- Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Federação cria comissão que pode ratificar os 22 títulos reclamados pelo Sporting

Grupo técnico independente irá estudar a categorização das competições internas.
A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou, esta semana, a criação de uma comissão técnica independente que irá estudar a categorização das competições internas.
Muito vago? Pois bem. Esta comissão irá desenvolver um estudo que permitirá aferir, entre outros, se o Sporting tem ou não razão na reclamação de que detém os polémicos 22 campeonatos. Oficialmente, tem 18, a sete do Benfica, que soma 35. O FC Porto tem 27.
O presidente dos leões, Bruno de Carvalho, tem vindo a insistir, nos últimos anos, que é esse o número de títulos que o clube de Alvalade tem, sustentando-se nos quatro Campeonatos de Portugal amealhados. Esta prova também foi conquistada por Olhanense, Marítimo, Carcavelinhos e Belenenses e que o Sporting sublinha que se trata da antecessora da Primeira Liga.
O resultado deste estudo será apresentado em assembleia-geral, que ratificará ou não as conclusões.
O primeiro campeonato português reconhecido é o de 1934/35, ganho pelo FC Porto.
Fonte: RR

França. Choque de comboio com autocarro escolar faz vários mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram e 24 sofreram ferimentos "muito graves"
Um comboio colidiu esta quinta-feira com um autocarro escolar numa passagem de nível, em Millas, na prefeitura dos Pirinéus-Orientais, no sul de França.
Pelo menos quatro pessoas morreram e 24 sofreram ferimentos "muito graves", avançou o autarca Philippe Vignes, em conferência de imprensa.
As vítimas mortais são todas crianças, adianta a BFMTV.
As primeiras imagens mostram que o autocarro partiu-se em dois devido ao impacto com o comboio.
As imagens televisivas mostram uma longa fila de ambulâncias e outros veículos de emergência perto do local da tragédia.
O acidente aconteceu pelas 16h00 (hora local) em Millas, a cerca de 20 quilómetros da cidade de Perpignan.
“Todos os serviços de emergência foram mobilizados e a unidade de coordenação de crises foi activada”, declarou uma fonte da autarquia à agência Reuters.
A ministra dos Transportes, Elizabeth Borne, descreveu a tragédia como um "acidente terrível" e vai deslocar-se ao local.
DN
Foto: Twitter France Bleu

Jovem deu à luz durante viagem de autocarro de Lisboa para Paris

Parto aconteceu dentro do autocarro, numa área de serviço próxima de San Sebastián, no País Basco. Motoristas ajudaram
Uma jovem de 18 anos deu à luz no passado dia 2 de dezembro num autocarro da Internorte/Intercentro. O autocarro, que saíra de Lisboa, tinha como destino final Paris, ainda que a jovem fosse sair em Bordéus.
Segundo a transportadora, o parto ocorreu pelas quatro da manhã, quando o autocarro estava a cerca de 30 minutos de San Senbastián, no País Basco, Espanha.
O motorista, Ricardo Hilário, contou que a mãe, uma jovem de origem africana, pediu ajuda aos restantes passageiros e que rapidamente se tornou claro que estava em trabalho de parto.
O motorista conseguiu chegar em poucos minutos a uma estação de serviço, onde pediu para chamarem uma ambulância que, contudo, não chegou a tempo: a jovem acabou por dar à luz com a ajuda de Ricardo Hilário e do segundo motorista, Pedro Santos, que asseguraram os primeiros cuidados ao bebé, do sexo masculino.
A mãe e o menino foram depois levados para uma unidade de saúde local e ambos estão bem.

Fonte: DN

Auditoria da Segurança Social já decorria quando ministro esteve na Suécia


FACEBOOK RARÍSSIMAS
Esta auditoria, lançada a 31 de julho, está ainda por concluir. O trabalho até agora desenvolvido deverá ser englobado na inspeção que o ministro determinou

O Instituto da Segurança Social estava a investigar a Raríssimas quando o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visitou em novembro uma associação sueca de apoio às doenças raras, onde também esteve presente a presidente da organização portuguesa.

Fonte do gabinete de Vieira da Silva disse à agência Lusa que este encontro decorreu a 16 de novembro, aquando da deslocação do ministro a Gotemburgo para participar na Conferência Economia Social e o Futuro do Trabalho e em resposta a um convite do presidente da Agrenska (centro nacional sueco sem fins lucrativos que desenvolve um programa de apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência ou portadores de doenças raras e crónicas e respetivas famílias).

A visita ao centro Agrenska, que foi inicialmente avançada na quarta-feira pela TVI, decorreu na manhã de 16 de novembro e na mesma esteve presente a presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa, que não integrava a comitiva governamental.

Fonte do gabinete de Vieira da Silva adiantou que terá sido a organização sueca a convidar a presidente da congénere portuguesa.

A auditoria do Instituto de Segurança Social (ISS) a alegadas irregularidades estatutárias na Raríssimas, no seguimento de uma denúncia, já decorria há mais de quatro meses quando esta visita aconteceu.

Este instituto tinha avançado com a auditoria a 31 de julho, estando a mesma por concluir. O trabalho até agora desenvolvido pelo ISS -- que decorreu no seguimento de uma denúncia de um ex-tesoureiro da instituição - deverá ser englobado na inspeção que o ministro determinou segunda-feira, após a reportagem da TVI.

No seguimento desta inspeção da Inspeção Geral do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade, a associação Raríssimas recebeu quarta-feira a visita de inspetores que foram informar a metodologia de trabalho.

A polémica com a alegada gestão danosa da Raríssimas já levou à demissão do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e da presidente da associação, Paula Brito e Costa, que, contudo, ainda não formalizou a mesma junto dos órgãos competentes.

Fonte: DN

ARRIS presenta las plataformas de próxima generación para implementaciones avanzadas de PON y banda ancha inalámbrica fija


por Yesica Flores
• Las nuevas plataformas flexibles NVG578 y NVG558 permiten a los proveedores de servicios ofrecer el futuro de la banda ancha, hoy.
ARRIS International plc (NASDAQ: ARRS) presentó hoy dos nuevos dispositivos de gateway de banda ancha de próxima generación: el NVG578 y el NVG558. Ambos están listos para el futuro y ofrecen una plataforma flexible para la migración de red. Las plataformas también funcionan con el firmware de ARRIS, mismo que está probado en la industria, y es seguro y confiable.
La NVG578 es una plataforma de Red Óptica Pasiva (PON por sus siglas en inglés) personalizable. El producto ofrece a los proveedores de servicios una gama de opciones para capitalizar las inversiones en aplicaciones de banda ancha de velocidad ultra rápida. Por otra parte la plataforma ARRIS NVG578 brinda la escalabilidad que los proveedores de servicios necesitan a medida que desarrollan sus redes para satisfacer las demandas de nuevos servicios y velocidades más rápidas. Esto incluye las velocidades actuales de GPON, así como las velocidades XGS-PON y NG-PON2 de próxima generación de hasta 10 Gb / s simétricas.
En el modo inalámbrico, esta puerta de enlace ofrece Gigabit Wi-Fi® para toda la casa, con opciones para ofrecer 802.11ac y actualizar a 802.11ax en configuraciones de banda dual y tri-banda. El NVG578 también hace que la integración en el hogar inteligente sea sencilla, gracias a la compatibilidad opcional con la radio IoT.
Los proveedores de servicios obtienen la conectividad, confiabilidad y longevidad que ahora se espera de un centro que respalda un número cada vez mayor de dispositivos en un hogar inteligente. Esto es importante, ya que IDC predice que el segmento de hogares inteligentes experimentará una tasa de crecimiento anual del 19.8 por ciento para el año 2021.
La NVG558 es una pasarela de banda ancha inalámbrica fija avanzada que admite servicios de triple reproducción, gracias a la tecnología integrada que puede ofrecer 4G LTE y 3.5GHz CBRS. También tiene potencial para admitir futuros servicios 5G.
Las NVG558 y NVG578 ofrecen soporte para contenedores Docker®. Para los proveedores de servicios, significa que pueden acelerar el tiempo de lanzamiento al mercado, lo cual es crucial a medida que implementan nuevas funciones y servicios. Estos dispositivos incluyen soporte completo para ARRIS HomeAssure ™, la solución de Wi-Fi inteligente de ARRIS que extiende la cobertura y simplifica la experiencia de Wi-Fi del usuario final.
Ambas plataformas se basan en el liderazgo global de ARRIS en tecnología PON.
Productos Destacados:
 NVG578: banda ancha Gigabit lista para el futuro y Wi-Fi para todo el hogar
• Migración fluida desde las implementaciones actuales de GPON a las soluciones PON simétricas y asimétricas de próxima generación de 10 Gb / s
• La arquitectura flexible admite opciones de Wi-Fi 802.11ac y 802.11ax de doble banda o banda dual
• ARRIS HomeAssure habilitado para Wi-Fi inteligente para todo el hogar
• Capacidad de servicio IoT opcional
• Soporte de contenedor Docker para implementación simplificada de aplicaciones
• Optimización de video IPTV
 NVG558 - Banda ancha inalámbrica de triple play, fija para servicios exigentes de televisión, internet y voz
• Alternativa de banda ancha inalámbrica fija interna de alta velocidad a soluciones de banda ancha por cable
• Admite opciones WAN inalámbricas de espectro con licencia y administradas, incluidas CBRS de 3.5GHz y aplicaciones LTE privadas
• ARRIS HomeAssure habilitado para Wi-Fi inteligente para todo el hogar
• Capacidad de servicio IoT opcional
• Soporte de contenedor Docker para implementación simplificada de aplicaciones
• Optimización de video IPTV
"Los proveedores de servicios están evolucionando sus redes para ofrecer las experiencias actuales de gran ancho de banda mientras se preparan para los servicios multigigabit del mañana. Diseñamos las plataformas de banda ancha ARRIS NVG578 y NVG558 para simplificar ese proceso. Ofrecen flexibilidad sin precedentes para admitir dispositivos inteligentes; como transmisión UHD, juegos, realidad virtual y AR, y una gama completa de servicios de próxima generación ", dijo Larry Robinson, Presidente, Equipo de instalaciones del cliente, ARRIS. "Los proveedores de servicios pueden confiar en el liderazgo de ARRIS en PON, nuestras plataformas escalables de banda ancha y nuestro firmware probado en la industria para construir una base para el futuro que ofrezca servicios seguros y confiables en la actualidad".
Disponibilidad
ARRIS NVG578 y NVG558 estarán disponibles para pruebas de clientes en el primer trimestre de 2018 y disponibles para el público general en el primer semestre del 2018.

Hospital de Santa Luzia celebra dia da Santa Padroeira

Celebrou-se no dia 13 de dezembro o dia de Santa Luzia, padroeira do Hospital de Santa Luzia de Elvas.

À semelhança de anos anteriores a capelania e a Comissão de Eventos desta unidade hospitalar ofereceram aos doentes internados, e aos utentes presentes no momento, bolachinhas de Santa Luzia.

Pretendeu-se com este gesto mostrar o carinho pelos utentes utilizadores deste hospital.

ULSNA

Hora de Fecho: Rio: 21 mil euros/ano por duas reuniões na Ordem

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Eurodeputado do PS Manuel dos Santos e Rui Rio, presidente e vice da mesa da assembleia geral da Ordem dos Contabilistas têm vencimento mensal. É caso único. Mesmo em empresas. Há contestação interna.
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
O presidente da Assembleia Geral, Paulo Olavo Cunha, recebeu esta quinta-feira o pedido de demissão. A responsável pela delegação de Viseu já pediu a convocação de uma Assembleia Extraordinária.
A ex-madrinha da Raríssimas diz que está "espantada porque não esperava" e "muito preocupada" porque acredita que "não podemos prescindir dos serviços" que a instituição "presta a tantas pessoas".
O Governo vai conceder tolerância de ponto à função pública a 26 de dezembro. As exceções são os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento.
Estudo sobre desigualdade do francês Thomas Piketty revela que os 0,1% mais ricos aumentaram a sua riqueza tanto quanto a metade mais pobre da população.
Investigadores analisaram mais do que 40 mil itens recolhidos das forças do Estado Islâmico e usados nos últimos três anos. Descobriram assim de onde vem o armamento do grupo terrorista.
Uma jovem de apenas 18 anos deu à luz dentro do autocarro internacional que faz o percurso Lisboa-Paris. Os primeiros cuidados de saúde dos dois motoristas foram cruciais para o bem-estar do bebé.
O vencedor do sorteio tem direito não só à mansão, mas também a tudo nela incluído, tal como uma adega repleta de vinhos, um jardineiro, campo de golfe e até um Rolls-Royce.
A National Geographic já escolheu as melhores fotografias de Natureza de 2017, num dos concursos mais prestigiados do mundo da 8ª arte. E disponibilizou-as para download. Aqui estão as 36 imagens.
A agência espacial norte-americana vai anunciar novos dados recolhidos pela missão Kepler, que procura mundos para lá do Sistema Solar. Desta vez, usou inteligência artificial da Google. Assista aqui. 
Opinião

Paulo Tunhas
António Costa acha que “este ano foi particularmente saboroso para Portugal”. Houve, é verdade, os mortos dos fogos, houve Tancos, houve o caso da Raríssimas. Mas que importa isso?

Manuel Villaverde Cabral
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.

Helena Garrido
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas

Rui Ramos
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?

Timothy Garton Ash
As palavras ultrapassam sempre os atos na política, mas mais na UE do que em qualquer outro lado. Portanto, aqui vai uma proposta modesta: os nossos líderes devem declarar um Ano Europeu do Silêncio.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Albufeira Homenageia Bombeiros

No passado dia 11 de dezembro, o Conservatório de Albufeira na sua Gala Anual prestou uma Homenagem a todas as mulheres e homens, Bombeiras e Bombeiros Portugueses, que servem de forma desinteressada a causa dos Bombeiros, reconhecendo o seu dirigente que são o principal agente de proteção civil que 24h por dia 365 dias por ano garantem a segurança, a proteção e socorro de pessoas, património e ambiente.

Fonte: BPS

IRS automático alargado a famílias com dependentes

Vai chegar a três milhões de agregados familiares em 2018
Resultado de imagem para IRS automático alargado a famílias com dependentes
O Conselho de Ministros aprovou hoje o IRS automático para os agregados com dependentes, alargando assim a medida a três milhões de agregados no próximo ano, anunciou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
O decreto regulamentar aprovado alarga "a base dos agregados e das famílias que podem beneficiar da facilidade e da comodidade, seja através do Portal das Finanças, seja através de uma aplicação no 'smartphone' ou no 'tablet' que possam submeter o IRS automático", disse o governante em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.
Em 2017, o IRS automático abrangeu os contribuintes com rendimentos do trabalho dependente e de pensões sem filhos e, em 2018, a declaração automática vai passar a incluir agregados com dependentes, bem como contribuintes que usufruam de benefícios fiscais relativos a donativos.
"Este ano que passou, num universo potencial de 1,8 milhões de agregados que podiam beneficiar do IRS automático, utilizaram essa faculdade 800 mil pessoas e, com este alargamento, serão 3 milhões de agregados que poderão usar a faculdade de aceder ao IRS automático", explicou o governante.
Segundo disse, "trata-se de uma opção do contribuinte", ou seja, a Autoridade Tributária faz o pré-preenchimento da declaração de IRS e os contribuintes, ao entrarem com a sua senha, decidem validar ou não a declaração.
Por outro lado, António Mendonça Mendes explicou que o IRS automático "evita o pagamento de coimas por atraso", uma vez que se a declaração não for entregue dentro do prazo, o sistema assume a mesma como validada.

Fonte: DN/Lusa