quinta-feira, 18 de maio de 2023

SEMANA AFRICANA APRESENTADA NA COVILHÃ


O Município apresentou ontem, em conferência de imprensa, o programa da Semana Africana 2023, a decorrer na Covilhã entre os dias 23 e 29 de maio. O evento evidencia o potencial da cocriação e das parcerias com países africanos de expressão portuguesa, sob o epíteto da “Lusofonia” e da multiculturalidade, assumidos como âncoras da programação cultural do Município em 2023.
A cidade acolherá designers, modelos, chefs, artistas e escritores africanos, que apresentarão as suas criações através de um programa gratuito e aberto à comunidade. Herança e Sustentabilidade são conceitos transversais à Semana Africana, que integra o Plano de Ação da Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Design e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa. Henriqueta Macuacua, uma das organizadoras, realça que a quinta edição será a primeira a decorrer fora de Moçambique e que a sua realização partiu de um desafio lançado pela própria ao Município da Covilhã, enquanto antiga aluna de Mestrado em Design de Moda da UBI.

O evento foi possível através da colaboração entre o Município e as entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO, em articulação estreita com a Universidade da Beira Interior (UBI). As professoras Cristina Vieira e Madalena Pereira, são as Curadoras portuguesas responsáveis pelas atividades nas áreas do Design de Moda, Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música e Artes Plásticas.

A Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, sublinhou “a importância do envolvimento de entidades e grupos empresariais locais e nacionais na programação do evento” e destacou “o trabalho desenvolvido por alunos e docentes dos cursos de Design de Moda, Tecnologia e Produto de Moda Sustentável e Estudos Lusófonos da UBI.”

Paulo Serra, Vice-Reitor da UBI, sublinhou “o interesse do evento para toda a comunidade, em particular para os alunos estrangeiros que frequentam, atualmente, a Universidade, a maior parte dos quais provenientes de países da CPLP.”O vice-Reitor Identificou, também, “três grandes desafios colocados pela Semana Africana à comunidade: o “conhecimento” mútuo das culturas através de várias expressões artísticas, o “reconhecimento” e a “valorização” das culturas e dos valores únicos que lhes estão associados, e a “aceitação da diversidade” enquanto valor fundamental da UNESCO para a Cultura”.

Cristina Vieira, antiga Diretora do Mestrado em Estudos Lusófonos da UBI, realçou “a importância da colaboração entre Moçambique, a Covilhã e a Universidade para combater ideias erradamente concebidas sobre África e valorizar a identidade e a diversidade dos seus povos e culturas”.

A abertura da semana acontece dia 23 de maio, pelas 18:00h no Edifício Banco de Portugal, local onde se concentrarão muitos dos eventos, como a exposição, as sessões literárias, os diálogos sobre design e sustentabilidade e as degustações gastronómicas. O destaque vai, também, para o Desfile de Moda Sustentável que acontecerá no dia 24 de maio, no Teatro Municipal da Covilhã. Concebido enquanto desfile-espetáculo, o acontecimento apresentará coleções de vários designers provenientes de países africanos de expressão portuguesa, residentes em e fora de Portugal, pontuado por momentos musicais assegurados pela EPABI e por declamações de poesia africana a cargo da ASTA e de docentes da Universidade

SÍMBOLOS DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE NA MARINHA GRANDE

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora, Ana Alves Monteiro, receberam os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em frente ao edifício dos Paços do Concelho, esta quinta-feira, 18 de maio, feriado municipal.
O presidente da Câmara cumprimentou a coordenadora do Comité Organizador Paroquial da Jornada Mundial da Juventude’Lisboa2023, Rita Francisco; os párocos da Marinha Grande e os restantes participantes na peregrinação pela cidade dos símbolos da iniciativa. Felicitou a Paróquia por se associar a este evento e desejou que o acolhimento dos jovens de várias nacionalidades, no âmbito das Jornadas, no final de julho, seja enriquecedor para todos.
Na ocasião, foi entoado o hino oficial das JMJ intitulado “Há pressa no ar” e, a partir do edifício da Câmara Municipal, a jovem Clara Filipe cantou o tema “Onde Deus te levar”.

Os símbolos das JMJ saíram depois em peregrinação pelo centro da cidade, até ao Parque de Merendas da Portela, onde se encontravam reunidas muitas famílias, no tradicional piquenique do Dia da Espiga, feriado municipal.

Aveiro | Reunião de Câmara – 18 de maio de 2023

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 18 de maio de 2023, nos Paços do Concelho.
1.Novo Pavilhão Municipal – Oficina de Desporto em concurso público

O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e a abertura do concurso público para a construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina de Desporto, junto ao Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte e ao novo Complexo de Campos de Treino do EMA, pelo valor base de 17.463.694,93€.

Trata-se de um equipamento desportivo que pretende dar resposta às necessidades da Comunidade Aveirense, com especial destaque para os programas de “Desporto para os Cidadãos” que a Câmara Municipal de Aveiro quer desenvolver, e para as Associações Desportivas com modalidades de Pavilhão.

Este novo Pavilhão Desportivo Municipal será dotado de quatro campos polidesportivos (para a prática de diversos desportos coletivos), sendo um desses campos envolvido por bancadas, com uma capacidade para receber público num total de 2.500 pessoas.

Para além dos campos com as respetivas medidas oficiais de cada modalidade, o Pavilhão terá um Ginásio Polivalente (para modalidades individuais), instalações adequadas para os técnicos / treinadores, instalações para uso dos Clubes / Associações, zonas diversas de apoio, salas para reabilitação de atletas, salas de formação, auditório e sala de estudo.

De igual modo, existirá uma área afeta para a equipa da Câmara Municipal de Aveiro que fará a gestão do equipamento e gestão desportiva municipal, bem como áreas que poderão ser concessionadas, nomeadamente bares de apoio, ginásio e clínica de fisioterapia.

Com uma área de implantação de 10.400 m2 e uma área bruta de construção de 22.615 m2, o novo Pavilhão Desportivo Municipal vai ser equipado com todas as condições e equipamentos, tendo em vista a sua eficiência energética e funcional.

A construção deste Pavilhão Desportivo Municipal é um investimento de elevada relevância e importância para o Município de Aveiro, resolvendo um passivo grave de inexistência de um Pavilhão Municipal, colmatando as necessidades dos Clubes e Associações no importante trabalho de formação dos nossos Jovens, assim como para a dinamização de vários projetos municipais destinados à comunidade escolar e aos seniores.

Recuperamos o breve vídeo de apresentação do futuro Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina: https://youtu.be/84_kJPMQdn0 .

2. Gestão do Apoio de Praia de São Jacinto

O Executivo Municipal deliberou celebrar um novo protocolo com a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto para a gestão do Apoio de Praia na época balnear de 2023, sem qualquer encargo para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), tal como tem acontecido nos últimos anos, com um balanço positivo.

Lembramos que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu a 20OUT14, a Licença de Utilização a favor da CMA, para a ocupação do domínio público hídrico para o Apoio de Praia de São Jacinto, com a possibilidade de concessão através de procedimento contratual ou com associações sem fins lucrativos.

3. BICIBOX Aveiro – Estacionamento de longa duração para bicicletas

O Executivo Municipal deliberou aprovar os termos e condições de utilização do novo espaço BICIBOX Aveiro – estacionamento de longa duração para bicicletas, projeto vencedor do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD 2020), a ativar brevemente na zona comercial da Estação da CP.

A BICIBOX terá capacidade para estacionar 24 bicicletas em total segurança, através de um sistema de controlo de acesso via APP (aplicação móvel) e irá permitir ainda utilizar uma mini oficina equipada com as ferramentas essenciais à reparação e manutenção de uma bicicleta.

A Cidade de Aveiro, pelas suas condições geográficas, é uma Cidade ciclável com várias gerações de Aveirenses a fazer da bicicleta o seu meio de transporte preferencial.

Dando seguimento a uma aposta contínua na criação de uma rede urbana ciclável sustentável e capaz de dar resposta às necessidades dos utilizadores, surgiu o projeto BICIBOX Aveiro, que vem assim reforçar as infraestruturas existentes com uma oferta para resolver o problema do parqueamento de longa duração, especialmente em locais de intermodalidade de transportes públicos, como é o caso da Estação da CP, onde se encontra também o parque de estacionamento automóvel gratuito e o Terminal Rodoviário.

4.Fornecimento de energia elétrica para BTE (Baixa Tensão Especial)
O Executivo Municipal deliberou adjudicar o procedimento de Consulta Prévia ao abrigo do “Acordo-Quadro de Eletricidade da Central de Compras da Região de Aveiro” para “Fornecimento de Energia para BTE (Baixa Tensão Especial)” à empresa Iberdrola Clientes Portugal Unipessoal, Lda., pelo valor de 1.205.372,64€ e até 31 de dezembro de 2023.

5. Desmantelamento de 18 veículos abandonados na via pública

No âmbito do serviço de recolha, depósito e tratamento de veículos abandonados nas várias vias públicas do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou desmantelar 18 viaturas em fim de vida, que foram recentemente recolhidas do espaço público.

A remoção destes veículos da via pública respeita o conceito de prioridade, quer pela sua localização ou avançado estado de degradação, como pelo local onde se encontram, contribuindo para a má organização do espaço público envolvente, a que adicionamos sempre a reiterada e prioritária preocupação ambiental.

Para a realização desta operação e de acordo com a lei e com o devido processamento administrativo, foram considerados abandonados, decorrido o prazo de 45 dias sem que os seus titulares os tenham reclamado.

6.APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental | isenção da taxa de licenciamento da Autorização de Utilização
O Executivo Municipal deliberou isentar a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do pagamento da taxa para a emissão da licença da Autorização de Utilização no valor de 323,73€, atento à importância do trabalho desenvolvido pela referida Associação e ao relevante objetivo de legalização das suas instalações.

7.Fundo de Apoio às Famílias atribui apoios a mais uma Família e dois Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residentes em Aveiro, correspondendo a mais dois Cidadãos ajudados, no valor global de 760€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

SILVES ACOLHEU 2.ª ASSEMBLEIA PARTICIPATIVA SOBRE PLANO NACIONAL DE ENERGIA E CLIMA 2030

 Silves acolheu, no dia 17 de maio, a 2.ª Assembleia Participativa sobre a revisão e atualização do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030).
A Assembleia Participativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia; do Vice-Presidente da CCDRAlg, José Pacheco; do Secretário Executivo da AMAL, Joaquim Brandão Pires e, pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), António Mortal. O painel da Assembleia Participativa foi moderado por Ricardo Canas.
De referir que esta sessão integra um périplo de assembleias participativas presenciais, realizadas em todo o território nacional, de maneira a complementar a auscultação prévia que ocorreu até ao passado dia 14 de abril, em formato online; tendo como objetivos o envolvimento da sociedade civil no processo de atualização e revisão do PNEC2030; a sensibilização para os objetivos estratégicos do PNEC 2030; e a recolha de contributos que beneficiem a elaboração do projeto de atualização do PNEC2030.
A iniciativa contou com o apoio do Município de Silves e da CCDRAlg.

Silves | MANOUCHE STATION FECHA 6.ª TEMPORADA DE JAZZ NAS ADEGAS NOS DIAS 26 E 27 DE MAIO

 A Adega Convento do Paraíso será a anfitriã das duas últimas sessões da temporada de Jazz nas Adegas, nos dias 26 e 27 de maio, com a atuação de Manouche Station, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente. Os ingressos têm um custo associado de 20 euros e já estão à venda em https://www.bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=jazz+nas+adegas&dist=0&e=0 e nos locais habituais.
Serão duas sessões marcadas pela sonoridade contagiante dos anos 20 e 30, prestando homenagem aos lendários músicos do Hot Club de France, como Django Reinhardt ou Stephane Grappelli, retratando o espírito boémio, de glamour e diversão que acompanhavam este estilo musical; momentos estes bem acompanhados pelos Vinhos de Silves e, nestes dois dias, pelas propostas de vinhos do produtor Convento do Paraíso.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve com regresso marcado para o quarto trimestre de 2023.
A iniciativa conta com o apoio dos produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.
 
QUINTA DE MATA MOUROS -  ADEGA DO CONVENTO DO PARAÍSO
O Convento do Paraíso traz-nos à imaginação mais de mil anos de lendas de encantar e histórias bem documentadas.
Mais recentemente, os proprietários da quinta de Mata Mouros impuseram-se o desafio de produzir um vinho de grande qualidade, à altura das melhores referências das principais regiões vinícolas de Portugal.
A adega tradicional resulta do compromisso entre a preservação das edificações de origem, com a implantação dos processos mais sofisticados de produção vinícola, de forma a conjugar o lagar de pisa tradicional com a utilização de equipamentos de alta tecnologia.”
Quinta de Mata Mouros, 8300-999 Silves
(+351) 911 933 949 (chamada para a rede móvel nacional) | geral@conventodoparaiso.com
 
MANOUCHE STATION
Manouche Station, torna-se paragem obrigatória para descobrir os eternos temas do repertório do Jazz Europeu. A estação Manouche reproduz a sonoridade contagiante dos anos 20 e 30, prestando homenagem aos lendários músicos do Hot Club de France, como Django Reinhardt ou Stephane Grappelli, retratando o espírito boémio, de glamour e diversão que acompanhavam este estilo musical.

 

Lancha “Bojador” resgatou 138 migrantes no mar de Itália

A GNR, através da Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador hoje, dia 18 de maio, resgatou 138 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta “THEMIS 2023”, a 12 milhas náuticas da costa de Crotone.
Durante uma ação de patrulhamento, a Lancha “Bojador” com recurso aos seus sistemas de vigilância, pelas 06H55, detetou uma embarcação de pesca que se dirigia para a costa italiana, onde eram visíveis várias pessoas no convés da embarcação. De imediato, foi iniciada a navegação até ao local da deteção. Em seguida verificou-se que se tratava de uma embarcação com mais de uma centena de migrantes a bordo, tendo sido declarado operação de busca e salvamento, por não se encontrarem reunidas as condições de segurança da tripulação e o meio se encontrar sobrelotado.
Encontrando-se apenas no local a Lancha, procedeu-se ao resgate dos migrantes, tendo sido transferidos para bordo da embarcação portuguesa um total de 138 migrantes, entre os quais se contabilizam 36 mulheres e 35 crianças.
Já no deslocamento para o Porto de Crotone, verificou-se que uma das mulheres que se encontrava a bordo da embarcação, que se encontrava na fase final do ciclo da gravidez, se encontrava debilitada, pelo que foram prestados cuidados especializados a bordo, sendo os mesmos garantidos por uma equipa médica proveniente de uma embarcação da Guardia Costiera que foi destacada para o local.


No renovado espaço do Mercado do Bolhão. CASTELO DE PAIVA DIVULGA EVENTOS NO CENTRO DA CIDADE DO PORTO

 *JOSÉ ROCHA QUER ATRAIR MAIS VISITANTES AO CONCELHO
A exemplo do que aconteceu recentemente na FIL, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover os seus principais eventos de Verão e mostrar as suas potencialidades nos mais diversos domínios, numa alargada acção promocional, a ter lugar no dia 19 de Maio, no espaço do renovado Mercado do Bolhão, no Porto, numa iniciativa que se estende durante todo o dia.
 
Neste dia, e sob o lema “Castelo de Paiva Convida”, o Município paivense mostra-se ao Mundo, apresenta-se como destino turístico, no cenário privilegiado de quem visita este histórico espaço comercial, evidenciando as suas grandes festas e eventos como Bienal de Cultura, as grandiosas Festas de S. João, e Feira do Vinho Verde Gastronomia e Artesanatoum certame emblemático que já é uma referencia nacional, para além daquilo que de melhor tem o território paivense, a sua beleza paisagística, as suas potencialidades turísticas, os seus rios e os desportos de águas bravas, a sua afamada gastronomia, a sua doçaria tradicional, o seu artesanato, os seus vinhos verdes e espumantes de excelência, tudo numa apresentação no espaço do Mercado do Bolhão, no centro da cidade do Porto.

Esta acção, que contará com a presença do presidente José Rocha e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, entre outros autarcas e convidados, visa promover os principais eventos de Verão do município paivense nomeadamente aqueles passíveis de conseguir maior afluência, e desta forma, potenciar o concelho enquanto destino turístico, enquanto que, paralelamente, pretende-se promover aquilo que o concelho tem de melhor e que pode fazer as delicias dos visitantes, como a boa gastronomia, os afamados vinhos verdes, o fumeiro regional e a tão conhecida  doçaria tradicional.
CM de Castelo de Paiva volta a apostar forte nos festejos de S. João, na Bienal da Cultura e na Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, como captadores de público, eventos repletos de interesse e recheados da muita animação musical, da mais contemporânea até àquela de raízes vincadamente populares, o melhor do nosso artesanato, gastronomia e dos excelentes vinhos verdes da Sub Região de Paiva, eventos que por si só, são uma montra de uma terra que sabe receber bem e que tem muito para oferecer.

 No âmbito da programação para este dia de “ Payva no Bolhão “, regista-se a presença do conceituado chef de cozinha Renato Cunha, que vai orientar duas sessões de “ showcooking “,  dedicados a dois pratos emblemáticos da cozinha paivense, bem como garantida está a presença do reconhecido enólogo Jorge Sousa Pinto, que vai abordar as qualidades dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva, estátuas vivas, animação musical e outras participações orientadas para a divulgação e promoção das potencialidades turísticas do município.

Depois de um brinde boas-vindas às 10 horas, com vinho verde e doçaria local, e a intervenção de responsáveis municipais, acontece às 11h30 horas o primeiro “ showcooking” dedicado ao peixe do rio, harmonizado com a variedade de vinhos de Paiva, e degustação em prato, seguindo-se ao inicio da tarde, uma prova de produtos regionais de Castelo de Paiva, sendo que, ás 15h30, haverá novo registo de “ showcooking” com o chef  Renato Cunha, desta vez dedicado à carne arouquesa com o tradicional Bife à Romaria, com sugestões vitícolas por parte do enólogo Jorge Sousa Pinto.

Para o edil paivense José Rocha, esta iniciativa apresenta-se como uma mais uma oportunidade de excelência de mostrar Castelo de Paiva com aquilo que de melhor tem o concelho, uma espécie de “ welcome center ” do município, com exposição e prova dos renomado vinhos verdes desta terra duriense, orientando a acção para a componente da gastronomia local, doçaria tradicional, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do Vale do Paiva, evidenciando que o município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer, acreditando que esta acção promocional será um sucesso e muito participada, desta vez num espaço icónico de atractividade da urbe portuense, muito bem situado e com forte impacto, que vai certamente, cativar as pessoas que circulam pelo Mercado, a ter o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.

Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a alavancar a economia local, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva já manifestou agradecimento às varias entidades parceiras que colaboraram para a realização deste evento, e mostra-se orgulhoso com a concretização da iniciativa, que servirá, mais uma vez, para realçar as potencialidades, os encantos do território e a sua beleza paisagística, ao mesmo tempo, anunciar mais uma grande edição da Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva, no inicio de Julho, dos Festejos de S. João que são já uma referencia na região, evidenciando a necessidade de permanentemente divulgar este território duriense como um destino singular, para onde é possível escapar com o intuito de viver experiências únicas e inolvidáveis.
 
Carlos Oliveira

Marinha Grande | MÉRITO DOS MARINHENSES DESTACADO NO DIA DO MUNICÍPIO

 A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, foi a oradora convidada da cerimónia do Dia do Município, que decorreu no dia 17 de maio (véspera do feriado municipal), na Casa da Cultura Teatro Stephens.
A sessão contou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que salientou que “o momento que vivemos deve fazer-nos lembrar essa missão coletiva que temos e que cabe a cada um de nós, para que, em colaboração, compromisso, solidariedade, partilha e responsabilidade, possamos contribuir para construir uma Marinha… Grande, cada vez maior. Somos uma terra de pessoas com nobres valores humanos, cujos habitantes e empreendedores têm enorme tenacidade, uma terra à qual me orgulho de pertencer”.

A cerimónia distinguiu o mérito dos diferentes agentes do concelho, através da atribuição de Medalhas de Mérito Municipal. O presidente Aurélio Ferreira explicou a intenção “de enaltecer e de prestar o devido louvor a muitas das pessoas e instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam e contribuem para a terra de inovação e excelência que somos hoje, que vamos atribuir Medalhas de Mérito Municipal”.

Ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal da Marinha Grande, foram feitas as seguintes distinções, na sequência de deliberação unânime da Câmara Municipal, de 15 de maio de 2023:
- Medalha de Honra do Município, a Norberto José Guerra Barroca (a título póstumo);
- Medalha Municipal de Mérito Social, à Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiência Mental da Marinha Grande;
- Medalha Municipal de Mérito Cultural, a Alberto Jorge Gama Diniz e a Maria Olinda Gomes Roldão Colaço;
- Medalha Municipal de Mérito Educativo, a Lígia Maria Moreira Pedrosa;
- Medalha Municipal de Mérito Desportivo, a Fernando Manuel da Conceição Alves;
- Medalha Municipal de Mérito Económico, a António da Silva Santos;
- Medalha Municipal de Mérito Humanitário, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria;
- Medalha Municipal de Mérito Científico, a Nuno Guilherme Branco Neto.

Foram ainda homenageados os trabalhadores que completaram 25 ou mais anos de serviço no Município, bem como os funcionários que se aposentaram em 2022, pelos bons serviços, dedicação e empenho à causa pública municipal.



A abertura da cerimónia foi assegurada pelos músicos Paulo Lopes e Samuel Amorim, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense.

Crónica Postal: “O MEU PAI MORREU À ESPERA”


O homem deu entrada no Hospital Santos Silva em Vila Nova de Gaia num domingo, para uma cirurgia ao coração, que aconteceria na terça-feira seguinte. Neste dia, foi levado da enfermaria para o corredor de acesso ao bloco operatório. O homem estava sem roupa no corpo e o corredor era bastante frio. Esteve ali três horas. Ao fim desse tempo foi reconduzido para a enfermaria, pois, a cirurgia só ia acontecer no dia seguinte.
Desorganização? Menos respeito pelo estado debilitado dos pacientes? Insensibilidade perante o ser humano, que não é um número?
Queremos um SNS em que o cidadão verdadeiramente possa confiar”. São palavras do recém-nomeado para o (novo) cargo de diretor executivo, Fernando Araujo, ex-presidente do CA do Hospital de São João, do Porto. Disse mais: “[temos que] mostrar aos portugueses que o valor que colocam com os seus impostos no SNS é traduzido depois em resultados na saúde”. Vai mais longe. Assume corajosamente que “os mais pobres continuam a ter mais doença e a morrer mais cedo”! Portanto, isso significa que o gestor do SNS conclui que, para termos bons cuidados de saúde temos que ter dinheiro para pagar aos privados.
Fernando Araújo revela um testemunho pessoal de uma filha que se sentia triste e acreditava que, se o pai tivesse sido operado, ainda estaria vivo. “O meu querido pai faleceu, tinha 85 anos, mas era o meu pai. Aguardava uma cirurgia no seu hospital e morreu à espera", disse-lhe a magoada mulher.
Oxalá o degradado e doente SNS tenha cura! Para o bem da saúde de todos nós.

O presidente da Direção
Eduardo Costa, Correio de Azeméis


Destaque
O gestor do SNS conclui que, para termos bons cuidados de saúde temos que ter dinheiro para pagar aos privados”

IDC Future of Intelligence®: IDC prevê que o investimento em Business Analytics & IA ultrapasse 500 milhões de euros em Portugal


A International Data Corporation (IDC) estima que o investimento em soluções de Business Analytics & Inteligência Artificial (AI) ultrapassaram os 300 milhões de euros, em 2022, em Portugal. Dentro de dois anos – em 2025 – este mercado deverá apresentar um crescimento anual médio de 18%, ou seja, ultrapassar os 500 milhões de euros.
“A convergência das soluções de Business Analytics e Inteligência Artificial é o catalisador que impulsiona a transformação dos negócios, permitindo que as organizações tomem decisões estratégicas baseadas em insights precisos. Essa poderosa combinação de tecnologias abre as portas para a inovação, eficiência operacional e vantagem competitiva, capacitando empresas a desbravar novos horizontes num mundo cada vez mais orientado para os dados. Nos próximos anos, as previsões da IDC apontam para um crescimento relevante neste segmento, não só em Portugal como também a nível mundial”, sublinha Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal.
De acordo com o IDC FutureScape: Worldwide Artificial Intelligence and Automation 2023 Predictions, Versão 2 (agosto de 2022), que monitoriza as tendências nas áreas de software, hardware e serviços de IA nas diversas indústrias, bem como a sua utilização, as empresas devem ter investido 118 mil milhões de dólares em soluções de IA, em 2022.
No período entre 2021-2026, a despesa neste mercado deverá aumentar para 301 mil milhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26,5%. Este valor é quatro vezes superior à taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,3% para as despesas mundiais em TI, no período em análise. Além disso, o software de automatização inteligente de processos (IPA) atingirá 49 mil milhões de dólares, em 2026, o que representa um acréscimo de 19,4% do CAGR no período mencionado.
 
10 tendências do mercado de IA e automação para os próximos 5 anos
No IDC Future of Intelligence, um evento IDC Portugal que se realizou hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi apresentado o estudo “IDC's Worldwide Semiannual Artificial Intelligence Systems Spending Guide”, que revela 10 previsões para a área de IA e automação, até 2027. Além disso, o estudo descreve ainda os principais fatores que afetam os decisores responsáveis por estas despesas e pela utilização efetiva das soluções associadas.
1ª Previsão: A escassez de talento levará 35% das organizações de TI a investir em competências de IA até 2023, tanto para executar operações de TI automatizadas como para apoiar os utilizadores finais empresariais que adotam soluções de IA e soluções de automação.
2ª Previsão: Até 2026, as funcionalidades orientadas para a IA serão integradas em todas as categorias de tecnologia empresarial e 60% das organizações vão utilizar, ativamente, essas funcionalidades para obter melhores resultados sem depender de talentos técnicos de IA.
3ª Previsão: À medida que os modelos de IA se tornam estratégicos, os responsáveis vão estar mais atentos ao risco e à governação dos modelos. Até 2025, 60% dos CFOs do G2000 pretende incorporar os riscos de IA como parte dos seus programas de risco empresarial.
4ª Previsão: Até 2024, a maioria das organizações aproveitará ferramentas de desenvolvimento sem código para, pelo menos, 30% das suas iniciativas de IA e automação, ajudando a dimensionar a transformação digital (DX) e a democratizar a IA.
5ª Previsão: Até 2026, os modelos de linguagem através de uma grande quantidade de parâmetros, que servem como base para a construção de outros modelos ou aplicações de IA, vão tornar-se um padrão da indústria, sendo desenvolvidos apenas pelos maiores fornecedores.
6ª Previsão: Até 2026, 40% dos modelos de IA vão incorporar múltiplas modalidades de dados, para melhorar a aprendizagem e colmatar as atuais deficiências de conhecimento quotidiano nas soluções de IA de modalidade única.
7ª Previsão: Impulsionados pela componentização das aplicações (conceito relacionado com a arquitetura de software e design de aplicações) e pelos avanços na IA/aprendizagem automática (ML), 25% das empresas G2000 (uma lista que classifica as maiores empresas globalmente) vão desenvolver aplicações criadas com inteligência artificial, até 2027. Essa tendência tem o potencial de causar uma disrupção nos papéis tradicionais de programadores de software.
8ª Previsão: Para acelerar o desenvolvimento da automação e maximizar os benefícios, até 2025, 50% das organizações vão adotar estratégias inteligentes de execução de negócios, acelerando todos os aspetos do ciclo de vida da automação com IA.
9ª Previsão: Até 2026, 75% das grandes empresas vão contar com processos baseados em IA para melhorar a eficiência dos ativos, simplificar as cadeias de fornecimento e melhorar a qualidade dos produtos em ambientes diversificados e distribuídos.
10ª Previsão: Em resposta às preocupações com a sustentabilidade e à incerteza económica, até 2024, 40% do G2000 adotará ferramentas para quantificar, prever e otimizar o custo-benefício do seu ciclo de vida de IA.
"Os investimentos em IA e automação estão na vanguarda da transformação digital das empresas e são vistos como um deflator digital que pode contrariar o impacto da inflação e preparar as empresas para o futuro", afirma Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo, pesquisa de mercado mundial de Inteligência Artificial e Automação e consultoria serviços da IDC.
--
Mais informações sobre o IDC Future of Intelligence 2023 aqui
Apresentação IDC Future of Intelligence no Youtube
Link para o estudo aqui  

Sara Piteira Mota

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES RECEBE O ESCRITOR CARLOS CAMPANIÇO

 No âmbito das Comemorações do Dia do Autor Português, o Município de Silves promove, através da sua oferta educativa, o encontro com o escritor Carlos Campaniço na Escola Secundária de Silves.
A iniciativa é destinada aos alunos da Escola Secundária de Silves e decorre no próximo dia 22 de maio, pelas 10h20.

+ SOBRE DIA MUNDIAL DO AUTOR PORTUGUÊS
O Dia do Autor Português é assinalado a 22 de maio desde 1982.
Este dia, pretende homenagear todos os autores portugueses das diferentes áreas artísticas e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade.
 
+ SOBRE CARLOS CAMPANIÇO
Carlos Campaniço nasceu na aldeia de Safara, concelho de Moura, no ano de 1973.
Viveu na sua aldeia natal até ingressar no curso de Estudos Portugueses – Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade do Algarve.
É também mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo, pela mesma Universidade.
Profissionalmente é programador artístico no Município de Olhão, no Algarve.
Edita com regularidade desde 2007, dedicando-se aos romances de denúncia, nos quais explora a vida das comunidades rurais do século passado, o seu imaginário coletivo, a luta de classes, o sofrimento das mulheres e das crianças, que é sempre o pior em qualquer catástrofe, ou o papel central das mulheres nessas sociedades, pese embora o domínio conservador dos homens e, sobretudo, de uma elite agrária e conservadora.
Bibliografia:
Romances:
» Molinos, 2007
Pé de Página Editora
» A Ilha das Duas Primaveras, 2009
  • Gente Singular Editora
Gente Singular Editora
» Os Demónios de Álvaro Cobra, 2013
Teorema/Leya
(Prémio Literário Cidade de Almada 2012)
» Mal Nascer, 2014
Casa das Letras/Leya
(Finalista do Prémio Leya)
(Prémio Mais Literatura – Revista Mais Alentejo) 
» As Viúvas de Dom Rufia, 2016
Casa as Letras/Leya
» Velhos Lobos, 2022
Casa as Letras/Leya
 
Contos:
Constam em várias edições, incluído a revista Sábado. 
Ensaio:
Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino. Analogias e Mitos, 2008
  • Gente Singular Editora

 

Cantanhede | Município dinamiza a ação “Muros com Vida”. Escolas pintam muros para alertar para a preservação dos ecossistemas

 
Alunos da Escola Secundária Lima-de-Faria e da Escola Básica do Corticeiro de Cima já iniciaram a sua participação na ação “Muros com Vida”, que a Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a dinamizar com as Eco-Escolas do concelho.
Subordinado à temática “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, este desafio consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo.

Desta forma, a mobilização da comunidade escolar para a preservação e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, cujas repercussões nas alterações climáticas e extinção de espécies é cada mais evidente. A comunicação por via da pintura dos muros das escolas e espaços públicos visa criar uma mensagem impactante, que chame à atenção da comunidade em geral.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, com o pelouro da Educação, que tem acompanhado o desenvolvimento destas iniciativas, esteve presente juntamente com o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares, e sublinhou “o empenho das comunidades educativas neste projeto, que para além do incentivo à preservação e valorização do espaço público, centrado na arte, quer dentro do recinto escolar quer fora da escola, é uma forma de comunicar a importância da preservação e recuperação de ecossistemas, através da arte urbana. Uma excelente oportunidade para trabalhar a expressão artística e o potencial criativo das crianças e jovens, e fazer dos muros um espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade”.
Ainda no que diz respeito à recuperação dos ecossistemas, têm sido desenvolvidas diversas ações de sensibilização e de preservação dos ecossistemas pelas comunidades escolares que vão desde ações de limpeza do areal da Praia da Tocha, à preservação das lagoas, pedreiras, florestas e de pequenos ecossistemas locais. As eco-escolas também têm desenvolvido a sua missão com abordagens sistémicas na agricultura biológica e na biodiversidade, focando ainda a sua ação na criação de pequenas hortas escolares e na identificação e preservação das diversas espécies de fauna e flora das suas escolas e localidades, focando um novo olhar sobre o território onde residem.
Em paralelo, a autarquia tem vindo a promover, ano após ano, investimentos e ações alinhadas com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promovendo iniciativas com impacto nas dimensões económica, social, ambiental e do desenvolvimento sustentável.
O Município de Cantanhede apoia anualmente e de forma continuada o programa Eco-Escolas, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Nova fase da obra de qualificação da Avenida 25 de Abril

 Prossegue, em franco desenvolvimento, a obra de requalificação da Avenida 25 de Abril, com início de uma nova frente de trabalhos, no troço entre a Avenida de Oita e o viaduto a Nascente sobre a Linha do Norte, devidamente compatibilizada com as dinâmicas de acesso aos Estabelecimentos de Ensino e sem novos condicionamentos ao trânsito.
Nesta fase, a empreitada mantém os pressupostos base de valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes e renovação gradual do património arbóreo determinado pelo estado degradado das árvores existentes e pela necessidade de execução das novas infraestruturas.
A requalificação da Avenida 25 de Abril representa um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor aproximado de 1,4 milhões de euros, em execução pela empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda..
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

Lagoa de Torres recebe Mercado Medieval de Anadia

Inscrições abertas até 23 de junho
A Lagoa de Torres, na Freguesia de Vilarinho do Bairro, acolhe, nos dias 28, 29 e 30 de julho, o Mercado Medieval de Anadia, numa organização do Município de Anadia, em parceria com a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro.
A recreação pretende retratar o ambiente vivido no período medieval e tem como objetivo principal a promoção do conhecimento e o reconhecimento da história e da cultura local. É intenção da organização envolver a população na recriação do ambiente histórico, como fator de enriquecimento do próprio evento, promovendo e valorizando o património, fomentando a criação artística e a comercialização de novos produtos.
Neste sentido encontram-se abertas as inscrições (gratuitas) para os interessados em participar, nomeadamente associações, coletividades, artesãos, mercadores locais, entidades particulares e outros agentes locais.
As inscrições deverão ser enviadas para a Câmara Municipal de Anadia até ao dia 23 de junho.

Benfica SAD confirma que é arguida no processo Fora de Jogo

A SAD encarnada "manifestou a sua total disponibilidade e abertura para colaborar com as entidades competentes como sempre aconteceu até aqui".
A Benfica SAD confirmou ter sido constituída arguida no âmbito do processo 'Fora de Jogo', que incide sobre suspeitas de fraudes e branqueamento envolvendo contratos e transferências de jogadores, que ascendem a 58 milhões de euros.
"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD vem confirmar que (...) foi constituída arguida no âmbito de um processo que está em segredo de justiça", lê-se no comunicado divulgado no sítio de internet do clube lisboeta.
A entidade sublinhou que "manifestou a sua total disponibilidade e abertura para colaborar com as entidades competentes como sempre aconteceu até aqui".
Também a Sporting SAD já confirmou ter sido constituída arguida no processo, que incide sobre diversos contratos e transferências de jogadores de futebol, ocorridos no período compreendido entre 2015 e 2017.
Mais de 60 buscas visaram na quarta-feira Benfica, FC Porto e Sporting, além de escritórios de advogados e de contabilidade e diversas residências, numa operação centrada em suspeitas de fraudes e branqueamento que ascendem a 58 milhões de euros.
Segundo uma nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as diligências estão a ser efetuadas nas áreas de Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Setúbal, e investigam factos ocorridos entre 2014 e 2022, sobre os quais "existem indícios de vantagens patrimoniais ilegítimas, fiscais e contra a segurança social, no valor global de mais de 58 milhões de euros".
Mais de 60 buscas visaram na quarta-feira Benfica, FC Porto e Sporting, além de escritórios de advogados e de contabilidade e diversas residências, numa operação centrada em suspeitas de fraudes e branqueamento que ascendem a 58 milhões de euros.
Segundo uma nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as diligências estão a ser efetuadas nas áreas de Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Setúbal, e investigam factos ocorridos entre 2014 e 2022, sobre os quais "existem indícios de vantagens patrimoniais ilegítimas, fiscais e contra a segurança social, no valor global de mais de 58 milhões de euros".
Sob a direção do DCIAP, a investigação envolve também a Unidade dos Grandes Contribuintes e a Direção de Serviços de Investigação de Fraude e de Ações Especiais da AT, bem como a Unidade de Ação Fiscal da GNR.
As buscas já tinham sido confirmadas à Lusa por fontes oficiais de Benfica e Sporting, tendo ambas assegurado que os dois clubes colaboraram com as autoridades. Entretanto, também o FC Porto divulgou um comunicado a confirmar a realização de buscas nas suas instalações e a garantir que está pronto para "disponibilizar todos os elementos" que sejam solicitados.
A operação foi avançada pelo Correio da Manhã, que deu conta das buscas relacionadas com a investigação de um alegado esquema de fraude envolvendo transferências de futebolistas.
O Correio da Manhã associa estas buscas à operação 'Fora de Jogo', que decorre há vários anos e conta com dezenas de arguidos, num processo que terá sido desencadeado por documentos acedidos por Rui Pinto, o principal arguido do processo 'Football Leaks'.

TSF

“VAI DE BIKE” NA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande vai apresentar publicamente o projeto “Vai de Bike”, no dia 23 de maio, pelas 10h00, na Escola Básica Guilherme Stephens, que visa fomentar o uso da bicicleta junto do público infantil e juvenil.

Trata-se de uma iniciativa destinada às crianças da educação pré-escolar e aos alunos dos 1º e 2º CEB, em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas do concelho e contando com o apoio do Programa Desporto Escolar Sobre Rodas, do Programa Nacional de Ciclismo para Todos e do Programa Escola Segura.

Com uma matriz identitária bastante ligada à utilização da bicicleta no território, o Município da Marinha Grande pretende desenvolver este projeto, assumindo o compromisso associado à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2030, criada para assegurar a promoção do uso da bicicleta e a consequente adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Considerando que a capacidade de andar de bicicleta é revestida de um enorme valor educativo, sustentável e ecológico, o projeto “Vai de Bike” interage com outros projetos e programas educativos, como o Programa Eco-Escolas e o Projeto de Educação para a Saúde.

Pretende-se que esta iniciativa tenha a colaboração e participação das várias entidades locais, potenciando a construção de ciclovias de acesso às escolas e de pistas de prevenção rodoviária, para assegurar um desenvolvimento mais sustentável e um futuro mais promissor para as novas gerações.


Mira celebra o Dia Internacional dos Museu

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
Em 2023, o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procura destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Neste 18 de maio, o Museu do Território da Gândara e o Palheiros de Mira, Museu e Posto de Turismo, vão promover sessões de sensibilização para a comunidade sénior do concelho e atividades focadas na saúde e bem-estar globais, para crianças.
Eis o programa oficial:
  • “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”
  • Palheiros de Mira- Museu e Posto de Turismo
  • 1ª Sessão – Alunos do 1º e 2º ano
  • 09h30 | Postura e Ergonomia | Fisioterapeuta Luís Dias | Hominis
  • 10h00 | AsanaKids | Técnico de Desporto do Município
  • 2ª. Sessão – Alunos do 3º e 4º ano
  • 10h45 | Postura e Ergonomia | Fisioterapeuta Luís Dias | Hominis
  • 11h15 | AsanaKids | Técnico de Desporto do Município
  • Museu Território da Gândara
  • Todo o Dia
  • Sessões de sensibilização para a comunidade sénior do concelho
  • Aproveite o dia e visite os museus mirenses. Eles permitem viajar nos testemunhos e memórias de um território único e de um povo peculiar, favorecendo um renovado olhar e entendimento da cultura gandaresa.
  • Museu Território da Gândara
  • Segunda-feira a Sexta-feira: 09h00-13h00 / 14h00-17h00
  • Palheiros de Mira- Museu e Posto de Turismo
  • Segunda-feira a Domingo: 09h00-13h00 / 14h00-17h00
  • Encerra aos feriados (exceto 15 de agosto)
Fonte: Mira Online

Sporting SAD constituída arguida operação “Penálti”

A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD confirma não só que foi alvo de buscas aos seus escritórios por parte da Autoridade Tributária como também que foi constituída arguida.
Foi dos “três grandes” o que reagiu mais tarde. Horas depois dos comunicados do Benfica e do FC Porto, chegou às redações o do Sporting, mas com uma informação relevante: “confirmamos que a Sporting SAD foi constituída arguida”.
“A Sporting SAD está convicta de que o processo não terá impactos relevantes para a Sociedade, na medida em que a sua actividade, e em particular as transferências e contratos de jogadores, é auditada pelas entidades competentes, no estrito cumprimento da lei”, lê-se no comunicado.

EM ATUALIZAÇÃO
Ana Lemos/SIC Notícias