sábado, 21 de abril de 2018

Trabalhadores do grupo Águas de Portugal marcam greve nacional para 24 de abril

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) marcaram greve nacional para a próxima terça-feira, 24 de abril, pelo aumento de salários, entre outras reivindicações, anunciou hoje o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).
Resultado de imagem para Trabalhadores do grupo Águas de Portugal marcam greve nacional para 24 de abril
De acordo com um comunicado divulgado pelo sindicato, os trabalhadores do grupo Águas de Portugal no setor captação, tratamento, distribuição e tratamento da água estão "fortemente mobilizados para realizar a maior paralisação nos últimos vinte anos com a greve de âmbito nacional", e espera uma adesão forte.
A decisão foi tomada após "dezenas de plenários, ações de distribuição de propaganda e contactos com a população", segundo o comunicado.
Indica ainda que estes trabalhadores lutam pelo aumento dos salários, a uniformização dos direitos, a regularização dos vínculos precários, a atribuição de carreiras e categorias que correspondam às profissões efetivas e o estabelecimento de sete horas diárias e 35 horas semanais.
"Tal como a generalidade dos portugueses, também os trabalhadores da AdP sofreram uma tremenda degradação do poder aquisitivo, em consequência do congelamento dos salários e das progressões na carreira", recorda o STAL, acrescentando que "há trabalhadores em empresas do grupo que auferem 586 euros de salário desde 2009 e cerca de 700 trabalhadores tem um salário inferior a 750 euros".
No final de março, os trabalhadores do grupo AdP, reunidos em plenário, decidiram avançar para a greve, caso a empresa não respondesse positivamente às propostas de aumento salarial e uniformização de direitos, nomeadamente nos subsídios.
“Se não houver resposta positiva à nossa carta reivindicativa, os trabalhadores do grupo Águas de Portugal vão fazer greve, o que acontece pela primeira vez na empresa”, disse, na altura, à agência Lusa, o dirigente sindical Joaquim Sousa.
A principal reivindicação é um aumento salarial, frisou o dirigente, sublinhando que os trabalhadores não têm aumentos desde 2010 e a empresa apresentou, este mês, no Relatório e Contas de 2017, um lucro de 50 milhões de euros da EPAL.
“Há outras questões, como a uniformização de direitos, há discriminações entre os trabalhadores, uns recebem subsídios que outros não têm, mas a questão principal são os aumentos salariais”, explicou.
De acordo com o sindicato, a reestruturação do grupo AdP, conduziu a alterações no âmbito geográfico das empresas, ”impondo deslocações e alterações dos locais de trabalho, de horários e, acima de tudo, à situação de trabalhadores com as mesmas funções e antiguidade, auferirem remunerações completamente diferentes”.
Na altura, as comissões de trabalhadores do grupo AdP consideraram que a falta de funcionários e a precariedade laboral vivida naquelas empresas podem comprometer o serviço público que prestam.
Lusa

Tripulante de embarcação de pesca resgatado a 455 milhas das Flores, nos Açores

A Marinha Portuguesa coordenou durante quatro dias uma operação de resgate de um tripulante de uma embarcação de pesca, que necessitava de assistência médica, a 445 milhas da ilha das Flores, nos Açores.
Resultado de imagem para Tripulante de embarcação de pesca resgatado a 455 milhas das Flores, nos Açores
A Marinha Portuguesa coordenou durante quatro dias uma operação de resgate de um tripulante de uma embarcação de pesca, que necessitava de assistência médica, a 445 milhas da ilha das Flores, nos Açores.
O homem de nacionalidade portuguesa, com 45 anos, foi transportado, na quinta-feira, por volta das 16:40 (mais uma hora em Lisboa), pelo navio hospital espanhol Juan de la Cosa, que se encontrava na área, revelou hoje a Marinha Portuguesa, em comunicado de imprensa.
“Após receber tratamento médico a bordo, o tripulante foi desembarcado no Porto de Ponta Delgada [ilha de São Miguel] hoje, pelas 12:00”, adiantou a Marinha, acrescentando que o paciente foi posteriormente encaminhado para o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
O homem era tripulante da embarcação de pesca portuguesa Joana Cunha, que se encontrava “a 445 milhas (824Km) a sudoeste da ilha das Flores”, e foi "diagnosticado com uma úlcera gástrica", que se agravou na madrugada de quinta-feira.
A operação, que se iniciou na tarde de terça-feira, foi coordenada pelo Centro de Cooperação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, em articulação com a Capitania do Porto de Ponta Delgada e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar.

Internacional | Jornalistas angolanos denunciam "reformas compulsivas" nos órgãos do Estado


Resultado de imagem para Jornalistas angolanos denunciam "reformas compulsivas" nos órgãos do Estado
O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) exige a suspensão imediata das "reformas compulsivas" e cortes salariais nos órgãos de comunicação detidos pelo Estado, atribuindo a situação financeira dessas empresas à sua utilização passada como "instrumentos de luta política".

A posição consta das conclusões da assembleia de auscultação realizada na sexta-feira, em Luanda, pelo SJA, convocada expressamente "para abordar as medidas em curso nos órgãos de comunicação social públicos".

"Os jornalistas não são responsáveis pelo estado atual deficitário das empresas de comunicação social", lembrou, na leitura das conclusões, o presidente do SJA, Teixeira Cândido, acrescentando que "foi o Governo" que "permitiu aos anteriores gestores a contratação de funcionários sem critérios nem transparência", bem como "a não deposição das contribuições" para a Segurança Social.

"Foi o Governo quem fez das empresas de comunicação social instrumentos de luta política, relegando a questão da rentabilização para o segundo plano. É o Governo quem vem inibindo a expansão da imprensa, coartando o crescimento de mais empregos", afirma o mesmo comunicado.

Contactado hoje pela Lusa, o presidente do sindicato admitiu que só a reforma compulsiva estará a afetar, nesta altura, "centenas" de profissionais em todo o país.

"Não estamos contra a reforma dos trabalhadores. Estamos sim contra a forma, compulsiva, e numa altura em que as empresas não têm um instrumento de carreira. Estamos igualmente contra a reforma dos melhores profissionais, mais experimentados, quando as empresas se propõem a serem rentáveis. Como conseguir isso sem profissionais de qualidade", questionou Teixeira Cândido.

Nas conclusões divulgadas após a assembleia de sexta-feira, o SJA "exige a suspensão imediata das reformas compulsivas", referindo-se igualmente à "aposentadoria e corte nos salários" que afirmam estar a decorrer nas empresas estatais de comunicação social, bem como "a definição de carreiras técnicas, com base no qualificador ocupacional", processo que deverá ser conduzido com a participação daquele sindicato, num prazo de 30 dias.

O Presidente angolano, João Lourenço, pediu em novembro aos novos administradores das empresas estatais de comunicação social que definam uma linha editorial "que sirva de facto o interesse público", recordando que não há democracia sem liberdade de imprensa.

Observadores internacionais criticaram o excesso de cobertura dada pelos órgãos de comunicação do Estado ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e ao candidato do partido na campanha para as eleições gerais de agosto passado, que culminou com a chegada ao poder de João Lourenço.

"Não há democracia sem liberdade de expressão, sem liberdade de imprensa. Direitos consagrados na nossa Constituição e que o executivo angolano, primeiro do que quaisquer outras instituições do Estado angolano, tem a obrigação de respeitar e cumprir", afirmou o chefe de Estado, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos conselhos de administração dos órgãos de comunicação social públicos, que indicou.

João Lourenço exonerou a 09 de novembro as administrações de todas as empresas públicas de comunicação social, tendo nomeado novos administradores para os cargos designados pelo anterior chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, casos da Televisão Pública de Angola (TPA), Rádio Nacional de Angola (RNA), Edições novembro (proprietária do Jornal de Angola) e Agência Angola Press (Angop).

Aos novos administradores, empossados no palácio presidencial, em Luanda, João Lourenço disse que "devem procurar encontrar uma linha editorial que sirva de facto o interesse público, que dê voz, que dê espaço, aos cidadãos dos mais diferentes extratos sociais", mas também que "dê espaço às organizações da chamada sociedade civil".

Defendeu que, enquanto elementos da administração destes órgãos, têm a "responsabilidade" de "encontrar o ponto de equilíbrio, no sentido de satisfazerem o interesse público".

Fonte: DN

Vieira da Silva quer reforço dos fundos europeus para a Economia Social


Ministro diz que o que está em causa não se restringe a um aumento de verbas, abarcando também uma "maior possibilidade de a Economia Social poder estar mais presente noutros programas que não se lhe são diretamente dirigidos".
Vieira da Silva Foto: Manuel de Almeida/Lusa
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, defende que os fundos europeus do pós-2020 devem incluir um reforço do apoio para o setor e para as instituições da Economia Social.
"Espero que a Economia social veja reconhecido o seu papel e espero que um dia, não muito longínquo, a própria União Europeia venha a ter um programa próprio de apoio à Economia Social, ainda que ela seja entendida de forma distinta nos vários países", afirmou.
Vieira da Silva falava em Castelo Branco, onde participou na sessão de encerramento de um congresso inserido na terceira edição da Feira de Economia Social IN.
Durante a sessão, o governante lembrou a importância do evento e da oportunidade por este estar a decorrer numa fase em que se inicia a discussão relativa à distribuição dos fundos estruturais para o próximo quadro comunitário de apoio.
Depois de salientar que este setor representa entre 05 a 06% do emprego assalariado do país, Vieira da Silva mostrou-se confiante de que na negociação do pós-2020 haverá "espaço de inserção" para a área da Economia Social.
De resto, segundo defendeu, tal também contribuirá para dar resposta a desafios futuros como o do apoio aos idosos, promoção do envelhecimento ativo e combate ao isolamento, entre outras áreas em que a Economia Social já tem e continuará a ter um papel fundamental.
No final da sessão, quando questionado pela agência Lusa sobre o reforço financeiro que gostaria de ver contemplado, Vieira da Silva especificou que o que está em causa não se restringe a um aumento de verbas, abarcando também uma "maior possibilidade de a Economia Social poder estar mais presente noutros programas que não se lhe são diretamente dirigidos".
Nesse ponto, deu o exemplo da generalidade das ações para a criação de emprego ou daquelas que visam a modernização da economia e da sociedade portuguesa.
"É muito importante que não haja discriminações pela natureza das instituições, e as discriminações podem ser simplesmente o facto de, por vezes, a carga burocrática ser de tal maneira pesada que dificulta as instituições mais pequenas em aceder a esses instrumentos", acrescentou.
Fonte: RR

Coimbra | Justiça e Saúde são prioridades do PSD mas não são as únicas


O PSD considera importante apresentar propostas para os setores da Saúde e da Justiça, mas há outras áreas a merecer a atenção do partido.
Reunião do Conselho Estratégico Nacional do PSD

"Justiça e Saúde também são prioridades; não são as únicas", sublinhou Rui Rio, este sábado, em declarações aos jornalistas, no final da primeira reunião do Conselho Estratégico Nacional (CEN) laranja, que decorreu em Coimbra. "A situação do sistema nacional de Saúde carece de uma reforma, não digo que seja tão profunda quanto a Justiça, mas carece de uma reforma", defendeu.


A "reforma do sistema político", a "baixíssima taxa de natalidade", a "Segurança Social" ou a "desertificação do interior" são outras áreas em que o PSD vai "construir propostas para ajudar a ultrapassar estas questões". "Para já, a ajudar, e, amanhã, ganhando as eleições, a fazer", salvaguardou o líder social-democrata.

O primeiro-ministro, António Costa, rejeita uma solução de bloco central e Rui Rio concorda. "A solução de governação através de um bloco central é absolutamente extraordinária, só aconteceu uma vez. Isso não tem nada a ver com acordos estruturais. O país, como um todo, precisa de Governo e de oposição, precisa de todos para fazer reformas estruturais. Senão Portugal nunca as fará e atrasa o seu desenvolvimento. Nós servimos o país no Governo e na oposição e, em conjunto, devemos todos servir o país. Não é só os dois maiores partidos", sublinhou.

De volta ao setor da Saúde, que tem estado a conhecer mais de perto e vai continuar, Rui Rio diagnostica "uma situação dificílima". Por conseguinte, promete "uma proposta, ou propostas, no sentido da reformulação do Serviço Nacional de Saúde [SNS]". Perante a possibilidade de o SNS vir a colapsar dentro de um ou dois anos (como admitem alguns especialistas), o social-democrata diz que não quer ser "alarmista" nem "irresponsável".

"Não podemos ter pessoas à espera 2, 3, 4, 5, 6 meses para fazer uma intervenção cirúrgica ou ter uma simples consulta. O país tem de dar uma resposta melhor a isto. O que eu quero é que o país faça isso e que o PSD seja capaz de dar esse contributo", afirmou. Provavelmente sem a participação do Bloco de Esquerda e do PCP. "Não nego que neste capítulo há diferenças ideológicas profundas com o Bloco de Esquerda. O Bloco de Esquerda ou o Partido Comunista defendem honestamente as suas posições e nós defendemos as nossas", considerou.

Rui Rio admite que "nessa matéria [Saúde] ou em matéria de Segurança Social não seja possível um entendimento tão alargado". Na sua perspetiva: "A nossa posição não é a de dialogarmos com o partido A ou B, é a de termos soluções e propostas para os problemas que o país enfrenta."

Não é um Governo sombra

Rui Rio, que domingo cumpre 100 dias a liderar o PSD, garante que o CEN não é um Governo Sombra. "Se fosse um Governo sombra pegávamos na estrutura do atual Governo e nomeávamos um ministro sombra para cada um dos ministros."

Esmiuçando melhor. "A estrutura não é igual à estrutura do Governo. Depois não há só uma pessoa neste órgão, até há duas. Por detrás dessas duas vai haver uma pequena equipa nacional e por detrás da equipa nacional eu quero que haja centenas de pessoas envolvidas ao nível distrital." Rui Rio chega a reivindicar o lançamento de algo novo. "É um modelo completamente diferente, que nunca nenhum partido ensaiou em Portugal."

"Pretende envolver o partido e chamar os portugueses à participação político-partidária", completou.

Rio recusa marcar a agenda política

O atual presidente do PSD também rejeita marcar a chamada agenda política. "Eu não tenho preocupação nenhuma de marcar a agenda política. A resolução dos problemas do país não passa por marcar a agenda política e por influenciar as notícias. Tenho um padrão de raciocínio muito mais do ponto de vista estrutural do que conjuntural", desenvolve. "Se marca a agenda ou não é secundário; estou aqui para resolver os problemas do país", acrescenta, assegurando que está "sempre disponível para fazer com os outros aquilo que só com os outros é possível fazer".

Fonte: JN

Protestos contra mudanças na Segurança Social na Nicarágua provocam 3 mortos

Resultado de imagem para Protestos contra mudanças na Segurança Social na Nicarágua provocam 3 mortos
Protestos contra a intenção de governo nicaraguense de mudar o sistema de Segurança Social provocaram a morte a um agente da polícia e dois manifestantes, um contra e outro favorável do governo, informaram hoje fontes policiais.

A Polícia Nacional informou que o agente foi morto com um tiro de 'shotgun' na quinta-feira e que o manifestante antigovernamental, um estudante na Universidade Politécnica nacional, morreu devido a "confrontos entre gangues".

Este ativista foi morto a tiro em Tipitapa, uma cidade nos arredores da capital, onde apoiantes do governo sandinista têm estado envolvido em confrontos, ainda segundo a polícia.

Os protestos começaram depois de o governo ter aumentado os impostos sobre os salários e mudado as pensões para procurar viabilizar o sistema de segurança social do país.

O governo ordenou que os cinco canais independentes de televisão interrompessem a cobertura dos protestos.

Fonte: Lusa|DN

Seu Jorge confirmado para abrir as Noites do Parque

Seu Jorge é a mais recente confirmação da Queima das Fitas deste ano. O artista brasileiro sobe ao palco da Praça da Canção na primeira noite da Queima das Fitas, a 4 de Maio, anunciou ontem a Comissão Organizadora da festa dos estudantes de Coimbra.
Editado em 2015, “Seu Jorge – Músicas Para Churrasco II” é o mais recente trabalho daquele que é um dos artistas brasileiros mais ouvidos em Portugal. Um disco que surge quatro anos depois do lançamento do primeiro disco da série, em 2011. No palco da Queima das Fitas dará a conhecer o mais recente trabalho, não deixando certamente de fora temas tão conhecidos do público português como “Burguesinha” ou “Amiga da minha mulher”.
Fonte: Diário de Coimbra

Sangue | Doação em Aveiro

Reservas “estáveis”, mas IPST apela à dádiva do tipo O- e A-.
“Apesar de as reservas de sangue estarem estáveis e confortáveis, com mais de sete a dez dias, para a maior parte dos grupos sanguíneos”, de acordo com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), o Presidente daquele instituto, Hélder Trindade, apelou aos portugueses com tipo de sangue O- e A- (O negativo e A negativo), dois grupos problemáticos, para fazerem as suas dádivas, contribuindo para que doentes e hospitais tenham um verão tranquilo.
O apelo aos dadores não regulares, para que “aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas, permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos, e o ISPT esteja tranquilo”, assim como os hospitais, sublinhou ainda o Presidente do IPST.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
A saber
Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.
Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.
Fonte: IPST

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Livros, cães e cervejas

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Óbidos está no mapa turístico de Portugal por várias razões. A mais evidente é a sua imagem de vila-postal: as muralhas, as casinhas brancas com risca azul e amarela que mais parecem de bonecas, as ruelas empedradas que custam a subir mas garantem vistas notáveis. Depois, em Dezembro, há o Óbidos Vila Natal; e em Março/Abril o Festival do Chocolate – este ano, as chuvas de Março levaram a organização a prolongar o evento, e este fim-de-semana as ruas da vila voltam a encher-se de gulosos. Nos últimos anos, Óbidos ganhou novo atractivo: começaram a nascer livrarias em lugares invulgares, uma antiga escola primária, uma igreja, um mercado. Daí até à certificação, pela UNESCO, da vila como Cidade Criativa da Literatura foi só uma questão de tempo. Hoje, Óbidos tem dois festivais de literatura e os livros são uma festa. Porque na segunda-feira se assinala o Dia Mundial do Livro, pedimos à Mara Gonçalves que fosse para Óbidos procurar novos capítulos. Ela foi e voltou com muitas histórias para escrever - e pelo meio dormiu e acordou com livros à cabeceira. Sente-se confortavelmente e folheie estas páginas.
Apresento-lhe agora Catarina Rosa, a pintora daqueles animais aristocratas que lhe andam a encher o Instagram. Quem vive na capital já terá ouvido falar – e muito – de Nicolau e Amélia, dois cães que emprestam o nome a dois cafés, um na Baixa e outro em Campo de Ourique. E também é possível que já tenha visto montes de fotografias dos animais em poses distintas, com luvas de renda e vestidos de seda. Catarina Rosa, a protagonista da semana, é a cara por trás do Tail to Tail, projecto de pinturas hiperrealistas que juntam animais à tradição do retrato burguês e nobre, e esteve à conversa com a Joana Amaral Cardoso.
Se estiver por Aveiro, sugiro que vá bater à porta d’A Mulata. Fica na Avenida Santa Joana e quem lá entra recebe ordem para relaxar, ao mesmo tempo que degusta um chá, uma fatia de bolo ou uma tosta. Tudo vegetariano e com ingredientes especiais. A Maria José Santana esteve por lá e percebeu que na casa de Joana Teixeira dos Santos todos se sentem em casa. Entre, por favor.
No capítulo da mesa, a Alexandra Prado Coelho foi conhecer Ana Ros, a Melhor Chef Feminina do Mundo. Esteve em Portugal no âmbito do Peixe em Lisboa e depois preparou um jantar no Belcanto, ao lado do português José Avillez. A Alexandra sentou-se à mesa e conversou com a eslovena sobre o papel e a responsabilidade dos chefs na preservação dos recursos, a fome no mundo e a importância das memórias na cozinha. Bom apetite!
Também é da Alexandra Prado Coelho o texto sobre a nova vida do Casal de Sta. Maria, onde o novo barão, Nicholas, está a dar seguimento aos vinhos que o seu avô, Bodo von Bruemmer, começou a fazer aos 95 anos. As novidades, e a história de como um homem da banca suíça se instala em Colares, estão aqui.
Dos vinhos passamos para as cervejas – com a proposta, do Humberto Lopes, para um saltinho a Lovaina, que por estes dias celebra a bebida favorita da Bélgica com um festival que ganhou fama além-fronteiras. É para beber, perdão, ler, aqui.
Está tudo falado por hoje. Eu vou ali num instante fazer anos e por isso, com a sua licença, tiro uns dias de férias. Para a semana, fica entregue aos muito bons cuidados da Alexandra Prado Coelho. Eu volto no dia 5 de Maio. Até lá, boas viagens!

Nova maternidade de Coimbra ficará no Hospital da Universidade

A futura Maternidade de Coimbra, que substituirá as duas que existem hoje - Daniel de Matos e Bissaya Barreto - vai nascer no campus do Hospital da Universidade de Coimbra (HUC).
Resultado de imagem para Nova maternidade de Coimbra ficará no Hospital da Universidade
O anúncio foi feito esta sexta-feira, no Convento São Francisco, por Fernando Regateiro, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra (CHUC), acompanhado pela presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques.
A ouvir estiveram o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, sendo que este último sempre defendeu a construção da futura maternidade no Hospital dos Covões. "O Pediátrico e os Covões tiveram de ser excluídos por razões de segurança das grávidas", justificou Fernando Regateiro, aludindo às vantagens de a futura maternidade ficar próxima do hospital central e dos respetivos benefícios em caso de urgência.
Para já, foi anunciado um investimento de 16,2 milhões de euros e o compromisso passa por lançar "o concurso para projeto de execução até final de 2018".
Questionados pelo JN sobre se a futura maternidade vai funcionar num novo edifício construído de raiz ou num espaço já existente, nem Fernando Regateiro, nem Rosa Reis Marques disseram qual das duas hipóteses será a escolhida. Quanto aos problemas de acesso aos HUC e de falta de estacionamento, Fernando Regateiro diz que estão a trabalhar no lançamento de um concurso para construção e exploração de um silo-auto, que poderá ficar a cargo de privados.
Em declarações aos jornalistas, o ministro da Saúde disse que "a decisão está tomada". "Vamos ter uma única maternidade moderna, bem equipada, com integração dos recursos." Quanto ao que se segue, referiu que, "tomada a decisão de que a maternidade ficará no centro hospitalar da Universidade de Coimbra, trata-se agora de lançar o concurso de projeto e executar a obra". Para quando? "O mais rápido possível", respondeu. O ministro da Saúde esteve esta quinta e sexta-feira, em Coimbra, onde participou no encontro regional anual da Cimeira Mundial de Saúde.
Presente na conferência de imprensa, Nuno Freitas, médico e presidente da concelhia do PSD, comentou que "em Coimbra faz-se muito isto: anunciam-se coisas mas não se concretizam. Não será o Sr. Ministro nem Fernando Regateiro a inaugurarem a nova maternidade".
Ainda nos investimentos que foram anunciados durante a conferência de imprensa, destaque para a construção do novo Centro de Saúde Fernão Magalhães (um investimento de 3,5 milhões de euros) e para a remodelação do Centro de Saúde de Celas (1,8 milhões de euros). Segundo Rosa Reis Marques, nos dois casos, as empreitadas começam até ao final deste ano.

Fonte: JN
Foto: Global Imagens

Aveiro – Bombeiros resgatam corpo de mulher de um poço

Resultado de imagem para Aveiro – Bombeiros resgatam corpo de mulher de um poço
O corpo de uma mulher de 60 anos foi retirado, sexta-feira, de um poço num campo na Quinta do Picado, Aveiro.
Os bombeiros velhos de Aveiro receberam o alerta para uma queda cerca das 22 horas e acorreram ao local juntamente com a VMER, INEM e PSP.
A mulher estava já cadáver.
As autoridades policiais estão a investigar as circunstâncias da morte.

Fonte: JN
Foto: Arquivo Global Imagens

Sons tatuados na pele, a ‘nova onda’ nos Estados Unidos

Resultado de imagem para Sons tatuados na pele, a ‘nova onda’ nos Estados Unidos
Hanna Washlake aproxima o telemóvel de uma tatuagem no antebraço e começa a tocar uma gravação com a voz da sua mãe: "Estou orgulhosa de ti, amo-te muito".
Esta é uma "Soundwave Tattoo", um tipo de tatuagem criada e lançada no ano passado por Nate Siggard em Los Angeles, na sua empresa Skin Motion.
Trata-se de uma onda sonora pintada permanentemente na pele que pode ser lida e reproduzida por uma aplicação de telemóvel.
As tatuagens quase sempre têm um significado especial registado num pedaço de pele. Alguns eternizam um amor, um filho, os pais ou um grupo musical, por meio de uma palavra, um símbolo, uma foto... E agora, um som.
Hanna, de 24 anos, dedicou a sua 35ª tatuagem à sua mãe.
"Eu disse-lhe, sem dar muitos detalhes, 'manda-me uma gravação de algo que queiras que eu escute sempre', para poder fazer e dar-lhe de presente do dia das mãe".
Tiffany García foi responsável por tatuar a onda sonora, que Hanna começou a reproduzir sem parar.
"Olá, Hanna, sou eu, a tua mãe. Estou muito orgulhosa de ti, amo-te muito e sempre te amarei. A mãe ama-te", diz a mensagem completa.
"É encantador ter a sua voz comigo. Ela não será eterna, mas poderei escutar a sua voz sempre que quiser", explicou à AFP.
A inspiração 
Um comentário da namorada de Siggard, Juliana Damiano, foi a origem desta ideia.
Siggard, que já trabalhava há dez anos como tatuador, estava a tatuar a onda sonora da música "Tiny Dancer", de Elton John, quando Damiano lhe disse: "Não seria maravilhoso se pudéssemos escutar essa tatuagem?".
Ele viu o potencial e tatuou em si mesmo o primeiro protótipo.
Os sons, que podem ter no máximo 30 segundos, são variados. O de Siggard inclui um "Amo-te" da namorada, seguido dos sons do seu bebé balbuciando.
Outra mulher tatuou o som do latido do seu cachorro.
"A maioria das pessoas faz algo baseado em motivos extremamente sentimentais, às vezes têm um áudio de uma criança, ou uma pessoa querida, ou o som de seu carro preferido, e querem ter isto sempre consigo, é importante para elas", explicou García, membro de uma rede de mais de 300 tatuadores de Skin Motion, em Torrance, 35 km ao sul de Los Angeles.
Funciona assim: o utilizador carrega um som no site da empresa; a página gera a onda a ser levada ao tatuador especializado, que passará a imagem para a pele.
Na aplicação  
A aplicação lê apenas ondas, não funciona com outras formas ou imagens, e estas têm de ser tatuadas numa superfície plana, como o antebraço.
Quando a tatuagem for ativada, deve-se pagar pelo serviço de reprodução. São 40 dólares no primeiro ano e, depois, 10 dólares anuais.
Pode-se ter mais de uma, mas cada tatuagem precisa de uma ativação diferente e, portanto, de pagamentos separados.

Fonte: MadreMedia/AFP

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Bem-vindo ao Litoral Centro. Assine. Não custa nada.

Hora de Fecho: Dona Manuela, 80 anos, vai ao cinema todos os dias

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Os primeiros anos de vida passou-os no hospital. Foi retirada da escola e viveu longe da família. Agora está no Cinema São Jorge todos os dias. Esta é a história de Maria Manuel da Purificação Reis.
Os noves especialistas que estão a caminho de Douma tiveram de esperar uma semana para poder avaliar a existência ou não de um ataque químico, que já motivou bombardeamentos no país.
Augusto Santos Silva disse este sábado que a decisão da Coreia do Norte de suspender os ensaios nucleares e os mísseis intercontinentais é "uma muito boa notícia para o mundo" .
O líder do PSD defende que é preciso ultrapassar "a erosão do Sistema Nacional de Saúde" e uma "mais e melhor regulação". Mas Governo diz que não haverá mais acordos até às próximas eleições.
Madonna, Diplo ou Kura são algumas das celebridades que usaram as redes sociais para se despedir de Dj Avicii, que foi encontrado morto na passada sexta-feira.
O autor de "Wake Me Up" deslocou-se recentemente à África do Sul e nas últimas semanas estava a trabalhar inspirado por música africana. É o que revela o DJ sul-africano Black Coffee.
O guitarrista e fundador dos Chic tornou-se amigo do DJ sueco. Há três anos encontrou-o e ficou triste: "Disse-lhe: meu, o que é que estás a fazer? O que é que se está a passar?"
Dependente de analgésicos, estava com o médico que lhe fez prescrições ilegais. As autoridades divulgaram as últimas imagens do cantor e da casa, momentos depois do seu corpo ser encontrado.
Autor de "Querido Banana", lançado esta semana, o escritor luso-americano fala do passado nos Açores e do futuro em Lisboa, daqui a um mês, entre bacalhaus, açordas e pastéis
O Enóphilo Wine Fest aterra este sábado, a partir das 15h e até às 20h, no Salão Nobre do hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa. Cerca de 50 produtores e 200 referências de vinho vão a provas. 
Opinião

Alberto Gonçalves
O problema põe-se ao contrário: a maioria das senhoras (e dos cavalheiros, calculo) é competente o bastante para evitar a política e deixá-la ao cuidado dos que, independentemente do sexo, não são.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Evangelho é, etimologicamente, a boa nova, mas não faltam pessoas que pensam que é um boato sem fundamento ou, pior ainda, mais uma ‘fake news’.

Rui Ramos
Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.

João Cândido da Silva
Com a habilidade demonstrada para fazerem voar dinheiro da tesouraria pública, oito deputados estilhaçaram mais um pouco do respeito de que pretendem ser credores.

Luís Reis
Portugal já viveu 50 anos num regime opressor, nivelador por baixo, redutor, anquilosado e obtuso. Só faltava agora que nos dissessem que quem não é de esquerda come criancinhas ao pequeno-almoço.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa