quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS

 SENIORES FEMININOS

D. SANJOANENSE - 77 X ASSSCC/FLATLANTIC - 67
11.ª Jornada Dia 13 de janeiro de 2024 – 16H30
Pavilhão Municipal Paulo Pinto - São João da Madeira

Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:
01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
06 – Beatriz Vieira
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Varandas
20 – Sofia Moreira
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 8: “Mobilidade e Transportes”

 8: “Mobilidade e Transportes”

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023). No arranque para as últimas três temáticas, de um conjunto de dez, falamos esta semana da Mobilidade e dos Transportes.

As políticas da CMA nestas áreas foram implementadas com base numa nova estratégia de reorganização e adaptação do espaço público e dos circuitos de tráfego à necessidade de ajustamento financeiro da Câmara de Aveiro, numa primeira fase (2014 – 2021) e numa segunda fase (2021 – até ao momento) de expansão concertada e organizada de toda a rede de transportes públicos (AveiroBus e BusWay), de circuitos de tráfego automóvel individual e partilhado e de incentivo à mobilidade suave para redução do consumo de energia e de emissões de CO2.
Estes desafios foram provocados pelos efeitos positivos do crescimento económico no Município, do aumento dos Cidadãos residentes e do dinamismo social, associativo e cultural, que tem atraído cada vez mais investidores e visitantes para o nosso território.

A aposta da CMA na descarbonização vai significar, no final deste processo, uma eliminação, no mínimo, de cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera, graças às seguintes apostas:

1. Transportes Públicos

Atualmente, a rede de transportes públicos da AveiroBus conta com 14 autocarros 100% elétricos. A substituição dos antigos autocarros por estes novos veículos resulta na eliminação de mais de 380 toneladas de CO2/ano. Com esta aposta, realizada pela Transdev, 45% dos autocarros de toda a frota a circular em Aveiro são a energia elétrica, o que significa que mais de 60% dos quilómetros realizados pelos autocarros da Transdev são feitos sem emissões de CO2.

2. Ferryboat Elétrico

A CMA terá brevemente em funcionamento o primeiro Ferryboat 100% Elétrico do Sul da Europa, eliminando mais de 300 toneladas de CO2/ano da atmosfera e reforçando a capacidade para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%). O novo ferryboat representa um investimento global (navio e postos de carregamento) de cerca de 9 milhões de euros.

3. Moliceiros Elétricos

Com um investimento de 350 mil euros no sistema de carregamento, a CMA prepara-se para ativar a eletrificação de 27 moliceiros, que realizam operações marítimo-turísticas no Canal Central da Ria de Aveiro. Os moliceiros elétricos vão permitir a eliminação de mais de 400 toneladas de CO2/ano.

4. Nova BUGA

Em atividade desde junho de 2023, as novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e pelo aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136. Estas novas bicicletas podem ser utilizadas em todo o concelho de Aveiro e contam também com um sistema de GPS integrado, o que irá permitir perceber quais as rotas mais percorridas pelos utilizadores, possibilitando à CMA uma melhor gestão dos espaços públicos. Foram ainda criados um cartão e uma aplicação para facilitar a sua utilização.

5. Ciclovias

Ainda no campo da mobilidade suave, destaque para a construção da via ciclável em São Jacinto, com 2,5 km de extensão e que liga o Cais do Ferryboat à Praia de São Jacinto. A esta ciclovia junta-se ao trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação da CP, com uma distância de 2,4 km, e o percurso complementar da Rua da Pega, com 1,5 km. Para futuro, importa ainda referenciar o projeto, ainda em curso, de criação de uma via ciclável entre Aveiro (São Jacinto) e Ovar, com uma extensão global de cerca de 23 km.

Estacionamento e Vias Estruturantes
A gestão do tráfego e do estacionamento assume um papel central nas decisões e opções políticas tomadas pela Câmara Municipal de Aveiro, ao longo dos últimos dez anos.
Um dos trabalhos fundamentais foi a reorganização e boa gestão das áreas parconizadas com o importante contributo da criação de mais zonas de estacionamento periférico no centro da cidade (Estação da CP, Viaduto sob a A25, os terrenos dos antigos armazéns da CMA e Estádio Mário Duarte), bem como a construção do novo parque de estacionamento do Rossio.
A interligar todas estas opções está a qualificação e construção de novas vias estruturantes, nomeadamente a Avenida D. António Francisco dos Santos, entre a Alameda Silva Rocha e a Rua de Viseu, a qualificada variante a Cacia ou o eixo composto pela Rua dos Ervideiros, Rua da Boavista e Rua da Carreira Branca, entre outros.

[apresentação disponível aqui]<https://we.tl/t-LHSx5uswE2>

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


VI Festival dos Grous - Ouguela 2024

O Festival dos Grous está de volta, e entre os próximos dias 1 e 4 de Fevereiro de 2024 irá decorrer a sua VI Edição, podendo desde já efetuar a sua inscrição na web do GEDA em www.geda.pt.

Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Em IPSS do concelho de Cantanhede. Biblioteca Municipal promove atividades de leitura para Idosos


No dia 17 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Cantanhede visitou a PLASCE – Associação Social Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba, para a realização de uma iniciativa de leitura. A sessão teve a participação de 22 Idosos seniores deste centro, que assistiram com a maior atenção à leitura do divertido conto “Bebé bigodes”, de Patacrúa e Alessandra Cimatoribus.
“Bebé bigodes” conta as aventuras de um casal de idosos que ansiava muito por ter um filho bebé e as divertidas aventuras que experimentaram para o conseguirem, mas sem sucesso.

Esta foi mais uma sessão que a Biblioteca Municipal preparou para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Cantanhede, empenhada, também, no desenvolvimento de atividades de leitura de forma descentralizada, dirigidas particularmente ao público sénior.
A visita às IPSS e Lares de Idosos com atividades em torno do livro e da leitura, que a Biblioteca Municipal tem vindo a realizar, inserem-se numa política de aproximação do equipamento cultural a estas instituições, de forma a descentralizar a oferta cultural e proporcionar às populações seniores institucionalizadas, momentos de lazer em torno da leitura.

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo




SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECORDA ALBERTO ABRANTES


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, irá promover a já habitual homenagem ao seu Presidente Honorário, Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.
Embora traduzindo-se numa pequena, mas singela homenagem, na passagem do décimo terceiro aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação sediada na cidade de Cantanhede, pretende voltar a reunir um conjunto de amigos, familiares e associados, possibilitando associarem-se pessoalmente a esta homenagem.

Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da história da Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.

No dia 20 de janeiro, sábado, pelas 21h00 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando agendado para o dia seguinte, 21 de janeiro, Domingo no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores.

A coincidir com a homenagem promovida pela Direcção Geral a Secção de Columbofilia, que nesse dia promove a dua Gala de entrega de prémios aos seus associados que mais se distinguiram na Campanha Desportiva do ano de 2023, vai entregar e também para homenagear Alberto Abrantes, a nTaça de Honra.

Falecido prematuramente na madrugada de 15 de Janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da sua dedicação pelo próximo.

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, convida todos os associados e amigos a associarem-se a esta homenagem ao Presidente Honorário Alberto Abrantes.

Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe exposição de pintura de Domitília Dias


A exposição “Natureza a óleo: harmonia viva”, de Domitília Dias, vai estar patente de 20 de janeiro a 13 de fevereiro no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. A mostra integra 19 quadros pintados a óleo sobre tela e pode ser visitada de segunda-feira a sábado entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.

Domitília Dias, natural do concelho de Reguengos de Monsaraz, é uma artista autodidata que começou a pintar em tecido, tendo mais tarde adquirido o interesse pela pintura a óleo. Com a passagem à aposentação em 2022, frequentou um curso online de pintura a óleo que lhe permitiu aperfeiçoar a técnica, nomeadamente o desenho, a luz e a sombra.
Para esta exposição, Domitília Dias pintou animais domésticos e selvagens, aves, flores, frutas e paisagens. A artista identifica-se com o estilo clássico realista e hiper-realista.






*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Marinha Grande | BIBLIOTECA DA MARINHA GRANDE AUMENTA LEITORES E LIVROS EMPRESTADOS

 Requisitar um livro na Biblioteca Municipal da Marinha Grande passou a ser um hábito cada vez mais procurado pela população do concelho. No ano 2023, a Biblioteca aumentou o número de novos leitores, bem como de livros emprestados.
Os números que resultam da atividade desenvolvida pela Biblioteca Municipal, dão conta que 2023 assumiu-se como um ano de recuperação e de normalização, devido ao alargamento do período de funcionamento deste serviço, depois de ultrapassados os constrangimentos de anos anteriores, relacionados com a Covid-19 e com as obras de requalificação do edifício onde está instalada, em pleno Património Stephens, no centro da cidade.
Se for considerado o último ano de atividade regular (2019), verifica-se que 2023 registou um aumento muito significativo do número de empréstimos, de 8.771 livros emprestados em 2019, para 12.969 em 2023. Refira-se que estes são os números referentes ao serviço de empréstimo domiciliário, contabilizados pelo sistema de registo automático de leitores e empréstimos. Porém, também devem ser considerados a utilização dos recursos da Biblioteca em regime de leitura presencial, da qual não é possível fazer recolha de dados.

Também ao nível das inscrições de novos leitores, é notória a recuperação, sendo reflexo do retomar do funcionamento de todas as valências da Biblioteca. O ano passado contou com mais 395 leitores, enquanto que em 2019 tinham-se registado mais 242 novos leitores e em 2022, esse número ficou-se pelos 198. Os novos leitores de 2023 são, sobretudo, mulheres. De entre o total de novos associados, 56% têm 18 anos ou mais, 30% têm até 12 anos e os restantes 14% situam-se entre os 13 e os 17 anos.
Os livros mais requisitados em 2023 foram:
Livros para adultos
1. A Amiga Genial, de Elena Ferrante;
2. Uma Noite de Agosto, de Victoria Hislop;
3. O Apartamento em Paris, de Lucy Foley;
4. Quando Acreditávamos em Sereias, de Barbara O’Neal;
5. A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin.


Literatura infantil
1. O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo, de Clara Cunha;
2. O Grande Livro dos Superpoderes, de Susanna Isern;
3. Quando és um Macaco, de Loredana Baldinucci;
4. O Amor que Bate no Coração, de Jane Chapman;
5. Os Esquilos que Não Sabiam Partilhar, de Rachel Bright.

Todos os serviços da Biblioteca são gratuitos, podendo ter acesso a:
- Empréstimos até 3 livros, pelo período de 10 dias úteis;
- Consulta de obras de referência, em vários suportes, (enciclopédias, dicionários, cd-rom's educativos e todas as que estão assinaladas com a designação "Leitura na Biblioteca");
- Aceder à internet;
- Utilizar os computadores disponíveis ao público para a elaboração de trabalhos;
- Visualização de filmes ou audição de cd's áudio disponíveis na Sala Áudio/Vídeo (sem possibilidades de empréstimo);
Leitura de publicações periódicas (jornais e revistas) disponíveis na Sala de Periódicos.

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e ao sábado, 14h30 às 18h00.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | IX Encontro de Associações destacou o papel agregador das associações


As nossas associações são os porta-vozes privilegiados do sentir das populações. Têm, também, sobre eles a responsabilidade de dinamizarem iniciativas que permitam o contacto intergeracional, a manutenção de tradições, no registo da memória e na recolha desse património imaterial”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, durante o IX Encontro de Associações que se realizou a 13 de janeiro.
A preservação da memória coletiva, dos hábitos e dos costumes dos locais foi um dos temas abordados neste encontro e contou com a apresentação da “Plataforma digital de investigação e de recolha de história oral” de Fernanda Rollo, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, que tem como objetivo “a partilha do conhecimento empenhado na promoção do estudo, organização e disseminação do património histórico, cultural, tecnológico e digital, desenvolvido em estreita relação com arquivos e bibliotecas, instituições da administração públicas, municípios e autarquias, entidades privadas, escolas e associações locais”. Um trabalho equiparado ao já iniciado com o projeto Ecos de Proença e “que está em redefinição daquilo que será a sua missão daqui em diante, juntamente com o repositório da Casa da Memória e das Artes”, acrescentou João Lobo.

O azeite, tema do Ano Municipal para 2024, também esteve em destaque, em particular a cultura em olival tradicional, numa intervenção formativa da parte de João Gama, engenheiro da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro, motivando amplo interesse nos participantes e incentivando para que haja formação em data a definir sobre a olivicultura.

A anfitriã deste encontro foi a Associação Penha do Falcão, Edite Balau, que deu as boas-vindas aos representantes das 40 associações inscritas no evento e presenteou os convidados com um jantar para animar o convívio e partilha entre todos. Durante o evento foi sorteado o próximo anfitrião, a Associação do Chão do Galego, que receberá o X Encontro de Associações em 2025.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | CONCLUÍDA CICLOVIA JUNTO AO PARQUE MÁRTIRES DO COLONIALISMO


Encontra-se concluído o Troço 3 da Ciclovia entre a Zona Industrial e a ER 242-2, localizado junto ao Parque Mártires do Colonialismo, na sequência de um investimento do Município da Marinha Grande, de cerca de 100 mil euros.
Com uma extensão aproximada de 200 metros, este troço da ciclovia foi edificado em meio urbano, em plena cidade da Marinha Grande, visto destinar-se a complementar a rede ciclável e pedonal já existente e/ou a criar.
O projeto pretendeu desenvolver uma rede contínua de modos suaves, especialmente no modo pedonal e sistema ciclável, que valorize a inserção paisagística no contexto urbano da cidade e que promova e facilite a deslocação no interior da cidade (principalmente da deslocação entre o centro funcional e um dos polos industriais-gerador de grande parte do emprego da cidade).
A nova ciclovia tem início no cruzamento da Rua Professor Alberto Nery Capucho com a Rua Professor Bento de Jesus Caraça e desenvolve-se no passeio existente até à entrada oeste do parque Mártires do Colonialismo. A partir desta entrada do parque, a ciclovia segue em zona ajardinada até à área de descanso existente junto à passadeira na Avenida Dr. José Henriques Vareda, que também foi alvo de requalificação.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Evento "Roadshow I&D 2024" - NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra

 Coimbra, 31 de janeiro de 2024 - A AIP (Associação Industrial Portuguesa), em colaboração com a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, a Uninova e a Fnway, está a promover o "RoadShow – Promover a Investigação aplicada em prol das necessidades das PME". Este evento, que visa impulsionar avanços significativos na economia 4.0, concentrar-se-á nas áreas cruciais da Interoperabilidade de Sistemas, Eficiência Energética, Robótica e Sistemas Industriais complexos.

Investigadores da Universidade Nova estarão reunidos com empresas, com o objetivo de realizar um levantamento das necessidades no âmbito da Investigação e Desenvolvimento (I&D), contribuindo para o progresso tecnológico e sustentável das empresas participantes.

 

Detalhes do Evento:

 

 

A participação neste evento, de extrema importância para o desenvolvimento económico da região, é GRATUITA. Empresários e empreendedores terão a oportunidade de interagir, promovendo a colaboração entre setores, otimizando recursos energéticos, e explorando soluções inovadoras para desafios complexos, sempre com foco nos princípios fundamentais da cibersegurança.

 

Programa da Sessão:

 

10h00 - Abertura:

  • Horácio Pina Prata, Presidente da Associação Empresarial da Região de Coimbra
  • José Eduardo Carvalho, Presidente da AIP

 

10h10 - A Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), os Programas Nacionais e o Horizonte Europa:

  • Mira Amaral, FNWAY

 

10h30 - Projetos de I&D desenvolvidos na FCT-UNL:

  • Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático

 

10h50 - Reuniões com Empresas | Cross Ideias:

  • Levantamento das necessidades de I&D das empresas

 

Aproveite esta oportunidade para impulsionar a inovação e o desenvolvimento na sua empresa, contribuindo para um futuro tecnológico mais avançado e sustentável. Estamos ansiosos pela sua participação.


*NERC –ACIC- Associação Empresarial da Região da Coimbra

 

 

“Valeu a pena o 25 de Abril? Valeu muitíssimo a pena!” Marque Mendes fala de democracia aos alunos


“A participação dos jovens para a vida democrática” foi a temática abordada por Luís Marques Mendes num encontro com jovens do 11º e 12º anos do ensino secundário do concelho de Porto de Mós, que teve lugar no dia 16 de janeiro, no Cineteatro de Porto de Mós.
Depois de uma caracterização da qualidade de vida da população no período anterior à Revolução, com referência aos números de analfabetismo, acesso a saneamento, eletricidade, o isolamento internacional e o corporativismo económico, o orador questionou se “Valeu a pena o 25 de Abril?”, e a resposta foi inequívoca: “Valeu muitíssimo a pena!”.

Liberalizar, democratizar e descolonizar foram as premissas que deram, então, força à revolução. Hoje, a liberdade é um direito inestimável, a democracia um bem que “não se tendo, faz toda a diferença do mundo” e o Serviço Nacional de Saúde uma das maiores conquistas de Abril.

À pergunta “se as coisas podiam estar melhores?”, o orador responde um perentório “sim”, lançando o desafio de sermos sempre exigentes e críticos mas alertando que essa reivindicação não deve nunca ser confundida com a privação dos valores de Abril.

Hoje, importa, por isso, manter e alimentar esses valores e isso faz-se com a seriedade, honestidade e coerência que se espera de quem é eleito!

Após as diversas intervenções dos jovens, Luís Marques Mendes deixou o repto: “acreditem e tenham ambição em nome do vosso país! Temos capacidade de fazer pontes com todos, em todo o lado. Somos um país com quase nove séculos de história, com credibilidade e prestígio e uma capacidade inata para superar desafios nas alturas mais inusitadas.”

De referir que esta é uma iniciativa que integra o programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril 2022-2024, do Município de Porto de Mós, sendo a primeira ação do programa de 2024, que se estenderá até junho com diferentes iniciativas, tais como mesas redondas, exposições, concertos, teatro, entre outras.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Grupo Barbot revoluciona a indústria com novo processo de produção. Tecnologia inovadora implementada no processo de produção do Grupo Barbot


O Grupo Barbot destaca-se pelo seu compromisso contínuo com a sustentabilidade das suas tintas. Recentemente, a empresa implementou uma tecnologia inovadora para aprimorar o seu processo de produção, especialmente pela aposta em soluções mais naturais e com menos conservantes.
Para superar os desafios relacionados com a contaminação bacteriana nas tintas à base de água, a Barbot colaborou com a Hygienic Pigging Systems Ltd (HPS) para implementar sistemas avançados de recuperação de produtos líquidos.

Com esta implementação, a contaminação bacteriana foi reduzida a praticamente zero e a água utilizada como propulsante é reciclada, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. O Grupo Barbot observou uma melhoria significativa na qualidade dos seus produtos, além de uma eficiência operacional aprimorada com a automação dos sistemas.

“No Grupo Barbot, a inovação é o nosso legado e o nosso futuro. Ao adotar esta nova tecnologia da HPS, não apenas superamos desafios significativos, mas também redefinimos os padrões da indústria de tintas. Esta é a nossa missão, é um testemunho do nosso compromisso com a excelência, eficiência operacional e responsabilidade ambiental”, afirma António Aguiar, Diretor Industrial.

Além da limpeza eficaz, o Pigging System oferece várias vantagens adicionais: a capacidade de evitar contaminações cruzadas entre diferentes produtos numa mesma linha, a redução de perdas de produto e a minimização de resíduos e água de limpeza. O sucesso da implementação dos sistemas de pigging da HPS reforça a importância de tecnologias avançadas na evolução positiva dos processos de produção.

*FILIPE OLIVEIRA
Communication Consultant

Estudantes da Universidade de Coimbra distinguidos internacionalmente

 
Julianna Santos e Nirmal Kulkarni, ambos estudantes no Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram distinguidos com o Prémio Professor José Galbinski e o IASTE Berkeley Paper Prize, respetivamente.
O artigo científico “Reinterpretação de Edifícios e Espaços Urbanos, pelos Azulejos de Delfim Amorim”, de Julianna Santos (em coautoria com Patrícia Oliveira e Liliana Adrião), premiado durante o V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP) - “Proximidades Distantes”, no Brasil, discute os resultados dos ateliês realizados nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo das faculdades ESUDA e UNINASSAU, no Recife, com o objetivo de explorar a interseção entre arte e arquitetura, a reinterpretação de edifícios e dos espaços urbanos influenciados pelos padrões de azulejos de Delfim Amorim.
Enfatiza ainda a ligação entre a arquitetura moderna e a prática arquitetónica contemporânea, de modo a destacar a continuidade da utilização de azulejos portugueses re-imaginados por Amorim, arquiteto luso-brasileiro do século XX, conhecido por influenciar a renovação da arquitetura portuguesa nos anos 50, e referência para arquitetos contemporâneos em Portugal e no Brasil.


Já o artigo de Nirmal Kulkarni, denominado “Dinamics of Homecoming: Socio-spatial practices defining Hindu religious geographies from Marcel, Goa, India”, distinguido no Congresso IASTE 2024, na Arábia Saudita, examina as inusitadas procissões religiosas hindus de “regresso a casa” e a sua influência temporal no ambiente construído.
Anualmente, as divindades femininas protetoras de diversas aldeias circulam num “palkhi” carregado pelos devotos até suas casas. Através de dois estudos de caso, em Marcel, Goa, a investigação descobre marcadores cerimoniais ritualísticos e espaços domésticos no caminho processional, no sentido de chegar a uma interpretação de “casa”.

O estudo utiliza o “terceiro espaço” como quadro teórico e tenta abstrair um quadro conceptual para explorar estes fenómenos. Esta tradição inventada, não encontrada nas antigas tradições hindus, transformou-se ao longo do tempo, tornando-se uma prática sócio espacial anual dinâmica.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Igreja de Gondar recebe concerto da Orquestra da Costa Atlântica


O quarto concerto do ciclo de música de câmara da Orquestra da Costa Atlântica (OCA) na Rota do Românico está agendado para o próximo sábado, 20 de janeiro, às 21h30, na Igreja de Santa Maria de Gondar, em Amarante.
Na temporada de 2023-24, o ciclo de música de câmara da OCA desenvolve-se sob o mote “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”.
Com a curadoria artística do maestro Luis Miguel Clemente, o ciclo apresenta uma mescla de compositores e autores de diversos estilos e nacionalidades.
No concerto na igreja românica de Gondar, de entrada livre, o quarteto de cordas da OCA vai explorar as sonoridades das obras “Cenas da Montanha”, de José Vianna da Motta, e “Op. 18 Nr. 6”, de Ludwig van Beethoven, com a interpretação dos músicos Jorman Torres e David Lloyd, nos violinos, Jorge Alves, na viola d’arco, e António Ferreira, no violoncelo.
A primeira apresentação do ciclo de música de câmara da OCA na Rota do Românico decorreu, em 28 de janeiro de 2023, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, a segunda, a 25 de março, na Igreja de São Martinho de Soalhães, Marco de Canaveses, e a terceira, a 20 de maio, na Igreja de Santa Maria de Sardoura, Castelo de Paiva.

A Orquestra da Costa Atlântica, fundada em 2015 e com sede em Esposende, agrega instrumentistas de elevado nível técnico e artístico numa formação de singular excelência no panorama musical português.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação