sexta-feira, 1 de março de 2019

Ryanair vai ter 15 novas rotas em Portugal

Resultado de imagem para Ryanair vai ter 15 novas rotas em Portugal
Cerca de 60 milhões de passageiros de e para Portugal foram transportados pela companhia desde 2003.
A Ryanair vai lançar 15 novas rotas a partir de outubro, das quais quatro no aeroporto de Lisboa, oito no Porto e três em Faro, anunciou hoje em Lisboa a companhia aérea irlandesa.
O horário de inverno, entre o próximo mês de outubro e Março de 2020, vai contar com 27 rotas da companhia em Lisboa, sendo as quatro novas rotas para os aeroportos de Bordéus (França), Budapeste (Hungria), Clermont (França) e Memmingen (Alemanha).
No Porto, a companhia vai contar com oito novas rotas -- Alicante (Espanha), Birmingham (Reino Unido), Bremen (Alemanha), Brive (França), Budapeste (Hungria), Málaga (Espanha), Toulouse (França) e Veneza Treviso (Itália), num total de 50 rotas.
Em faro, a transportadora aérea passa a ter 24 rotas, das quais três novas, para os aeroportos de Berlim (Alemanha), Bremen (Alemanha) e Londres Southend (Reino Unido).
Na conferência de imprensa, ontem em Lisboa, o responsável pelas operações comerciais da companhia, David O'Brien, disse que a transportadora vai recorrer da decisão da autoridade da concorrência italiana de a multar em três milhões de euros pela cobrança aos clientes de suplemento de bagagem de mão sem o incluir na tarifa base.
"Vamos recorrer e os tribunais vão confirmar que a nossa política é a correta", disse, adiando que a companhia melhorou a pontualidade desde que começou a cobrar pela bagagem de mão que não cabe debaixo do assento.
David O'Brien falou ainda sobre o novo aeroporto do Montijo, para dizer que enquanto não for construído a companhia não cresce "tanto quanto podia" e apelar para que não demore mais de três anos a sua operacionalização.
O responsável alertou ainda para necessidade de uma análise do preço da portagem da ponte para o Montijo para os passageiros aéreos, aquando a operacionalização da infraestrutura aeroportuária complementar ao aeroporto em Lisboa.
Cerca de 60 milhões de passageiros de e para Portugal foram transportados pela companhia desde 2003, segundo dados da empresa
Lusa / TSF

ÚLTIMA HORA: CM de Mira apresenta providência para acabar com descargas poluentes da Águas Centro Litoral

Resultado de imagem para ÚLTIMA HORA: CM de Mira apresenta providência para acabar com descargas poluentes da Águas Centro Litoral
A Câmara de Mira vai interpor uma providência cautelar para impedir a empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) de fazer descargas sem tratamento na estação elevatória das Cochadas.
"Esgotaram-se os prazos e esgotou-se a nossa paciência", refere Raul Almeida, lembrando que o Governo ficou de apresentar uma solução para as sucessivas descargas poluentes feitas através da estação elevatória das Cochadas, apontadas como o principal foco de contaminação de águas e terrenos agrícolas.
A estação pertence ao sistema gerido pela AdCL fica situada no limite da Tocha (concelho de Cantanhede), numa zona de fronteira com Mira, o município que é o mais afetado pelas sucessivas descargas poluentes.
O autarca lembra que o secretário de Estado do Ambiente assumiu por duas vezes, em nome do Governo, em Junho e Dezembro de 2018, "o compromisso de apresentar uma solução para o problema até Janeiro de 2019".
Mais tarde, refere Raul Almeida, a Câmara de Mira teve conhecimento de que o Governo garantiu, em resposta ao Grupo Parlamentar "Os Verdes", que apresentaria uma solução para o problema até ao final do mês de fevereiro.
"Os prazos esgotaram-se sem haver uma solução. Por isso, vamos avançar com a providência em coautoria com a Junta de Freguesia de Mira, decisão que foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal", relata o autarca.
Diversos partidos com assento parlamentar fizeram recomendações ao Governo para que resolva a situação. Depois de ter visitado o local, em junho de 2018, o secretário de Estado apresentou aos autarcas de Mira uma proposta que recupera a solução inicial, que passa pela construção, nas Cochadas, de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais, sendo depois os efluentes encaminhados através de Mira e Vagos.
Esta solução desagrada, no entanto, aos autarcas de Mira, que temem que as descargas poluentes continuem devido ao subdimensionamento do sistema hídrico do concelho, que não está preparado para receber os efluentes do vizinho do sul.
"Face às propostas apresentadas, houve total unanimidade entre os autarcas de todos os quadrantes políticos, deixando bem claro ao senhor secretário Estado que Mira não aceitará nenhuma solução que não passe pelo tratamento e rejeição dos efluentes de Cantanhede no próprio concelho de Cantanhede, não utilizando, em nenhum caso, o sistema hídrico de Mira", avisou, na altura, Raul Almeida.
Mira propõe ao Governo, em alternativa, duas soluções.
A primeira passa pela construção de uma Etar na zona da Vala de Levadios, praia da Tocha, com rejeição de efluentes tratados no mar. A segunda projeta um "bypass" entre Cantanhede e Aveiro, com um novo sistema que atravesse a mancha florestal, longe dos centros urbanos e explorações agrícolas, e que esteja dimensionado para encaminhar em segurança a totalidade dos efluentes do concelho gandarês.

Pedro Marques destaca “ampla” renovação da lista de candidatos do PS às eleições europeias

O "número um" europeu do PS, Pedro Marques, destacou ontem a "ampla renovação" operada na lista de candidatos do seu partido e recusou-se a comentar a saída da eurodeputada socialista Maria João Rodrigues. 
Resultado de imagem para Pedro Marques destaca “ampla” renovação da lista de candidatos do PS às eleições europeias
"É para mim uma honra liderar uma lista com esta elevada qualidade, sucedendo a personalidades como Mário Soares, António Vitorino e ao próprio Francisco Assis", declarou Pedro Marques aos jornalistas no final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, em Lisboa.
A lista de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu, que foi proposta pelo secretário-geral do PS, António Costa, obteve 68 votos a favor, nove contra (provenientes da tendência minoritária de Daniel Adrião) e três abstenções.
Perante os jornalistas, o ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas não explicou as razões que levaram a direção do PS a não incluir na lista a antiga ministra Maria João Rodrigues, que está a ser alvo de um processo por assédio laboral em Bruxelas.
"Houve uma renovação significativa" face aos candidatos presentes na lista às europeias do PS de 2014, alegou Pedro Marques, dizendo que apenas dois dos atuais eurodeputados, Pedro Silva Pereira e Carlos Zorrinho, voltam a candidatar-se nas eleições de 26 de maio próximo.
"Houve uma renovação da nossa lista. São opções dos órgãos do PS. Alguns continuam e outros que, embora tendo feito um trabalho extraordinário, terão certamente outras funções relevantes para desempenhar. Temos uma lista de enorme qualidade, com quadros jovens e muitas mulheres", defendeu.
Antes, Daniel Adrião, da tendência minoritária, criticou a ausência de um processo aberto na escolha da lista de candidatos do PS, razão pela qual o seu grupo votou contra. Daniel Adrião disse agora esperar que o PS cumpra os seus estatutos e não desperdice uma segunda oportunidade, elegendo os seus candidatos a deputados nas eleições legislativas através de primárias abertas a todos os simpatizantes.
Margarida Marques e Isabel Santos são as principais novidades da lista do PS
A presença da ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus Margarida Marques e da deputada portuense Isabel Santos são as duas principais novidades na lista de candidatos socialista às europeias ontem apresentada pelo líder do PS, António Costa.
A seguir ao cabeça-de-lista do PS nas eleições para o Parlamento Europeu, Pedro Marques, surge em segundo lugar, tal como se esperava, a ex-ministra da Presidência Maria Manuel Leitão Marques, sendo o terceiro lugar ocupado pelo eurodeputado Pedro Silva Pereira.
Entre o quarto e o oitavo lugar - a chamada zona de eleição quase segura - surgem os seguintes candidatos: Margarida Marques (ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus e antiga líder da JS), André Bradford (líder parlamentar dos socialistas açorianos), Sara Cerdas (médica madeirense), Carlos Zorrinho (eurodeputado e antigo líder parlamentar sob a liderança de António José Seguro) e Isabel Santos (deputada do PS e especialista nas questões de refugiados e Direitos Humanos).
No nono lugar, na chamada zona cinzenta de eleição, está o líder da Federação do Porto do PS, Manuel Pizarro, apesar de este antigo secretário de Estado antes ter manifestado descontentamento por ter sido colocado nessa posição.
Porém, mais tarde, o líder da Federação do Porto do PS, Manuel Pizarro, manifestou-se satisfeito com a presença de Isabel Santos na oitava posição, afirmando que a representatividade da sua região na lista de candidatos socialistas "é forte". Confrontado com as questões dos jornalistas, Manuel Pizarro procurou sempre desdramatizar o facto de Isabel Santos entrar à sua frente na lista e negou qualquer insatisfação pela sua posição no nono lugar. "Esta é uma belíssima lista. Pelo facto de ter sido incluída uma segunda candidata na lista ajuda-nos a sentir que estamos melhor representados. É muito importante que o Porto e o Norte tenham esta representação", alegou. Logo a seguir, também a deputada socialista Isabel Santos desdramatizou as anteriores queixas feitas por Manuel Pizarro em relação à composição da lista. "No Porto, fazemos política com muita paixão e temos de interpretar as reações dos últimos dias como algo muito natural", declarou Isabel Santos.
Após o nono lugar de Manuel Pizarro, está na décima posição Isabel Estrada (doutorada em sociologia pela Universidade do Minho) e em décimo primeiro João Albuquerque (mestre em História).
No próximo dia 9, o PS reúne-se em Comissão Nacional, o órgão máximo entre congressos, para aprovar o manifesto eleitoral do PS.
Lusa / Madremedia

Neto do ex-presidente Lula morre aos 7 anos de idade em São Paulo

Arthur Araújo Lula da Silva morreu de meningite meningocócica 

Resultado de imagem para Neto do ex-presidente Lula morre aos 7 anos de idade em São Paulo
Morreu na tarde desta sexta-feira, o menino Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula. O garoto tinha apenas 7 anos de idade e deu entrada esta manhã no Hospital Bartira, do grupo D’Or, em Santo André, no ABC Paulista.
Segundo informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”, o pequeno Arthur Lula da Silva chegou ao hospital com febre alta. Ele foi então diagnosticado com quadro infeccioso de meningite meningocócica e acabou não resistindo.
O menino era filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa  Letícia.
A meningite meningocócica trata-se, com efeito, de um tipo raro de meningite bacteriana. Habitualmente é descrita pela comunidade médico-científica como responsável por causar uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro. Os sintomas mais comuns incluem febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas.
noticiasaominuto.com.br

Pagamentos do Fundo de Garantia Salarial caem 21% em 2018 para 80 milhões de euros

Resultado de imagem para Pagamentos do Fundo de Garantia Salarial caem 21% em 2018 para 80 milhões de euros
O Fundo de Garantia Salarial (FGS) pagou cerca de 80 milhões de euros em 2018 em indemnizações e salários em atraso, menos 21% do que no ano anterior, revelam dados da Segurança Social a que a Lusa teve acesso.
Este fundo serve para pagar parte dos salários ou indemnizações a trabalhadores quando as empresas estão em insolvência ou numa situação económica difícil.
A análise ao FGS é um dos pontos da agenda da reunião de hoje da Concertação Social, onde estará presente o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.
Em 2017, o fundo pagou mais de 100 milhões de euros aos trabalhadores, sendo que este montante refletia já uma descida face a 2016, ano em que se registou um pico de quase 120 milhões de euros.
Depois de pagar parte dos créditos em dívida aos trabalhadores, o FGS torna-se credor da empresa, procurando recuperar os valores que adiantou. De acordo com os mesmos dados, no ano passado, o montante recuperado aumentou e atingiu 32%.
Já o número de pedidos de trabalhadores que aguardam resposta da Segurança Social registou uma diminuição de 86% em 2018 face a 2015, ou seja, o número de pendências foi de cerca de 4 mil em 2018, face a cerca de 20 mil em 2015.
A redução de pendências bem como o aumento da taxa de recuperação de créditos estão associados a um menor número de processos entrados (cerca de 15 mil), devido ao crescimento económico, segundo a mesma fonte.
O FGS aplica-se a trabalhadores por conta de outrem e é financiado pelas empresas através da Taxa Social Única.
O limite global garantido pelo FGS é igual a 18 vezes o salário mínimo nacional que estava em vigor na data de vencimento dos créditos ou da dívida. Por mês, o fundo paga até três vezes o valor do salário mínimo nacional em vigor na data em que a empresa devia ter pago o salário.
A estes valores são descontadas as contribuições para a Segurança Social e a retenção na fonte para o IRS.
Lusa

Nazaré: GNR apreendeu 204 quilos de pescada imatura

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 27 de fevereiro, apreendeu 204 quilos de pescada imatura, com o valor presumível de cerca de 2 mil euros, no Porto de abrigo de Nazaré.
No âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, os militares detetaram uma mulher que tinha na sua posse 204 quilos de pescada imatura, ou seja, não possuíam medida mínima obrigatória para a sua captura que são 27 centímetros.
Desta ação resultou a apreensão do pescado e a identificação de uma mulher de 35 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de noticia por contraordenação.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.  O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário foi entregue a várias instituições de solidariedade.

Março é mês do Teatro em Pombal


13 espetáculos e 3 oficinas animam o concelho de 1 a 24  Março
O Município de Pombal e o Teatro Amador de Pombal (TAP) promovem de 1 a 24 de março mais uma edição do Festival de Teatro, que este ano apresenta uma programação com 13 espetáculos e 3 oficinas, a decorrer na cidade de Pombal e em sete freguesias do concelho.
O festival começa no dia 1 de março com Salvador Martinha a subir ao palco do Teatro-Cine para apresentar a sua Cabeça Ausente, um espetáculo que é descrito como “um «share location» do seu pensamento alheado”. Com hora marcada para as 21H30, os bilhetes para o espetáculo de Salvador Martinha têm um preço de seis euros.
No dia 8 de março a companhia Teatro Meridional apresenta a peça O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão, às 21H30, com um preço de entrada fixado nos três euros. A peça conta a história de um rapaz judeu que se torna amigo de um velho merceeiro árabe.
“4 Clowns do Apocalipse” é a proposta para o dia 15 de março, às 21H30, numa co-produção das companhias Teatro Montemuro e Absolute Theatre, e cujos bilhetes têm um custo de três euros. Trata-se de uma peça que nos conta a cavalgada dos quatro cavaleiros do Apocalipse até ao fim do mundo, que se transformam em palhaços, quando um dos cavaleiros se perde pelo caminho.
A 17 de março, às 16H00, a companhia brasileira Cia. Boto-Vermelho traz a Pombal a peça João por um fio, espetáculo que conta a história do menino João, criança sonhadora e solitária, que passa a vida ligado a fios reais e imaginários (entrada a dois euros). A Cia. Boto-Vermelho foi fundada em 1994 pelo ator Ricardo Schöpke e pelo ilustrador Roger Mello, e tem desenvolvido uma pesquisa aprofundada pelo folclore brasileiro, adaptando-o a uma linguagem contemporânea.
Destinada a público escolar, a peça ETC… terá duas sessões no dia 19 de março (às 11H00 e ás 14H30), com um custo de entrada de um euro. Da autoria da S.A. Marionetas, a peça conta-nos pequenas histórias de um lugar onde os seus habitantes vivem as mais variadas peripécias, com momentos de humor vividos pelas personagens, marionetas esculpidas em esponja, e onde os movimentos substituem as palavras.
A 23 de março, no Jardim do Cardal, a companhia PIA – Projeto de Intervenção Artística apresenta o espetáculo Entremundos, que nos faz imergir “numa dimensão entre vivos e mortos, um espaço entre o purgatório e o limbo, onde se inicia uma viagem por um universo imaginário inspirado na morte”. Um espetáculo com entrada livre que conta com a chancela da Artemrede, e que é financiado pelo programa Centro 2020.
Festival de Teatro decorre em nove palcos diferentes
Na edição de 2019 a aposta na programação destinada aos públicos das freguesias é reforçada, e permite descentralizar o festival e o acesso ao teatro nas diferentes localidades do concelho de Pombal, alargando para nove o número de palcos onde a programação se desenvolve.
Para além do Teatro-Cine e do Jardim do Cardal, na cidade de Pombal, também recebem espetáculos os palcos das Freguesias de Abiul, Carnide, Vermoil, Meirinhas, Redinha, União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca e União de Freguesia de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
No dia 2 de março o TAP apresenta a peça Lusíadas? no Auditório da Junta de Freguesia de Carnide (21H30), peça que leva também ao Salão da Filarmónica Vermoilense no dia 9 de março (21H30). Este é um espetáculo que narra de forma criativa e numa versão condensada a obra de Luís de Camões, “Os Lusíadas”, “a grandiosa obra épica que relata os feitos heroicos dos Portugueses”.
Nos dias 22, 23 e 24 a companhia S.A. Marionetas apresentará a peça A Farsa do Sapateiro na Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras (22, às 21H30), na Associação Recreativa das Meirinhas (23, às 21H30) e no Salão Paroquial de São Simão de Litém (24, às 17H00). Este é um espetáculo que conta as peripécias de Gil Vicente e do sapateiro do Rei nas vésperas do casamento de D. Isabel e D. Carlos V.
No dia 22, às 21H30, no Centro Paroquial da Ilha, o GATA apresenta Um Sonho de Uma Noite e Verão, adaptação da obra de Shakespeare. No dia seguinte, 24 de março, é a vez do grupo Gatinhos levar ao palco do Auditório da Junta de Freguesia de Abiul a peça Quinta da Cidadania, que conta as peripécias dos animais de uma quinta, que à noite ganham voz e convivem entre si.
Nos dias 2, 9 e 24 de março as Freguesias de Carnide, Vermoil e Abiul receberão, respetivamente, a Oficina Crac, Cric, Croc…, uma oficina criativa de construção de marionetas dinamizada pelo Serviço Educativo do Teatro-Cine de Pombal.
Os bilhetes das peças que serão exibidas nas freguesias têm um preço simbólico de um euro. As reservas para os espetáculos do Festival de Teatro estão disponíveis na Bilheteira Online, no portal do município, em http://www.cm-pombal.pt.

Hora de Fecho: Padre foi pai. Relação começou era ela menor /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Uma catequista contou à PJ que ainda era criança quando começou a relação com o padre de quem engravidou. Ele foi investigado por abusos sexuais, mas a Igreja não agiu. Está agora colocado no Canadá.
Um dia depois de o Observador noticiar que o padre Heitor Antunes começou um relacionamento com uma catequista quando esta tinha 14 anos, diocese de Vila Real confirmou abertura de uma investigação.
O homem com 79 anos foi identificado quando tentava renovar a carta de condução. Vivia em Badajoz com uma identidade falsa.
O banco vai precisar de mais cerca de mil milhões de euros para compensar os "calotes" antigos reconhecidos no ano passado. Cinco perguntas e respostas para entender porquê mais uma injeção pública.
Colégio da Estrela atrasou-se na entrega de documentos. Além da perda dos apoios, a direção também subiu o valor da mensalidade-base e cobra mais um mês. Pais falam em aumentos ilegais até 180%.
Arthur, neto de Lula da Silva, deu entrada no Hospital Bartira , em São Paulo, com um quadro clínico considerado "instável". O menino de sete anos morreu cinco horas depois com uma meningite.
Depois de ser derrubada da moto em que viajava na ultrapassagem de um automóvel, uma mãe conseguiu fazer o “milagre” de impedir que o filho que transportava ao colo fosse atropelado por um camião.
"És um labrego, trolha e aldrabão! Já não te consigo aturar! (...) Adoras ser o Presidente do benfica b", escreveu o ex-presidente do Sporting sobre o dirigente do Sporting de Braga.
Tem 39 anos, está no Shanghai SIPG após passagem pelo Zenit, já trabalhou com David Luiz, Hulk ou Quaresma. Eduardo Santos, o "Doutor Milagres", foi o segredo da recuperação de Marega para o clássico.
Mohamed Abdel Rahman socorreu várias pessoas durante um incêndio na estação de comboios do Cairo. O motorista já tinha sido detido por uso de drogas. O caso vai ser investigado.
Chegou a ser a mulher mais procurada pela Europol. Foi condenada em 2011 por ter traficado para Espanha quase 4 toneladas de cocaína, esteve em fuga e foi detida há um ano. Agora, nega envolvimento. 
Opinião

Rui Ramos
O nepotismo governamental define uma democracia capturada por uma facção política dedicada a vincular a si os grupos de interesse instalados no Estado, na banca e nas grandes empresas.
Zita Seabra
Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande galã fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um "notável" fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco.
Aníbal Fernandes
Mas será que as mulheres e os homens não podem preocupar-se com a família de igual modo? E não podem ambos investir na carreira de igual modo?
Rita Fontoura
Tenho muito tristeza pela responsabilidade que me cabe. Para quem não é crente explico: a desolação que sinto é como se um filho meu tivesse abusado de menores, feito o que se diz dos padres acusados.
José Avillez Ogando
Estamos numa situação em que as empresas portuguesas com operações na Finlândia e as finlandesas com operações em Portugal, daqui para a frente pagarão em muitos casos impostos duas vezes.
MAGG

Rita Espassandim
O desafio Momo incentiva os jovens a magoarem-se e está presente em séries ou jogos infantis bem conhecidos. Alerta foi dado pelas escolas.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Governo sobe mais de quatro mil professores para os 5.º e 7.º escalões

Resultado de imagem para Governo sobe mais de quatro mil professores para os 5.º e 7.º escalões
A medida tem efeitos retroativos a 1 de Janeiro e destina-se aos docentes com avaliações de “Bom”.
Mais de quatro mil professores vão progredir este ano para o 5.º e 7.º escalões, sendo que cerca de 1.400 progressões acontecem através de um despacho publicado nesta sexta-feira em Diário da República.
O despacho do Ministério da Educação fixa o número de vagas para progressões ao 5.º e 7.º escalões da carreira docente: para o 5.º escalão, haverá 632 vagas e para o 7.º serão 773 vagas.
No total, a medida irá aplicar-se a 1.405 professores do ensino básico e secundário e educadores de infância e terá efeitos retroativos a 1 de Janeiro de 2019.
A medida destina-se aos professores que tiveram avaliações de "Bom", já que os docentes com avaliações de “Muito Bom” ou “Excelente” progridem automaticamente de escalão sem estarem sujeitos a este contingente.
"Deste modo, seja automaticamente ou através da obtenção de vaga, em 2019 progredirão cerca de dois mil e duzentos docentes para o 5.º escalão e cerca de 2 mil docentes para o 7.º escalão", avança o Ministério da Educação em comunicado enviado à agência Lusa.
Este ano, o Ministério aumenta o número de vagas em relação ao ano passado.
No diploma hoje publicado, o Governo explica que no acordo celebrado com os sindicatos tinha ficado definindo para 2019 um número de vagas que correspondesse, "tendencialmente, à percentagem de 50% de docentes em condições de transitar para o 5.o escalão e 33 % de docentes em condições de transitar para o 7.o escalão".
Mas, de acordo com contas da tutela, o diploma hoje aprovado "corresponde a 78% dos docentes que se encontram no 4.º escalão e a 57% dos docentes que se encontram no 6.º escalão".
Lusa

Expofacic numa das shortlists do Iberian Festival Awards

Na categoria de Melhor Festividade
A Expofacic foi um dos eventos portugueses mais votados na categoria de Melhor Festividade do Iberian Festival Awards, integrando a respetiva shortlist. No total estão designados dez eventos nessa categoria do prestigiado galardão criado em Espanha e que visa reconhecer a qualidade organizativa dos festivais de música realizados na Península Ibérica, de Janeiro a Dezembro de 2018.
A constituição das shortlists resultou da votação do público, no âmbito de um processo que decorreu numa plataforma especializada (SurveyMonkey), por onde decorrem também os UK e European Festival Awards, a qual garante que cada dispositivo apenas tem a possibilidade de realizar um voto.
Premiando a melhor organização em cada uma das 22 categorias e contemplando a atribuição do prémio de excelência à mais votada de todas elas, o concurso encerra no próximo dia 13 de Março com o anúncio dos vencedores no decurso de uma gala a realizar para o efeito no Teatro Afundación, em Vigo. No evento serão entregues prémios aos vencedores nacionais e ibéricos, sendo que as categorias "Excellence Award" e "Best Lusophone and Hispanic Festival" terão apenas um vencedor.

Detido em Badajoz um pedófilo português que estava fugido há 15 anos

Um cidadão português, procurado pelas autoridades portuguesas por abusos sexuais de uma menor, foi detido em Badajoz, onde vivia sob identidade falsa há 15 anos, informou hoje a Guarda Civil espanhola.
Resultado de imagem para Detido em Badajoz um pedófilo português que estava fugido há 15 anos
A sua intenção de trocar a carta de condução portuguesa por um certificado espanhol mediante documentação falsa permitiu aos agentes espanhóis saber que o homem era procurado pela justiça portuguesa, adiantou uma nota da Guarda Civil.
O cidadão português encontrava-se fugido no país vizinho desde 2002, ano em que as autoridades portuguesas emitiram um mandado de detenção europeu (MDE) com base numa condenação a pena de prisão por abuso sexual de uma menor.
Em Janeiro, a Guarda Civil obteve informação de uma eventual ação fraudulenta de uma pessoa de nacionalidade portuguesa que residia em Badajoz e que pretendia alterar a carta de condução, detetando "indícios de falsidade" tanto no título de condução português como no bilhete de identidade.
A Guarda Civil, em colaboração com as autoridades portuguesas, pode determinar que o homem vivia em Badajoz há 15 anos com uma identidade falsa usando diferentes documentos oficiais falsos.
Depois de ter sido detido a 18 de fevereiro, foi possível atestar que o homem se encontrava em fuga desde 2002 depois de uma condenação de três anos e oito meses de prisão por abuso sexual a uma menor.
O detido deverá responder ao juiz de instrução de Badajoz pelos delitos de falsidade documental.
Lusa

Comércio Digital chega a Cantanhede

Resultado de imagem para Comércio Digital chega a Cantanhede
O Comércio Digital é uma iniciativa da ACEPI - Associação da Economia Digitalque, em parceria com a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, pretende promover a transformação digital de 50 mil microempresas e PME's portuguesas
Dotar as empresas com as ferramentas necessárias para garantir a sua participação na era digital – este é o principal objetivo do programa Comércio Digital, promovido pela  ACEPI - Associação da Economia Digital, em parceria com a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que arrancou no passado dia 6 de Fevereiro, em Leiria.
Com o comércio digital e os mercados online a ganharem cada vez mais expressão na captação de novos clientes e na expansão de negócios, o programa pretende ajudar  as micro e pequenas empresas a ficarem mais próximas do seu cliente e a conquistarem novos mercados, nomeadamente através da utilização das ferramentas digitais.
Enquanto parceira local desta iniciativa, a AEC-Associação Empresarial de Cantanhede vai apoiar todas as empresas do sector do comércio e serviços, que operam na sua área de influência, que queiram ter uma presença digital, através da disponibilização de Vouchers 3 em 1 e de uma equipa de consultores.
Os empresários de Cantanhede serão convidados a descobrir todos os promenores sobre este ambicioso projeto, no próximo dia 2 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal.
Para qualquer informação relacionada com este assunto, por favor queiram utilizar os seguintes contactos:
AEC – Associação Empresarial de Cantanhede 
geral@aec.pt
231 429 185

Bruno de Carvalho expulso de sócio do Sporting

O ex-presidente dos 'leões' foi expulso pelo Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal.
Resultado de imagem para Bruno de Carvalho expulso de sócio do Sporting
O Sporting anunciou, esta sexta-feira, que o antigo presidente do clube, Bruno de Carvalho, foi expulso de sócio.
"O Sócio Visado Bruno de Carvalho [acusado de 12 infrações disciplinares] foi punido com a sanção de Expulsão", lê-se num comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal publicado na página oficial do clube.
Além de Bruno Carvalho, também Alexandre Godinho, vice-presidente durante a direção de Bruno de Carvalho, foi expulso (acusado de 10 infrações).
O comunicado do Sporting declara que "os sócios visados praticaram múltiplas e gravíssimas infrações disciplinares".
Entre as infrações imputadas a Bruno de Carvalho estão a "tentativa de bloqueio de contas" e "usurpação de funções", "a violação da suspensão preventiva", e "publicações nas redes sociais" gravemente ofensivas. O Sporting acusa, por isso, o seu ex-presidente de um "total desrespeito pelo Clube, pelos seus Estatutos e pelos seus sócios".
"O Conselho Fiscal e Disciplinar considerou (...) que os factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos Sócios Visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada que apenas se coadunam com a aplicação concreta, da sanção mais grave prevista nos diplomas legais", lê-se no documento.
Carlos Vieira (com seis infrações) e Luís Gestas (com quatro infrações), ambos ex-membros do Conselho Diretivo do Sporting, ficam, por sua vez, suspensos da condição de sócios, por nove meses e seis meses, respetivamente. Já Rui Caeiro, que também pertencia ao então conselho diretivo, foi punido (por duas infrações) com a sanção de Repreensão Registada.
Quanto a Luís Roque e José Quintela, outros dois nomes da direção de Bruno de Carvalho, escaparam às sanções viram os seus processos arquivados.
Os processo contra a antiga da direção do Sporting foram instaurados pela Comissão de Fiscalização do clube, sendo que os sócios visados foram notificados a 23 de Agosto de 2018.
Rita Carvalho Pereira / TSF

360º- O padre de Vila Real que teve um filho da catequista que tinha 12 anos quando começou a relação; a lista do PS às europeias e as críticas do PSD

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

São 21 nomes, liderados por Pedro Marques. O ex-ministro destacou a renovação das listas, enquanto Manuel Pizarro disse estar convencido (talvez melhor esperançado) de que o nono lugar será elegível.

Pedro Marques que foi duramente criticado por Paulo Rangel, o seu adversário do PSDChamando-lhe "Marquês de Pombal falhado", Rangel acusou-o de produzir fake news e fugir ao debate. E ainda disse que "o diabo entrou pela janela" do país.

O PSD só aprova as listas europeias dia 13, mas pediu às distritais para escolher os nomes do 11º ao 30º lugar, ou seja, aqueles que ficam abaixo da eleição. A maioria são anónimos, mas há também a mulher do presidente da câmara, a líder da “jota” europeia e dois repetentes desafiadores: Carlos Coelho e Fernando Ruas.

Nas jornadas parlamentares em que escolheu um slogan igual ao do PS de António Costa, o PSD avançou ainda com propostas. Fernando Negrão anunciou que o partido quer simplificar a forma como os deputados recebem o salário através da junção dos vários abonos de deslocação (sem aumentar vencimentos).


Outra informação relevante 
Depois da investigação do Observador aos abusos na Igreja em Portugal, têm-nos sido denunciados vários casos nos quais continuamos a trabalhar. O primeiro deles, que hoje a Sónia Simões e o João Francisco Gomes contam, é o do padre de Vila Real que teve uma filha de uma catequista com quem mantinha um relação desde que ela tinha 12 anos. Ela contou à PJ e ao bispo, ele foi investigado por abusos sexuais, mas a Igreja não agiu. Apenas o enviou para o Canadá.

Frédéric Martel, autor do polémico livro "No Armário do Vaticano", tem uma explicação para estes casosRecorreu a padres homossexuais, incluindo portugueses, para entrar no que diz ser "uma organização gay" e garante em entrevista que essa é a “principal explicação para o encobrimento dos abusos sexuais”.

A prisão de Duarte Lima está iminente. O plenário do Constitucional rejeitou o último recurso do ex-líder Parlamentar do PSD sobre o caso Homeland, pelo qual foi condenado a uma pena de seis anos.

Entre dissidências, a "geringonça" e as primeiras polémicas, o Bloco de Esquerda festejou ontem 20 anos. Nasceu como um partido de protesto, anteviram-lhe o fim depois da saída de Louçã e renasceu com Catarina Martins e o apoio ao Governo de Costa. Por isso há quem fale de “uma bicicleta com dois pedais: um institucionalista, o outro radical”.

Uma professora foi agredida “a soco e pontapé” pela mãe de um aluno e teve de ser assistida no hospitalA agressão aconteceu à porta da Escola Básica da Torrinha, no Porto.

Depois da Galiza, a Irlanda também está a aliciar médicos portuguesesOferece 2750 euros brutos por semana, ou mais ainda se o turno for à noite, podendo os salários chegar aos 11 mil euros/mês, escreve o DN


O Bloco de Esquerda quer aproveitar a nova comissão da Caixa para obter o relatório secreto sobre o BESO chamado "relatório Costa Pinto", que analisa a actuação do Banco de Portugal antes do colapso, nunca foi conhecido. Mas a nova lei da transparência pode desbloquear a divulgação, diz o Jornal Económico.

A tolerância de ponto no Carnaval está a adiar atendimentos na Segurança Social. Segundo o Público, os reagendamentos estão a ser feitos para o mês de Maio.

O rebentamento de carro-bomba faz pelo menos 23 mortos e 45 feridos na SomáliaO ataque foi dirigido ao hotel Maka Almukrama, localizado no centro de Mogadíscio.

A Coreia do Norte desmentiu Donald Trump e disse que Kim Jong-un fez uma “proposta realista” na cimeira. O João de Almeida Dias resumiu o encontro falhado de Hanói numa frase: Trump acenou com notas de dólares, mas Kim não foi capaz de largar os seus mísseis

Entretanto nos EUA, juristas republicados querem que Michael Cohen, o ex-advogado de Trump, seja acusado de falso testemunho.



O Governo quer novas regras para as claques de futebolUma das medidas pode obrigar os adeptos a cadastrarem-se com o nome e uma foto antes de cada jogo. Os bilhetes pagos pelos clubes aos membros das claques também podem acabar, diz o CM.


Pelo meio, os leões comemoraram um feito histórico no andebolchegaram aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.


Os nossos Especiais 
Como está a NATO os 70 anos? No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto a história da organização que nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela, mas cujo passado não garante o futuro.

E como estava Portugal há 50 anos? Recuperava do sismo de magnitude 7,9, o maior do século XX, que deixou 13 mortos: em terra "foi o fim do mundo" e no mar "era como se os barcos levantassem voo", conta quem o viveu. Mas porque aconteceu? E vai repetir-se? A Marta Leite Ferreira procura responder. 

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Mais uma reflexão sobre as famílias do governo": "O nepotismo governamental define uma democracia capturada por uma facção política dedicada a vincular a si os grupos de interesse instalados no Estado, na banca e nas grandes empresas".
  • José Crespo de Carvalho escreve "As boas ideias, em negócios alimentares, não falham?": "O fator chave de sucesso, para street food mas, não menos, para os restaurantes em geral (e para todo o retalho) é a localização. E a localização sobrepõe-se, sabe-se, à ideia que inspira o projecto"-
  • Zita Seabra escreve "O galã de Santa Comba": "Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande sedutor fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um notável fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco".
  • Rita Fontoura escreve "A Igreja falhou, falha e falhará": "Tenho muito tristeza pela responsabilidade que me cabe. Para quem não é crente explico: a desolação que sinto é como se um filho meu tivesse abusado de menores, feito o que se diz dos padres acusados".
  • Aníbal Fernandes escreve "A “mulher comum” não existe": "Mas será que as mulheres e os homens não podem preocupar-se com a família de igual modo? E não podem ambos investir na carreira de igual modo?".
Notícias surpreendentes 

Foi descoberto um caso de gémeos raros, o segundo no mundo: nasceram de um único óvulo fecundado por dois espermatozoides

Outro milagre da maternidade: cinco meses depois, o bebé mais pequeno do mundo teve altaNasceu com 268 gramas às 24 semanas de gestação, agora tem 3,2 kg. Antes dele, apenas 23 bebés prematuros com menos de 300g tinham sobrevivido.

Ajit Pai, a cara do fim das regras da neutralidade da rede nos EUA, está em Portugal. Onde insistiu que tem “muita dificuldade em perceber” como é que táticas comerciais de zero-rating podem prejudicar os consumidores, mas também alertou que o acordo entre Portugal e a Huawei sobre o 5G pode afetar a relação com os EUA.

O pergaminho que estava à venda no OLX  já está na Torre do Tombo. Mas antes a análise científica do manuscrito foi determinante para apurar a se era autêntico: ora veja como a PJ soube.

Lady Gaga já reagiu ao momento mais quente dos ÓscaresNegou os rumores de romance com Bradley Cooper e deixou críticas às redes sociais.

Mesmo num telemóvel menos avançado, já pode receber o resumo desta newsletter através do WhatsApp (é só registar-se). De resto, continue com toda a informação do dia no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa sexta-feira e bom fim-de-semana


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa