sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cerimónia de apresentação da intenção de candidatura do Vinho da Talha a Património Mundial


O Município de Marvão promove, dia 21 de janeiro (sábado), pelas 15h30, na sede da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha, a cerimónia de apresentação da intenção de candidatura do Vinho da Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Com esta cerimónia pública, a autarquia pretende apresentar a declaração de compromisso assinada em Vila de Frades, concelho da Vidigueira, com o objetivo de iniciar o processo de candidatura do Vinho da Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).
Por outro lado, serão ainda entregues, a todos os produtores de Vinho da Talha, os diplomas de Guardião do Saber. O saber fazer Vinho da Talha, um milenar processo de vinificação, que representa uma herança cultural ancestral e que importa preservar.
A candidatura, liderada pela Vidigueira, envolve os municípios de Marvão, Aljustrel, Cuba, Moura e Mora, concelhos onde há a tradição de produção artesanal de Vinho de Talha.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Vitifrades - Associação de Desenvolvimento Local, são parceiras neste processo de candidatura, que deverá estar concluído dentro de três anos.


Enviado por José Rui Rabaça


_________________________________________


Palestra "O exercício físico faz bem à memória?"

“O exercício físico faz bem à memória?” vai ser o tema da próxima palestra da iniciativa Conversas da Memória 

“O exercício físico faz bem à memória?” é o tema da próxima palestra da iniciativa Conversas da Memória, a qual terá lugar no dia 21 de janeiro, pelas 16h, na Casa da Avó Gama (Rua Serpa Pinto, em Torres Vedras).

Os fisioterapeutas Daniela Guerreiro e Verónica Caniça serão os palestrantes desta ação em que se abordará “o benefício do exercício físico na manutenção do bem-estar e qualidade de vida. De que forma é que isso poderá ter impacto? Todos sabemos que a realização de exercício físico traz grandes benefícios para a saúde, mas de que forma o sedentarismo influencia a nossa memória e bem-estar mental?”.

Recorde-se que as Conversas da Memória, uma coorganização da Câmara Municipal de Torres Vedras, do Centro Neurológico Sénior e da Casa Avó Gama, são um espaço de partilha de experiências e suporte mútuo para cidadãos com alterações da memória e seus familiares/cuidadores, onde são abordados temas úteis e pertinentes que visam melhorar o seu conforto e bem-estar. Decorrem de dois em dois meses (janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro), no 3.º sábado, na Casa da Avó Gama, entre as 16h e as 18h.

Mais informações podem ser obtidas contactando o Campus Neurológico Sénior (n.º de tlf.: 261 330 700/701; e-mail: geral@cnscampus.com); ou o Município de Torres Vedras (n.º de tlf.: 261 320 755/ 773; e-mail: rutesilva@cm-tvedras.pt).

_____________________________


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!



Nisa recebeu primeira dádiva de sangue 2017







A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – já deu início às colheitas de sangue agendadas para o presente ano. A estreia de 2017 foi em Nisa e, no quartel dos Bombeiros, marcaram presença 21 voluntários, dos quais 12 mulheres (57,1%).
Uma vez consultados os potenciais dadores, só um não seguiu para a sala das colheitas. Este é tempo de resfriados e, como tal, várias foram as pessoas de Nisa que tiveram a amabilidade de comunicar pessoalmente que não se iriam inscrever, pois não estavam bem.
Uma jovem doou sangue pela primeira vez. E o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea contabilizou uma entrada.
O almoço convívio decorreu num restaurante local, com o apoio da Câmara Municipal de Nisa.

Castelo de Vide

A ADBSP tem brigadas agendadas proximamente em: Castelo de Vide, nos Bombeiros, a 21 de janeiro; Montargil, no Centro de Saúde e em parceria com os Motards Montargil, a 11 de fevereiro.
Esperamos por si, num destes sábados, da parte da manhã!


Enviado por José Rui Rabaça

Colheita de sangue dia 14 de Janeiro entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita


INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!


__________________________________________________

Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


As datas e horários constantes no cartaz estão correctas, conseguiu-se que às 4ªs. Feiras mais meia hora, ou seja: as sessões vinham decorrendo entre as 15 horas e as 19 horas a partir do dia 30 Agosto de 2016, sendo que, vão passar a decorrer entre as 15 horas e as 19:30 horas, tornando-se necessário uma ajustamento de horário por motivos de funcionamento do espaço onde a ADASCA tem a sua Sede e Posto Fixo.

Como é do conhecimento público o Posto Fixo da ADASCA, está localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

O Mapa das sessões de colheitas de sangue para todo o ano de 2017 está disponível no site indicado acima, podendo ser copiado.

Aconselhamos os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março de 2016.

J. Carlos

Fernando Tordo é acusado de desejar a morte do ex-Presidente Cavaco Silva no Facebook

O músico envolveu-se esta semana numa polémica

Resultado de imagem para fernando tordo
Fernando Tordo esteve esta semana envolvido numa polémica, após uma publicação no seu perfil pessoal do Facebook, durante o funeral de Mário Soares, ter dado a entender que o músico português desejou a morte do antigo Presidente da República, Cavaco Silva.
Nessa mesma publicação, entretanto apagada, podia ler-se "não tenho ouvido falar de si, Cavaco Silva. Um dia, chega a nossa vez, não é?", o que levou vários seguidores de Fernando Tordo a criticá-lo e a exigir um pedido de desculpas.
Esta quarta-feira, Fernando Tordo confirmou ter feito a publicação em questão e assumiu também tê-la apagado, mas mantém que não desejou a morte a ninguém. "Quem na frase que aqui escrevi ontem conseguiu ler que eu desejava a morte a alguém, que saia já", escreveu, incitando ainda os seus seguidores desagradados a bloqueá-lo.
Fonte:blitz | Imagem: Caras


É oficial: veados regressaram à Lousã

Estiveram extintos, mas o programa de reintrodução da espécie, entre 1995 e 2004, foi um sucesso. Hoje há mais de três mil veados na região
Mais de um século e meio depois de se terem extinguido na serra da Lousã, os veados voltaram a fazer daquela região a sua casa. Hoje há por ali mais de três mil animais em estado selvagem, o que confirma "o sucesso do programa de reintrodução da espécie", afirmao biólogo Carlos Fonseca, da Unidade da Vida Selvagem (UVS) do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), que coordenou a ação.
Iniciado em 1995, o programa de reintrodução dos veados naquela região incidiu sobretudo nos concelhos da Lousã, Figueiró dos Vinhos, Penela, Miranda do Corvo, Góis, Castanheira de Pêra e Pampilhosa da Serra e decorreu até 2004. Foram usados 120 animais provenientes da Zona de Caça Nacional da Contenda e da Tapada de Vila Viçosa.
As contagens da equipa de biólogos da Universidade de Aveiro, realizadas ao longo do último ano e meio, mostram que a espécie não só floresceu como se expandiu na região, existindo ali, agora, mais de três mil animais em estado selvagem.
Para a equipa de Carlos Fonseca, "o veado é hoje, definitivamente, um ex libris de toda a Serra da Lousã", e tem por isso "um forte potencial económico, cinegético e turístico" na região.
"Estes resultados", sublinha ainda Carlos Fonseca, "demonstram que a reintrodução de veados na serra da Lousã foi um sucesso, não só pela sua sustentabilidade biológica e ecológica, como também pelo número de efetivos e a área de distribuição atuais".
Essa área é atualmente superior a 90 mil hectares, "limitada a norte pelo Mondego e a Sul pelo Zêzere", adianta por seu turno a bióloga Ana Valente, também envolvida no projeto.

Os resultados das contagens acabam de ser publicados pela equipa da Aveiro na revista científica International Journal of Biodiversity Science, Ecosystem Services & Management e confirmam o projeco como um dos casos de sucesso na área da conservação a nível nacional e europeu.

Fonte: DN

GNR / Oliveira do Hospital – Mais de 2 quilos de cannabis encontrados e entregues por cidadão

Resultado de imagem para GNR / Oliveira do Hospital – Mais de 2 quilos de cannabis encontrados e entregues por cidadão
Militares do Posto Territorial de Oliveira do Hospital rececionaram de um cidadão, no dia 11 de Janeiro, um porta sacos contendo no seu interior dois sacos com folhas de cannabis, totalizando 2,15 quilos.
O produto estupefaciente, suficiente para mais de 860 doses, foi encontrado pelo cidadão quando apanhava cogumelos numa zona florestal

Hora de Fecho: Dez destinos económicos para as férias de 2017

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Não precisa de estourar o orçamento familiar com as próximas férias. Nestas propostas há muita cultura e aventura, algumas pirâmides, vários animais selvagens e gigantescos mercados ao ar livre.
Uma inspetora da Polícia Judiciária, em licença de maternidade, foi obrigada a ir depor num caso de infanticídio. Para não ter de pagar multa, foi a tribunal, mas teve de levar a filha bebé.
O caso de Mr. No Ears, que foi levado da sua colónia em Albufeira, arrasta-se há mais de um ano. A primeira audiência aconteceu esta quarta-feira, em Albufeira, e deixou tudo em águas de bacalhau.
Peter Rutland, especialista em relações EUA-Rússia e colunista na imprensa americana, recorda ao Observador como a Rússia recolhe habitualmente informações sobre amigos e adversários.
Eurodeputado do PSD junta-se a outras vozes sociais-democratas como Rui Rio, Morais Sarmento ou Ferreira Leite que admitem essa possibilidade. Posição do partido é bem diferente.
Carlos César diz que o "essencial" será "preservar a subida do salário mínimo" e cumprir as metas orçamentais. Acusa o PSD de "jogatana política" e de ser "muleta do Bloco e do PCP".
O advogado diz que o PSD está a fazer um teste como às margarinas: "Mas se às margarinas não pedem autorização para fazer o teste, também a mim não me pediram", ironiza Júdice.
Todos os líderes partidários perderam popularidade neste arranque de ano, de acordo com a Sondagem Expresso/SIC. PS também baixou nas intenções de voto, mas continua à frente de PSD e CDS juntos.
A cultura asiática sempre presente, praias paradisíacas à porta e jantares luxuosos com grandes vistas. Conheça os recantos dos hotéis mais luxuosos que abrem portas este ano na Ásia.
Ao fim de 188 anos a proteger o Reino de Jerusalém, os templários conheceram um fim sangrento ao serem acusados de heresia pelo rei francês. Morreram. Mas deixaram um azarento fardo para quem ficou.
Alguns factos e muitos rumores. É sempre assim, mas este ano está a ser ainda mais fértil em palpites sobre o próximo iPhone. Pensa comprar? Decida se deve optar pelo atual ou se é melhor esperar. 
Opinião

Rui Ramos
Não sei se foi “pouca gente” ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão. 

José Milhazes
Ao contrário do que sugere Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel

Miguel Tamen
Quando tentamos justificar o respeito acrescido que um queijo ou uma pessoa nos merece, invocar as suas origens não é nunca um caminho filosófico prometedor.

José Manuel Fernandes
É preciso ser claro: o que o Bloco tem dito sobre saúde e os serviços prestados ao SNS por empresas privadas é um disparate baseado no preconceito. E que pode sair caro aos doentes e aos contribuintes

Maria João Avillez
Evocou-se a história, o passado, navegadores e poetas, e falou-se no presente olhando para o futuro. Portugal estava ali e por momentos, reconciliado. Graças a Soares. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

TELEFÓNICA, BID y CII IMPULSAN LA DIGITALIZACIÓN DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA



por Yesica Flores
Madrid, 13 de enero de 2017.- Telefónica y el Banco Interamericano de Desarrollo (BID) han firmado hoy la renovación de la alianza estratégica que mantienen para impulsar programas de desarrollo socioeconómico y transformación digital en Latinoamérica en el periodo 2017-2020. Al acuerdo se suma la participación de la Corporación Interamericana de Inversiones (CII), el brazo del BID responsable de promover el desarrollo de América Latina y el Caribe a través del sector privado. De esta forma, se amplía notablemente el alcance de la alianza, así como las posibilidades de acción conjunta en proyectos de desarrollo económico, social y digital en los países donde operan Telefónica, el BID y la CII en colaboración también con gobiernos, agentes civiles y el sector privado.
En la firma del acuerdo hoy en Madrid han participado José María Álvarez-Pallete, presidente ejecutivo de Telefónica, y Luis Alberto Moreno, presidente del BID.
Con la firma de este nuevo acuerdo, Telefónica, el BID y la CII incrementarán las áreas y proyectos de colaboración en seis líneas de actuación. Estas líneas se enmarcan en proyectos de Smart Cities dentro del Programa de Ciudades Emergentes y Sostenibles del BID; proyectos de Big Data enfocados en analítica de datos y soluciones de interés público; economía digital; accesibilidad a Internet y desarrollo de políticas regulatorias acordes; apoyo al emprendimiento enmarcado dentro del programa Telefónica Open Future; e iniciativas de desarrollo inclusivo en materia de educación, salud y seguridad.
En el primer periodo de la Alianza Estratégica (2012-2015) se llevaron a cabo varios proyectos de desarrollo en distintas áreas de actuación como las TIC y microfinanzas, educación, Smart Cities, internacionalización de pymes y emprendimiento social, además de la colaboración en estudios y publicaciones de carácter regulatorio.
Acerca de Telefónica
Telefónica es una de las mayores compañías de telecomunicaciones del mundo por capitalización bursátil y número de clientes, que se apoya en una oferta integral y en la calidad de la conectividad que le proporcionan las mejores redes fijas, móviles y de banda ancha. Es una empresa en crecimiento que ofrece una experiencia diferencial, basada tanto en los valores de la propia compañía como en un posicionamiento público que defiende los intereses del cliente.

Presente en 21 países y más de 349 millones de accesos, Telefónica tiene una fuerte presencia en España, Europa y Latinoamérica, donde concentra la mayor parte de su estrategia de crecimiento.
Telefónica es una empresa totalmente privada que cuenta con más de 1,5 millones de accionistas directos. Su capital social está dividido en la actualidad en 5.037.804.990 acciones ordinarias que cotizan en el mercado continuo de las bolsas españolas y en las bolsas de Londres, Nueva York, Lima y Buenos Aires.
Acerca del BID
El Banco Interamericano de Desarrollo es una de las principales fuentes de financiamiento a largo plazo para proyectos económicos, sociales e institucionales en América Latina y el Caribe. Además de préstamos, donaciones y garantías de crédito, el BID realiza proyectos de investigación de vanguardia para brindar soluciones innovadoras y sostenibles a los problemas más urgentes de nuestra región. Creado en 1959 para ayudar a acelerar el progreso en sus países miembros en vías de desarrollo, el BID trabaja día a día para mejorar vidas.

Acerca de la CII
La Corporación Interamericana de Inversiones (CII), miembro del Grupo Banco Interamericano de Desarrollo (BID), es un banco multilateral de desarrollo comprometido con el sector privado de América Latina y el Caribe. La CII financia empresas y proyectos sostenibles para que alcancen resultados financieros y maximicen el desarrollo social y medio ambiental en la región. Con un portafolio de US$7 mil millones en activos y 330 clientes en 20 países, la CII provee soluciones financieras innovadoras y servicios de asesoría que responden a las demandas de sus clientes en una variedad de sectores.

Yesica Flores | enero 13, 2017 a las 11:35 am | URL: http://wp.me/p5cUp9-1Ik

Embaixador do Iraque e família de Rúben Cavaco chegaram a acordo


O Notícias ao Minuto está a tentar entrar em contacto com os intervenientes para obter mais pormenores sobre o acordo.

PAÍS AGRESSÕES

Almaraz: Bruxelas diz que diferendo entre Portugal e Espanha é "complexo"

A Comissão Europeia admitiu hoje que o diferendo entre Portugal e Espanha relativo a um aterro nuclear em Almaraz é complexo e que vai precisar das fundamentações formais de cada país para analisar a questão.
 
Depois de ter indicado, na quinta-feira, à Lusa que ainda não chegou a Bruxelas a anunciada queixa formal de Lisboa sobre o aterro nuclear na central de Almaraz, mas que, se e quando tal acontecer, "a Comissão irá analisá-la e poderá decidir contactar Espanha para clarificar a situação e chamar a atenção para as obrigações previstas na legislação a União Europeia", o porta-voz do Ambiente insistiu hoje que Bruxelas necessita de ter em sua posse as fundamentações das autoridades nacionais.
"Até agora, a Comissão não recebeu qualquer queixa de Portugal, pelo que, nesta fase, não há nada que possamos dizer ou comentar sobre o projeto de Almaraz, porque não há queixa oficial e não temos documentos sobre os quais basear uma opinião", disse Enrico Brivio, quando questionado sobre o assunto durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas.
O porta-voz escusou-se a estabelecer paralelos com outros processos anteriores da mesma natureza, sublinhando que, nestas matérias, é necessária "uma análise caso a caso", e há muitas questões a considerar e que, insistiu, levam tempo a analisar, tal como a necessidade ou não de as autoridades espanholas procederem a um impacto ambiental transfronteiriço, como reclama Portugal.
"Isso é precisamente o que só poderemos avaliar quando recebermos uma queixa, porque é um assunto complexo. Por exemplo, a diretiva sobre impacto ambiental prevê que apenas projetos com impacto significativo no ambiente estejam sujeitos à obrigação de informação transfronteiriça. Nesse caso, temos de avaliar se há um impacto significativo, por exemplo, e continuo nos exemplos, porque ainda não recebemos qualquer queixa", disse.
Na mesma ordem de exemplos, acrescentou, a legislação comunitária prevê que se o que estiver em causa for a construção de um armazém - como é o caso, o chamado Armazém Temporário Individualizado (ATI) da central de Almaraz -, a avaliação de impacto só é obrigatória se o mesmo for suposto funcionar por um período superior a 10 anos e se for construído num sítio diferente da central nuclear.
Todavia, o porta-voz insistiu que as suas observações são meramente teóricas dado que é necessário analisar o caso específico de Almaraz para julgar se as condições previstas na legislação da UE estão ou não a ser cumpridas.
"Este é um assunto complexo. Se recebermos uma queixa, vamos analisar cuidadosamente e, eventualmente, pedir esclarecimentos a Espanha. Mas, se recebermos a queixa, não me peçam comentários no dia seguinte pois levará algum tempo a analisar a questão", reforçou.
Afirmando-se ciente de que as conversações entre Lisboa e Madrid foram aparentemente inconclusivas, Enrico Brivio fez, no entanto, votos para que "o diálogo construtivo entre Portugal e Espanha possa ser retomado", tendo já apontado, na véspera, que a Comissão está "disponível para dar assistência no diálogo sobre medidas para a segurança nuclear".
Na sequência do diálogo mantido ao longo das últimas semanas entre os dois países, e culminado na quinta-feira em Madrid com uma reunião entre o ministro do Ambiente português, João Matos Fernandes, a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, e com o ministro da Energia, Álvaro Nadal, o Governo português anunciou que vai mesmo apresentar queixa junto de Bruxelas, dado não ter sido alcançado um acordo sobre a construção de um aterro nuclear na central de Almaraz, perto da fronteira portuguesa, sem que tenham sido avaliados os impactos transfronteiriços.
"Portugal vai solicitar a intervenção de Bruxelas neste caso. [...] Havendo aqui um diferendo [...] ele tem de ser resolvido" pela Comissão Europeia, disse o ministro do Ambiente, acrescentando que a queixa deverá ser apresentada "em princípio, na próxima segunda-feira".
O Governo português defende que no projeto de um aterro de resíduos junto à central nuclear de Almaraz "não foram avaliados os impactos transfronteiriços", o que está contra as regras europeias.
"O que é exigido por Portugal é que se reconheça que não foi cumprida a diretiva europeia de impactos ambientais" e Lisboa tem "a fortíssima expetativa de que a UE determine que se faça esta avaliação de impactos transfronteiriços", declarou João Matos Fernandes.

PAÍS COMISSÃO


Cantanhede encerrou exercício de 2016 sem dívidas a fornecedores e com aumento da poupança

Resultado de imagem para Cantanhede encerrou exercício de 2016 sem dívidas a fornecedores e com aumento da poupançaÀ semelhança do que aconteceu em 2015, o Município de Cantanhede encerrou as contas de 2016 sem dívidas a fornecedores e com todas as faturas de empreiteiros entradas até 31 de Dezembro liquidadas.
Este é um dado importante que pode desde já ser antecipado do relatório de gestão a apresentar no final do primeiro trimestre deste ano, mas há outros elementos igualmente importantes sobre a gestão camarária do último exercício, designadamente a melhoria da eficiência na gestão das operações, traduzida no aumento da poupança, que atingiu a maior expressão de sempre, e a variação, também positiva, da taxa de execução da despesa de capital.
Além de evidenciarem a estabilidade da situação da tesouraria, traduzida no cumprimento dos compromissos assumidos dentro dos prazos estabelecidos, os indicadores de 2016 já disponíveis mostram que a despesa corrente foi substancialmente inferior à receita corrente, bem como a concretização da generalidade dos objetivos enunciados no programa de obras e realizações, o que, face à conjuntura desfavorável que se tem vivido, é bastante relevante.
Quanto à poupança, ela aumentou 5% relativamente ao exercício anterior, tendo atingido o valor recorde de 6.463.824 euros, enquanto a taxa execução da despesa de capital se situou nos 93,5%, mais 2,5% do que em 2015, o que reflete a assertividade do planeamento relativamente à variável do investimento.
Numa altura em que estão em fase de elaboração os documentos de prestação de contas de 2016, estes dados são de molde a reforçarem o equilíbrio económico e financeiro da autarquia cantanhedense, como de resto tem sido reportado pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses desde há alguns anos.
Recorde-se que, na última edição desta publicação que atualiza anualmente o desempenho financeiro das Câmara Municipais, Cantanhede surge entre as primeiras 50 das 308 autarquias do país com maiores resultados económicos (valores absolutos) em 2015, sendo o município de média dimensão do distrito de Coimbra com melhor desempenho a esse nível.
Grande significado tem ainda o seu 30º lugar a nível nacional, em termos de Resultado Líquido, com um valor de mais de 3,7 milhões de euros, bem como o 35.º lugar obtido a nível nacional quanto ao Grau de Execução de Receita Cobrada, com 95,8%, a maior do distrito de Coimbra.

EMPRESAS: Minho oferece mais de mil empregos a engenheiros

Minho oferece mais de mil empregos a engenheiros
Meia centena de empresas vão estar no dia 20 em Guimarães, no pólo local da Universidade do Minho, a apresentar mais de mil vagas de trabalho para jovens engenheiros.
Mais de mil vagas de trabalho para jovens engenheiros serão oferecidas no próximo dia 20 na Universidade do Minho, em Guimarães, durante a Semana de Engenharia. As propostas surgem de meia centena de empresas, como a Accenture, Altran, Bosch, Continental e Sonae.
Na próxima sexta-feira, 20 de Janeiro, cerca de meia centena de empresas vão estar na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), em Guimarães, a oferecer mais de mil vagas de trabalho para jovens engenheiros.
"Stands" de empresas nacionais e estrangeiras, como a Accenture, Altran, Bosch, Continental e Sonae, dos serviços às diferentes indústrias, da inovação à melhoria de processos, estarão distribuídos pela campus minhoto a fazer apresentações e entrevistas pessoais aos potenciais candidatos.
Esta iniciativa insere-se na Semana da EEUM, que decorre entre os dias 16 e 21, no pólo vimaranense de Azurém da Universidade do Minho, cujo programa geral inclui visitas, "workshops", oradores prestigiados, debates e entrega de diplomas.
"Para quem está a (re)começar a carreira, ou não decidiu que ramo seguir nas diversas engenharias, ou então quer prosseguir para mestrado ou doutoramento, esta iniciativa pode fazer a diferença, permitindo por exemplo conversar de perto com as melhores instituições da área e esclarecer dúvidas com os próprios intervenientes", realça a organização, em comunicado.
Um dos pontos altos do evento ocorrerá no dia 19, que terá início com a cerimónia e entrega das bolsas de estudo e mérito em Engenharia Civil, programa criado no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e empresas do sector.
Ainda nesse dia, haverá também apresentações de concursos de ideias e de gestão de carreira, promovidos pela Share e por Miguel Ribeiro Ferreira (um dos empresários que participou no programa televisivo "Shark Tank").
"Um dos propósitos da Escola de Engenharia da Universidade Minho é, indubitavelmente, contribuir para o crescimento e a valorização da região. Pretendemos discutir propostas de intervenção para reforçar a visibilidade e a capacidade de atracção de alunos e de financiamento estratégico, em parceria com os agentes políticos e económicos", enfatiza João Monteiro, presidente da EEUM.

Rui Neves 13 de Janeiro de 2017 às 11:58

Leão que se acha desrespeitado fica de ‘bico calado’

Resultado de imagem para Leão que se acha desrespeitado fica de ‘bico calado’
O Sporting anunciou hoje que não realizará qualquer tipo de atividade com a imprensa até ao jogo com o Marítimo, referindo que o clube esta a ser "desrespeitando por algumas instâncias que regulam o futebol".
"O Sporting Clube de Portugal informa que não realizará qualquer tipo de atividade media da sua equipa principal de futebol profissional, para além do que está regulamentarmente estipulado, voltando a fazê-lo antes do jogo com o Club Sport Marítimo", refere o clube em comunicado.
A conferência de antevisão do jogo do Sporting com o Desportivo de Chaves, da 17.ª jornada da I Liga, estava marcada para hoje no estádio José Alvalade, mas já não se irá realizar, com o clube a defender que existe um "desrespeito pela instituição".
"Esta decisão decorre daquilo que o Sporting Clube de Portugal considera ser o desrespeito pela instituição e pelos seus sócios e adeptos, por parte de algumas instâncias que regulam o futebol português", salienta.
No entanto, o clube ‘leonino’ manifestou “total respeito pelo trabalho de todos os jornalistas e órgãos de comunicação social, que têm sido, e continuarão a ser o principal veículo de contacto” com os sócios e adeptos.
O jogo com o Marítimo, no Funchal, está marcado para 21 de janeiro e integra a 18.ª jornada, a primeira da segunda volta da I Liga.
Lusa / Sapo
A Junta de Freguesia do Seixo vai promover no dia 23 de Março um Passeio Cultural a Lisboa com visita à Assembleia da Republica e ao novo Museu da Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
Esta iniciativa que consta do plano de atividades para 2017, é o reforço da aposta do Executivo em promover vários passeios culturais ao longo do mandato que permitam aos cidadãos visitar alguns dos locais mais emblemáticos do país.
As inscrições podem realizar-se na Junta de Freguesia.