quarta-feira, 11 de maio de 2022

Abusos na Igreja Católica: Padres acusados de terem abusado de crianças nas confissões

O coordenador da Comissão Independente criada para investigar abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa revelou que vários casos de abusos aconteceram nas confissões, sacristias ou acampamentos.
Dos 326 testemunhos de vítimas recolhidos pela Comissão Independente criada para investigar abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa há casos de padres que terão cometido abusos sexuais de menores em "confissões feitas antes das comunhões ou casamentos", revelou Pedro Strecht ao JN.
Segundo o jornal há ainda relatos de abusos que ocorreram em sacristias e durante acampamentos católicos.
Até ao momento, foram encaminhadas 16 denúncias para o Ministério Público, sendo que o pedopsiquiatra e coordenador da comissão adiantou que, brevemente, "mais quatro a seis" testemunho deverão ser encaminhados.
No início havia mais depoimentos do Norte e do Centro, inclusive Trás-os-Montes, mas agora já não". "Temos do Alentejo, Algarve e ilhas. Temos mais casos onde há mais pessoas, Lisboa e Porto. Não consigo dizer se há um distrito que seja predominante sobre outro nesta fase", diz Pedro Strecht.

Madremedia

ESEV: Vanessa Gallardo em residência artística na Escola Superior de Educação de Viseu


Decorreu nos passados dias 4, 5, 6 e 7 de maio uma Residência Artística com a dinamização de um Workshop de Gravura, pela artista plástica e docente na “Faculdad de Bellas Artes de la Universidad de Salamanca”, Vanessa Gallardo. O workshop foi dinamizado no âmbito do Projeto de Intervenção Artística, "Like a bird...", coordenado pela docente da ESEV, Ana Souto e Melo, e é financiado pelo Instituto Politécnico de Viseu, através do programa de Apoio à Criação Artística.
O Workshop envolveu alunos finalistas do curso de Artes Plástica e Multimédia, alunos do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (EEVTEB), docentes da área das artes da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo sido aberto à participação dos orientadores cooperantes do Mestrado EEVTEB.
O Projeto “Like a bird…” tem como conceito a exploração gráfica e visual do isolamento provocado pela pandemia, tendo sido iniciado em novembro de 2021, com a participação dos alunos em dois Workshops dinamizados por docentes da ESEV, um de dinâmicas criativas e construção de mapa mental; outro de construção de uma composição visual. Culminará com a realização de uma exposição final na ESEV com todos os trabalhos elaborados.




Antigos alunos e professores da Escola Artística António Arroio apresentam exposição em Monsaraz

Os antigos alunos e professores da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, vão apresentar uma exposição coletiva de arte contemporânea na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz. Esta mostra vai ser inaugurada no dia 14 de maio, pelas 16h, e poderá ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30 até ao dia 26 de junho, no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.
 

Esta vai ser a vigésima exposição dos antigos alunos e professores da Escola Artística António Arroio, tendo no total das mostras participado mais de 300 artistas oriundos deste estabelecimento de ensino. A primeira exposição aconteceu em 2015 em Sesimbra, quando se juntaram vários artistas gráficos e designers de diversas disciplinas da escola.
 
Na exposição na vila medieval de Monsaraz vão estar patentes cerca de 30 obras com diferentes técnicas de pintura, joalharia em prata, fotografia, tapeçaria e gravura. Os antigos alunos e professores da Escola Artística António Arroio convidaram para esta mostra o escultor alentejano António Charneca, que tem duas obras no concelho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente uma escultura de homenagem aos bombeiros e outra ao cavaleiro José Mestre Batista.
 








 Carlos Manuel Barão

Aveiro | Obra do Rossio aberta aos cidadãos este sábado

 Integrado nas comemorações do Feriado Municipal, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu abrir a obra de requalificação do Rossio, aos Cidadãos, para visitação, no próximo sábado, dia 14 de maio, das 15h00 às 18h30.
Depois da realização da visita dos Autarcas às obras no Município de Aveiro, a CMA prossegue o seu compromisso de transparência e abertura da sua governação aos Aveirenses, procurando com este momento aumentar a proximidade dos Cidadãos aos investimentos e neste caso específico da requalificação do Rossio, a manutenção da comunicação e interação permanente com os Munícipes, dando-lhes agora a oportunidade de conhecerem por dentro, uma obra desta dimensão e complexidade técnica.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, fará uma visita guiada à obra, quando forem 16h00. De resto vários técnicos da empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda – empresa responsável pela execução da empreitada – estarão durante toda a tarde no local para ajudarem os Cidadãos na interpretação dos trabalhos técnicos, em desenvolvimento.
Em termos de ponto de situação, a obra do Rossio decorre a bom ritmo, sendo que terminou recentemente a fase de colocação das estacas e já se iniciaram os trabalhos de construção das chamadas “paredes moldadas”, que vão fazer o perímetro da cave para estacionamento, estando prestes a iniciar-se a execução do jet-grouting. Ao mesmo tempo estão já em desenvolvimento os trabalhos de qualificação da estrutura das pontes que compõe a Praça General Humberto Delgado e também a qualificação da parte da empreitada que compreende a Rua João Afonso.

II – “PRINCESA SANTA JOANA – 550 ANOS EM AVEIRO”
- Exposição inaugura amanhã -
Amanhã, 12 de maio, Feriado Municipal, inaugura pelas 12h45, a Exposição “Princesa Santa Joana – 550 Anos em Aveiro” no Museu de Aveiro / Santa Joana.
A exposição, inserida no programa das Comemorações do Feriado Municipal, surge a partir do “Memorial” da Princesa, fonte primordial para a conhecermos, entre a hagiografia e a história. Contempla o seu Retrato, Tesouro Nacional e que muito a revela, num primeiro núcleo que se refere ao tempo do seu nascimento, à sua educação de Princesa-Infante modelada dentro da renovação espiritual do século XV.
No segundo núcleo, que compreende o tempo em que esteve em Aveiro, 1472-1490, é ilustrado por uma pintura rara de uma coleção particular. Do seu tempo pouco resta, mas ainda se pode ver e ouvir soar a sineta que chamava as religiosas à refeição ou o travesseiro em que deixou a vida terrena.
O terceiro núcleo integra preciosos documentos do seu processo de beatificação e valiosas relíquias, assim como, e até aos nossos dias, obras de artistas que a celebraram em escultura, pintura, biografias e hagiografias, romance, teatro, poesia, música… e não só em Aveiro, mas num todo abrangente, em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil ou os EUA.
Um património imaterial e material relevantes que com esta celebração dos 550 Anos se comemora, como acontece com a presente exposição que procura acrescentar ao discurso precioso do Museu de Aveiro/Santa Joana peças e referências inéditas, e que terá lugar de 12 de maio a 28 de agosto.

Sinopse
Celebramos em 2022 os 550 anos sobre a chegada e presença marcante em Aveiro da Princesa Santa Joana, hoje Padroeira da cidade e diocese.
1472 é assim um ano que ficará indelevelmente marcado na história da então vila, hoje cidade moderna, capital de distrito. D. Joana, Infante-Princesa, escolhe-a para se retirar em clausura, num mosteiro dominicano recém-fundado (autorizada por bula do Papa Pio II, em 1461) onde tinha amizades que lhe elogiavam por epístolas este lugar e em particular a observância rigorosa da casa religiosa.
Irmã única de futuro Rei, D. João II, valor maior nas estratégias de alianças do reino ou mesmo garante eventual da sucessão, vivendo sempre entre as pressões de Estado e a sua vocação, prevalecendo esta última, evidenciou um caracter que se projetou também no ser dos aveirenses que a tomam por modelo, sobretudo na Caridade, determinação, resiliência e importância fulcral da cultura, fator de Humanismo.
Diariamente encontramos a Princesa Santa Joana na arte pública, na toponímia, nas designações empresariais de todos os tipos, nas instituições, e isto na cidade, seus arredores, mas também em universos mais alargados, e em alguns casos transcontinentais. Apesar de, como Beata (1693), ter culto sobretudo local, neste caso, e como nos revelam algumas peças da mostra (provenientes de instituições, de particulares, museus, igrejas e colecionadores), é-lhe prestada veneração muito anterior, podemos dizer que desde a hora da sua morte, às 02h de 12 de maio de 1490. Não deixou fortuna em joias, adquiriu terrenos necessários a responder ao crescimento e carências do mosteiro, foi determinada, como Senhora de Aveiro (1485), na defesa dos interesses da vila, com a sua presença trouxe atenção e benefícios régios, com o seu culto foi ponto de peregrinação e criação de riqueza.

II – UM DIA DEDICADO À CULTURA EM AVEIRO
A candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura promove, no próximo dia 14 de maio, o Open City, um evento aberto a toda a comunidade artística que irá demonstrar a vitalidade e a diversidade cultural de Aveiro.
O Open City vai decorrer entre as 10h00 e as 23h00 e tornará a cidade num palco para as mais diversas expressões artísticas, demostrando a energia, talento e capacidade de Aveiro fazer cultura, com mais de 50 ações programadas.
A iniciativa inclui diversos artistas, instituições e agentes culturais, numa reunião de música, dança, teatro, cinema, artes visuais e diversas outras áreas, reveladas tanto em lugares convencionais como em locais improváveis, espalhando-se por toda a cidade, numa lista que ultrapassa as 30 localizações, entre praças, museus, associações, igrejas e outros edifícios emblemáticos da cidade, como o Teatro Aveirense, a Antiga Estação e o Atlas Aveiro.
Será um programa multidisciplinar e aberto, que irá promover a fruição artística nos mais diversos modos, num convite para que todos saiam à rua para conhecer o valor criativo de Aveiro.
O evento está integrado na segunda fase da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, sendo esta uma das quatro cidades portuguesas a atingir essa fase, depois de uma pré-seleção que envolveu doze candidaturas.

Mais informações no site da candidatura: www.aveiro2027.pt

PROGRAMA

EVENTOS
Artes no Canal Especial
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Local: Rua Homem Cristo e Cais do Cojo
Horário: 10h – 17h

Artesanato na Praça
Promotor: A Barrica – Associação de Artesãos da Região de Aveiro

Local: Praça Melo Freitas
Horário: 10h – 18h

Regata de Santa Joana
Promotor: Sporting Clube de Aveiro
Local: Sporting Clube de Aveiro - Pavilhão Vela/Canoagem, Rua do Sal (Estrada-Dique)
Horário: 11h – 18h

Desfile de Folclore de Aveiro
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Local
Partida: Mercado Manuel Firmino/ Mercado do Peixe e Praça Marquês de Pombal
Local da atuação: Largo Dr. Jaime Magalhães Lima
Horário: 15h – 17h

EXPOSIÇÕES
"Princesa Santa Joana: 550 anos em Aveiro"
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Local: Museu de Aveiro/ Santa Joana
Horário: 10h00 - 12h30/ 13h30 - 23h00

O Fotógrafo que amou Aveiro: António Campos Graça”
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Local: Museu da Cidade
Horário: 10h00 - 12h30/ 13h30 - 23h00

"Arte Nova e Natureza. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro

Local | Museu Arte Nova
Horário | 10h00 - 12h30/ 13h30 - 23h00

Azulejos Portugueses de Padrão [Século XVII-XX]” | Museu Nacional do Azulejo
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Local: Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro
Horário: 10h00 - 12h30/ 13h30 - 23h00

Sagrados Corações | Confraria dos Ovos Moles de Aveiro - INAUGURAÇÃO
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Local | Antiga Estação
Horário | 12h - 12h30/ 13h30 - 18h

Os Outros | Pessoas como nós”, de Bernardo Conde
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro
Local | Teatro Aveirense
Horário | 14h - 18h/ 20h - 23h

LITERATURA E CINEMA
Atlas Aveiro - Biblioteca Municipal de Aveiro
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro
Local | Atlas Aveiro - Biblioteca Municipal de Aveiro
Horário | 10h - 13h/ 14h - 19h/ 20h - 23h

Biblioteca Itinerante
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro
Local | Praça da República
Horário | 10h - 13h/ 14h - 19h/ 20h - 23h

Apresentação do Livro "Casa Adentro", de Rosa Melo
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro
Local | Atlas Aveiro - Biblioteca Municipal Aveiro
Horário | 15h

Projeção de filmes de Vasco Branco
Promotor | VIC/ Aveiro Arts House
Local | VIC/ Aveiro Arts House
Horário | 19h – 20h30

MÚSICA
Aulas abertas na Oficina de Música de Aveiro
Promotor | Oficina de Música de Aveiro
Local | Sede da Oficina de Música de Aveiro
Horário | 10h – 13h

Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas
Promotor | Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas
Local | Praça da República
Horário | 11h – 11h30

Siricaia (acústico), concerto
Promotor | Siricaia
Local | Igreja das Carmelitas
Horário | 11h30

João Grilo
Promotor | Porta do café
Local | Porta do Café/ Rua de Luis Cipriano
Horário | 12h

Trio de Metais
Promotor | Solistas da Orquestra Filarmonia das Beiras
Local | Igreja das Carmelitas
Horário | 14h30 – 15h

Combo Musical
Promotor | Sociedade Musical Santa Cecília
Local | Escadaria Atlas Aveiro
Horário | 14h45 – 16h

Trio de Cordas
Promotor | Solistas da Orquestra Filarmonia das Beiras
Local | Igreja das Carmelitas
Horário | 15h – 15h30

Grupo Cénico e Cultural Outras Eras
Promotor | Grupo Cénico e Cultural Outras Eras
Local | Praça Marquês do Pombal
Horário | 15h – 15h30

Jorge Loura e Maria Inês Almeida
Promotor | Porta do Café
Local | Porta do Café/Rua de Luis Cipriano
Horário | 15h00

Grupo Cultural São Bernardo a Cantar
Promotor | Grupo Cultural São Bernardo a Cantar
Local | Largo da Antiga Estação
Horário | 15h30 – 16h30

Oficina de Música no Jardim
Promotor | Oficina de Música de Aveiro
Local | Jardim do Museu de Aveiro/ Santa Joana
Horário | 16h – 19h

Cantares da Ria Grupo Cénico de Aveiro
Promotor | Cantares da Ria Grupo Cénico de Aveiro
Local | Praça da República
Horário | 16h30 – 17h

Coral Polifónico de Aveiro
Promotor | Coral Polifónico de Aveiro
Local | Escadaria Igreja da Misericórdia
Horário | 17h30 – 18h

Open Day
Promotor | Banda Amizade
Local | Largo do Alboi
Horário | 18h – 19h30

Xavier Marques
Promotor | Porta do Café
Local | Porta do Café/ Rua de Luis Cipriano
Horário | 18h

Banda Quinta do Picado
Promotor | Escola de música da Banda Quinta do Picado
Local | Coreto do Parque da Cidade
Horário | 18h – 19h

Coral Vera-Cruz
Promotor | Coral Vera-Cruz
Local | Escadaria Atlas Aveiro
Horário | 18h – 18h40

Freddy Strings & Miguel Leitão
Promotor | Freddy Strings & Miguel Leitão
Local | Praça 14 de Julho
Horário | 18h30 – 19h30

Orquestra da Escola de Música - Associação Recreativa Eixense
Promotor | Associação Recreativa Eixense
Local | Praça da República
Horário | 19h – 19h30

Performance musical de clarinete
Promotor | Samuel Marques
Local | Igreja das Carmelitas
Horário | 19h30 – 19h50

Animato Ensemble (trio de cordas)
Promotor | Bárbara Bernardino, Inês Neves, Maria Martins
Local | Igreja das Carmelitas
Horário | 20h – 20h30

Charles Lazer
Promotor | Charles Lazer
Local | Escadaria Atlas Aveiro
Horário | 21h30 – 22h

Concerto pela Paz
Promotor | Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro
Local | Igreja da Sé
Horário | 21h30

Missa Festiva John Leavit
Promotor | Coral São Pedro de Aradas
Local | Igreja Matriz de Aradas
Horário | 21h30

Pedro Menício + Rsound
Promotor | Pedro Menício + Rsound
Local | Escadaria Atlas Aveiro
Horário | 22h – 23h

Àiyé
Promotor | Gretua
Local | GRETUA
Horário | 22h30

Throes + The Shine
Promotor | Gretua
Local | GRETUA
Horário | 23h30

Heras
Promotor | Teatro Aveirense e GRETUA
Local | Casa da Helena
Horário | 22h30

Whitenoise
Promotor | Whitenoise
Local | Escadaria Atlas Aveiro
Horário | 23h – 24h

TEATRO
"O lobo que aprendeu a lidar com os seus sentimentos"
Promotor | Escola de Teatro da Sociedade Musical Santa Cecília
Local | Praça Marquês de Pombal
Horário | 16h

Visita ao Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas
Promotor | Red Cloud Teatro de Marionetas
Local | Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas/ Rua Hintze Ribeiro, nº 52, A
Horário | 16h - 17h/ 18h - 19h

O Rato do Campo e o Rato da Cidade
Promotor | Efémero CTA
Local | Estaleiro Teatral/ Parque da Cidade de Aveiro
Horário | 16h

Comedy Sessions - Especial Open City - Bruno Henriques, Sérgio Duarte e convidado especial, Haff Delta
Promotor | Haff Delta
Local | Casa do Estudante da Universidade de Aveiro/ Campus do Crasto
Horário | 18h30 - 20h30

DANÇA
Gaia
Promotor | Lp Studio
Local | Teatro Aveirense
Horário | 16h - 18h30

Danças Urbanas
Promotor | Dance Soul Academy
Local | Praça Marquês de Pombal
Horário | 17h – 17h15

"Dueto ao Piano"
Promotor | GEMDA DANCE HUB
Local | Praça Marquês de Pombal
Horário | 19h

Gaia
Promotor | Lp Studio
Local | Teatro Aveirense
Horário | 21h30 - 23h45

ARTES VISUAIS
Instalação de Luz “Platão e Timeu”
Promotor | Dino da Costa
Local | Praça Marquês de Pombal
Horário | 21h30

Video - Projecção "Os outros - Pessoas como Nós"
Promotor | Bernardo Conde
Local | Teatro Aveirense
Horário | 21h30

Video - Projeção "Aqui e Agora"
Promotor | Nuno Barbosa
Local | Teatro Aveirense
Horário | 22h30

VISITAS-GUIADAS
Visita Orientada ao Centro Histórico*
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro/ Museu da Cidade de Aveiro
Local | Ponto de encontro: Museu da Cidade
Horário | 10h
*Mediante marcação prévia para o email museucidade@cm-aveiro.pt/ Limite de participantes: 25 pax

Visita orientada ao Museu Arte Nova*
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro/ Museu da Cidade de Aveiro
Local | Ponto de encontro: Museu Arte Nova
Horário | 15h
*Mediante marcação prévia para o email museucidade@cm-aveiro.pt/ Limite de participantes: 20 pax

Visita orientada à Exposição "Princesa Santa Joana: 550 anos em Aveiro"*
Promotor | Câmara Municipal de Aveiro/ Museu de Aveiro/ Santa Joana
Local | Ponto de encontro: Museu de Aveiro/ Santa Joana
Horário | 21h
* Limite de participantes: 20 pax/ por ordem de chegada

Visita-Guiada ao Património Organístico
Promotor | AMPO - Associação Musical Pro-Organo
Local | Igreja da Misericórdia / Igreja de Jesus/ Sé de Aveiro
Horário | 10h – 11h30

Projecto Comunitário Intermunicipal “A Festa” apresenta-se em Castelo de Paiva. No próximo Sábado, no Largo do Conde

No final da tarde do próximo Sábado, dia 14 de Maio, a iniciativa cultural “ A Festa “ apresenta-se em Castelo de Paiva, pelas mãos de Filipa Francisco, que coordena uma equipa criativa que envolveu a participação activa de representantes de grupos folclóricos da região do Douro, Tâmega e Sousa. Neste mês de Maio, o projecto “ A Festa “ chega à fase de apresentações públicas, desafiando as fronteiras entre a tradição e o contemporâneo, valorizando o património imaterial e vislumbrando o futuro.

A partir do trabalho comunitário com músicos e bailarinos de grupos folclóricos, Filipa Francisco dirige e apresenta com os participantes A Festa, um projecto artístico que fomenta, valoriza e promove as manifestações artísticas locais e os seus diálogos com a dança contemporânea.
Trabalha-se a partir da investigação das danças tradicionais e das suas histórias, através de um processo de improvisação e de composição. A experiência de partilha do processo criativo proporciona um conjunto de saberes e práticas relevantes para um maior conhecimento do local e do ser um indivíduo membro da comunidade global mais consciente e mais participativo.
Para além da Rota do Românico, este projecto de parceria integra também a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega e os Municípios de Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto e o Inventa prevê uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
Todos os espectáculos são de entrada livre, decorrendo sem reserva prévia de lugares, sendo um projecto de envolvimento à escala regional, com três apresentações, sendo o primeiro já no próximo Sábado, 14 Maio, pelas 18h, no espaço do Largo do Conde, bem no centro da urbe paivense, contando com a participação do Rancho Folclórico de S. Martinho.

Carlos Oliveira

O Atraso Português: somos ou estamos atrasados?



Mergulhados na maldição do atraso, Portugal e os portugueses oscilam há seculos entre a euforia, com alguns feitos, e a mais profunda resignação depressiva, com uma espécie de inevitabilidade dos fracassos colectivos. Mas porque é que assim é? Somos ou estamos atrasados em relação à Europa e ao mundo ocidental? E como podemos todos nós sair desse círculo sem futuro? No ensaio O Atraso Português – Modo de Ser ou Modo de Estar?, o filósofo João Maurício Brás procura responder a algumas das questões que assolam o nosso país e o nosso povo e aponta caminhos para a transformação deste mal colectivo no tão ambicionado progresso. Uma radiografia sociopolítica essencial para o futuro do nosso país, O Atraso Português – Modo de Ser ou Modo de Estar? estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 17 de Maio, numa edição Guerra e Paz.  
 
«Lá fora, somos tão bons como os melhores; em solo pátrio, o nosso crescimento e o desenvolvimento, para lá da publicidade, são frágeis e insubsistentes.» Abordando um dos principais temas do imaginário e da autopercepção nacional – o atraso em relação aos nossos pares –, o filósofo João Maurício Brás aponta o dedo aos diagnósticos incompletos que ao longo de séculos só alimentaram ainda mais a bipolaridade e a reactividade das nossas gentes e dos nossos governantes. «Na nossa história, encontramos diagnósticos políticos, filosóficos, económicos e sociológicos certeiros, mas predomina sempre uma impotência crónica em relação à verdadeira transformação estrutural do país. A culpa é sempre do outro, nunca nossa.»
 
Empenhado em encontrar caminhos para contrariar esta ideia identitária de um país eternamente afastado da modernidade, do progresso e da prosperidade, João Maurício Brás apresenta-nos agora O Atraso Português – Modo de Ser ou Modo de Estar?, um ensaio em que analisa o marasmo em que vivemos a partir de dados oficiais, estatísticas, estudos e informação vinculada pela comunicação social, provando que não somos atrasados, ao contrário da ideia que ganhou consistência ao longo do tempo. Apenas estamos atrasados. Afinal, não existem «fatalismos, nem modos de ser, nem essencializações de caracteres e de povos». 
 
Então, o que podemos fazer para quebrar esta tendência secular? O autor aponta o reforço dos alicerces de uma sociedade moderna, que «não podem ter apenas qualidade circunstancial». São eles: «uma cultura e imprensa que não copiam, e mal, o que já se fez, menos corrupção, maior desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bons serviços de saúde, justiça célere e independente e escolarização de qualidade».
 
A mudança urge e está nas nossas mãos, afinal esta não tem de ser apenas conjuntural ou legislativa, mas estrutural. «A intransigência para com os políticos e os média, mas também para connosco, é outro passo incontornável para invertermos essa tendência de persistirmos em aprofundar a nossa miséria. Deixemos as mitificações e a tomada das consequências pelas causas, pois a base é cultural e mental, e não económica», explica o autor.
 
Escrito numa linguagem rigorosa, mas acessível a todos os públicos, O Atraso Português – Modo de Ser ou Modo de Estar? estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 17 de Maio, numa edição Guerra e Paz para sacudir o marasmo, e, desde já, em pré-venda, no site da editora.
 

João Maurício Brás
Não-Ficção / Política
192 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 17 de Maio
Guerra e Paz, Editores 

Algarve | Interrupção de fornecimento de água no dia 13 de Maio na Estrada Nacional 124 localizada entre o Cruzamento do Monte boi e o cruzamento da entrada  poente para São Bartolomeu de Messines entre as 09h00 e as 12h00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Estrada Nacional 124 localizada entre o cruzamento do Monte Boi e o cruzamento da entrada  poente para São Bartolomeu de Messines, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, entre as 09h00 e as 12h00.
 
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
 
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

ANDRÉ BOTO FOTÓGRAFO QUE CRIA A IMAGEM DA FEIRA MEDIEVAL DE SILVES CONQUISTOU PRÉMIO EUROPEU DE FOTOGRAFIA

 
O fotógrafo silvense André Boto, autor das imagens da comunicação da Feira Medieval de Silves desde 2014, arrecadou o 1º prémio na categoria  “Illustrative/Fine Art" no concurso Fotógrafo Europeu do Ano 2022.
O concurso organizado pela Federation of European Professional Photographers (FEP), em Itália, distingue os fotógrafos profissionais europeus que se destacaram em várias categorias de fotografia.
A imagem da Feira Medieval de Silves, deste ano, será criada mais uma vez pelo fotógrafo silvense, uma referência nacional e internacional no mundo da fotografia.
 
+ SOBRE ANDRÉ BOTO
Nascido a 6 de Março de 1985 e Natural de Silves, é fotógrafo freelance e dedica-se maioritariamente às áreas da fotografia para hotelaria (arquitetura e interiores), industrial, produto, publicidade e pós-produção em Photoshop.
Sempre teve um grande interesse pelas artes e design, dedicando muito tempo ao desenho a carvão. Para André Boto é realmente desafiador criar / recriar os seus próprios mundos baseados na ilusão de ótica, sendo fascinado pelo Surrealismo e por autores como M.C.Escher e René Magritte.
Vê na fotografia um meio de comunicação com enorme poder de transmissão de ideias. No seu trabalho, além a componente técnica e estética, dedica-se hoje à conceção da ideia/conceito a transmitir pelas suas imagens, por esse ser cada vez mais um fator diferenciador na forma como as imagens sobressaiam num mundo em que todos têm acesso à imagem/fotografia. Em 2010 tornou-se o primeiro Master Qualified European Photographer português e, no mesmo ano, foi considerado o Fotógrafo Europeu do Ano de 2010, pela FEP – Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais.
Foi ainda designado Embaixador do Ano Internacional da Juventude, sob a chancela das Nações Unidas.
 
PRINCIPAIS DISTINÇÕES
2022 - Vencedor da Golden Camera (1º lugar) na categoria de "illustrative/Fine Art" no concurso "Fotógrafo Europeu do Ano 2022", pela FEP – Federation of European Professional Photographers, Itália.
2022 - Vencedor do "Best of Nations – Portugal" na World Photohraphy Cup 2022, Itália.
2022 - Vencedor do Grande Prémio no International Environmental Photography Contest 2022, E.U.A.
2022 - Vencedor das categorias de Publicidade e Still Life, nos FIIPA 2022, Itália.
2021 - Vencedor absoluto no One Eyeland World's Top 10 Still Life Photographers 2021
2021 - Vencedor absoluto nos três concursos do ano realizados pela WPE Awards 2021, França.
2021 - Medalha de Platina nos Muse Photography Awards 2021, E.U.A.
2021 - Vencedor absoluto do WPE Awards First Half 2021, França.
2021 - 1º Prémio na categoria de Produto nos Creative Photo Awards 2021, Itália.
2020 - 1º Prémio na categoria de Produto nos Creative Photo Awards 2020, Itália.
2020 - Medalha de Ouro no concurso San Francisco Bay International Awards, E.U.A.
2019 - Medalha de prata nos MIFA Awards 2019 – Rússia.
2019 - Vencedor da categoria “Digital manipulation/collage” nos “13th Pollux Awards,” Espanha.
2016 - 3º Prémio no concurso "NYC4PA - Macro" – EUA.
2016 - MQEP - Master Qualified European Photograher com trabalho de fotografia de interiores.
2015 - 1º Prémio no concurso “Black and White Photography - Art Competition”.
2014 - 1º Prémio no “The Digital Artist Photography competition, por The Societies.
2012 - “Silver Camera Award” no Concurso - Fotógrafo Europeu do Ano de 2012.
2010 - Fotógrafo Europeu do Ano de 2010 pela FEP - Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais.
2010 - MQEP - Master Qualified European Photographer com trabalho de fotografia Ilustrativa.
2010 - Nomeação para Melhor Trabalho de Fotografia, cat. Artes Visuais no Prémio Autores 2010 SPA/RTP.
2010 - Vencedor da categoria de Natureza do Concurso Nacional de Fotografia National Geographic.
2010 - QEP - Qualified European Photographer em Fotografia Ilustrativa (2009) e em Retrato (2010).
2007 - 1º Prémio no 1º concurso de fotografia “Cómo vês la Ciencia?” - Espanha.
2006 - 1º Prémio no concurso de Fotografia de Ciberamérica “Iberoamérica en Imágenes”, Espanha.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “NUNCA PARES”

 
A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no dia 14 de maio, pelas 17h00, a apresentação do livro “Nunca Pares”, de Emanuel Mendes.
A obra aborda a experiência vivenciada pelo autor ao longo dos Caminhos de Santiago e de Fátima.
 
+SOBRE EMANUEL MENDES
Nascido a 7 de Dezembro de 1979, em Lisboa, Emanuel Mendes viveu a sua infância e adolescência em Alfama. Frequentou o ensino secundário na Escola Secundária Gil Vicente e aos 18 anos iniciou a sua carreira militar, enquanto voluntário na Marinha na especialidade de Fuzileiros, tendo realizado aqui o curso de formação de oficiais.
Participou na missão de apoio à paz na Bósnia Herzegovina, regressando após essa missão à Escola de Fuzileiros, onde permaneceu ligado à instrução até finda a sua carreira nas Forças Armadas, em Dezembro de 2003.
Em Janeiro de 2004, inicia o curso de formação de agentes da Policia Marítima, prestando serviço em diversos comandos a nível nacional. Frequentou o mestrado em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, não o tendo concluído.
Em 2010, iniciou o curso de piloto de linha aérea de aviões e posteriormente o de instrutor de voo em aviões. Atualmente o autor, trabalha como piloto de linha aérea com a especialização em Boeing 767.
Em 2016, iniciou a descoberta dos Caminhos de Santiago, tendo inicialmente optado por percorrer o Caminho Central Português, a partir de Lisboa.
Segundo o autor “há uma vida de conhecimento, aventuras e caminhos pela frente.”

 

Conselho Municipal de Juventude de Évora elegeu a sua Comissão Permanente

Uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Juventude de Évora (CMJE) realizou-se no dia 5 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida pelo Vereador Alexandre Varela. 
Os trabalhos centraram-se na eleição da Comissão Permanente do CMJE, do Secretário e na avaliação do Mês da Juventude - Março 2022. 
Refira-se que a Comissão Permanente Conselho Municipal de Juventude tem como competências: Coordenar as iniciativas do CMJE e organizar as suas atividades externas; Assegurar o funcionamento e a representação do Conselho entre as reuniões do plenário; e exercer as competências previstas que lhe sejam eventualmente delegadas pelo plenário. 
A Comissão Permanente é eleita no início de cada mandato, tem um mandato anual e é composta por sete membros eleitos pelo plenário do CMJE, de entre os membros representantes das entidades, com direito a voto. Nesta reunião foi realizada a eleição, mas falta um 7º membro porque houve empate entre entidades. 

Uma das associações que integra o CMJE voluntariou-se para desempenhar o trabalho que compete ao Secretário, o que foi aceite.

 No ponto acerca da avaliação do Mês da Juventude – Março 2022 foram apresentados os principais resultados da avaliação da efeméride “Comemorações Mês da Juventude 2022” realizada ao longo do mês de março, promovida pela Câmara Municipal de Évora em parceria com diversas entidades juvenis do concelho. Este ano, com o tema “Évora, sempre Jovem …”, foram realizadas 96 iniciativas. A avaliação interna e externa foi positiva, destacando-se algumas iniciativas pela participação e envolvimento dos jovens. 

Foi ainda referido o envio às Associações do convite para participarem ou fazer sugestões para o Espaço Jovem da Feira de S. João e do convite a todos os membros para a participação no Dia da Europa, que decorreu no dia 9 de maio.

ÉVORA | ESTÁ EM FASE E CONCLUSÃO A OBRA DE REMODELAÇÃO DAS REDES DE ÁGUA E ESGOTOS NA RUA DO MURO, RUA DO CABO E LARGO DOS ESTAÇOS

 
Os trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de água e de drenagem de esgotos nestas artérias do Centro Histórico está em fase de conclusão, faltando apenas completar a reposição do pavimento nalguns locais.
A empreitada consistiu na substituição integral dos coletores de drenagem de águas residuais e das condutas de abastecimento de água. Após a conclusão dos trabalhos e a entrada em funcionamento das novas tubagens, deverão terminar os problemas que habitualmente se vinham notando na qualidade da água nas torneiras, e também os entupimentos e abatimentos nos coletores de drenagem de esgotos, que tinham origem no avançado estado de degradação destas infraestruturas.

A empreitada representa um investimento no montante de 126.583,25 €, suportado integralmente a partir do Orçamento do Município. Esta intervenção integra-se num conjunto vasto de obras de remodelação de redes de abastecimento de água e drenagem de esgotos que a Câmara Municipal de Évora tem previsto para a globalidade do Concelho.

Exposição de Orquídeas está de regresso a Cantanhede. Este fim-de-semana no Pavilhão “Os Marialvas”

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, regressa este fim-de-semana (sábado e domingo) a Cantanhede mais uma edição da Exposição de Orquídeas do Concelho de Cantanhede. À semelhança das edições anteriores, o evento de entrada livre decorre no Pavilhão “Os Marialvas” e resulta de uma parceria do Município de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, com a Associação Portuguesa de Orquidofília.

Nesta mostra, os visitantes terão a oportunidade de apreciar e adquirir um variado leque de orquídeas, com o aliciante extra de este ano estarem disponíveis orquídeas importadas do Brasil.

A exposição reunirá as melhores espécies desta flor, quer por expositores e colecionadores privados, mas também de alunos de uma Universidade de Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, que demonstraram interesse em participar depois da visita à exposição da Associação Portuguesa de Orquidofília realizada no Porto.

Mercê da disponibilidade e colaboração dos expositores, associados e dos orquidófilos em geral, além da venda de flores, os visitantes poderão apreciar uma mostra nacional de orquídeas em flor.

A edição de 2022 da Exposição de Orquídeas de Cantanhede contará com um maior número de expositores/vendedores e do programa constam workshops em torno desta temática. No sábado, pelas 16h00, Nuno Raposo fala de “Tillandsias – Não somos Catos” e no domingo, à mesma hora, José Costa aborda o “Cultivo de Phaleonopsis”.

Estarão no recinto também dois stands dedicados à venda de produtos regionais, como vinhos, frutas e legumes da época, doçaria, queijos, compotas, azeite e mel, entre outros.

A 3.ª Exposição de Orquídeas do Concelho de Cantanhede pode ser visitada das 11h00 às 19h00 de sábado (dia 14) e das 10h00 às 18h00 de domingo (dia 15).

Sessão "Partilha de boas práticas - envelhecer na comunidade" | Apresentação de Projetos Nacionais | 27 de Maio | Oliveirinha

 Ação "Partilha de boas práticas – envelhecer na comunidade" a realizar-se no dia 27 de maio, das 14h00 às 17h30, no auditório da JF de Oliveirinha. Esta sessão contará com um pequeno momento de reflexão proporcionado pela Aproximar, seguida da apresentação dos seguintes projetos:

  1. Projeto Aproximar
  2. Projeto Radar (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
  3. Projeto Terceira (C)Idade = Felicidade (do Espaço T e Médicos do Mundo – Porto)
  4. Associação 55+ (Aveiro)
  5. Projeto Intervenção Comunitária à Pessoa com Demência e Cuidadores – Centro Rainha D. Leonor (Santa Casa da Misericórdia Oliveira do Bairro)
  6. Espaços de Ativação Comunitários – CLDS 4G Aveiro.

 

Consideramos que este momento constituirá uma oportunidade ideal para refletir e partilhar dificuldades/soluções/novas formas de pensar o envelhecimento na comunidade pelo que contamos com a vossa estimada presença!

 

As inscrições, gratuitas e limitadas ao espaço do auditório, podem ser realizadas aqui: https://clds4g.cspnsfatima.pt/a1_ficha-de-inscricao.../

Governo antecipa apoio excecional de 500 milhões de euros aos agricultores

 O Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai antecipar os 500 milhões de euros dos pagamentos do Pedido Único (PU), valor que os agricultores só iriam receber em outubro. Esta é uma medida de resposta à crise provocada pela invasão militar da Rússia à Ucrânia e que vai permitir aos agricultores portugueses fazer face às necessidades adicionais de liquidez, nomeadamente com os fortes aumentos dos custos das matérias-primas, da energia e que afetou igualmente as cadeias de abastecimento agroalimentar.
O Despacho conjunto, assinado pelo do Ministro das Finanças, Fernando Medina, e pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que antecipa o pagamento de 500 milhões de euros, vai beneficiar os agricultores do Continente que no ano de 2021 tenham recebido pagamentos de medidas do Sistema Integrado de Gestão e Controlo (SIGC), no âmbito do Pagamento Único, que submetam as suas candidaturas ao PU até 16 de maio de 2022.
Este apoio excecional de crise, que vai ajudar os agricultores a terem condições para produzir, será disponibilizado pelo IFAP, sendo para o efeito necessário a submissão do formulário do Apoio Excecional de Crise até 31 de maio.

Anadia promove Conferência sobre Educação

O Cineteatro de Anadia vai acolher, no próximo dia 20 de maio, a conferência “Melhor Escola, Melhor Futuro”, alusiva ao tema “Educação | Formação | Empreendedorismo”.

Nesta ação, que vai decorrer entre as 9h00 e as 16h30, serão partilhados conceitos, desafiantes e inspiradores, que servirão de incentivo para realizar mudanças e melhorias ao nível da Educação.
A conferência está dividida em três painéis, com vários oradores, que abordarão um conjunto de temas relacionados com o sistema de ensino e a escola. Durante a manhã serão analisados os seguintes temas: “Hoje, é tempo de futuro. O fardo da burocracia escolar visto do lado de fora”, por João Paiva (Universidade do Porto), “A importância das boas perguntas”, por Marco Silva (Fundação Salesianos) e “Utopia em Educação”, por David Rodrigues (Conselho Nacional de Educação).
“Ensino presencial, híbrido e à distância: desafios educativos para professores e alunos”, por Susana Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra) e “Os caminhos da Educação pós-pandemia”, por Júlio Pedrosa (Instituto Universitário de Lisboa) são os temas em debate durante a parte da tarde.
A iniciativa tem como público-alvo estudantes, professores, educadores, encarregados de educação, profissionais de educação, autarcas, empresários e demais interessados.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. A conferência é organizada pelo Município de Anadia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão), Colégio Salesianos de Mogofores e Escola Profissional de Anadia.

Programa
9h00
Acreditação
9h30

Sessão de abertura
Maria Teresa Cardoso (presidente da Câmara Municipal de Anadia)
Representante do Ministério de Educação

PAINEL I
10h00/10h45
“Hoje, é tempo de futuro. O fardo da burocracia escolar visto do lado de fora”
Orador: João Paiva (Universidade do Porto)
Moderador: Aníbal Marques (Agrupamento de Escolas de Anadia)
10h45
Pausa para café

PAINEL II
11h00/12h00
“A importância das boas perguntas”
Orador: Marco Silva (Fundação Salesianos)
Moderadora: Rita Soares (Antena1 Coimbra)
12h00/12h45
“Utopia em Educação”
Orador: David Rodrigues (Conselho Nacional de Educação)
13h00/14h30
Pausa para almoço

PAINEL III
14h30/15h30
“Ensino presencial, híbrido e à distância: desafios educativos para professores e alunos”
Oradora: Susana Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra)
Moderadoras: Joana Silva e Sofia Paula (Escola Profissional de Anadia)
15h30/16h15
“Os caminhos da Educação pós-pandemia”
Orador: Júlio Pedrosa (Instituto Universitário de Lisboa)
16h30
Encerramento
 

Proteção Civil aciona Operação “Fátima 2022”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, aciona amanhã, dia 12 de maio, a Operação “Fátima 2022”.

A Operação “Fátima 2022” tem a duração de 2 dias, no decurso dos quais será assegurada a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas.
Esta operação tem como missão aumentar a capacidade e rapidez de intervenção dos dispositivos que materializam o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), bem como, assegurar uma coordenação institucional efetiva e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil; garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego dos meios e recursos de proteção e socorro e antecipar as capacidades de reforço especializado, através de pré-formatação e pré-posicionamento de meios e recursos e efetivar uma matriz de planeamento flexível que adote uma metodologia operacional que permita minimizar o impacto do grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração.
Nesta operação participam cerca de 300 operacionais, provenientes dos vários Corpos de Bombeiros do distrito de Santarém (CBV de Santarém, CBV de Alcanede, CBV de Pernes, CBV de Vila Nova de Ourém, CBV de Vila Nova da Barquinha, CBV Torrejanos, CBV de Samora Correia, CBV de Rio Maior, CBV de Minde, CBV de Mação, CBV da Golegã, CBV de Ferreira do Zêzere, CBV de Fátima, CBV do Entroncamento, BM de Coruche, CBV de Constância, CBV da Chamusca, CBV de Caxarias, CBV de Benavente, CBV de Salvaterra de Magos, CBV de Almeirim, BM de Santarém, BM de Tomar, BM de Sardoal, BM do Cartaxo, BM de Alpiarça, BM de Alcanena, BM de Abrantes e Bombeiros Sapadores de Santarém). Participam também na Operação “Fátima 2022” os Corpos de Bombeiros de Mira de Aire, Juncal, Porto de Mós e Batalha, do  distrito de Leiria.
Concorrem igualmente para esta operação o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Guarda Nacional Republicana e o Corpo Nacional de Escutas, além de outras entidades civis e religiosas, nomeadamente a Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e o Agrupamento do Centro de Saúde do Médio Tejo.
A ANEPC assegura, no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, o Comando Operacional de todas as forças e entidades que integram este dispositivo, tendo instalado para o efeito o Posto de Comando Operacional (PCO) no Colégio de São Miguel, em Fátima, Rua D. João Pereira Venâncio.
 Informações adicionais sobre a Operação “Fátima 2022” podem ser obtidas junto do PCO ou através de contacto direto para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém (243 594 240).

Documentário sobre gastronomia e vinhos do Centro de Portugal recebe prémio internacional

“Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal, by Diogo Rocha” é uma produção da Turismo Centro de Portugal.

O documentário “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal, by Diogo Rocha”, produzido pela Turismo Centro de Portugal, venceu um prémio na competição “Doc & TV” do 4.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de África, que decorreu na Cidade do Cabo, na África do Sul. O documentário recebeu um “Silver Award”, correspondente ao segundo lugar na categoria “Travel & Tourism” (Viagens & Turismo).
O prémio foi recebido por Jorge Teixeira de Sampayo, Cônsul-Geral de Portugal na Cidade do Cabo.
O documentário “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal” é um projeto da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, que inclui um livro com o mesmo nome. No documentário e no livro, chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, distinguido com uma Estrela Michelin, presenteia-nos com um roteiro pelo melhor que a região Centro de Portugal tem para oferecer a nível da gastronomia e dos vinhos – resultado de um percurso de mais de 1600 km que realizou pelo território, com 44 visitas incríveis.O livro e o documentário inserem-se no projeto de comunicação e promoção turística Experiências By, uma iniciativa da Turismo Centro de Portugal que promove as características distintivas do território, através de uma rede de curadores de experiências em diversas áreas. O chef Diogo Rocha é o curador das experiências gastronómicas.
O documentário foi produzido para a Turismo Centro de Portugal pela INC Films, com base num conceito da agência criativa Local Heroes.
Pode ver o documentário premiado em https://youtu.be/ExzmEUqovkM