quinta-feira, 23 de julho de 2020

Proteção Civil alerta para “Perigo de Incêndio Rural”

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 48 horas, salienta-se a continuação do tempo quente e seco.

Com expectativas em várias frentes, tais como:

  • Humidade relativa do ar durante a tarde de hoje no interior e no Sul e amanhã, durante a tarde na generalidade do território, exceto na faixa costeira ocidental;
  • Vento moderado na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir da tarde de hoje;
  • Para amanhã a partir da tarde, ocorrência de rajadas nas serras de Sintra, Montejunto e Aire e Candeeiros, que vão persistir durante a noite de dia 24 para 25 e de dia 25 para 26;
  • Temperatura máxima com valores acima de 33ºC no interior e no Algarve, com valores que podem chegar 37ºC no Vale do Tejo e interior do Alentejo;
  • Descida da temperatura máxima amanhã nas regiões Norte e Centro e subida no sábado;
  • Noites quentes, acima de 20 ºC em alguns pontos do interior, em especial no distrito de Castelo Branco e Portalegre, e no sotavento algarvio;
  • Condições para ocorrência de trovoada, hoje, no interior Norte e Centro;
  • Condições meteorológicas propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de hoje;
  • Risco de incêndio a aumentar amanhã para níveis Máximo ou Muito Elevado nas regiões do Norte, do Centro, vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e Elevado no restante território do continente... a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para as condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Centro e Sul do país.

AUTARQUIA DE SILVES E ARS ALGARVE APOSTAM NOS CUIDADOS DE SAÚDE EM TEMPO DE FÉRIAS


A Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, disponibiliza o Posto Médico de Praia em Armação de Pêra, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem. Localizado na Fortaleza de Armação de Pêra, este posto funcionará até ao dia 13 de setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

De salientar que este equipamento presta cuidados de saúde quer a banhistas quer à população residente, que tenham necessidade de recorrer aos cuidados de saúde na praia em diversas situações como, por exemplo, insolações, picadas de peixe-aranha, pequenas escoriações ou quebras de tensão para receberem tratamento no local, ou, em caso de necessidade, serem encaminhados pelos profissionais de enfermagem para uma unidade de saúde adequada. Também aqui é garantida a assistência a quem necessite da fazer tratamentos médicos, devendo para o efeito, neste caso fazer-se acompanhar da respetiva guia de tratamento.

Barcelos | Mais de 160 estudantes realizam prova de avaliação de conhecimentos no IPCA

IPCA disponibiliza vagas para estudantes da via profissionalizante

Esta sexta-feira, dia 24 de julho, mais de 160 estudantes do ensino secundário das vias profissionais realizam no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) a prova de avaliação de conhecimentos indispensável ao ingresso e progressão no ciclo de estudos de licenciatura. Mais de 1000 candidatos apresentaram a sua candidatura para fazerem a Prova nos politécnicos da Rede Norte.

A prova, organizada por uma comissão composta por professores do ensino superior e por professores do ensino profissional, é composta por duas partes: um módulo de Português e um módulo específico de Biologia ou Economia ou História da Cultura e das Artes ou Matemática ou Psicologia, e tem a duração de 120 minutos com tolerância de 30 minutos.

O IPCA integra na REDE NORTE, juntamente com os Politécnicos de Bragança, do Porto, de Viana do Castelo e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na organização e articulação a nível regional da prova de avaliação de conhecimentos e competências. Os candidatos que realizem a prova na REDE NORTE e obtenham aprovação (no mínimo 10 valores) podem apresentar a candidatura a um curso de licenciatura de qualquer uma das cinco instituições que constituem a REDE NORTE da Associação de Politécnicos do Norte (APNOR). Este novo concurso especial de ingresso foi criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, que alterou e republicou o Decreto-Lei 113/2014, de 16 de julho, e destina-se ao ingresso no ensino superior dos candidatos do ensino secundário dos cursos de dupla certificação de nível secundário e dos cursos artísticos especializados.

O IPCA abriu 58 vagas para os seus cursos de licenciatura e a apresentação de candidatura aos cursos de licenciatura para o ano letivo 2020/2021 será realizada pelos candidatos no portal da DGES (www.dges.pt) em prazo a definir.

Com este concurso especial pretende-se aumentar o número de estudantes no ensino superior e, dessa forma, a qualificação dos Portugueses, sendo um dos objetivos do contrato assinado entre o Governo e as instituições de ensino superior públicas.

Animação cultural nas praias do concelho da Marinha Grande



A Câmara Municipal da Marinha Grande está a promover atividades de animação cultural em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira, durante os meses de verão, respeitando as regras impostas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) devido às medidas de prevenção do contágio do Covid-19.

As iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela PROTUR - Associação para o Turismo (no caso de São Pedro de Moel).

O objetivo é acolher bem os turistas que escolhem o património natural, histórico e cultural deste concelho para descansar e/ou visitar, proporcionando-lhes momentos de diversão, bem-estar e lazer.

Todos os espetáculos e atuações respeitarão as regras emanadas pela DGS, sendo obrigatório o uso de máscara por parte do público nos concertos e a distância social recomendada. Devido à atual situação epidemiológica, o programa da Época Balnear poderá sofrer alterações ou ser cancelado.

A programação é a seguinte:

SÃO PEDRO DE MOEL

MÚSICA AMBIENTE
Local: da Praça Afonso Lopes Vieira à Av. José Nobre Marques
Período: de 27 de junho a 30 de agosto
Organização: CMMG
Apoio: Protur

PROJETO “LIVRO LIVRE”
Projeto desenvolvido por um morador de São Pedro de Moel, de nacionalidade francesa...daí surgiu o nome com dois sentidos "Livre" de livro, em francês, mas também de livre, de liberdade.
O intuito do projeto é ser uma “biblioteca” de livros, em que todas as pessoas podem levar ou deixar um livro.
Passe por lá durante o Verão! Encontra-nos junto à praia!

JULHO
Casa Museu Afonso Lopes Vieira
De 1 de julho a 30 de agosto - Incluindo feriados
Terça a domingo - das 15h00 às 21h00

25 Julho
15h00 às 18h00 – Casa Museu Afonso Lopes Vieira
Visitas Encenadas à Casa Museu Afonso Lopes Vieira
Sessões de 5 pax/máximo | Reservas no local (por ordem de chegada)
Organização: CMMG
Apoio: Protur

17h00 às 20h00
Animação de rua itinerante com uma Dixie Band
Bandas que tocam em modo acústico, movimentando-se pelas ruas, com influências da música estilo Jazz Traditional e Dixie, aliando o divertimento e a boa disposição em cada atuação.
Organização: CMMG
Apoio: Protur

Concerto Jardim do Vale
22h00 - Pás de Problème
Organização: Protur
Apoio: CMMG

26 Julho
17h00 - Animação de Rua em Andas - “Os Seres do Mar”
Organização: CMMG
Apoio: Protur

AGOSTO
1 Agosto – Jardim do Vale
Concerto:
22h00 The Postcard Brass band
Concerto Integrado na 29.ª Edição do Festival Cistermúsica
Organização: CMMG
Apoio: Protur
23h00 Senhor Doutor (em quinteto)
Organização: Protur
Apoio: CMMG

8 Agosto
15h00 às 18h00 – Casa Museu Afonso Lopes Vieira
Visitas Encenadas à Casa Museu Afonso Lopes Vieira
Sessões de 5 pax/máximo |Reservas no local (por ordem de chegada)
Organização: CMMG
Apoio: Protur

17h00 às 20h00 - Ruas de S. Pedro e Jardim do Bambi
Animação de rua itinerante com a banda “Orquestra Improvável”

17h00 às 22h00 - Jardim do Bambi
Mostra de Estátuas Vivas
Uma exibição de Estátuas Vivas onde o público pode apreciar e desfrutar de obras de arte, encarnadas por artistas que retratam personagens e momentos da nossa história e cultura.

Equipamento de diversão infantil - “Extreme Bungee”
17h00 - Animação de Rua em Andas - Animadores que andam pelo espaço a interagir com o público. Um vai numa bicicleta, é muito divertido e trapalhão, o outro vai de andas. A bicicleta tem som, toda a performance é acompanhada de música.
Organização: CMMG
Apoio: Bambi Café e Protur

22h00 – Jardim do Vale do Ribeiro
Teatro “Os Lusíadas”
Organização: Protur
Apoio: CMMG

9 Agosto
15h00 às 20h00 - Jardim do Bambi
Mostra de Estátuas Vivas
Uma exibição de Estátuas Vivas onde o público pode apreciar e desfrutar de obras de arte, encarnadas por artistas que retratam personagens e momentos da nossa história e cultura.

Equipamento de diversão infantil - “Surf Mecânico”

16h00 às 19h00 - Ruas S. Pedro e Jardim do Bambi
Animação de rua itinerante com a banda “Original Bandalheira”

17h00 - Animação de Rua em Andas - “Pássaros Gigantes”
Organização: CMMG
Apoio: Bambi Café e Protur

15 Agosto – Jardim do Vale
Concerto:
22h00 - Victor Hugo
Le Cirque du Freak (Djset)
Organização: Protur
Apoio: CMMG

21, 22 e 23 de Agosto
FESTIVAL AFONSO LOPES VIEIRA
21 Agosto
Poesia: Hélder Morrison e Carlos Vicente
Concerto: Tanira

22 Agosto
André Barros & Valter Lobo
O Gajo

23 Agosto
“A Caravela Desconhecida”, espetáculo de teatro de marionetes a partir d´O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago

Outras atividades durante o Festival: Visitas encenadas à Casa Museu Afonso Lopes Vieira, passeio poético, leitura de poesia inusitada, workshop de marionetes para crianças, workshop de cerâmica, cinema, o Caracol Vicente e uma conversa sobre "A Lista de Aristides de Sousa Mendes", com Ana Cristina Luz.
Organização: Protur
Apoio: CMMG

29 Agosto – Jardim do Vale
Concerto:
22h00 - Fast Eddie Nelson
Organização: Protur
Apoio: CMMG
SETEMBRO

5 Setembro – Jardim do Vale
Concerto:
22h00 - West Free Sound
Estreia de Banda marinhense com Carlos Saldanha, Francisco Saldanha e António Oliveira
Organização: Protur
Apoio: CMMG

12 Setembro – Jardim do Vale
Concertos:
22h00 - The Miami Flu

OUTRAS ATIVIDADES
Artes plásticas
Julho e agosto - Posto de Turismo S. Pedro Moel
Exposições quinzenais
Organização: Protur
Apoio: CMMG

PRAIA DA VIEIRA
MÚSICA AMBIENTE
Local: Avenida e Largo dos Pescadores
Período: de 4 de julho a 6 de setembro
Horário: Segunda a quinta (14h00-19h00)
Sábados (11h00-13h00) |Domingos (11h00-13h00/16h00-21h00)

JULHO

25 Julho
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com uma Dixie Band
Bandas que tocam em modo acústico, movimentando-se pelas ruas, com influências da música estilo Jazz Traditional e Dixie, aliando o divertimento e a boa disposição em cada atuação.

21h00 – Passagem pelas várias ruas da Praia
Música em Movimento - PitLane Band convidam Elsa Gomes
Organização: CMMG
AGOSTO

1 agosto
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda “Orquestra Improvável”
Organização: CMMG

2 agosto
11h00-19h00 - Largo dos Pescadores
Equipamento de Diversão Infantil - “Air Bungee”
Organização: CMMG

8 agosto
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com uma Dixie Band
Bandas que tocam em modo acústico, movimentando-se pelas ruas, com influências da música estilo Jazz Traditional e Dixie, aliando o divertimento e a boa disposição em cada atuação.
Organização: CMMG
9 agosto
11h00-19h00 - Largo dos Pescadores
Equipamento de Diversão - “Sky Bike”
17h00 - Animação de Rua em Andas - “Os Banhistas”
Organização: CMMG

15 agosto
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com uma Dixie Band
Bandas que tocam em modo acústico, movimentando-se pelas ruas, com influências da música estilo Jazz Traditional e Dixie, aliando o divertimento e a boa disposição em cada atuação.

21h00 – Passagem pelas várias ruas da Praia
Música em Movimento - PitLane Band convidam Sara Ribeiro
Organização: CMMG

16 agosto
11h00-19h00 - Largo dos Pescadores
Equipamento de Diversão Infantil - “Extreme Bungee”
17h00 - Animação de Rua em Andas - “Os Seres do Mar”
Organização: CMMG

22 agosto
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda “Ruído à Portuguesa”
Organização: CMMG

21h00 – Passagem pelas várias ruas da Praia
Música em Movimento - PitLane Band convidam Manuel Coelho
Organização: CMMG

23 agosto
11h00-19h00 - Largo dos Pescadores
Equipamento de Diversão Infantil - “Surf Mecânico”
17h00 - Animação de Rua em Andas - Animadores que andam pelo espaço a interagir com o público. Um vai numa bicicleta, é muito divertido e trapalhão, o outro vai de andas. A bicicleta tem som, toda a performance é acompanhada de música.
Organização: CMMG

29 agosto
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com uma Dixie Band
Bandas que tocam em modo acústico, movimentando-se pelas ruas, com influências da música estilo Jazz Traditional e Dixie, aliando o divertimento e a boa disposição em cada atuação.
21h00 - Passagem pelas várias ruas da Praia
Música em Movimento - MulticolorLed & Amigos
Organização: CMMG

30 agosto
11h00-19h00 - Largo dos Pescadores
Equipamento de Diversão Infantil - “Giroscópio”
17h00 - Animação de Rua em Andas - “Homens sem Cabeça”
Organização: CMMG

SETEMBRO
5 setembro
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda “Desbundixie”
Organização: CMMG

6 setembro
11h00-19h00 - Largo dos Pescadores
Equipamento de Diversão Infantil - “Extreme Bungee”
Organização: CMMG

12 setembro
18h00-21h00 - Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda “Xaral’s Dixie”
Organização: Câmara Municipal Marinha Grande.


AVEIRO | COMEÇA AMANHÃ A SEGUNDA ETAPA DO FESTIVAL DOS CANAIS


Cultura regressa às ruas de Aveiro entre 24 e 26 de julho - Cuca Roseta entre os principais destaques 

Começa amanhã, sexta-feira, 24 de julho, a segunda etapa do Festival dos Canais 2020, estendendo-se até ao próximo dia 26 de julho, domingo. Depois de um primeiro fim de semana de atividades, entre 16 e 19 de julho, Aveiro volta a receber diversas propostas artísticas no espaço público, como música, novo circo, teatro, dança e performances. Nos destaques, conte-se com os concertos na Praça do Marquês de Pombal, de Cuca Roseta (sexta-feira, 24) e Henk van Twillert & Vento do Norte com Hélder Moutinho (sábado, 25), assim como a estreia de uma nova criação da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas no Teatro Aveirense (de sexta a domingo), bem como um espetáculo de novo circo da Cie Nicanor de Elia, no Parque da Cidade (sábado e domingo).

Além das novidades, o Festival dos Canais volta a apresentar algumas das atividades da semana anterior, como o espetáculo/instalação “Água, da companhia Circolando (sábado e domingo), um percurso na Ria de Aveiro pontuado por performances, “Ilhas Suspensas” (sábado e domingo), e o espetáculo de dança “Sal”, em plena Marinha da Noeirinha (sábado e domingo).

Também a escadaria do Atlas Aveiro volta a receber concertos ao por do sol, desta vez com os Sopa D’Urso (sexta-feira) e The Lemon Lovers (sábado). A música também é protagonista nos Claustros da Misericórdia, onde atua a Orquestra Filarmonia das Beiras, com o seu Quinteto de Cordas (sábado) e Orquestra de Cordas (domingo). Rumando ao Cais da Fonte Nova, encontra-se o Jardim das Brincadeiras e uma seleção de atividades dedicadas ao mais novos, com início a partir das 10h00 (sábado e domingo).

A estas iniciativas junta-se uma exposição no Centro de Congressos de Aveiro, “Moon Water Gallery”, com obras de arte pensadas para representar a água na Lua, assim como várias instalações no espaço público, encomendadas pelo Festival dos Canais, distribuídas pelo Jardim do Rossio (“Totems”), lago do Parque da Cidade (“We Are All in the Same Boat”), escadaria do Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora (“Beam Reach II”) e Cais da Fonte Nova (“Vida”).

Esta é uma edição especial do Festival dos Canais, pensada para o atual contexto de pandemia. Foi, por isso, estendida por dois fins de semana e adotadas medidas de proteção, nomeadamente, recintos vedados, lugares fixos e distanciados, uso obrigatório de máscara e desinfeção das mãos, levantamento de bilhetes para todas as atividades no Teatro Aveirense. A entrada mantém-se gratuita.

FESTIVAL DOS CANAIS - Cidade de Aveiro
16 a 19 e 24 a 26 de julho
Entrada livre



VAGOS: GNR, Bombeiros, Juntas e Uniões de Freguesia vão receber máscaras comunitárias reutilizáveis

Até ao final da semana o Município de Vagos, através da Proteção Civil, irá desenvolver mais uma fase de entrega de máscaras comunitárias reutilizáveis.
Em linha com o que tem sido a preocupação do Município de Vagos, desde o início da pandemia de covid-19, no que diz respeito à distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) às instituições do concelho para que os seus agentes e utentes estejam o mais salvaguardados possível relativamente ao potencial contágio, a Câmara Municipal de Vagos, através da Proteção Civil, deu início a mais um processo de distribuição destes equipamentos.
Desta forma, numa primeira fase, o Município irá distribuir máscaras reutilizáveis aos Bombeiros Voluntários de Vagos e à guarda Nacional Republicana. Num segundo momento, serão as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia que irão ter acesso a este tipo de equipamento de proteção, com o objetivo de proceder à distribuição pela população mais vulnerável, de risco e carenciada num processo que deverá estar terminado até ao final da semana.
De recordar que desde o início da pandemia de distribuição de EPI’s o Município de Vagos contemplou as forças de segurança, instituições particulares de solidariedade social, unidades de saúde e estabelecimentos de ensino com mais de um milhar de unidades de equipamentos de proteção individual, em prol da segurança e prevenção dos vaguenses.

OS VERDES pediram esclarecimentos sobre a assinatura de contratos de exploração de caulinos na Região Centro do país

Ontem na Comissão Parlamentar de Ambiente, OS VERDES pediram esclarecimentos sobre a assinatura de contratos de exploração de caulinos na Região Centro do país.
No decorrer deste ano de 2020 foram assinados, entre o Estado e promotores privados, dezasseis contratos de recursos geológicos (depósitos de minerais), sete para a atribuição de concessão de exploração, um de exploração experimental e oito para a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa.
Quatro dos sete contratos assinados, de atribuição de direitos de exploração, dizem respeito a caulinos na Região Centro. Estes contratos incidem sobre terrenos onde já existem explorações ativas, totalizando 833 ha: Pinhal da Guarita (Aguada de Baixo - Águeda e Avelãs de Cima - Anadia), Alto da Serra Sul (Condeixa-a-Nova), Vale de André (Pombal) e Roussa de Cima (Pombal).
Segundo o comunicado enviado pelo partido, "numa altura, em o governo está a preparar alterações significativas à legislação que supostamente pretendem aumentar as exigências em termos ambientais, é incompreensível que, neste contexto, já tenham sido assinados estes dezasseis contratos que poderão incompatibilizar-se com a nova lei.
Para além destes contratos terem sido assinados, quando está iminente uma nova legislação, os mesmos só foram publicados no sítio eletrónico da Direção Geral de Energia e Geologia após ter sido denunciado, inclusive por Os Verdes, supostamente pelo facto do site desta entidade se encontrar em remodelação. A pouca informação disponibilizada, sobre estes contratos, veio a público apenas pela comunicação social.
A divulgação da informação é essencial para que os cidadãos, que estão hoje mais atentos, possam acompanhar os respetivos processos, muitos dos quais contestados devido aos impactos no ambiente e na sua qualidade de vida.
Nesse sentido, Os Verdes requereram a ida do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, que tem acompanhado este processo, ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre os respetivos contratos assinados em 2020, audição que decorreu ontem na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, onde esteve também presente o Ministro do Ambiente e da Ação Climática".
Nesta audição, a deputada de Os Verdes, Mariana Silva, entre as várias perguntas apresentadas ao Secretário de Estado abordou também os contratos de exploração de caulinos na região centro do país:
"1 - Os contratos agora assinados são na verdade de contratos de renovação? Algum destes projetos foram sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental? Se não o foram, algum destes virá a estar abrangido pela AIA?
2- Tendo em conta que na zona centro do país existem inúmeras explorações de caulino que não distam muito uma das outras, não seria conveniente uma Avaliação de Impacte Ambiental ao nível da região centro?"
Ainda segundo Os Verdes "apesar desta e de outras perguntas apresentadas ao Governo, a verdade é que tanto o Secretário de Estado e o próprio Ministro não responderam concretamente sobre estes dezasseis contratos, inclusive sobre os assinados para a atribuição de concessão de exploração de caulinos na Região Centro do país. 
Na passada legislatura, Os Verdes apresentaram dois Projetos de Resolução, na Assembleia da República, no sentido do Governo travar duas explorações de caulino na região centro, uma nos concelhos de Soure e Pombal (Bonitos) e outra abrangendo os municípios da Mealhada/Cantanhede (Barracão), "pela evidente contestação da população face aos previsíveis impactos no ambiente e na sua qualidade de vida".

De carro, autocarro ou avião, portugueses em França hesitam em viajar para Portugal

A gestão quotidiana da crise da covid-19 leva os emigrantes portugueses em França a hesitarem entre o método de transporte, mas também numa possível deslocação a Portugal o que prejudica o negócio de quem vive deste tipo de viagens.
"As coisas estão um pouco confusas. Há a vontade de viajar por parte das pessoas, mas muita gente ainda nem marcou férias e agora estão a começar a acordar. Antes as reservas começavam em maio, agora recebemos chamadas uma semana antes", revelou João Paulo Sá, sócio e gerente da empresa Top Evasion, em declarações à Agência Lusa.
A Top Evasion assegura há mais de 10 anos uma linha regular semanal de autocarro entre França e Portugal. Parada durante o confinamento, esta empresa portuguesa que opera também em terras gaulesas retomou as viagens a 22 de maio e no mês de julho tem levado os autocarros no máximo da capacidade atual - dois terços da lotação máxima.
Se há hesitação por parte dos emigrantes por um lado, João Paulo Sá tem a "concorrência forte dos espanhóis" do outro, levando este empresário a propor medidas extra de segurança sanitária aos seus clientes.
"O nosso critério é que um desconhecido não vai sentado ao lado de outro desconhecido. Tentamos sentar as famílias umas com as outras e com um lugar de intervalo com outros passageiros", indicou o gerente da Top Evasion, explicando que os passageiros são fortemente incentivados a usar máscara e que as temperaturas são medidas antes da partida.
Segundo Rui Lafayette, responsável pela agência de Paris da MZ Voyages, cadeia de agências de viagens especializada em deslocações para Portugal, ainda há "medo" em viajar.
"Quando as fronteiras abriram, houve mais aviões a voar e estamos a trabalhar um bocadinho com Portugal. Há muita gente que não vai, com medo, mas mesmo assim ainda vendemos", afirmou.
No entanto, a agência tem menos franceses com vontade de ir até terras portuguesas e até os emigrantes têm procurado outras alternativas como fins de semana nos países vizinhos da França, estadias em França com deslocações de carro ou até mesmo outros destinos como a Grécia.
A culpa, segundo este agente turístico, é a informação: "O problema hoje é a informação. As pessoas não compreendem o que se diz na televisão e transformam tudo. Ontem não trabalhei e ligaram-me a dizer que as fronteiras iam fechar novamente. E eu tive de dizer que não era verdade".
As viagens de carro particular parecem ser uma opção escolhida por muitos portugueses que partilham dicas de viagem nas redes sociais, mas o acréscimo não está a ser sentido por quem trabalha no setor.
"Há muitas pessoas que vão de carro, mas é dentro do que é normal. Não notei muita diferença em relação ao trabalho que temos", sublinhou David Ribeiro, sócio da oficina Ribeiro, em Tourcoing.
Apesar de fazer anualmente a viagem de carro, este ano David Ribeiro faz parte dos lusodescendentes que não vão a Portugal. "É mais pelo vírus que não vou. Este ano vou ficar em França e vou fazer alguns fins de semana de férias entre as semanas de trabalho", afirmou, indicando que tem viagem prevista para o Natal.
O clima de incerteza leva a que as empresas de transportes e outros negócios associados antecipem um ano complicado.
"No nosso negócio vai ser um ano difícil porque a nossa empresa não sobrevive só através da linha internacional, mas através do turismo e do transporte escolar. Temos cinco autocarros, mas só estamos a trabalhar com um", concluiu João Paulo Sá.
Lusa

Novas matrículas automóveis: quem não cumprir as regras pode ser multado ou até chumbar na inspeção

Em Março deste ano, as matrículas dos automóveis foram modernizadas. Se não cumprirem ao milímetro as medidas e o espaçamento entre caracteres, o automobilista pode ver um chumbo na inspeção ou multas que vão dos 120 aos 600 euros.
As novas matrículas são compostas por dois grupos de letras que ladeiam dois algarismos. Um exemplo seria “AA 08 AM”. Numa chapa de fundo branco, sem a habitual coluna amarela com o ano do carro, os carros novos já vêm com a nova matrícula. O novo modelo mais moderno torno-se moda, escrevem as publicações do setor, e muitos proprietários quiseram adquirir as novas placas.
No entanto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) já alertou para o facto de que nem todas as matrículas cumprem os requisitos legais (dispostos no Decreto-Lei n.º 2/2020 de 14 de janeiro) em termos de tamanho e espaço entre caracteres.
Olhando para a chapa, a disposição dos caracteres deve ser centrada vertical e horizontalmente e o espaçamento entre eles tem de respeitar os 10mm. Não há traços separadores entre os grupos de caracteres, mas sim intervalos de 20mm.
As contraordenações que resultam do incumprimento destas normas, como previsto no Anexo II do artigo 5º do Decreto-Lei nº 144/2012, vão de 120 aos 600 euros. Se o proprietário do veículo se dirigir a uma inspeção periódica obrigatória e for detetada uma falha na nova matricula, há motivos para o veículo não se aprovado nessa inspeção.
Para atualizar a matrícula de um veículo, é necessária atenção redobrada em relação ao local e entidade a que se dirige. Têm de estar devidamente certificados para a mudança, para não incorrer a uma contraordenação.
Pela primeira vez, as letras Y, K e W estão entre os caracteres de possível utilização nas matrículas. Surge assim um total de 28 milhões de combinações possíveis nos carros portugueses, que deve durar cerca de 45 anos.
No entanto, há combinações de letras que não podem ser utilizadas. O objetivo é evitar palavras obscenas e símbolos maldosos.
Madremedia

CÂMARA DE AVEIRO APOIA ESTUDANTES DA ÍLHA DO PRÍNCIPE EM PORTUGAL



O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, entregou à Associação dos Estudantes da Ilha do Príncipe, na pessoa do seu Presidente, esta quinta-feira, 23 de julho, dois computadores que vão aumentar as facilidades de acompanhamento das aulas on-line e todo o trabalho de estudo dos Estudantes do Príncipe no nosso País, suprindo uma necessidade agravada pela suspensão das aulas presenciais provocada pelo Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

Este apoio da CMA enquadra-se também no Acordo de Cooperação, cuja renovação foi assinada em 2019, entre a CMA e o Governo Regional da Ilha do Príncipe, e que visa o desenvolvimento mútuo e a promoção de trocas económicas, culturais, sociais e educativas.

Damos assim mais um contributo para o fortalecimento das relações entre Aveiro e o Príncipe, assim como para o sucesso dos Estudantes do Príncipe em Portugal (3 dos quais na Universidade de Aveiro).

31 anos de amizade bilateral
As cidades de Aveiro e Santo António do Príncipe contam com 31 anos sob a data de início da geminação, datado de 1988. Foi a 8 de dezembro de 1988 que se celebrou e oficializou o Protocolo de Amizade.

As relações bilaterais de amizade assentam nesta base histórica, em que as cidades não são pontos isolados e precisam de alargar a sua esfera de influência a nível internacional, através da cooperação estratégica, solidariedade e troca de informações.

Académico de Viseu coloca autocarro à disposição do Desportivo das Aves jogar em Portimão

Clube da II Liga diz que os emblemas estão “juntos pela verdade desportiva”
Esta quinta-feira, a GNR foi ao estádio do Desportivo das Aves a executar uma penhora de um processo judicial à SAD, sendo que o autocarro foi rebocado, para além de outros bens do clube.
Ora, o Académico de Viseu, em publicação nas redes sociais, anuncia que disponibiliza o autocarro ao clube avense para que a equipa possa deslocar-se a Portimão, para defrontar o Portimonense.
“Tendo em conta, as últimas notícias nos jornais nacionais, o Académico de Viseu Futebol Clube coloca o seu autocarro à disposição do Clube Desportivo de Aves para a equipa realizar a deslocação a Portimão”, escreve o Académico de Viseu.
No final da mensagem, o emblema de Viseu indica que os clubes estão juntos em uma questão.
“Juntos pela verdade desportiva”, salientam.
O Portimonense-Desportivo das Aves está marcado para o próximo domingo, dia 26, às 19:30.
Com Bancada.pt

Misericórdia da Mealhada lança primeira pedra de futuro Complexo Social

No próximo dia 26 de Julho, Dia de Santa Ana, Santa Padroeira da cidade da Mealhada e da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), a instituição centenária vai lançar a primeira pedra do seu futuro Complexo Social, numa cerimónia simbólica que pretende assinalar o início da construção do novo empreendimento.
A cerimónia contará com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes – que virá benzer a primeira pedra do novo complexo – do Diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça; do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro; e do Provedor da SCMM, João Peres.
Inserida nas Comemorações de Santa Ana, Padroeira da cidade da Mealhada e da SCMM – este ano celebradas de modo condicionado, fruto da Covid-19 – a cerimónia de bênção da primeira pedra decorrerá imediatamente após a Eucaristia por honra da Padroeira, que terá lugar no recinto exterior da Capela de Santa Ana, de forma a garantir o estrito cumprimento das regras de segurança de todos os presentes. A bênção da pedra decorrerá no espaço do atual Mercado da Mealhada, local onde se irá erguer o futuro empreendimento.
Bruno Peres, Diretor-geral da SCMM, descreve: “o futuro Complexo de Respostas Sociais da SCMM incluirá Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia (para 40 e 60 utentes, respetivamente), para além do edifício de Serviços Partilhados. A unidade residencial para idosos terá capacidade para 120 residentes, divididos em duas tipologias de habitação, quartos e apartamentos”.
Segundo o responsável, “este novo empreendimento - com os seus jardins, espaços de convívio e de atividade física, intelectual e recreativa – será um equipamento fundamental na missão da SCMM de potenciar e promover o envelhecimento ativo e saudável dos utentes da área de Geriatria”.
Este projeto nasce para “responder à problemática da sustentabilidade e da melhoria das condições. A SCMM assumiu como principal objetivo para os próximos anos, a remodelação das ERPI’S da instituição, através da construção de uma nova estrutura com capacidade de englobar a capacidade atual. Procuramos também responder aos desafios estratégicos da área de intervenção da Geriatria, nomeadamente a procura de  eficiência operacional e aumento da qualidade dos serviços prestados bem como a diversificação da oferta”, conclui Bruno Peres.

PROGRAMA:

17H – Missa Comemorativa do Dia de Santana.
18H – Bênção da 1ª Pedra do novo Complexo Social da SCMM, pelo Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
18H15 – Intervenções públicas do Diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça; do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro; e do Provedor da SCMM, João Peres.
18H30 – Leitura da ata, assinatura e guarda da ata.