sábado, 19 de agosto de 2023

Castelo de Paiva | Carina Ferreira da ADCCJ CLARK recebida na Câmara Municipal. Atleta representou Portugal em Israel

A CM de Castelo de Paiva promoveu hoje, no espaço dos Paços do Concelho, uma recepção à jovem atleta Carina Ferreira, da ADCCJ Clark, que recentemente esteve em Jerusalém – Israel, a representar a Portugal no Campeonato da Europa de Marcha – Sub 20.

Foi a primeira internacionalização da jovem atleta paivense, que participou na final dos 10.000 metros marcha, obtendo um 18º lugar com o registo de 52m09seg, a melhor portuguesa das três que representaram a Selecção Nacional nesta prova, uma excelente prestação desta atleta de 19 anos, que está ao serviço da ADCCJ Clark desde os 8 anos, conseguindo os mínimos para o Campeonato da Europa numa prova extra em Leiria.

Na sua intervenção, a Vereadora do Desporto, Liliana Vieira elogiou o esforço e empenhamento da atleta paivense, referindo que esta convocatória é o resultado de muito trabalho e dedicação ao longo dos anos, evidenciando o orgulho desta representação internacional, levando a bandeira de Castelo de Paiva além fronteiras e ao mais alto nível, destacando ainda, uma experiência única e inesquecível no percurso desportivo da atleta, a quem desejou as maiores felicidades e que possa continuar a somar sucessos nesta modalidade desportiva.

Já o presidente da edilidade, José Rocha, congratulou-se também com esta internacionalização da Carina Ferreira, mostrando-se orgulhoso pelo facto do concelho estar representado nestes Campeonatos da Europa, louvando o trabalho e a dinâmica da ADCCJ Clark, nesta aposta constante na formação, bem como o esforço e resiliência dos pais da atleta na motivação para este desporto, potenciando atingir um patamar internacional que apraz registar, daí este gesto municipal, em jeito de homenagem, de realçar esta conquista da jovem atleta paivense.

O presidente da Câmara Municipal, referiu acreditar, que independentemente do percurso académico que abraçou, a jovem Carina Ferreira vai continuar com a mesma vontade e raça nesta modalidade do atletismo, perseguindo as vitórias e conquistas evidenciadas nas suas legítimas aspirações, destacando que, na medida do possível, a Câmara Municipal estará sempre atenta as estas participações e apoiará as colectividades e os atletas que se destacam, porque o desporto merece uma importância relevante na gestão municipal, e neste caso, o atletismo não pode continuar a ser o “ parente pobre “ da actividade desportiva.

Emocionada, a jovem atleta agradeceu, este gesto e distinção municipal, prometeu continuar empenhada na modalidade e anunciou que a preparação para a nova temporada, no seio da ADCCJ Clark vai ter início já a partir do dia 28 de Agosto.





Carlos Oliveira

Na próxima semana em Castelo de Paiva arranca no dia 20 de Agosto a 3ª edição da Bienal da Cultura 2023

 

Sobre o tema “ Da minha língua vê-se o mar”, a CM de Castelo de Paiva vai promover a 3ª edição da Bienal da Cultura 2023, realizando uma viagem pela língua portuguesa através de uma programação que valoriza esse património linguístico aquém e além-mar, uma viagem pela poesia, pela música, pelas artes plásticas, pelo Brasil, e naturalmente por Portugal.

Com início no dia 20, pelas 17h, no Centro de Interpretação e Cultura Local, haverá lugar à inauguração da exposição «Escura Flama» e «O Ritmo Desumano do Mar».

Pelas 19H, no Largo do Conde, poderão assistir à representação de estátuas vivas de nome “Living Statues by Carlos Ferreira”. Estarão presentes 8 estátuas vivas que representarão figuras da literatura e do quotidiano e que darão vida ao centro da vila.

Pelas 2130H, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, poderão assistir ao espectáculo “Os Lusíadas, por António Fonseca”, que conta a história da primeira viagem de Lisboa à Índia, feita há mais de quinhentos anos, por menos de duas centenas de Portugueses, comandados por Vasco da Gama.

Não faltam motivos para vir a Castelo de Paiva durante os próximos dias e aproveitar esta semana cultural, cujo encerramento na noite do dia 25, vai acolher um fantástico concerto musical com a presença dos Quinta do Bill e a participação das três filarmónicas do concelho.

Marque na agenda e venha fazer parte desta viagem cultural em Castelo de Paiva .

Carlos Oliveira

Receção ao Professor no Cineteatro de Porto de Mós


Com o intuito de assinalar o começo do ano letivo e de valorizar a formação dos docentes, a Câmara Municipal de Porto de Mós realiza novamente a Receção ao Professor, no dia 5 de setembro, no Cineteatro de Porto de Mós.

A positividade e a inclusão são dois temas que estão em cima da mesa, no que à educação diz respeito. O Professor Nuno Pinto Martins falará de "Educar pela Positiva", um projeto sobre estratégias simples e eficazes, com exemplos práticos e reais, para superar os desafios da educação. Quanto à temática "Escola inclusiva, uma escola para todos (as)", será abordada por António Lopes, da Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro.

A ação dirige-se aos docentes a exercer no concelho de Porto de Mós e é gratuita.

Patrícia Alves

Porto de Mós | SéniorMós 2023

 No âmbito do Dia Internacional do Idoso, que se celebra a 1 de outubro, entre os dias 4 de setembro e 4 de outubro, a autarquia volta a dar destaque ao SéniorMós, com um programa de atividades para e sobre a população com 65 ou mais anos.
A promoção de uma vida ativa em termos sociais, desportivos e culturais são o principal objetivo deste projeto que promove atividades para a população sénior que vive de forma autónoma, assim como para as pessoas que estão parcial ou totalmente institucionalizadas.
 
O SéniorMós é também sinónimo de arranque das atividades que decorrem ao longo de todo o ano, como a Ginástica Sénior, o Projeto Envelhecimento Ativo - Felicidades pelas Artes ou a Abertura do ano letivo da Universidade Sénior.
 
“Inconvenientes da Imobilidade” é o encontro, promovido pela Clinica Médica do Juncal, no dia 3 de outubro, que visa esclarecer e promover a troca de experiências entre as IPP’s do concelho.
 
O ponto alto do programa tem lugar no Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, com o Almoço-Convívio Sénior no Recinto das Tasquinhas que reúne, habitualmente, cerca de 1500 pessoas.
 
Patrícia Alves