segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

PROJECTO “ENCERRADA, MAS DE PORTA ABERTA”, RECEBE CONTRIBUTO SOLIDÁRIO DA LOJA ERA DE CANTANHEDE E MIRA

Privilegiando a colaboração com entidades do concelho onde desenvolvem a sua atividade, a Loja ERA sediada em Cantanhede e Mira, está a desenvolver uma campanha solidária, recebendo neste natal, bens alimentares, brinquedos e produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao projecto “Fechada, mas de porta aberta”.

Até ao dia 7 de janeiro de 2022, a loja de Cantanhede da ERA, vai estar a recolher os donativos dos seus clientes e de todas as pessoas que se queiram a associar a esta campanha que a ERA está a desenvolver no âmbito da sua responsabilidade social, contribuindo dessa forma para o projecto da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Desta forma, todos as pessoas que estejam interessados em unir-se nesta quadra tão especial e participar nesta recolha de bens, poderão deixar o seu precioso contributo na Loja da ERA Cantanhede, sediada no Largo Cândido dos Reis, edifício do Gaveto, nº 27, Loja 3.

Para qualquer ajuda ou informação, todos os interessados poderão contactar a ERA, pelo 231419130, ou pelo email cantanhede@era.pt.


NO TORNEIO NADADOR COMPLETO DE INFANTIS SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTA 4 PÓDIOS

Decorreu nos passados dias 18 e 19 de dezembro, o Torneio Nadador Completo de Infantis, competição coorganizada pela Associação de Natação de Coimbra e pelo Município de Cantanhede.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, teve 14 atletas presentes numa competição que teve como palco as Piscinas Municipais de Cantanhede competindo 124 atletas em representação de 8 clubes.

Esta competição “obrigava” os atletas a competir em 5 provas individuais, nomeadamente os 100 metros de cada umas das técnicas de nado e os 200 estilos, sendo que a classificação da competição foi efectuada através do somatório dos tempos efetuados nas 5 provas individuais.

Do lado da Sociedade Columbófila, os maiores destaques vão para os 4 pódios conquistados em 12 possíveis.

No setor masculino em INF B, Martin Pascoal venceu a competição nadando as 5 provas com um somatório de tempo de 7’21”54, o seu colega de equipa Rodrigo Silva obtinha a 3ª posição com o tempo de 7´58”90.

No setor feminino, a ASSSCC conquistou o 2º e 3º lugar, Leonor Cavaleiro ficou em 2º com o tempo de 8´00”83 a escassos 2” da vencedora, Alana Costa Matias da AAC e também a menos de 2” dela ficou a sua colega de equipa Anastácia Protolyuk obtinha a 3ª posição com o tempo de 8´02”43.

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO TORNEIO ZONAL DE JUVENIS CONQUISTANDO 4 PODIOS

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou com 3 atletas, no Torneio Zonal de Juvenis – Zona Norte.

Tomás Oliveira, João Lucas e Martin Silva foram os atletas que obtiveram mínimos para participar na competição que se realizou nas Piscinas Municipais de Ponte da Barca e que contou com a presença de 156 atletas em representação de 40 clubes, oriundos das 5 associações distritais, a saber, Associação de Natação do Minho, Associação de Natação do Nordeste, Associação de Natação do Norte de Portugal (Porto), Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (Aveiro) e Associação de Natação de Coimbra.

Recorde-se que em simultâneo, mas nas piscinas da cidade de Tomar disputava-se nos mesmos horários o Torneio Zonal de Juvenis - Zona Sul.

Aos longos dos dias 17, 18 e 19 de dezembro os atletas da ASSSCC competiram em 14 provas individuais.

O maior destaque vai para os 3 pódios alcançados pelo Juvenil A Tomas Oliveira, atleta que se sagrou campeão Zonal nos 50 Bruços, obtendo o 3º lugar nos 100 e 200 Bruços.

Em Juvenil B, Martim Silva sagrou-se campeão zonal nos 400 Livres.

Águeda | Candidaturas abertas para bolsas de estudo para o Ensino Superior

 A par das candidaturas à atribuição de bolsas, que decorrem até dia 30 de dezembro, estão abertas as candidaturas para apoio a pagamento de propinas para alunos da ESTGA.

As candidaturas a Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior no ano letivo 2021/2022 estão a decorrer até ao dia 30 de dezembro.

Para o ano letivo 2021-2022 foi aprovada, em reunião de Executivo, a atribuição de 30 Bolsas de Estudo para o Ensino Superior para alunos naturais ou residentes no concelho de Águeda há mais de dois anos, que ingressem pela 1.ª vez no ensino superior, ou frequentem o mesmo, com aproveitamento escolar, qualquer instituição de ensino superior nacional.

Os candidatos não podem, contudo, possuir habilitação ou curso superior equivalente àquele para o qual se candidatam.

As Bolsas de Estudos, no valor de 1.500 euros por ano, serão pagas em dez mensalidades, no valor mensal de 150 euros.

 

Apoio Pagamento de Propinas

Também está a decorrer, até dia 30 de dezembro, a candidatura ao Apoio para Pagamento de Propinas no ano letivo 2021/2022.

Nos termos do Código Regulamentar, para o ano letivo 2021-2022, a Câmara Municipal atribui Apoio para Pagamento de Propinas a dez estudantes de qualquer ciclo de estudos, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), residentes há mais de dois anos no concelho de Águeda e a quatro estudantes de mestrado, também residentes no concelho há mais de dois anos e que tenham concluído o primeiro ciclo na ESTGA.

O Apoio para Pagamento de Propinas tem o valor anual correspondente à propina máxima de cada um dos ciclos de estudos em vigor na instituição e é paga em dez mensalidades.

No ano letivo 2021/2022, serão 14 os estudantes do concelho de Águeda a frequentar o ensino superior que usufruirão do apoio da Câmara Municipal de Águeda através da atribuição deste apoio.

Para ambos os apoios, os interessados devem efetuar a sua candidatura no Gabinete de Atendimento ao Munícipe ou através do envio das candidaturas para geral@cm-agueda.pt.

Águeda | Exposição mostra um “mundo rural” diferente

 Mostra de Jorge Bacelar está patente no Centro de Artes de Águeda até ao próximo dia 16 de janeiro

O Centro de Artes de Águeda (CAA) tem patente, na Sala Estúdio, a exposição “Ruralidades”, do artista e também veterinário Jorge Bacelar. Na inauguração, no sábado passado, ficou a promessa de regressar a Águeda com uma nova e maior mostra das suas icónicas – e amplamente premiadas – fotografias do “mundo rural”.

“É com orgulho que recebemos um artista deste gabarito, com este enorme talento e que tem tantas raízes que o ligam a Águeda”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no momento inaugural da mostra que não deixa ninguém indiferente. “Há coisas que valem muito mais do que qualquer palavra e ao entrarmos aqui, neste espaço, ao ver estas imagens, fica tudo dito”, declarou.

O Edil realçou “o realismo enorme e a atenção que este grande artista dá aos detalhes e que tem a capacidade única de captar. É único e por isso tão reconhecido e premiado”, lembrou Jorge Almeida.

Nesta ocasião, o Presidente da Câmara de Águeda assumiu o compromisso de que seja organizada uma nova exposição de Jorge Bacelar, maior e com outra dimensão, na sala expositiva do CAA.

O artista anuiu de imediato ao repto lançado, acreditando que “iremos certamente surpreender”. Jorge Bacelar agradeceu todo o apoio recebido em Águeda: “É para mim um privilégio enorme estar aqui em Águeda; a minha esposa é de Águeda e tenho uma ligação fortíssima a esta cidade e é muito bom ver esta sala cheia de amigos e sentir todo este apoio ao meu trabalho”, disse.

Refira-se que Jorge Bacelar é natural de Figueira de Castelo Rodrigo, veterinário de profissão e com uma paixão enorme pela imagem, fotografia e vídeo. Os protagonistas desta mostra no CAA são os agricultores e os seus animais, num trabalho de campo realizado em Estarreja e na Murtosa. Fotografias que já conquistaram vários prémios, entre os quais o Public’s Choice do Travel Photographer of the Year 2020.

Vacinação contra gripe gratuita nas farmácias do Concelho de Águeda

 Protocolo foi hoje assinado com a Associação Nacional de Farmácias e Associação de Farmácias de Portugal

Os cidadãos residentes em Águeda, com mais de 60 anos, vão poder dirigir-se às farmácias do Concelho para serem vacinados de forma gratuita contra a gripe, sem necessidade de prescrição médica. O protocolo, que assegura esta medida, foi assinado hoje entre a Câmara Municipal de Águeda, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Associação de Farmácias de Portugal (AFP), que representam as 13 farmácias do Concelho.

“É importante continuarmos a prestar este cuidado às nossas populações, que podem deslocar-se, segundo a sua disponibilidade, a uma qualquer farmácia do concelho, onde será ministrada gratuitamente a vacina”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que recorrer às farmácias comunitárias “é uma forma rápida e eficaz de proporcionar este serviço”, para além de que permite diminuir potenciais fluxos elevados de pessoas nos centros de saúde.

No âmbito do protocolo hoje estabelecido a vacinação é gratuita para as pessoas com mais de 6 meses e menos de 60 anos com patologias crónicas ou condições estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde (disponíveis para consulta em www.dgs.pt). Porém, a DGS decidiu alargar a possibilidade de vacinação nas Farmácias também a pessoas com mais de 60 anos.

No momento de assinar o protocolo, Paulo Fernandes, da ANF, frisou que as farmácias nacionais “estão sempre disponíveis para ajudar a população” e que este é um exemplo claro disso mesmo.

Assim, a partir de hoje, os munícipes de Águeda, com mais de 60 anos e inscritos no SNS, podem recorrer a qualquer uma das 13 farmácias do Concelho e solicitar a vacina contra a gripe sazonal, que lhe será administrada sem qualquer custo ou necessidade de prescrição médica.

COVILHÃ CRIA POSTO DE TESTAGEM PARA UMA QUADRA MAIS SEGURA…

O Município da Covilhã, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã, disponibiliza a partir de amanhã, dia 21 de dezembro, um espaço para a realização de testes antigénio, que ficará localizado no edifício da Piscina Praia.

Trata-se de um Posto de Testagem que funcionará até ao dia 31 de dezembro (sem qualquer interrupção), entre as 14H e as 00H00, assegurando testes antigénio profissionais, com registo na plataforma SINAVElab e emissão de declaração com validade de 48 horas.

Destina-se à população em geral, incluindo a emigrantes e turistas, com atendimento por ordem de chegada, podendo haver marcações para famílias/grupos superiores a 5 pessoas, que beneficiarão de condições especiais.
O novo Posto de Testagem resulta de um protocolo celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã e a empresa Beira Enfermagem e visa aumentar a capacidade de resposta à realização de testes antigénio no Concelho, a um preço reduzido, para que todos possam viver um Natal e uma Passagem de Ano com mais segurança.




Mais informações no local ou através do número 963951945

Ampliação do Centro Cyclin’Portugal: Inauguração da Sede do Grupo BTT de Manteigas

Teve lugar na tarde do dia 18 de dezembro, a inauguração da Sede do Grupo de BTT de Manteigas, resultante da ampliação do Centro Cyclin’Portugal, localizado no Parque da Várzea.

Este equipamento municipal sofreu obras de ampliação e remodelação durante o presente ano de 2021, ficando agora dotado de um espaço destinado à sede social do Grupo de BTT de Manteigas, que comemorou recentemente o seu 25.º aniversário.

Para além de um salão polivalente, a sede também se encontra equipada com um gabinete administrativo e instalações sanitárias de apoio.

O investimento global do Município, na obra, foi de 61.973,06 €.

Através da Conferência de São Pedro, da Sociedade São Vicente de Paulo: Câmara de Cantanhede ofereceu cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho

São 50 os cabazes de Natal que a Câmara Municipal de Cantanhede ofereceu à Conferência de São Pedro, da Sociedade São Vicente de Paulo, para que esta instituição proceda à sua distribuição pelas famílias do concelho que se encontram em situação de carência.

A vereadora da autarquia, Célia Simões, procedeu à entrega formal dos cabazes hoje, 20 de dezembro, no decurso de um encontro que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho com os representantes daquela entidade de carácter social, designadamente Rui Branco, Ildefonso Samelo, Camilo Mendonça, Euclides Branco e Vitor Rosado.

Numa iniciativa que já se apresenta como uma verdadeira tradição de há vários anos a esta parte, a autarca elogiou “o papel preponderante da Sociedade de São Vicente de Paulo no combate à pobreza, graças à ação empenhada de cidadãos que se disponibilizam para ajudar”. A responsável pelo pelouro da Ação Social evidenciou “o trabalho efetuado pela instituição ao proporcionar, aos agregados familiares que enfrentam dificuldades económicas, a possibilidade de viverem a noite de Natal de modo condizente com o espírito natalício, que pretendemos que esteja presente em todos os lares do concelho”.

Constituídos por bens de primeira necessidade e por alguns produtos que habitualmente fazem parte da consoada, os cabazes representam mais uma iniciativa de carácter social solidária, com a qual a edilidade pretende auxiliar as famílias socialmente fragilizadas, neste período em que o conceito de solidariedade adquire um significado mais profundo, particularmente agravado pela conjuntura difícil que vivemos, ficamos bastante satisfeitos por contribuir de algum modo para que o seu Natal adquira algum do sentido e da dimensão que costumamos associar-lhe”.

Célia Simões sublinhou ainda “que este é apenas um gesto mas, que acreditamos que em conjunto com as diversas ações desenvolvidas a nível social ao longo do ano, faz a diferença na forma como esta quadra é vivida pelas famílias beneficiárias. Aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal, assim como um 2022 repleto de alegria, saúde e paz para todos”, concluiu.

Em representação da Conferência de São Pedro, usou da palavra Ildefonso Samelo, que enalteceu “a disponibilidade do executivo camarário em colaborar com a instituição na oferta de cabazes de Natal a famílias carenciadas, uma tradição de há muitos anos, e também noutras ações”. Aquele responsável lembrou que “os cabazes são entregues a famílias ou pessoas sinalizadas pela instituição por estarem em situação de carência, uma dádiva que faz diferença para quem a recebe, na forma de passar esta quadra. Aproveito a ocasião para em nome dos confrades, desejar um Feliz Natal”.

Município de Silves concluiu obra de requalificação de espaço interior de lazer no Enxerim


O Município de Silves concluiu recentemente a intervenção de requalificação de espaço interior de lazer no Enxerim, que contemplou a renovação das infraestruturas, pavimentos, iluminação, mobilidade, acessibilidades pedonais, mobiliário, espaços verdes e equipamento infantil. O investimento ascendeu a 140 mil euros.
A filosofia da intervenção proporcionou a reorganização do espaço, criando áreas de estadia e permanência e de circulação e movimento, optando-se também pela manutenção de pequenos canteiros com hortícolas e ornamentais, permitindo aos residentes manterem essa prática.
O investimento integra-se na linha estratégica municipal de renovação e requalificação do espaço público, com o propósito central de melhorar e modernizar o ambiente urbano e a qualidade de vida dos residentes e utentes.


Mercado a Reciclar em parceria com o Município da Marinha Grande

A Valorlis, em colaboração com o Município da Marinha Grande e com o apoio da Sociedade Ponto Verde, dinamizou a ação Mercado a Reciclar, no Mercado Municipal da Marinha Grande.

Durante a manhã do passado sábado, 18 de dezembro, o vereador do pelouro do ambiente da Câmara Municipal, João Brito, e uma equipa da Valorlis estiveram no Mercado a sensibilizar e motivar os comerciantes para a correta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados.
Para o vereador João Brito “esta iniciativa reveste-se de grande importância, na medida em que permite reforçar a sensibilização dos vendedores e clientes e induzir à mudança de comportamentos ambientalmente responsáveis”. O autarca acrescenta que “temos vindo a trabalhar em parceria com a Valorlis, com os propósitos de reduzir as quantidades de resíduos a encaminhar para aterro e potenciar a reciclagem (separação seletiva).
A Administradora Delegada da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, explica que “os mercados são locais de alguma produção de resíduos nomeadamente cartão e plástico, que quando não são depositados nos contentores representam um problema”. E acrescenta: “estamos empenhados, em conjunto com o município, em garantir o encaminhamento e valorização dos resíduos recicláveis produzidos nos mercados”.
Nesta ação, a Valorlis pretendeu minimizar o impacto resultante do mercado, promovendo o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis produzidos:
 
1 Sensibilização às entidades envolvidas na gestão do mercado;
2 Dotar os mercados de equipamentos para deposição seletiva;
3 Sensibilização aos comerciantes para o correto encaminhamento dos resíduos;
4 Acompanhamento e monitorização da iniciativa;
5 Atribuição do Galardão Mercado a Reciclar
 
Após monitorização da iniciativa, a Valorlis pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destaquem pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos.
 
Esta campanha surge na dinâmica de proximidade da Valorlis com os seus municípios, na resolução de problemas comuns e contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da ação em outros mercados da sua área de intervenção.

Alceu Valença abre programação 2022 do Centro de Arte de Ovar

 Para abrir o novo ano, a Câmara Municipal de Ovar aposta numa programação eclética, destacando-se os concertos de Alceu Valença e Samuel Úria, as Noites Longas de cinema e a aprendizagem criativa, com o programa EIXO.

A propósito da celebração da tradição do Cantar os Reis em Ovar, este ano simbólica, no dia 12 de janeiro terá lugar a apresentação do livro “Cantar os Reis em Ovar”, da autoria de João Costa.


No fim de semana de 14 e 15 de janeiro, Alceu Valença apresenta Solo, novo concerto de voz e violão daquele que é um dos maiores artistas brasileiros. O espetáculo é inspirado na série de álbuns acústicos lançados pelo cantor em 2021. Alceu Valença confere novos timbres a Belle de Jour, Anunciação, Tropicana, Táxi Lunar, Coração Bobo.

 

A 19 e 20 de janeiro, o Centro de Arte de Ovar acolhe, em coprodução, Passagem Secreta, o novo espetáculo multidisciplinar de Fernando Mota com texto de Vasco Gato, criação visual de Mário Melo Costa e direção cénica de Sofia. Passagem Secreta é um espetáculo multidisciplinar para todas as idades criado a partir da pesquisa acerca do sistema de comunicação das árvores através das raízes e dos conceitos de pertença e comunidade. Põe em diálogo a criação de música e instrumentos musicais a partir de árvores, pedras e outros materiais naturais, com a poesia e as imagens, num objeto cénico que explora a ideia da natureza e da arte, enquanto cura, e do fantástico enquanto ferramenta de transformação. Este é um espetáculo para todo o tipo de público.

Nas manhãs de 15 e 22 janeiro, no âmbito da exposição “A Função Perdida dos Objetos”, patente no Museu Escolar Oliveira Lopes, será dinamizado o workshop online, “Maquinando o desenho- estratégias e práticas do desenho contemporâneo”, por Marco Moreira. A oficina, que decorre entre as 9 e as 12 horas, tem participação gratuita, mas requer inscrição prévia.

 

À Biblioteca Municipal de Ovar e às Bibliotecas Escolares do Concelho regressam, no dia 18 de janeiro, as oficinas de leitura, com sessões para o público infantil, desta vez, num “Encontro com a Escritora Ana Ventura”. A atividade está integrada na edição de 2022 do projeto Autor(es) à Vista, organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar.

 

A 6ª temporada de Shortcutz Ovar arranca com uma noite-longa a exibir “Távola de Rocha”, de Samuel Barbosa, a 21 de janeiro, no CAO. Esta é a primeira longa-metragem do realizador, um filme documentário que propõe um reencontro com a obra de Paulo Rocha, cineasta ligado ao Furadouro e Ovar. As sessões de curtas, na Escola de Artes e Ofícios começam na quinta-feira, 27 de janeiro.

 

Ainda na música, a 28 de janeiro, o CAO apresenta “There’s no Knowing”, projeto de Joana Gama, ao piano, a que se junta a eletrónica de Luís Fernandes. Este quinto álbum é uma aventura pulsante, que tem as suas origens no convite para a criação da banda-sonora da série “Cassandra”, com direção artística de Nuno M. Cardoso.

 

Na primeira semana de fevereiro, Samuel Úria vai estar na Escola de Artes de Ofícios para dirigir uma oficina destinada, especialmente, a músicos profissionais e amadores de Ovar, mas aberta a todos os públicos, a 3 de fevereiro. O cantautor irá abordar a composição das canções, desde a métrica à composição.

No dia seguinte, 4 de fevereiro, sexta, Samuel Úria sobe ao palco do Centro de Arte de Ovar para apresentar “Canções do Pós-Guerra”, o seu mais recente disco.  Uma guerra interior e espiritual, a solo, para assistir através dum dos mais talentosos cantautores da sua geração.

 

Ainda para este primeiro ciclo de programação cultural no Município de Ovar, o cinema volta a marcar presença a 11 de fevereiro com a exibição do filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, a partir da obra literária homónima de José Saramago, no ano das comemorações do centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura.

 

Consulte a agenda em https://cultura.cm-ovar.pt/preview.aspx?pageID=36&ver=95273

 

Na reunião plenária de 17 de dezembro: Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou orçamento orientado para o reforço do investimento

 

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, com 23 votos a favor e sete abstenções, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022. Com um valor global de 41.406.407 euros, a proposta orçamental do executivo de Helena Teodósio havia sido aprovado na reunião camarária de 3 de dezembro e com a votação maioritária do plenário dirigido por João Moura ficaram assim cumpridos os requisitos legais para entrar em vigor no próximo dia 1 de janeiro.

A sessão decorreu por vídeo conferência em 16 de dezembro, apenas com a presença de dois deputados do PSD e PS e o do Chega, além dos membros da mesa, e o ponto alto da ordem de trabalhos foi a apresentação que a presidente da Câmara Municipal fez do orçamento, dando conta das suas principais linhas de força e dos objetivos que se pretendem alcançar. "Este início de mandato é uma fase decisiva para o futuro dos municípios, pois têm de estar preparados para concorrer às verbas que vão estar disponíveis no âmbito do Portugal 20/30 e do Plano de Recuperação e Resiliência”, afirmou Helena Teodósio, sublinhando que “são muitos milhões de euros que vêm para Portugal e que têm de ser bem aplicados e rentabilizados numa perspetiva de sustentabilidade, em benefício das comunidades".

A líder do executivo camarário cantanhedense considera que o orçamento para 2022 “é uma proposta de quem sabe o que quer para o futuro do concelho, uma proposta que reflete o esforço já realizado pelas equipas dos diferentes setores da autarquia na elaboração de projetos, para que, quando abrirem as candidaturas do próximo quadro de apoio da União Europeia, os submetermos aos respetivos programas de financiamento. Entretanto, como há ‘overbooking’ no encerramento dos programas comunitários do Portugal 2020, nós estamos a tratar de aproveitar essa última oportunidade de obtenção de verbas desse programa comunitário, nomeadamente para financiamento de mais algumas obras previstas na versão inicial do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede”, adiantou a autarca.

Segundo Helena Teodósio, “o que se perspetiva ao nível das verbas que a União Europeia vai disponibilizar ao país justifica a forte aposta do Município de Cantanhede no investimento, uma aposta traduzida no aumento de mais de 50% das despesas de capital face às de 2021, sendo que estas são superiores em mais de quatro milhões de euros relativamente ao valor proposto para despesas correntes, o que na prática consubstancia uma poupança bastante apreciável destinada à execução de obras”.

Sobre a aplicação dos mais de 20 milhões de euros destinados a despesas de capital, a presidente da Câmara Municipal apresentou vários quadros sobre os principais eixos dos investimentos a realizar, os quais incidem sobretudo na construção e reabilitação de equipamentos coletivos nos domínios da educação, cultura e desporto, na requalificação da rede viária, na proteção ambiental e na regeneração urbana, neste caso contemplando projetos a executar em parceria com as juntas de freguesia.

Quanto ao aumento 23,16% previsto para as despesas correntes, em relação a 2021, a autarca considera-a uma inevitabilidade face à subida dos encargos decorrentes das novas competências que a autarquia vai ter de assumir por transferência da Administração Central, sobretudo pelo inevitável crescimento da verba destinada ao pagamento de salários dos funcionários que transitam para a esfera da autarquia.

BREAKING NEWS: Manchin says he won’t support Biden’s social spending bill


West Virginia Sen. Joe Manchin says he cannot support President Joe Biden’s sweeping social and climate spending bill, dooming the House-passed version of the bill and putting the rest of Biden’s agenda in jeopardy.

“I cannot vote to continue with this piece of legislation,” Manchin said on “Fox News Sunday.“ “I can’t get there.”

The Senate left town on Sunday morning without voting on the bill.


Fonte: politico

Águeda | Feira semanal antecipada para os dias 24 e 31 de dezembro

 A Câmara Municipal de Águeda, considerando a época festiva, decidiu antecipar, nas próximas duas semanas, a realização da Feira Semanal, que habitualmente acontece aos sábados de manhã, para sexta-feira. O Mercado Municipal mantém o seu normal funcionamento.

Assim, as próximas duas feiras realizar-se-ão nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e de Ano Novo, respetivamente. Tanto o mercado como a feira estarão em pleno funcionamento, nesses dias, até às 13 horas.

A decisão da Câmara Municipal de Águeda tem em linha de conta a mais-valia que esta feira tem tanto para os comerciantes e produtores locais como para a dinâmica do concelho, defendendo a importância de continuar a servir a população que habitualmente recorre a esta feira para as suas compras semanais de frescos e outros bens

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro: I – Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022

 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) dá a conhecer os principais destaques das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2022, cujo texto completo da introdução poderá conhecer no documento em anexo, após as deliberações do seu Conselho Intermunicipal (realizado a 22NOV21) e da sua Assembleia Intermunicipal que decorreu no passado dia 13DEZ21.

Ano 2022 com vários projetos financiados por Fundos Comunitários

No primeiro ano do mandato autárquico de 2021/2025, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai viver o ano de 2022 com grande intensidade, com o desenvolvimento de muitos e variados projetos, utilizando como principal fonte de financiamento os já contratados Fundos Comunitários do Portugal 2020, destacando-se os que integram o Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro (PDCT-RA) e o REACT-EU.

Embora ainda com constrangimentos que derivam do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, continuando a acompanhar e a agir nos termos necessários com os Municípios associados, o planeamento do ano 2022 é assumido com toda a determinação visando a sua concretização.

Na gestão dos Fundos Comunitários, vamos viver o penúltimo ano da execução do Portugal 2020 sendo a execução das verbas contratadas, o único objetivo definido. Temos dois projetos financiados pelo REACT-EU para executar em 2022 e 2023 que assumem uma grande importância para o território. No que respeita ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) continuaremos a trabalhar para que alguns objetivos importantes da Região de Aveiro sejam incluídos nos projetos a financiar, o mesmo acontecendo no que respeita ao Portugal 2030 que terá seguramente em 2022 o ano da estruturação dos seus Programas Operacionais.

Na área do planeamento do território vamos finalizar a revisão do Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria de Aveiro (Unir@Ria), agora denominado Plano Estratégico da Região de Aveiro (Unir@Região de Aveiro), a revisão do PIMTRA / Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro, assim como a execução do Protocolo com a Associação ZERO no âmbito da gestão da Pegada Ecológica ao nível da Região de Aveiro.

O processo de Descentralização vai continuar a receber toda a atenção, desenvolvendo trabalho para que a CIRA exerça com a devida qualidade as novas competências legais.

Vamos continuar o trabalho com o Governo de Portugal nos múltiplos assuntos que temos pendentes e que dependem da sua decisão, de forma a garantir a resolução de problemas e o aproveitamento de oportunidades que temos na Região de Aveiro, destacando-se o Polis 2, as obras do Baixo Vouga Lagunar, a gestão integrada e autónoma da Ria de Aveiro, o fim das portagens das autoestradas A17, A25 e A29 nos circuitos intra-NUT III da Região de Aveiro, entre outros.

Dimensão Financeira

As Grandes Opções do Plano 2022 assumem um elevado nível de investimento, com um valor de 27.273.544 euros. O montante global do Orçamento da CI Região de Aveiro para 2022, assume o valor de 28.074.002 euros, sendo esta dimensão financeira condicionada em primeiro lugar pelos investimentos do PDCT-RA. Este é o valor mais alto dos Orçamentos da CIRA.

A estrutura de receita da CI Região de Aveiro para 2022 é globalmente idêntica à de 2021, com supremacia para as verbas dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, a que se juntam as contribuições de cada um dos onze Municípios associados (incluindo nas receitas próprias para a contrapartida nacional dos projetos financiados por Fundos Comunitários), e as verbas das transferências do Orçamento do Estado.

O aumento de investimento face a 2021, resulta essencialmente do arranque de obras como a Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, o Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar, as duas obras financiadas pelo REACT-EU, o Cadastro Rústico Simplificado, o CIROA, e ainda, da atividade da Autoridade Regional de Transporte que concentra em 2022, o contrato de concessão no seguimento do lançamento do segundo concurso que vamos lançar, o PART e o PROTransP.

Neste capítulo, é importante clarificar a sustentação financeira das Grandes Opções do Plano e do Orçamento 2022, de forma a podermos verificar a sustentabilidade das soluções adotadas.

A discriminação das despesas e das receitas pode ser verificada nos mapas do Orçamento e das Grandes Opções do Plano (Plano Plurianual de Investimentos + Plano de Atividades Municipal).

Financiamento das Grandes Opções do Plano e do Orçamento:

Dotação total do Plano: _______________________________ 27.273.544 euros;

Encargos de funcionamento: _____________________________ 800.458 euros;

Receitas orçamentadas: _______________________________ 28.074.002 euros.

Grandes Opções do Plano

Dos projetos em desenvolvimento no quadro do PDCT-RA, têm uma posição de destaque pela sua relevância para o desenvolvimento e pela sua dimensão financeira em termos de execução em 2022, a Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, o projeto do Sistema de Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, o Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais (CIROA), sendo que continuaremos com toda a intensidade e determinação a lutar para que a executar destas importantes obras se concretize neste ano de 2022.

Duas novas obras integram os objetivos de relevante dimensão financeira para 2022, financiados pelo REACT-EU: a Qualificação da margem esquerda do Rio Novo do Príncipe entre a Ponte Açude e a Ponte do Outeiro, e o Reforço de margens e desassoreamento de 23 Cais e Praias da Ria de Aveiro, com um investimento de cerca de 3 milhões de euros cada, com financiamento a 100%.

A negociação, o acordo e a ativação de um novo Protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, no que respeita ao Rio Vouga e ao Baixo Vouga Lagunar, é um importante objetivo, visando a execução de projetos e de obras de qualificação e de manutenção das margens e motas, cuidando dos valores ambientais e das atividades urbanas e económicas existentes na sua envolvente.

Principais objetivos intermunicipais

Ao nível das políticas intermunicipais que vão continuar a crescer em importância e consistência, assumimos para 2022 como prioritárias, três delas:

  1. A negociação, o acordo e a ativação de um novo Protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, no que respeita ao Rio Vouga e ao Baixo Vouga Lagunar, é um importante objetivo, visando a execução de projetos e de obras de qualificação e de manutenção das margens e motas, cuidando dos valores ambientais e das atividades urbanas e económicas existentes na sua envolvente.

  2. A CIRA na sua condição de Autoridade Regional de Transportes vai lançar o segundo concurso público internacional visando o início da sua execução operacional dos transportes Municipais e Intermunicipais;

  3. Em 2022 vamos finalizar o projeto Educ@RA de combate ao abandono escolar e promoção do sucesso educativo, procurando dar continuidade a vários dos processos que foram implementados. Finalizaremos também o projeto Região de Aveiro Digital (RAD), disponibilizando os Municípios associados aos Cidadãos e às Empresas, um conjunto de serviços desmaterializados, que propiciam facilidade no acesso, agilidade no processamento e transparência para o devido controlo e gestão.

Prioridades com o Governo de Portugal

Com o Governo de Portugal vamos continuar a desenvolver um trabalho intenso de interlocução e negociação, sobre todos os muitos assuntos pendentes e gerindo com prioridade assuntos tão relevantes como:

a) A ampliação com integração do Centro Académico Clínico e requalificação do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro e dos Hospitais de Águeda e Estarreja no quadro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga;

b) As novas competência no âmbito do processo de Descentralização;

c) A gestão da Proteção Civil e da gestão sustentável da Floresta incluindo a construção de uma Central de Biomassa na Região de Aveiro;

d) O novo pacote de investimentos na Ria de Aveiro, cuidando da sua qualificação e valorização no quadro das alterações climáticas e do seu contributo para a redução da pegada ecológica, assim como da sua gestão autónoma e descentralizada;

e) As Vias para a Competitividade que são as ligações rodoviárias assumidas como prioritárias no PIMTRA / Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro;

f) Os investimentos de defesa costeira e territorial;

g) A Ligação Ferroviária Aveiro/Viseu/Salamanca;

h) A gestão do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS-BV);

i) O investimento na rede de cuidados de saúde primários;

j) O fim das portagens nos circuitos intra-NUT III Região de Aveiro nas autoestradas A17, A25 e A29.

Reiterando o Governo a decisão de consumar a liquidação da Polis Litoral Ria de Aveiro, embora sem a concretizar de facto, mantemos a opção da manutenção da empresa pela sua comprovada utilidade como instrumento de cooperação e de realização, para que prossigam as operações que tem em curso e que são de relevante importância para a Ria e a Região de Aveiro, destacando-se a obra de desassoreamento da Ria de Aveiro (ainda em execução), e a preparação de uma operação “Polis 2” tendo como base a proposta já apresentada pela CI Região de Aveiro. Este assunto vai continuar a ser gerido com cuidada ligação ao processo de Descentralização da competência de gestão da Ria de Aveiro para a CI Região de Aveiro.

Parcerias institucionais

No âmbito das parcerias, que têm na Universidade de Aveiro e na Associação Industrial do Distrito de Aveiro as entidades principais de um grupo de cerca de 50 entidades, vamos prosseguir a execução do programa “Região de Aveiro Empreendedora”, que tem como objetivo e instrumento base o apoio direto à dinamização da atividade económica, integrando as ações de Desenvolvimento Local de Base Comunitária - DLBC Rural Norte e Rural Sul, e DLBC Costeira -, a utilização das verbas contratadas de apoio ao empreendedorismo nas Prioridades de Investimento 8.3 e 8.8, assim como os Sistemas de Incentivos a Ações Coletivas (SIAC) da Promoção do Espírito Empreendedor e da Internacionalização, a que se soma a operação da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) e da sua rede de Polos.

Vamos aprofundar as relações institucionais ao nível da Região, do País, da Europa e do Mundo, dando um espaço especial para as Comunidades Emigrantes, numa atuação de crescente proximidade com os Cidadãos. No que respeita às relações com a Europa, vamos utilizar a prestação de serviços já contratada em articulação com as CIM’s da Região Centro, que nos garante uma representação permanente junto dos Serviços da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Daremos sempre uma prioridade especialmente cuidada ao trabalho com a Universidade de Aveiro, nos múltiplos projetos em que estamos envolvidos, executando o Contrato de Parceria Institucional assinado a 16 de outubro de 2014.

Nota final

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro assume nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento de 2022, a elevada importância do ano de 2022 com o mais elevado valor do seu Orçamento, destacando-se quatro obras de grande envergadura. A Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe e o Sistema Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar, que de uma vez por todas têm de ter o arranque da sua execução, ultrapassando as muitas dificuldades que têm sido colocadas, nomeadamente ao nível do licenciamento ambiental. E as duas a financiar pelo REACT-EU: a Qualificação da margem esquerda do Rio Novo do Príncipe entre a Ponte Açude e a Ponte do Outeiro, e o Reforço de margens e desassoreamento de 23 Cais e Praias da Ria de Aveiro.

O ano de 2022 é o penúltimo da execução dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, pelo que vamos manter um nível elevado de intensidade para concretizarmos os compromissos assumidos no âmbito dos contratos assinados com os Programas Operacionais do Portugal 2020, destacando-se os que integram o Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro.

Faremos todo o trabalho em equipa, com os Municípios associados e com as Entidades Parceiras relevantes para a concretização dos objetivos definidos, destacando-se de entre elas, as Gestoras de Fundos Comunitários e a Universidade de Aveiro.

Com os Cidadãos da Região de Aveiro concretizaremos este Plano de Ação em 2022, que queremos seja também um instrumento de crescimento e fortalecimento da Cidadania da Região de Aveiro.

[Documento de Introdução às GOP e Orçamento 2020 em anexo]

II – Assembleia Intermunicipal de 13DEZ21

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro reuniu pela primeira vez no atual mandato autárquico, no passado dia 13DEZ21, tendo decorrido o ato de posse dos seus membros e a eleição da Mesa, que continua a ser presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal da Murtosa, António Maria dos Santos Sousa, sendo agora integrada pelo Presidente da Assembleia Municipal de Sever do Vouga, Hermínio Pedro Marques Martins e pela Autarca da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, Eva Catarina Nunes Pereira de Pinho Barreira de Lemos.

Além da apresentação e do debate de um Relatório de Atividades da CI Região de Aveiro respeitante a outubro de 2021, e do tratamento de outras matérias, nesta reunião foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da CI Região de Aveiro para 2022.

A Assembleia Intermunicipal aprovou a proposta do Conselho Intermunicipal, de nomear para Secretário Executivo da CI Região de Aveiro, o Dr. José Eduardo Matos, dando assim continuidade ao bom trabalho desenvolvido nos mandatos anteriores.

III – Reunião do CEDI de 13DEZ21

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal (CEDI) da CI Região de Aveiro reuniu pela primeira vez no atual mandato autárquico, a 13DEZ21, tendo tomado conhecimento e debatido um Relatório de Atividades da CI Região de Aveiro respeitante a outubro de 2021, e as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da CI Região de Aveiro para 2022, além de ter aprovado o seu novo regimento.

Visite www.regiaodeaveiro.pt e acompanhe a atividade da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.


Boris Johnson apanhado a beber vinho em convívio com 18 pessoas durante o confinamento de maio de 2020

O primeiro-ministro britânico está a braços com uma nova polémica. Depois das festas de natal em Downing Street, o jornal The Guardian divulgou uma fotografia de Boris Johnson com a mulher e 17 membros do staff a beber vinho e a comer queijo no jardim em maio de 2020, quando o Reino Unido estava sob apertadas medidas de confinamento. Porta-voz de Johnson diz que foi uma reunião de trabalho.

O The Guardian divulgou no domingo uma fotografia do primeiro-ministro britânico Boris Johnson sentado ao lado da mulher, junto a uma mesa com queijos e vinho, no jardim de Downing Street, acompanhados por mais 17 membros do staff. O problema? A data da fotografia: 15 de maio de 2020.

A imagem data de um período em que o Reino Unido vivia um confinamento duro, com regras apertadas, em que era recomendada uma distância de dois metros de segurança entre pessoas que não eram do mesmo agregado familiar e nos locais de trabalho a orientação era para que as reuniões presenciais só devessem ocorrer se “absolutamente necessárias”. No entanto, a foto mostra todo um grupo de pessoas, ligadas ao governo, num convívio descontraído, sem máscaras ou distanciamento social.

Num primeiro momento em que a notícia foi divulgada pelo jornal britânico, ainda sem imagem, Downing Street reagiu afirmando que se tratava de uma "reunião de trabalho". Depois de divulgada a fotografia, o porta-voz de Boris Johnson reafirmou o argumento e disse que a equipa esteve a trabalhar no jardim à tarde e à noite.

Curiosamente, nesse mesmo dia, Matt Hancock, ministro da Saúde, na altura, deu uma conferência de imprensa às cinco da tarde em que pediu que as pessoas não aproveitassem o bom tempo para socializar em grupos.

A polémica surge num período delicado para Johnson, que ainda não se livrou do escândalo das três festas de Natal de funcionários públicos em 2020, numa altura em que Londres estava sob confinamento e  as festas sociais em espaços fechados proibidas. Uma das quais aconteceu a 18 de dezembro de 2020 e, segundo a imprensa britânica, contou com, pelo menos, 50 membros do gabinete de Johnson e teve direito a comida, bebida e jogos.

A notícia, inicialmente avançada pelo tablóide Daily Mirror no início de dezembro, foi, entretanto, repetida por outros meios de comunicação britânicos, que adiantaram detalhes como a participação de dezenas de pessoas que consumiram álcool e fizeram jogos nessas mesmas festas.

Era suposto que na última semana tivessem sido divulgadas informações que explicassem aquilo que realmente aconteceu há um ano, mas Simon Case, chefe dos serviços civis no Reino Unido, que liderava a investigação, acabou por se demitir depois de fontes citadas pelo The Independente e Político assegurarem que Case esteve presente numa das celebrações e consumiu bebidas juntamente com os restantes funcionários presentes.

A somar às polémicas há ainda a derrota que o Partido Conservador do primeiro-ministro britânico sofreu na quinta-feira, uma derrota significativa e surpreendente numa eleição parlamentar, vista como um referendo ao Governo de Boris Johnson após semanas marcadas por polémicas e pelo agravamento da crise pandémica no país.

Madremedia