domingo, 29 de novembro de 2020

Ventos fortes destruiram Árvore de Natal da cidade de Ponta Delgada


A tradicional Árvore de Natal, montada anualmente em Ponta Delgada, nos Açores, "foi destruída na última noite", devido aos ventos fortes que se registaram na maior cidade dos Açores, sem causar, no entanto, danos pessoais.

"A árvore de Natal colocada na avenida Infante D. Henrique em frente à praça Gonçalo Velho foi destruída esta noite pelos ventos fortes que assolaram Ponta Delgada. Do incidente não resultaram danos pessoais ou materiais, com exceção dos degraus das escadas de acesso à zona das Portas do Mar", na marginal da cidade de Ponta Delgada, informou hoje a autarquia, numa nota enviada às redações.

A árvore em causa tem 17 metros e este é o terceiro ano que aquela estrutura é montada no mesmo local, como parte integrante das decorações de Natal de Ponta Delgada.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada refere que "a estrutura foi entretanto retirada do local até que as condições meteorológicas permitam a sua reposição em segurança", acrescentando que "o Município solicitou imediatamente relatórios do incidente à empresa responsável e aos serviços de Proteção Civil".

A Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, inaugurou na sexta-feira a iluminação de Natal da cidade, com cerca de um milhão de luzes em mais de 40 ruas, praças e jardins que ficam iluminadas até 06 de janeiro.

A autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, justifica que mantém a aposta na iluminação de Natal, como forma de "incentivar as compras no comércio local e fomentar o espírito natalício num ano de enormes constrangimentos".

O mau tempo que se regista nos Açores já originou, desde a madrugada de hoje, nove ocorrências, principalmente nas ilhas de São Miguel e Terceira, na sua maioria quedas de árvores, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos e laranja para sete das nove ilhas dos Açores, devido às previsões do aumento da intensidade do vento e agitação marítima.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) esteve ativo, até as 15:00 de hoje, um aviso laranja, que indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, devido à agitação marítima.

São Miguel e Santa Maria estão agora sob aviso amarelo meteorológico até às 00:00 de segunda-feira, por causa do vento e agitação marítima com ondas que poderão ser entre os seis a sete metros.

As ilhas do grupo central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) estão também sob aviso amarelo devido às previsões de agitação marítima, com ondas de norte, de seis a sete metros, passando a nordeste, até às 20:00 de hoje.

O aviso amarelo revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes


Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”.

Dois filmes promocionais do Turismo Centro de Portugal foram distinguidos na 11.ª edição dos Cannes Corporate Media & TV Awards, um dos mais importantes festivais internacionais de filmes promocionais, que decorreu de forma virtual na cidade francesa.
Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” mereceram a honra de integrar a curta lista de 14 finalistas na categoria “Filmes de Turismo”. Desta forma, suplantaram muitos outros filmes concorrentes, provenientes de todo o mundo, que não chegaram a esta fase da competição.

“Estas distinções, num festival tão emblemático como é o de Cannes, tem um significado muito especial para o Turismo Centro de Portugal. Os dois filmes finalistas foram realizados em plena primeira fase da pandemia e na sua base está uma mensagem de esperança em dias melhores: a esperança de que o pesadelo que estamos a viver vai passar e que o Centro de Portugal está preparado para receber os visitantes de braços abertos”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “Dedico estas distinções aos milhares de portugueses que dedicam a sua vida à atividade do turismo, entre empresários, trabalhadores e associações, que tudo estão a fazer para ultrapassar uma fase tão difícil”, acrescenta.

O filme “Chegou o Tempo” inseriu-se numa campanha lançada pelo TCP em maio, que teve como objetivo mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino mais indicado para ultrapassar os dias difíceis do confinamento a que estiveram sujeitos: um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável. Pode ver o filme “Chegou o Tempo” nesta ligação: https://youtu.be/f2Ueu6Goa48.

Antes desta distinção, "Chegou o Tempo" já tinha conquistado um Silver Award no 11.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos, Grécia, e um segundo lugar no Festival Terres, em Espanha.

“A Vida é Agora”, gerado em plena pandemia, é um sinal de esperança e renascimento. Pode vê-lo nesta ligação: https://youtu.be/j1J5Lif0Rmw.
O filme foi apresentado no início do verão e venceu já prémios importantes: foi galardoado com o Grande Prémio da competição nacional do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Viseu; ainda no mesmo festival, venceu o 1.º lugar na categoria Responsabilidade Social, o 1.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, ambos na competição nacional, e o 2.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, na competição internacional; e foi contemplado ainda com o 1.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no 13.º Festival Internacional de Filmes de Turismo “TourFilm Riga”, Letónia; e com o prémio “White Acacia” no SILAFEST - 12.º Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia.

Alemanha pagou 10 mil ME a mais em ajudas a empresas


O Estado alemão pagou 10.000 milhões de euros a mais em ajudas a empresas afetadas pelas restrições devido à pandemia de covid-19, segundo contas do diário Die Welt, que cita dados do instituto alemão de economia (IW).

As compensações às empresas, que contemplam até 75% de perdas face ao faturado em novembro de 2019, acabaram por ser em vários casos superiores às receitas que teriam sido geradas, de acordo com os cálculos.

Esta situação é especialmente evidente na restauração, um setor que está paralisado desde 02 de novembro na Alemanha e para o qual não se prevê uma reabertura antes de janeiro.

As estimativas do jornal baseiam-se nos cálculos da IW, segundo os quais as compensações não são realistas em relação ao que realmente se perde, uma vez que não são devidamente contemplados os custos que teriam ao permanecer abertos.

A Alemanha ultrapassou as 16 mil mortes por covid-19 desde o início da pandemia, embora se tenha observado uma tendência de desaceleração relativamente a novas infeções, de acordo com dados hoje atualizados pelo Instituto Robert Koch (RKI).

Segundo a informação disponível, a Alemanha registou 14.611 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 158 vítimas mortais.

No domingo da semana passada, o número de novas infeções foi de 15.724 casos e 138 mortos, segundo o RKI.

A chanceler Angela Merkel e líderes regionais concordaram, na última quarta-feira, em estender as medidas atuais até ao final de janeiro, inicialmente previstas apenas para novembro.

Isto significa que os bares e restaurantes continuarão encerrados, assim como ginásios, museus, cinemas ou salas de espetáculos.

Lusa

Boris Johnson promete fim de novas medidas em fevereiro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu levantar em fevereiro as novas restrições contra a pandemia que deverão entrar em vigor na quarta-feira, segundo uma carta enviada aos contestatários e hoje divulgada.

De acordo com a agência EFE, que cita 'media' britânicos, Boris Johnson escreveu aos deputados do seu partido que contestam o novo sistema de restrições para tentar evitar o chumbo da proposta.

Cerca de 80 deputados conservadores rejeitam o polémico plano do Governo para impor medidas restritivas às diferentes áreas do país segundo três níveis de risco (médio, alto e muito alto), tendo como base a incidência da covid-19.

A proposta vai ser discutida e votada no parlamento britânico na terça-feira.

A pandemia de covid-19 provocou já 57.551 mortos no Reino Unido, em mais de 1,6 milhões de casos de infeção com o novo coronavírus detetado há cerca de um ano, na China.

Segundo a carta divulgada, Boris Johnson admite até que estas medidas de combate à pandemia poderão ser suavizadas ainda durante o mês de dezembro, e que em janeiro se votará novamente a esse respeito.

Estas medidas poderão entrar em vigor depois de o Reino Unido ter sido sujeito a um confinamento quase total de quatro semanas.

Nas regiões com um nível máximo, como é o caso da cidade de Manchester, continuarão proibidos os encontros sociais (interiores e exteriores) e permanecerão encerrados todos os bares que não funcionem em regime de 'take-away'.

No nível intermédio, que inclui cidades como Londres e Liverpool, estão proibidos encontros entre pessoas de diferentes agregados familiares, manter-se-á a limitação de seis pessoas para reuniões no exterior e fixa-se o horário de encerramento de bares e restaurantes às 23:00, salvo para 'take-away'.

Por outro lado, será permitido aos estabelecimentos servir bebidas alcoólicas quando venham acompanhadas por uma refeição "substancial" e os espetadores poderão voltar de forma limitada aos recintos desportivos e às salas de espetáculo.

Também serviços não essenciais, como salões de cabeleireiro, poderão reabrir.

Lusa

À boleia da França, Ventura quer proibir imagens ou vídeos de atuação policial sobre minorias


O presidente do Chega quer proibir, punindo com pena de prisão, a captura e difusão de imagens ou vídeos de atuação policial, especialmente sobre “grupos étnicos ou raciais minoritários”, através de uma proposta para alterar o Código Penal.

O projeto de lei, a que a agência Lusa teve acesso e que André Ventura pretende entregar no parlamento até segunda-feira, tem por objetivo desencorajar a “captura de imagens ou vídeo de agentes policiais e forças de segurança no exercício de funções, mesmo no quadro de uso da força legítima”.

“É muito raro os polícias cometerem crimes. É muito frequente haver crimes contra polícias. Temos de proteger a atuação das polícias, sobretudo em contexto de operações com grupos minoritários, onde o tema do racismo e da xenofobia vem à baila. É uma novidade no Código Penal português, uma inovação que vai ajudar à manutenção da ordem e à luta contra a violência nas ruas”, defendeu o deputado único do partido da extrema-direita parlamentar, em declarações à Lusa.

Segundo a proposta, “quem capturar imagens ou vídeos de atuação de forças policiais ou agentes de segurança e as difundir no espaço público é punido com pena de um a três anos de prisão” e, “se a difusão tiver, notoriamente, como objetivo incentivar ao ódio contra forças policiais ou agentes de segurança, o agente é punido com pena de prisão de dois a cinco anos”.

O projeto de lei prevê ainda que “a divulgação de imagens ou vídeos relativos à atuação policial, quando estejam em causa operações que envolvam ações contra membros de grupos étnicos ou raciais minoritários, com o objetivo de incentivar ao ódio contra as forças policiais, os agentes de segurança ou contra grupo racial maioritário, é punida com pena de prisão de três a cinco anos de prisão”.

“Penso que não haverá questões dessa natureza”, limitou-se a responder Ventura quando questionado sobre a constitucionalidade das referências a “grupos étnicos ou raciais minoritários” ou “grupo racial maioritário”.

O líder do Chega referiu tratar-se de uma peça jurídica “inspirada na recente legislação francesa nesta matéria”.

Sábado, em Paris, Lille, Rennes, Estrasburgo, Montpellier, Nantes e Bordéus milhares de cidadãos franceses marcharam nas ruas contra a aprovação da referida legislação, tendo-se registado confrontos entre manifestantes e forças policiais na capital gaulesa.

André Ventura justificou a sua iniciativa “porque a maior parte das vezes quem captura as imagens da atuação policial - e posteriormente as coloca nas redes sociais ou em 'sites' de desinformação - são indivíduos ou grupos organizados de malfeitores e desordeiros sociais”.

“É imperativo promover, desde já, a proteção das forças policiais e a integridade das funções do Estado, sem prejuízo do exercício dos direitos constitucionais de liberdade de expressão e informação”, é ressalvado no preâmbulo do projeto de lei.

Lusa

Jerónimo de Sousa eleito líder do PCP pela quinta vez


Jerónimo de Sousa foi eleito secretário-geral do PCP pela quinta vez, com um voto contra, pelo comité central reunido no XXI congresso nacional do partido, em Loures, foi hoje anunciado.

O comité central do PCP reconduziu Jerónimo de Sousa como secretário-geral do partido com apenas um voto contra. O líder comunista optou por não votar na sua própria eleição.

João Ferreira, eurodeputado e candidato à Presidência da República, entra na comissão política do PCP.

Comité central do PCP está escolhido

O comité central do PCP foi aprovado por 98,5% dos 611 eleitores. 602 dos delegados votaram a favor, três contra e houve seis abstenções.

O PCP anuncia que o comité central é composto em 67% por operários e 27% são mulheres, mais do que no anterior comité. A média de idades é de 49 anos.

Lusa / TSF

Porque hoje é… Domingo | O impensável aconteceu na Rua Homem Cristo (Filho) em Aveiro

É verdade, o impensável aconteceu na Rua Homem Cristo (Filho), como mostra a imagem, tratasse de uma rua saída, que termina no Largo S- Braz.
Até à pouco tempo só existia o sinal rua sem saída, o sobreposto foi colocado à pouco tempo.
A pedido de alguém, que nem sequer vive nesta rua, foram afixados estes pilaretes (?) estreitando ainda mais a dita como podemos ver pela imagem, nem sequer os vizinhos que vivem de frente podem estacionar ali as suas viaturas como sempre o fizeram.

Aqui temos a Travessa da Barca, paralela com Rua Homem Cristo (Filho) a começar pelo nº. 1, com uma casa em pela ruína em frente, que coloca as pessoas que ali passam em risco. A Câmara Municipal não actua? Está à espera do que?
Junto aos contentores do lixo foi afixado o sinal que vemos na imagem. Não deixa de ser curioso, é que neste local/quarteirão não existem crianças, nem se joga à bola, logo não faz sentido a existência do sinal em causa.

Na imagem vemos os estragos que as viaturas provocam na casa da D. Rosa, o que já tem motivado algumas discussões.



Para localizar e identificar melhor do espaço que estamos a falar, acima podemos ler as designações da Travessa da Barca e do Largo de S. Braz, ponto da polémica sinalética.



Os dois sinais acima indicam que no Largo de S. Braz só podem estacionar 4 viaturas, supostamente deviam ser dos residentes, contudo, não é isso que acontece, o acesso continua a ser livre, chegando ali a permanecer viaturas durante uma semana, desconhecendo-se os seus proprietários.
Os moradores são a favor que deve ser salvaguardado o corredor de para as pessoas que vemos nesta imagem.

Não deixa de ser curioso, até para quem pediu a afixação pilaretes. Como não tem espaço para estacionar as suas viaturas em frente do seu prédio, vai estacioná-las no espaço dos outros moradores.
É estranho, como apenas uma só pessoa vê satisfeita a sua pretensão, sem que os restantes residentes sejam tidos nem achados. Somos levados a pensar que o senhor vereador Jorge Ratola responsável pelos Serviços Urbanos e Mobilidade, conhece esta rua, se não conhece devia procurar saber do que se trata, e rectificar o que os residentes alegam estar errado.
Com uma placa igual a esta, afixada na rua junto aos contentores do lixo, o problema ficava resolvido e evitava o sentimento de aversão contra quem prejudicou os moradores desagradados com a situação.
Senhor Vereador Jorge Ratola, corrigir o que não está bem, não retira a autoridade a quem tem poderes para decidir, bem pelo contrário, dá sinal de que existe bom senso e capacidade de reconhecer o que não bem desenhado.

Joaquim Carlos






Se o Parlamento fosse um prédio...


Rir, faz bem!😊

"Se o Parlamento fosse um prédio...

O PS é o quarentão do segundo andar, cheio da guita, que se divorciou o mês passado.

O PSD é o vizinho velho, que foi administrador e tem a mania que ainda manda. Ainda por cima, lá em casa ninguém se entende e tem altas cenas de violência doméstica.

O BE é aquela vizinha trintona, enxuta, que nunca casou. Está disposta a namorar com o quarentão do segundo andar, mas nada de casamento. Cada qual tem a sua casa.

O PCP também anda enrolado com o quarentão, mas ninguém pode saber. É a típica gaja que só lá vai para coiso... e baza!

O CDS é o tio de bigode do Primeiro andar, que veste Pierre Cardin de 1997 e anda num Mercedes emprestado. A mulher bazou de casa para casar com outro, mas ele continua a dizer que ela foi de férias com uma prima... Há dois anos!

O PAN é aquele gajo que vive com sete cães, três gatos, duas galinhas, nove periquitos e uma tartaruga albina, só come nabiças... e faz sexo tântrico com a mulher durante o fim de semana todo!

O CHEGA é a porteira que diz mal de tudo e todas. Não gosta de nada nem de ninguém. A filha casou com um cigano e foi deserdada...

O INICIATIVA LIBERAL mudou-se esta semana para o terceiro andar, mas ainda ninguém o viu...

O LIVRE é aquele vizinho que bate à porta e passados dez minutos ainda não se percebeu uma palavra..."

Enviado por Alves Ribeiro


  

Papa alerta cardeais contra “dois sonos perigosos”: mediocridade e indiferença


Em tempo de Advento, Francisco apela à proximidade e à vigilância da oração, que “desperta da tibieza duma vida horizontal, levanta o olhar para o alto, sintoniza-nos com o Senhor”.

Na missa de encerramento do consistório, neste domingo, na basílica de São Pedro, o Papa Francisco pediu aos novos cardeais que não “tenham pretensões terrenas, não se percam “em mil coisas”, não se distraiam “por tantas vaidades” nem se gastem “por um pouco de dinheiro, fama ou sucesso”.

Em tempo de Advento, o Papa apela à proximidade e vigilância, sobretudo porque há dois “sonos perigosos”: o sono da mediocridade e o sono da indiferença.

Contra a mediocridade, Francisco propõe a vigilância da oração, que “desperta da tibieza duma vida horizontal, levanta o olhar para o alto, sintoniza-nos com o Senhor. A oração permite a Deus estar perto de nós; por isso, liberta da solidão e dá esperança. A oração oxigena a vida: tal como não se pode viver sem respirar, assim também não se pode ser cristão sem rezar.”

Contra “o sono da indiferença”, que leva a “reivindicar tudo para si e a desinteressar-se dos outros”, é fundamental “a vigilância da caridade”. E como “a caridade é o coração pulsante do cristão”, disse o Papa aos novos cardeais, “tal como não se pode viver sem pulsação, assim também não se pode ser cristão sem caridade."

Aura Miguel /  RR

Foto: Fabio Frustaci / EPA

Primeira-ministra da Escócia diz que país está preparado para ter lugar na família dos independentes


A primeira-ministra da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP) afirmou hoje, durante a abertura do congresso anual do partido, que “a Escócia está preparada para tomar o seu lugar na família dos países independentes”.

Nicola Sturgeon abriu os trabalhos do congresso, este ano realizado virtualmente devido à covid-19 e dedicado à questão “quem deve ter a escolha do futuro da Escócia?”.

As afirmações de Nicola Sturgeon vão no mesmo sentido das que proferiu recentemente à BBC, nas quais não excluiu que a consulta sobre a independência fosse “no início da nova legislatura, em maio de 2021”.

O SNP realiza esta 86.ª conferência anual apoiado pelas sondagens para as próximas eleições regionais, que se realizam em 6 de maio do próximo ano e que Nicola Sturgeon considera que são “as eleições mais importantes na democracia escocesa”.

Desde maio, de acordo com várias sondagens, a opção “sim” domina a sociedade escocesa, atingindo um recorde histórico de 58% da população a favor, segundo o IPSO Mori em outubro.

No referendo sobre a independência, realizado em 2014, o “não” venceu, com 55,3% dos votos, contra 44,7% do “sim”.

Não existe, contudo, um “plano b” para evitar o veto que o Reino Unido submeteu à questão da independência.

“A conferência poderia ter sido mais interessante, mas as moções que foram apresentadas para discussão foram rejeitadas pela liderança do partido”, disse Angus MacNeil, deputado pelas Hébridas em Westminster, criticando a ausência de um debate interno sobre as políticas para a realização do novo referendo.

O Comité Executivo Nacional recusou-se a acolher neste congresso a discussão sobre como lidar com um possível “não” de Londres, alegando a logística virtual em que se realiza. Em vez disso, haverá uma Assembleia Nacional, convocada pelo vice-presidente do partido, Keith Brown, no próximo dia 21 de janeiro.

O executivo de Boris Johnson recusou duas vezes este ano a realização de um novo referendo, primeiro no início de 2020, quando Sturgeon solicitou a transferência de poderes da secção 30 do Tratado da Escócia de 1998, e depois quando o secretário de Estado para a Escócia, Alister Jack, disse numa entrevista à BBC que não aconteceria “durante os próximos 25 ou 40 anos”.

Lusa

Imagem: SAPO24

A vacina mais segura contra o coronavírus

 

  •  Roberto De Mattei

Nas últimas semanas, algumas das mais importantes empresas farmacêuticas mundiais anunciaram a iminente produção de vacinas contra o COVID. Comentando estas notícias, um apreciado virologista italiano, o Prof. Andrea Crisanti, emitiu uma declaração de absoluto bom senso. À questão se, hoje, faria a vacina, Crisanti respondeu: Normalmente, são necessários cinco a oito anos para produzir uma vacina. Por isso, sem dados disponíveis, não faria a primeira vacina, mesmo que devesse chegar em janeiro. Gostaria de ter a certeza de que esta vacina foi oportunamente testada e que satisfaz todos os critérios de segurança e eficácia. Tenho esse direito, como cidadão, e não estou disposto a aceitar atalhos”

É uma resposta de total bom senso, aliás, coerente com aquele princípio de precaução que, atualmente, é tão invocado para a proteção do meio ambiente e não se compreende por que não deva ser utilizado no campo da saúde. O Prof. Crisanti [foto ao lado] não é hostil às vacinas, mas acredita, corretamente, que os comunicados de imprensa das empresas farmacêuticas não são suficientes para garantir a segurança e aguarda os dados científicos que, depois, as agências de controle verificarão. Por causa destas palavras prudentes, foi demonizado pelos mass media e por alguns dos seus colegas.

Crisanti defendeu-se com uma carta, publicada no Corriere della Sera de 23 de Novembro, em que afirma entre outras coisas: “Os guardiões da ortodoxia científica não admitem hesitações ou perplexidades, reclamam um ato de fé àqueles que não têm acesso a informações privilegiadas. “A vacina funcionará, trovejam indignados. Sou o primeiro a desejá-lo, mas permito-me, todavia, objetar que a vacina não é um objeto sagrado. Deixemos a fé à religião e a dúvida e o confronto à ciência, que são o seu estímulo e garantia”.

Dei espaço a estas afirmações porque, ao que me parece, são a voz do bom senso numa época em que, muitas vezes, se perde o bom uso da razão. Quem, como nós, não é imunologista nem microbiologista e é, portanto, incapaz de fazer previsões científicas, mas só pode tentar não renunciar ao bom uso da lógica, só pode dar plena razão ao Prof. Crisanti. Mas, como além da razão é necessário viver esta pandemia à luz da fé, podemos relatar a existência de um remédio contra o coronavírus que é, de longe, o mais eficaz, pois previne não só os males do corpo, que todos temem, mas também aqueles, muito mais perigosos, da alma, de que ninguém fala.

Refiro-me à Medalha Milagrosa, cuja festa é celebrada a 27 de novembro. Foi a própria Nossa Senhora que, naquele dia, em 1830, apareceu a Catarina Labouré, uma noviça de 24 anos, na Rue du Bac, na casa mãe das Filhas da Caridade, em Paris [foto]. Catarina Labouré recorda que viu: “formar-se, em torno das SS. Virgem, um quadro, um tanto oval, sobre o qual se liam, no topo, em forma de semicírculo da mão direita à esquerda de Maria, estas palavras escritas em letras douradas: ‘Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós’. Então, fez-se ouvir uma voz que me disse: ‘Manda cunhar uma medalha a partir deste modelo; todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, especialmente se a usarem ao pescoço; as graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança… Imediatamente, pareceu-me que o quadro se virou e vi o reverso da medalha. Havia a letra M (inicial do nome Maria), encimada por uma cruz sem crucifixo, que tinha como base a letra I (inicial do nome Iesus, Jesus). Mais abaixo, havia dois corações, um rodeado de espinhos (o de Jesus), o outro trespassado por uma espada (o de Maria). Finalmente, doze estrelas cercavam o todo. Depois, tudo desapareceu, como algo que se apaga, e enchi-me não sei de quê, de bons sentimentos, de alegria, de consolação”.

Em 1832, foram realizados os primeiros 1.500 exemplares da medalha pedida por Nossa Senhora. Desde então, as graças e os milagres multiplicaram os pedidos: pecadores convertidos, moribundos curados, perigos evitados, obtidas graças de todos os gêneros. A paróquia de Notre-Dame des Victoires, em Paris, tornou-se um centro de extraordinária propagação. Catarina Labouré foi uma silenciosa apóstola da Medalha Milagrosa até à sua morte, ocorrida a 31 de dezembro de 1876. O total de medalhas já distribuídas naquela data ultrapassava um milhão. O fruto mais marcante da nova devoção foi a conversão do hebreu Alphonse Ratisbonne, a quem Nossa Senhora da Medalha Milagrosa apareceu, a 20 de janeiro de 1842, na igreja romana de Sant’Andrea delle Fratte.

Em 1894, Leão XIII, por ocasião do quinquagésimo aniversário das aparições da Rue du Bac, declarou autêntica a milagrosa conversão de Ratisbonne e concedeu a festa da Medalha a 27 de novembro de cada ano. A 27 de julho de 1947, Catarina foi proclamada santa por Pio XII e, hoje, o seu corpo é venerado na capela das aparições da Rue du Bac [foto], ao lado da de Santa Luísa de Marillac, fundadora, com São Vicente de Paulo, das Filhas da Caridade.

Por que Nossa Senhora escolheu uma simples medalha para distribuir as suas graças? Pelo mesmo motivo pelo qual escolheu uma humilde noviça como destinatária da sua mensagem: para demonstrar que a Providência se serve sempre de instrumentos aparentemente insignificantes para derrubar inimigos que se julgam invencíveis. E o que há de fraco no mundo — diz São Paulo — é que Deus escolheu para confundir o que é forte. O que o mundo considera vil e desprezível é que Deus escolheu; escolheu os que nada são para reduzir a nada aqueles que são alguma coisa” (1 Cor 1, 27-29).

Nossa Senhora, na aparição, de 27 de novembro, a Santa Catarina Labouré, põe vitoriosamente os pés sobre o globo, o Mundo, e tem entre as mãos um outro globo menor, que oferece a Deus. Se o oferece é porque Lhe pertence. Maria, Medianeira de todas as graças, co-redentora do gênero humano, também é Rainha do Céu e da Terra. O mundo pertence-Lhe e não aos líderes do globalismo. Existe uma ordem mundial que é santa e é a Sua.

Pio XI, a 19 de julho de 1931, por ocasião do processo de Beatificação de Catarina Labouré, referindo-se aos males que afligiam a Igreja, disse: “Nestes dias, brilha a Medalha Milagrosa, como que para nos lembrar, de forma visível e tangível, que à oração tudo é permitido, até os milagres, e, sobretudo, os milagres. É aí que reside a magnífica especialidade da Medalha Milagrosa e nós precisamos de milagres. Já é um grande milagre que os cegos vejam… mas há um outro milagre que devemos pedir a Maria, Rainha da Medalha, que é que vejam aqueles que não querem ver…”.

A Medalha Milagrosa é benta e, depois, usada, preferencialmente ao pescoço. Os seus devotos não só a usam ao pescoço ou nas roupas, mas também a semeiam, nas próprias casas, nos lugares de dor e de pecado, onde quer que se possa difundir.

A Medalha Milagrosa, usada, com confiança, por muitos católicos em todo o Mundo, continua, ainda hoje, a sua extraordinária missão e é uma prodigiosa vacina contra os males do nosso tempo. O último grande milagre que lhe pedimos é a dissipação das trevas do caos que envolvem o Mundo em que vivemos.

ABIM

_______________

Tradução do Italiano por: Dies Irae




Aveiro | PAN elege nova Comissão Política Distrital


Aveiro, 28 de novembro de 2020 - Decorreram no passado dia 15 de Novembro as eleições para a nova Comissão Política Distrital do PAN em Aveiro. A lista vencedora - constituída por Ana Gonçalves, Carlos Ferreira, Ana Maia, Ernesto Morais, Andrea Domingos, Filipe Cayolla, Catarina Pinto, João Almeida, Isabel Raposo, Pedro Rodrigues e Marta Dutra - assumirá agora a responsabilidade política pelas acções e posições desta força partidária, entre 2020 e 2022, no distrito de Aveiro.

Conforme explícito na moção estratégica apresentada pelo novo órgão político, será desenvolvido um trabalho no sentido de cimentar a contribuição do PAN para a existência de políticas locais relativas à justiça social, à educação, à saúde, bem-estar e protecção animal, assim como a salvaguarda da natureza, tendo igualmente em vista as eleições Autárquicas de 2021 e o objectivo de consolidar a voz e as causas PAN em mais concelhos do distrito.

"Vivemos uma situação excepcional, que requer uma resposta política de maior proximidade às causas sociais, na defesa das pessoas, em particular aquelas que se encontram em situações de maior fragilidade. Pretendemos também dar continuidade ao trabalho político diário na defesa e implementação de verdadeiras políticas de protecção animal nos municípios e dar voz às questões mais prementes no nosso distrito", declara Ana Gonçalves, porta-voz da Comissão Política Distrital.

"Temos como objectivo ser cada vez mais relevantes na vida política quotidiana no distrito e representar todas e todos aqueles que se reveem no ideário PAN, defendendo uma visão mais próxima dos valores humanistas, ambientais e animalistas. Estamos motivados e com enorme sentido de responsabilidade para avançar com o nosso trabalho nos próximos dois anos em defesa dos valores que defendemos", refere ainda.

 

Figueiró dos Vinhos | Propaganda socialista não resiste ao choque com a realidade

Propaganda que anuncia obras como a Reabilitação do Mercado Municipal de Figueiró dos Vinhos e a reconversão do Posto Aquícola de Campelo, mas omite que são feitas um empréstimo a 12 anos, ou ainda a Beneficiação de Percurso – Rua Major Neutel de Abreu feita com um empréstimo desta vez a 15 anos.

𝗗𝗶𝘇𝗲𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗺 𝗼𝗯𝗿𝗮, 𝗺𝗮𝘀 𝗻𝗮̃𝗼 𝗮 𝗽𝗮𝗴𝗮𝗺 𝗲 𝗲́ 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘂𝗺 𝗰𝗮𝗹𝗼𝘁𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮𝗺 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗴𝗮𝗿𝗲𝗺.

Falam em redução de taxas, mas omitem que no orçamento para 2021 𝗼𝘀 𝗜𝗺𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗼𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗲𝗺. Para 2021 a previsão é de 797.065,00€ face ao orçamentado para 2020 que era de 759.331,00€. As Taxas, multas e outras penalidades também sobem em 2021 para 146.922,00€ relativamente ao previsto para 2020 que era de 78.320,00€. Atenção Figueiroenses.

Falam em redução do IMI mas escondem que o aumentaram  em 15% para prédios urbanos degradados.

É esta a propaganda socialista que não resiste ao choque com a realidade.

O PSD votou contra o orçamento para 2021, o mais baixo dos últimos anos apesar das transferências do Estado aumentarem. Votou contra por este ser um mau orçamento e não ajudar as pessoas. Conheça a nossa posição em   https://2bcbdf7c-dfb1-4e1d-b258-acfdcd8e7ea0.filesusr.com/ugd/4da2d2_f2f654b2515345eaadd32ead12bf7fe1.pdf?fbclid=IwAR3wVvSZGUmNbiKr99bEuGwz7c1qy2yHBhS9lphnly1WJPASbzyjgjFZa3w

Nós, PSD;  somos a oposição e somos a alternativa. . Nós estamos aqui para substituir o Partido Socialista à frente dos destinos do concelho.  É isso que as pessoas esperam de nós.


PSD Figueiró dos Vinhos

AVEIRO | PRESIDENTE RESPONDE AOS CIDADÃOS NO FACEBOOK

Na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, pelas 21h15, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, estará em direto no Facebook do Município de Aveiro, a responder às questões dos Cidadãos. 

Esta é a 4.ª edição do Fórum Online da CMA e que tem por objetivo a manutenção da proximidade e transparência absoluta com os Cidadãos, procurando promover uma Cidadania Ativa e Participativa, combatendo também o necessário distanciamento social que nos é devido, com iniciativas através de vários meios e plataformas.

Imagem: DN

Hospital Real de Todos-os-Santos, em Lisboa

Praça da Figueira esconde vestígios do 1.º grande hospital de Lisboa

Abaixo do chão da Praça da Figueira, em Lisboa, escondem-se os vestígios do primeiro grande hospital da capital: O Hospital Real de Todos os Santos, destruído pelo Terramoto de 1755.

Apesar de os espaços do Museu de Lisboa estarem ainda encerrados, a autarquia desvenda-nos, através de um vídeo, a história deste mítico hospital. 

No vídeo, é referido que as campanhas arqueológicas levadas a cabo em 1960 e em 2000 resgataram centenas de estruturas arquitectónicas, azulejos e objetos do edifício cuja construção teve início em 1492 por ordem de Dom João II. O hospital recebeu os primeiros doentes em 1501 e teve o seu primeiro regulamento em 1504. 


"Construído numa altura marcada por epidemias, fome e guerra", este hospital veio pôr termo a uma rede ilegal de pequenas enfermarias e hospícios de cariz assistencial nascida na idade média. 

Com uma capacidade alarga de internamento e de cuidados de saúde, o hospital foi inaugurado com quatro enfermarias e 400 camas apoiadas por um serviço de urgência (chamado de banco). Dois séculos depois, em 1715 contava com 20 enfermarias. 


Enviado por Alves Ribeiro

Liga imortaliza treinador com Prémio Vítor Oliveira


Distinção de melhor técnico dos campeonatos profissionais feita mensal e anualmente

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai ‘batizar’ de Prémio Vítor Oliveira a distinção de melhor técnico dos campeonatos profissionais feita mensal e anualmente, anunciou hoje Pedro Proença.

“Prémio Vítor Oliveira - Treinador do Mês. É esta a nova designação dada pela Liga Portugal a todas as distinções feitas mensalmente a técnicos, como também na anual, entregue na gala do Kick-off”, escreveu o presidente da Liga de Clubes na sua conta oficial na rede social Facebook.

Pedro Proença justifica a decisão como sendo uma “forma de a Liga Portugal imortalizar e homenagear um dos mais carismáticos treinadores do futebol português, modalidade à qual dedicou toda uma vida”.

Antes, a Liga de clubes já tinha lamentado "profundamente" a morte de Vítor Oliveira, que "ficará para sempre na história do futebol profissional", e decretado um minuto de silêncio nos jogos a realizar este fim de semana, em homenagem ao ex-treinador.

"Esta é uma notícia que não queremos receber. Não quando se trata de alguém que não está doente, que está na plenitude da sua vida e que adora, respira futebol. Ainda há dias, o nosso amigo Vítor esteve na Liga, a dar uma aula da pós-graduação, tão bom foi ouvi-lo. Dizem dele que era o campeão das subidas, e foram 11. Não era, era um campeão dos treinos, da liderança e do futebol. Que semana dura e estranha esta, que nos leva os mais queridos. O futebol e a sociedade continuam a ficar mais pobres", frisou o presidente da LPFP, citado em comunicado do organismo.

Bancada.pt

​Multas por falar ao telemóvel a conduzir sobem para o dobro


A multa para os automobilistas apanhados a falar ao telemóvel durante a condução passa para mais do dobro. A medida foi aprovada na sexta-feira, em Conselho de Ministros.

As multas de 120 euros passam para 250 e as de 600 euros para 1.250 euros, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

O Governo também aprovou alterações ao Código da Estrada que clarificam os locais onde as autocaravanas podem pernoitar e aparcar, avança a secretária de Estado da Administração Interna.

No final do Conselho de Ministros, Patrícia Gaspar salientou que as novas alterações indicam, na prática, os locais onde as autocaravanas podem aparcar e pernoitar, destacando que estacionar “é uma coisa diferente”.

Segundo a governante, aparcar e pernoitar passa a ser apenas permitido nas zonas previamente designadas para o efeito, o que exclui todas as outras que não estão referidas no diploma.

Patrícia Gaspar acrescentou ainda que, para quem desrespeite, mantém-se as coimas aplicadas até agora “para o estacionamento indevido e outras irregularidades no Código da Estrada”.

Lusa

Imagem: Renascença

‘Hacker’ suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil foi preso em Portugal


Um 'hacker' suspeito de invadir o sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil foi preso hoje em Portugal, numa operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Judiciária Portuguesa, que levou a três detenções, no Brasil.

A Polícia Judiciária portuguesa, num inquérito dirigido pelo Departamento Central e Investigação e Ação Penal (DCIAP), em sintonia com a Polícia Federal Brasileira, "efetuou uma operação policial internacional com o objetivo de causar disrupção em grupos organizados que operavam no ciberespaço", anunciou hoje a polícia portuguesa.

"Dessa operação resultou a identificação e detenção de um cidadão português com 19 anos de idade, em território nacional, enquanto em território brasileiro, foram identificados e detidos trêsindivíduos, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, que se dedicavam à prática continuada de crimes de Acesso Indevido, dano informático e sabotagem informática", lê-se no comunicado da polícia portuguesa.

"Os detidos faziam parte de diferentes redes criminosas, agora afetadas por esta operação policial, e atuavam concertada e transnacionalmente, atacando funções de Estado, infraestruturas críticas e interesses económicos diversos", afirma a Polícia Judiciária.

Da cooperação entre as autoridades, foram apreendidos meios informáticos e recolhida informação pertinente.

A Polícia Judiciária prossegue as investigações para deteção e identificação de outros responsáveis nestas operações.

"O detido português vai ser presente às autoridades judiciais para efeitos de primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coação", conclui a polícia portuguesa.

Em comunicado, a Polícia Federal brasileira, por seu lado, confirmou a realização da ação, chamada Operação Exploit, "que teve como objetivo desarticular a associação criminosa que teria promovido os ataques hackers ao TSE", na primeira volta das autárquicas realizadas no Brasil.

Lusa

Madeira, Lisboa e Algarve vencem World Travel Awards


Portugal conquista melhor destino insular, melhor ‘city break’ e melhor destino de praia.

As regiões da Madeira, Lisboa e Algarve venceram, nas categorias melhor destino insular, melhor ‘city break’ e melhor destino de praia, os World Travel Awards 2020, segundo um comunicado do Ministério da Economia.

“A Madeira continua a ser o melhor destino insular do mundo, na edição de 2020 dos World Travel Awards, que distinguiu também Lisboa como melhor destino ‘city break’ do mundo e o Algarve, como o melhor destino de praia do mundo”, lê-se na mesma nota.

Vencendo todos os constrangimentos, preservamos a reputação e a notoriedade dos nossos destinos” disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, citada no comunicado.

Segundo a governante, estes galardões são um sinal de que Portugal mostrou ao mundo que é “um país seguro, pronto para a todos receber, quando assim for possível”.

Os World Travel Awards, considerados os ‘óscares’ do turismo, são “atribuídos anualmente, desde 1993, pelos profissionais do setor a uma escala mundial, distinguindo o trabalho desenvolvido na indústria turística de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo”, recordou o Governo.

Além destas regiões, Portugal venceu prémios em várias outras categorias, segundo revelou a tutela:

-‘World's Leading Luxury Leisure Resort’ 2020 (melhor resort de luxo) - Conrad Algarve

-‘World's Leading Tourism Development Project’ 2020 (melhor projeto de desenvolvimento)- Dark Sky Alqueva, Portugal and Spain

-‘World's Leading Golf & Villa Resort’ 2020 (melhor resort com golf)- Dunas Douradas Beach Club, Portugal

-‘World's Leading Wine Region Hotel’ 2020 (melhor hotel com tema vínico) - L'AND Vineyards, Portugal

-World's Leading Adventure Tourist Attraction 2020 (melhor atração de turismo de aventura) - Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark), Portugal

-‘World's Leading Classic Hotel’ (melhor hotel clássico) 2020 - Olissippo Lapa Palace Hotel, Portugal

-‘World's Leading Conservation Company’ 2020 (melhor empresa de preservação) - Parques de Sintra - Monte da Lua, Portugal

-‘World's Leading Airline to Africa’ 2020 (melhor companhia aérea para África) - TAP Air Portugal

-‘World's Leading Airline to South America’ 2020 (melhor companhia aérea para a América Latina) - TAP Air Portugal

-‘World's Leading Inflight Magazine’ 2020 (melhor revista de bordo) - Up Magazine (TAP Air Portugal)

-‘World's Leading City Break Destination’ 2020 (melhor cidade para ‘city break’)- Lisbon, Portugal

-‘World's Leading Beach Destination’ 2020 (melhor destino de praia)- The Algarve, Portugal

-‘World's Leading Fine Dining Hotel Restaurant’ 2020 (melhor restaurante de luxo)- Vila Joya Hotel Restaurant @ Vila Joya, Portugal

-‘World's Leading Island Destination’ 2020 (melhor destino insular) - Madeira Islands

Lusa

Imagem: Sapo

Filme “O Fim do Mundo” de Basil da Cunha vence Grande Prémio do festival Caminhos


O filme "O Fim do Mundo", de Basil da Cunha, venceu hoje o Grande Prémio do festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e "Listen", de Ana Rocha de Sousa, conquistou o Prémio do Público, anunciou a organização.

"Um tempo, um imaginário e um elenco generoso permitiram a construção de um universo emocionalmente duro, mas que nos acompanha numa reflexão muito depois de o filme ter terminado", sustenta o júri da secção principal do festival, sobre "O Fim do Mundo".

Basil da Cunha também venceu o prémio D. Quijote do festival, da Federação Internacional de Cineclubes, com o júri a salientar que a longa-metragem revela "um trabalho consistente, expresso pela empatia na relação com atores não-profissionais que se traduz em desempenhos notáveis".

"O Fim do Mundo" é a segunda longa-metragem de Basil da Cunha. O filme fala de um jovem que regressa a um bairro ilegal do concelho da Amadora, onde tenta reintegrar-se, depois de anos passados numa casa de correção. Foi selecionado para o festival de Locarno, em 2019, e recebeu o Prémio de Melhor Longa Metragem Portuguesa no festival IndieLisboa, no passado mês de setembro, tendo sido também distinguido com o Prémio Árvore da Vida da Pastoral de Cultura.

O filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa, venceu o Prémio do Público, tendo ainda arrecadado o prémio de melhor realizadora, melhor atriz (Lúcia Moniz) e melhor ator secundário (Ruben Garcia), revelou a organização.

Candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional, "Listen" é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado numa história real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas.

O filme venceu seis prémios no Festival de Veneza, entre os quais o "Leão do Futuro", para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição Horizontes. Estreado nos cinemas portugueses em 21 de outubro, somou desde então mais de 34 mil espectadores, liderando o 'ranking' dos filmes portugueses mais vistos em 2020.

Quanto ao prémio de melhor ficção, nos Caminhos do Cinema Português, foi para "Patrick", de Gonçalo Waddington, selecionado há um ano para o Festival de San Sebastián. Em Coimbra, o filme recebeu ainda o galardão de melhor direção artística e melhor ator (Hugo Fernandes).

"Nheengatu", de José Barahona, venceu o prémio de melhor documentário, "Maré", de Joana Rosa Bragança, melhor animação, e "Bustarenga", de Ana Maria Gomes, melhor curta-metragem.

De acordo com a organização, "Amor Fati", de Cláudia Varejão, venceu o Prémio de Imprensa, tendo ainda arrecadado melhor som e melhor montagem.

Bernardo Lopes, com "Moço", venceu o prémio revelação, ainda na secção competitiva principal, a seleção Caminhos.

Na seleção Ensaios (dedicada a obras criadas em contexto académico), os irmãos Afonso e Bernardo Rapazote venceram na categoria de melhor ensaio nacional, com "Corte", e Clara Borges e Diana Agar, na categoria de melhor ensaio nacional de animação, com "O Presidente Veste Nada".

Na categoria internacional desta seleção, venceu Leonardo Martinelli, com "Copacabana Madureira".

A 26.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português contou com quase 150 filmes portugueses a participar nas secções competitivas.

Lusa