quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ranking de universidades “jovens”: nunca houve tantas portuguesas entre as melhores

Resultado de imagem para Ranking de universidades “jovens”: nunca houve tantas portuguesas entre as melhores
Universidade da Beira Interior e ISCTE juntam-se às universidades Nova de Lisboa, do Minho e de Aveiro no ranking do Times Higher Education que analisa desempenho de instituições com menos de 50 anos.
Portugal tem cinco instituições de ensino entre as 200 melhores do mundo, segundo o ranking de universidades "jovens" publicado nesta quarta-feira pelo Times Higher Education (THE). Às universidades de Aveiro, Minho e Nova de Lisboa, que estão desde 2013 nesta lista que analisa o desempenho de instituições com menos de 50 anos, juntam-se, pela primeira vez, a Universidade da Beira Interior, com sede na Covilhã, e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
As universidades que se estreiam neste ranking aparecem entre as posições número 101 e 150. A lista do THE apenas indica o lugar exacto das instituições até à 100.ª posição, a partir da qual estas são classificadas por grandes intervalos, sem hierarquia.
“Estas são excelentes notícias para Portugal”, diz a jornalista do THE, Ellie Bothwell. A entrada de duas novas representantes, num ano em que este ranking passou a avaliar mais instituições a nível global, pelo que a concorrência cresceu, é classificada por Bothwell como “um grande sucesso” do país.
Tal como ISCTE e Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e a Universidade Nova de Lisboa, que surgem no ranking do THE desde 2013, estão no intervalo 101-150. As duas instituições, que até ao ano passado tinham sempre estado acima do lugar número 100, mantêm a mesma posição face a 2016.
No topo das cem melhores do mundo, de acordo com a lista divulgada ao início da tarde desta quarta-feira, há uma única instituição portuguesa. É a Universidade de Aveiro, que consegue inclusivamente melhorar a sua prestação face ao ano passado, passando da 83.ª para a 81.ª posição. Este sucesso deveu-se, sobretudo, a “melhorias no seu ambiente de ensino”, refere Ellie Bothwell do THE.

A primeira está na Suíça

Esta é o sexto ano de publicação da avaliação do THE que este ano passou a incluir 200 em lugar de 150 universidades. Esta tabela usa os mesmos 13 indicadores do ranking mundial global de universidades editado pela mesma publicação especializada, entre os quais se incluem a qualidade do ensino e da investigação, as citações dos artigos científicos produzidos pelos professores daquela universidade, a sua relação com a indústria ou a reputação internacional.
A nível global, a liderança é da Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça, pelo terceiro ano consecutivo. Nos outros dois lugares do pódio há uma inversão face ao ano passado: a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong sobe ao 2.º lugar, deixando a Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, em 3.º.
Os países asiáticos dominam as primeiras posições. Nos 30 primeiros postos, há mais duas representantes de Hong Kong (Universidade da Cidade de Hong Kong, em 7.º, e Universidade Politécnica de Hong Kong, em 20.º) e três representantes da Coreia do Sul: Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (4.º), o KAIST – Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (5.º) e Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju (26.º).
Ainda assim, são os países europeus os mais representados nesta lista, totalizando 110 das 200 instituições listadas e 22 dos 48 países que merecem referência. Há 27 universidades do Reino Unido na lista, enquanto França, Espanha, Alemanha e Itália têm 16, 15, 11 e 10 representantes, respectivamente.
A jornalista do THE deixa um alerta: o sucesso de Portugal neste ranking tem os dias contados. E o problema não tem a ver com a qualidade do seu trabalho, simplesmente com a sua idade. Das cinco instituições que agora aparecem no ranking, a mais jovem é a Universidade da Beira Interior, com 38 anos. Ou seja, dentro de sete deixa de ser avaliada nesta lista particular. O ISCTE, fundado em 1972, é a “mais velha” das cinco instituições.
Fonte: Publico
Foto:GONCALO PORTUGUES

PSP surpreende gatunos em flagrante

Quatro indivíduos, entre os 21 e os 38 anos, foram detidos, esta madrugada, na Figueira da Foz, pelo crime de furto em viatura, revelou, hoje, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra.
A detenção decorreu após a Polícia ter conhecimento do furto no interior de uma viatura na rua de Rogério Reynaud, em Buarcos. No local, “os suspeitos foram detidos em flagrante delito, na posse de um rodado (pneu e respectiva jante) e quatro tampões dos rodados da referida viatura”, explica a PSP.
Depois de realizada uma busca à viatura que os suspeitos estavam a utilizar, foram, ainda, “encontrados quatro parafusos/pernos de fixação dos rodados, um macaco, uma chave de rodas e uma de fendas, itens estes utilizados para efectuar o furto”, esclarece.
A Polícia adianta, também, que os restantes rodados da viatura já se encontravam desapertados e só não foram furtados dada a rápida prontidão dos agentes.
Fonte: Campeão das Porvíncias
Foto: DR

Barcos e comboios no Tua a partir de junho

"Um vale de emoções fortes". É este o slogan que rege o plano de mobilidade do "novo" Tua até Mirandela.
Será de autocarro, barco e comboio que a partir do meio do próximo mês de junho, turistas e residentes poderão fazer aquele percurso. A barragem do Tua já está navegável e, para lá de pôr um barco a fazer um trajeto de cerca de 18 quilómetros, o empresário Mário Ferreira porá a circular em parte da linha do Tua um novo comboio que ainda está a ser acabado em Inglaterra.
Esta terça-feira, naquela que foi a primeira viagem feita nas águas da barragem do Tua, em cima de três botes semirrígidos, o empresário do Porto deu boleia à comunicação social para anunciar o que vai mudar nas viagens do Tua a Mirandela. "Entre a estação do Tua até ao cais da barragem será a linha de autocarro cábrio. Depois a partir da barragem do Tua, um percurso de barco rabelo que levará 120 passageiros e que terá oportunidade também de servir pequenas refeições regionais", salienta Mário Ferreira.
Os passageiros embarcam no cais da barragem, passam por outro na aldeia do Amieiro, concelho de Alijó, fazem escala (ou não) nas termas de São Lourenço, no concelho de Carrazeda, e 18 quilómetros e 12 euros depois chegam à estação da Brunheda, também no concelho de Carrazeda. Aí termina a viagem de barco e começam 36 quilómetros de comboio até Mirandela.
"É um comboio feito de propósito, do século XXI, para funcionar aqui no Tua. Ainda não está acabado", acrescenta Mário Ferreira. São quatro carruagens com capacidade para 56 pessoas e um bar. A viagem custará 15 euros. Tudo para turistas. As populações das aldeias limítrofes deverão ter à disposição as duas carruagens que até agora estão ao serviço do metro de Mirandela e que farão o mesmo percurso que o comboio turístico. Para lá destas ofertas há ainda mais de 20 embarcações de recreio preparadas para pequenos grupos, acrescenta o empresário.
"Uns 10 têm um pequeno motor que permite a uma família poder navegar nas águas calmas, trazer o seu piquenique e passar um dia fantástico aqui na barragem e teremos também uma dúzia de outros, bastante originais, que têm um motorzinho elétrico. Podem fazer birdwatching, pescar, podem fazer tudo o que lhes apetecer".
Com tudo isto, o empresário espera, ainda este ano trazer cerca de 100 mil pessoas ao vale do Tua. Mário Ferreira recebeu da EDP 11 milhões de euros para o plano de mobilidade, mas diz que já investiu perto de 15 milhões. É com expectativas altas que olha para o investimento. O empresário apenas sente alguma frustração em outros tantos aspetos burocráticos, que diz que poderiam ser mais céleres.
"São as dificuldades de um país que não está preparado para situações inovadoras. Este caso do Tua é um caso único. Tudo o que é único e novo traz dificuldades porque os meios nestas instituições são escassos, têm que estudar, têm que observar, têm que avaliar, é mais moroso. Agora não lhe escondo que às vezes é frustrante o que se encontra e poderiam vir ao local e perceber melhor o que se passa e serem mais céleres, mas estou convencido que ainda temos tempo para colmatar esses atrasos", termina.
No arranque, previsto para junho, a empresa espera criar 22 postos de trabalho diretos.
Fonte: Afonso de Sousa
Foto: Amin Chaar/Global Imagens

Face Oculta: tribunal confirma 5 anos de prisão para Armando Vara

Resultado de imagem para Face Oculta: tribunal confirma 5 anos de prisão para Armando Vara
O Tribunal da Relação do Porto confirmou a condenação de Armando Vara por tráfico de influência, mantendo a pena de cinco anos de prisão efetiva.
O Tribunal negou o recurso que foi interposto pela defesa.
Em setembro de 2014, Armando Vara foi condenado pelo Tribunal de Aveiro a cinco anos de prisão efetiva por três crimes de tráfico de influência.
O processo "Face Oculta", que começou a ser julgado há cinco anos no Tribunal de Aveiro, está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho nos negócios com empresas do setor do Estado e privadas.
Na primeira instância, dos 36 arguidos, 34 pessoas singulares e duas empresas, 11 foram condenados a penas de prisão efetiva, entre os quais se incluem Armando Vara e José Penedos.
Os restantes receberam penas suspensas, condicionadas ao pagamento de quantias entre os três e os 25 mil euros a instituições de solidariedade social.
A pena mais gravosa (17 anos e meio de prisão, em cúmulo jurídico) foi aplicada a Manuel Godinho, que foi condenado por 49 crimes de associação criminosa, corrupção, tráfico de influência, furto qualificado, burla, falsificação e perturbação de arrematação pública, resultando em 87 anos e 10 meses a soma das penas parcelares.
Fonte: TSF
Foto: Miguel A. Lopes / Lusa

Hora de Fecho: Novo Banco. "Foi o melhor negócio possível" - como aconteceu

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
NOVO BANCO 
Venda do Novo Banco já chegou ao plenário da Assembleia da República. Ministro das Finanças admite que solução não é perfeita, mas garante que foi o melhor negócio possível face às circunstâncias.
Agência corta rating do Novo Banco, recusando a ideia de que a proposta troca de dívida seja voluntária, como diz António Costa. Só participa quem quer, sim, mas sob ameaça velada de maiores perdas.
A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Verstagher, disse estar "satisfeita" com a venda do Novo Banco, uma "longa saga" que se arrastou por mais de três anos, esperando por detalhes da operação "nas próximas semanas".
Apesar de todas as medidas introduzidas pelo Governo, os sindicatos continuam a exigir mais. Greve de dia 26 de maio depende das negociações sobre precários e descongelamento das carreiras.
Pedido aos técnicos do parlamento para estudar impacto do novo prazo dado aos bancos para pagarem empréstimo do Estado causou divisões entre PSD e esquerda. PCP diz que todas as contas serão feitas.
Trata-se de um caso de abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais que envolve igualmente um advogado do escritório de advogados PLMJ, acusado de branqueamento.
O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, divulgou esta terça-feira um documento com diretrizes e opiniões que alegadamente o Benfica envia aos comentadores do clube na TV.
O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, garantiu à agência Lusa que "os árbitros estão indisponíveis para dirigir os jogos do Canelas".
O controverso Steve Bannon, que liderava o site noticioso nacionalista Breitbart antes de se tornar braço-direito de Trump, vai sair do Conselho de Segurança Nacional da Administração Trump.
A Business Insider perguntou aos arquitetos mais reconhecidos do mundo quais são os seus edifícios favoritos. A elite das construções foi desvendada. E vai desde a Grécia Antiga à modernidade.
Se é daquelas pessoas que tem cinco despertadores a tocar até sair da cama, fique a saber que essa não é um boa ideia. O sono e o cansaço vão acompanhá-lo durante todo o dia. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Quando se vai pedir à Santa Casa da Misericórdia que acuda ao Montepio é porque alguma coisa está mal, muito mal. E quando o ministro das Finanças finge que não é nada com ele, tenham medo, muito medo

Luís Aguiar-Conraria
É utópico pensar que quem não tem dinheiro algum dia terá o mesmo acesso à saúde que quem dele dispõe e que é demagogia falar no dinheiro que se gasta a salvar bancos. Mas, caramba...

Maria João Marques
O BE não deixa as empresas privadas e os seus acionistas pagarem ordenados milionários aos seus gestores, mas os gestores que estão às costas dos contribuintes podem receber salários estratosféricos.

José Ferreira Gomes
O retorno do investimento que o país tem feito na formação doutoral depende de criarmos condições para que a maioria dos novos doutores ponha o seu saber e competências a render no setor privado.

António Pimenta de Brito
A Bíblia é impiedosa com os hipócritas. No fundo, aqueles que dizem para fazer, mas não fazem, aqueles que cuidam da aparência, mas o “interior está cheio de rapina” (Mt. 23).

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Luxemburgo: Há uma comunidade portuguesa qualificada e bem integrada

Resultado de imagem para Luxemburgo
O retrato atual da emigração portuguesa no Luxemburgo é muito diferente de há alguns anos. São cidadãos preparados e com poder de compra.
Paula Neto é tradutora da Comissão Europeia no Luxemburgo há 19 anos. Neste espaço de tempo tem visto mudar o País e com ele os portugueses que lá trabalham." As 2ª e 3ª gerações estão bem integradas e são pessoas muito modernas, pessoas que falam várias línguas, têm estudos e poder de compra", relata.
A crise em Portugal fez deslocar para o Luxemburgo pessoas qualificadas, mas não são apenas essas que compõem a nova sociedade portuguesa naquele País. "Neste momento há um ministro do Governo que é português, há presidentes de câmara e deputados portugueses, um arquiteto que tem ganho prémios internacionais e várias pessoas no comércio, que são portuguesas".
O Luxemburgo pode mesmo comparar-se a um pequeno Portugal. Paula Neto salienta que por todo o lado há restaurantes e lojas portuguesas, nos supermercados consegue comprar-se facilmente produtos nacionais e nas ruas " há sempre pessoas a falarem português". Uma comunidade que representa 20% da população do País, que se destaca e se encontra bem integrada.
Foto: DR

A dolorosa factura do IMI e accionistas da EDP Renováveis às “escuras”!

P
 
 
Mais e menos
 
 
  Rosa Soares  

O IMI chega em Abril, o AIMI em Junho e só para alguns. O imposto municipal sobre imóveis (IMI) é pago em Abril para valores até 250 euros. Para quem paga montantes mais elevados, a factura chega duas ou três vezes. Este ano, alguns proprietários até poderão sentir algum alívio no valor a pagar, porque como estamos em ano de eleições autárquicas, mais de uma centena de municípios optou por reduzir a taxa, e cerca de metade optou por aplicar o valor mínimo, de 0,3%. Dois terços dos municípios decidiram ainda conceder um desconto no IMI aos munícipes com filhos. Confirme aqui o que é que o seu município lhe reservou e confirma o valor com a nota de liquidação enviada. O pagamento do IMI é distinto do novo imposto criado sobre o património, o adicional ao imposto municipal sobre imóveis (AIMI), que será pago apenas no caso de proprietários com imóveis cujo valor patrimonial tributário (VTP) ultrapasse os 600 mil euros, ou no caso de heranças indivisas com património também acima daquele patamar. O valor a pagar de AIMI será enviado em Junho, para pagar em Setembro, de uma só vez. As heranças indivisas têm pouco mais de uma semana para poder evitar ou pagar menos AIMI.
IRS mais automático e com novo calendário. Já arrancou a apresentação da declaração do IRS relativo a 2016. Este ano, os contribuintes, de todas as categorias de rendimentos, têm perto de dois meses para apresentar a declaração, que este ano é automática para 1,8 milhões de contribuintes. Conheça o guia com as principais novidades introduzidas. Quem for abrangido pelo novo IRS Automático, que se vai aplicar às situações fiscais mais simples, poderá contar com um reembolso no prazo máximo de 15 dias após a confirmação da declaração pré-preenchida”.
Accionistas da EDP Renováveis entre a espada e a parede. A EDP lançou uma oferta pública preliminar de aquisição (OPA) sobre as acções da EDP Renováveis, oferecendo 6,80 euros, um valor que alguns analistas já consideram baixo. Fica aliás abaixo dos oito euros a que foram vendidas em 2008, em oferta pública de venda (OPV). A expectativa de uma revisão em alta do preço já colocou a cotação das acções acima da contrapartida da OPA, mas ainda não há garantias de isso venha a acontecer. Os pequenos accionistas têm razões para se sentir apreensivos. É que o capital disperso já é reduzido, dado o controlo de 77,5% pela EDP, mas pode ficar ainda mais reduzido. A empresa pode sair de bolsa, se for ultrapassado um domínio superior a 90%, ou continuar lá, mas com muito pouca liquidez, como uma Cimpor, um BPI… A oferta ainda não está registada, pelo que é preciso esperar pelos próximos desenvolvimentos.
Obrigações do Benfica para quem gosta de correr alguns riscos. Acaba de ser lançado uma nova emissão de obrigações do Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD. Trata-se de uma emissão de 50 Milhões de euros, a três anos, com uma taxa nominal bruta de 4% e líquida (depois de impostos) de cerca de 2,89%. A taxa interna de rentabilidade desta obrigação depende das comissões cobradas por cada intermediário financeiro, pelo que deverá ser pedida uma simulação antes da subscrição, que decorrerá de 20 a 29 de Abril. Como indica o prospecto, o investimento em obrigações envolve riscos, e um dos que é assinalado é o facto de a sociedade apresentar capitais próprios inferiores a metade do seu capital social.
 
 
 

Morreu Virgílio Varela, o capitão que liderou coluna no golpe das Caldas

Virgílio Varela tinha 79 anos   DR

Virgílio Varela, o capitão que liderou a coluna militar do malogrado "golpe das Caldas", dois meses antes do 25 de Abril de 1974, morreu na terça-feira aos 79 anos, disse hoje à agência Lusa uma fonte familiar.

Após o golpe falhado, e por ter liderado a única força que marchou sobre Lisboa, Virgílio Luz Varela foi detido e estava na Casa de Reclusão da Trafaria quando o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o governo de Marcello Caetano e o Estado Novo, a 25 de abril de 1974.

Libertado no próprio dia, comandou operações militares nas ruas de Lisboa, ainda durante o golpe de Estado que levou à instauração da democracia, como lembra o Manuel Bernardo no seu livro "Marcello e Spínola: a Ruptura. As Forças Armadas e a Imprensa na Queda do Estado Novo. Portugal 1973-1974".

Pertenceu à Junta de Salvação Nacional (JSN), que tomou o poder, e pertenceu à 2.ª Divisão do Estado Maior-General das Forças Armadas.

Foi membro da Assembleia do MFA até ao 11 de março de 1975, tendo depois sido detido por cerca de 50 dias.

Virgílio Canísio Vieira da Luz Varela nasceu a 27-04-1938, em Ponta do Sol, na ilha da Madeira, e tinha os cursos de Transmissões, de Criptólogos e de Estado-Maior (Geral) e o Estágio de Segurança NATO. Cumpriu uma comissão em Angola, nos anos 60.

Condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques e a de Mérito Militar, em 1981, desempenhou funções no Comando Geral da PSP e foi promovido a coronel em 1994.

Virgílio Luz Varela morreu na terça-feira e o seu corpo estará hoje, a partir das 18:00, em câmara ardente, na Igreja de Santo Condestável, em Lisboa.

Fonte: DN

Pensou que ia encontrar-se com adolescente. Acabou 'caçado' em flagrante

O caso não passou de uma forma de enganar o suspeito de pedofilia.
Dois ‘caçadores’ de pedófilos apanharam em flagrante um homem que se preparava para um alegado encontro com uma menina de 14 anos, levando consigo uma tenda e um saco com diversos brinquedos sexuais.
Samir Rignall, de 46 anos, viajou de comboio até Hereford, em Inglaterra, onde marcou o dito encontro com a adolescente, mas acabou por se aperceber que havia sido enganado por David Poole, conhecido por ser ‘caçador’ de pedófilos e pelo seu amigo. Assim acabou detido pelas autoridades.
O homem admitiu ser culpado por se tentar encontrar com a menina, assim como pela tentativa de se envolver sexualmente com jovens entre os 13 e os 15 anos.
Em declarações citadas pelo jornal britânico Metro, David Poole mostrou que as conversas entre Samir e a alegada adolescente, nas quais o homem afirma que a idade não importa e em que mostra diversos brinquedos sexuais.
Recorde-se que o 'caçador' David começou a dedicar-se a este tipo de investigações após o próprio filho ter sido aliciado por um pedófilo na internet.
Fonte: Noticiasaominuto

Marcelo exprime “pesar de todos os portugueses” na chegada a Lamego

Há ainda dois desaparecidos no acidente em pirotecnia de Avões.Resultado de imagem para Marcelo exprime “pesar de todos os portugueses” na chegada a Lamego
Múltiplas explosões na fábrica de pirotecnia Egas Sequeira em Avões, no concelho de Lamego, causaram seis mortos e pelo menos duas pessoas estão dadas como desaparecidas. O proprietário da pequena empresa, a filha e outro familiar estarão entre as vítimas, soube o CM. As pessoas que perderam a vida neste acidente têm entre 22 e 52 anos.
Ao todo estariam oito pessoas dentro da estrutura no momento das explosões.
Na última atualização feita, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, da conta de que foram encontrados partes do corpo de mais uma vítima, pelo que o número oficial de vítimas moprtais passa de cinco para seis. Os restos mortais encontrados "estavam a mais de 200 metros do local da explosão".
Nas buscas que decorrem desde a manhã de quarta-feira estão no local 84 operacionais, apoiados por 29 veículos e 9 entidades. No local estavam também a delegada da Procuradoria-Geral da República de Vila Real, a GNR, Bombeiros, Proteção Civil, PSP, Autoridade das Condições de Trabalho, Instituto de Medicina Legal de Coimbra e do Porto e a delegada de saúde.
"Nada dificulta as operações, estamos a procurar as pessoas desaparecidas. A explosão foi de facto de uma dimensão fora do normal. Isto obriga a que tenha de ser batida uma grande área. As causas das explosões estão ainda por apurar", adianta Jorge Gomes.
Os corpos das vítimas ainda não foram identificados. "A rapidez com que queremos fazer o trabalho é por respeito às famílias das vítimas, para que possam fazer o luto. As famílias estão com apoio psicológico permanente", garantiu o secretário de Estado da Administração Interna.
As autoridades procuram descobrir os corpos das vítimas, não havendo esperança de que alguém possa ter sobrevivido às várias explosões que deflagraram na fábrica, ao final da tarde desta segunda-feira.

Durante a noite, a GNR manteve um perímetro de segurança de 300 metros à volta da fábrica, pelo receio de que pudessem ocorrer mais explosões. As buscas foram retomadas pelas 08h00 de quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa já aterrou em Vila Real VIDEOPrimeiro vídeo das explosões em pirotecnia em Lamego Sete pessoas estavam no local no momento do acidente.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se solidário com os familiares das vítimas da explosão numa fábrica de pirotecnia em Avões, Lamego, que provocou quatro vítimas mortais, e expressou "sentidas condolências". Marcelo vai estar no local da explosão, no norte do distrito de Viseu.
O Presidente da República deverá sair de Sintra por volta das 11h30 Seguiu de Falcon até Vila Real, onde aterra já aterrou. Chega a Lamego antes das 13h00.  Explosões sentidas a mais de 10 quilómetros O alerta foi dado às 18h00 desta terça-feira.
As explosões terão sido sentidas a mais de dez quilómetros de distância. Os rebentamentos verificaram-se num paiol (um depósito de material explosivo).
Estiveram no local diversos elementos do INEM, 128 bombeiros e 44 viaturas, bem como várias equipas de psicólogos e uma equipa de minas e armadilhas.
Desconhece-se, para já, o que terá causado as explosões, que deram origem a um incêndio. A PJ estará já a investigar o que se passou nesta fábrica, que ficou totalmente destruída.
Benjamin Simões, um habitante de Penajóia que se encontrava nas imediações da pirotecnia, explicou à CMTV que a proprietária da empresa lhe confessou estarem sete pessoas dentro do espaço, "dois genros, uma filha, o marido e mais uns colegas".
A mesma testemunha disse, ainda, que esta não é a primeira explosão na fábrica, que já tinha tido um pequeno acidente "há alguns anos". Já Maria Almeida, que estava num café próximo do local do acidente, referiu à CMTV que as imediações "pareciam um cenário de guerra".
O primeiro-ministro, António Costa, já manifestou as condolências, em nome do Governo, aos familiares das vítimas. Costa usou a rede social Twitter para manifestar "uma palavra de ânimo aos familiares das vítimas do incidente desta tarde em Lamego.
Fonte: CM
Foto: DR

Agresssões Árbitros vetam jogos do Canelas 2010

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, confirmou que os "árbitros estão indisponíveis para arbitrar os jogos do Canelas". Decisão já foi comunicada ao Conselho de Arbitragem e Direção da A. F. Porto.
Após a agressão de Marco Gonçalves ao árbitro José Rodrigues, domingo, em Rio Tinto, os juízes da A. F. Porto começaram a demonstrar ao Conselho de Arbitragem liderado por Carlos Carvalho a indisponibilidade para arbitrarem os jogos do Canelas 2010. Uma intenção que ficou claramente definida durante a reunião efetuada esta segunda-feira à noite, na sede da A. F. Porto.
A Direção da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), liderada por Luciano Gonçalves, ouviu o núcleo de árbitros da A. F. Porto e foi sensível às queixas apresentadas. Perante isso, comunicou ao Conselho de Arbitragem e Direção da A. F. Porto a indisponibilidade dos árbitros para entrarem em campo nos jogos do Canelas 2010, numa reunião que se prolongou até ao início da madrugada.
"A APAF esteve reunida com o núcleo de árbitros do Porto e, depois de ter ouvido as suas preocupações e salvaguardar o interesse dos nossos árbitros, viemos transmitir ao Conselho de Arbitragem e ao presidente da A. F. Porto a indisponibilidade dos árbitros para arbitrarem os jogos da equipa sénior do Canelas 2010.
A decisão mantém-se até que a A. F. Porto e os seus organismos tenham as condições indicadas ou sejam tomadas algumas medidas para que essa dispensa seja revogada", explicou Luciano Gonçalves, reiterando que os "árbitros estão indisponíveis para arbitrar os jogos do Canelas".
Fonte: JN

Função Pública anuncia greve de 24 horas para maio

Resultado de imagem para Função Pública anuncia greve de 24 horas para maio

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou hoje uma greve nacional de 24 horas para o dia 26 de maio para reivindicar aumentos salariais e 35 horas de trabalho semanais.

Em conferência de imprensa, a dirigente da FNTSFPS, Ana Avoila, explicou que a ação de protesto pretende reivindicar aumento de salários e do pagamento de horas extraordinárias e a aplicação para todos os trabalhadores das 35 horas.
A sindicalista notou que as maiores participações nas greves costumam ser dos setores da saúde e educação, "mas o sentimento que existe é comum a todos" os 350 mil funcionários da administração central.
Fonte: Lusa
Foto: © DR

RECICLAGEM Quem recicla é "triplamente penalizado"

Associação ambientalista garante que é impossível Portugal cumprir as metas da reciclagem que assinou com a União Europeia e pede prémios e penalizações (em dinheiro) para quem recicla e não recicla.
A associação ambientalista Zero pede ao governo que avance rapidamente com um sistema que já existe em vários países: a recolha seletiva porta a porta de lixo para medir quem recicla mais e menos, refletindo esses resultados, depois, no valor da Tarifa de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos pago por cada família.
A Zero divulgou esta quarta-feira um estudo em que revela que é quase impossível a Portugal cumprir as metas de reciclagem para 2020, assinadas com a União Europeia, o que segundo Rui Berkemeier mostra o falhanço total das políticas públicas nesta área.
Portugal reciclou, em 2015, 28% do lixo, mas a meta para 2016 (que ainda não tem dados oficiais) é de 36% e em 2020 sobe para 50%.
No barómetro da reciclagem, os ambientalistas mostram ainda que as zonas do Interior têm taxas de reciclagem muito mais elevadas que as grandes cidades como Lisboa e Porto, algo que segundo a Zero não faz qualquer sentido. Há zonas do país onde a taxa de reciclagem é inferior a 20%.
Perante estes números, Rui Berkemeier da Zero, diz que é preciso mudanças urgentes, entre elas colocar as pessoas a pagarem apenas o lixo que não reciclam, o que obriga a uma recolha porta a porta, dando prémios e penalizações (em dinheiro, no imposto) para quem recicla e não recicla.
Um sistema que já existe em vários países europeus e duplicou as taxas de reciclagem, segundo o ambientalista, para quem este "incentivo financeiro faz toda a diferença". Hoje, a taxa do lixo em Portugal é a Tarifa de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, que não depende da reciclagem mas sim da fatura da água.
Fonte: TSF

Zero duvida de cumprimento de metas de reciclagem sem alteração de medidas

Se a tendência se mantiver o objectivo de 2020 está em risco.Resultado de imagem para Zero duvida de cumprimento de metas de reciclagem sem alteração de medidas
A associação ambientalista Zero considera "altamente questionável" o cumprimento das metas de reciclagem se o Governo não seguir uma "alteração radical" de políticas e medidas, apostando na recolha porta-a-porta e numa taxa que desincentive incineração e aterro.
"Ainda há muito caminho a fazer para atingirmos a meta de 50% de reciclagem, em 2020, e, à partida, o cenário [de cumprimento] é altamente questionável", disse esta quarta-feira à agência Lusa Rui Berkemeier, da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.
A actual reciclagem, com base em dados de 2015, "não permite indicar que se vá cumprir a meta, só se houver uma alteração radical de políticas e de medidas", defendeu o ambientalista.
A Zero analisou informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apontando que os materiais reciclados, no lixo urbano, correspondem a cerca de 74%, abrangendo orgânicos e materiais como vidro, papel e cartão, metais e plásticos. E concluiu que "são inequívocas as evidências de que a meta de 36% prevista para 2016 e de 50% para 2020 já estão praticamente fora do alcance", com a taxa de preparação para a reciclagem em 2015 a não ultrapassar 28%.
Rui Berkemeier listou os factores que tornam complicado atingir as metas de reciclagem, como a opção pela recolha selectiva pois "está evidenciado" que, através de ecopontos, "não se resolve o problema".
"Estagnamos na recolha selectiva e já devíamos ter mudado há muito tempo para a recolha selectiva porta-a-porta, claramente [a opção] que apresenta resultados melhores", especificou o ambientalista. Portugal, defendeu, já devia ter avançado com a recolha selectiva de resíduos orgânicos, além de ter um sistema de tarifa de resíduos que não incentiva a separação.
"Como não temos um sistema porta-a-porta, não podemos ter o sistema pay-as-you-throw [pagar conforme a quantidade de lixo gerada], sem o qual os cidadãos que separam são penalizados face a quem não separa", explicou Rui Berkemeier.
Quanto à Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), "tal como existe hoje, não é um incentivo para a separação dos resíduos e para a reciclagem, não tem a ver com os cidadãos, tem a ver com os sistemas de tratamento de resíduos que, se apostarem na reciclagem pouco ganham", defendeu.

Um sistema que aposte em queimar resíduos, exemplificou, como a Lipor e a Valorsul, "não é penalizado por não reciclar através da TGR" porque a taxa para quem incinera "é muito baixa".
"Como enviar para aterro é muito barato, compensa", disse ainda o especialista da Zero, realçando que "há que revolucionar as tarifas da TGR para premiar quem recicla e penalizar quem não recicla" e lembrando que "Portugal tem metas para cumprir na reciclagem e não na incineração".
 O ambientalista apontou que o Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU) prevê que "as grandes metrópoles, nomeadamente Lisboa e Porto, onde existe incineração de resíduos, tenham metas de reciclagem mais baixas, o que é um absurdo", pois ali "é mais fácil fazer recolha selectiva".
"Não se justifica que tenham de ser zonas como Alentejo, Beira Interior ou Trás-os-Montes a contribuir para as percentagens maiores de reciclagem", concluiu.
A Zero elaborou um barómetro da reciclagem e entre os sistemas de gestão de resíduos urbanos com mau desempenho aponta os exemplos da Ambisousa (apenas 8% de encaminhamento para reciclagem), Valorminho (11%), refere a surpresa dos valores encontrados para a Valorsul (19%), Amarsul (20%) ou Resinorte (23%) e destaca pela positiva a Valnor (78% de encaminhamento para reciclagem) ou a Resíduos do Nordeste (68%).

Fonte: Lusa
Foto: NELSON GARRIDO/ARQUIVO

Petição para acabar com IVA nas medicinas naturais debatida hoje no Parlamento

Resultado de imagem para Petição para acabar com IVA nas medicinas naturais debatida hoje no Parlamento
Uma petição dos profissionais das diversas medicinas alternativas a exigir o fim da cobrança do IVA a 23% nas terapêuticas não convencionais vai ser hoje debatida em plenário na Assembleia da República.
Com o lema "Por uma saúde sem IVA", a petição com 120 mil assinaturas e que teve origem na Associação Portuguesa de Profissionais de Acupunctura (APPA) visa a consagração legal expressa da isenção de IVA nas Terapêuticas Não Convencionais.
O debate em plenário da petição que deu entrada em junho surge já depois da publicação de uma lei relativa ao exercício profissional das atividades de aplicação de terapêuticas não convencionais, estabelecendo o regime de imposto sobre o valor acrescentado aplicável a estas atividades.
Na Lei n.º 1/2017 publicada em Diário da República a 16 de janeiro é referido no artigo 8.º que aos profissionais que se dediquem ao exercício das terapêuticas não convencionais referidas não é aplicável o mesmo regime de imposto sobre o valor acrescentado das profissões paramédicas.
Na petição, que tem como principal subscritor o médico de medicina chinesa Pedro Choi, é explicado que a Autoridade Tributária está a aniquilar financeiramente a atividade dos prestadores de saúde das terapêuticas não convencionais fazendo uma interpretação livre e criativa para cobrar retroativamente IVA de quatro anos a 23 por cento.
Em causa estão profissionais de Acupunctura mas também de Osteopatia, Naturopatia, Homeopatia, Quiropráxia, Fitoterapia e Medicina Tradicional Chinesa.
No plenário vai ainda ser debatido um projeto de resolução do PAN (Pessoas, Animais e Natureza) que recomenda ao Governo a criação de um Código CAE específico para Terapêuticas não Convencionais (TNC).
Segundo o PAN, a demora na regulamentação das várias profissões que compõem as TNC causou grande instabilidade, tanto para os utentes como para os profissionais, nomeadamente pela incerteza do regime de IVA aplicável às suas prestações de serviços.
"Apenas recentemente, com a aprovação da lei n.º 1/2017 de 16 de janeiro, foi possível conferir aos profissionais que se dediquem ao exercício das terapêuticas não convencionais o mesmo regime do imposto sobre o valor acrescentado das profissões paramédicas, ainda que já existissem recomendações no sentido de garantir a neutralidade fiscal, nomeadamente parecer da Autoridade da Concorrência", refere o PAN.
Todavia, acrescenta, existem ainda situações de desigualdade e injustiça fiscal motivadas pela inexistência de um código CAE específico para as Terapêuticas não convencionais.
Assim, acrescenta o PAN, ainda que se tenha atribuído a estes profissionais a isenção de IVA, a existência de códigos CAE diferenciados, marcado pela dualidade de critérios no momento do registo junto das finanças, continua a contribuir para um tratamento fiscal diferenciado.
GC//JMR
Fonte: Lusa