segunda-feira, 21 de junho de 2021

Estamos muito longe dos números do tempo do estado de emergência, diz Marcelo

O Presidente da República considerou hoje que a situação da covid-19 em Portugal está "muito longe" dos números do tempo do estado de emergência e recusou comentar um eventual recuo no desconfinamento na região de Lisboa.

À saída de uma exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, em Lisboa, questionado se, face à evolução da covid-19, sobretudo na região de Lisboa, equaciona um regresso ao estado de emergência, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "cabe ao Governo fazer a avaliação" da situação, mas defendeu que "não é essa a questão", relativizando os números dos últimos dias.

O chefe de Estado disse que se verifica "um número elevado de casos" de infeção, "mais elevado nuns dias, acima de mil, mais acima ou menos acima, noutros dias abaixo de mil", mas com "um número de mortes estável, baixo, sem comparação com o que se passava nem há meses nem há um ano".

"Estamos a ter um número de cuidados intensivos que neste momento está estabilizado: estava em 97, portanto, bastante aquém daquele limite de que se falou na altura, e que apontava para 200 ou 245. Estamos a ter um número de internados que está nos 400 e tal: o número que se chama linha vermelha estava entre 1250 e 1500", apontou.

Segundo o Presidente da República, "portanto, não é essa a questão - a questão é: o Governo em função dos critérios que são adotados virá dizer concelho a concelho aquilo que acontece".

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, "não se altera" e que os números que apontou como balizas quando esse quadro legal estava em vigor "são os que valem hoje".

Interrogado sobre o que fará se o Governo propuser que se recorra de novo ao estado de emergência, o chefe de Estado respondeu: "Eu tive ocasião de dizer que estamos quanto a estado de emergência muito longe dos números de que eu falava na altura em que renovei o estado de emergência".

O chefe de Estado argumentou que atualmente o número de novos casos de infeção com o novo coronavírus "não tem consequências na mortalidade, ao contrário do que se passava quando o número era não só mais elevado como tão elevado como agora" e também "não tem consequências no sentido de estrangulamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

O estado de emergência vigorou entre março e maio do ano passado, para permitir medidas de contenção da covid-19 restritivas de direitos e liberdades fundamentais, e após um intervalo de seis meses foi decretado novamente em novembro, até ao fim de abril deste ano.

Marcelo Rebelo de Sousa colocou-se de fora do debate sobre a legalidade das medidas restritivas aplicadas sem este quadro legal, com a justificação de que "a questão está em tribunal e, portanto, são os tribunais que decidem", e de que, por princípio, não se pronuncia sobre "processos pendentes em tribunais".

Quanto às medidas a adotar na Área Metropolitana de Lisboa, remeteu essa matéria para o Governo e declarou que "vai ser decidida dentro de dias" e que "o senhor primeiro-ministro, como tem feito sempre, informa o Presidente da República antes de ser tomada a decisão".

Questionado se não deviam já ter sido adotadas medidas adicionais nesta região, o chefe de Estado contrapôs que "o Governo tem acompanhado a situação e decidido em conformidade".

O Presidente da República recusou comentar um eventual recuo no processo de desconfinamento na região de Lisboa, alegando não querer "estar a cenarizar o que vai acontecer, em que termos vai acontecer".

"Os regimes são definidos caso a caso para circunstâncias concretas. Portanto, olhando para os regimes, temos de esperar pela avaliação que quem pode fazer é o Governo, e a solução que encontrará", acrescentou.

Lusa

Câmara Municipal apoia Clube de Ténis de Águeda

 O apoio visou a melhoria das condições de prática desportiva e a substituição da iluminação, promovendo a eficiência energética.

A Câmara Municipal de Águeda apoiou o Clube de Ténis de Águeda com 20.526,74 euros para a realização de obras de beneficiação das suas instalações. Tratou-se de uma intervenção que, na sua globalidade, se enquadra no âmbito da estratégia de eficiência energética que tem vindo a ser promovida pela Autarquia, bem como no apoio à regularização do licenciamento de instalações e das condições de prática desportiva das coletividades do concelho.

O investimento possibilitou substituir todo o sistema de iluminação dos campos de ténis e do pavilhão, permitindo implementar um sistema energético mais sustentável e uma economia futura nos custos da energia, bem como a instalação de portas corta-fogo para dar cumprimento às normas de segurança contra incêndios, e ainda a reparação, lavagem e pintura dos campos de ténis.

Temos implementado medidas e ações que evidenciam uma aposta estratégica na área do desporto concelhio e tudo o que isso envolve, desde os eventos que acolhemos às infraestruturas dos nossos clubes e associações”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que o Município “está sempre disponível para ouvir e apoiar os clubes naquilo que é a melhoria das condições que oferecem aos praticantes de desporto do nosso concelho”.

O apoio atribuído ao Clube de Ténis de Águeda, ao abrigo do Programa de Apoio às Associações Desportivas do Concelho, surge no âmbito da aposta sustentada que tem vindo a ser efetuada pelo Município de Águeda em termos desportivos no concelho, tanto na vertente competitiva como no âmbito da saúde e bem-estar da população em geral, proporcionando as melhores condições para aumentar o número de praticantes de desporto de todas as idades e, simultaneamente, fomentando o gosto pelo bem-estar físico e pela convivência.

Maiores de 37 anos já podem fazer o autoagendamento da vacina

Saiba como agendar a sua vacina contra a Covid-19 através do portal da DGS.


As pessoas com idade igual ou superior a 37 anos já podem fazer o autoagendamento da vacina contra a Covid-19. O link disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde já está ativo e basta escolher o local e o dia da vacinação.

O autoagendamento é realizado no portal da DGS. Aceda aqui

Segundo o último relatório da DGS, mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina, o equivalente a 42% da população, e quase 2,6 milhões (25%) têm a vacinação completa.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, já morreram em Portugal 17.061 pessoas dos 862.926 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

TSF

“Está clinicamente bem.” Noah teve alta esta segunda-feira

Médica Eugénia André disse que o pequeno Noah "está clinicamente bem para ter alta" e que no domingo e sábado "brincou e nunca esteve deitado".

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve alta esta segunda-feira do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de Castelo Branco.

Numa declaração aos jornalistas, depois das 14h30, a médica Eugénia André disse que o pequeno Noah "está clinicamente bem para ter alta" e que no domingo e sábado "brincou e nunca esteve deitado".

"Uma equipa multidisciplinar, com pediatra, assistente social e psicólogas reuniram hoje com os pais e o planeamento da alta foi feito", disse.

Segundo a diretora clínica, "nos períodos em que não esteve a fazer soro e a dormitar, a criança andou pela enfermaria, efetuou jogos, brincou e comportou-se de forma muito normal e muito feliz".

Eugénia André disse que criança "já leva todas as suas consultas para o acompanhamento futuro" e destacou ainda o ótimo relacionamento do pequeno Noah com os pais e a irmã.

A criança deu entrada no Hospital Amato Lusitano na quinta-feira à noite "consciente, lúcida e bem-disposta", apresentando um quadro de desidratação, devido ao longo período em que esteve sozinha.

Terá desaparecido na quarta-feira da casa dos pais, situada a cerca de 1,5 quilómetros do núcleo central da localidade de Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, e esteve desaparecido durante mais de 30 horas.

Depois de uma operação de busca em larga escala, o menino foi encontrado na quinta-feira, pouco antes das 20h00, num "setor de busca que foi alargado", a quatro quilómetros de casa (em linha reta), ainda na zona de Proença-a-Velha, mas muito próximo da povoação de Medelim.

"Existe a possibilidade de ter percorrido uma distância de 10 quilómetros", disse o responsável das operações de busca, numa declaração aos jornalistas.


As buscas foram iniciadas ainda na manhã de quarta-feira e os meios foram sendo reforçados, sendo que, durante a tarde de quinta-feira, chegaram a envolver centena e meia de elementos.

Nas operações participaram militares da GNR, bombeiros, proteção civil municipal, sapadores florestais e voluntários, com apoio de equipas cinotécnicas, drones e mergulhadores, que estiveram a vistoriar poços e linhas de água.

Dezenas de voluntários, muitos deles estrangeiros, também participaram nas buscas. A PJ da Guarda também teve equipas no local.

Em declarações à Lusa, ao início da noite de quinta-feira, o coordenador daquela unidade policial, José Monteiro, explicou que o desaparecimento do menino "deverá ser considerado espontâneo".

Lusa / TSF

Casal encontrado morto em garagem de Aveiro

Homem estava enforcado e a mulher apresentava sinais de estrangulamento.
Foram encontrados esta segunda-feira os cadáveres de um casal, um homem e uma mulher, numa garagem no bairro de Santiago, em Aveiro.
Ao que o CM apurou, o homem estava enforcado e a mulher apresentava sinais de estrangulamento.

O alerta foi dado por um popular cerca das 17h36. A Polícia Judiciária foi chamada para assumir a investigação.

Fonte: Correio da Manhã

O Social Abraça Anadia

 

O Município de Anadia vai inaugurar, no próximo dia 25 de junho, pelas 14h30, a 2ª edição de “O Social Abraça Anadia”. Uma exposição ao ar livre subordinada ao tema “Anadia vive afetos com esperança”, envolvendo todas as instituições sociais do concelho. A atividade é parte integrante do plano de ação de 2021 da Rede Social de Anadia.

À semelhança do que aconteceu, em 2019, pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer o trabalho das Instituições de Solidariedade Social à comunidade e proporcionar uma atividade lúdica com visibilidade aos seus clientes, designadamente crianças, idosos e pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental.

Uma das novidades deste ano foi o alargamento à comunidade, contando com a participação do Agrupamento de Escolas de Anadia; Colégio Salesiano São João Bosco de Mogofores; Projeto “Anadia Maior” – Espaço Sénior; Projeto “Ser+ em Anadia!”; e UMAA – Unidade Móvel de Atendimento de Anadia.

Se há dois anos, apenas a principal avenida de Anadia (José Luciano de Castro e 25 de Abril) foi alvo de decoração, este ano, as decorações vão estender-se às várias rotundas existentes nas principais artérias da cidade. Ao todo serão embelezadas 11 rotundas: Pastelaria Doce Flor, Cemitério de Anadia, Centro de Saúde de Anadia, em frente ao Agrupamento de Escolas de Anadia, Pinheiro, Avenida das Laranjeiras (4), Bombeiros Voluntários de Anadia/Rodoviária de Anadia e EN 235 na Moita. A fachada dos Paços do Município e as Praças Visconde Seabra e do Município também serão alvo de decoração.

Nesta iniciativa tomam parte as seguintes Instituições de Solidariedade Social: APPACDM de Anadia; Associação Social de Avelãs de Caminho; Bem-Me-Quer, Lda; Casa do Povo de Amoreira da Gândara; Centro Social de Anadia; Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros; Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena; Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores; Centro Social e Cultural Nossa Sra. do Ó de Aguim; Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima; Centro Social Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro; Centro Social e Paroquial da Moita; Centro Social Recreativo e Cultural da Pedralva; Centro Social São José de Cluny; Clinica Ibervita; Club de Ancas; Misericórdia da Freguesia de Sangalhos; Obra de Promoção Social da Sagrada Família (Casa Imaculada Conceição); e Santa Casa da Misericórdia de Anadia.


Protesto de polícias desloca-se para o MAI e PSP faz queixa ao Ministério Público

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero deslocou-se hoje á tarde do parlamento, em Lisboa, para o Ministério da Administração Interna, onde se encontrava um forte dispositivo policial e proteções com grades.

O protesto saiu do parlamento cerca das 16:30, passando pela avenida 24 de julho, onde a polícia cortou o trânsito, e chegou ao Ministério da Administração Interna, na praça do Comércio, 45 minutos mais tarde.

Fonte da PSP disse à Lusa que o Comando Metropolitano de Lisboa vai apresentar uma queixa ao Ministério Público, uma vez que a manifestação estava apenas autorizada para ser realizada junto do parlamento.

Ao longo do percurso, gritaram palavras de ordem como "Zero", "Cabrita rua", referindo-se ao ministro da Administração Interna, a quem também foram dirigidos vários insultos.

A manifestação já tinha abandonado uma primeira vez a concentração junto do parlamento, ao início da tarde, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para trás.

No regresso ao parlamento, o protesto ainda tentou subir a calçada da Estrela, mas foi barrado por elementos do Corpo de Intervenção pelas equipas de intervenção permanente.

Os manifestantes que tinham vestido polos de serviço já os retiraram, voltando a usar as camisolas pretas ou brancas do Movimento Zero.

A escadaria do parlamento e zonas laterais da Assembleia da República foram protegidas com gradeamentos de metal e blocos.

Centenas de polícias pertencentes ao Movimento Zero concentraram-se hoje em frente à Assembleia da República para exigir a atribuição do subsídio de risco e a atualização salarial.

Com o lema "hora de agir - unidos somos a tempestade que os atormenta!" a concentração é organizada pelo movimento inorgânico Zero, que surgiu nas redes sociais, e que congrega elementos da PSP e da GNR.

Entre os principais problemas que os elementos das forças de segurança está a atribuição do subsídio de risco que o Governo prometeu até ao final do mês de junho e a atualização dos índices remuneratórios das tabelas salariais.

Nesta concentração estão ainda presentes alguns dirigentes dos sindicatos menos representativos da PSP.

Fonte e Imagem: Lusa

Castelo de Paiva | Em homenagem ao ex. director João Moreira ( Carreiros )

 Centro Cultural e Desportivo de Bairros promoveu convívio de pesca na Barragem do Seixo

O Centro Cultural e Desportivo de Bairros realizou na tarde do passado Sábado, na Barragem do Seixo, na freguesia de Real, um Convívio de Pesca, uma iniciativa gizada em jeito de homenagem a João Moreira, que foi um dedicado director desta popular colectividade, entretanto já falecido.

 A jornada começou com uma concentração ao inicio da tarde, nesta emblemática zona do Rio Sardoura, e depois de realizado o concurso de pesca, terminou com uma cerimónia de entrega de prémios e de homenagem a João Moreira, onde marcaram presença diversos familiares, tendo usado da palavra o Vereador do Pelouro do Desporto da edilidade paivense, José Manuel Carvalho, assim como Alcino Dias, em representação do Centro Cultural e Desportivo de Bairros, ambos enaltecendo as qualidades do homenageado, enquanto praticante da modalidade e distinto director que foi desta associação de Bairros, onde sempre pugnou para que esta fosse uma colectividade prestigiada e com representatividade neste domínio.

No final da jornada, os participantes e directores realizaram um momento de convívio e de boa confraternização, com a realização de um lanche partilhado…

 

 

Carlos Oliveira

Aveiro | Aberto novo concurso público para 2.ª fase de qualificação dos Montes de Azurva


Está aberto um novo concurso público para a 2.ª fase de requalificação de vários arruamentos e bolsas de estacionamento na urbanização dos Montes de Azurva, pelo valor base de 322.221,05€.

A empreitada visa a realização de arranjos urbanísticos na Rua Eng. Robert Erick Zipprich, com a reabilitação da faixa de circulação, o acesso às habitações e o reforço da sinalização existente. Por sua vez, nas ruas David Mourão Ferreira, Vieira da Silva, Alexandre O’Neil e Ferreira de Castro serão cuidadas as zonas de passeios e estacionamento, e ainda corrigida, nos locais que se verifique necessário, a pavimentação das vias.

Serão também reabilitadas duas zonas de estacionamento automóvel já utilizadas pelos moradores, a Norte, a qualificação de um parque nas traseiras do prédio que tem frente para a Rua Vitorino Nemésio com capacidade para 50 lugares e a construção de uma segunda bolsa de estacionamento, a Sul, junto à rua Virgílio Ferreira, com capacidade para 35 lugares. Ambos os estacionamentos serão arborizados.

Nas suas duas fases, a qualificação da urbanização dos Montes de Azurva representa um investimento total da Câmara Municipal de Aveiro no atual mandato (2017/2021) de cerca de 750.000€, a que acresce a reabilitação e ampliação em curso da EB de Azurva, no valor de 1.531.403,79€ e a futura obra na antiga EN 230 no troço de ligação de Azurva a Esgueira (em fase final de projeto).

Carruagem em manutenção pela Infraestruturas de Portugal

Um dos elementos icónicos desta urbanização é uma carruagem antiga da CP que se encontrava localizada no jardim junto à Escola Básica de Azurva.

A CMA sensibilizada pelos vários pedidos de moradores para que se pudesse recuperar este elemento que conta um pouco da história dos Caminhos-de-Ferro e das Carruagens, decidiu avançar com a sua recuperação, pelo valor de 21.579,73€, entregando-a à Infraestruturas de Portugal, a empresa que gere as composições de Caminhos-de-Ferro em Portugal e quem tem instalada a capacidade técnica e conhecimento para realizar este tipo de restauros. 


Coimbra | ESAC integra projeto selecionado pela UNESCO para ser apresentado nas celebrações do 10º Aniversário da Recomendação sobre a Paisagem Urbana Histórica


O Projeto “Lettered: Literature, Territory, Tourism and Education – University of Coimbra, Alta and Sofia, Portugal”, que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) integra, foi selecionado pela UNESCO para ser apresentado no arranque das celebrações do 10º Aniversário da Recomendação sobre a Paisagem Urbana Histórica | Recommendation on the Historic Urban Landscape (HUL). O projeto foi apresentado como caso de estudo, na sessão técnica 6, que teve lugar hoje, dia 21 de junho, das 14h30 às 16h00, via plataforma Zoom, pela docente da ESAC, Vivina Carreira, em representação da equipa e dos vários parceiros.
Além de Vivina Carreira, o projeto foi iniciado por Sílvia Quinteiro e Alexandra Rodrigues, investigadoras da Universidade do Algarve e tem como parceiros, atualmente, a Universidade do Algarve, o Politécnico de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação RUAS.
Este projeto consiste na recolha de dados sobre os autores e textos portugueses (do Séc. XV a meados do Séc. XX) associados a Coimbra, que permitirá gerar um mapa literário digital, identificando os locais literários da cidade.

Motivado precisamente pela falta de uma base de dados organizada sobre os locais literários de Coimbra, o projeto visa: demonstrar o potencial de desenvolvimento sustentável do turismo cultural de base literária; aumentar a qualidade e diversificar a oferta no âmbito do turismo cultural literário; promover o turismo literário nas várias zonas da cidade, aliviando a pressão na zona classificada pela UNESCO; contribuir para a resiliência, meios de subsistência e coesão social por meio da valorização dos recursos culturais locais, da promoção da educação ao longo da vida; da melhoria da distribuição dos fluxos turísticos no território, do fortalecimento das identidades locais e do fomento da economia / turismo de base comunitária.

 

Cantanhede | Bancada e balneários do Parque Desportivo de Febres vão ter obras de beneficiação

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acaba de assinar o auto de consignação da empreitada do “Parque Desportivo de Febres: Obras de Reabilitação dos Balneários e Bancada”, documento que assinala a contagem do prazo de execução da obra adjudicada pela autarquia pelo valor de 62.695 euros.

De acordo com o que estabelece o caderno de encargos, o objetivo é resolver as situações que estão a afetar alguns elementos da construção, nomeadamente a elevada concentração de teores de humidade no interior dos balneários e algumas fissuras existentes nos planos de alvenaria. A intervenção incidirá também na reabilitação da caixilharia, na substituição do sistema de drenagem de águas pluviais, e na correção dos problemas que concorrem para haja condensações na cobertura da bancada, entre outros aspetos.

Esta empreitada surge na sequência de uma outra, no valor de 61 mil euros, no âmbito da qual foi construído no piso superior da bancada um bar e instalações sanitárias para a assistência.

Construído no âmbito de uma empreitada promovida pelo Município de Cantanhede, o Parque Desportivo de Febres possui um campo em relva natural com as dimensões de 68mx105 m e uma pista que constitui uma valência muito importante para a promoção e desenvolvimento do atletismo no concelho e na qual vêm treinar com alguma regularidade alguns dos maiores atletas nacionais para a sua preparação antes de importantes competições.

A infraestrutura desportiva foi projetada para dispor de condições técnicas adequadas para grandes competições desportivas em atletismo, futebol e outras, assumindo particular relevância a nível regional no domínio dos equipamentos desportivos vocacionados para provas oficiais nesses desportos ou para a realização de estágios.

Entretanto, o Município de Cantanhede pretende avançar com a construção de um campo com relva sintética, “até porque se trata de uma necessidade para a prática desportiva que se desenvolve no relvado natural, exatamente para lhe dar um maior descanso e assegurar melhor manutenção”, refere a presidente da Câmara Municipal.

De resto, já foi executada uma vedação esse recinto, no sentido de promover a integração do recinto em toda a infraestrutura desportiva e criar condições que permitam condicionar o acesso e acautelar a segurança em todas as suas valências.

Recorde-se ainda que, em 2017, a Câmara Municipal promoveu a execução do acesso ao Pavilhão Multiusos de Febres, empreitada adjudicada por 130.880 euros e que reverteu na existência de uma rede de arruamentos em torno do Parque Desportivo.

Deslizamento de carga de navio encerrou a barra da Figueira da Foz

Um navio mercante de bandeira cipriota sofreu um deslizamento de carga (troncos de madeira) e levou ao encerramento à navegação da barra da Figueira da Foz durante toda a manhã, anunciou hoje a Autoridade Marítima.

O incidente, que levou à queda de vários troncos na água, ocorreu por volta das 08:00, quando o navio estava a entrar na barra da Figueira da Foz, afirmou a Autoridade Marítima Nacional, no seu ‘site’.

O encerramento da barra, feito por questões de segurança, prolongou-se até por volta das 12:30, estando a situação já praticamente resolvida, faltando “remover os troncos que estão a dar à costa”, disse à agência Lusa o comandante da Polícia Marítima da Figueira da Foz, João Lourenço, salientando que não há qualquer registo de feridos provocados pelo incidente.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, o armador do navio contactou uma equipa de rebocadores, que procedeu ao reboque do navio até ao porto comercial da Figueira da Foz.

Posteriormente, a Polícia Marítima coordenou uma ação de vigilância marítima para verificar as condições de navegabilidade, numa ação que envolveu também a Administração do Porto da Figueira da Foz, a Estação Salva-Vidas e uma aeronave da Força Aérea.

“Após esta ação, e tendo-se verificado que estavam reunidas as condições de segurança no local, foi reaberta a barra da Figueira da Foz, mantendo-se uma monitorização da situação no local”, acrescentou, referindo que serão averiguadas as causas que levaram ao deslizamento da carga.

Lusa

Imagem: CM

Município de Silves aposta na disponibilização de sistema de coletores inteligentes para deposição de óleo alimentar usado

 Numa iniciativa integrada na campanha Lixo Zéro, Ambiente 100, o Município de Silves promoveu recentemente a instalação de três dezenas de oleões para recolha de óleo alimentar usado (OAU) em todas as freguesias do concelho. Os oleões estão equipados com o Sistema de Sensorização Simples Smart (S+), ligada em rede móvel, que permite a monitorização em tempo real do seu estado de enchimento e a contabilização do número de deposições inseridas, facilitando, desta forma, a gestão de rotas e a recolha deste tipo de resíduos. 

O Sistema Simples Smart (S+) apresenta-se, por outro lado, com um sistema de última geração bastante versátil que permite, também, a interação com os utilizadores/munícipes através do recurso à aplicação móvel RENO app (acessível através do QR code existente no oleão ou em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.reno.twa). Com a utilização desta aplicação móvel os munícipes, para além de terem acesso à partilha de informação da quantidade de OAU corretamente encaminhada pelo utilizador, poderão, ainda, consultar a localização dos oleões mais próximos, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem, entre outras funcionalidades. 

Para utilização destes oleões e correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo para dentro de uma garrafa de plástico limpa. Quando cheia, a garrafa deverá ser devidamente fechada (por forma a não verter) e depositada no oleão. O cumprimento deste procedimento é bastante importante atendendo a que não deverão ser vertidos residuos diretamente para o coletor, nem depositados quaisquer outros tipos de residuos como margarida, manteiga, óleo de motor e óleo lubrificante. 

Após recolha do óleo doméstico usado depositado nos oleões, o mesmo será transformado em biodiesel, sabão e outros produtos. Todo este processo permite contribuir para a promoção da separação de residuos domésticos e, consequente, recolha seletiva, assim como para a redução de CO2 e melhoria da sustentabilidade ambiental. 

“Trata-se de mais uma aposta do Município de Silves, integrada na campanha Lixo Zéro Ambiente 100, desta feita com recurso a tecnologia de última geração, em que a interação do cidadão contribui para a evolução do conceito Smart Cities ou cidades inteligentes, e que permitirá a monitorização e a recolha em tempo real deste tipo de resíduos. Esta ação vem juntar-se a muitas outras medidas levadas a efeito pela autarquia – como a implementação de soluções com vista à redução de consumos de água e melhoria da eficiência energética; campanhas de sensibilização ambiental, consumo sustentável, separação de resíduos, reutilização de produtos e compostagem doméstica e comunitária, entre outras”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, acrescentando que “estas medidas pretendem ser um forte contributo para o cumprimento das metas traçadas internacionalmente ao nível de aplicação de políticas ativas no que toca à defesa dos valores ambientais; promoção da sustentabilidade e redução da pegada ecológica e que permitirão colocar o concelho de Silves no pelotão da frente das boas práticas“.

LOCALIZAÇÃO

 » SB MESSINES

Rua António Aleixo (junto ao terminal rodoviário)

Rua Tenente Coronel Jorge Vargas Mogo

Largo António Vaz Mascarenhas

Rua do Furadouro (junto ao Intermarché)

Rua Dr. Maurício Monteiro

Rua Maria Eugénia Mascarenhas Newtel Dias (junto à EB1)

» S. MARCOS DA SERRA

Rua do Comércio

ER267 (Cruzamento para S. Marcos)

» SILVES

Rua Dr. José Martins (Enxerim)

Rua do Castelo (junto ao Minipreço)

Rua Cruz de Portugal

Rua Cruz da Palmeira

Rua Moinho da Porta

Rua da Pedra (estação de Silves)

» ARMAÇÃO DE PÊRA

Praceta D. Elisa Dos Santos Gomes

Rua Álvaro Gomes

Rua D. João II

Rua Dr. Manuel de Arriaga

Avenida Dorsal

Rua Eurico dos Santos Patrício

» UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA

Rua das Amendoeiras - Alcantarilha

Rua 25 de Abril- Alcantarilha

Rua Nossa Senhora do Carmo- Alcantarilha

Rua João de Deus - Pêra

Rua das Acácias- Pêra

 Rua do Levante- Pêra

» UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES

Rua 25 de Abril - Tunes

Rua 1º de Maio- Tunes

Largo Dr. Casimiro Neto - Algoz

Rua do Palmeiral- Algoz

Rua do Alto do Palmeiral- Algoz

Rua Teófilo Carvalho dos Santos - Tunes

 

Campanha “O mar começa aqui…” sensibiliza sobre a poluição marinha


O Município de Leiria aderiu à campanha nacional “O mar começa aqui…” e, em parceria com estabelecimentos de ensino e Institutos Particulares de Solidariedade Social (IPSS), foram pintadas diversas sarjetas, como forma de sensibilização para a poluição do mar.

Os desenhos ilustrativos tiveram como objetivo chamar a atenção para a deposição de lixo nas sarjetas, nomeadamente beatas de cigarros e outros resíduos, que acabam por ter o mar como destino, poluindo praias e oceanos e perturbando os ecossistemas marinhos.

Para a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, Ana Esperança, “este é um trabalho que alia a sensibilização ambiental à arte urbana, dando visibilidade a temáticas tão importantes como a proteção das nossas massas de águas”.

“É um enorme orgulho ver tantas escolas a aceitar o desafio e estou certa de que será contagiante a outros estabelecimentos”, acrescentou a responsável, referindo-se à importância da participação das crianças do concelho.

O evento contou com a colaboração do Centro Escolar da Barreira, Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Colégio Nossa Senhora de Fátima, as escolas básicas 2/3 Dr. Correia Alexandre, de Barreiros, Coucinheira, Regueira de Pontes, Santa Catarina da Serra, a Escola Básica n.º 1 de Marrazes e o Jardim Escola João de Deus, para além da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes e de Os Malmequeres.

A disponibilização de todos os materiais e meios foi da responsabilidade do Município, através do Centro de Interpretação Ambiental (CIA), tendo ainda convidado o artista plástico Tenório a dinamizar sessões formativas, onde o tema foi trabalhado também pela perspetiva da expressão artística como instrumento impulsionador de mensagens e causas ambientais.

A campanha no concelho terminará com uma pintura de Tenório, na Praia do Pedrógão, em alusão ao culminar da própria viagem que os resíduos percorrem até ao mar.

Câmara de Águeda convida jovens a vigiar a floresta

 Estão abertas as inscrições para um programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual cinco jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), candidatou-se uma vez mais ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas - 2021”. A ação vai decorrer de 2 a 20 de agosto e envolverá cinco jovens entre os 18 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

As inscrições estão abertas, podendo ser feitas através do registo na plataforma do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail gtf@cm-agueda.pt ou do número 961 708 291.

Empenhada em promover práticas de cidadania e voluntariado juvenil no âmbito da preservação da Natureza, das florestas e respetivos ecossistemas, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, a Câmara de Águeda quer motivar os jovens a fazerem voluntariado nas várias zonas florestais do concelho.

O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo sensibilizar para uma tomada de consciência do valor da floresta, do ponto de vista não só económico mas também ambiental e social, alertando igualmente para os riscos associados ao abandono e incêndios florestais.

Deste modo, no sentido da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.

A Câmara de Águeda pretende ainda promover junto da opinião pública que é importante aprender amar, cuidar e valorizar a floresta. Neste sentido, serão feitas pelos jovens ações de sensibilização junto das populações, alertando para a problemática dos incêndios florestais e demonstrando boas práticas de cidadania e civismo.

 

Foto: Jovens voluntários durante a ação do ano passado

Campanha anual de vacinação antirrábica arranca amanhã

 Ação, que possibilita ainda a colocação de identificação eletrónica, decorre até 13 de julho em todo o Concelho de Águeda.

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), está a promover a campanha anual de vacinação antirrábica, que decorre a partir de amanhã e até dia 13 de julho, em todo o Concelho de Águeda. Para além da vacinação, realiza ainda a colocação de identificação eletrónica (obrigatória para canídeos com mais de três meses).

A campanha, que visa a prevenção da raiva e outras zoonoses, arranca no dia 22 de junho, em Agadão, seguindo, depois, para Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Aguada de Cima. Os restantes locais, dias e horários de atendimento podem ser consultados na página na Internet da Câmara Municipal de Águeda (www.cm-agueda.pt).

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. Este procedimento está sujeito ao pagamento da taxa de vacinação anualmente determinada pela DGAV e conforme o período em que é feita a sua aplicação.

Quanto à identificação eletrónica, consiste na colocação de um microchip eletrónico debaixo da pele do animal (lado esquerdo do pescoço) que corresponde a um código numérico único precedido pelas letras PRT, sendo posteriormente registado na base de dados SICAFE (Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos, gerido pela DGAV.

Os valores são os seguintes: dez euros para a vacina da raiva (válida por três anos), 2,5 euros para a colocação do microchip e um euro para o Boletim de vacinas.

Para mais informações, os interessados usar os seguintes contactos: 800 203 197 (Linha Verde), dv-peh@cm-agueda.pt ou o 234 644 264 (atendimento no Canil Municipal com marcação prévia).

Quinta pedagógica está encerrada dia 29 de junho para procedimento de preservação e valorização do bovino de raça algarvia


A Câmara Municipal de Silves informa que a Quinta Pedagógica estará encerrada no próximo dia 29 de junho. O encerramento resulta da necessidade de desenvolvimento de procedimento de preservação e valorização de raças autóctones, nomeadamente a recolha, transferência e congelação de embriões destinados à reprodução do bovino de raça algarvia.

Relembramos que a vaca algarvia chegou a ser dada como extinta, estando neste momento em desenvolvimento um projeto de recuperação que envolve diversas entidades, entre as quais o Município de Silves, através da sua Quinta Pedagógica.

Esta raça, com origem no mesmo tronco da vaca alentejana, mertolenga e garvoneza tem como traços distintivos a cabeça piramidal, a barbela (que é mais pequena do que a alentejana), os membros e pelagem mais curtos, entre outros.

Sessão da Assembleia Municipal de Anadia acontece a 23 de Junho


A Assembleia Municipal de Anadia vai reunir em sessão ordinária, esta quarta-feira, 23 de junho, a partir das 14h30, no salão nobre do Paços do Município.

De entre os vários assuntos da Ordem de Trabalhos, o plenário irá apreciar e votar os documentos de Prestação de Contas, referentes ao Exercício de 2020, bem como a Certificação Legal das Contas de 2020 e do Património do Município de Anadia.

Destaque ainda para a discussão e votação da proposta da Câmara Municipal do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e do projeto final do Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas do Município de Anadia.

No final da Ordem de Trabalhos está previsto um período para intervenção do público.

Asteroide recebe nome de astrofísico português


Nuno Peixinho, astrofísico da Universidade de Coimbra e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, tem agora um asteroide com o seu nome. A homenagem partiu do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos (WGSBN) da União Astronómica Internacional (IAU). O asteroide, que era designado por (40210) 1998 SL56, passou a designar-se (40210) Peixinho.

Descoberto a 16 de setembro de 1998, este asteroide de pouco mais de 10 km de diâmetro, pertence à cintura de asteroides e orbita o Sol a uma distância média 3 vezes superior à distância da Terra ao Sol, completando uma órbita em cerca de 5,3 anos.

Para Nuno Peixinho, que trabalha na caracterização física e química de pequenos corpos do Sistema Solar, ter um asteroide com o seu nome «é uma sensação difícil de descrever. Evidentemente que me sinto infinitamente honrado por este reconhecimento do meu trabalho como astrofísico. Trabalho que nunca foi realizado sozinho, mas sempre integrado em equipas, e por isso a todos agradeço». O investigador faz questão de agradecer a distinção não só à Universidade de Coimbra, que hoje o acolhe, como às universidades do Porto, Lisboa, Granada, Hawaii e Antofagasta, assim como ao Observatório de Paris, instituições por onde passou ao longo da sua carreira.

(40210) Peixinho é o tipo de asteroide que, se viesse em direção à Terra, poderia causar um evento de extinção em massa. «Saber que há agora aí pelo Espaço um asteroide com o mesmo tamanho daquele que, presumivelmente, ao colidir com a Terra há 66 milhões de anos levou à extinção em massa do Cretáceo-Paleogeno, onde se incluem os famosos dinossauros... deixa-me sem palavras», comenta Nuno Peixinho.

Devido ao potencial perigo, o investigador do polo da Universidade de Coimbra do IA foi «logo verificar qual era a sua órbita para ver se era um asteroide classificado como potencialmente perigoso. Não é! Daqui a cem milhões de anos ainda deve andar mais ou menos pelo mesmo sítio, mas não sei se conseguirei convencer o meu avô disso».

atribuição do nome a um destes corpos passa por um longo processo. Inicialmente recebe uma designação provisória de acordo com uma fórmula bem definida que envolve o ano da descoberta, duas letras e, se necessário, outros algarismos (por exemplo, 1989 AC ou 2002 LM60). Quando a sua órbita se encontra suficientemente bem determinada, o corpo recebe uma designação permanente, que consiste em acrescentar um número à designação provisória, emitido sequencialmente pelo “Minor Planet Center” — por exemplo (341), ou (40210).

O seu descobridor é depois convidado a sugerir um nome, tendo esse privilégio por um período de dez anos após a numeração do objeto. Todos os nomes propostos são avaliados pelo Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos. Existem pouco mais de um milhão de pequenos corpos do Sistema Solar catalogados, cerca de meio milhão já têm designação permanente, mas só 22.505 têm nome.