domingo, 18 de outubro de 2020

Europa ultrapassa as 250 mil mortes por COVID-19


O continente europeu ultrapassou hoje as 250 mil mortes devido à pandemia de covid-19, havendo mais de 43.600 óbitos no Reino Unido, de acordo com uma contabilização feita hoje pela AFP.

De acordo com a agência de notícias francesa, a Europa registou 250.030 mortes por covid-19 até às 16:30 de Lisboa, numa lista onde o Reino Unido lidera, com 43.646 óbitos em 722.409 infeções, seguida de Itália, com 36.543 mortes em 414.241 casos, e da Espanha, com 33,775 óbitos em 936.560 infeções.

Nos últimos sete dias, foram registadas 8.342 mortes, o maior número na região desde meados de maio, conclui-se no artigo da AFP.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o balanço da AFP.

Lusa

Imagem: JN

Carnaval de Torres Vedras com eventos pontuais e com a “Máscara” como tema


Histórico Carnaval não terá os habituais corsos devido à pandemia.
O Carnaval de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, vai ter como tema "A máscara" em 2021 e, ainda que sem os habituais corsos devido à covid-19, vai ter programa de eventos, disse hoje o presidente da Câmara.

"Estamos a trabalhar num programa, que vai ficar concluído até ao final deste mês, para ser apreciado durante o mês de novembro pela Direção-Geral da Saúde", afirmou Carlos Bernardes à agência Lusa.

No sábado, a organização do Carnaval, a cargo da empresa municipal Promotorres, anunciou, através de um vídeo publicado nas redes sociais, que o tema escolhido para a edição de 2021 vai ser "A máscara".

Trabalhado entre município, empresa municipal Promotorres e associações de carnaval, o programa vai ter pelo menos três momentos distintos, adiantou.

Cerca de um mês antes do Carnaval, vai ser inaugurado o habitual monumento alusivo ao evento no centro da cidade.

Em 12 de fevereiro, no primeiro dia do Carnaval, é inaugurado um museu alusivo, a coincidir com a chegada ao local dos Reis do Carnaval, enquanto em 17 de fevereiro, acontece o enterro do Entrudo.

Carlos Bernardes explicou que, cada momento do programa vai ter uma limitação de pessoas, levando as associações de Carnaval a ter apenas "dois ou três representantes", em vez da tradicional multidão de foliões mascarados.

Perante o aumento do número de casos de infeção ativos da covid-19, o autarca disse que a espontaneidade característica do Carnaval torriense "terá de ser limitada, porque a saúde está em primeiro lugar", escusando-se a explicar para já as medidas que vão ser implementadas nesse sentido.

"Vai ser um Carnaval diferente e a sociedade torriense vai comportar-se com toda a responsabilidade e segurança", acrescentou.

Em setembro, a Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro anunciou que os carnavais de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras não vão ter os tradicionais corsos de Carnaval em 2021, devido à pandemia de covid-19.

A decisão tem como objetivo evitar ajuntamentos de pessoas e promover o distanciamento social.

Contudo, as organizações destes cinco carnavais "pretendem realizar iniciativas para assinalar o evento", aguardando por orientações da DGS.

O Carnaval de Torres Vedras, que em 2019 teve um orçamento de 800 mil euros, recebe cerca de meio milhão de visitantes durante os seis dias do evento.

Os festejos geram receitas de cerca de 10 milhões de euros na economia local.

Em 2016, a câmara de Torres Vedras candidatou o seu Carnaval a Património Nacional Imaterial, o primeiro passo para vir a ser reconhecido como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Lusa

GP de Portugal de F1 deverá ser reduzido a 27.500 espetadores

A lotação máxima permitida no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, no próximo fim de semana, deverá ser reduzida para 27.500 lugares, disse hoje à Lusa o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro.

Ainda estamos à espera da versão final do parecer da DGS [Direção-Geral da Saúde] mas, em princípio, o limite máximo deve situar-se nos 27.500 lugares", revelou Paulo Pinheiro.

Inicialmente, foram colocados à venda cerca de 46.000 bilhetes, mas, face à evolução da pandemia de covid-19 nas últimas semanas, esse número deverá ser substancialmente reduzido.

"O documento deve chegar-nos esta segunda-feira", adiantou o administrador do autódromo algarvio.

Certo é que os bilhetes de peão "não vão ser permitidos", pelo que esses lugares serão distribuídos por outras bancadas.

No entanto, Paulo Pinheiro revelou que se têm verificado "várias desistências" de adeptos do estrangeiro "que, ou não conseguiram viagem, ou estão com receio" de assistir à corrida.

Por isso, "em princípio, dará para acomodar" todos os adeptos portugueses que compraram bilhete, observou o responsável.

Na sexta-feira, a DGS tinha informado que estava a rever a autorização para a presença de público em eventos desportivos, em especial nos grandes prémios de Portugal de Fórmula 1 e MotoGP, admitindo a sua redução.

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, tinha advertido que "a situação é preocupante", o que leva a autoridade de saúde a agir de forma "muito cautelosa", adiantando que a presença de espetadores em espetáculos desportivos "está a ser equacionada conforme a zona, com a redução que terá de existir".

Portugal contabiliza pelo menos 2.181 mortos associados à covid-19 em 99.911 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 será a 12.ª corrida do Campeonato do Mundo de 2020 e disputa-se entre sexta-feira e domingo, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Lusa

João Almeida segura camisola rosa em etapa ganha por Geoghegan Hart

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) segurou hoje a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 15.ª etapa vencida pelo britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS) e em que o holandês Wilco Kelderman (Sunweb) se aproximou do camisola rosa.

Hart, de 25 anos, cumpriu os 185 quilómetros entre a base aérea de Rivolto e Piancavallo em 4:58.52 horas, dois segundos à frente de Kelderman, que foi segundo classificado, e quatro do australiano Jai Hindley (Sunweb), terceiro.

Almeida, quarto colocado, a 37 segundos, perdeu 35 segundos para Kelderman, que ainda bonificou pelo segundo lugar, mas manteve a camisola rosa, com 15 segundos de vantagem para o holandês, com Hindley no terceiro lugar, a 2.56 minutos, e grande parte dos restantes favoritos agora mais distantes do português.

Na segunda-feira, cumpre-se o segundo e último dia de descanso, antes de uma derradeira semana de prova, com seis etapas, marcada pela alta montanha, antes do contrarrelógio da 21.ª etapa, em Milão.

Lusa

Portugal continental em aviso amarelo na segunda-feira devido à chuva e vento forte

Todos os 18 distritos de Portugal continental vão estar na segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, e também devido ao vento, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a página do IPMA, os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo devido ao vento forte, a partir das 12:00 e até às 21:00.

A este aviso, junta-se o que corresponde aos períodos de chuva por vezes forte e persistente esperado a partir das 15:00 na maioria dos distritos portugueses.

A chuva persistente e o vento forte vão regressar a Portugal continental a partir da tarde de segunda-feira devido a uma depressão que vai ficar a noroeste da Península Ibérica, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

Para segunda-feira está prevista precipitação contínua, persistente, por vezes forte, e um aumento gradual da intensidade do vento. São situações típicas de outono com características mais severas, ou seja, precipitação forte e vento forte e provavelmente acompanhado também de agitação marítima forte”, destacou a meteorologista do IPMA.

Ângela Lourenço reforçou: “É uma situação severa em que devemos ter cautelas. No entanto, é uma situação típica de outono. No outono, já começam a aparecer situações de precipitação forte”.

Segundo a meteorologista, esta situação deve-se à passagem de superfícies frontais, ondulações frontais, associadas a uma depressão que vai ficar a noroeste da Península Ibérica, que vão atravessar o continente na próxima semana.

Desta forma, os distritos de Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém Viana do Castelo, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga estão com aviso amarelo para a chuva forte e persistente entre as 15:00 e as 21:00 de segunda-feira.

O distrito de Faro é o único dos 18 distritos continentais que tem igualmente aviso amarelo para agitação marítima, entre as 09:00 e as 15:00, prevendo-se, na costa Sul, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros em especial no sotavento.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa

Consórcio com Universidades portuguesas quer promover as Geociências Planetárias na Europa

 Criar um mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias é o objetivo do projeto “GeoPlaNetSP”, que reúne em consórcio várias universidades europeias, nomeadamente as universidades de Coimbra, Porto, Nantes, Pádua e Chieti/Pescara.

Para criar as condições para ter o novo mestrado a funcionar no ano letivo 2022/2023, o consórcio vai estreitar e aprofundar relações através da criação, utilização e partilha de tecnologias inovadoras no ensino de geociências planetárias, voltadas para o fortalecimento da excelência académica nesta área do conhecimento.

Para tal, obteve um financiamento de 263 mil euros da União Europeia no âmbito do programa “Erasmus+ Strategic Partnership for higher education”. Esta verba vai permitir o intercâmbio de professores e alunos, «para atividades letivas integradas nas formações de mestrado já existentes em cada uma das instituições parceiras. As atividades, que envolvem igualmente a ESA [Agência Espacial Europeia] e empresas locais de tecnologia para o espaço, têm como temas principais a empregabilidade e práticas inovadoras de ensino na área das ciências do espaço, assim como habitabilidade e mapeamento geológico em análogos planetários», afirmam Alexandra Pais, Fernando Carlos Lopes, João Fernandes e José Pinto da Cunha, docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvidos no projeto.

Os docentes sublinham que as geociências planetárias visam essencialmente o conhecimento dos planetas do sistema solar, «em particular os planetas que são rochosos como a Terra (Mercúrio, Vénus e Marte), bem como os respetivos satélites naturais. Neste âmbito, são adaptadas a esses astros as técnicas e tecnologias usadas na Terra. Assim, as Geociências Planetárias oferecem uma possibilidade de testar modelos de formação do sistema solar e de alcançar um conhecimento mais integrado sobre a composição, estrutura e evolução dos planetas».

Por outro lado, acrescentam, «num tempo em que se perspetiva (numa escala de tempo inferior a um século) a realização de viagens interplanetárias tripuladas, a preparação dessas missões necessitará a montante do conhecimento profundo da natureza dos planetas que desejarmos visitar».

O projeto “GeoPlaNet-SP” tem ainda a colaboração de uma empresa francesa de base tecnológica - VR2Planets -, que trabalha na área da realidade virtual, e está inserido numa rede mais alargada que congrega duas dezenas de instituições e laboratórios de investigação de 16 países. Esta rede, que nasceu em 2017, por iniciativa do Laboratoire de Planétologie et de Géodynamique da Universidade de Nantes, centra-se na interação e colaboração entre investigadores na promoção das geociências planetárias (na Europa) e nela se integra desde o início o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC).

A participação da UC neste consórcio tem por base o plano de estudos do Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço e a participação de empresas tecnológicas ligadas ao espaço, com as quais este mestrado tem vindo a colaborar.

Termas Centro vão recolher e partilhar memórias e tradições dos territórios termais


Projeto “Aldeias do Conhecimento” vai proceder a cerca de 400 registos de vivências e tradições das estâncias termais e dos territórios envolventes.

A rede Termas Centro vai realizar uma recolha exaustiva das memórias e tradições mais características dos territórios onde as suas estâncias termais estão implantadas. O projeto, designado de “Aldeias do Conhecimento”, visa recolher e documentar, em vídeo e noutros suportes digitais, as vivências de pessoas reais dos territórios termais.

Em cada uma das estâncias termais serão entrevistadas várias pessoas, preferencialmente mais velhas, sendo recolhidas e documentadas as suas memórias sobre o território. Os testemunhos serão compilados e posteriormente publicados num portal específico para o efeito. Em simultâneo, serão promovidas atividades que permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos.

Para Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, “com o projeto Aldeias do Conhecimento, as Termas Centro vão contribuir para a preservação das memórias de todo um povo, materializadas nas tradições dos territórios termais. O resultado será, sem dúvida, um legado histórico importantíssimo que esta rede oferecerá ao país”.

O projeto será realizado para as Termas Centro pela associação cultural Binaural Nodar, a qual se dedica há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual.

Um projeto concretizado ao longo de dois anos

O projeto “Aldeias do Conhecimento” compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Após os estudos preliminares, proceder-se-á à fase de recolha, em que serão efetuados pelo menos 20 registos audiovisuais – entre entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais incluídos na rede Termas Centro, ascendendo assim a, pelo menos, 400 registos no final do projeto. Os registos incluirão sempre memórias das próprias estâncias termais e outros aspetos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente aqueles ligados à temática da água e dos seus usos locais.

Todo o material registado será devidamente catalogado, de acordo com as melhores práticas internacionais de arquivologia, e inserido num portal criado para o efeito – “Memória Termas Centro”. No portal, todos os registos poderão ser pesquisados, por concelho, temática e outros filtros, ficando igualmente disponíveis num mapa interativo e sendo difundidos através das redes sociais.

Com base nas recolhas efetuadas, será posteriormente apresentada uma exposição multimédia itinerante e será desenvolvido um espetáculo contemporâneo em espaços termais. Um ciclo de ateliês "Viver o Património das Termas Centro” é outra das vertentes do projeto previstas.

Administração de Células Estaminais associada a menor incidência de complicações respiratórias em em doentes com COVID-19


Foram recentemente publicados, na revista científica Signal Transduction and Targeted Therapy, os resultados de um ensaio clínico, realizado na China, que avaliou a segurança da administração de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical, conhecidas pela sua capacidade de regular o sistema imunitário, em doentes com COVID-19.

Neste ensaio clínico participaram 18 doentes hospitalizados com COVID-19 moderada e severa, tendo nove doentes sido incluídos no grupo de tratamento, ao qual foram administradas três infusões de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical, e os restantes nove foram alocados ao grupo controlo, que não recebeu células. Ambos os grupos apresentavam uma distribuição homogénea em termos de género, idade e características clínicas e todos os participantes receberam tratamento standard para a COVID-19.

Não foram registadas reações adversas graves decorrentes da infusão de células estaminais do cordão umbilical e todos os participantes do estudo recuperaram da infeção e tiveram alta durante o período de seguimento, não se tendo observado diferenças na duração da hospitalização entre os doentes dos dois grupos. No grupo controlo, cinco doentes sentiram falta de ar e quatro necessitaram de ventilação mecânica, enquanto que no grupo de tratamento, apenas um doente apresentou este sintoma e necessitou deste tipo de apoio respiratório.

O estudo incluiu, ainda, a monitorização dos níveis de interleucina-6 (IL-6) no sangue, uma molécula pró-inflamatória associada à progressão da COVID-19 para estados graves. Em quatro doentes do grupo de tratamento com valores de IL-6 inicialmente elevados, verificou-se uma diminuição neste parâmetro, três dias após o tratamento, que se manteve estável nos quatro dias seguintes. O doente com valor de IL-6 inicial mais elevado foi também o que registou a diminuição mais acentuada, sugerindo que esta possa ser a população de doentes com maior potencial para beneficiar desta terapia.

Segundo Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, “é urgente encontrar soluções eficazes para controlar a atividade do sistema imunitário em doentes que apresentem sobreativação do sistema imunitário, chamada tempestade de citocinas, devido à COVID-19”. Relativamente ao ensaio clínico, a investigadora acrescenta ainda que “embora o número de participantes não permita retirar conclusões relativamente à eficácia, foi demonstrada a segurança da administração de células estaminais do tecido do cordão umbilical e esta terapêutica esteve associada a uma menor incidência de complicações respiratórias nestes doentes”.

Os resultados favoráveis obtidos neste ensaio de fase 1 motivaram o início de um ensaio clínico de fase 2/3, envolvendo 90 doentes e múltiplos centros de tratamento. Outros ensaios clínicos encontram-se atualmente em curso para avaliar a eficácia da utilização de células estaminais mesenquimais no tratamento de COVID-19 grave e o seu uso compassivo foi já aprovado pela agência reguladora americana FDA.

Nove meses após os primeiros casos de COVID-19, foram já registados mais de 37 milhões de casos e mais de um milhão de mortes. Apesar de um número significativo de infetados permanecer assintomático ou apresentar sintomas ligeiros, muitos desenvolvem doença grave, que se manifesta através de insuficiência respiratória e cardíaca, frequentemente acompanhada de uma sobreativação do sistema imunitário, com elevação dos níveis de moléculas pró-inflamatórias.

Referências:
Meng F, et al. Human umbilical cord-derived mesenchymal stem cell therapy in patients with COVID-19: a phase 1 clinical trial. Signal Transduct Target Ther. 2020. 5(1):172.

https://covid19.who.int/, acedido a 14 de outubro de 2020.


Sobre a Crioestaminal

A Crioestaminal, fundada em 2003, foi pioneira na criopreservação de células estaminais em Portugal, sendo o maior banco da Península Ibérica e integrando atualmente o maior grupo europeu da área. Sediada no Biocant Park – o maior parque de Biotecnologia português - emprega mais de 80 colaboradores altamente qualificados sobretudo nas áreas da ciência da vida.

O grupo que integra tem mais de 400 mil amostras recolhidas e criopreservadas desde a sua fundação, tendo ainda o maior número de amostras resgatadas e transplantes realizados, com 64 utilizações de amostras de sangue do cordão umbilical, 10 das quais em crianças portuguesas. Promove um trabalho de referência na terapêutica com células estaminais, com quatro patentes internacionais registadas e vários projetos de investigação em curso. Investe, anualmente, cerca de 10% do seu volume de negócios em Investigação & Desenvolvimento.

Lateral vitoriano Sacko está infetado e falha jogo com Boavista


O lateral-direito Sacko, do Vitória de Guimarães, está infetado com o novo coronavírus e vai falhar o jogo com o Boavista, da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje o treinador vitoriano, João Henriques.

Após ter regressado da concentração da seleção do Mali, o defesa, de 25 anos, teve um resultado positivo no teste ao coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, e é a segunda baixa no plantel vimaranense forçada pelo vírus, a par de Gideon Mensah, lateral-esquerdo ganês, que foi seu adversário em 09 de outubro - o Mali bateu o Gana, por 3-0, num jogo particular.

Essa é uma questão que [afeta] todas as equipas. Pode acontecer em qualquer altura. O Mensah veio da seleção com covid-19. Está confirmado. No Sacko, foi confirmado também. São dois jogadores ausentes. Foram imediatamente colocadas em prática as diretrizes necessárias para que o grupo continue a trabalhar de forma tranquila", esclareceu João Henriques, na antevisão ao duelo com os 'axadrezados', às 20:15 de segunda-feira, no Porto.

Prestes a cumprir o primeiro jogo oficial como técnico do Vitória, João Henriques admitiu que a sua equipa está limitada quanto a laterais, mas frisou que as alternativas ao seu dispor - Sílvio e Zié Ouattara, para a direita, e Jonas Carls, para a esquerda - têm capacidade para "mostrar que são opções ao mesmo nível do que aqueles que ficaram de fora".

Além de Sacko e de Gideon Mensah, também o presidente do clube minhoto, Miguel Pinto Lisboa, está infetado com o novo coronavírus.

O Vitória de Guimarães, 12.º classificado da I Liga, com quatro pontos, defronta o Boavista, 15.º, com dois, na partida que fecha a quarta jornada, agendada para as 20:15 de segunda-feira, no Estádio do Bessa, no Porto, e arbitrada por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

Lusa


Homem detido por violação de confinamento obrigatório em Cesar


A GNR de Aveiro, através do Posto Territorial de Cesar, deteve um homem de 48 anos, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de COVID-19, no concelho de Oliveira de Azeméis.

No decorrer de uma ação de policiamento para a verificação do dever de confinamento obrigatório, os militares da Guarda deslocaram-se à residência do suspeito, onde verificaram que se tinha ausentado do domicílio.

Após ter sido localizado o infrator, foi possível perceber que este se teria ausentado por iniciativa própria, tendo-lhe sido determinado o regresso a casa e, consequentemente, detido.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis.

A GNR recorda que ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde, no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde todos os doentes com COVID-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa. A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência.

Covid-19: Óbidos quer festas com mais de cinco pessoas comunicadas às autoridades de saúde


A Câmara de Óbidos determinou que os eventos particulares e associativos com mais de cinco pessoas devem ser previamente comunicados às autoridades de saúde, no âmbito da situação de alerta prorrogada até ao próximo dia 21.

“A realização de eventos de natureza particular que envolvam mais de cinco pessoas deve ser comunicada à Autoridade de Saúde e à Proteção Civil Municipal, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar”, determinou hoje a Câmara num despacho que prorroga a Declaração de Situação de Alerta até às 23:59 do dia 21 de Outubro para todo o território do município de Óbidos, no distrito de Leiria.

O despacho determina também a obtenção de “autorização prévia da Autoridade de Saúde” para a realização de eventos de natureza associativa envolvendo mais de cinco pessoas, os quais devem ser previamente comunicados à Proteção Civil Municipal.

Trata-se de “uma intensificação das medidas de contenção da pandemia [de covid-19] com o objetivo de desincentivar a realização de festas em casas particulares, com elevado número de pessoas”, ou de “jantares em coletividades com numerosas pessoas não pertencentes ao mesmo agregado familiar”, explicou o presidente, Humberto Marques (PSD) à agência Lusa.

"Não se trata de terem que ter licenciamento, mas sim de dar conhecimento às autoridades para que, em caso de contágio, seja mais fácil avaliar os contactos e determinar medidas", acrescentou.

No despacho, é ainda recomendado “que os fumadores nos espaços e vias públicas o façam de forma isolada, de modo a não existir mais de uma pessoa” a fumar em simultâneo.

Além destas medidas, o despacho assinado pelo autarca renova as anteriores normas inerentes à Situação de Alerta, que no concelho de Óbidos está em vigor desde março, no âmbito de sucessivas prorrogações aprovadas pelo executivo.

No concelho mantém-se a suspensão do licenciamento de festas, festivais, espetáculos e demais atividades que envolvam a concentração de pessoas, incluindo eventos culturais, até ao final do ano.

No interior da vila muralhada são mantidas as zonas de circulação diferenciadas para “evitar cruzamento de pessoas durante os percursos pedestres no interior das muralhas”, onde há vários meses está implantado um sistema de contagem em tempo real do número de visitantes a circular, limitando o acesso a mais de 875 pessoas.

A ocupação dos parques de estacionamento está também limitada a um máximo de 250 viaturas.

O despacho determina ainda o cumprimento integral das orientações e ordens emanadas pela Autoridade de Saúde, entre as quais o dever geral de confinamento e distância social e a manutenção da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, entre várias outras medidas relativas ao funcionamento da autarquia, serviços públicos e estabelecimento de comércio do concelho.

Lusa

Facebook vai proibir publicações que desencorajem a vacinação


O Facebook anunciou, no passado dia 13, que vai proibir publicações que desencorajem os utilizadores a serem vacinados, destacando a "importância de medidas preventivas na saúde" numa altura em que o mundo enfrenta a pandemia de covid-19.

“Mesmo que especialistas em saúde pública considerem que não teremos vacinas aprovadas e amplamente disponíveis contra a covid-19 tão cedo, há coisas que as pessoas podem fazer para se manterem, como a toma da vacina contra a gripe sazonal”, destacou, em comunicado, a empresa norte-americana.

A rede social já tinha banido informações falsas identificadas por instituições de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

O Facebook irá continuar a permitir, no entanto, publicações que sejam contra ou a favor de regulamentos governamentais sobre vacinas.

E anunciou ainda que vai lançar nos Estados Unidos uma campanha de informação sobre a vacina contra a gripe sazonal, para ajudar os utilizadores a vacinarem-se.

As vacinas contra a covid-19 são consideradas um elemento-chave para acabar com a pandemia e vários laboratórios estão atualmente a conduzir ensaios clínicos.

Os Estados Unidos já pré-encomendaram milhões de doses à Pfizer e Moderna, mas também às empresas AstraZeneca, Johnson & Johnson, Novavax e Sanofi, de forma a garantir entregas rápidas da empresa que ‘vencer a corrida’ à vacina.

As redes sociais são regularmente acusadas de permitir o desenvolvimento de movimentos antivacinas.

Lusa

Com um novo telescópio na Terceira, os Açores “captam” galáxia a mais de dois milhões de anos-luz da Terra


O novo telescópio ótico da rede Space Surveillance and Tracking (SST), instalado na Terceira, captou uma galáxia a mais de dois milhões de anos-luz de distância da Terra, o que demonstra "o enorme potencial" do aparelho instalado nos Açores.

"Aquela imagem é uma imagem do universo profundo. É imensamente longe. E esta imagem captada serve para demonstrar o enorme potencial e capacidade daquele telescópio que pertence à rede SST. E quando se consegue observar a galáxia Andrómeda àquela distância, com aquele pormenor, podemos ter uma noção clara do potencial daquele equipamento", explicou Luís Santos, coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, que está na dependência da secretaria regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

O aparelho está instalado no Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira – TERINOV e captou, pela primeira vez, a galáxia Andrómeda, “uma galáxia espiral localizada a mais de 2,5 milhões de anos-luz de distância da Terra”.

O projeto SST é um programa europeu que tem o objetivo de monitorizar objetos em órbitas próximas às da Terra, que podem ser pequenos asteroides ou o chamado lixo espacial, restos de satélites, satélites inoperáveis ou máquinas que, entretanto, ficaram à deriva no espaço próximo da terra por algum motivo.

Esse lixo tecnológico e espacial fica à deriva no espaço próximo à terra e é de facto um perigo iminente para as infraestruturas espaciais que já estão no espaço (satélites de comunicações ou de observação da terra), mas também são um perigo iminente para o acesso ao espaço", indicou Luís Santos, em declarações à agência Lusa.

A entidade nacional responsável pelo programa SST é a Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional, que está integrada na estrutura do Ministério da Defesa Nacional, sendo que o Governo dos Açores é a entidade parceira.

De acordo com Luís Santos, os Açores participam neste projeto "garantindo a instalação de diversos equipamentos e de sensores para observar o espaço nas órbitas próximas à terra, mas nas zonas por cima do Atlântico".

No âmbito deste programa europeu, para monitorizar e prever trajetórias de objetos na órbita da Terra, os Açores acolhem o Centro de Operações Espaciais (COpE) e dois telescópios óticos, um instalado agora na Terceira e outro a instalar durante a próxima semana em Santa Maria.

"Estamos neste momento a terminar a adequação de salas do TERINOV, na ilha Terceira, para montar o datacenter nacional. Ao mesmo tempo instalámos durante a passada semana o primeiro telescópio ótico a ser colocado em funcionamento em Portugal para a rede SST", adiantou à Lusa.

O coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço destacou à Lusa o potencial do telescópio agora instalado na Terceira, que permite "a proteção dos equipamentos que servem milhares de pessoas na Terra e que custam milhões de euros em colocar lá em cima".

Para o responsável, o potencial "é ainda maior quando pensamos que mais ninguém consegue observar o Atlântico Norte. Só os Açores é que conseguem observar o Atlântico Norte".

Depois de concluído o período de certificação, o aparelho ficará "a trabalhar diretamente para o SST", avançou ainda o responsável, vincando que o telescópio tem "a capacidade de observar com muito pormenor objetos nas órbitas próximas às da Terra" que "representem um perigo iminente tanto na sua reentrada como para a proteção dos satélites".

"Colocar um satélite em órbita custa dezenas de milhões de euros. E, na verdade, um parafuso com um centímetro de diâmetro, se bater num satélite em órbita, destrói imediatamente o satélite", disse.

Lusa

Meo Sudoeste é o Melhor Festival do ano nos Iberian Festival Awards

O Meo Sudoeste conquistou hoje o prémio de Melhor Grande Festival na 5.ª edição dos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja cerimónia decorreu este ano ´online´ devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

No palmarés divulgado pela organização, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Festivais de Música, foram ainda distinguidos o Bons Sons na categoria de Melhor Festival de Médio Formato (a nível nacional), e o Artes à Vila na categoria de Melhor Festival de Pequeno Formato (a nível ibérico).

Os Iberian Festival Awards distinguem a indústria dos festivais de música de Portugal e Espanha, sendo este palmarés referente ao ano passado. Nalgumas categorias os vencedores foram escolhidos por um júri e, noutras, pelo público.

Portugal foi ainda distinguido na categoria de Melhor Festival de Interior, atribuído ao Revenge of the 90's (a nível ibérico), e na Melhor Promoção Turística, Festival Med (vencedor nacional), enquanto o Bons Sons também foi escolhido no prémio para Melhor Receção (a nível nacional).

O galardão para Melhores Infraestruturas foi para o Edp Cooljazz (a nível nacional), e o vencedor ibérico para Melhor Programa Cultural foi o Festival de Sines, enquanto o Festival Iminente venceu também a nível ibérico na Melhor Comunicação e Marketing.

O BraceIn venceu na categoria de Melhor Fornecedor de Serviços (a nível nacional), e o Melhor Uso de Tecnologia foi para a Critec Creative Agency/AgitÁgueda (nível ibérico), enquanto o Festival Prio arrecadou o prémio para Melhor Marca (nível nacional).

O prémio para Melhor Festividade foi para as Festas de São João do Porto (ibérico), e o Melhor Festival Académico da Juventude para o Festival Académico de Lisboa (ibérico), enquanto a Melhor Performance ao Vivo em Portugal e Espanha, coube aos Ornatos Violeta/Festival F (nacional).

Já na Melhor Performance ao Vivo internacional, o vencedor foi Bryan Ferry/Wine & Music Valley (ibérico), e no prémio de Contribuição para a Sustentabilidade, o Tradidanças venceu a nível nacional.

O Med foi considerado o Melhor Festival Lusófono e Hispânico, e o prémio Melhor Foto foi para Midamideta/Vodafone Paredes de Coura (nível nacional), com a RFM a arrecadar o galardão de Melhor Media Partner (ibérico), e o Melhor Festival Não-Musical para o Comic Con Portugal (ibérico).

O Melhor Evento foi atribuído a Exib Música (nacional), e o Prémio INATEL coube a Omiri, um projeto musical de reinvenção da música portuguesa. O Prémio de Excelência foi para Jordi Lauren, diretor da Playplan.

A organização indicou que os galardões ibéricos vão regressar em outubro de 2021 para celebrar os festivais desse mesmo ano, já que estes eventos foram adiados em 2020 devido à pandemia.

Lusa

Líder do Chega diz que Portugal não pode voltar a fechar


O líder do Chega, André Ventura, considerou este sábado que Portugal não pode estar sujeito a um novo confinamento devido à pandemia da covid-19, alegando que a economia não vai resistir.

"Se voltarmos a fechar o país, a nossa economia vai morrer, o nosso desemprego vai explodir e nós temos de nos levantar para dizer que não aceitaremos isso e que lutaremos até ao fim contra isso, porque Portugal vale mais do que isso", afirmou.

O dirigente do Chega falava, este sábado à noite, em Angra do Heroísmo, num jantar comício, acompanhado pelos cabeças de lista do partido pelos círculos eleitorais das ilhas Terceira e São Miguel às eleições legislativas regionais dos Açores, que decorrem em 25 de outubro.

O Presidente da República admitiu na sexta-feira que podem ser tomadas medidas "mais restritivas" para evitar a propagação da covid-19, caso exista "um agravamento brutal" da situação, e pediu aos portugueses que respeitem o que for decidido.

"As pessoas têm que pensar que se isto arranca num galope, se há um agravamento brutal da situação, o que não desejamos, tudo o que tiver que ser decido, é decidido", assegurou Marcelo Rebelo de Sousa.

Há quatro dias que Portugal tem mais de 2.000 novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), o país contabiliza pelo menos 2.162 mortos associados à covid-19 em 98.055 casos confirmados de infeção.

André Ventura criticou também a proposta do Orçamento de Estado, frisando que o apoio previsto para comércio e empresas da restauração e indústria, afetados pela crise provocada pela pandemia, "mais não vai trazer do que umas migalhas".

Não vai haver dinheiro para os professores, para os polícias, para os bombeiros, para os funcionários públicos e as pensões, que anunciavam como uma grande atualização, só vão ser até 648 euros, que é o mesmo que dizer que a grande maioria ficará de fora", salientou.

No caso dos Açores, realçou também que "não vai haver mais dinheiro", nem para "construir uma nova prisão, que deveria estar construída há muito tempo".

"O mesmo orçamento que não tem mais dinheiro para os Açores, o mesmo orçamento que não tem dinheiro para os polícias, nem para os professores, que não tem dinheiro para os médicos, nem para reforçar o orçamento do Serviço Nacional de Saúde, cria com milhões do erário público um observatório para combater o racismo em Portugal", criticou.

André Ventura, único deputado do Chega à Assembleia da República, que será também candidato à Presidência da República, comentou ainda o estudo da Eurosondagem que o coloca em segundo lugar na corrida a Belém, com 11% das intenções de voto, mas disse não se mover por sondagens.

"Hoje, se vissem os jornais, diziam que subimos muito nas eleições presidenciais e que estamos em segundo. Pouco me importa. Não estamos aqui para estar em segundo", frisou.

"Talvez se salvasse pessoas no mar estivesse em primeiro ou se tirasse mais 'selfies' estivesse em primeiro, mas não estou. Também não mudo de calções à frente de câmaras de televisão e também não me isolo em casa com a simples suspeita de ter uma doença qualquer e depois apareço no telemóvel à noite a falar", acrescentou.

Lusa

Associações Zero e MUBI pedem mais incentivos à compra de bicicletas


A compra de bicicletas deve ter maior apoio do Fundo Ambiental e mais incentivos no próximo Orçamento do Estado, defendem as associações Zero e MUBI num comunicado hoje divulgado.

Os incentivos de apoio à mobilidade ativa previstos no Orçamento para 2021 "devem ser mais atrativos", diz-se no comunicado da associação ambientalista Zero e da associação pela mobilidade urbana em bicicleta, MUBI, formada em 2009 e que tem como missão ajudar a criar condições para o uso da bicicleta.

As duas associações sugerem que os incentivos para a aquisição de bicicletas convencionais devem ser de 50%, com um aumento do limite máximo para os 200 euros e para um total de 5.000 bicicletas. Já em relação às bicicletas com assistência elétrica os incentivos devem manter-se nos 50%, com um aumento do limite máximo para os 500 euros e um para um total de 5.000 bicicletas.

Os incentivos em 2020 para a compra de uma bicicleta convencional (sem assistência elétrica) são de 10%, até ao máximo de 100 euros, e para uma bicicleta elétrica são de 50%, com um limite de 350 euros.

"Fazendo as contas, para usufruir do incentivo de 100 euros (na compra de uma bicicleta convencional) é necessário gastar 1.000 euros, valor este que permite optar pela aquisição de uma bicicleta elétrica e obter um incentivo muito superior", alerta-se no comunicado.

Zero e MUPI sugerem também um aumento de incentivos para bicicletas de carga e apoios para a reparação de até 50.000 bicicletas.

As duas associações elogiam a iniciativa, que já vai no quarto ano consecutivo, de incentivar a compra de veículos de baixas emissões de gases e mais amigos do ambiente, sejam bicicletas sejam outros veículos elétricos, na linha de planos e estratégias do Estado no sentido de uma mobilidade urbana sustentável

E lembram que a Assembleia da República apresentou recentemente propostas de recomendação ao Governo de apoio e estímulo a estas formas de deslocação, na sequência da pandemia de covid-19.

Em Itália, o Governo criou um "bónus bici", que reembolsa até 60% do custo de uma bicicleta, até ao máximo de 500 euros, o Reino Unido paga até 55 euros a reparação de bicicletas, e a França disponibilizou 60 milhões de euros para encorajar o uso da bicicleta.

Os exemplos são das duas associações, que acrescentam depois que em Portugal a Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou três milhões de euros para apoiar a compra de bicicletas, o que é quase 10 vezes superior ao que o Fundo Ambiental tem para o país todo.

As duas concluem que se o Governo assume um forte investimento no reforço de soluções de mobilidade ativa nas cidades o Orçamento do Estado para 2021 deverá transparecer essa vontade. E o Governo, dizem também, deve começar rapidamente um programa de incentivo a movimentos pendulares casa-trabalho em bicicleta, como já acontece noutros países europeus.

Lusa

Para refrescar a memória dos bispos esquerdistas

 

152 arcebispos e bispos da CNBB assinaram uma carta com duras críticas ao Presidente Bolsonaro. O que tais prelados fizeram contra os descalabros dos governos petistas que arruinaram o País?

  • Plinio Maria Solimeo

Aesquerda tem memória curta. E a tem também grande parte dos bispos que fazem parte da CNBB e que, seguindo a linha da famigerada Teologia da Libertação, não poupam críticas ao governo e à situação em que se encontra nosso País.

Esquecem-se eles que, há apenas alguns anos, o Partido dos Trabalhadores (PT), bafejado e incentivado por tais bispos, levou o Brasil à bancarrota com toda sorte de corrupção, que eles assistiam passiva e confortavelmente.

Por isso é bom relembrar-lhes que, naquela época, houve dois corajosos prelados que, destoando do resto da CNBB, fizeram duras críticas ao governo petista e à situação que vigorava no Brasil.

Foram eles Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares, no Pernambuco, e Dom Antônio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.

É-nos grato rememorar aqui as palavras desses destemidos antistites, pronunciadas no início do ano de 2016, em pleno reino petista, para refrescar a memória tão seletiva dos nossos bispos e clero esquerdistas.

O valoroso bispo de Palmares afirmou com todas as letras:

“A situação do nosso País é gravíssima: crise econômica; crise política; crise institucional; crise moral!

A democracia brasileira corre perigo!

O País foi roubado dos brasileiros!

Os que governam se sentem dispensados de dar satisfações ao Povo; não respeitam as instituições, zombam da justiça!

A sordidez, a desfaçatez e o escárnio tornaram-se método de governar e fazer política!

O Congresso Nacional trai e abandona o Povo brasileiro!

Cargos, comissões, sinecuras: é tudo quanto nossos parlamentares procuram!

Congresso indigno, Congresso omisso, eivado pela tortuosidade!

É preciso dar um basta a tudo isto!

O Povo brasileiro deve retomar o seu País, deve recobrar a sua Pátria, a sua dignidade, a sua honradez!

O Brasil está desonrado,

o Povo brasileiro está ferido em sua dignidade!

É o futuro da Pátria que está em jogo!

É preciso cobrar com convicção e firmeza um posicionamento claro do Congresso Nacional! Mas, como, com os líderes que estão ali?

Enquanto isto, crise, desemprego, tensão, desânimo, total falta de esperança!

O Brasil não tem líderes!

Estão destruindo a jovem democracia brasileira, estão colocando em risco o que se construiu com tanto sacrifício!

Que o Povo não o permita!

Que o Povo fale! Que o Povo brade!

O Brasil é dos brasileiros!”

Essas palavras tão duras, pronunciadas em 2016, contra o governo petista, são as que, mais ou menos, agora as de que acusam o atual governo.

Dom Keller não deixa a situação por menos:          

“De início, quero deixar claro que esta postagem não tem direcionamento partidário. Vivemos hoje, no Brasil, uma situação constrangedora: em todas as agremiações partidárias, o mal da corrupção apresenta-se como uma sombra vergonhosa.

O Brasil para os brasileiros! Fomos roubados: roubaram nossa esperança, nosso futuro, nossa dignidade, muito mais do que o nosso dinheiro. Somos um povo doente, sem horizontes. Prevaleceram-se de nosso comodismo, de nossa incapacidade de reação. Compraram nossa consciência cidadã com bolsas, programas, “pacs”, copas e olimpíadas.

Mudaram o rumo de nossa história, impingindo-nos ideologias inaceitáveis. Venderam nosso país a lobbies, que despejam aqui rios de dinheiro, para mudar os rumos de nossa vocação cristã-católica.

Perdemos quase tudo. Agora, querem nos fazer acreditar que tantos escândalos, desvendados a duras penas, não são verdadeiros, nada mais são do que disputa política. É preciso dar um basta a tanta pouca vergonha. É preciso, antes de tudo, resgatar o Brasil e a nacionalidade. Este país precisa ressurgir dos escombros a que foi reduzido. Mais do que nunca, é preciso recomeçar a ser brasileiro. O Brasil e os brasileiros não merecemos tanta humilhação e tanta vergonha”.

Felizmente essas palavras não foram pronunciadas em vão, como demonstraram as gigantescas manifestações populares contra o governo corrupto do partido dito dos trabalhadores.

Citamos essas declarações como publicadas no site católico “Aleteia”, em português, no dia 18 de março de 2016.

http://pt.aleteia.org/2016/03/18/bispo-tambem-e-cidadao-a-indignacao-de-dois-prelados-com-a-crise-moral-do-brasil/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt-Mar%2021,%202016%2007:01%20am

AVEIRO | VENCEDORES DO AVEIRO 5G CHALLENGES


Live Electric Tours, EVA Drones e Biometrica são os três vencedores da primeira edição do Aveiro 5G Challenges. Eleitos após apresentarem os seus projetos ao júri, esta manhã, os escolhidos ganham 25.000€ cada. Os restantes concorrentes recebem um apoio financeiro para os seus projetos, no valor de 2.000€.

A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do projeto Aveiro Tech City lançou este desafio 5G, em parceria com a Altice Labs, com o principal objetivo de desafiar as empresas, universidades e os cidadãos a apresentar e implementar ideias, produtos e serviços inovadores capazes de transformar a cidade e resolver os problemas identificados pela comunidade, com a ajuda de tecnologia 5G.

Os projetos dos três vencedores são:

Live Electric Tours

A Live Electric Tours vem proporcionar aos turistas uma nova forma de conhecer a Cidade de Aveiro. Através de visitas programadas por GPS, os turistas vão poder conhecer a cidade ao volante de um carro 100% elétrico, equipado com WiFi gratuito, guia áudio GPS e uma câmara fotográfica e vídeo que vai permitir partilhar toda a experiência, em tempo real, com a família e amigos, através das redes sociais, utilizando a rede 5G como meio de transmissão de elevada velocidade.

EVA Drones

A EVA Drones promete transformar a logística e as operações das empresas através da combinação da sua rede de estações de carregamento multimodais com drones autónomos e meios de transporte terrestre autónomo. Com uma tecnologia aeronáutica elétrica única, desenvolvida com o objetivo de facilitar a logística das entregas ponto-a-ponto, esta Empresa recorre à rede 5G para integrar todo um serviço de logística de “short-haul” com gestão e posicionamento em tempo real dos seus meios de transporte.

Biometrica

A italiana Biometrica está dedicada à produção de um têxtil com biossensores, capazes de analisar a transpiração dos atletas, com o objetivo de melhorar a sua performance. Através da análise realizada pelo biossensor incorporado no têxtil, será possível determinar os níveis de hidratação de cada atleta, bem como a estimação da perda de nutrientes críticos ao desempenho do atleta. Com a ajuda de uma aplicação para smartphone, será possível comunicar, em tempo real, os parâmetros biológicos do suor e informar o seu utilizador sobre quando e como se hidratar e alimentar.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

CÂMARA DE AVEIRO CONGRATULA-SE COM REALIZAÇÃO DA SUPERTAÇA 2020 EM AVEIRO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) acordou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a realização da edição 2020 da Supertaça Cândido Oliveira a disputar entre o FC Porto e o SL Benfica, no Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte, no próximo dia 23 de dezembro, culminando com sucesso um processo de candidatura e de negociação desenvolvido nos moldes definidos pela FPF.

“É com muito gosto que a CMA vai receber a Supertaça no Estádio Municipal e também as duas finais femininas que a FPF nos desafiou a receber. É para nós um gosto enorme em receber as nossas mulheres que jogam futebol com grande nível e obviamente esse jogo sempre importante que é o FC Porto – SL Benfica”, sublinhou o Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Para além da final da Supertaça masculina, Aveiro receberá também no dia 13 de dezembro, a final da Taça de Portugal feminina de 2019/2020, entre o SL Benfica e o vencedor do encontro do próximo dia 18 de novembro entre o Estoril Praia e o SC Braga.

No dia 16 de dezembro, o Estádio Municipal de Aveiro recebe a final da Taça da Liga feminina de 2019/20, que coloca frente a frente as equipas do SL Benfica e do SC Braga. Estes dois jogos terão transmissão televisiva em direto no canal 11. Esta data está a sujeita a alteração, dependendo do desempenho da equipa do SL Benfica na Liga dos Campeões feminina. A data alternativa é 6 de janeiro de 2021.

Queremos agradecer à Federação Portuguesa de Futebol, com quem a CMA tem trabalho em variadas e frutíferas parcerias, pela opção inteligente de realizar a Supertaça Cândido Oliveira 2020 no Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte, o que acontece pela décima vez aproveitando desta forma todas as potencialidades do recinto, bem como a sua localização privilegiada e o seu enquadramento na Região de Aveiro.

A CMA está empenhada em dinamizar o seu Estádio Municipal, potenciando todas as suas capacidades, pelo que a realização de eventos desportivos desta envergadura serão sempre uma mais-valia para a Cidade e toda a Região, pelo que todo o investimento realizado para a concretização destes eventos serão sempre uma boa aposta para o Município de Aveiro.

A CMA aproveita para agradecer publicamente a todas as entidades e empresas que estão envolvidas na preparação e organização deste jogo, todo o empenho de profissionalismo sempre demonstrado.



Marcelo não descarta subida do défice para reforçar pessoal no setor da saúde


O Presidente da República disse hoje, no Algarve, não descartar uma subida do défice, em caso de necessidade de reforço de pessoal na área da saúde para combater a pandemia.

Se se chegar à conclusão de que é preciso reforçar o orçamento da saúde, não estou a ver nenhum partido a dizer que não, por muito que isso custe sacrificar uma ou outra área ou, neste ano que é muito especial, em termos de subida do défice", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

No final de uma visita ao município de Vila do Bispo, Marcelo recorreu-se das palavras do ex-Presidente Jorge Sampaio para reafirmar "que a vida nem começa nem acaba no défice".

"O défice é muito importante, mas se for provado que, efetivamente, é preciso mais uns tantos zero vírgula qualquer por cento pela urgência de reforço do orçamento da saúde e os partidos entenderem que assim deve ser, pois assim deve ser", sublinhou.

Marcelo defendeu que, numa altura em que o orçamento para 2021 "está em cima da mesa" e que a pandemia "ainda vai sobrar para o ano que vem", é preciso responder à questão concreta se "há profissionais em número suficiente, sim ou não".

O Presidente da República considerou importante saber se "nos termos" em que os concursos são abertos "permitem a progressão de carreira", que "haja novo pessoal a entrar em funções" ou se "é preciso mais pessoal".

"Este é um debate e uma discussão que tem de ser feita serenamente", adiantou.
Questionado pelos jornalistas no final daquela que foi a sua última vista a todos os municípios algarvios após o impacto da covid-19 no turismo da região, Marcelo Rebelo de Sousa realçou também que "não basta haver ventiladores, é preciso haver equipas que assegurem os cuidados intensivos com esses ventiladores".

Deixando uma palavra de apoio e reconhecimento aos profissionais da saúde que estão, "muitos deles, cansados e esgotados", o Presidente da República destacou que estão "nisto há muitos meses e sabem que vão continuar nisto muitos meses também".

Marcelo Rebelo de Sousa vai iniciar na próxima semana uma consulta a várias personalidades da área da saúde, começando pela ministra da tutela, Marta Temido, mas recebendo também o atual e os ex-bastonários da Ordem dos Médicos, outros bastonários das áreas ligadas à saúde, ex-ministros da saúde, sindicatos e confederações sindicais e patronais, no que serão "duas ou três semanas muito importantes", adiantou.

O Presidente da República revelou que no final dessas consultas gostaria de encontrar um "consenso de pontos de vista", quer "quanto à evolução da pandemia e das medidas para a enfrentar", mas também de que "há um equilíbrio entre a preocupação com a vida e a saúde e a não paragem radical da economia e da sociedade portuguesa.

Por isso, vai também ouvir o "setor económico e social", concluiu.

Lusa

França regista novo recorde diário com 32.427 casos de infeção


França registou um novo recorde de casos diários de covid-19, com 32.427 pessoas infetadas nas últimas 24 horas, elevando para 867.197 o número total de contágios, de acordo com os dados divulgados hoje pela agência francesa de saúde.

Segundo o boletim diário sobre a evolução da covid-19 em França, verificaram-se 90 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, o que aumenta para 33.392 o número total de mortes desde o início da pandemia.

Relativamente ao novo recorde de casos diários de covid-19, com 32.427 pessoas infetadas, o recorde anterior ocorreu na passada quinta-feira, com 30.621 infeções.

Com os dados das últimas 24 horas, França contabiliza 867.197 casos de infeção, indicou a agência francesa de saúde.

Além do novo recorde de casos diários de covid-19, os dados das últimas 24 horas apresentam os piores registos em quase todos os parâmetros de acompanhamento da evolução da pandemia, inclusive a taxa de casos positivos entre os testes realizados e o internamento de doentes.

A taxa de casos positivos entre os testes realizados aumentou para 13,1% do total de testes (12,9% na sexta-feira), enquanto foram registadas 7.198 internamentos nos últimos sete dias (6.906 na sexta-feira), revelou os dados divulgados pela agência francesa de saúde.

Além disso, há 1.298 doentes em cuidados intensivos, em comparação aos 1.204 doentes nessa situação na sexta, segundo o boletim diário sobre a evolução da covid-19 em França.

Lusa

Comando da PSP de Lisboa anuncia maior apreensão de droga da última década


O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa anunciou hoje ter apreendido mais de 158 mil doses de cocaína, a maior apreensão de droga da última década.

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa anunciou hoje ter apreendido uma tonelada de haxixe e mais 10 quilos de heroína durante uma abordagem a várias viaturas feitas na sexta-feira, na autoestrada A2.

"Este ‘Processo Nómada’ decorre há três anos e incidiu sobre a atividade criminosa deste grupo com incidência em Lisboa, mas com ligação a outras cidades e também às ilhas", disse o comandante João Prisciliano, durante a apresentação da operação.

"Apreendemos uma tonelada de haxixe e, no decorrer da investigação nos últimos três anos, mais dez quilos de heroína e mais 50 de haxixe, numa operação que começou há três anos e que, em forma de investigação em pirâmide, foi subindo até chegar ao principal traficante, que nos conduziu a esta apreensão", disse o responsável.

O valor agora divulgado é bastante superior ao número de doses que tinha sido apresentado hoje à tarde no comunicado inicial da PSP, que apontava para "a maior apreensão da última década, com 158.200 doses de cocaína".

Fonte: Lusa / Madremedia

Imagem : SAPO24

México | Cómo Preparar A Tu Empresa Para La Nueva Normalidad?



por Yesica Flores

A medida que avanza la ‘nueva normalidad’, el desconfinamiento, las nuevas normas de higiene y la reapertura gradual de las actividades económicas impulsan profundos cambios en la sociedad. En esta nueva etapa, las empresas que lograron adaptarse a la pandemia deberán reforzar las prácticas que las llevaron hasta aquí, y mejorar sus estrategias con el fin de aprovechar todo ese aprendizaje para medir sus habilidades de resiliencia.

Durante la primera etapa del confinamiento por COVID-19, los departamentos de Recursos Humanos (RRHH) jugaron un rol trascendental para ayudar a las empresas a adaptarse a este nuevo contexto. Entre las principales funciones que desempeñó esta área destacan tres: coadyuvar para preservar la salud y seguridad de todos los empleados, apoyar a los CEOs en la revisión de planes estratégicos de negocios y adaptar la organización a esquemas de trabajo remoto.

La nueva normalidad también demanda una reestructuración por parte de las empresas, desde la forma de trabajo, hasta su visión empresarial, por lo que el área de RRHH seguirá siendo un departamento vital para concretar estos cambios.

De acuerdo con el estudio Cómo el COVID está cambiando el perfil y la agenda del Director Corporativo de Personas (DCP), el área de Recursos Humanos será clave en la nueva normalidad, ya que será la encargada de “alinear toda la organización hacia un objetivo compartido”, con base en su mentalidad y visión de negocio; gestión del cambio; capacidad ágil de decisión y ejecución; resiliencia y trabajo en equipo.

“El reto de las empresas en la nueva normalidad se resume en aprender de los errores y aciertos del pasado para generar nuevas estrategias que se adapten al entorno, y que además sean tan flexibles que permitan revirar en cualquier momento, ya que nos encontramos en una etapa un tanto incierta, llena de cambios y transformaciones, y la forma en la que los negocios hagan frente a estos cambios determinará su éxito”, señala Andrea Rojas, Head de RRHH en Runa, software de nómina y gestión de Recursos Humanos (RRHH).

El reporte Returning to work in the future of work (Regresar al trabajo en el futuro del trabajo), de Deloitte, afirma que en la nueva normalidad las empresas no deben enfocar sus esfuerzos sólo en el regreso al trabajo, sino desarrollar una estabilidad dinámica, “en lugar de intentar detener una inevitable tormenta de cambio”, por ello sus estrategias deben tener 3 ejes básicos:

  • Nuevas formas de organización para el trabajo
  • Comprender y aprovechar los avances que lograron durante la crisis
  • Trazar un nuevo camino a seguir

Pero, ¿cómo una empresa se puede preparar para lograrlo? De acuerdo con Runa, deben de tomar en cuenta los siguientes puntos:

Esquemas de trabajo flexibles. La pandemia incentivó el trabajo remoto en un primer momento debido a las medidas de distanciamiento social, pero esta nueva forma de trabajo también cambió drásticamente la visión de muchas empresas al respecto. No se trata sólo de hacerlo por necesidad o como un recurso forzado para seguir operando, sino de entender este esquema  a cabalidad y sacarle el mayor provecho.

Mantener abiertos estos esquemas de trabajo remoto es darle a la empresa herramientas para mejorar el trabajo colaborativo y agilizar la productividad cuidando la salud del personal.

Algunos puestos de trabajo serán más aptos para realizarse de forma remota que otros; sin embargo, vale la pena que las empresas evalúen qué tanto necesitan una oficina llena de personal, y quiénes pueden seguir haciendo home office.

Implementar herramientas tecnológicas en diversas áreas. La pandemia aceleró la adopción de nuevas herramientas tecnológicas, por lo que la importancia de la digitalización de las empresas fue una de las lecciones principales y que continúan vigentes en la nueva normalidad.

Según el estudio El efecto del COVID-19 en los negocios internacionales, de la firma Gedeth Network, el 87% de las empresas identificaron a la digitalización como la principal oportunidad durante la pandemia, ya que les permitió operar de manera remota. Algunas afirmaron que gracias a la tecnología lograron beneficios como mejorar la relación con clientes, incrementar sus ventas, mejorar su presencia en línea o agilizar trámites y contratación de personal.

Planes de acción ante crisis. Durante la nueva normalidad las empresas deben tener muy claro que el contexto es impredecible; sin embargo, estar preparadas ante cualquier eventualidad podría significar un gran paso de adaptación.

Para ello deben contar con planes de acción ante crisis, los cuales deben contemplar campañas de prevención y promoción de la salud, así como medidas financieras emergentes, cambio en las dinámicas de trabajo, entre otras.

Diseño de ambientes laborales saludables. La salud de los colaboradores es esencial para ser productivo en la nueva normalidad. La pandemia dejó claro que el bienestar físico y emocional es prioridad para la población.

El agotamiento por trabajo, estrés y depresión podrían afectar a los trabajadores de una forma que no se había visto hasta ahora. Estas nuevas demandas profesionales requieren del cuidado y fomento de ambientes de trabajo saludables, en los que la salud del empleado sea lo más importante.

Nuevo paradigma de talento. La nueva normalidad requiere de empresas con líderes capaces de diseñar e implementar soluciones estratégicas, pero que además cuenten con las habilidades tecnológicas necesarias para llevarlas a cabo. Por ello, las contrataciones de la nueva normalidad deben estar enfocadas en buscar talento con dichas características.

La capacitación, promoción y oportunidades de desarrollo dentro de las empresas también serán vitales para mejorar el desempeño de los trabajadores y que éstos alcancen sus objetivos personales, mientras apoyan a la compañía a alcanzar sus metas.

Empresas sociales. La empatía e imagen de las empresas marcará un precedente en la nueva normalidad. Tanto los consumidores como los trabajadores buscan empresas que encaren un “nuevo contrato social”; es decir, que tengan una mayor conexión con su entorno y que su labor tenga un impacto social, ya sea en favor del cuidado del medio ambiente, promoción de la salud o cualquier apoyo de esta índole.