segunda-feira, 6 de julho de 2020

Águeda Milhares de pessoas marcaram presença no Águeda Drive-In

Evento decorreu no fim de semana e atraiu milhares de pessoas, ansiosas por atividades culturais, apreciadas em total segurança 

“Águeda continua viva e a surpreender. Demonstrámos que é possível proporcionar coisas diferentes a um público que está ansioso por ter atividades na rua e estar em contacto com as diferentes formas de arte”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referindo ainda que ficou claro que o Águeda Drive-In, que decorreu este fim de semana, “foi o sucesso que toda a gente viu”. 

Este fim de semana, à imagem do que foram os últimos 14 anos, teria sido o arranque do AgitÁgueda. “Tivemos de reinventar tudo isto”, declarou Edson Santos, para quem este modelo garantiu o cumprimento das medidas de segurança e de saúde pública recomendadas pela Direção-Geral de Saúde de combate ao alastramento da COVID-19. 

Nos três dias do evento, estiveram mais de 1.000 carros no recinto, o que permite à organização afirmar que a iniciativa foi um sucesso. Para o Vice-Presidente da Autarquia é importante realçar “a forma exemplar como as pessoas se portaram no cumprimento das regras do evento, salvaguardando-se a eles próprios e aos outros”. 

O primeiro espetáculo, que foi traduzido integralmente, no local e em direto, em Língua Gestual Portuguesa, trouxe muita comédia ao palco montado nas imediações do parque de estacionamento junto ao Mercado Municipal de Águeda; no sábado, a noite foi dedicada à música; e, no domingo, houve sessão dupla de cinema. Nos três dias, as regras foram as mesmas: as pessoas chegaram de carro, sintonizavam o auto-rádio num canal específico para o evento e assistiam comodamente nas suas viaturas, junto apenas da família e amigos. Cada carro formava, assim, uma “bolha” de segurança e permitiu manter o distanciamento social necessário para que o espetáculo pudesse ser apreciado. 

E todos, desde os artistas ao público, teceram rasgados elogios tanto à organização como à iniciativa de trazer cultura para a rua num formato diferente do habitual, mas que garante a segurança de todos. 

Os artistas assumiram que estar em cima do palco, tendo carros por plateia, foi inusitado e uma forma muito diferente de atuar. “É um pouco estranho, temos que imaginar as reações”, disse Hugo Sousa, um dos humoristas que lotaram o primeiro dia do espetáculo, na sexta-feira à noite. “Como tem tudo na vida, temos que experimentar coisas novas e esta foi uma que valeu muito a pena”, garantiu. 

Pedro Neves, outro comediante, salientou a forma como o espetáculo decorreu, sempre animado, porque, como referiu, “a manifestação de interesse não deixa de acontecer, só que os aplausos são trocados por buzinadelas e sinais de luzes”. Já João Paulo Rodrigues e Pedro Alves (Roscas e Estacionâncio) afirmaram estar satisfeitos com o evento e o sucesso alcançado. “Foi provavelmente o espetáculo mais silencioso do mundo, achamos que estamos sozinhos”, disse João Paulo, para logo garantir que o público, entre acenos de dentro do carro, buzinadelas e sinais de luzes, “foi fantástico”. 

Os The Black Mamba, que já tinham estado em Águeda duas outras vezes, subiram ao palco, no sábado, e Pedro Tatanka não escondeu o divertimento sentido nesta que foi a sua primeira experiência num drive-in. “Depois disto tudo passar, nunca mais teremos a oportunidade de tocar para carros a acenar com o limpa-vidros, com os máximos e os quatro piscas ligados. Foi uma experiência muito fixe”, disse o líder da banda, acrescentando que “o pessoal de Águeda tem uma onda muito fixe”. Os outros elementos, Ciro Cruz e Miguel Casais, consideram esta forma de atuar “diferente”, mas “altamente surpreendente”. 

Os eventos atraíram pessoas de toda a região e país, prova de que Águeda continua a ser uma cidade criativa e dinâmica. Ana Ferreira, de Aveiro, disse que esta foi uma “forma interessante” de trazer cultura para a rua e que criou uma “interatividade gira” entre as pessoas e os artistas. Sérgio Rafael, de Braga (que veio de propósito para o evento), defendeu que este tipo de iniciativas, que “são muito interessantes”, deveriam ser repetidas. 

“Espetacular, impecável, desde os espetáculos às regras de segurança, tudo muito bom”, afirmou Anabela Reis, de Águeda, e João Martins, de Oliveira do Bairro, complementou declarando que “foi uma boa iniciativa por parte da Câmara Municipal”. 

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, conclui que reinventar, tal como foi feito para este evento, é um verbo que tem de estar em constante uso nos próximos tempos, uma vez que a pandemia ainda não terminou. “Se quisermos fazer alguma coisa, temos de arriscar, claro que tendo sempre em conta a segurança e saúde pública, que estão em primeiro lugar”. 

O Vice-Presidente da Câmara de Águeda avançou, ainda, dentro das ações pensadas para dinamizar o Concelho nesta época (dependendo algumas do caminho que o desconfinamento seguir), é o aumento do roteiro de arte urbana, para além de algumas instalações provisórias e temporárias, que poderão ser visitadas de uma forma tranquila e evitando a presença de grandes aglomerados de pessoas nas ruas.

NACIONAL | MÃE DE BEATRIZ LEBRE REAGE À MORTE DO ASSASSINO DA FILHA

Paula Lebre, a mãe de Beatriz Lebre,a jovem assassinada em maio por Rúben Couto, um colega da faculdade que queria manter a todo um custo uma relação amorosa com a vítima, reagiu esta segunda-feira ao suicídio do homicida, ocorrido na cadeia.
"Nunca fui de acordo e continuo ainda a não concordar com a pena de morte (em qualquer circunstância). Não só porque desejo viver numa sociedade com elevado nível civilizacional , mas também porque não havendo sistemas infalíveis prefiro um culpado livre do que um inocente no corredor da morte", começou por escrever Paula Lebre, continuando: "Numa sociedade que não mata quem matou, deveria haver , no mínimo, mais respeito pelas vitimas. Uma sociedade que não mata quem matou nunca deveria preocupar-se em vasculhar imperfeições nas vitimas com intenção de encontrar justificação para a crueldade de um assassino. Numa sociedade que não mata quem matou devia de imediato e incondicionalmente proteger as vitimas. Sirva esta historia para corrigir e melhorar os nossos valores".
"Por isso, as minhas condolências à família de Rúben Couto. Não é possível medir sofrimentos, mas uma morte é uma morte. Quando morre uma criança ou um jovem é sempre uma perda para as famílias como para a sociedade. É perda de património Humano. O valor da vida deve sempre ser o supremo de uma sociedade que se diz de direito e de humanos", terminou.

“2020 e os novos desafios da Educação” é o tema do VI Fórum VISEU EDUCA

“Trabalho colaborativo e redes de partilha em contexto de trabalho de projeto” serão debatidos no webinar que arranca já amanhã, dia 7 de julho.

Tem início amanhã, dia 7 de julho, o VI Fórum VISEU EDUCA, que este ano decorre em formato webinar. A sessão de boas-vindas terá lugar pelas 9 horas e conta com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.
2020 é um ano de reaprendizagem e, neste sentido, o Município de Viseu, em parceria com o CFAE -  VisProf, a Escola Superior de Educação de Viseu, as Instituições de Ensino da Rede Público-Privada, inserido no Plano de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, da CIM Viseu Dão Lafões, realiza o VI Fórum VISEU EDUCA, alusivo ao tema “2020 e os Novos desafios da Educação – Trabalho colaborativo e redes de partilha em contexto de trabalho de projeto”, nos dias 7, 8 e 9 de julho.
Nesta sexta edição, em sistema webinar, destaca-se o debate sobre a redefinição da escola: o papel do professor, do aluno e das famílias na sociedade digital; a aprendizagem em modelos de ensino à distância; ou o risco biológico nas escolas.
Ao longo destes três dias, serão partilhados alguns exemplos de boas práticas, com a participação de alguns oradores convidados, nomeadamente João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Natália Moura Lopes, Investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, José Manuel Mendes, Coordenador do Observatório do Risco (OSIRIS), António Paulo Duarte, Investigador e Assessor de Quadro do Instituto da Defesa Nacional (IDN), em painéis de discussão moderados por Cristina Azevedo Gomes e Abel Figueiredo, da Escola Superior de Educação de Viseu, e Cristina Brasete, Vereadora da Educação e Proteção Civil do Município de Viseu.
O programa VISEU EDUCA, implementado em 2015, tem na sua génese metodológica a formação e partilha de boas práticas na comunidade educativa. O momento de avaliação e debate de desenvolvimento anual do projeto é o Fórum VISEU EDUCA, com o envolvimento de mais de 600 profissionais da Rede Educativa Local e Nacional, e mais de 50 oradores/formadores.
Esta ação webinar é acreditada pelo CCPFC.

Link para assistir à iniciativa em formato webinar: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_5LE5-5RGSRS0NvpMVOKExg

AVEIRO | PROGRAMA MUNICIPAL DE APOIO ÀS ASSOCIAÇÕES: - Assinatura dos Contratos-Programa e Protocolos de Cooperação Financeira com as Associações de Ação Social


No âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), temos o prazer de convidar o V. Órgão de Comunicação Social para a cerimónia de assinatura dos Contratos-Programa e dos Protocolos de Cooperação Financeira com as Associações de Ação Social gestoras de Estruturas Residenciais de Pessoas Idosas, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves e que terá lugar na próxima quarta-feira, dia 08 de julho, pelas 09h00, na sala de Despacho da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, junto aos Paços do Concelho.
No mesmo dia, pelas 10h30 serão também assinados os respetivos Contratos e Protocolos com as Associações de Ação Social gestoras de Serviços de Apoio Domiciliário e outros serviços a Idosos, no Salão Polivalente de Nossa Senhora de Fátima, junto à igreja desta localidade.
Por fim, às 12h00, o Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro recebe a cerimónia para assinatura dos Contratos-Programa e dos Protocolos Financeiros com as restantes Associações de Ação Social.
A decisão da CMA de realizar três cerimónias no mesmo dia, mas em momentos diferentes, prende-se com a necessidade de continuarmos a combater bem a Pandemia do Coronavírus / Covid-19 evitando aglomerações.

Mais de 800 mil euros de apoio às Associações
Recordamos que este ano o PMAA para as 38 Associações da área Social teve um crescimento face a 2019 de 86% no seu apoio, perfazendo assim um valor total de 803.737€.
Trata-se de um relevante aumento dos apoios financeiros, justificado neste ano de 2020 por dois motivos principais:
1. Pelo momento excecional que vivemos de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai entregar um apoio de 179.810€ dirigido às despesas adicionais e perdas de receita provocadas pelo Combate à Pandemia do Covid-19. É importante dar nota neste âmbito, que a CMA já entregou Equipamentos de Proteção Individual a Associações Sociais no valor de 300.000€ e que vai continuar a dar esse apoio;
2. A aposta mais forte das Associações Sociais no investimento em projetos, obras e equipamentos, o que motiva, na comparação com 2019, um aumento de cerca de 52% do apoio da CMA neste domínio, com um valor total de 545.220€.
Além disso, o apoio às Associações é para a CMA uma área de grande importância no desenvolvimento do Município e na dinamização da Comunidade, por força do relevante interesse público de que se reveste boa parte da atividade das Associações.

TEATRO AVEIRENSE RECEBE ESPETÁCULO
DE NÉ BARROS E JOÃO MARTINHO MOURA
- CO LATERAL: Dança e artes digitais no próximo sábado 

O Teatro Aveirense recebe no próximo sábado, dia 11 de julho, o espetáculo CO:LATERAL, de Né Barros e João Martinho Moura. Trata-se de uma fusão de dança e artes digitais, na qual as fronteiras criativas são estendidas, surgindo novas ligações entre a arte e a tecnologia.
CO:LATERAL foi desenvolvido a partir do projeto performativo NUVE, onde se explorava a relação entre a dança e as artes digitais. Inicialmente apresentado em 2010, este solo interpretado por Né Barros deu origem a diversas publicações nacionais e internacionais. Ali, o corpo projetava-se e estendia-se numa relação de intimidade com a realidade virtual interativa. O discurso performativo resultante desta ligação apela a um momento extraordinário, a um momento poético feito de espaço e corpo, feito de mistura de realidades, feito de duplos e de imagens. Este projeto tem ainda a particularidade de se apresentar sob um formato mutável, podendo variar a cada apresentação. A última versão evoca momentos da morte do cisne imerso num espaço imaterial de luz e projeção: um fantasma do arquivo da dança volta agora para se testar numa realidade de aprisionamento ilusório.
Esta iniciativa surge no âmbito da programação do Teatro Aveirense no campo das artes digitais, tendo neste momento mais uma iniciativa a decorrer, o Criatech Online, que até 13 de julho reúne uma exposição, conversas, masterclasses e performances.
O preço dos bilhetes para CO:LATERAL é de 5,00€, podendo ser adquiridos na Ticketline ou na bilheteira do Teatro Aveirense.

 AVEIRO TECH CITY DESENVOLVE
BICICLETA MOVIDA A HIDROGÉNIO
- Aveiro Urban Challenges -
O PEMFC SUDOE BIKE é mais uma das soluções premiadas da primeira edição do Aveiro Urban Challenges. Respondendo ao desafio lançado pela Galp Gás Natural Distribuição, esta solução passa por desenvolver um protótipo de bicicleta movida com a ajuda de células de combustível alimentadas a hidrogénio. O objetivo é contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável.
A mobilidade nos centros urbanos constitui um dos maiores desafios para a sociedade. Nesse sentido, e seguindo a tendência de sustentabilidade e inovação, a Galp Gás Natural Distribuição, no âmbito da primeira edição do Aveiro Urban Challenges, desafiou a Universidad de Cantabria | Apria Systems (imagem em anexo) a desenvolver um protótipo de bicicleta movida com a ajuda de células de combustível alimentadas a hidrogénio. O objetivo é contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável, permitindo a divulgação e promoção do hidrogénio como solução energética, através do estímulo e aplicação de tecnologias emergentes, contribuindo para a maximização da participação renovável no sistema energético nacional. A PEMFC SUDOE BIKE vai arrecadar 20.000€ para o desenvolvimento desta solução, até outubro do presente ano.
Nas próximas semanas, cumprindo o programa desta ação, os finalistas vão iniciar o desenvolvimento dos respetivos projetos, recebendo mentoria dos nossos parceiros, bem como da Beta-i.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

AVEIRO RECEBEU OS FINALISTAS DOS URBAN CHALLENGES NUMA KICK-OFF SESSION PRESENCIAL
Os cinco finalistas do Aveiro Urban Challenges estiveram presentes na Sessão de Kick-Off, que marca a entrada do projeto numa nova fase. A partir de hoje os finalistas vão ter acesso à componente de sessões de mentoria dinamizadas pela Beta-i, ao tempo que continuam a receber apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders do projeto – Transdev, Galp Gás Natural Distribuição, VEOLIA, EDP e Águas da Região de Aveiro (AdRA).
Após ter sido adiada várias semanas devido ao surto pandémico vivido desde março, foi finalmente possível reunir as condições necessárias à realização presencial da Sessão de Kick-Off dos Aveiro Urban Challenges. O evento foi à porta fechada e contou com a presença da equipa da Câmara Municipal de Aveiro, com os stakeholders e com os cinco finalistas, para quem foi reservado um espaço de cerca de cinco minutos, para apresentação dos projetos. O programa do evento contemplou, ainda, um momento de networking e a realização de reuniões de trabalho de projeto com as equipas (One-to-One Meetings).
Após a fase de desenvolvimento e formação aguarda-se o momento da apresentação pública, a dinamizar em outubro, das cinco soluções que responderam aos desafios urbanos da 1ª edição do Aveiro Urban Challenges, e que serão premiadas com o valor de 20.000€ cada.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Este Vírus Que Nos Enlouquece: hino à liberdade em tempos de cólera


Bernard-Henri Lévy está de volta aos livros com Este Vírus Que Nos Enlouquece. O mais recente livro do «pai» do movimento dos «novos filósofos» irá abanar consciências e pôr em causa toda a estratégia de contenção da pandemia por covid-19 imposta pelos governantes, a partir do modelo ditatorial chinês. Editada pela Guerra e Paz Editores, na colecção Livros Vermelhos, a obra chega amanhã, dia 7 de Julho, às livrarias portuguesas, três dias antes da publicação nos Estados Unidos, em Espanha e em Itália, país no qual será publicada pela E La Nave Va, editora fundada por Umberto Eco. O autor deixou uma mensagem para os leitores de língua portuguesa e irá revisitar Portugal.

Usurários da morte, tiranos da obediência, higienistas delirantes. Será esta uma caracterização de personagens tiradas de um romance distópico? Não. Segundo o filósofo francês Bernard-Henri Lévy, estes são os protagonistas da primeira crise mundial que «produziu uma realidade mais incrível que a ficção» e a que mais «inflacionou discursos obsessivos».

No livro Este Vírus Que Nos Enlouquece, o polémico escritor da geração «novos filósofos» aponta o dedo a governantes, organizações internacionais, influenciadores de opinião e colapsologistas que, «efusivos, disfarçam o seu egoísmo de abnegação» e aproveitam o coronavírus para arrasar o que a civilização ocidental tem de melhor.

Contra os que pretendem ver no vírus uma mensagem transcendental, contra o alarmismo do apocalipse, contra os obcecados pelo decrescimento e contra outros defensores da penitência, Lévy contesta a ideia de que no recomeço, após a pandemia, «nada deve ser como antes».

«É preciso resistir, custe o que custe, a esse vento de loucura que sopra sobre o mundo.» Um vento a que o autor chama de «Primeiro Medo Mundial», que assola o planeta e estrangula a liberdade dos cidadãos a coberto da urgência sanitária. Recorrendo à filosofia e a dados históricos concretos, o pensador afirma que esta não é a primeira, nem a mais mortífera pandemia que a humanidade enfrentou até hoje.

«Os grandes epistemólogos dizem que as crises sanitárias são fenómenos sociais que comportam aspectos médicos.» É esta a tese que serviu de base para a criação do ensaio e cuja importância é reforçada pelo autor neste vídeo que criou para os seus leitores de língua portuguesa:

«Todo um programa» que levará Bernard-Henri Lévy a revisitar Portugal nos próximos dias 13 e 14 Julho.

Em defesa da vida em toda a sua plenitude, convivial, amorosa, política, Este Vírus Que Nos Enlouquece afirma peremptoriamente que a humanidade tem de voltar à confiança do aperto de mão, dos abraços e das viagens, para que recupere a sua liberdade e a sua sanidade.

Um grande e intenso ensaio, que apela à reflexão e ao sentido crítico dos leitores perante este estranho «novo mundo» e que enriquece a colecção Livros Vermelhos da Guerra e Paz. À venda, nas livrarias e no site da editora, a partir de amanhã, dia 7 de Julho. A tradução do original francês, Ce Virus qui Rend Fou, publicado pela Grasset, é de João Luís Zamith e de André Tavares Marçal, com revisão de Ana de Castro Salgado.

Este Vírus Que Nos Enlouquece
Bernard-Henri Lévy
Não-Ficção / Ensaio
104 páginas · 15x20,5 · 12,00 €
Nas livrarias a 7 de Julho
Guerra e Paz, Editores

AVEIRO URBAN CHALLENGES: AVEIRO TECH CITY DESENVOLVE BICICLETA MOVIDAS A HIDROGÉNIO



O PEMFC SUDOE BIKE é mais uma das soluções premiadas da primeira edição do Aveiro Urban Challenges. Respondendo ao desafio lançado pela Galp Gás Natural Distribuição, esta solução passa por desenvolver um protótipo de bicicleta movida com a ajuda de células de combustível alimentadas a hidrogénio. O objetivo é contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável.

A mobilidade nos centros urbanos constitui um dos maiores desafios para a sociedade. Nesse sentido, e seguindo a tendência de sustentabilidade e inovação, a Galp Gás Natural Distribuição, no âmbito da primeira edição do Aveiro Urban Challenges, desafiou a Universidad de Cantabria | Apria Systems a desenvolver um protótipo de bicicleta movida com a ajuda de células de combustível alimentadas a hidrogénio. O objetivo é contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável, permitindo a divulgação e promoção do hidrogénio como solução energética, através do estímulo e aplicação de tecnologias emergentes, contribuindo para a maximização da participação renovável no sistema energético nacional. A PEMFC SUDOE BIKE vai arrecadar 20.000€ para o desenvolvimento desta solução, até outubro do presente ano.

Nas próximas semanas, cumprindo o programa desta ação, os finalistas vão iniciar o desenvolvimento dos respetivos projetos, recebendo mentoria dos nossos parceiros, bem como da Beta-i.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

AVEIRO 5G CHALLENGES: AVEIRO RECEBEU OS FINALISTAS DOS URBAN CHALLENGES NUMA SESSÃO PRESENCIAL


Os 5 finalistas do Aveiro Urban Challenges estiveram presentes na Sessão de Kick-Off, que marcou a entrada do projeto numa nova fase. A partir desse momento os finalistas vão ter acesso à componente de sessões de mentoria dinamizadas pela Beta-i, ao tempo que continuam a receber apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders do projeto – Transdev, Galp Gás Natural Distribuição, VEOLIA, EDP e Águas da Região de Aveiro (AdRA).

Após ter sido adiada várias semanas devido ao surto pandémico vivido desde março, foi finalmente possível reunir as condições necessárias à realização presencial da Sessão de Kick-Off do Aveiro Urban Challenges. O evento foi à porta fechada e contou com a presença da equipa da Câmara Municipal de Aveiro, com os stakeholders e com os cinco finalistas, para quem foi reservado um espaço de cerca de 5 minutos para apresentação dos projetos. O programa do evento contempla, ainda, um momento de networking e a realização de reuniões de trabalho com as equipas (One-to-One Meetings).

Após a fase de desenvolvimento e formação aguarda-se o momento da apresentação pública, a dinamizar em outubro, das cinco soluções que responderam aos desafios urbanos da 1ª edição do Aveiro Urban Challenges, e que serão premiadas com o valor de 20.000€ cada.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Isabel Carriço

COVILHÃ TEM “JARDINS DE VERÃO” NOS SÁBADOS E DOMINGOS DE JULHO


A Câmara Municipal da Covilhã promove a iniciativa “Jardins de Verão”, aos fins de semana, durante o mês de julho, nos jardins da cidade. 

O Jardim Público foi o local escolhido para o arranque deste conjunto de atividades direcionadas às famílias e que dão continuidade ao “Eu Sou +”, projeto pedagógico e multidisciplinar que vai desde a ciência à música. 

“Jardins de Verão” tem como objetivos proporcionar às famílias da Covilhã o usufruto dos espaços verdes da cidade, marcando o regresso em segurança das atividades no exterior. 

Aos sábados, sempre às 19h, a Professora Mara Gonçalves realiza surpreendentes experiências de “Ciência Divertida”, seguidas de “Brincadeiras com Pais e Avós”, atividade orientada pela psicóloga Filomena Casalta que inclui jogos familiares didáticos que podem ser replicados em casa. Estas atividades decorrem no Jardim do Lago (11 de julho), no Jardim das Artes (dia 18) e no Jardim Botânico de Montanha (dia 25). 

Aos domingos, também às 19h, chega a vez da música com “Concertos Pedagógicos para as Famílias”, a cargo da pianista Fernanda Canaud, no Jardim do Lago (dia 12), no Jardim das Artes (dia 19) e no Jardim Botânico (dia 26). 

A crise sanitária provocada pela covid-19 obriga a autarquia a implementar medidas de segurança que passam pela participação mediante inscrição prévia em link.cm-covilha.pt/eventos ou pelo telefone 275 330 600. Em cada evento podem participar um máximo de cinco famílias, que se devem fazer acompanhar de uma manta na qual permanecerão durante as atividades.

COMUNICADO: LOJAS CONTINENTE DO DISTRITO DE AVEIRO RECEBEM MARCA ‘COVID SAFE’ PELA APCER



O Continente é a primeira marca de distribuição alimentar em Portugal a ser distinguida com a marca ‘COVID SAFE’, após auditoria realizada pela APCER, que garante que todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia cumprem as medidas oficiais para controlar a pandemia COVID-19.
No Distrito de Aveiro estão abrangidas pelo selo ‘COVID SAFE’ as lojas Continente Bom Dia Aveiro, Continente Bom Dia Estarreja, Continente Bom Dia Avanca, Continente Modelo Ovar, Continente Modelo Oliveira de Azeméis, Continente Ovar, Continente São João da Madeira, Continente Modelo Vagos, Continente Modelo Vale de Cambra, Continente Bom Dia São João da Madeira, Continente Modelo Santa Maria da Feira, Continente Bom Dia Esmoriz, Continente Modelo São João de Ver, Continente Bom Dia Santa Maria de Lamas, Continente Modelo Mozelos, Continente Bom Dia Espinho, Continente Bom Dia Fiães, Continente Bom Dia Canedo, Continente Modelo Anadia, Continente Modelo Ílhavo, Continente Modelo Águeda, Continente Bom Dia Albergaria-a-Velha.

Desenvolvida pela APCER, a marca ‘COVID SAFE’ é atribuída às organizações que cumprem as orientações das autoridades sanitárias e de trabalho - Direção Geral de Saúde (DGS), Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e Organização Internacional de Trabalho (OIT) -, relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

O processo de auditoria independente às lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia avaliou a implementação de procedimentos e práticas da marca, tendo por base as orientações oficiais, considerando mais de 300 parâmetros de avaliação.

A Sonae MC tem vindo a seguir atentamente as recomendações das autoridades nacionais e internacionais, nomeadamente da Direção Geral de Saúde, estando dotado das políticas e dos mecanismos necessários para enfrentar a presença de COVID-19 em Portugal. Tem delineado um plano de contingência, com vários cenários possíveis, que está a ser colocado em prática de acordo com a evolução da situação em Portugal, para segurança de todos.

A Distribuição Alimentar foi identificada como um serviço crítico pelo Governo e o Continente está consciente da sua responsabilidade para com o país. A nossa prioridade é sempre a segurança de colaboradores e clientes para continuarmos a #AlimentarPortugal.

Menina de 12 anos preferiu a morte a perder sua pureza


Maria Goretti (foto feita aproximadamente 1900)
na propriedade de sua família

Santa Maria Goretti (1890 – 1902), heroína da fé e da pureza, é um grande exemplo para todos, especialmente para as meninas e adolescentes em nossos dias de generalizada imoralidade.

Quando contava apenas 12 anos, Maria Goretti foi assediada por um rapaz que, deparando-se com a firme resistência da menina, amordaçou-a e ameaçou-a com uma faca. Como ela continuava resistindo, o perverso tentou arrancar-lhe a roupa. Nisso, a menina gritou: “Não faças isso, que é pecado. Irás para o inferno”. Ele respondeu: “Se não deixar, eu te mato”. Não conseguindo praticar a perversidade, o depravado esfaqueou a pequena várias vezes. Era o dia 6 de julho de 1902 — exatamente há 118 anos.
Urna com as relíquias de Sta. Maria Goretti

O Papa Pio XII afirmou que Santa Maria Goretti é: “o fruto de lar cristão, onde se reza, se educam cristãmente os filhos no santo amor de Deus, na obediência aos pais, no amor à verdade, na honestidade e na pureza”.

Desta Santa Virgem e Mártir comentou o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em conferência no dia 6 de junho de 1966:

AIgreja Santa, Católica, Apostólica, Romana, em meio à degradação moral do mundo de hoje, apresenta aos homens uma santa como modelo na luta contra a imoralidade: Santa Maria Goretti — um modelo que é o contrário daquilo para que o mundo contemporâneo tende.

Santa Maria Goretti se apresenta a nós como um incitamento à fidelidade à doutrina tradicional da Igreja, ao zelo da Igreja pela pureza, ao valor que a pureza possui e que a Igreja sempre inculcou. De tal maneira que mais vale ao homem perder sua vida do que sacrificar sua pureza.

Em toda essa questão social de que tanto se fala, o problema da pureza ocupa um lugar preponderante. Não pode haver ordem social verdadeira sem ordem familiar verdadeira; e não pode haver ordem familiar verdadeira sem a virtude cujo nome enche os homens de respeito humano; sem que essa virtude seja praticada pelos católicos até a última perfeição; e praticada por ser conhecida e admirada como tal. É a virtude sobre a qual pouco se ousa falar, e que é a castidade conforme o estado da pessoa: a castidade perfeita ou a castidade matrimonial. Duas formas santas de virtude, que precisam ser adotadas e defendidas. A ordem política e a ordem social ruem inevitavelmente nos ambientes onde a virtude da pureza não é observada. Não há preservação da ordem política e social, não há edificação da Civilização Cristã que se possa fazer seriamente, sem que, entre outras virtudes, a da pureza esteja na base”.

ABIM

Ideias para o futuro de Portugal juntam autores de Esperança e Reinvenção em lançamento em Gaia

Dezanove empresários e especialistas em economia e gestão juntaram-se para propor soluções para lidar com a crise gerada pela pandemia de covid-19 em Portugal. Desse cruzamento de soluções, resultou Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro, um livro que conta com palavras prévias de Marcelo Rebelo de Sousa. O livro chega amanhã, dia 7 de Julho, às livrarias, com a chancela da Guerra e Paz Editores. A obra será apresentada no próximo dia 8 de Julho, pelas 18h00, no hotel The Yetman, em Vila Nova de Gaia. O evento, aberto apenas à Imprensa e autores, será transmitido em directo, por streaming (clique aqui), na plataforma Sapo Vídeos. Este é, sublinhe-se, um livro solidário: as receitas dos direitos de autor revertem, na sua totalidade, para a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome.
«Reerguer a economia, tentar reduzir desigualdades sociais e contribuir para melhores políticas públicas e privadas, num país pelo qual vale a pena lutar.» Eis o desafio cívico que o organizador e co-autor do livro, Luís Ferreira Lopes, lançou a empresários, gestores e universitários perante a ameaça de uma crise causada pelo maior problema sanitário do último século.
Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro é o resultado desse exercício de responsabilidade social. Os autores deste livro arriscam, partilhando ideias para um país melhor, sem recurso a agendas ideológicas ou políticas.
De António Rios de Amorim a Daniel Bessa e João Duque, de Isabel Furtado a Cristina Fonseca e Fátima Carioca, de Pedro Rocha Vieira a Carlos Coelho e Nuno Fernandes Thomaz, alguns dos mais importantes empresários, gestores, economistas e académicos portugueses apontam caminhos e tendências, desenham cenários. A lista completa dos 19 autores e das empresas ou instituições a que estão ligados segue em anexo.
Contra a pandemia e a crise, este é um livro de soluções e de propostas concretas para reflectir, com base no pensamento estratégico e inovação, sobre o futuro da nossa economia, sociedade, ciência, gestão e tecnologia.
Sobre o livro, Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu: «Portugal merece que se não perca esta oportunidade para pensar estrutural, a prazo e com ambição.» Um documento para encarar o futuro de Portugal com optimismo e reinventar modelos de negócio, de organização do trabalho, de liderança e gestão de pessoas. Soluções imprescindíveis para criarmos um país bem melhor.
Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro chega amanhã, dia 7 de Julho, às livrarias. O livro pode também ser encomendado no site oficial da Guerra e Paz Editores.
A apresentação da obra acontece no dia 8 de Julho, pelas 18h30, numa transmissão por streaming, assegurada pela SAPO Vídeos, a partir do hotel The Yetman em Vila Nova de Gaia. Com intervenções dos autores Adrian Bridge, António Rios de Amorim, Isabel Furtado, João Duque e Luís Ferreiras Lopes. A cerimónia informal, aberta à comunicação social, contará com um cocktail de boas-vindas e salvaguarda as normas de higiene e segurança definidas pela Direcção Geral de Saúde. Clique no convite para aceder à plataforma.

Esperança e Reinvenção: Ideias para o Portugal do Futuro
Coordenação: Luís Ferreira Lopes
Não-Ficção / Actualidade
200 páginas · 15x23· 15,00 €
Nas livrarias a 7 de Julho
Guerra e Paz, Editores



Castelo de Paiva | Obras representam mais de 400 mil euros de investimento


ARRANCAM HOJE OS TRABALHOS DE BENEFICIAÇÃO DA ESTRADA MUNICIPAL CASAL – VENDA NOVA

Depois de consignada a empreitada, a Estrada Municipal 502 entre o Casal e a Venda Nova, na freguesia de Fornos, começa hoje a ser requalificada, uma intervenção municipal de mais de 437 mil euros, que terá uma comparticipação financeira da SIMDOURO, uma obra rodoviária que vai decorrer em consonância com EGA – P0126 – Projecto de Execução do Interceptor de Bairros – Fornos – 2ª fase e que tem um prazo de execução de 180 dias.

Com esta empreitada, o município paivense pretende intervir nesta estrada municipal, tendo em conta o seu estado de degradação, promovendo a sua conservação e o seu melhoramento e dotando-a das infra-estruturas necessárias, propôndo uma solução que procura dar a esta acessibilidade, com bastante movimento no acesso à Variante à EN 224, uma certa dignidade, segurança e conforto, estando prevista uma intervenção mais ampla ao nível da plataforma rodoviária.

Por outro lado, tratando-se de uma área de intervenção integrada na periferia do núcleo urbano da vila de Castelo de Paiva, nesta empreitada estão previstos trabalhos relacionados com a rede de drenagem de águas residuais em alta; rede de drenagem de águas residuais em baixa; rede de drenagem de águas pluviais, bem como substituição da rede de abastecimento de água existente.

Na concepção geométrica adoptada, pretende-se que a beneficiação desta estrada possa assegurar uma circulação fluída, confortável e segura, numa intervenção com o intuito de conservação e/ ou melhoramento desta via, sendo mantidas as características da mesma, nomeadamente no que diz respeito a alinhamentos, curvas e seu traçado original.

No entanto, a referida estrada que agora recebe um maior volume de tráfego por permitir o acesso à Variante na Rotunda do Castro, tem início e fim em intersecções de três ramos, sendo que, no lugar do Casal, estabelece ligação com a Estrada Nacional 225 e a outra intersecção liga à Estrada Municipal Bom Retiro-Castelo, estando neste caso sobre alçada da autarquia.

Carlos Oliveira

Cantanhede | Obra ascende a 1.407.998 euros

Câmara Municipal consigna reabilitação de casas no Bairro Vicentino

O Município de Cantanhede acaba de formalizar a assinatura do auto de consignação relativo à requalificação de habitações no Bairro Vicentino, em Cantanhede. Adjudicada pelo valor de 1.407.998 euros, a empreitada diz respeito a um investimento em habitação social inserido Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, beneficiando de uma comparticipação financeira da União Europeia nos termos do regulamento desse programa, no que concerne à “concessão de apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais”. 

O documento foi assinado no passado dia 1 de julho, no decurso de uma visita ao local da presidente da câmara, Helena Teodósio, com o responsável da empresa “Nível 20”, e na qual participaram também Célia Simões, vereadora com o pelouro da Ação Social, Aidil Machado, presidente da União da Freguesias de Cantanhede e Pocariça, João Pedro Silva, pároco de Cantanhede, e outros técnicos da autarquia. 

Helena Teodósio anunciou que “está para breve o início dos trabalhos, devendo a montagem dos estaleiros iniciar-se durante as próximas semanas e estando previstas a conclusão das obras durante o próximo ano”, afirmou a autarca. 

A presidente da autarquia realçou “a importância social de uma intervenção desta natureza, permitindo recuperar habitações já muito antigas e bastante degradas, dotando-as com condições condignas de habitabilidade”, permitindo “aumentar o bem-estar e nível de conforto de 20 agregados familiares, num total de 52 moradores”, concluiu a edil camarária. 

Estão previstas intervenções nos 20 fogos existentes, todos ao nível do rés-do-chão e com tipologias diferenciadas, contemplando também a reabilitação urbana das ruas confinantes, que são a Rua da Alegria (poente), a Rua Dr. Silva Pereira (nascente), a Rua dos Malmequeres (sul) e a travessa da Rua Silva Pereira (norte). Por isso, o programa prevê o investimento de 1.407.998 euros de investimento total, 1.094.899 euros dizem respeito à parte do edificado e 313.099 euros à valorização do espaço público. 

Quanto à requalificação das habitações, trata-se de recuperar alojamentos de construção antiga e que se encontram em adiantado estado de degradação, de modo a dotá-las das condições de habitabilidade adequadas. Em alguns casos, haverá alteração da sua tipologia, em função das necessidades de cada um dos agregados familiares, de acordo com o levantamento efetuado pelos serviços técnicos camarários, sendo o resultado final da obra onze T2, sete T3 e dois T4. As intervenções serão profundas, prevendo-se que, na maioria das situações, apenas as paredes exteriores serão aproveitadas. 

Relativamente à reabilitação da zona envolvente, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população residente, fomentar a sua integração e promover a coesão social naquela zona da cidade. 

O Bairro Vicentino, recorde-se, estava sob gestão da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição que, ao longo de décadas, tem ajudado pessoas e famílias carenciadas, providenciando alojamento e outros bens e tipos de apoio social. 

Ainda a este propósito foi assinado um contrato de cedência de direito de superfície, entre a Câmara Municipal e a Diocese de Coimbra, visando autorizar a autarquia a reabilitar as 20 habitações, assim como da zona envolvente, mantendo a sua gestão durante um prazo mínimo de 20 anos. Findo este período, fica ainda salvaguardado no documento a posterior renovação.

Castelo de Paiva | DÍVIDA GLOBAL REDUZIDA EM 57%

APROVADA A CONTA DE GERÊNCIA DE 2019 DA CÂMARA MUNCIPAL DE CASTELO DE PAIVA
Depois de aprovados pelo Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, os documentos relativos à “ Prestação de Contas “ da Câmara Municipal de Castelo de Paiva referente ao ano de 2019, foram também validados, por maioria, na recente sessão da Assembleia Municipal, presidida por Gouveia Coelho, onde se realça o trabalho notável da redução da dívida global da autarquia paivense, em cerca de 57%, circunstância que apraz registar, e que é demonstrativa de que tem sido profícua a acção desenvolvida pelo município, em matéria de controlo de endividamento autárquico.

No documento, agora aprovado, destaca-se que o facto de ter sido conseguida uma redução da dívida municipal em aproximadamente 700 mil euros, sendo que, a taxa de execução da receita situa-se nos 63 % e a da despesa nos 60 %, sendo que o saldo da gerência é de 663 euros.

Sobre a execução de apenas 60% da despesa de capital, tal ficou a dever-se ao facto de algumas obras importantes para o concelho, cuja previsão de início era em 2019, só puderam avançar em 2020, após a verificação de alguns atrasos na aprovação das candidaturas, condicionando o inicio de empreitadas importantes para o desenvolvimento do concelho.

No que se refere à receita, o grau de execução da receita corrente foi de 70 % e a de capital foi de 54 % totalizando o grau da receita em 62% “ o que demonstra que o orçamento municipal para o ano de 2019 foi um orçamento realista, adequado às necessidades e realidades concelhias, tendo sempre presente, como não podia deixar de ser, a situação financeira do município, a qual, não sendo favorável, não é, como já se pretendeu fazer crer, impeditiva de realizar investimento e de fazer obra”, destaca o edil local, referindo o documento agora apresentado.

As despesas pagas no exercício em análise foram no valor de 16.444.476 euros, enquanto a receita arrecadada e cobrada apresentou um valor total de 17,107,758,27 euros, e desta forma, o saldo de gerência orçamental deste ano em análise foi de 663 mil euros.

A finalizar, o resultado líquido do ano de 2019 foi de 804 mil euros, “ demonstrando assim que todas as premissas do orçamento do ano em causa foram cumpridas, lançando bases para um maior investimento no futuro ao mesmo tempo que se assegura a segurança financeira municipal, sem menosprezar o investimento possível e necessário, bem como a importância que se tem dado à área social.

Em 2009, o prazo médio de pagamento da edilidade paivense era de 515 dias, mas o actual Executivo Municipal tem conseguido reduzir esse prazo e, no encerramento do exercício de 2019, esse período está fixado nos 94 dias, sendo que, a autarquia conseguiu já em Fevereiro deste ano ultrapassar esse atraso.

Por outro lado e atendendo à complexa e difícil situação que estamos a viver, em matéria de apoio social, na mesma reunião do Executivo Municipal, o presidente da edilidade Gonçalo Rocha, realçou as medidas já anunciadas de apoio à população e empresas do concelho nesta altura difícil de combate à pandemia do vírus COVID19, afirmando que, “ a Câmara Muicipal fará tudo que estiver ao seu alcance para ajudar os paivenses a ultrapassar esta crise e para os ajudar neste difícil período das nossas vidas ”.

Carlos Oliveira 


Prémio internacional para atividades do Dia Mundial do Sono 2020

Fundação norte-americana atribui quatro prémios a grupo de ...

A World Sleep Society atribuiu um Distinguished Activity Award, uma das suas mais altas distinções, ao conjunto de atividades promovidas pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a Associação Portuguesa de Sono (APS) para o Dia Mundial do Sono 2020, que se assinalou no passado mês de março. Destinado às melhores campanhas a nível mundial, o prémio será entregue no Congresso Mundial de Sono, que terá lugar no Rio de Janeiro (Brasil), em setembro de 2021.

Subordinado ao tema "Melhor sono, melhor vida, melhor planeta", o trabalho desenvolvido pelo CNC-UC e a APS destacou-se pelo esforço em sensibilizar a população para a relevância do sono na saúde e bem-estar.

Neste âmbito, foi desenvolvida uma campanha nacional de hábitos saudáveis de sono que consistiu na divulgação de infografias relativas a cuidados a ter para um sono saudável, disseminadas em painéis digitais em várias cidades do país, como painéis físicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. Segundo o relatório da campanha, estima-se que mais de 1.5 milhões de pessoas tenham tido contacto com estas infografias. Foi também produzida uma animação informativa acerca do “Sono ao Longo da Vida”, divulgada nas redes sociais. A campanha foi potenciada pelo projeto “no-OSA no-AGEING” - financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) -, coordenado por Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC-UC.

A comemoração do Dia Mundial do Sono incluiu ainda a realização de ações de formação e sensibilização sobre a importância do sono dirigidas a instituições de ensino, grupos profissionais de saúde e meios de comunicação social, bem como o lançamento do livro digital "Bons Sonhos", gratuito e acessível à população, sobre o sono e os seus problemas mais comuns. 

É a segunda vez consecutiva que as atividades desenvolvidas pelo CNC-UC e a APS, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Sono, são distinguidas com este galardão internacional.

As ações do Dia Mundial de Sono 2020 contaram com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Gasoxmed e Philips.

Cristina Pinto

Covid-19: Não portugueses e estrangeiros sem residência têm de pagar o teste em Portugal

Os cidadãos não portugueses ou estrangeiros sem residência em Portugal que não tenham teste negativo à covid-19 à chegada têm de o fazer no aeroporto e pagar e a companhia que os transportou terá multas de 1.000 euros/passageiro.
Segundo um despacho publicado hoje em Diário da República que determina a realização de controlo de temperatura e de testes à COVID-19 nos aeroportos, estas circunstâncias aplicam-se a voos a partir de origens identificadas como de risco epidemiológico pela Direção-Geral da Saúde e a partir dos países de língua oficial portuguesa e dos Estados Unidos.
Não será autorizada a entrada em Portugal dos cidadãos não nacionais ou dos estrangeiros sem residência em território nacional se estes não trouxerem já o comprovativo do teste negativo e se recusarem a fazê-lo no aeroporto. Neste caso, será a companhia que os transportou a responsável por custear o seu regresso.
Além disso, as companhias aéreas, logo após o check-in, deverão informar o aeroporto de chegada do número de passageiros que embarcaram sem prova de realização do teste molecular RT-PCR.
As companhias que violarem a proibição de não embarcarem passageiros que não sejam portugueses ou residentes em Portugal, sem testes com resultados negativos, serão objeto de coima no valor de 1.000 euros por passageiro sem teste molecular RT-PCR.
“Casos urgentes e inadiáveis devidamente fundamentados poderão ser excecionados. A infração será comunicada à ANAC, que instruirá o respetivo processo de contraordenação e aplicará as coimas e apreciará as circunstâncias excecionais eventualmente atenuantes”, explica.
O despacho refere ainda que “o produto das multas será consignado ao ressarcimento dos custos que a ANA, S. A. vier a incorrer com a realização dos testes à chegada e do controlo de temperatura”.
“Para esse efeito, mensalmente, a ANA, S. A., apresentará os respetivos custos à ANAC, que efetuará o pagamento no prazo de 15 dias”, acrescenta.
Quanto aos cidadãos portugueses e aos estrangeiros com residência em Portugal, serão submetidos a medição de temperatura e, caso se justifique, submetidos a testes no aeroporto, podendo sair das instalações depois de disponibilizarem os dados de contacto, mas ficam obrigados a permanecer confinados nos seus destinos de residência até receberem os resultados do teste molecular RT-PCR, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.
O despacho aplica-se aos aeroportos portugueses geridos pela ANA, S. A., com exceção dos aeroportos da Madeira e dos Açores, e entrou em vigor no sábado, devendo o serviço de testes à chegada nos aeroportos ser disponibilizado “logo que possível e o mais tardar até ao dia 08 de julho”.
Na sexta-feira, a ministra da Saúde revelou que nas anteriores 24 horas tinham sido feitos 200 testes à covid-19 a passageiros no Aeroporto de Lisboa provenientes do Brasil, Estados Unidos e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em todo o mundo.
Lusa

Empresa portuguesa desenvolve primeira máquina de produção de máscaras cirúrgicas 100% nacional

A Apineq, empresa nacional de engenharia de controlo de processo e automação industrial, adaptou o modelo de negócio e desenvolveu a primeira máquina de produção de máscaras cirúrgicas 100% nacional e já começou a exportá-la, foi hoje anunciado.

"De configuração modular e de fácil instalação, a linha de produção de máscaras cirúrgicas (com as medidas de adulto) oferece a capacidade de produzir, de forma totalmente automática, máscaras esterilizadas, embaladas unitariamente em plástico ou empacotadas em lotes de 50, em caixa de cartão", refere a empresa, em comunicado.

Estas máquinas já estavam disponíveis na Europa, mas, como não eram produzidas no território, tinham de ser compradas a países como a China.

Lusa

Bruno Fernandes junta melhor golo a jogador do mês no Manchester United

O terceiro golo do Manchester United ao Brighton, o segundo de Bruno Fernandes no jogo, foi eleito o melhor de junho pelos 'reds devils', com uma dupla distinção para o futebolista internacional português.
O médio, contratado no 'mercado de inverno' pelos 'red devils' ao Sporting, já tinha sido eleito no sábado o jogador do mês de junho para o Manchester United, alcançando agora uma 'dobradinha' na votação levada a cabo pelo clube.
Na sondagem, o internacional português bateu o seu companheiro Anthony Martial, no 'hat-trick' do internacional francês ao Sheffield United (3-0), igualmente em jogo da Liga inglesa de futebol.
O jogador português já foi eleito três vezes jogador do mês no clube inglês, mas é a primeira vez que é distinguido como autor do melhor golo.
Diante do Brighton, o médio finalizou de primeira uma rápida jogada de contra-ataque, que começou com um alívio de Maguire na defesa, a bola foi endossada rapidamente em vólei por Matic, Mason Greewood recebeu na faixa, correu e cruzou largo para Bruno Fernandes ao segundo poste.
O Manchester United, que venceu no sábado o Bournemouth (5-2), é quinto classificado na Liga Inglesa, a dois pontos do Chelsea, e do último lugar de acesso à 'Champions'.
Lusa

Enfermeiro português recebido pelo PM britânico Boris Johnson

Covid-19: Enfermeiro português recebido pelo PM britânico Boris ...
O enfermeiro português Luís Pitarma foi recebido no domingo pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, juntamente com outros profissionais de saúde, no âmbito das celebrações do 72.º aniversário do serviço público de saúde NHS.
Um porta-voz do primeiro-ministro confirmou à agência Lusa que Pitarma participou na receção na residência oficial de Downing Street, juntamente com a enfermeira neo-zelandesa Jenny McGee e os dois médicos Nick Price e Nick Hart, além de outras pessoas.
Os quatro podem ser vistos em imagens partilhadas na conta oficial de Boris Johnson na rede social Twitter, que mostram o português e a colega a rirem junto ao primeiro-ministro.
Os quatro profissionais de saúde foram destacados por Boris Johnson em 12 de abril após receber alta do hospital onde esteve internado uma semana devido a complicações relacionadas com uma infeção com covid-19.
O primeiro-ministro escolheu depois "Nicholas" como um dos nomes do filho que nasceu duas semanas mais tarde, em memória aos dois médicos britânicos que o trataram, e cujo primeiro nome também é Nicholas (Nick é um diminutivo).
Numa declaração feita na ocasião, Johnson disse ter comemorado com funcionários do Hospital St Thomas, que lhe salvaram a vida.
A efeméride foi marcada com um aplauso nacional, à semelhança da iniciativa registada durante março e abril em honra dos profissionais de saúde e outros trabalhadores de serviços críticos que continuaram a trabalhar durante o confinamento no Reino Unido.
O Reino Unido registou até domingo 44.220 mortes (em 285.416 casos de contágio) durante a pandemia covid-19, o número mais alto na Europa e o terceiro maior no mundo, atrás dos EUA e Brasil.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Fonte e Foto: Lusa