sábado, 27 de junho de 2026

Em reunião pública de 25 de junho de 2026. Câmara de Évora submeteu ao Banco Europeu de Investimento o financiamento a 100% da empreitada de reabilitação da Escola EB 2/3 Conde de Vilalva


A Câmara Municipal de Évora submeteu ao Banco Europeu de Investimento o financiamento a 100% da empreitada de reabilitação da Escola EB 2/3 Conde de Vilalva, no valor de 3 milhões e 565 mil euros, informou o Presidente da Autarquia, Carlos Zorrinho. 
Nesta reunião pública aprovou-se a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal – Classe Prata, no Dia da Cidade (29 de junho), aos seguintes cidadãos: Joaquim Manuel da Encarnação Coelho; José Augusto Dias, Miguel Maria Pereira de Melo Breyner e Rogério Manuel Góis Santos. 
De entre o conjunto de propostas alvo de deliberação, salienta-se ainda a aprovação do Concurso Público Internacional para Aquisição de Serviços de Limpeza Pública, em áreas dentro do perímetro urbano por lotes. Projeto de decisão, minuta de contrato, assunção do compromisso financeiro e decisão de adjudicação à entidade ALESCO, S.A., pelo valor total de 647 813, 36 euros (+IVA à taxa legal em vigor). 
Foi também aprovada a atribuição de dominialidade pública a arruamento, com extensão de 300 metros, situado dentro do perímetro urbano do Bairro da Caeira, na União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde. 
Mereceu igualmente aprovação o protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora. Trata-se da atualização do valor anual, acrescida do pagamento obrigatório dos seguros à associação e do pagamento referente às duas equipas de intervenção permanente, totalizando cerca de 344 mil euros.
Os eleitos tomaram conhecimento do protocolo de Cooperação Técnica e Financeira referente ao Programa para o restauro de ecossistemas urbanos| Requalificação e Renaturalização do Rossio de S. Brás | e aprovaram o protocolo entra a Câmara Municipal e as entidades que vão cooperar no projeto Floresta Nómada a instalar naquele espaço. 
Nesta reunião, a Câmara Municipal de Évora aprovou os seguintes votos de saudação: à fadista e trabalhadora da Autarquia Patrícia Leal (vencedora da Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior 2026); a Iulian Sirbu (Clube Stone Boys), pela conquista da medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Muay Thai, realizado na Malásia; ao Agrupamento 37 do Corpo Nacional de Escutas que assinala os seus 90 anos de existência no início de Julho; ao Guarda-Redes eborense Francisco Barreiros, que conquistou o 11º trofeu oficial da sua carreira (ao serviço do FC Porto); à equipa de Boccia da Associação de Paralisia Cerebral de Évora pelos resultados alcançados na época de 2025/26 e, em especial, no Campeonato Nacional realizado em Torres Novas; à equipa de Cadetes Feminina (Voley) do Juventude Sport Clube por mais uma conquista desportiva; ao Desporto Eborense distinguido na 19ª Gala do Desporto do Alentejo Central; à União Desportiva Machedense (pela organização do 5° Sarau Gímnico); ao patinador Guilherme Roseiro (Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais) pelo recente resultado alcançado em Itália; às comemorações do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17 de junho);e ao Dia Mundial do Dador de Sangue (14 de junho). 
Foi ainda aprovado um voto de pesar pela tragédia decorrente dos sismos que atingiram esta semana a Venezuela e feito um minuto de silêncio em memória das vítimas. 
Recorde-se que pode ainda assistir à reunião pública completa em https://www.youtube.com/watch?v=hcV86mY1hNw 

Câmara de Évora atribui medalhas de mérito municipal a quatro cidadãos no Dia da Cidade

A cerimónia vai decorrer no dia 29 de junho, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho A Câmara Municipal de Évora vai atribuir Medalhas de Mérito Municipal – Classe Prata, aos cidadãos Joaquim Manuel da Encarnação Coelho (a título póstumo), José Augusto Dias, Miguel Maria Pereira de Melo Breyner e Rogério Manuel Góis Santos. A decisão foi tomada em Reunião Pública de Câmara e a cerimónia vai ter lugar na próxima segunda-feira, 29 de junho, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 
Para a escolha dos homenageados, o Município teve em consideração os contributos dados à comunidade nas diversas áreas de atividade profissional e social. 

Desta forma, Joaquim Manuel da Encarnação Coelho é homenageado, a título póstumo, pelo seu relevante contributo para o desporto, para a formação de jovens atletas e para a projeção de Évora no panorama nacional do andebol. 
José Augusto Dias recebe a medalha pelo seu percurso de reconhecido mérito e pelo contributo para a promoção e valorização da gastronomia e da cidade de Évora. 
Miguel Maria Pereira de Melo Breyner recebe a homenagem pelo seu percurso de reconhecido mérito, pela dedicação ao desenvolvimento de Évora e do Alentejo e pelo contributo prestado à promoção do turismo da cidade. 
Rogério Manuel Góis Santos recebe a medalha classe prata pelo seu reconhecido percurso, pela dedicação ao serviço público e pelo relevante contributo prestado à proteção e segurança da população. A sessão é pública e de entrada livre.

PROJETO “INSIDE JOVEM - MY JOB” CAPACITA JOVENS DA MARINHA GRANDE


O Município da Marinha Grande volta a promover, este verão, o projeto “Inside Jovem – My Job”, uma iniciativa gratuita de ocupação de tempos livres que oferece aos jovens entre os 16 e os 19 anos a oportunidade de conhecerem de perto o funcionamento de diferentes profissões e contextos de trabalho no concelho.
A decorrer entre os dias 27 de julho a 07 de agosto (TIMING 1) e de 10 a 21 de agosto (TIMING 2) de 2026, o projeto dirige-se a jovens residentes e estudantes do ensino secundário (do 10.º ao 12.º ano) da Marinha Grande e tem como objetivo proporcionar uma experiência enriquecedora de aproximação ao mercado de trabalho.
Durante duas semanas, cada participante será integrado numa unidade orgânica da Câmara Municipal da Marinha Grande, onde acompanhará o desempenho de um cargo ou profissão. A cada jovem será atribuído um orientador, encarregado de assegurar o acolhimento, o planeamento das tarefas e o acompanhamento permanente, promovendo o contacto com diversas áreas de intervenção.
A iniciativa contempla uma sessão conjunta de receção no início de cada período e uma sessão de reflexão e balanço no final, promovendo a partilha de experiências entre os participantes. Os jovens terão ainda acesso a um kit de acolhimento e receberão um certificado de participação, sendo também abrangidos por seguro durante todo o período da atividade.
Com horário presencial das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, nas instalações da Câmara Municipal da Marinha Grande, o “Inside Jovem – My Job” permite aos participantes colocar questões, interagir com profissionais e, sobretudo, experimentar na prática a área profissional que mais os entusiasma.
As inscrições decorrem até ao dia 15 de julho de 2026, presencialmente na receção do Edifício dos Paços do Concelho ou por email para juventude@cm-mgrande.pt, através do preenchimento do formulário disponível em www.cm-mgrande.pt/p/insidejovem.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades | Reunião da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões decorreu na Biblioteca Municipal


No dia 18 de junho decorreu uma reunião presencial da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, que reuniu representantes das 14 bibliotecas municipais da região. 
O encontro teve como objetivo reforçar a cooperação entre os municípios, partilhar experiências e definir estratégias para o desenvolvimento de atividades conjuntas, promovendo uma atuação cada vez mais articulada e próxima das comunidades. 
A sessão contou também com a presença da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), cuja participação contribuiu para o enriquecimento da reflexão em torno dos desafios e oportunidades que se colocam atualmente às bibliotecas públicas.
Durante a reunião foram apresentados resultados das iniciativas desenvolvidas pela rede, discutidas novas propostas de ação, reforçado o compromisso de todos os parceiros com a promoção da leitura, da literacia, da cultura e do acesso à informação. 
De referir que a Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades é uma das bibliotecas coordenadoras da rede durante este ano, assumindo um papel ativo na dinamização e articulação das atividades desenvolvidas pela RIBVDL. 
A RIBVDL continua a afirmar-se como um importante espaço de colaboração e partilha, fortalecendo o papel das bibliotecas municipais no desenvolvimento cultural e social do território.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Município Devolve Dignidade ao Histórico Rinque de Figueiró dos Vinhos


O Município de Figueiró dos Vinhos concluiu com sucesso as obras de requalificação do icónico Rinque da vila. Esta intervenção, há muito tempo necessária e amplamente ansiada pela população, vem preencher uma lacuna sentida no quotidiano dos figueirenses, devolvendo finalmente a dignidade merecida a um espaço carregado de memórias.
Localizado estrategicamente no centro da vila, este equipamento desportivo é muito mais do que uma simples infraestrutura: é um verdadeiro ex-libris de Figueiró dos Vinhos. O rinque faz parte do histórico e da vivência coletiva do concelho, assumindo-se como um pilar fundamental para a comunidade e um ponto de encontro intergeracional.
A história deste espaço remonta a meados do século passado. Antes de ser remodelado e construído como Rinque de Hóquei, o local abrigava um antigo Campo de Ténis. A sua transformação deu-se com a construção entre os anos de 1951 e 1952, culminando na sua inauguração oficial a 26 de julho de 1952. Precisamente um ano após a inauguração, a 26 de julho de 1953, foi oficialmente constituída a 1.ª equipa de Hóquei em Patins figueiroense. Este "Grupo", como era intitulado na época, nasceu pelas mãos dos figueiroenses Carlos Furtado e Carlos Medeiros, tendo este último redigido os estatutos da formação que viria a marcar o desporto local.
Ao longo das últimas décadas, o espaço foi altamente fustigado pela passagem do tempo e acabou por cair em desuso. Na memória dos figueirenses guardam-se, no entanto, os tempos áureos em que o rinque fervilhava de vida, inicialmente como palco vibrante de grandes partidas de hóquei em patins e, posteriormente, como a casa do futebol de salão.
A reabilitação, agora concluída com um investimento que rondou os 10 mil euros, integra a estratégia planeada pelo Município para a recuperação progressiva de equipamentos públicos e desportivos em todo o concelho. Mais do que uma modernização funcional, a intervenção respeitou a identidade histórica do espaço. Prova disso foi o restauro rigoroso das cores originais, exatamente as mesmas que ostentava na época da sua inauguração, celebrando o passado enquanto se projeta o futuro.

Ao recuperar o Rinque de Patinagem, como é conhecido este local que marcou gerações de figueiroenses, o Município de Figueiró dos Vinhos não só resgata o seu património edificado, mas devolve, também, à comunidade um espaço renovado de desporto, lazer e convívio, com o intuito de que o mesmo volte a ser um ponto de partilha e vitalidade, enchendo a população de orgulho e acolhendo as futuras gerações de munícipes e visitantes.

*Gabinete de Comunicação, Imagem e Organização de Eventos

Centro de Portugal recebe elite mundial do motocross em evento transmitido para 180 países


MXGP de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Motocross, arranca hoje em Águeda e deverá atrair mais de 25 mil visitantes, reforçando a projeção internacional da região.

O Crossódromo Internacional de Águeda está, a partir de hoje e até domingo, no centro das atenções do motocross mundial, com a realização do MXGP de Portugal 2026, uma das etapas mais emblemáticas do Campeonato do Mundo de Motocross. A competição reúne a elite internacional da modalidade e milhares de adeptos nacionais e estrangeiros.

Este evento assume grande relevância para a promoção turística da região Centro, uma vez que beneficia de uma exposição mediática global de enorme dimensão. A competição é transmitida para cerca de 180 países, integra um pacote de aproximadamente 17 mil horas de cobertura televisiva internacional e alcança uma audiência acumulada superior a 785 milhões de espectadores em todo o mundo.
Foto: MXGP Portugal
A transmissão é assegurada, a nível internacional, pelas maiores cadeias desportivas mundiais, como Eurosport (Europa e Ásia), Fox Sports (América do Sul), CBS Sports (Estados Unidos) ou SSC (Médio Oriente). Momentos antes de cada transmissão das provas, são exibidas imagens da região Centro de Portugal, com destaque para Águeda, a Lagoa da Pateira, a Bairrada e a região de Aveiro.

A organização estima que o MXGP de Portugal atraia mais de 25 mil visitantes, dos quais cerca de 40% provenientes do estrangeiro, com forte representação de mercados como Espanha, França, Itália, Reino Unido, Benelux e Europa Central. A permanência destes visitantes durante vários dias no território gera um impacto muito significativo na hotelaria, restauração e comércio local, com efeitos que se estendem muito para além de Águeda, abrangendo vários municípios da região Centro.

A importância internacional do evento é igualmente visível na própria estrutura competitiva. A caravana do Mundial envolve aproximadamente 3.000 pessoas, entre equipas, federações, promotores e staff técnico. Em prova estarão cerca de 300 pilotos oriundos de 35 países, distribuídos por mais de 60 equipas oficiais, que representam algumas das maiores marcas mundiais do setor, como Ducati, KTM, Honda, Yamaha, Kawasaki ou Triumph.

Reconhecendo a relevância estratégica deste evento, a Turismo Centro de Portugal apoia o MXGP de Portugal, considerando-o um dos eventos âncora da estratégia MOVE Centro Portugal – The Sports Region, que visa afirmar esta região como destino de excelência para o turismo ativo e desportivo.

Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca a importância da prova para a região. “O MXGP de Portugal representa exatamente a visão que temos para o futuro do turismo no Centro de Portugal: eventos de dimensão internacional que geram valor muito para além da competição em si. É uma iniciativa que projeta a nossa região para o mundo, dinamiza a economia local e demonstra como o turismo desportivo pode ser um poderoso instrumento de desenvolvimento e coesão territorial”, sublinha.

“O facto de acolhermos um evento desta magnitude fora dos grandes centros urbanos mostra, de forma inequívoca, que é possível distribuir fluxos turísticos pelo território, criar impacto económico em destinos de menor densidade e afirmar o Centro de Portugal como palco privilegiado para receber grandes competições internacionais”, conclui Rui Ventura.

Três dias de espetáculo e experiências para o público

O programa competitivo arranca hoje, sexta-feira, com treinos oficiais, atividades para media e um pré-evento em parceria com o Município de Águeda. No sábado decorrem as qualificações das categorias MXGP e MX2, assim como as provas do Campeonato Europeu nas classes jovens. O domingo fica reservado para as corridas principais, que atribuem pontos para o Campeonato do Mundo e prometem encerrar em grande um dos fins de semana desportivos mais importantes do ano na região.

Além da competição desportiva, a edição de 2026 aposta fortemente na experiência do público, com várias novidades no programa. Entre os destaques estão a estreia do Monster Energy Freestyle Motocross Show, o novo MXGP Music Festival by Kora, com atuações ao pôr do sol no paddock, zonas de restauração, áreas comerciais, sessões de autógrafos e diversas atividades dirigidas a toda a família.

A sustentabilidade continua igualmente a assumir um papel central na organização, que tem vindo a implementar medidas ambientais e sociais relevantes, desde sistemas de separação e gestão de resíduos até ao recurso a copos reutilizáveis, otimização de recursos logísticos e o envolvimento de cerca de 400 voluntários, peça essencial no sucesso de uma operação com esta dimensão internacional.

Mais informações em https://mxgpportugal.com.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES ACOLHE A EXPOSIÇÃO ITINERANTE "A ARTE DE INCLUIR"


A Biblioteca Municipal de Silves recebe, entre os dias 29 de junho e 20 de julho, a exposição itinerante "A Arte de Incluir", uma iniciativa integrada no Festival de Artes Inclusivas, promovido pela Associação Teia D'Impulsos.

A mostra reúne trabalhos artísticos desenvolvidos por pessoas com diversidade funcional, valorizando a criatividade, o talento e a expressão artística enquanto instrumentos de inclusão social. A exposição integra ainda obras produzidas por diversas entidades do Algarve que desenvolvem a sua atividade junto de grupos vulneráveis, dando visibilidade ao trabalho realizado e sensibilizando a comunidade para a importância da aceitação, da diversidade e da valorização da diferença.

Integrada num percurso itinerante por vários municípios algarvios, a exposição pretende promover a inclusão através da arte, evidenciando o papel da criação artística na construção de uma sociedade mais participativa, inclusiva e consciente.

O Município de Silves convida a comunidade a visitar esta exposição, patente na Biblioteca Municipal de Silves, e a conhecer os trabalhos desenvolvidos no âmbito desta iniciativa.