terça-feira, 14 de novembro de 2023

A Reciclagem chega a escolas de Aveiro

Sociedade Ponto Verde vai estar em 45 escolas, junto de mais de 1.500 alunos, para dar formação sobre reciclagem de embalagens
Após estar com mais de 5 mil crianças no ano letivo anterior, nas escolas e nas praias, a Sociedade Ponto Verde (SPV) lança uma nova edição da Academia Ponto Verde com o “Reciclar é na Boa”, reforçando o seu compromisso com a Educação das novas gerações. Este roadshow pretende desafiar mais de 1.500 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, de norte a sul do país, a aprenderem mais sobre a reciclagem de embalagens. As escolas podem candidatar-se para receber estas sessões formativas.

Ao participarem no “Reciclar é na Boa”, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, e os seus professores, vão poder esclarecer e desmistificar dúvidas que possam ter sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, onde quer que se encontrem, em casa, na escola ou em qualquer momento de lazer com a famílias e amigos: “Podemos reciclar embalagens mesmo com restos de gordura e vestígios de comida?”, “As tampas dos iogurtes vão para o ecoponto amarelo?” ou “Precisamos de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”.

As escolas interessadas podem candidatar-se em https://academiapontoverde.pt/acoes-de-formacao/.

A SPV continua, assim, a promover a literacia ambiental das crianças e jovens, capacitando os mais novos de mais conhecimento, e a contribuir para que estas gerações possam ter um papel ativo e responsável em sociedade, num incentivo para que se tornem nos influenciadores do futuro em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem.

A Academia Ponto Verde vai percorrer o país, de norte a sul, prevendo a SPV realizar um total 61 sessões em 45 escolas. Cada formação terá a duração de 45 minutos, durante a qual os alunos também serão colocados à prova para testar o que sabem e o que aprenderam naquele dia. Em cada visita, a SPV vai também oferecer conjuntos de ecopontos aos estabelecimentos de ensino.

Para Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, “A sensibilização e educação dos mais jovens para o tema da separação e reciclagem das embalagens é um pilar fundamental para a Sociedade Ponto Verde. É crucial garantir que cada geração está melhor preparada do que a anterior para os desafios do Ambiente e da Sustentabilidade, e que cada jovem pode ser um influenciador desta causa.”

“Ao longo de mais de 26 anos já impactamos mais de 500.000 jovens e só em 2023 levamos a nossa Academia Ponto Verde a mais de 5.000 jovens. Depois deste enorme sucesso, prevemos chegar a mais 1.500 alunos e professores em 45 escolas, com o roadshow que agora se inicia. Em 2024, a SPV vai reforçar a aposta na Academia Ponto Verde, materializando o nosso forte compromisso em estar nas escolas e junto dos professores a sensibilizar os alunos para os temas do Ambiente,” conclui Ricardo Sacoto Lagoa.

Dia 23 de novembro

Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Rua de S. Miguel, 3780-599 Vilarinho do Bairro (13H45 e 14H45 | 3.º ciclo)

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Isabel Carriço

Sugestões de fim de ano

 Olá Litoral,

Há mais de um mês que não dou noticias, e peço desculpa por isso. Mas, depois da viagem ao sul da Bahia, do ABVP Travel Fest em Guimarães e de mais uma saída em reportagem para o Rostos da Aldeia, a verdade é que embarquei numa viagem de descoberta a Angola, agora prestes a terminar.

Tem sido uma experiência incrível, com alguns percalços que a seu tempo contarei no Alma de Viajante e em algumas tertúlias já agendadas em Portugal (6 dezembro no Espiga, Porto; 9 janeiro no Espaço Exodus, em Aveiro; 27 janeiro na Kreatori, em Lisboa).

Mas, por agora, e caso esteja a pensar fazer alguma viagem durante as férias de Natal e fim de ano, deixo aqui algumas sugestões de destinos bem interessantes.

De resto, se vai participar no Exodus Aveiro Fest no próximo fim-de-semana, lá nos encontraremos. Regressarei de Angola a tempo de ir para Aveiro, com a certeza de que o evento vai ser memorável! E, por falar em festivais inspiradores, não se esqueça que os bilhetes para a próxima edição do ABVP Travel Fest, que decorrerá na cidade de Guimarães nos dias 11 e 12 de maio 2024, estão já à venda com preço early bird. Vai valer mesmo a pena!

A terminar, deixo o habitual o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

2Ai do IPCA apresenta projetos de investigação na Semana da Ciência e Tecnologia 2023

 De 20 a 26 de novembro decorre a Semana da Ciência e Tecnologia 2023, um evento promovido pela Programa Ciência Viva e dedicado à celebração da ciência, da comunidade científica e do seu contributo para a sociedade.
Nestes dias, o 2AI – Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, um Centro de Investigação do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), irá divulgar a ciência produzida no centro, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer vários projetos de investigação científica e o contacto com especialistas de diferentes áreas de conhecimento. Estas ações destinam-se a toda a comunidade, nomeadamente, estudantes de ensino superior e secundário, professores, investigadores, académicos, profissionais e comunicação social.
As atividades a desenvolver incluem laboratórios abertos e workshops informativos relativos a diferentes áreas, como processamento de imagem médica, robótica colaborativa, inteligência artificial na área da saúde, simulação computacional e fabrico aditivo.
No dia 22 de novembro, o 2Ai estará de portas abertas a toda a comunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no “2Ai Open Day – Laboratório Aberto”, a decorrer no Campus do IPCA, entre as 14 horas e as 17 horas.
Neste dia, será possível perceber a aplicabilidade da inteligência artificial a áreas tão determinantes como, por exemplo, a saúde, com projetos como o “OncoNavigator”. Com este projeto, os investigadores do 2Ai têm vindo a estudar e desenvolver uma nova solução tecnológica de navegação que combina, em tempo real, as imagens da ecografia mamária, com inteligência artificial e robótica médica para melhorar a precisão das atuais intervenções do cancro da mama. Trata-se, assim, de um projeto inovador que permitirá diagnósticos mais rápidos e facilitará a identificação de possíveis lesões, reduzindo o risco de erro no diagnóstico.

Mais informações: https://2ai.ipca.pt/news/

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

 

Silves | SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS COM LOST FISH & FUNKY JAZZ

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 24 e 25 de novembro, na Quinta do Francês, em Odelouca, com a atuação do grupo LOST FISH & FUNKY JAZZ, encontram-se esgotadas.
Natural da Holanda e há mais de 20 anos radicado em Portugal, Martin Teuscher tem atuado um pouco por todo o país. Músico virtuoso e aberto a desafios e novas sonoridades.
Conheça a calendarização da 7ª edição do Jazz nas Adegas:
 
12.jan.24 21h00 | 13.jan.24 17h00
Anfitrião: Quinta da Malaca
Formação Artística: Feel Good Band
 
26.jan.24 21h00 | 27.jan.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Barradas
Formação Artística: Low Tech Groove
 
23.fev.24 21h00 | 24.fev.24 17h00
Anfitrião: Cabrita Wines
Formação Artística: Silves Filarmónica Combo
 
08.mar.24 21h00 | 09.mar.24 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: The Pocket Band
 
22.mar.24 21h00 | 23.mar.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Orquestra de Jazz do Algarve
 
05.abril.24 21h00 | 06.abr.24 17h00
Anfitrião: Quinta João Clara
Formação Artística: The New Orleans Jazz Band
 
19.abr.24 21h00 | 20.abr.24 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

 

 

 

Para assistir no Porto, no dia 19 de novembro, às 11h00, na Fundação de Serralves. Mitos e factos sobre a embalagem dos produtos e a sua circularidade em debate no Porto


“O Poder da Embalagem: mitos e factos” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa. Um evento que terá como oradora Fátima Poças, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) e diretora do CINATE (Centro de Qualidade e Segurança Alimentar), da Universidade Católica Portuguesa, e que se realiza no dia 19 de novembro, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.
A embalagem contém, protege e conserva os produtos aumentando o seu tempo de prateleira e permite o seu consumo em condições de qualidade e segurança. No entanto, a embalagem também gera resíduos e o seu uso excessivo é um tema recorrente, sobretudo quando se refere às embalagens plásticas. Há assim necessidade de encontrar um equilíbrio entre os requisitos de proteção e a minimização da embalagem e o aumento da sua circularidade a partir de estratégias que passam pela seleção correta do material, uso de reciclados e estudos de otimização e de avaliação de impacte no ambiente.

“No Laboratório de Embalagem da Universidade Católica são desenvolvidos trabalhos nesta área que visam o desenvolvimento e otimização da embalagem, recorrendo a sistemas ativos, nanopartículas e biomateriais,” refere Fátima Poças, CINATE (Centro de Qualidade e Segurança Alimentar), da Universidade Católica Portuguesa, acrescentando “o laboratório tem também desenvolvido projetos em conjunto com algumas empresas, na área da reciclagem de materiais plásticos e no uso de materiais à base de celulose.” Nesta conversa serão abordados alguns exemplos de estudos realizados, como ponto de partida para discussão de alguns mitos e factos relacionados com a embalagem e a sua circularidade.

A sessão “O Poder da Embalagem: mitos e factos”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 19 de novembro, na Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

*PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a ASAE e o Município de Figueiró dos Vinhos

  Município de Figueiró dos Vinhos e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assinaram, esta manhã, um protocolo de cooperação que visa entre outras matérias, garantir a qualidade e segurança das refeições escolares fornecidas nos refeitórios de responsabilidade municipal, bem como, sensibilizar e capacitar, em especial a comunidade escolar, em matéria de higiene e segurança alimentar.
Ainda, no decorrer desta iniciativa, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), procedeu à doação de cerca de 200 artigos de vestuário, resultantes de apreensões decorrentes de ações de fiscalização, integradas nas práticas de responsabilidade social, com vista à sua oferta a pessoas carenciadas identificadas pelos Serviços de Ação Social do Município.

*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

CVR Dão Instituto Politécnico de Viseu trazem a debate as estratégias de valorização da diversidade da videira_ Desvendando o Futuro Vinícola: CVR Dão Promove Workshop sobre a Riqueza Genética da Região


A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e o Instituto Politécnico de Viseu organizam com o apoio do Colab Wines & Wines – Polo do Dão e Município de Gouveia um workshop sobre "O Valor do Património Genético do Dão", no próximo dia 21 de novembro, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia.
O objetivo é debater as estratégias de valorização da diversidade intra e intervarietal da videira, a importância estratégica da sua preservação e estudo para a vitivinicultura, e os contributos que as instituições, organizações e empresas poderão dar para conservar e valorizar este património

A diversidade genética da videira da Região Demarcada do Dão é um dos instrumentos mais relevantes para a sustentabilidade da fileira vitivinícola regional e para a preservação da genuinidade dos seus vinhos. Perante alguns dos mais importantes desafios que o setor enfrenta, nomeadamente os decorrentes das novas tendências dos mercados, da necessidade em aumentar a notoriedade dos vinhos do Dão e das alterações climáticas. No workshop “O valor do património genético do Dão”, realizado no âmbito da Agenda Mobilizadora Vine & Wine, pretende-se debater as estratégias de valorização da diversidade intra e intervarietal da videira, a importância estratégica da sua preservação e estudo para a vitivinicultura, os contributos que as instituições, as organizações e as empresas poderão dar para conservar e valorizar este património.
O Valor do Património Genético do Dão “reflete o compromisso da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) em promover a preservação e valorização da diversidade genética da videira na Região Demarcada do Dão. Diante dos desafios do setor vitivinícola, que são cada vez maiores, este evento será um marco importante para se discutir a importância estratégica que assegurem a sustentabilidade da fileira vitivinícola regional e a autenticidade dos vinhos do Dão. Este encontro com diferentes especialistas, instituições e empresas será crucial para o futuro da vitivinicultura na região”, afirma o Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

O workshop "O Valor do Património Genético do Dão" realiza-se no próximo dia 21 de novembro, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia.

A receção do workshop começará às 14h e contará com vários nomes nomeadamente; Elsa Gonçalves, da ISA-UL que irá falar sobre as “Estratégias de valorização da variabilidade intravarietal das castas de videira”.

Uma mesa redonda moderada por António Jordão, sobre o tema “O valor enológico das castas autóctones”, que contará com a participação de Xabier Kamio, AZ3; Nuno Cancela de Abreu, Soc. Agrícola Boas Quintas; Osvaldo Amado, Global Wines; Paulo Nunes, O abrigo da Passarella e Sónia Martins, Lusovini.

O encerramento ficará a cargo de Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, entre outros nomes.


Alexandra Magna

INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NA RUA FRANCISCO PABLOS EM SILVES NO DIA 15 DE NOVEMBRO ENTRE AS 08H30 E AS 13H00

O Município de Silves informa que a Rua Francisco Pablos, em Silves, sofrerá um corte de trânsito no dia 15 de novembro, entre as 08h30 e as 13h00, devido a descarga de material para obra.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

 

11 de novembro | 20 anos de Física Médica

 O IPO de Coimbra celebrou, no passado dia 11 de novembro, duas décadas de notáveis avanços na área da Física Médica.

O evento, incluído nas comemorações dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra, realizou-se no Auditório da Instituição, reunindo uma audiência diversificada, composta por profissionais de saúde, investigadores, representantes de diversas entidades e associações como, também, atuais e antigos profissionais do IPO de Coimbra.
A cerimónia de abertura contou com a participação da Dra. Margarida Ornelas, Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, que expressou um profundo orgulho pelos feitos alcançados ao longo destes 20 anos dedicados da Física Médica.
A Doutora Maria do Carmo, Diretora do Serviço de Física Médica do IPO de Coimbra, na sua intervenção, partilhou perspetivas valiosas sobre a evolução e impacto das práticas em Física Médica ao longo dos anos.  Referiu ainda as conquistas iniciais, os desenvolvimentos tecnológicos, quais os desafios vencidos e os que, ainda, falta vencer, terminando a sua intervenção agradecendo a todos os que, em 20 anos, contribuíram para o crescimento da Física Médica.
Ao longo do evento, diversos palestrantes enriqueceram a sessão com valiosos contributos.
Houve, ainda, espaço para um momento protagonizado pelos profissionais, surpreendendo a Diretora do Serviço, com uma homenagem muito especial.
A celebração dos 20 anos da Física Médica no IPO de Coimbra não apenas reflete o compromisso com a excelência, mas também serve como catalisador para futuras inovações e avanços.
O IPO de Coimbra reitera o seu comprometimento contínuo em liderar na integração de conhecimento científico e tecnológico para melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes.
O registo fotográfico do evento está disponível na pasta do Gabinete de Comunicação do IPO de Coimbra.

João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

ERSUC e Câmara de Aveiro avançam com recolha de resíduos para reciclar à porta do cidadão

 A ERSUC, responsável pela recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos do Litoral Centro, e a Câmara Municipal de Aveiro iniciaram ontem, dia 13 de novembro, o projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos para reciclagem, no modelo porta-a-porta, no Município de Aveiro. Trata-se de um investimento estratégico da Câmara de Aveiro, que permitirá uma melhor gestão dos resíduos e reforçar o encaminhamento correto dos diferentes tipos de resíduos.
Num primeiro momento, a campanha irá realizar-se em 5.559 moradias, avançando posteriormente a sua expansão a todo o Município.
Para mobilizar a população, a ERSUC irá distribuir, de forma gratuita, contentores de 120 litros para a reciclagem de papel/cartão (tampa azul), embalagens de plástico/metal/pacotes de bebida (tampa amarela) e embalagens de vidro (tampa verde). Com os contentores, cujos resíduos serão depois recolhidos pela empresa, será também entregue um calendário, com a indicação do dia e hora da recolha de cada caixote.
A par da entrega de contentores e do calendário de recolha, a ERSUC vai ainda sensibilizar a população, projeto para a importância da reciclagem e para a adoção de comportamentos sustentáveis, através de uma equipa que vai percorrer as ruas abrangidas pelo Porta-a-Porta.
“Este projeto-piloto é mais uma aposta da Câmara Municipal de Aveiro, que há vários anos tem vindo a trabalhar para tornar o Município cada vez mais sustentável. Esta recolha porta-a-porta começa agora em quase seis mil moradias, mas irá brevemente abranger mais habitações, e esperamos o contributo de todos para tornar Aveiro um Município cada vez mais responsável a nível ambiental”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.
O desenvolvimento deste projeto-piloto reforça o compromisso da ERSUC em continuar a aumentar as quantidades de resíduos recicláveis recolhidos seletivamente na região de Aveiro, com o apoio da população, juntas de freguesia e municípios, para, em conjunto, alcançarem as metas nacionais de envio de resíduos para reciclagem.
Esta iniciativa da ERSUC e da Câmara Municipal de Aveiro traduz-se num investimento de 916.232 euros: 374.732 euros para a compra de 16.677 contentores de 120 litros e 541.500 euros para a aquisição de três viaturas de 19 toneladas para a recolha.
Em junho, a Câmara Municipal de Aveiro tinha já ativado a operação “Sem Sobras”, que faz a recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos para utilizadores não domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, entre outros locais. Posteriormente, em setembro, foi ativada, na localidade de São Jacinto o projeto de Compostagem Doméstica, com a distribuição de 500 kits de compostagem em moradias que disponham de jardim ou horta.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Universidade de Coimbra realiza processo de eliminação de resíduos laboratoriais acumulados há décadas

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Reitoria da UC e a Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança (DMAS), realizou um processo de eliminação de resíduos laboratoriais acumulados há já várias décadas.
A intervenção foi realizada por uma equipa especializada nos departamentos de Química e de Ciências da Vida, no Pólo I. No Pólo II, está ainda a decorrer este processo no Departamento de Engenharia Química e deverá ficar concluído até ao final deste ano.
«Trata-se de um momento histórico para a FCTUC e para a UC, em particular no seu percurso em prol da sustentabilidade. Para além das óbvias vantagens no que respeita à proteção ambiental e das condições de segurança no trabalho, irá permitir a libertação de alguns espaços que poderão ser dedicados a outros fins», considera Edgar Mendes, engenheiro da DMAS.
Resíduos de diversas tipologias, substâncias químicas que resultam de reagentes, substâncias envolvidas em misturas e processo químicos, que sobraram e ficaram em tempo de residência para se observar os comportamentos dos compostos, são alguns dos grandes passivos agora retirados dos departamentos da FCTUC. Apesar do período de tempo em que estes resíduos permaneceram nas instalações da Faculdade, muitos deles ali deixados por não poderem ser expedidos, foram sempre cumpridas as condições de seguranças.
«Livrarmo-nos de um passivo ambiental e de produtos químicos que já não são comercializados e são perigosos para o meio ambiente e para as pessoas é fundamental, além de libertarmos os espaços para depois podermos dar-lhes outra utilização», conclui o subdiretor da FCTUC, Fernando Pedro Figueiredo.

Neste processo estiveram envolvidos o Engenheiro Edgar Mendes, Elsa Rodrigues, investigadora do DCV, Simone Ferreira, investigadora do DQ, Alberto Canelas Pais, diretor do DQ, Jorge Marques, subdiretor do DQ, Miguel Pardal e Paulo Santos, diretor e subdiretor do DCV, respetivamente.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Hoje quem manda sou eu” regressou ao Centro Ciência Viva da Floresta

 
A iniciativa “Hoje Quem Manda Sou Eu” esteve de regresso à Rede de Centros Ciência Viva entre os dias 9, 10 e 11 de novembro, com os diretores dos 21 Centros a trocarem de cadeira. Para o CCVFloresta, de Proença-a-Nova, veio Raquel Ribeiro, diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Até à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva seguiu Edite Fernandes, diretora executiva do CCVFloresta.
Raquel Ribeiro não veio, no entanto, sozinha. A acompanhar a diretora vieram dois cientistas, Ana Campilho e Carlos Vila Viçosa - BIOPOLIS-CIBIO, com uma programação que incluiu atividades experimentais, café de ciência e saída de campo, com formação para docentes e atividades que pretendiam abranger o público escolar em geral.
“Tínhamos pensado em trazer atividades que realizamos em Vila do Conde para executar aqui no CCVFloresta, mas como temos o charco pensei que pudéssemos aproveitar, uma vez que falei de anfíbios aos alunos e juntar o útil ao agradável”, explica Raquel Ribeiro, diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, em relação à programação que trouxe até Proença-a-Nova. “Cada Centro que visita traz um presente para o outro que vai visitar e Vila do Conde decidiu oferecer umas câmaras subaquáticas para reproduzir o que se está a acontecer no interior do charco, acho que pode ser um presente interessante para o CCVFloresta”, contou a diretora do Centro nortenho, confessando ter-se auxiliado em Jael Palhas, investigador no Centro de Ecologia Funcional, para a escolha.
“Em termos de rede esta é uma boa atividade porque dá-nos esta capacidade de nos posicionar-nos no papel dos outros Centros. É um esforço para todos nós, mas acho que é uma mais valia, porque fortalece a própria rede e acaba por tornar-nos mais próximos uns dos outros”, aponta Raquel Ribeiro, reforçando as vantagens da iniciativa organizada pela Rede de Centros.
Até à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, no Porto, viajou Edite Fernandes, diretora executiva do CCVFloresta, levando consigo “14 mulheres inspiradoras e influentes, cujas descobertas trouxeram conhecimentos incríveis sobre a flora, fauna e a biodiversidade do planeta”, informa o CCVFloresta. "Mulheres Naturalistas do Passado", exposição de aguarelas de Luísa Ferreira Nunes, professora de ecologia e entomologia do IPCB, viajou assim também até a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva Vila do Conde. O programa para os três dias contou ainda com oficinas experimentais e também os aromas e sabores do projeto BioAromas LIIS, num Laboratório onde a Ciência é o motor para a integração social de jovens/adultos com necessidades especiais.


*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos




Igrejas de Soalhães e Gatão recebem concertos do Iberian Ensemble


O Iberian Ensemble está de regresso à Rota do Românico para 12 apresentações no Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24.
A Igreja de São Martinho de Soalhães, Marco de Canaveses, na próxima sexta-feira, 17, e a Igreja de São João Baptista de Gatão, Amarante, no sábado, 18, às 21 horas, recebem os primeiros espetáculos do novo ciclo, com entrada livre.
O Iberian Ensemble, grupo de música antiga sob a direção artística de Alexandre Andrade, dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.
Nos concertos agendados para Soalhães e Gatão, o Iberian Ensemble contará com a participação dos músicos Alexandre Andrade, na flauta barroca, David Cruz, no violoncelo barroco, Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca, e Catarina Sousa, no órgão.
O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24, promovido pelo Iberian Ensemble, tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
António Coelho
Planeamento e Comunicação