sábado, 23 de novembro de 2019

Proença-a-Nova | Ritual da Encomendação das Almas inspira criação artística

As brasileiras Flora Lahuerta e Mayra Sergio estão a recolher informações sobre o ritual da Encomendação das Almas junto de alguns grupos do concelho de Proença-a-Nova que ainda mantêm viva esta tradição, realizada habitualmente na altura da Quaresma, no âmbito o projeto “Performing Loss”. A artista Mayra Sergio encontra-se a realizar a mesma pesquisa no Brasil e na Nigéria onde também existem cantos fúnebres e tradições rituais de luto com o objetivo de se inspirar para, a partir do material recolhido, criar uma instalação artística que, neste caso, poderá incluir um coro. “É o uso da voz que me interessa”, revela a artista que reside atualmente na Holanda. 

Um exame ao seu código genético revelou ligações aos três países que fazem parte desta investigação. Para além da performance, Mayra Sergio irá também escrever um livro que retrata a viagem, a pesquisa que está a realizar e as pessoas com quem se tem encontrado. Uma das perguntas a que tentará dar resposta é “como é que sem religião podemos construir rituais?”, tendo em conta o facto de vivermos em sociedades cada vez mais laicizadas. “A arte tem um importante papel a este nível”, acrescenta, nomeando a importância do canto, da dança e da expressão do lúdico. Flora Lahuerta, aluna de mestrado em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, está a auxiliar no projeto que recebeu financiamento do fundo Mondriaan da Holanda. A expetativa é que no decorrer do próximo ano tanto o livro como a instalação sonora estejam concluídos. 

Esta já não é a primeira vez que o ritual da Encomendação das Almas serve de inspiração artística. João Pereira, que recentemente realizou a exposição de pintura “O Olhar das Coisas” na Galeria Municipal, ofereceu a pintura “O Cantar das Almas” ao Município (e que está presente na fotografia com Flora Lahuerta e Mayra Sergio). Também os alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa já realizaram uma residência artística de medalhística tendo como inspiração a Encomendação das Almas. O tema da última edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca incidiu precisamente neste ritual e no do Cantar das Janeiras. O livro com os textos premiados será apresentado publicamente no dia 7 de dezembro (às 17h00, na Casa das Associações) e conta igualmente com um texto introdutório de Pedro Antunes, que se encontra a realizar o doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia sobre a encomendação das almas, tendo chegado a residir na aldeia de Corgas para acompanhar mais de perto esta dinâmica local.


Oeste | Marinha Grande tem a maior animação de Natal de sempre



O Centro Tradicional da Marinha Grande volta a receber a magia do Natal, com o maior investimento de sempre na iluminação e atividades de animação para toda a família, que decorrem de 30 de novembro a 10 de janeiro.
À semelhança do que já aconteceu no ano passado, a Câmara Municipal da Marinha Grande intensifica o investimento no programa de animação natalícia no concelho.
A grande novidade assenta no programa “Natal na Cerca”, que decorre no Parque da Cerca e inclui duas tendas gigantes que acolhem a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo Natural Solidária, o espaço Snowland, o Mercadinho de Natal, espetáculos infantis, ateliês, jogos e iluminação de Natal.
No Edifício da Resinagem vai estar patente o Presépio de Filipe Ferreira que é o maior presépio da região, apresentando mais de 1000 peças que representam muitos usos, costumes e tradições portuguesas.
Investiu-se também fortemente na iluminação de Natal, que irá estar distribuída por cerca de meia centena de locais do concelho, com a utilização de mais de 700 elementos decorativos, e na colocação de instalações de Natal de destaque, na Praça Stephens, com bolas gigantes, e no Parque da Cerca onde estará a grande novidade deste ano, uma árvore de Natal com 20 metros de altura, com acesso ao seu interior e bolas gigantes iluminadas no lago.
No Largo da República, em Vieira de Leiria, vai estar instalada uma tenda para acolher o Mercado de Natal e ateliês infantis, de 14 a 22 de dezembro.
A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, esclarece que “este ano voltámos a apostar nas comemorações de Natal, com ainda mais animação e iluminação, tendo-se registado um aumento do investimento. Queremos que o vasto programa de animação e Natal que vamos apresentar seja atrativo para a nossa população e todas as outras pessoas que queiram aproveitar as nossas atividades para visitar o concelho”.
Para a presidente há ainda a destacar “a preocupação do Município com as associações de solidariedade social do concelho, uma vez que as receitas da Pista de Gelo revertem integralmente a favor dos Bombeiros da Marinha Grande e de Vieira de Leiria e da Associação São Silvestre da Moita”. “Os consumidores que fizerem compras no comércio tradicional do concelho no valor mínimo de 20 euros vão poder apresentar a respetiva fatura e ter acesso gratuito à Pista de Gelo”, continua.

PROGRAMA DE ANIMAÇÃO DE NATAL NA MARINHA GRANDE

30 de novembro
16h00 - Inauguração da exposição "Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro - Coleção ViCO"
Museu do Vidro
Atuação da MARCHING BAND
Patente de 30 de novembro de 2019 a 02 de fevereiro de 2020
Horário: de terça feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Últimas entradas às 12h30 e 17h30.
Sopros de Natal apresenta um conjunto de cerca de 160 adornos de natal em vidro da Coleção ViCO (Galiza, Espanha), fabricados e pintados de forma artesanal por vidreiros de várias nacionalidades. Os enfeites de vidro para a árvore de Natal foram soprados pela primeira vez em Lauscha, uma cidade conhecida pelo fabrico de vidro na Turíngia, Alemanha, no primeiro terço do século XIX. Com o passar do século, o seu fabrico foi estendido a outros territórios alemães ou que estavam na esfera da influência do seu império, como Lorena (França), Boémia (República Checa) ou Silésia (Polónia) e de lá foram exportados para os restantes países da Europa. A exposição Sopros de Natal pretende dar a conhecer estas pequenas jóias natalícias e a sua história, através de uma seleção de peças de variadas temáticas relacionadas com o Natal, produzidas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, França, Polónia, República Checa e Rússia.

17h00 - Inauguração do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira
Receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
O Presépio de Filipe Ferreira regressa pelo 5º ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande. Já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região, comemora, este ano, a sua 20ª edição.
Este ano o Presépio ocupará uma área de cerca de 45 metros quadrados, e será composto por mais de um milhar de peças, incluindo inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.
Como é característica do Presépio tradicional português, não vão faltar a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas!
Para além da cabana, com a representação do Nascimento de Jesus, poderão encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro; uma área mais reservada aos trabalhos rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho, entre outros; e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.
Para dar mais vida à mostra, existem dezenas de elementos com movimento, entre eles, moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, não faltando também um parque infantil ou um lago com patos em movimento e até os guardas no castelo. A água também marca presença com novas cascatas e várias fontes de água. O comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, com uma estação, onde pára, para entrada e saída dos passageiros.
Para a edição de 2019 foram elaboradas novas peças, algumas delas com movimento, como é o caso dos rebanhos de ovelhas, ou dos homem a jogar às cartas, houve também a construção de novas oficinas de ofícios, mais pormenorizadas, entre outras novidades que tornam este Presépio singular na Região!

O presépio está patente de 30/11/2019 a 10/01/2020
Horário:
De Terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00
Dias 24 e 31 de dezembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

18h00 - Inauguração da Iluminação de Natal
Circuito Musical com a MARCHING BAND
Início na Praça Stephens, seguindo para a Árvore de Natal do Parque da Cerca.
Este ano, a Câmara Municipal apostou na iluminação de Natal do concelho, com a colocação de mais de 700 elementos decorativos, distribuídos por cerca de 50 locais do concelho.
Destacam-se as instalações de Natal na Praça Stephens e a esplêndida Árvore de Natal de 20 metros de altura no Parque da Cerca, que prometem encantar todos os visitantes.


NATAL NA CERCA
Parque da Cerca - de 08 a 31 de dezembro

O “Natal na Cerca” contará com uma Pista de Gelo Solidária, a Casa do Pai Natal e um Mercadinho de Natal e tantas outras atividades de animação, num espaço único, de diversão.
A Casa do Pai Natal está recheada de surpresas e muita animação. Nela podes encontrar todos os dias ateliês, jogos tradicionais, espetáculos, e muito mais....Vem daí! Junta-te à Festa! 

Horário:
Segunda a quinta, das 14h00 às 20h00;
Sextas-feiras, das 14h00 às 22h00;
Sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00;
Domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00;
Dias 24 e 31 de dezembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;
Dia 25 de dezembro, encerrado.

8 de dezembro
14h30 - Abertura do Recinto “Natal na Cerca”e inauguração do Mercadinho de Natal
O principal objetivo deste Mercadinho é promover um espaço solidário, que permita às associações de cariz social do concelho da Marinha Grande, darem a conhecer as atividades que dinamizam, através da venda de produtos realizados por cada uma delas, nomeadamente, produtos relacionados com a quadra natalícia, quer se trate de artesanato tradicional, contemporâneo, trabalhos manuais, pintura, produtos regionais, produtos da terra, ou outros.

15h00 - Inauguração da Pista de Gelo Solidária, com espetáculo de patinagem artística
Este ano a Pista de Gelo Solidária traz muitas novidades. No espaço pode encontrar-se, além da Pista de Gelo, a área “Snowland”, para construção de bonecos de neve e diversão na neve artificial.

16h00 - Chegada do Pai Natal
O Pai Natal chega à Marinha Grande, e com ele vêm os Duendes de Natal, os gigantes soldadinhos de chumbo, o Urso Polar e o Boneco de Neve, todos acompanhados pela Yellow Jackets Band. Junta-te à festa e aproveita para tirares muitas fotos!!!

10, 12, 16, 17 e 18 de dezembro
16h30-18h30 . Tenda “Casa do Pai Natal”
Ateliê  - “Enfeita o teu Natal”

14 de dezembro

15h00 e 17h30 - Tenda Casa do Pai Natal
Na Tal Estrela
Na noite de Natal Rita, depois de receber as prendas, não deixa os seus irmãos brincar com os seus brinquedos novos e por isso vai de castigo para o quarto dormir.
Nessa noite sonha que chega a uma estrela que todos os dias observa da sua janela e descobre que lá os habitantes são mais pequenos do que ela, fofinhos e cheios de pelo.
Rita fica maravilhada e prontamente quer brincar com aqueles novos amigos! Porém estes não deixam explicando-lhe que naquela estrela ninguém pode brincar a não ser sozinho e que é expressamente proibido ajudar os outros.
Rita fica muito triste ao perceber que brincar sozinha não é tão divertido como partilhar as brincadeiras com os outros e jura para si própria nunca mais ser egoísta com os seus irmãos ou com ninguém.
Pouco a pouco Rita convence aqueles seres a viver de uma forma muito mais alegre num espírito de entreajuda através de uma série de peripécias e aventuras.

Texto Original e Encenação: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Produção: S.A.Marionetas –Teatro & Bonecos
Duração : 30 minutos
Classificação: maiores de 4 anos
Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural
 

16h00 - Tenda “Casa do Pai Natal”
Apresentação do livro infantil “O Amiguinho e a Luzinha Mágica”, da autoria de Melanie Simões

16h00 - Casa da Cultura Teatro Stephens
As Grandes Canções de Natal do Cinema por Vox Angelis
Trata-se de um Concerto de Natal que funde os grandes clássicos de Natal tais como Adeste Fideles; Noite Feliz, Noite de Amor; Deck the Halls; Gloria in Excelsis Deo; etc; com os grandes temas natalícios de Hollywood dos anos 50, 60 e 70, canções cantadas por Judy Garland, Nat King Cole, Frank Sinatra, tais como Have Yourself a Merry Little Christmas; White Christmas; Jingle Bell Rock; The Christmas Song; etc; e alguns temas de filmes que, não sendo de Natal, passam sempre nesta altura e estão, por isso, associados a ele, tais como Somewhere over the Rainbow (Feiticeiro de Oz) e Edelweiss (Música no Coração).
Ficha artística
Vox Angelis - 2 vozes e 1 pianista
Duração: Aprox. 60 m
Classificação Etária | M/6 anos

15 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00 - Workshop de Hip Hop
16h00 - Oficina dos sons
17h00 - Yoga para crianças
Sport Operário Marinhense



19, 20, 23, 26 e 27 de dezembro
10h00 às 13h00 - Auditório da Resinagem
Ateliês de Materiais Reciclados

19 de dezembro -“Dá uma nova vida ao teu papel”
Neste ateliê as crianças vão explorar as variadas potencialidades do papel e do cartão e reinventá-lo.
Limite de 15 participantes
Idade: dos 7 aos 12 anos

20 de dezembro - “Reutilizar com Arte”
Neste ateliê há materiais que se vão transformar e ganhar uma nova vida através da imaginação das crianças.
Limite de 15 participantes
Idade: dos 7 aos 12 anos

23 de dezembro - “Reciclando Histórias”
Reciclar é saber ver de novo.
Este ateliê vai ao encontro de um novo olhar e atuar num território conhecido de uma História.  Vamos trabalhar juntos, com as nossas Ideias.
No final da manhã, temos  uma  pequena representação, autentica e original , da história conhecida de todos … que nós reciclámos e agora é muito nossa!
Limite de 15 participantes
Idade: dos 6 aos 12 anos

26 de dezembro - “Estrelas em Origami”
O Natal está aí e com magia vamos reutilizar papel e criar enfeites originais através da técnica de dobragem.
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 9 aos 12 anos

27 de dezembro - “A brincar a brincar… Vamos criar”
Neste ateliê vamos reutilizar materiais e construir livremente, objetos, brinquedos, esculturas, partindo apenas da imaginação de cada criança.
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 7 aos 12 anos

A participação nos ateliês está sujeita a inscrição prévia.
Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail:
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.

Oficinas inseridas na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

16 e 17 de dezembro
15h00 . Tenda “Casa do Pai Natal”
Hora do Conto

19 e 20 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
Planetário itinerante: “A Nossa Casa é um Planeta”
Ação de sensibilização onde através de uma abordagem inovadora, projeção de filmes em formato fulldome 360º, é abordado o tema da educação ambiental.
As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental “A Nossa Casa é Um
Planeta”assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação. De tal maneira, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Necessário inscrição prévia para escolas e ATLs para o email: dome360.oi@gmail.com

Atividade dinamizada pela VALORLIS

21 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00 - Hip-Hop Dance - Ginásio Fisicoloucura
16h00 - Nellys Dance
17h30 - Yoga para crianças - Sport Operário Marinhense

22 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
16h00 -“O Natal Travesso”
Chega a véspera de Natal e os presentes estão quase a chegar, mas antes da meia-noite, há muito que preparar: acender a lareira, decorar a árvore, o copo de leite, uma bolacha em cima da mesa, uma cadeira confortável, pendurar a meia, acender as luzes... Tudo o que nossos dois Duendes, Claus e Gobe, terão de fazer para saber que presentes irão receber. Mas será que estes dois duendes, travessos e trapalhões sabem o que estão a fazer? Só as crianças os podem ajudar para que este Natal seja espetacular.
“Um Natal Travesso” é um espetáculo itinerante, alusivo ao Natal, recheado de malabarismos, equilíbrios, magia e muita comédia.
Duração 40m

17h30 - Demonstração de Dança - Rosales Ballet - Espaço de Arte em Movimento

23 e 26 de dezembro
17h30
Hora do Conto na “Casa do Pai Natal”

23, 27 e 30 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00-17h00
Ateliê - “Enfeita o teu Natal”

28 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00 - Musical de Natal e Hip-Hop - ATL Zig Zag
16h30 - Workshop de Danças do Mundo - Sport Operário Marinhense
17h30 - Oficina dos sons - Sport Operário Marinhense
18h30 - Yoga para crianças - Sport Operário Marinhense

29 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
16h00 - Espetáculo de Magia
O mágico conta com a ajuda do público para apresentar as suas magias, de uma forma divertida. Deixa-te entrar no Mundo do faz de conta, onde a Magia é uma constante.
Duração 45m

(Este programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos)


Vieira de Leiria
Largo da República

Mercadinho de Natal
14 a 22 de dezembro

15 e 22 de dezembro . 15h00 às 17h00
Ateliê  - “Enfeita o teu Natal”

Mundo | Infanticídio indígena: uma realidade ocultada


Carlos Eduardo Sodré Lanna

Foi dura a realidade encontrada pelos portugueses ao aqui chegarem em 1500. Com efeito, os nativos não correspondiam ao mito do que Rousseau chamaria mais tarde do “bom selvagem” numa América paradisíaca. Antes de ser descoberto, o Brasil era habitado por um conjunto heterogêneo de tribos indígenas nômades e seminômades, contrárias a qualquer organização superior e em permanente estado de guerra entre si.

Entre eles predominavam práticas de canibalismo, sacrifício humano, infanticídio, eutanásia e muitas outras violações da lei natural, além de rituais sinistros, como o uso de bebidas alucinógenas, terminando quase sempre em atos de idolatria e aberrações morais. Ao tomar conhecimento de tamanhos absurdos, nem a Igreja nem Portugal se omitiram de levar a cabo suas iniciativas e obrigações, entre as quais ocupava especial lugar a propagação fé e do império.

Nesta colossal obra a unir altar e trono, nossos denodados antepassados atravessaram o oceano em precárias caravelas e aqui aportaram com milhares de missionários que se embrenharam pelas montanhas e selvas. Afastadas as trevas do paganismo, os indígenas conheceram o verdadeiro Sol da Justiça, Nosso Senhor Jesus Cristo, e aprenderam a amar a sua santíssima Mãe, a Virgem Maria, abrindo-se para eles as sendas da civilização cristã.

Assim nasceu o Brasil, com a dedicação épica dos descobridores, conquistadores, prelados, oficiais e soldados, fundadores de povos e cidades, evangelizadores, colonizadores e civilizadores. Passados 500 anos, como tudo é diferente nesse panorama, sobretudo se analisarmos o aspecto moral e religioso nos ambientes e costumes de nosso clero, de nossa elite dirigente, com reflexos não pequenos em inúmeros brasileiros.

Tomemos, por exemplo, a situação dos nossos indígenas, muitos deles ainda vivendo em situação precária nas selvas, sem conhecerem o conforto da civilização, e com muitos dos que se arvoram seus defensores querendo perpetuá-los ali como num zoológico, tratando-os como se não fossem seres humanos e redimidos pelo Sangue preciosíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pior. Tentam transformá-los em modelos vivos para o homem novo que tentam criar.

Perplexos, acabamos de assistir à realização em Roma do Sínodo sobre a Amazônia, com as suas consequências nefastas para a Igreja e a civilização ocidental com seus restos de cristandade. Sínodo longamente preparado por órgãos como o Conselho Missionário Indigenista (CIMI), as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e, mais recentemente, a Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), sob os auspícios de purpurados e bispos. No Vaticano do Papa Francisco realizou-se um show tristemente célebre de cerimônia pagã, no qual houve um culto de adoração a uma estátua seminua denominada Pachamama, Mãe-Terra.

Segundo estimativas, há hoje no Brasil cerca de 800 mil índios, metade dos quais vivendo nas áreas rurais e a outra metade em terras demarcadas pelo governo federal, ocupando uma área de 13% do território nacional, ou seja, o dobro da área cultivada pelos agricultores brasileiros. Segundo recentes palavras da Ministra Damares Alves, o infanticídio ainda é praticado em pelo menos 20 tribos, contra crianças de diferentes idades e condições — gêmeas; portadoras de defeitos físicos ou mentais; ou ainda de doenças desconhecidas. Por exemplo, se a mãe descobrir muito mais tarde que a criança é surda, deverá sacrificá-la em nome de sua “cultura” indígena! Essas crianças são enterradas vivas, estranguladas ou deixadas na mata para morrer ou serem devoradas por animais e insetos!

Apesar de a Constituição Federal garantir aos índios a proteção de seus usos e costumes, sobretudo ela garante o direito à vida, fonte de todos os direitos, que deve sobrepor-se às suas práticas culturais. Na verdade, o infanticídio entre esses silvícolas consiste no assassinato de crianças indesejadas.

Com base no último censo do IBGE, a partir do ano 2000 até agora, para cada mil crianças indígenas nascidas vivas, 51,4 % morrem antes de um ano de vida, taxa elevadíssima se comparada aos não índios. Havia vários — ou ainda os há — casos de tolerância da Fundação Nacional do Índio-FUNAI, de antropólogos e até mesmo de “missionários” agindo no sentido de “proteger a pureza original e cultural” dos índios à prática do infanticídio, o que não passa de uma iníqua aprovação do cruel assassinato de recém-nascidos deficientes pela simples razão de os silvícolas acreditarem que são espíritos maus.

Prometo voltar em breve ao tema. Até lá.

ABIM

XI Passeio Ourém – Fronteira a 30 de Novembro

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Resultado de imagem para Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos
SIC NOTICIAS
Só este ano já morreram 28 mulheres, em contexto de relações de intimidade. Em média, houve três mulheres assassinadas todos os meses e uma média de cinco mulheres vítimas de formas de violência extrema.
Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de violência doméstica.
Os dados são do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), e constam do relatório preliminar que foi apresentado esta sexta-feira, em Lisboa, e que traz a realidade das mulheres assassinadas em Portugal desde 1 de Janeiro até ao dia 12 de Novembro.
Nesse período, e tendo como fonte as notícias publicadas pela imprensa nacional, o OMA contou 28 mulheres assassinadas em contexto de relações de intimidade ou familiares, além de outras duas mortas em diferentes contextos, e 27 tentativas de homicídio.
Contas feitas, significa que, em média, houve três mulheres assassinadas todos os meses e uma média de cinco mulheres vítimas de formas de violência extrema.
"No que concerne à relação existente entre vítimas e homicidas, à semelhança dos anos anteriores, continuamos a verificar que 53% das mulheres assassinadas mantinha uma relação de intimidade presente com o homicida ao passo que 21% já tinha procurado romper com essa relação", lê-se no relatório.
Acrescenta que "as relações de intimidade - presentes e anteriores - representam 74% do total de femicídios noticiados".
Por outro lado, ao ser feito o cruzamento entre a incidência do femicídio com a presença de violência doméstica nas relações de intimidade, presentes ou passadas, e relações familiares, foi possível constatar que a maioria (71%) das mulheres assassinadas foi vítima de violência nessa relação.
"Nesse sentido, em 71% das situações é muito provável que alguém próximo tivesse conhecimento de tal violência", refere o OMA, que aproveita para defender que é urgente implementar programas de prevenção primária.
Esta percentagem corresponde a 20 casos onde se constatou existir um contexto de violência doméstica, dentro dos quais houve 12 em que existiu denúncia, ou seja, processo-crime anterior à prática do homicídio.
O OMA registou a existência de 45 filhos/as das mulheres mortas, sendo que 26 eram filho/as da vítima fruto de uma relação anterior e 19 eram filhos/as comuns da vítima e do homicida. No total, 16 eram menores de idade, o que leva a UMAR a pedir uma atenção especial para as crianças vítimas dos crimes de género e, em particular, para as crianças que ficam órfãs.
A caracterização da vítima mostrou que o grupo etário que registou mais femicídios foi o das mulheres com idades entre os 36 e os 50 anos (43%), imediatamente seguido pelo grupo etário acima dos 65 anos (21%), sendo que metade das vítimas estava inserida no mercado de trabalho.
Um dado que leva a UMAR a defender a necessidade de aumentar a proteção a estas mulheres e a criação de "estruturas especificas com métodos, instrumentos e respostas especializadas e ajustadas às especificidades das mulheres idosas, sobretudo em zonas mais afastadas dos grandes centros urbanos".
Já o homicida tem idades entre os 36 e os 50 anos (32%) e entre os 51 e os 64 anos (25%), e a maior parte (57%) estava empregado.
O mês de Janeiro destacou-se como aquele que registou o maior número de ocorrências (sete), seguido dos meses de fevereiro, Agosto e Outubro, com três mortes cada um, não tendo, ainda, sido registado qualquer homicídio em novembro.
"A residência continua a ser o espaço onde a maior parte dos femicídios foram praticados (71%), seguido dos crimes na via pública (18%)", refere o relatório, acrescentando que a maioria dos crimes aconteceu ou durante a noite ou pela manhã.
A maioria das mulheres (13) foi morta com recurso a arma de fogo, mas houve também oito casos de mulheres esfaqueadas, três espancadas, três estranguladas ou uma morta por asfixia.
Na distribuição geográfica, Lisboa surge à frente com sete casos de mulheres assassinadas, seguindo-se Braga e Setúbal, os dois com quatro casos cada.
Lusa

Condenação por racismo: PS, BE e Livre rejeitam solidariedade com Bernardo Silva

Bernardo Silva foi condenado por racismo devido a publicação no Twitter
O racismo, e mais precisamente a condenação de Bernardo Silva, estiveram em destaque na sessão de sexta-feira, onde foram votados diversos temas, desde a morte do GNR à atualização da lista de edifícios com amianto.
O voto de solidariedade para com Bernardo Silva, devido à condenação por racismo, foi rejeitado no Parlamento com os votos contra de PS, Bloco de Esquerda e Livre, a favor de PSD, PCP, CDS, Chega e Iniciativa Liberal e a abstenção do PAN.
A votação sugerida pelo CDS referia-se a um voto de repúdio e condenação contra o racismo no desporto e de solidariedade para com o jogador da Seleção Nacional e do Manchester City e foi dividida em dois pontos.
O primeiro ponto, aprovado por unanimidade, decidiu "repudiar e condenar toda e qualquer prática de racismo, nomeadamente no desporto".
O avançado português foi suspenso por um jogo e condenado a uma multa de 50 mil libras (58 mil euros) por ter publicado um tweet com a imagem de Mendy em criança acompanhado com a imagem do boneco conhecido da marca de chocolates Conguitos.
"Adivinhem quem é?", escreveu o português na redes social, referindo-se ao amigo com quem tem uma relação desde os tempos do Mónaco.
Pesar pela morte de militar da GNR
Durante a sessão foram ainda aprovados os dois votos de pesar - do PS e CDS-PP - pelo falecimento do Cabo da GNR Jorge Gomes, que morreu em atropelado, quando prestava apoio a um acidente rodoviário. Sobre o mesmo tema, foi rejeitado o voto apresentado pelo Chega.
No texto assinado pelo deputado André Ventura era possível ler que Portugal é um "país em que tão pouco se respeitam as forças de autoridade, e em que diária e gratuitamente o Estado não valoriza devidamente todos quantos dedicam a sua vida à nossa, em serviço da pátria".
A homenagem a José Mário Branco
O Parlamento aprovou por unanimidade e com aplausos de pé o voto de pesar pela morte de José Mário Branco.
"José Mário Branco deixa ao país um legado musical precioso, assim como um exemplo de inconformismo, rebeldia e coerência, que ajudaram também a construir a nossa democracia", lê-se no voto de pesar, apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Ao voto seguiu-se uma homenagem de pé, com os dois filhos e netos do músico nas galerias, e apenas alguns deputados do CDS-PP permaneceram sentados.
Lista de edifícios com amianto será atualizada
A Assembleia da República aprovou também o projeto de resolução do PAN que recomendava ao Governo a atualização da lista de edifícios de serviços públicos com materiais que contenham amianto.
O primeiro e o segundo pontos do texto foram aprovados apenas com a abstenção de André Ventura e com a abstenção do PSD no último ponto.
Já o aumento do financiamento que estava previsto no ponto dois contou com os votos contra do PS e a abstenção de Chega e Iniciativa Liberal e a aprovação das restantes bancadas.
Solidariedade com a Comunidade Trans com CDS contra
O PS apresentou ainda um voto de pesar e solidariedade com a Comunidade Trans, já que o Dia da Memória Trans de comemorou na passada quarta-feira, que foi aprovado com os votos contra do CDS e a abstenção do Chega.
O Chega viu ser aprovado por unanimidade o voto de pesar apresentado pelo falecimento da "emblemática fadista" Maria Argentina Pinto dos Santos.
Por sugestão do PSD e CDS foi ainda aprovado um voto de congratulação pela atribuição de um Grammy Latino a José Cid.
Inês André Figueiredo / TSF

México | 3 Formas En Que La IA Está Transformando El Marketing Y Las Ventas



por Yesica Flores

La Inteligencia Artificial (IA), es una de las variables tecnológicas que más crecimiento ha registrado en años recientes. Gracias a ésta, las computadoras son capaces de procesar y administrar grandes volúmenes de datos, así como de aprender en tiempo real el comportamiento de la información.
“Hoy, las empresas con visión al futuro están utilizando diversas herramientas para sacarle el máximo partido a sus estrategias de marketing y ventas, ya que les permite aprovechar la capacidad de la Inteligencia Artificial para simplificar datos, obtener información valiosa sobre los usuarios y, por supuesto, cerrar y fomentar las ventas”, comenta Gustavo Parés, director general de la firma especializada en IA y cómputo cognitivo, NDS Cognitive Labs.
Según datos de la consultora McKinsey, el 40% del tiempo que se dedica a temas relacionados con las ventas puede ser automatizado, mientras que un informe realizado por la empresa de investigación de mercados Forrester Research, indica que el marketing y las ventas representaron más del 50% de la inversión en IA a nivel global desde 2017.
Existen diferentes formas en las que esta tecnología puede ayudar a mejorar las ventas y estrategias del marketing, ya sea por medio del análisis de datos o la creación de contenidos. De acuerdo a NDS Cognitive Labs, éstas son 3 formas en las que la IA está transformando el marketing y las ventas:
Predecir resultados
El marketing es, por naturaleza, un esfuerzo competitivo basado en datos, especialmente a nivel empresarial. Debido a esto, la IA es una gran herramienta a la hora de procesar información, comunicarse y atraer a nuevos clientes.
Un gran ejemplo de esto es Angie, el asistente virtual de CenturyLink. Fue desarrollado para hacer un trabajo simple: analizar miles de clientes potenciales, enviarles un correo electrónico y determinar quiénes estaban activos y cuáles no. Con el tiempo, Angie comenzó a enviar 30,000 correos por mes.
Al final, el asistente virtual encontraba 40 clientes potenciales por semana, además de comprender el 99% de las respuestas que le enviaban, mientras que el 1% restante lo canalizaba a un agente de ventas humano. Con todo esto, CenturyLink comenzó a ganar 20 dólares por cada dólar que invertía en realizar estas campañas, es decir, tuvieron un retorno de inversión de 1,900% gracias al análisis de datos.
Creación de contenido
Una de las implementaciones más sorprendentes a nivel empresarial es la creación de contenido por medio de la IA, incluso similar al generado por los humanos.
Los ejemplos de escritores de IA que emergen en el mundo de la publicación son numerosos: Forbes planea usar IA para ayudar a sus periodistas a escribir sus borradores; una gran cantidad de periódicos, incluido el New York Times y la agencia Reuters, utilizan IA para escribir informes financieros en tiempo real y resúmenes deportivos. Incluso Toyota utilizó las capacidades de aprendizaje automático de IBM Watson para diseñar un nuevo tipo de campaña publicitaria para la Rav4.
Estos no son los únicos ejemplos, pues anteriormente, miembros de New York University (NYU) hicieron uso de una red neuronal recurrente llamada Long Short-Term Memory (LSTM), pero la propia red neuronal acabó bautizándose a sí misma con el nombre de “Benjamin”; esta red neuronal escribió el guión para el cortometraje estadounidense “Sunspring”. Mientras que en otra parte del mundo, se puso a la venta el libro “La luz solar se perdió en la ventana de cristal”, creado por Microsoft Little Ice, con lo que se convirtió en el primer poemario escrito por un programa de IA.
Realizar seguimiento
Otra forma importante en que la IA ha ayudado a los equipos de marketing y ventas empresariales es con seguimiento y el soporte al cliente, partes integrales del ciclo de vida de dichos equipos. Epson América es un gran ejemplo, pues la compañía recibe aproximadamente a 50,000 clientes potenciales al año.
Se necesitan entre seis y ocho acercamientos para que un cliente potencial se convierta en cliente, de acuerdo con la firma de software Salesforce, siendo responsabilidad de un representante de ventas humano realizar estos acercamientos. Sin embargo, se necesita un equipo de trabajo demasiado grande para atender a 50,000 clientes al año.
La empresa se dio cuenta de las posibilidades de la IA, por lo que decidió implementarla para realizar un seguimiento a cada uno de los leads. Antes de instalar su asistente de ventas de IA, Epson se había acostumbrado a ver alrededor de 20 respuestas por cada 100 clientes potenciales. Pero desde su implementación, recibe 51 respuestas, un aumento del 240%, así como un aumento del 75% en usuarios potenciales calificados.

México | Location Intelligence: Inversiones Más Inteligentes En El Mercado Inmobiliario


por Yesica Flores
A lo largo de la historia, el sector inmobiliario se caracterizó por ser un sector tradicional, sin embargo, en los últimos años ha logrado reinventarse gracias a la incorporación de procesos automatizados, la explotación de grandes cantidades de datos y la implementación de nuevas tecnologías de punta, que hoy le permiten tomar decisiones más informadas y así garantizar inversiones más inteligentes.
La tecnología del Big Data, por su parte, ha llegado para democratizar los datos del sector y entregar a los clientes información detallada sobre las comunidades en las que buscan instalar sus nuevos proyectos. Ahora pueden conocer la ubicación de los principales comercios y servicios de las diferentes zonas para conectar puntos entre sus posibles compradores y sus intereses, haciendo que sus proyectos sean más rentables y pertinentes acorde al mercado objetivo y la situación que experimentan las diferentes zonas de una ciudad, por citar un ejemplo.
Para que toda la información adquirida por medio del Big Data cobre vida, aparece el Location Intelligence, capaz de transformar toda esta información en conclusiones reales. Por medio de esta tecnología se recopilan y analizan diversos datos geoespaciales que se transforman en ideas de negocio estratégicas.
Sabiendo que las bondades del Location Intelligence son muchas, en Georesearch lo llevamos un siguiente nivel con nuestra tecnología conocida como la Geointeligencia. Para ello, hacemos uso del Location Intelligence, en donde recopilamos y enriquecemos un gran volumen de datos, los sometemos a un análisis y la enriquecemos con técnicas de inteligencia artificial y modelaciones estadísticas, y el producto final es nuestra plataforma MasterGeo, una sencilla interfaz que alberga toda la información.
Lo que nos diferencia es que aplicamos analítica avanzada y predictiva por medio de algoritmos geoestadísticos, capaces de refinar el proceso de “cocción de la data”, lo que nos permite predecir comportamientos de mercado de manera precisa.
Por medio de la Geointeligencia somos capaces de responder a nuestros clientes preguntas como: cuál es el valor exacto de sus activos en el mercado, cuál será el comportamiento de las ventas en una ubicación específica, cuál debe ser la velocidad de ventas de sus propiedades, cómo puede maximizar la rentabilidad de su proyecto, entre otras preguntas frecuentes. Además, con nosotros podrán realizar la valoración de sus activos inmobiliarios de forma online.
La Geointeligencia es una tecnología disponible para todos los actores del sector inmobiliario, quienes por medio de ella pueden afrontar los desafíos no solo del sector sino de un mundo que está cambiando, y de esta manera poder mitigar riesgos de una apertura fallida y hacer inversiones realmente inteligentes. Con Georesearch y el poder de la Geointeligencia es posible saber cuál es el siguiente paso que se debe dar.
Principales oportunidades de aplicar la Geointeligencia:
• Identificar oportunidades de inversión.
• Determinar el valor exacto de sus activos en el mercado.
• Identificar el lugar idóneo para ubicar su próximo proyecto inmobiliario.
• Garantizar el éxito de su estrategia de expansión calculando las ventas potenciales en diferentes ubicaciones de interés.
• Maximizar la rentabilidad de su proyecto inmobiliario.