segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Greta Thunberg acusa líderes mundiais de lhe roubarem os sonhos e a infância

Resultado de imagem para Greta Thunberg acusa líderes mundiais de lhe roubarem os sonhos e a infância
SAPO24
A jovem ativista sueca Greta Thunberg criticou hoje os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância.“Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias”, disse a jovem defensora do ambiente em Nova Iorque no início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
“Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano”, afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando em 2018 decidiu faltar às aulas para protestar junto ao parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.
No curto discurso que leu na abertura da cimeira Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer, e que no planeta se está no início de uma extinção em massa, tudo ao mesmo tempo que os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e “dos contos de fadas do crescimento económico eterno”.
“Como é que se atrevem?”, insistiu.
A jovem de 16 anos repetiu factos científicos que confirmam o aquecimento global do planeta e condenou os chefes de Estado e de governo presentes na cimeira, para a qual foi convidada pelo secretário-geral da ONU.
“Vocês deixaram-nos cair. Mas os jovens começam a compreender a vossa traição”, disse Greta Thunberg, acrescentando: “Se vocês decidiram deixar-nos cair, eu digo-vos: nós nunca vos iremos perdoar. E não deixaremos que vocês se vão embora assim”.
“O mundo está a acordar e a mudança a chegar, quer vocês gostem ou não. Obrigado”, concluiu a jovem, muito aplaudida.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Oeste | Filarmónicas do concelho desfilam em Leiria


Leiria recebe no próximo sábado, dia 28 de setembro, a partir das 17 horas, o já tradicional desfile das Filarmónicas do Concelho, que junta mais de 500 músicos em parada, num ambiente de festa e de partilha com a comunidade. 

Com concentração no Largo 5 de Outubro, em frente à Galeria de Arte – Banco de Portugal, nesta edição, e em estreia, desfilará também a Banda Veterana da Associação de Filarmónicas do Concelho. 

A organização é da Câmara Municipal de Leiria em parceria com a AFCL - Associação das Filarmónicas do Concelho, uma numerosa família, com centenas de pessoas, que dedicam grande parte das suas vidas a manter viva a tradição transgeracional das filarmónicas. 

Maestros, músicos e dirigentes, que com tenacidade e carinho trazem até nós, neste acontecimento anual, a sua música, merecem, sem dúvida, o nosso aplauso. 

Dia 28 marque na agenda o Desfile das Filarmónicas do Concelho e venha recordar e divertir-se com a família e amigos ao som das músicas que vão desfilar.

Desporto | Prova de atletismo inédita em Castelo de Paiva 1ª edição da Rampa de S. Gens vai ter lugar no próximo Domingo

Caminhada tem início desde o centro da vila de Sardoura

Já em tempo mais fresco, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo vai voltar ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 11ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se agora, já no próximo Domingo, dia 29, a 1ª edição da Rampa de S. Gens, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que será complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura.

Organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADC J. Clark, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este é um desafio desportivo sem semelhança na Europa, irá relevar aqueles que enfrentarem a rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas que será deveras exigente para os participantes neste desafio, que este ano fará a sua estreia.

A Rampa de S. Gens, que tem inicio às 10 horas, é uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, e a participação tem um custo de 7€50, enquanto a Caminhada de S. Gens, com partida marcada para as 10 horas, do centro de Sardoura, tem inscrição gratuita, que pode ser feita junto da autarquia local, estando previsto para todos os participantes um almoço com grelhados e caldo verde, em jeito de inauguração das obras de melhoramento da zona de lazer, que estão a ser realizadas pela Junta de Freguesia no topo da Monte de S. Gens.

José Manuel Carvalho, Vereador do Desporto da edilidade paivense, já se pronunciou sobre a realização da Rampa de S. Gens, louvando os seus promotores e o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, desejando que, a dureza que apresenta, apesar da curta distância do trajecto definido, não seja factor impeditivo para uma boa adesão de participantes nesta estreia, e que seja também, um dia de festa para o atletismo paivense, podendo os atletas e seus acompanhantes desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro.


Alentejo | Reforço da segurança no concelho, Município de Serpa solicita esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna


Resultado de imagem para Município de Serpa
Face à tendência verificada nos últimos anos de redução de efetivos e horários de funcionamento nos postos da GNR do concelho, o Município de Serpa, preocupado com a situação, reuniu-se com o Comando Territorial de Beja, a 20 de setembro. No seguimento desta reunião, foi já solicitada ao Ministério da Administração Interna informação sobre o assunto, nomeadamente sobre o número atual dos efetivos no concelho e a evolução nos últimos dez anos, bem como sobre a criminalidade no concelho. 

Entende o município que, não existindo uma redução significativa da população e verificando-se o aumento do número de trabalhadores sazonais, originando uma dinâmica agrícola maior, ou seja, um acréscimo de pessoas fora dos perímetros urbanos, não faz sentido haver uma redução de efetivos, mas sim o contrário, com o reforço de meios, quer humanos quer a nível de viaturas. 

Reforçamos que este é um problema a que estamos a dar a maior atenção, na certeza de que desenvolveremos todos os esforços para evitar situações de falta de segurança para as populações. 




Estarreja | Festival Sénior: está a chegar o evento dedicado aos estarrejenses de Idade Maior

O Festival Sénior, uma iniciativa do Município de Estarreja integrada no Programa VIVER +, está de regresso e decorre de 27 de setembro a 30 de outubro, em diversos espaços e com um programa alargado de atividades.

O Festival Sénior marca o arranque do Programa VIVER +, que oferece um conjunto de atividades ao longo de todo o ano assentes em quatro grandes áreas de intervenção - Saúde & Bem-estar; Cultura & Lazer; Artes & Saberes; Solidariedade – e tem por objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida dos seniores do Concelho de Estarreja.


Focado nestes princípios, o programa do Festival Sénior inclui passeios, visitas culturais, sessões de cinema, aulas de ginástica, oficinas e, acima de tudo, muito convívio e animação.


Já com as inscrições esgotadas, o “Passeio Sénior +65”, que este ano será em ambiente de arraial minhoto, na Quinta da Malafaia, em Esposende, a 27 de setembro, sexta-feira, inicia a edição deste ano do Festival.

As “Matinés Dançantes” vão aquecer as tardes de domingo, dos dias 29 de setembro e de 27 de outubro, nas freguesias de Avanca e Salreu, respetivamente. Seniores, família e amigos são chamados para passarem momentos únicos cheios de música, de ritmo e de animação.

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, dia 1 de outubro, há “Festa no Parque”, das 10h às 16h, com inúmeras e diversas atividades. Comemore este dia com aulas de Zumba e de Yoga Ashtanga, jogos tradicionais e atividades de recreação e de lazer. Reúna a família e os amigos, traga a cesta, estenda a toalha no Parque Municipal do Antuã e participe num incrível piquenique.

Há mais visitas culturais para usufruir além do Passeio Sénior. Embarcar no “Cruzeiro das 6 Pontes” e descobrir as “Caves de Vinho do Porto” é mais uma das propostas do Festival Sénior. Estas visitas acontecem nos dias 2, 4, 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 28 e 30, do mês de outubro. Com o custo de 14€ e lotação limitada, as inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas no Complexo de Desporto e Lazer, na Piscina de Avanca ou no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe.

Com o apoio e a colaboração da Confraria da Broa, da ACRAP e dos Grupos de Folclore do Município, todos estão convidados a re(viver) as tradições do passado. “Desfolhada à Moda Antiga” reúne diferentes gerações, no dia 4 de outubro, às 14h30, na Praça Francisco Barbosa, para recuar à época de colheitas do milho.

Durante meses os seniores do Município de Estarreja dedicaram-se à arte em fios inspirados no livro “A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões. Com inauguração marcada para o dia 9 de outubro, às 15h30, na Biblioteca Municipal, a exposição “Entre Agulhas” apresenta o resultado dos trabalhos de rendas, de bordados, de malhas e de tricô realizados na oficina com o mesmo nome, no âmbito do Programa Viver+. Para visitar até dia 31.

Os cuidadores informais desempenham um papel fundamental na ajuda diária aos idosos que não têm autonomia para realizar algumas ou todas as tarefas diárias. “Cuidar dos Cuidadores” é o tema do seminário que conta com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós” e decorre no dia 12 de outubro, das 09h30 às 17h30, na Biblioteca Municipal. É um momento que pretende refletir sobre vários desafios com que estes cuidadores se deparam, que vão desde questões sociais e emocionais, até à saúde, e inclui uma vertente prática muito útil para quem cuida.

O Cine-Teatro convida os aficionados da 7.ª arte para uma sessão de cinema, no dia 16 de outubro. Em exibição estará “A Gaiola Dourada”, uma comovente comédia portuguesa que retrata a vida de um casal de emigrantes Maria e José Ribeiro (Rita Blanco e Joaquim de Almeida) após terem recebido a notícia de que são herdeiros de uma grande fortuna.

Em outubro há ainda oficinas na Biblioteca Municipal para todos os gostos. Os mais curiosos podem participar na “Oficina de Informática” (dias 8 e 11) mergulhando no mundo virtual. A missão é aprender as várias ferramentas digitais. A oficina “Entre Agulhas” (dias 15 e 29) está de regresso desafiando os participantes a agulhar histórias, assim como a atividade “Chá com Letras” (dia 30) que promete boas leituras e conversas ao sabor de uma chávena de chá.

Dirigido a técnicos das IPSS, o workshop “Humor in War Zones”, com os Palhaços d’Opital, pretende dotar os formandos de uma consciência e domínio prático de estruturas de improvisação na linguagem clown e adaptá-las a diferentes universos. Para participar no dia 23, às 09h30, na Biblioteca Municipal, com inscrição obrigatória.

Os sorrisos vão espalhar-se pelas IPSS do concelho, durante o mês de outubro, com a “Oficina de Risoterapia”. O Yoga do Riso é um conceito único, em que qualquer pessoa consegue rir sem motivo e sem que para tal precise de recorrer ao humor, visto que o nosso cérebro não distingue uma gargalhada falsa de uma verdadeira.

Serão momentos de partilha e de muita alegria!

Évora acolhe projecto para melhorar a qualidade ambiental


O Laboratório Vivo para a Descarbonização em Évora (LVpD) foi apresentado no dia 20 de Setembro, nos Paços do Concelho de Évora, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Este é um projecto em que a Câmara Municipal de Évora se alia a um consórcio de entidades para, de forma inovadora, estudarem quais as soluções mais eficientes para melhoria da qualidade do ar e redução do consumo de energia. O espaço escolhido para teste foi o Centro Histórico, sendo estes testes desenvolvidos essencialmente na área dos transportes e mobilidade sustentável e da eficiência energética do espaço colectivo. As soluções que se mostrarem viáveis, numa fase posterior, poderão ser implementadas no Concelho, mas também podem servir como exemplo para outras cidades nacionais e estrangeiras.

Ao longo de 18 meses, o grupo de parceiros realizará um conjunto de testes em várias áreas, usando a mais moderna tecnologia, sendo ponto assente a colaboração voluntária dos munícipes que poderá ser feita, nomeadamente através de uma página electrónica própria, aplicações para telemóveis, entre outros meios. Tudo numa lógica de interação que alia o Município de Évora, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e o cidadão.

O trabalho passará, por exemplo, por encontrar formas mais equilibradas ambientalmente de efectuar a distribuição logística no Centro Histórico, disponibilização de informação em tempo real para se chegar a qualquer lugar ou estacionar de forma rápida e eficaz, evitando engarrafamentos, obras ou lugares de estacionamento já ocupados. Ou ainda de gerir a iluminação (LED) da cidade em determinado local aumentando ou diminuindo a intensidade da iluminação consoante as necessidades do momento, entre muitas outras ações.

Refira-se que Évora foi uma das 12 cidades portuguesas selecionadas pelo Fundo Ambiental (organismo do Ministério do Ambiente) de entre as 35 que se candidataram a receber o projecto. Portugal foi um dos países que se comprometeu na Cimeira de Paris a reduzir os gases com efeito estufa em prol da preservação do planeta e é dando continuação a isto que se está a dinamizar todo este trabalho, agora no terreno.

O projecto foi apresentado em termos técnicos pelo responsável da Divisão de Ambiente, Higiene e Mobilidade, Daniel Valente, tendo os Vereadores Alexandre Varela e Sara Dimas Fernandes respondido a várias questões formuladas pela assistência.

As intervenções incidirão em duas áreas: mobilidade sustentável e espaço colectivo eficiente, que abrangerão mais de uma dezena de aspectos a testar. Pretende-se, essencialmente, um maior conhecimento sobre os processos urbanos na cidade; capacidade de implementar soluções testadas em contexto real; recolha e processamento de dados para utilização em diferentes processos; criar um espaço de experimentação aberto na cidade; e contribuir para o processo de descarbonização.




Moçambique | “Aquilo que é nulo não é reestruturável” afirma professor de Direito constitucional sobre a nulidade da dívida da EMATUM

Foto de Adérito Caldeira

O argumento do Governo de Filipe Nyusi que não pode repudiar a dívida inconstitucional e ilegal da EMATUM e por isso está a reestrutura-la com os credores “não há que fazer isso, porque aquilo que é nulo não é reestruturável, não há volta a dar em relação” ao Acórdão do Conselho Constitucional (CC) explicou o professor de Direito Constitucional, António Leão. O docente da Universidade Católica de Moçambique assinalou o quão difícil foi o órgão de soberania “cumprir a sua missão com as armadilhas que tem na própria lei” e disse ao @Verdade que a fiscalização da constitucionalidade das dívidas da Proindicus e MAM pode ter outra jurisprudência pois em Moçambique não há espaço para a criação de precedentes.

O ministro da Economia e Finanças disse a jornalistas, no passado dia 23 de Agosto, que após ouvir vários especialistas de Direito o entendimento do Governo é que Moçambique tem que aceitar a lei que foi acordada para dirimir conflitos resultantes da dívida contraída em 2013 pela Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) mesmo violando a Constituição da República, que é a lei do Reino Unido.

“O que ficou claro é que nós temos que negociar, temos que negociar com os bondholders, temos que fechar, temos de negociar com os bondholders de boa-fé”, esclareceu o ministro Adriano Maleiane, num encontro informal com editores dos meios de comunicação em Moçambique, onde argumentou que pagar aos credores “de boa-fé” é um adiantamento para que o nosso país possa sair da situação de pais caloteiro que impede a retoma de um Programa financeiro com o Fundo Monetário Internacional, veda o acesso aos mercados de capitais e até limita os financiamentos de instituições multilaterais e os milhões serão recuperados através das acções que a Procuradoria-Geral da República está a encetar contra os moçambicanos que se beneficiaram das dívidas ilegais e também contra o Grupo Privinvest.

No entanto professor de Direito Constitucional, António Leão, deixou claro que “não há que fazer isso, porque aquilo que é nulo não é reestruturável, não há volta a dar em relação” ao Acórdão do Conselho Constitucional que declarou “a nulidade dos actos inerentes ao empréstimo contraído pela EMATUM,SA, e a respectiva garantia soberana conferida pelo Governo, em 2013, com todas as consequências legais.”

“O poder Executivo deve, salvo melhor opinião, abster-se de praticar actos tendentes a co-validação, sanação ou reestruturação. Em segundo lugar nenhum tribunal pode condenar o Estado moçambicano a praticar actos devidos em substituição de actos declarados nulos”, declarou o académico da Universidade Católica.

Estado tem responsabilidade civil pelos danos causados por actos ilegais dos seus agentes

Intervindo na Conferência que o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) organizou na semana finda em Maputo, António Leão detalhou os efeitos específicos decorrentes do facto desta decisão ter sido proferida pela jurisdição constitucional: “em primeiro lugar esta decisão tem força obrigatória geral, se tivesse sido tomada por um tribunal Administrativo ainda podia haver recurso para a instancia superior, a partir do momento em que foi tomada pelo Conselho Constitucional esta decisão tem forma obrigatória geral e é irrecurrível, não há recurso para esta decisão, tem por isso força de lei”.

Ademais, o facto do Governo de Nyusi não cumprir a decisão do CC, “é um dos poucos casos, a desobediência a uma decisão do Conselho Constitucional, em que a Constituição de pronuncia expressamente sobre a criminalização dos actos de desrespeito por uma decisão da jurisdição constitucional, constitui crime de desobediência a prática de actos subsequentes que sejam contrários a uma decisão desta natureza”.

Mas o professor Leão entende que a “declaração de nulidade abre imediatamente a porta para uma outra forma de tutela para estes terceiros de boa fé que eventualmente estejam aqui a ser prejudicados, que é a figura da responsabilidade civil do Estado por actos ilegais da função Administrativa”. “A fonte de obrigação já não são o empréstimo ou o aval conferido pelo Estado mas a responsabilidade civil do Estado pelos danos causados por actos ilegais dos seus agentes causados no exercício das suas funções sem prejuízo naturalmente do direito de regresso à favor do Estado. É neste plano, salvo melhor opinião, que deverá ser discutida a tutela dos terceiros de boa fé, não me parece que seja possível fazer algo mais, ou algo diferente relativamente a isto”, afirmou o professor da Universidade Católica de Moçambique.

Nulidade da dívida da EMATUM não garante que Conselho Constitucional tenha decisão igual para os empréstimos da Proindicus e MAM

Ainda no entendimento do docente, o primeiro constitucionalista que se pronuncia sobre o caso desde a decisão do CC, “se há uma genuína vontade de acautelar o interesse de terceiros de boa fé, como acredito que haja, há que escolher os mecanismos jurídicos e processuais adequados (...) a fonte da obrigação já não é o empréstimo ou aval, a fonte da obrigação é o Estado não ter controlado bem os seus funcionários e agentes e por isso deve indemnizar os particulares que tenham sido prejudicados com estas práticas”.

António Leão enfatizou o quão “é difícil o Conselho Constitucional cumprir a sua missão com as armadilhas que tem na própria lei. Todos actos do Estado são subordinados a Constituição e depois há uma norma a dizer que só pode fiscalizar norma deixando de lado todo um conjunto de actos inconstitucionais praticado pelo Governo”.

Questionado pelo @Verdade se baseado no Acórdão sobre a nulidade da dívida da EMATUM os moçambicanos podem esperar que o CC também declare nulos os empréstimos das empresas Proindicus e MAM, contraído em situação similar de violação da Constituição da República e das leis orçamentar, o professor Leão revelou que “não há de todo” qualquer precedente, “há qualquer momento o Conselho Constitucional pode mudar a sua jurisprudência, deverá fundamentar porque mudou, mas nada obriga que seja dessa maneira”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | CDM e Heineken aumentam importação de cerveja em Moçambique

As empresas Cervejas de Moçambique e Heineken, com novas fábricas de produção de cerveja no nosso país continuam a importar a bebida alcoólica, durante o 2º trimestre de 2019 a “importação de cerveja aumentou” indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A importação de cerveja aumentou, face aos trimestres homólogo de 2018 e anterior em cerca 23,8 por cento e 7,5 por cento, respectivamente”, revela a Síntese de Conjuntura Económica compilada pelo INE no 2º trimestre.

Esta situação não é nova, no 1º trimestre o Instituto Nacional de Estatística também assinalou que “a importação de cerveja aumentou, face aos Trimestres homólogo de 2017 e anterior, em cerca 99,5 por cento e 22,5 por cento, respectivamente”.

O @Verdade apurou, na Balança de Pagamentos, que foram gastos 9 milhões de dólares na importação de cerveja entre Abril e Junto de 2019, um aumento comparativamente aos 7,4 milhões gastos entre Janeiro e Março.

Durante o ano de 2018 foram gastos 48 milhões de dólares na importação de cerveja num país onde as cervejeiras gozam de incentivos fiscais para a construção das suas fábricas e ainda nos composto da produção da bebida alcoólica, uma das principais causas dos acidentes de viação em Moçambique.

Paradoxalmente enquanto aumenta a importação e aumentam os gastos com divisas a “quantidade de cerveja nacional vendida, no 2º Trimestre de 2019, reduziu, face ao período homólogo de 2018 em cerca de 12 por cento e relativamente ao trimestre anterior aumentou em cerca de 4,3 por cento”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Manteigas | Reunião do Executivo | Dia 18 de setembro 2019


Resultado de imagem para Câmara Municipal de Manteigas
Junto seguem as deliberações, aprovadas em minuta, na reunião da Câmara Municipal de Manteigas realizada no dia 18 de setembro de 2019.

Minuta do contrato referente ao empréstimo para substituição de dívida
Foi presente, para aprovação, a minuta do contrato referente ao empréstimo para substituição de dívida. Submetida a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a referida minuta.

Pedido de alteração de edifício habitacional e de serviços, situado no Loteamento de Santo António
Foi presente, para aprovação um pedido de alteração de edifício habitacional e de serviços, situado no Loteamento de Santo António. A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, não aprovar a referida alteração, conforme proposto pelos Serviços.

Pedido de legalização de edifício habitacional
Foi presente, para aprovação um pedido de legalização de edifício habitacional, constante do registo n.º E/5397/2019 de 05 de agosto de 2019. A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, aprovar a referida legalização, conforme proposto na informação n.º 5397/Proc. 12/2018.

Alteração orçamental n.º 5/2019
Foi presente, para deliberação, a alteração orçamental n.º 5/2019.
Submetida a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a referida alteração. Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a referida isenção de taxas.


Manteigas, 23 de setembro de 2019

Oeste | Festa do turismo na Marinha Grande


O concelho da Marinha Grande vai comemorar o Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património, com um conjunto diversificado de atividades, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, cuja participação é gratuita.

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, “a Marinha Grande é o principal pólo de desenvolvimento económico de natureza industrial da nossa região e uma das referências nacionais. O turismo assume também um papel importante no quadro do nosso desenvolvimento económico, cabendo ao município o papel de interlocutor e de agente de promoção da oferta turística deste território de enorme potencial”.

Por esta razão, “vamos oferecer à população e visitantes um conjunto de iniciativas, para todos os tipos de público, que pretendem mostrar algumas das nossas muitas potencialidades turísticas e locais de interesse natural, cultural e patrimonial”, acrescenta a presidente.

O Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido pela Organização Mundial de Turismo, por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor diretivas que são consideradas marcantes para o turismo global.

A programação do Dia Mundial do Turismo e das Jornadas Europeias do Património é o seguinte:

27, 28 e 29 de setembro
Entradas gratuitas nos Museus Municipais

27, 28 e 29 de setembro . 14h00 às 17h00
Visitas gratuitas ao Farol do Penedo da Saudade
Org.: Autoridade Marítima Nacional - Direção de Faróis

27 de setembro (sexta feira)
São Pedro de Moel - Parque do Vale do Ribeiro
20h00 | Encerramento da Época Balnear de São Pedro de Moel
Sardinhada
22h00 | Concerto com Os Bandalhos
Org: Protur
Apoio: CMMG

28 de setembro (sábado)

São Pedro de Moel
10h00 | Inauguração do Circuito Interpretativo de São Pedro de Moel, seguida de realização de percurso inaugural (cerca de 2km)
Partida: Junto ao Conjunto Escultórico em memória de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel
11h30 e às 16h00 | Visitas encenadas à Casa Museu Afonso Lopes Vieira
Sinopse |
Afonso Lopes Vieira e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço, recebem os visitantes na Casa-Museu de São Pedro de Moel. Além de partilhar histórias da vida do poeta, o público fica também a conhecer alguns dos seus ideais e poesia! Uma oportunidade única de conhecer a vida e obra deste poeta tão pouco reconhecido, e que tanto fez pelo povo português e sua cultura!

Marinha Grande
Abertura do Museu do Vidro e NAC - Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, em horário prolongado até às 20h00 e das 21h00 às 23h00
14h30 | Visita guiada à exposição “Pop & Tutti Frutti” - Museu do Vidro
16h00 | Visita guiada à exposição “Transparência Ecológica” - Núcleo de Arte Contemporâneo do Museu do Vidro
17h00 | Yoga no Museu (Núcleo de Arte Contemporâneo do Museu do Vidro)
18h30 | Concerto com a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa (Praça Stephens)
21h00 | Histórias ao Luar no Palácio Stephens

29 de setembro (domingo)

Vieira de Leiria | Praia da Vieira
09h00 | Passeio Pedestre (Vieira de Leiria / Praia da Vieira)
09h00 | Partida junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, com transporte gratuito em autocarro para o início do percurso e regresso ao Arquivo Municipal em autocarro após a conclusão do percurso
09h15 | Concentração em frente ao Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo - Vieira de Leiria

10h00 - 18h00 | Mostra etnográfica alusiva à Arte Xávega - Largo dos Pescadores

Marinha Grande
10h30 e às 15h00 | Ateliê para famílias no Museu do Vidro.

Águeda | Câmara Municipal recebeu novos alunos da ESTGA


A Câmara Municipal de Águeda recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho os novos alunos da ESTGA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. 

A sessão contou com a presença da Vereadora Elsa Corga, do Vereador João Clemente, do Diretor da ESTGA, Marco Costa e de Claúdio Cruz, coordenador do Núcleo Associativo de Estudantes (NAE) da ESTGA. 

Elsa Corga falou da relação entre a Câmara Municipal e a ESTGA que tem resultado na realização de parcerias que se têm relevado muito importantes, e mencionou também que o Município de Águeda dispõe de um total de 14 bolsas para pagamento de propinas a estudantes da ESTGA, das quais 10 bolsas se destinam a estudantes do concelho de Águeda, e 4 bolsas para estudantes de outros concelhos. Esta medida visa constituir um apoio para que mais estudantes possam escolher a ESTGA no momento das suas candidaturas. Referiu ainda a forte dinâmica associativa existente em Águeda e a possibilidade destes jovens se envolverem na mesma, bem como a possibilidade de usufruírem das atividades que se realizam por todo o Município. João Clemente reforçou a dinâmica empresarial do concelho, referindo que pode apresentar oportunidades para alguns destes estudantes no futuro.

Durante a receção os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visualizar um vídeo e conhecer melhor a cidade e o concelho que os irá acolher. No final da sessão o Município efetuou a entrega de algumas lembranças da cidade.

ESCOLA DE VISEU VIRADA PARA O MUNDO DOS NEGÓGIOS


Formação: A Escola de Negócios das Beiras é especialista em formação direccionada para o mercado empresarial. E já tem dimensão nacional.

A Escola de Negócios das Beiras tem sede em Viseu (Marzovelos) mas já expandiu a sua ação à escala nacional. A Escola, como o próprio nome indica, é vocacionada para o mundo empresarial, disponibilizando seis cursos avançados: gestão estratégica empresarial, fiscalidade, gestão de pessoas, gestão de turismo, línguas de negócios e consultor 360º (curso de capacitação profissional dirigida a advogados, economistas, contabilistas e outros). A Escola tem ainda 16 cursos executivos, como Gestão técnica de recursos humanos e Gestão e legislação laboral, entre outros.
Fundada em 2005, utiliza o método de Harvard – estudo de caso -, que consiste na análise de estudos de casos reais, com o objectivo de pôr os formandos “a pensar” e a encontrar soluções para os mesmos. “Os cursos são muito práticos. Aqui, aplicamos o saber fazer e, para isso, é preciso pensar e enquadrar”, esclarece Fernando Cardoso, director-geral da Escola, frisando que os formadores são pessoas “altamente experimentadas nas respetivas áreas”.
Já no próximo ano, a Escola vai proceder a uma reestruturação dos seus cursos, de modo a facultar aos alunos maior flexibilidade e formação por módulos “O formando pode tirar o curso durante um ano e mediante a sua disponibilidade. Todos os cursos vão estar a funcionar em vários pontos do país e o aluno pode começar um curso em Lisboa e continuá-lo no Porto”, explicou Fernando Cardoso.

O responsável sublinhou que a Escola “acompanha as pessoas em várias fases da vida: em início de carreira, consolidação de conhecimento, mudança de área e na aquisição de novas competências para desempenhar uma nova função”.
Além das formações apresentadas, a Escola de Negócios das Beiras também estrutura cursos à medida, consoante as necessidades dos formandos ou das empresas. “Qualquer pessoa pode chegar aqui e ter um curso personalizado. Queremos ser o personal trainer formativo”, adiantou.
Todos os cursos vão passar a incluir a área de Responsabilidade Social, Ética e Sustentabilidade. A Escola tem cursos a decorrer de norte a sul do país – em Braga, no Porto, Aveiro, Coimbra, Fundão, Leiria e Lisboa. É ainda detentora da Douro Business School, em Vila Real, e tem parcerias com o Centro de Línguas, Cultura e Comunicação, em Portimão e com a Associação Empresarial de Portugal. A formação na Escola de Negócios está equiparada pela Ordem dos Contabilistas Certificados e é certificada pela DGERT.
Os cursos avançados no próximo ano terão a duração de 132 horas (três meses) e os cursos executivos 32 horas e serão lecionados quase sempre em horário pós-laboral. Qualquer pessoa se pode candidatar, passando depois por um processo de selecção. “O nosso mercado é empresarial. Para tirar aqui um curso, faz sentido que a pessoa entenda um bocadinho de negócios”, sustentou, sublinhando que o objectivo da Escola é que todas as pessoas que ali entram, saiam “a saber gerir negócios”.

Ensino de qualidade

“As pessoas pagam e querem ter um ensino de qualidade, e nós temos isso: a qualidade é o nosso princípio”, reiterou Fernando Cardoso, deixando claro que “não há facilitismo”.

A Escola tem tido muita procura a nível nacional, “já é exemplo para muitas universidades”, e é bastante procurada por pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). No próximo ano, estes formandos vão poder frequentar os cursos durante uma semana e em regime diurno e intensivo com tudo incluido ( dormida e comida).
Na direcção da Escola estão ainda Paula Quintãs (directora executiva), Jose Rodrigues (director de conteúdos ), Carina Dias (gestora de formação) e Andreia Costa (marketer) além dos mais de 30 professores/profissionais que leccionam. Os interessados poderão saber mais informações sobre os cursos no site da Escola (www.escoladenegocios.com), na sede, ou através do número 232 415 999.

Carina Dias, Fernando Cardoso, Paula Quintãs, Andreia Costa



Negócios | Feira de Reduções, de Velharias e Antiguidades e do Mel & Apicultura em Cantanhede

A AEC - Associação Empresarial de Cantanhede, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, irá promover, uma vez mais, a Feira de Reduções e a Feira de Velharias e Antiguidades.
Nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, estão todos convidados a visitar o pavilhão “Os Marialvas” e descobrir  vestuário, calçado, bijuteria, produtos para o lar, entre muitos outros artigos, a preços de saldos!
Os apaixonados por antiguidades e peças colecionáveis poderão visitar a Feira de Velharias e Antiguidades, que terá lugar no dia 6, no Parque Verde, junto às piscinas municipais.
Também integrada na Feira de Reduções, este ano teremos a Feira do Mel & Apicultura, uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Agricultor do Município de Cantanhede que contará com a participação de vários produtores/apicultores. Neste âmbito será dinamizado, ainda, um seminário sobre o tema “A importância da Apicultura na Agricultura”, com  a intervenção de vários especialistas na área, no dia 5 de Outubro, pelas 15h, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
As entradas são livres.
A feira (na qual se inclui a do Mel & Apicultura) funcionará nos seguintes horários:
Sexta – feira – das 18h às 23h
Sábado – das 10h às 23h
Domingo – das 10h às 22h
(Feira das Velharias – das 10h às 20h)
Os interessados em participar enquanto expositores,  deverão solicitar o regulamento e inscrever-se junto da AEC, até ao próximo dia 30 de Setembro, utilizando para o efeito os seguintes contactos:
Telef: 231 429 185


Legislativas: Rio acusa PS de se comportar como “dono disto tudo”, Costa recusa lições de ética do PSD

Resultado de imagem para Legislativas: Rio acusa PS de se comportar como “dono disto tudo”, Costa recusa lições de ética do PSD
SAPO24
O líder do PSD acusou hoje o PS de se comportar no Governo como "dono disto tudo", com o secretário-geral do PS a rejeitar a "acusação infundada", recusando receber lições de ética dos sociais-democratas.
No segundo e último frente a frente entre os líderes do PSD e do PS, organizado pelas rádios Antena 1, Rádio Renascença e TSF, Rui Rio e António Costa foram questionados sobre a recente demissão do secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, depois de ter sido constituído arguido na investigação ao negócio das golas antifumo.
Rui Rio recusou comentar o caso concreto de Artur Neves por estar em investigação, mas fez o que disse ser “uma apreciação global” e política.
“O PS desde sempre tem um tique: quanto está no poder olha para o Estado como se fosse dono disto tudo (…) O que distingue o Governo de António Costa relativamente ao passado é que temos não só casos de nomeações de militantes e simpatizantes do PS para altos cargos públicos, mas também dos próprios familiares. Excede um pouco o que no passado tinha acontecido”, acusou.
Na resposta, António Costa considerou esta acusação “absolutamente infundada”, quer em relação à história do PS, quer ao presente, apontando que o atual executivo até nomeou pessoas do PSD para altos cargos públicos por as considerar capazes.
“Há uma coisa que no PS não existe: proclamações de banho de ética que depois é à medida do freguês”, afirmou Costa, recusando receber lições de ética de Rui Rio ou do PSD.
O secretário-geral do PS e primeiro-ministro defendeu que o Governo tem aplicado a regra do anterior executivo de que os altos titulares de cargo públicos são nomeados pela CRESAP (Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública), e considerou que o chamado ‘familygate’ “assenta numa grande confusão”.
“De um conjunto de 62 gabinetes, com mais de 500 pessoas, há três casos de nomeações familiares, sendo que nenhum foi nomeado por ser familiar”, defendeu.
Neste ponto, Costa apontou que Rio, quando era presidente da Câmara do Porto, nomeou para a administração do teatro Rivoli uma irmã do seu vice-presidente, dizendo que o fez “seguramente porque entendeu que era competente”.
“Não tenho nada a apontar ao dr. Rui Rio. Agora, eu nunca dei lições de ética a ninguém, porque presumo que os outros são pelo menos tão sérios e honestos como eu, mas também não recebo lições de ética de ninguém - nem sequer do dr. Rui Rio, por quem tenho muita estima – muito menos do PSD em geral”, assegurou.
O presidente do PSD não respondeu em concreto à questão da nomeação para o Rivoli e defendeu que, quando chegou à liderança dos sociais-democratas, nunca disse que ia dar “lições de ética, mas ia praticar a ética”.
“O primeiro ponto é salvaguardar o princípio da presunção de inocência. Por isso, não procurei chacinar o secretário de Estado (…) O que era populista era dizer, se é arguido vai para a rua, mas isso não é ética nenhuma, é uma cobardia”, criticou.
Rio recordou que todos os candidatos a deputados do PSD assinaram um compromisso de honra, segundo o qual se forem condenados por algum crime em primeira instância suspendem funções e, com trânsito em julgado, abandonam.
“É arguido e logo sai fora? Isso era pôr o Ministério Público a mandar as listas do PSD”, afirmou.
O líder do PSD admitiu que o partido também tem “telhados de vidro” e “não é virgem” em matéria nomeações – “nenhum partido é” -, mas defendeu que nunca o fez com “a mesma intensidade que o PS”.
“As pedras que atirou aos telhados do PS afinal foram parar a outros telhados”, ironizou Costa, com Rio a responder, entre risos, que “no PS é que está a chover em casa, porque os telhados partiram”.
Em relação ao caso concreto de Artur Neves, o líder socialista salientou que nunca o demitiria por ter sido constituído arguido, e justificou o louvor público que lhe fez pelo contributo para a implementação da reforma da prevenção e combate aos incêndios.
“Não tiro nunca conclusões antecipadas, como nunca ninguém deve tirar”, afirmou, recordando que, além da investigação do Ministério Público, decorre também um inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna ao processo da aquisição das golas, cuja conclusão “está por dias ou semanas”.
“Se houve alguma incorreção e ilegalidade, as autoridades competentes irão julgar, até lá devemos presumir a inocência”, defendeu.
Lusa / Madremedia

Justiça | Duarte Lima perde recurso no Brasil e deverá ser julgado em Portugal

Resultado de imagem para Duarte Lima perde recurso no Brasil e deverá ser julgado em Portugal
MSN
O supremo tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009.
Ao recurso extraordinário, interposto de uma outra decisão do Supremo Tribunal, foi “negado provimento por unanimidade”.
A justiça brasileira acusou o ex-líder parlamentar do PSD de estar envolvido no homicídio de Rosalina Ribeiro, assassinada no Brasil em 2009 e que foi companheira e secretária do milionário português Tomé Feteira (já falecido).
O tribunal, alega que o recurso “repisa os argumentos anteriormente expostos no recurso extraordinário (…) e viola os princípios da ampla defesa e a cláusula do devido processo legal”.
O acórdão adianta que neste recurso, a defesa de Duarte Lima “não apresentou alegação capaz de infirmar a decisão hostilizada, razão pela qual ela deve ser mantida por seus próprios fundamentos”.
Nos últimos anos, o ex-líder parlamentar do PSD tem interposto vários recursos para não ser julgado em Portugal por homicídio qualificado, mas estes têm sido negados perlas várias instâncias judiciais brasileiras.
Rosalina Ribeiro, ex-companheira do empresário português Lúcio Tomé Feteira, foi morta a tiro em 2009 em Maricá, tendo a justiça brasileira acusado Duarte Lima de homicídio.
O advogado é acusado de se ter apropriado de cerca de cinco milhões de euros da sua cliente.
Duarte Lima já tinha sido absolvido do crime de abuso de confiança por apropriação da fortuna de Rosalina Ribeiro, mas em junho o Tribunal da Relação de Lisboa anulou a decisão da primeira instância e ordenou a descida do processo ao Tribunal Criminal de Lisboa para que este profira nova decisão.
Duarte Lima está preso desde abril após ter sido condenado a seis anos de cadeia por uma burla relacionada com a compra de terrenos no concelho de Oeiras para a construção do Instituto Português de Oncologia com recurso a um empréstimo do BPN.
A notícia da recusa do recurso pelo supremo tribunal brasileiro foi avançada hoje pelo Correio da Manhã.
Lusa / Madremedia

Marinha Grande | João Só, Fernando Tordo e música para bebés no Teatro Stephens


Em mês de aniversário
João Só, Fernando Tordo e música para bebés no Teatro Stephens
No mês em que se assinala o 5º aniversário da reabertura da Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, a Câmara Municipal proporciona ao público um programa variado, que inclui concertos de João Só, Fernando Tordo e música para bebés.

A programação para o mês de outubro, no Teatro Stephens é a seguinte:

1 de outubro  . terça . 21h30
Dia da Música . JOÃO SÓ em “SÓ 10 ANOS” e a convidada BÁRBARA TINOCO
Sinopse |
 João Só nasceu em Coimbra em 1988 e mudou-se aos nove anos para Lisboa.  Ouve de tudo, mas faz questão de cantar e de compor em português. As suas influências vão dos Beatles aos GNR, passando pelos Oasis, Clã, U2, Sérgio Godinho, Tom Petty, Rui Veloso, Elliot Smith, Quarteto 1111, Los Hermanos, Elvis Costello e Jorge Palma.

Começou a compor aos 15 anos e, desde então, nunca mais parou. Em janeiro de 2008, juntou-se aos Abandonados e gravou o seu álbum de estreia. Em 2011, publicou “Ela Só”, o disco que deu a conhecer “Sorte Grande”, canção mais tarde interpretada em parceria com Lúcia Moniz. Um ano antes, formou com Miguel Araújo a dupla “Mendes e João Só”, e editaram o EP “Não Entres Nesse Comboio Amor”.

Apesar da sua juventude, João Só é um dos cantautores nacionais de maior reconhecimento e êxito – “Sorte Grande”, “Até Ao Fim” ou “É P’ra Ficar” são apenas alguns dos exemplos. Em 2016, João Só surgiu envolvido em dois projetos – a parceria com Nuno Markl em “Dr. Paixão & Dr. Só”, na Rádio Comercial; e “Deixem o Bullying Só!”, de caráter socio-pedagógico, que visa alertar o público em idade escolar para o fenómeno do bullying.
 
2019 iniciou-se com a reedição de um dos temas incluídos em “Coração no Chão” – “Mais Ninguém” – e o anúncio da tour “Só 10 Anos”, que celebra os seus 10 anos de carreira.
Para quem viu e ouviu e para quem chegou agora, foram “Só” os primeiros 10 anos. Para completar esta proposta já por si a não perder, João Só convida a jovem artista Bárbara Tinoco para cantar alguns temas. Bárbara Tinoco é uma cantora e compositora de 20 anos, nascida em Lisboa. Deu que falar na sua breve passagem pela fase de casting do programa “The Voice Portugal”, onde, embora não tendo sido selecionada, teve a oportunidade de mostrar um tema original.

Ficha Artística |
João Só - Voz
Nuno Simões - Guitarra
Duração: Aprox. 60 m
Classificação Etária | M 6
Preço | 8€

12 de outubro . sábado . 16h00
Música . CONCERTO PARA BEBÉS “SONS DE VELUDO” c/ o convidado GIL GONÇALVES - Tuba - Bôôômmmm Bibôôômmme
Sinopse |
Por serem pequeninos, pode parecer que os bebés não se apaixonam por instrumentos musicais de escala adulta. É um doce engano, como doce é o som que o Gil nos serve da sua tuba. Quando ele abraça aquele gorducho rolo brilhante, muito meninos e papás tapam os ouvidos com medo da intensidade que esperam ouvir. E não é que espreita lá de dentro um som de veludo como não se imaginaria!!! É um autêntico elefante de peluche, que o Gil abraça como se fosse ali dormir um soninho tranquilo. Às vezes quando acorda sobressaltada a tuba também canta com uma voz de trovão, mas até dessa tempestade os bebés gostam, porque é sempre um som ternurento.  Vai ser assim neste Outubro. Pó pó pó Bóóóóóómmm

Ficha Artística |
Alberto Roque – saxofone barítono e ocarina
José Lopes – saxofone alto, soprano e cavaquinho
Pedro Santos – acordeão
Natércia Lameiro – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direcção
Duração: 45m
Classificação etária: Para todos os públicos
Preço: 7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)
Público: Bebés dos 0 aos 3 anos acompanhados de suas famílias, com uma média de 3 acompanhantes cada.
Máximo de 70 bebés por concerto:
35 Bebés 0-18 meses sentados ao colo de um adulto na 1ª fila de almofadas;
35 Bebés 19-36 meses sentados com um/dois adulto na 2ª fila de almofadas;
Notas: Não existem lugares marcados. A distribuição do público pelos lugares disponíveis será feita pelos intérpretes da Companhia, após o momento do acolhimento, de acordo com a média de idades dos bebés, e também o nº de adultos acompanhantes.Todos os concertos começam à hora marcada - 16h00
NÃO É PERMITIDA A ENTRADA DE PÚBLICO APÓS O INÍCIO DO ESPETÁCULO

25 de outubro . sexta . 21h30
5º ANIVERSÁRIO DA REABERTURA DO TEATRO STEPHENS AO PÚBLICO
Música . FERNANDO TORDO “AS CANÇÕES DA MINHA VIDA”
Sinopse |
Com um percurso artístico de impressionante longevidade, que se prolonga por mais de 50 anos, Fernando Tordo é autor de algumas das canções mais célebres da música na língua portuguesa. Graças ao seu inegável talento, o seu trabalho enquanto compositor, escritor e cantor permitiu-lhe construir uma carreira ímpar, repleta de edições discográficas, composições e concertos marcantes.

Em As Canções Da Minha Vida, Fernando Tordo recorda os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística. Com o carisma e energia que lhe são conhecidos, Fernando Tordo apresenta-se em palco acompanhado por músicos de reconhecido talento que nos últimos anos têm contribuído para a renovação musical das suas canções.

Novos arranjos e uma sonoridade mais intimista convidam o público a mergulhar no talento das palavras e das melodias que se escutam, por exemplo, em canções intemporais como “Estrela da Tarde”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” ou “Cavalo à Solta”.
Duração: Aprox. 60 m
Classificação Etária | M 6
Preço | 12,50€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.