quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Mira preocupada com a reflorestação das áreas ardidas em 2017

 Numa altura em que se assinalam três anos sobre os incêndios florestais de Outubro de 2017, e ainda sem respostas por parte do Governo, a Câmara de Mira está a finalizar um projecto de reflorestação que irá apresentar a candidatura a fundos comunitários, no âmbito do aviso do PDR 2020 “Restabelecimento da Floresta Afectada por Acontecimentos Catastróficos”.

Ainda que esta candidatura se concretize, temos que estar cientes de que não é suficiente para recuperar a totalidade da área afectada e, por isso, é indispensável a intervenção do Governo”, frisa Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira.

Nesse sentido, Raul Almeida já solicitou uma reunião com o Secretário de Estado das Florestas e com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O objectivo deste encontro será “discutir o assunto, uma vez que achamos inaceitável que três anos depois dos incêndios ainda não tinham sido tomadas decisões de forma a restabelecer o potencial florestal das áreas afetadas”.

Após os incêndios de Outubro de 2017, foram vários os hectares devastados pelas chamas, por todo o concelho de Mira. Agora o objectivo é voltar a torná-lo novamente mais verde, “honrando o trabalho feito pelas gerações anteriores que, com muito esforço e sacrifício, plantaram os nossos pinhais. Falamos do trabalho de muitas pessoas, realizado ao longo de vários anos, e que agora não podemos nem queremos deixar ao abandono”.

Vitória de Guimarães vai ter miniestádio de 2.500 lugares na academia

O Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, vai transformar um dos campos da sua academia num miniestádio com 2.500 lugares, confirmou hoje à Lusa um dos vice-presidentes do clube, Pedro Vinagreiro.

Depois de ter anunciado a obra aos sócios presentes na mais recente assembleia-geral do emblema minhoto, decorrida no sábado, o responsável pelas infraestruturas vitorianas esclareceu à Lusa que o projeto é uma "adaptação" do campo número 5, estando previstas a colocação de cadeiras e de coberturas nas duas bancadas existentes e a construção de novos balneários.

"As bancadas serão cobertas e serão feitos novos acessos. No edifício de apoio, haverá uma nova área administrativa para a formação. Vai ser aumentado o número de balneários para seis. Os que existem serão todos remodelados", adiantou.

O Vitória, acrescentou Pedro Vinagreiro, espera "avançar [com a obra] no primeiro semestre de 2021", já que o "projeto de licenciamento", através do qual se pode obter a licença para a construção junto da Câmara Municipal de Guimarães, está "praticamente concluído".

O miniestádio, realçou ainda o dirigente, é a obra "mais significativa" da direção presidida Miguel Pinto Lisboa no mandato que vigora até 2022, por se assumir como "uma nova casa para a formação", e por estar previsto que lá joguem as equipas B, atualmente no Campeonato de Portugal, e sub-23, da Liga Revelação.

A expectativa é que joguem lá as equipas B e sub-23. Estão a jogar numa infraestrutura municipal, a Pista de Atletismo Gémeos Castro. Queremos essas equipas a jogar dentro de portas. Daí a concretização do miniestádio, a infraestrutura exigida para esse tipo de competições", disse.

O vice-presidente vitoriano esclareceu ainda que a infraestrutura, para ser "considerada miniestádio" segundo a lei, precisa "de uma tribuna, de uma sala de conferências, de um gabinete de imprensa e de uma sala antidoping".

Pedro Vinagreiro disse ainda ser "prematuro avançar os valores" relativos à intervenção, mesmo já existindo uma estimativa de custos.

Além do miniestádio, o Vitória de Guimarães quer construir um novo complexo de treinos para albergar a equipa principal, a equipa B e a sub-23, bem como os plantéis sub-19 e sub-17, mantendo os escalões masculinos mais jovens e as formações femininas na academia que possui, adiantou o responsável.

Juntamente com a autarquia, o clube já está a identificar "possíveis locais" para construir uma academia com seis hectares, que tenha margem de crescimento.

"A nossa expectativa é a de que os seis hectares sirvam, mas com uma bolsa de terreno próxima que nos permita crescer. A ideia é começarmos pelos seis, com a possibilidade de crescer para os 10", explicou, referindo ainda que o processo vai ser "consolidado" durante o mandato.

Além do futebol, o clube conta ainda com 1344 atletas em outras 14 modalidades e vai dispor de um pavilhão para treino, contíguo ao pavilhão da Escola EB 2 e 3 João de Meira, a cerca de 200 metros da academia, após a autarquia ter rejeitado a construção desse edifício no terreno das antigas piscinas do clube, destinado a um futuro equipamento municipal, disse ainda Pedro Vinagreiro.

Lusa

BE considera inaceitável obrigatoriedade de uso de aplicação de telemóvel

O BE considerou hoje que seria inaceitável, num Estado de direito, obrigar a utilização de uma aplicação de telemóvel como a `stayaway covid´, opondo-se a uma proposta do Governo que comprometa a privacidade dos cidadãos.

Numa posição oficial enviada à agência Lusa, o BE sublinha que "não são novas as reservas que o Bloco manifestou sobre uma aplicação cuja eficácia se provou muito limitada e cujo princípio compromete de forma inaceitável a privacidade dos cidadãos".

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo vai apresentar ao parlamento uma proposta de lei para que seja obrigatório quer o uso de máscara na via pública quer a utilização da aplicação stayaway covid em contexto laboral, escolar, académico, bem como nas Forças Armadas, Forças de Segurança e na administração pública.

"A intenção de tornar obrigatória a utilização de uma aplicação de telemóvel, até contra a vontade dos seus utilizadores, seria de difícil exequibilidade e seria inaceitável num Estado de direito", criticou a mesma fonte.

O BE aguarda a entrega da proposta de lei anunciada pelo Governo, "sabendo que seria inaceitável o comprometimento da privacidade de estudantes em idade escolar, trabalhadores ou elementos do exército".

Nenhuma aplicação de telemóvel, ainda por cima comprometendo dados dos cidadãos sem a sua autorização, pode substituir o trabalho essencial dos técnicos de saúde pública no rastreamento ou acompanhamento de infetados e contactos de risco", consideram os bloquistas.

O caminho para conter a pandemia, na perspetiva do partido liderado por Catarina Martins, deve passar "pelo reforço do Serviço Nacional de Saúde ou pela resolução das condições sociais que determinam as condições de propagação do vírus", como a precariedade laboral ou sobrelotação dos transportes.

"O Governo tem mantido, como se sabe, o impasse sobre estas matérias", critica.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros no qual foi decidido elevar para a situação de calamidade o território nacional devido à pandemia, António Costa anunciou um conjunto de medidas para conter a expansão da pandemia de covid-19.

"Apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei a que solicitaremos uma tramitação de urgência para que seja imposta a obrigatoriedade de uso da máscara na via pública - com o óbvio bom senso de só nos momentos em que há mais pessoas na via pública - e também da utilização da aplicação stayaway covid em contexto laboral, escolar e académico, nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança e no conjunto da administração pública", anunciou então.

De acordo com o primeiro-ministro, o Governo vai entregar esta proposta de lei "ou hoje ao fim do dia ou amanhã de manhã".

"Iremos solicitar a sua tramitação com urgência e a necessidade que existe é no fundo esta aplicação existir em todos os locais onde há grandes ajuntamentos de pessoas por um período prologado", explicou, considerando que esta é uma medida fundamental para que as pessoas se possam ajudar umas às outras.


Lusa

Marcelo alerta que todos sofrem se uma parte da sociedade não cumprir as regras

O Presidente da República apelou hoje a que todos os cidadãos sejam responsáveis no cumprimento das regras sanitárias e destacou que "se houver uma parte que não queira fazer" será "um todo que sofrerá".

"Por todo o país ao longo das próximas semanas e meses. E vamos fazê-lo. Mas só vamos fazê-lo se todos o fizermos, se houver uma parte que não queira fazer vai ser mais difícil e vai demorar mais tempo a fazer e será um todo que sofrerá", apelou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República falava hoje ao final do dia em Tondela, na inauguração da reconstrução de uma central de triagem que tinha ardido nos incêndios de outubro de 2017 e, fazendo a analogia "da força e da união da região" para a recuperação três anos depois, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, na questão da pandemia, "tem de ser todo o país a unir-se".

"Nestes tempos de pandemia, ninguém está desvinculado da tarefa. Eu assumo que quando estamos perante desafios destes há uns mais responsáveis, aqueles que são eleitos são mais responsáveis, como são sempre por aquilo que corre melhor e pior e quando houver o apuramento de responsabilidades e, em democracia há sempre apuramento de responsabilidades, naturalmente que os mais responsáveis são os mais responsabilizados", disse.

E continuou: "Mas isso não exonera que todos nós dos pequenos grandes gestos que são fundamentais para o todo coletivo. É um pequeno sacrifício, é o adiamento de um projeto de uma ideia, é a limitação da atuação mais cautelosa e preventiva quando pode e deve ser adotada. É fazer o que é preciso fazer de uma maneira que não crie riscos desnecessários. É o grande desafio do momento".

Marcelo Rebelo de Sousa falou após o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, da entrada em vigor às zero horas desta quinta-feira da situação de calamidade, que se traduz num agravamento da situação de contingência que agora termina e que acarreta novas medidas sociais.

Visa, obviamente, impedir a necessidade de avançar para graus superiores de intervenção no domínio da vida e da saúde. É fundamental que assim seja. É fundamental para a vida dos portugueses, é fundamental para o emprego dos portugueses. É fundamental para o salário, para a situação das famílias, das empresas e de comunidades", justificou.

Neste sentido, o Presidente da República avisou que "isso implica que cada qual seja responsável por si próprio e essa responsabilidade por si própria significa que nestes tempos vizinhos saiba ir mais longe do que já foi, no sentido de cumprir a sua função para que a sociedade não pare, a economia não pare".

"Mas ao mesmo tempo, se não verifique um agravamento desnecessários das condições que vão condicionar, que vão limitar, vão constranger a economia e a sociedade. E é este o apelo que hoje se deve fazer aos portugueses", assumiu.

No seu entender, trata-se de "um apelo sereno para uma reação serena, um apelo sereno para um comportamento sereno, um apelo sereno para um comportamento solidário para que se possa, daqui a uns meses, e não três anos", como aconteceu hoje, após os incêndios, "haver reencontros para aprofundar a descentralização".

A descentralização foi, a par da pandemia de covid-19, um dos temas de destaque do Presidente da República em Tondela, perante uma plateia repleta de autarcas da região, onde defendeu "o reforço do poder local".

Um encontro que Marcelo Rebelo de Sousa desejou que aconteça "no fim da primavera ou começo de verão de 2021" e onde se "possa dizer que estão a ser dados passos de recuperação da crise económica e social".

"[Recuperações] Só possíveis, porque naquele outubro de 2020, na transição para o inverno, nós soubemos fazer o que estava ao nosso alcance para ganhar tempo que permitisse aquilo que é agora um sinal de recuperação de uma crise económica e social profunda", disse.


Lusa

Covid-19: Emmanuel Macron anuncia recolher obrigatório em várias cidades francesas

O recolher obrigatório foi anunciado esta noite pelo Presidente Emmanuel Macron e vai ser aplicado a nove regiões francesas a partir de sábado e pode vir a durar até seis semanas.

Emmanuel Macron considerou esta noite, em entrevista em direto à televisão francesa, que o recolher obrigatório é "pertinente", mas que um novo confinamento seria "desproporcional".

O recolher obrigatório vai ser instaurado das 21:00 às 06:00 a partir de sábado na região de île de France (região parisiense), Lille, Ruão, Saint-Etienne, Toulouse, Lyon, Grenoble, Aix-en-Provence e Montpellier.

Lusa

México | El Famoso Calibrador Vincent Teoh Ofrece Cátedra Sobre Tecnología OLED En Latinoamérica


por Yesica Flores

 LG Electronics, compañía líder en electrónica de consumo a nivel global presentó en alianza con el famoso calibrador Vincent Teoh las principales razones que hacen de la tecnología OLED la mejor tecnología del mundo. 

Vincent Teoh, el experto calibrador de pantallas más reconocido a nivel global es la estrella del popular canal HDTVTest en YouTube y se ha establecido como una autoridad en la industria de la tecnología, especialmente de los televisores. Su amplio conocimiento en temas de calibración y colorimetría lo han llevado a ser expositor en eventos globales de la industria. Adicionalmente, Vincent es el organizador del famoso HDTVTest Shootout, comparativa en la cual, se pone a prueba los televisores de gama alta de las compañías más importantes de la industria, como LG, Sony, Panasonic y Samsung con pruebas de contraste, colorimetría, movimiento, procesamiento (escalado), HDR, rendimiento, gaming, entre otras.

En una conferencia en línea y ante más de 100 medios de comunicación de América Latina, el experimentado calibrador demostró su método “ABCDEFG”, el cual, fue diseñado por él mismo en un lenguaje de fácil entendimiento, dejando de lado los característicos tecnicismos utilizados en la industria. Este método refiere a las principales características de los televisores LG OLED TV, en donde cada letra corresponde a una de las ventajas que demuestran su superioridad sobre cualquier otra tecnología existente:

A: Viewing Angle – El ángulo de visión que ofrecen los televisores LG OLED TV es único. Es posible apreciar el contenido desde casi cualquier ángulo de donde se vea.

B: True Blacks – Los pixeles de autoiluminación de los televisores LG OLED TV ofrecen negros perfectos y contrastes infinitos, gracias a la capacidad individual de cada pixel para apagarse o encenderse de acuerdo al contenido.

C: Accurate Colours – Los colores en los televisores LG OLED TV logran apreciarse como en  ningún otro televisor gracias al contraste producido por sus negros perfectos, generando una experiencia visual inigualable.

D: Design – Los paneles OLED son mucho más delgados en comparación con los paneles LCD o LED debido a que no necesitan una luz de fondo (retroiluminación) como por ejemplo los televisores QLED. Otra de las ventajas de un panel OLED es su flexibilidad, prueba de ello es el televisor enrollable LG SIGNATURE OLED TV R.

E: Ease of use – El control Magic Remote, exclusivo de LG, facilita la forma en que el usuario interactúa con su televisor. Gracias a un puntero interactivo, es posible realizar cualquier tarea de forma rápida y sencilla. Su compatibilidad con Google Assistant y amazon Alexa permite realizar tareas con solo ejecutar comandos de voz.

F: Fast Pixel Response – Los televisores LG OLED TV garantizan una mejor calidad de imagen y tiempos de respuesta más rápidos; esto significa que hay menos imágenes borrosas cuando se utilizan consolas de videojuegos u otros dispositivos.

G: Gaming – Los televisores LG OLED TV son los únicos en el mundo que son compatibles con NVIDIA G-Sync, garantizando experiencias de juego increíblemente fluidas e inmersivas.

“La tecnología OLED ofrece la mejor calidad de imagen disponible actualmente en un televisor. Sus píxeles autoiluminados mejoran la calidad de la imagen, logrando negros perfectos y un contraste superior en comparación con otras tecnologías en la actualidad. Si a esto sumamos la facilidad de uso que ofrece el control Magic Remote, el intuitivo sistema operativo WebOS, así como la televisores compatibilidad con asistentes de voz inteligentes como Google Assistant y Amazon Alexa, hace que los LG OLED, incluido este LG CX de 65 pulgadas, sea posiblemente el televisor más completo del mercado”, comentó Vincent Teoh.

La tercera generación del procesador inteligente Alpha 9 utiliza algoritmos avanzados para ofrecer al usuario una experiencia de cine en casa; analizando el entorno para después configurar parámetros como brillo y contraste de forma automática. Los televisores LG OLED TV hacen que los contenidos puedan disfrutarse tal y como fueron pensados por los directores de cine, gracias a su función FILMMAKER MODE en conjunto con su compatibilidad con Dolby Vision IQ y Dolby Atmos.

Respecto al tema de gaming, el experto calibrador comentó: “LG ha hecho más que otras marcas OLED para satisfacer las necesidades de los gamers de todo el mundo, que demandan televisores listos para el futuro, que aprovechen el poder de las nuevas tarjetas gráficas NVIDIA RTX 30 Series, así como de la nueva generación de consolas: Xbox Series X y Sony PS5. Con un input lag bajo, la compatibilidad con NVIDIA G-Sync, HGIG, cuatro puertos HDMI 2.1 con compatibilidad con ALLM, VRR y 4k @120fps -y sin mencionar la excelente calidad de imagen inherentemente OLED que no se degrada con el Modo Juego-, el televisor LG OLED CX debería ser la opción número uno para los gamers este año”.

La masificación de la tecnología OLED a nivel global ha demostrado que la visión de LG Electornics al comercializar el primer televisor LG OLED TV en 2013 fue un acierto al cual importantes marcas a nivel global se han sumado en pro del consumidor.

15 de outubro, 14h30-16h, Sala Principal do Teatro Aveirense


AVEIRO TECH WEEK RECEBE LÍDERES NA ÁREA DA TECNOLOGIA
Ao início da tarde sobem ao palco do Teatro Aveirense seis líderes femininas em várias áreas tecnológicas, nacionais e internacionais, para dar voz à conferência "Women in Tech", que acontece no âmbito da Aveiro Tech Week.

A sessão é iniciada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e vai contar com a presença da Comissária Europeia para a Inovação, Mariya Gabriel, que participa por videoconferência.

Esta sessão vai contar ainda com as participações de Renata Silva, Head of Product Line Management for Digital Operations da Nokia; Joana Barbany Freixa, Diretora Geral da Sociedade Digital do Governo da Catalunha; Inna Braverman, CoFounder of Eco Wave Power e com a presença de duas investigadoras galardoadas com o título de European Woman Innovator: Susana Sargento, investigadora do Instituto de Telecomunicações e European Innovation Woman 2016 e Michela Magas, Industry Commons Foundation, que vai moderar a sessão.

As principais iniciativas desta semana tecnológica vão ser também transmitidas em direto, através do site: https://techweek.aveirotechcity.pt/. Esta é uma semana que tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da marca Aveiro Tech City.

Assembleia Municipal de Cantanhede aprova rejeição de novas competências na área da Ação Social em 2021

A Assembleia Municipal de Cantanhede, reunida na tarde de ontem, aprovou, por maioria, com 24 votos a favor, cinco contra e uma abstenção, a não aceitação da transferência de competências da Administração Central para o Município na área da Ação Social em 2021.

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, explicou os contornos da proposta que submeteu ao plenário para o efeito, dando conta de que “a autarquia ainda não tem conhecimento das verbas que o Governo se propõe transferir nesta área. Relativamente às novas competências em matéria de Educação e Saúde ainda indicou um montante claramente insuficiente atender ao inevitável aumento dos encargos, o que de resto nos levou a recusá-las, mas no caso das da Ação Social nem sequer se dignou avançar com um valor”, afirmou a autarca, realçando que “aceitar novas responsabilidades nestas condições seria um autêntico tiro no escuro que poderia comprometer seriamente o equilíbrio financeiro da instituição”.

Helena Teodósio lembra que “a autarquia tem feito um grande esforço financeiro para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19, situação que não sabemos quando vai acabar, o que nos levou a fazer no orçamento de 2021 um aumento de 137% da dotação orçamental na rubrica da saúde e de 46,6% na da ação social. A Câmara Municipal esteve sempre na linha da frente para atender aos que estão em situação de maior fragilidade social, e isso foi ainda mais notório quando surgiu a pandemia, que nos obrigou a fazer despesas muito para além do que contávamos nas áreas da Ação Social e da Saúde”, sublinha.

A líder do executivo camarário cantanhedense reafirma que “a autarquia não está apenas disponível para assumir novas competências, está até muito interessada nisso, desde que haja abertura da parte da Administração Central para negociar valores razoáveis para as verbas que devem acompanhar essas competências. O que não podemos é arcar com responsabilidades de outras entidades ficando com o ónus de ter de responder por elas sem o devido suporte financeiro”, adianta a presidente da Câmara, salientando que “esta é uma matéria em que se exige a máxima lealdade entre a partes envolvidas”.

Recorde-se que, no que diz respeito à Ação Social, não foram ainda publicadas as necessárias portarias regulamentadoras, o que, aliado à complexidade do processo de transferência e do risco associado às áreas de intervenção elencadas (as condições e as suas implicações), faz manter preocupações relativamente aos encargos financeiros, afetação de recursos humanos e procedimentos contratuais, documentais e organizacionais inerentes ao exercício dessa competência.

Reabilitação da Rede Viária em Válega | CMOvar já investiu mais de 800 mil euros


A Câmara Municipal de Ovar, nos últimos anos, já investiu mais de 800 mil euros na Rede Viária da Vila Válega. Para além de algumas obras pontuais, a intervenção nos arruamentos ao nível da pavimentação e das águas pluviais tem sido prioritária em resultado da implantação de Rede de Saneamento Básico, levada a cabo pela AdRA - Águas da Região de Aveiro, tratando-se, no entanto, de uma infraestrutura essencial para o incremento da qualidade de vida da população. 
Ciente dos transtornos e inconvenientes provocados pelas obras, a autarquia tem diligenciado junto da AdRA para minimizar o impacto das mesmas, bem como para avançar rapidamente para obras de Reabilitação da Rede Viária. 
Assim, foram já intervencionados os seguintes arruamentos: Rua das Estradas e Acácio Valente, Rua Padre Laranjeira, Rua Padre Pinho, Rua da Candosa, Rua Fonte da Mourã, Rua de Bertufe, Travessa de Bertufe, Rua da Giesteira, Rua Família Nunes e Rua Nona. Estando, de momento, a decorrer empreitadas na Rua do Carvalhal, Rua da Columbófila, Rua Capela do Outeiro - troço Sul, Rua do Monte da Candosa, Rua e Travessa da Ervideira, Rua de S. João e Rua do Seixo Branco. 
 De sublinhar, que se encontra já aprovado um projeto para a requalificação de outros arrumamentos (Rua de Real, Rua das Corgas, Rua Augusto de Pinho e Rua do Cadaval). 
 Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, reconhece que "a implantação da Rede de Saneamento nesta freguesia era prioritária e sabíamos que iria causar muitos transtornos, todavia era uma obra imprescindível para o desenvolvimento da Vila de Válega. E temos estado no terreno para minimizar o impacto sentido pela população, agilizando o mais rápido possível, dentro de todas as normas legais, às quais estamos sujeitos pela Contratação Pública, para que as obras se concretizem e que sejam criadas condições de circulação e segurança nos arruamentos". Recordando que, "no final do mandato anterior, a Saúde e a Cultura estiveram em destaque com a construção da USF de Válega e a Reabilitação do Museu Escolar Oliveira Lopes".

AVEIRO SINÓNIMO DE CONHECIMENTO, SABER E INOVAÇÃO



Num momento em que se tomam decisões sobre aquilo em que há de assentar o desenvolvimento futuro do país, “estar em Aveiro, cidade que percorre este percurso (de desenvolvimento tecnológico) há já algumas décadas, é o dever estrito do Ministro da Economia” – foi desta forma que Pedro Siza Vieira, fechou a Sessão de Abertura da Aveiro Tech Week, ao final do dia, no Teatro Aveirense, ao lado dos principais parceiros do projeto e do Presidente da Câmara de Aveiro.

O Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital vê em Aveiro o futuro que ambiciona para o país e no qual quer assentar o seu trabalho: “Em 2030 aquilo que temos todos de aspirar é viver num pais que, continuando o percurso de algumas décadas de investimento na qualificação das pessoas, na inovação, na ciência e na tecnologia, pode oferecer, a possibilidade de aqui desenvolverem os seus projetos de vida, correspondentes às suas qualificações e às suas aspirações de cidadãos europeus. Uma sociedade e uma economia em que a produtividade, o crescimento da competitividade, a abertura ao mundo assenta na qualificação das pessoas e na inovação, uma sociedade de sujeitos protagonistas do seu futuro.”

Também para Alexandre Fonseca, CEO da Altice Labs, “Aveiro tem-se assumido como a capital da inovação e da tecnologia, uma cidade que é simultaneamente a sede, o nosso quartel general da investigação e desenvolvimento científico e tecnológico e da Altice para todo o mundo”.

José Ribau Esteves, compromete-se a continuar a trabalhar de forma empenhada, para aumentar a competitividade do país e da Europa: “Queremos estar ativos e atentos subscrevendo as opções do Governo e da União Europeia no que respeita à transição energética e digital”.

A Aveiro Tech Week vai continuar a acontecer pelo centro da cidade até 18 de outubro, e as principais iniciativas desta semana tecnológica vão ser também transmitidas em direto, através do site: https://techweek.aveirotechcity.pt/. Esta é uma semana que tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da marca Aveiro Tech City.

Link imagens da Sessão de Abertura da Aveiro Tech Week : https://we.tl/t-kYYKUUSzJR



MUNICÍPIO DE SILVES TERMINOU AS OBRAS DA PASSAGEM DAS INFRAESTRUTURAS DE ÁGUA E SANEAMENTO PELA PONTE RODOVIÁRIA DE SILVES


O Município de Silves concluiu a empreitada de instalação das novas condutas de abastecimento de água e saneamento sob a Ponta Nova (rodoviária), obra complexa, cujo investimento ascendeu a 440 mil euros. A intervenção estendeu-se aos troços entre a Ponte Velha e a Ponte Nova, nas vertentes sul (EN 124-1) e norte (Avenida Marginal), envolvendo a colocação de 1,4 km de tubagem de água e esgotos.

A execução da importante empreitada permitiu a remodelação e modernização das redes de água e saneamento, acabando-se com as roturas frequentes num ponto estratégico do sistema, estabilizando o fornecimento de água à cidade e às zonas limítrofes, e simultaneamente, a criação de condições para a execução da empreitada de “Conservação e Restauro da Ponte Velha” (por iniciar a todo o momento), após a desativação das condutas de água e saneamento que pela mesma passavam, situação já concretizada.

A empreitada enquadrou-se na linha de orientação estratégica de modernização e consolidação das redes de abastecimento de água e saneamento, de combate às perdas de água e melhoria dos níveis de prestação do serviço público em todo o concelho.



 

AVEIRO | REMOÇÃO DE FIBROCIMENTO NOS EDIFÍCIOS ESCOLARES

 

Em Reunião de Câmara desta quinta-feira, 15 de outubro, o Executivo Municipal vai aprovar o projeto de execução e autorizar a abertura do concurso público para a remoção de fibrocimento nos edifícios escolares da EB 2,3 de Aradas, Oliveirinha, Cacia e Eixo, pelo valor base de 783.340€.

Esta é uma obra muito importante para a garantia da segurança e saúde das Comunidades Escolares e que tem enquadramento num concurso CENTRO 2020 que financia a 100% estas ações de qualificação, e ao qual a Câmara Municipal de Aveiro irá apresentar a sua candidatura até ao final do presente mês de outubro.


REQUALIFICAÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL DE ESGUEIRA

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, dia 15 de outubro, o Executivo Municipal vai autorizar a abertura do concurso público para a requalificação do Núcleo Central de Esgueira, com um valor base de 1.072.720€.

O projeto de execução prevê a compatibilização das utilizações, de modo a privilegiar os espaços de estadia, promover a acessibilidade, melhorar as condições para os modos suaves, aumentando a qualidade dos espaços e a sua atratividade.

Será melhorada a integração do património e outros equipamentos marcantes nos espaços envolventes, promovendo os elementos identitários de Esgueira, permitindo novas dinâmicas e vivências.

A empreitada vai permitir a criação de uma praça central entre as Ruas Luis Camões, Luciano de Castro e Manuel de Melo Freitas, qualificando-a enquanto espaço privilegiado de convívio. Serão ainda qualificadas as Ruas José Luciano de Castro e General Costa Cascais.

A intervenção está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que é parte integrante do PEDUCA - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.

Município de Reguengos de Monsaraz promove Programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos errantes

O Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Ani+ Reguengos – Associação de Proteção de Animais de Reguengos de Monsaraz para a atribuição da gestão do Programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED) de gatos errantes no concelho. A Ani+ Reguengos apresentou uma proposta ao orçamento participativo da autarquia com o projeto “Capturar – Esterilizar – Devolver (CED)”, que reuniu votação para ser incorporada na proposta do Orçamento e nas Grandes Opções do Plano.

No âmbito do protocolo, a associação vai assegurar a implementação do Programa CED nas colónias de gatos errantes, identificadas e localizadas no concelho. A câmara municipal vai promover a esterilização dos gatos errantes, o seu registo e identificação eletrónica, a desparasitação e a vacinação contra a raiva e outras medidas profiláticas obrigatórias ou consideradas no plano de gestão da colónia.
De acordo com o documento, a Ani+ Reguengos deverá assegurar a existência de um plano de gestão das colónias, proceder com meios próprios à captura e acompanhamento dos gatos errantes sinalizados, garantir os cuidados de saúde e de alimentação adequados, assim como avaliações clínicas periódicas para despistar doenças transmissíveis. A associação terá de proceder à devolução dos gatos à colónia, com a libertação dos animais no mesmo local onde foram capturados, e assegurar que a dimensão da colónia não põe em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.
O protocolo prevê também a realização de ações de educação nas escolas e de sensibilização da população para as várias temáticas relativas à posse responsável de animais de companhia, como a importância da esterilização, de prevenção do abandono, da obrigatoriedade de remoção de dejetos da via pública e outros temas ligados à defesa animal e à segurança e salubridade públicas.

Caimaneros: Uma odisseia em Cuba

No final da década de 1970, um acordo de cooperação entre Angola e Cuba, com o apoio da União Soviética, levou oito centenas de crianças e adolescentes angolanos a rumarem a Cuba para lá prosseguirem os estudos. Quatro décadas depois, o escritor angolano Roderick Nehone descreve, num romance histórico, de forma pungente e plena de vida, a odisseia caribenha, que mudou para sempre a vida daqueles jovens. Caimaneros – Momentos de Uma Odisseia na Ilha chega às livrarias a partir do dia 20 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Na noite de 28 de Outubro de 1977, em plena Guerra Fria, 818 crianças embarcaram num navio soviético no porto de Luanda, em Angola, com destino a Cuba, numa travessia do Atlântico que durou 20 dias. Esses primeiros estudantes e os que foram chegando depois, já de avião, viveram uma verdadeira odisseia na Ilha dos Mil Nomes, hoje denominada Isla de la Juventud.

Como terá sido a adaptação a um novo continente? Que choques culturais e barreiras linguísticas experienciaram? O que mudou nas suas vidas? E no seu país natal que acabara de se tornar independente? Perguntas que 43 anos depois são dadas por um dos meninos apelidados de caimaneros – pela semelhança do recorte geográfico de Cuba com um caimão – no livro Caimaneros – Momentos de Uma Odisseia na Ilha.

Na obra, Roderick Nehone, pseudónimo literário de Frederico Cardoso, apresenta-nos, fundindo a realidade e a ficção, a experiência que mudou a sua vida e a dos seus companheiros e companheiras naquela jornada. Momentos de superação, camaradagem e transformação contados por jovens dos 11 aos 16 anos, num pungente romance histórico que promete apaixonar os leitores.

Uma homenagem do autor aos que com ele estudaram, trabalharam e serviram a pátria angolana, repletos de sonhos e esperança. Entre eles, um outro escritor e historiador angolano, Adriano Mixinge, que também já editou em Portugal, pela Guerra e Paz, O Ocaso dos Pirilampos e O Beijo da Madame Ki-Zerbo. É ele quem assina o prefácio da obra, que, confessa, «gostaria de ter escrito». 

Para Mixinge, formado em História pela Universidade de Havana, este é um «romance histórico e documental que nos surpreende pela maneira realista como os episódios revisitados podem ajudar‑nos a compreender o que, depois, aconteceu nos países, nas sociedades, aos indivíduos e aos seus ideais, num mundo onde a roda da história seguiu por derroteiros imprevistos.»

Um livro para todos os caimaneros e seus familiares, mas também para todos os que gostam de ler uma boa história.

Caimaneros – Momentos de Uma Odisseia na Ilha estará disponível nas livrarias a partir do próximo dia 20 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. O romance poderá ainda ser adquirido através do site oficial da editora.

Este é o 14º livro que Roderick Nehone publica. Com uma carreira literária reconhecida, o autor, membro da Academia Angolana de Letras, foi agraciado com o Prémio António Jacinto de Literatura, em 1996, e com o Prémio Sonangol de Literatura, em 1996 e 1998.

Caimaneros – Momentos de Uma Odisseia na Ilha
Roderick Nehone
Ficção / Romance
192 páginas · 15x23 · 15,00€
Nas livrarias a 20 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Seis anos de cadeia para ladrão violento

 O Tribunal de Aveiro condenou, esta tarde, a seis anos de prisão um indivíduo com largo cadastro que estava acusado por crimes de roubos (2), coação agravada e extorsão.

Além da pena efetiva, o arguido, que ficou a aguardar em liberdade o trânsito em julgado da decisão e o processo de cúmulo jurídico, tem ainda de indemnizar as vítimas em cerca de 8.150 euros.

Durante a leitura do acórdão, para a qual foi requerida proteção policial do tribunal, a juíza presidente salientou a “extrema violência” usada pelo homem num dos crimes, ao ferir o ofendido com gravidade na face, tendo este necessitado de intervenção cirúrgica com 240 dias de recuperação. O condenado terá de pagar à vítima 5.000 euros.

No caso a extorsão, para cobrar uma pretensa dívida, pesou o facto da vítima ser uma idosa, que o arguido importunou na própria casa. A ofendida terá de ser indemnizada em 3.000 euros.

O segundo roubo foi cometido, com envolvimento de um cúmplice, junto de um grupo de quatro jovens.

Os factos de que resultou a 12ª condenação remontam a 2016. Um dos roubos aconteceu em Aveiro nas imediações da ‘praça do peixe’, quando o arguido, com recurso a agressões, tentou cobrar uma pretensa dívida de um indivíduo.

O caso da extorsão ocorreu quando forçou uma idosa, que conhecia do trabalho como tripulante de ambulância de transporte de doentes, a dar-lhe dinheiro, alegando que ficara a dever o serviço. A vítima começou por recusar, mas perante as ameaças acabaria por lançar da janela de casa 60 euros em notas, que o homem pegou no momento em que o neto da mulher chegava ao local.

Em ocasião posterior, o arguido, acompanhado de um outro indivíduo não identificado, reconheceu aquele rapaz na via pública com um grupo de amigos. Juntamente com o cúmplice foi ao encontro dos jovens e roubaram o dinheiro que eles traziam consigo.

A 1 de julho passado, o homem foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão, a cumprir, por roubo simples. Ficou obrigado ainda a indemnizar a vítima em 400 euros.

O processo dizia respeito ao roubo de uma mala de senhora, há dois anos, a um casal que passava pelas 5:00 da manhã no parque Infante D. Pedro, de quem se aproximou dizendo ser agente da PSP.

Fonte: Notícias de Aveiro e Imagem

Governo decreta Estado de Calamidade em todo o país

No final do Conselho de Ministros para decidir medidas para controlar a pandemia do novo coronavírus, António Costa decretou Estado de Calamidade para todo o país e revelou novas regras:

- Estado de calamidade em todo o território nacional, podendo o Governo adotar, sempre que necessário, as medidas que se justificam para conter a pandemia;

- A partir das 24h desta quarta-feira deixaram de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas. Essa é também a limitação que se aplica a outros espaços de uso público;

- Proibir nas universidades e politécnicos todos os festejos académicos;

- Determinar às forças de segurança e ASAE reforço das ações de fiscalização destas regras;

- Agravar até 10 mil euros as coimas aplicáveis às pessoas coletivas, em especial estabelecimentos comerciais e restauração que não cumpram as regras em vigor;

- Recomendar a todos os cidadãos o uso de máscara na via pública e utilização da app StayAway Covid;

- Apresentar à AR uma proposta de lei urgente para que seja imposta a obrigatoriedade do uso de máscara na via pública e da app StayAway Covid em contexto laboral, escolar e académico.

TSF

JAZZ NAS ADEGAS COM JUAN IGNACIO BOTONERO COM LOTAÇÃO ESGOTADA

As sessões do Programa Jazz nas Adegas com o músico Juan Ignacio Botonero, que decorrerão nos dias 16 e 17 de outubro, na Quinta do Barranco Longo em Algoz já estão esgotadas.

Juan Ignacio Botonero começou a estudar guitarra com 7 anos de idade no Conservatório e a aprender saxofone na Banda Filarmónica. Aos 14 anos começa a escutar blues e rock e aprende a tocar guitarra elétrica de forma autodidata. Aos 21 anos dedica-se de alma e coração ao Jazz e envereda pelo profissionalismo, trabalhando como solista, músico de estúdio e professor de música. Começa também a dar formação na área do funk, pop, música cubana e flamenco. A sua incansável busca de caminhos e linguagem no campo da improvisação, transformaram-no num músico altamente versátil que, para além de conhecer bem a tradição do jazz e do flamenco, inspira-se também na música tradicional brasileira, cubana, africana, e árabe.

Os concertos são acompanhados de provas dos vinhos produzidos pelas adegas anfitriãs, e contemplam, ainda, a degustação de tapas de produtos locais, num conceito de reconhecido sucesso que marca o Concelho de Silves e a oferta cultural do programa 365 Algarve.

Quem desejar poderá, ainda, adquirir ingressos para as sessões previstas para os seguintes dias/locais e artistas:

30/out/20 | 21h00 | Marquês dos Vales, Lagoa | Edgar Caramelo Quarteto
31/out/20 | 17h00 | Marquês dos Vales, Lagoa | Edgar Caramelo Quarteto
13/nov/20 | 21h00 | Paxá Wines, Silves | Chibanga Groove
14/nov/20 | 17h00 | Paxá Wines, Silves | Chibanga Groove

Os ingressos têm um custo associado de 12 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. O evento destina-se a maiores de 18 anos.

Informamos que as sessões tornaram-se ainda mais intimistas, uma vez que as lotações foram reduzidas por forma a cumprir as orientações veiculadas pela DGS.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | 914 427 684 | email: turismo@cm-silves.pt;

Águeda | Encontro de Autarcas promove a partilha de experiências na Madalena

Evento, que juntou autarcas de Águeda, Albergaria-a-Velha e Madalena, decorreu entre os dias 8 e 12, na Madalena (Ilha do Pico, Açores)

O I Encontro de Autarcas da Madalena, Águeda e Albergaria-a-Velha decorreu entre os dias 8 e 12, na Madalena (Ilha do Pico, Açores), num evento onde a partilha de experiências e conhecimentos em diversas áreas reforçou a união e solidariedade entre os Municípios e Juntas de Freguesia presentes.
O mais jovem município da Ilha do Pico acolheu este evento, que reuniu presidentes de Câmaras, Assembleias e Juntas daqueles Concelhos, entre outros convidados especiais. No auditório da Madalena estiveram, assim, reunidas diversas figuras da vida política portuguesa, como os Presidentes das Câmaras Municipais da Madalena, Águeda e Albergaria-a-Velha (José António Soares, Jorge Almeida e António Loureiro, respetivamente) e o antigo Presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso.

Este I Encontro de Autarcas, num ambiente de diálogo e reflexão, proporcionou o debate sobre diversas temáticas inerentes ao quotidiano dos municípios, permitindo uma intensa partilha de ideias relativamente às dificuldades e desafios que as edilidades atualmente enfrentam.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salienta que a geminação com o Município da Madalena “é uma das mais profícuas que Águeda tem”, sendo evidência disso mesmo a colaboração estreita entre os dois municípios, na colaboração entre autarquias, nomeadamente na área cultural (com o intercâmbio de coletividades, das suas culturas e tradições), social (intercâmbio com IPSS’s), desportiva e económica (com a ligação de várias empresas de Águeda à ilha do Pico).