terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Colheita de sangue dia 9 de Janeiro das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez". VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA! https://litoralcentro.blogs.sapo.pt/mapa-das-sessoes-de-colheitas-de-sangue-3475005
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, com exclusão de bebidas alcoólicas.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes! 

Mapa para 2019 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt


MUITAS E BOAS PROPOSTAS NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS NOS PRÓXIMOS TRÊS MESES


O Teatro-Cine de Torres Vedras volta a proporcionar boas razões para se sair de casa e usufruir neste espaço de excelentes propostas culturais, nomeadamente nas áreas da música, teatro, dança e cinema.
É já no próximo dia 17 de janeiro que tem início a programação do primeiro trimestre de 2019 desta sala de espetáculos, com a exibição do filme O Último Hotel.
Esta exibição integra-se no ciclo "Café com Filmes", dinamizado pelo Académico de Torres Vedras, o qual se baseia na tradição cineclubista de Torres Vedras. Djon África (31/1), A Livraria (14/2) e Curtas Metragens produzidas pela Universidade Lusófona 2014 e 2017 (28/2), serão as películas a apresentar seguidamente no Teatro-Cine de Torres Vedras no âmbito do referido ciclo, que rumará no dia 14 de março ao Varatojo para depois regressar ao seu local habitual para uma sessão dedicada ao Dia da Árvore (21/3).
asda
Após a exibição de O Último Hotel, Bruno Nogueira subirá ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras para apresentar o seu espetáculo de stand up comedy  Depois do medo (19/1). Mas este não será o único espetáculo deste género artístico, este trimestre, na sala de espetáculos municipal torriense. No dia 16 de fevereiro será a vez de Luís Franco-Bastos apresentar Consciente.
O teatro vai ser um dos “pratos” fortes da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras no primeiro trimestre de 2019, estando previsto nesta área artística a representação de: Ode ao Amor ou Morte ao Sistema Límbico (26/1), pela Companhia Bruta; A Última Estação, de Elmano Sancho (22/2); Teoria 5S, por Visões Úteis e Teatro Municipal do Porto (9/3); Odeio Este Tempo Detergente, de Ana Nave (16/3); e Especial Nada | Oração da Carne, pela Companhia João Garcia Miguel (29/3).
asda
Já na área da música, de realçar o concerto de Lula Pena (15/2), para além do da Huberman Philarmonic, integrado na "Temporada Darcos" (2/2), de Hélder Moutinho (23/3) e de André M. Santos (30/3).
De referir ainda da programação próxima do Teatro-Cine de Torres Vedras os espetáculos de dança UM [unimal] de Cristina Planas Leitão, Raio X da Circolando e Solos de Vera Mantero, bem como o espetáculo multidisciplinar No Tempo De da Alma d’Arame.
O projeto educativo do Teatro-Cine de Torres Vedras também prosseguirá com: o teatro Os Livros do Rei (20/1); a história-concerto Histórias Magnéticas: Um Estranho Barulho de Asas (10/2); o teatro para bebés Rainha (24/2); e o teatro Escória (17/3).
Mais informação sobre a programação do Teatro-Cine de Torres Vedras pode ser obtida no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.



Em Estarreja, o Carnaval é para todos os que o queiram experimentar :: Oficina de Clown é a primeira a abrir inscrições


Em Estarreja, o Carnaval é para todos os que o queiram experimentar Oficina de Clown é a primeira a abrir inscrições

"Mostrar, visitar, experimentar e construir os bastidores do Carnaval" é o mote do Carnaval da Fantasia, uma vertente da programação carnavalesca em Estarreja, que convida toda a comunidade a fazer parte do evento. Ninguém pode ficar de fora e por isso há propostas que pretendem chegar a diferentes públicos. Clown, percussão criativa, figurinos, caracterização e visitas aos bastidores são as atividades que prometem cativar novos "foliões".


Para já, estão abertas inscrições para a Oficina de Clown (que podem ser feitas neste formulário<https://goo.gl/forms/4Nid2fWQu4pXQWGr1>), uma formação técnica limitada a 12 participantes que terão a oportunidade de protagonizar ações de animação no final do curso e já em pleno Carnaval. Dirigida a maiores de 16 anos, esta ação arranca no dia 14 de janeiro e as inscrições abrem hoje.

OFICINA DE CLOWN
Local: Multiusos
Início 14 janeiro / todas as segundas de janeiro e fevereiro das 18h às 20h
M/16 \ formação limitada a 12 participantes
O clown é a arte da relação, do envolvimento com o outro. Nesta formação pode aprender mais sobre esta técnica teatral e dar corpo à sua criatividade num espaço de construção de personagens. A busca da comicidade é o mote para a oficina orientada por Eduardo Dias e Ângelo Castanheira que prometem munir os formandos de ferramentas que lhes permitam a exploração do ridículo, burlando o sentido da própria realidade.
No final da formação, os novos 'clowns' terão a oportunidade de participar e dinamizar momentos de animação durante a programação do Carnaval.


Outras propostas do Carnaval da Fantasia 2019

WORKSHOP DE PERCUSSÃO CRIATIVA
Local: Multiusos
Sessões: 1, 4, 8, 11, 15, 21 de fevereiro Horário: 21h-23h
Arruada e espetáculo de abertura do Sítio do Carnaval: 22 de fevereiro
Vamos juntar músicos e não músicos, gentes de todos os lugares, pequenos e graúdos! Os workshops são destinados a todos os que queiram participar na Orquestra Toc'Acordar, projeto iniciado em 2016. Junte-se a esta festa que irá culminar numa parada e espetáculo de percussão durante os festejos carnavalescos. Só falta mesmo a sua presença!

OFICINA DE FIGURINOS
Local: Multiusos
Início: 16 fevereiro
Vamos transformar peças velhas nos mais divertidos figurinos? Traga a sua peça de roupa ou acessório que já não usa e surpreenda-se! O desafio proposto é reinventar e criar a sua fantasia para desfilar nas divertidas Marchas Luminosas. A orientar a oficina estará Patrícia Costa, designer, figurinista, cenógrafa, que desenvolve trabalho regular na área dos figurinos no Serviço Educativo da Casa da Música. Toda a família pode participar!

» No dia 9 fevereiro, a oficina abre as portas para receber todo o tipo de materiais que possam ser reutilizados. Por isso se tiver acessórios, peças de roupa velha ou outros artigos que já não utilize, entregue-os porque do velho faremos novo!

FÁBRICA DA FANTASIA Visitas guiadas
Ponto de encontro: Sítio do Carnaval (Parque do Antuã) junto ao Guarda-rios de Bordalo II | Horário - 14h00
Dias 2 e 3 de fevereiro / 9 e 10 de fevereiro / 16 e 17 de fevereiro/ 23 de fevereiro

Como é feito o Carnaval? As sedes dos grupos de folia e das escolas de samba são a Fábrica da Fantasia. A visita às sedes revela o processo de trabalho desenvolvido pelos grupos... Embarque nesta descoberta aos bastidores e, sem vergonhas, experimente e viva de perto o ritmo e a emoção do que é fazer e construir o Carnaval.

CAMARIM DA FOLIA
Local: Sítio do Carnaval
Dias 24 de fevereiro, 1,3 e 5 de março
Chegou a Estarreja sem uma máscara, um adereço ou uma pintura? Não tem desculpa! Nós temos a solução para que se transforme num verdadeiro folião. Entre neste camarim onde, com a ajuda dos Persil Noir, pode alterar a sua roupa, caracterizar-se ou inventar partidas. Em família, ainda é mais divertido!

Inscrições gratuitas.


Consulte aqui as principais datas da programação nuclear do Carnaval de Estarreja 2019<https://www.cm-estarreja.pt/eventos/3786>

Imagens vídeo do Carnaval de Estarreja 2018<https://www.youtube.com/watch?v=2WsqQTcYg5E&t=6s>

Obra deve arrancar este ano | CASTELO DE PAIVA E CINFÃES VÃO PARTILHAR CENTRO DE RECOLHA DE ANIMAIS DE COMPANHIA


Os municípios de Castelo de Paiva e Cinfães vão construir, em conjunto, um Centro de Recolha de Animais de Companhia, já que, depois da análise a dezenas de candidaturas, estes dois municípios durienses, conseguiram um apoio financeiro para a concessão de um centro oficial de recolha de animais intermunicipalconcretizando-se um velho anseio reivindicado por ambas as autarquias.

O contrato programa com a Direcção-Geral das Autarquias Locais e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte já foi assinado no passado dia 26 de Dezembro, e esta construção vai significar um investimento elegível de €199.946,59, financiado em 50% pela DGAL e 50% por ambos municípios, traduzindo-se na criação de um centro de recolha de animais que ficará localizado em Castelo de Paiva, mas servindo os dois territórios municipais.

Do projecto, além dos espaços de alojamento para animais (cães, gatos e outros de maior porte), consta a criação de salas de apoio e gabinetes veterinários, sendo que, este Centro de Recolha contemplará ainda, uma sala devidamente apetrechada para esterilização.

A obra, que se iniciará no decorrer deste ano, vai responder ao anseio dos municípios na criação de condições de alojamento e sanidade animal, sendo que, o presidente da edilidade Gonçalo Rocha já realçou o interesse e a oportunidade deste projecto inter - municipal, que na sua opinião, vai ajudar aliviar o quadro existente de ver com frequência animais domésticos abandonados nas ruas.




Assembleia Municipal aprova moção sobre poluição no Rio Lis


A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou por unanimidade, no dia 20 de dezembro de 2018, uma moção sobre "Poluição do Rio Lis" apresentada pelo Partido Socialista.

A moção tem o seguinte conteúdo:

“ Aquando a construção da ETAR - Norte na freguesia do Coimbrão e no limite do nosso Concelho, ficou consagrado, designadamente, o reforço arbóreo das áreas envolventes para minimizar o impacto ambiental de odores que tal equipamento causaria às freguesias de Coimbrão e Vieira de Leiria, bem como das suas estâncias balneares parai do Pedrógão e Praia da Vieira.

Tal facto nunca se veio a concretizar como, ainda assim, verificamos que recentemente um proprietário de terrenos adjacentes desflorestou o terreno, deu cabo ( de parte) do cordão dunar e, não satisfeito com isso, vedou o terreno com cerca elétrica e está a instalar, ao que dizem os habitantes da vizinhança, cerca de 5 mil vacas em regime intensivo sem que aparentemente se vislumbre qualquer tipo de licenciamento das autoridades do Ministérios da Agricultura ou das Câmaras Municipais de Leiria e Marinha Grande.

Dado que aquela zona já está fustigada com custos ambientais decorrentes quer da poluição endémica do rio Lis, quer das vacarias e pecuárias ilegais que por ali proliferam, quer da ETAR-Norte que, não obstante ser um equipamento ambiental, descarrega resíduos orgânicos lá tratados nesse mesmo Rio Lis, a Assembleia Municipal da Marinha Grande, reunida em 20.12.2018,delibera:

1. Recusar a instalação de quaisquer outros usos poluidores, para além dos que já existem, seja através de equipamentos ou de explorações animais, no leito e vale do Rio Lis, bem como das áreas envolventes à ETAR-Norte ou qualquer outras que já de si são uma sobrecarga ambiental para a nossa região;

2. Solicitar esclarecimentos sobre a situação aqui descrita - aprovações, licenciamentos, autorizações ou qualquer outra, às seguintes entidades públicas:   Ministérios da Agricultura e do Ambiente e Câmaras Municipais de Leiria e Marinha Grande.

3. Dar conhecimento desta moção aos grupos parlamentares da AR e órgãos de comunicação social nacional e regional.”


Piscina de Vieira de Leiria em funcionamento






A Piscina Municipal de Vieira de Leiria reabriu ao público no passado dia 4 de janeiro, após a conclusão das obras de requalificação e eficiência energética levadas a cabo pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Para assinalar a conclusão das obras, realizaram-se uma visita às instalações, treino / prova simulada em 5 pistas com atletas da Secção de Competição do IDV e demonstração de aulas de hidroginástica e treinos de natação de adultos e crianças.

A visita ao equipamento desportivo foi presenciada pela presidente da Câmara, Cidália Ferreira; pelos vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra; pelo presidente do Industrial Desporivo Vieirense, Nuno Simões; pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), Alexsander Esteves; pelo presidente da Associação de Natação de Leiria, Edgar Oliveira; pelo coordenador pedagógico da Piscina, Tiago Ribeiro; e outros elementos dos órgãos sociais do IDV.

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "este é um equipamento municipal no qual realizámos num forte investimento para a obtenção de uma maior eficiência energética e, consequentemente, poupança financeira".

A requalificação da Piscina de Vieira de Leiria "demonstra a preocupação do Município em proporcionar condições para a prática de atividade física a toda a população, uma vez que este equipamento está disponível para todos os munícipes do concelho e não apenas para a freguesia de Vieira de Leiria".

Cidália Ferreira recordou que “o Município da Marinha Grande foi pioneiro no País, na prática da natação, disponibilizando a modalidade aos alunos das escolas do concelho desde 1976”.

Aquando da reabertura da Piscina, o vice-presidente da FPN distinguiu a Escola de Natação do Industrial Desportivo Vieirense com o certificado da qualidade de grau ouro, pelos resultados da escola de natação na passagem para o nível competitivo; competências aquáticas dos alunos; participação de eventos não federados e federados: formação contínua; e partilha de práticas.

A empreitada inicial relativa à eficiência energética foi adjudicada por 329.417,38€, a que acresce IVA à taxa legal em vigor. Realizaram-se ainda trabalhos imprevistos decorrentes da execução da empreitada e dos estragos da tempestade Leslie, o que totalizou um investimento de 412.624,31 euros, mais IVA. 

Pretendeu-se repor as condições funcionais e de segurança deste equipamento desportivo e realizar uma intervenção de alteração e modernização de equipamentos eletromecânicos com o objetivo de racionalizar os consumos de energia e aumentar a sua eficiência energética.

Marinha Grande comemora 18 de Janeiro de 1934

Resultado de imagem para Marinha Grande comemora 18 de Janeiro de 1934
A Câmara Municipal da Marinha Grande e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV), assinalam o 18 de Janeiro de 1934, com um programa comemorativo que irá recordar a revolta operária ocorrida naquela data histórica, há 85 anos.

Esta comemoração pretende homenagear não só, todos aqueles que iniciaram um movimento de revolta nacional pela melhoria das condições de vida da classe trabalhadora, mas também, e acima de tudo, homenagear o espírito de resistência, luta e defesa da liberdade e da democracia, característico do povo da Marinha Grande.

Programa das Comemorações do 18 de janeiro de 1934

00h00 | Parque Municipal de Exposições
Salva de morteiros e fogo de artifício.

10h00 | Romagem aos cemitérios
Casal Galego e Marinha Grande, com deposição de flores nas campas dos prisioneiros por participação no movimento operário do 18 de Janeiro de 1934.

11h15 | Desfile "Ontem e Hoje a Luta pelos Direitos"

12h00 | Praça do Vidreiro
Atuação do grupo de percussão Tocándar
Cerimónia pública

15h00 | Biblioteca Municipal (sala áudio-vídeo)
Visionamento do filme com a reconstituição teatral do 18 de Janeiro de 1934, feita na Marinha Grande, em 1998, sob a direção e encenação de Norberto Barroca e que contou com numerosos atores e figurantes anónimos.

20h30 | Foyer Museu do Vidro
Inauguração da exposição "Quando Amanhecerá Camaradas"

21h30 | Casa da Cultura - Teatro Stephens
Concerto com “Os Azeitonas

19'JAN
21h30 | Sport Operário Marinhense
Peça de teatro SOM - A Soprar se vai ao Longe
Direção e encenação de Norberto Barroca
Org.: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira
Apoio: CMMG
  
  
Breve retrospetiva do 18 de Janeiro de 1934

Estava-se no início de 1934. Com o mudar do ano, entra em vigor o Estatuto Nacional do Trabalho, fascista, e os sindicatos livres eram oficialmente proibidos, dando origem a outros, subjugados ao poder corporativo. Por todo o País, os trabalhadores combatem a fascização dos sindicatos e convocam para 18 de janeiro uma greve geral revolucionária, com o objetivo de derrubar o governo de Salazar. A insurreição falha, mas na Marinha Grande os operários vidreiros tomam o poder. Apenas por algumas horas, é certo, pois a repressão esmagaria a revolta. No resto do País, esperavam-se ações iguais, mas em nenhum outro lado se repetiu o gesto dos operários marinhenses. Apesar de fracassada, a revolta dos trabalhadores vidreiros fica na história como um momento alto da resistência ao fascismo. E deixou sementes, que germinaram numa manhã de abril, precisamente quatro décadas depois.


TOMÁS OLIVEIRA E DIANA TINOCO PARTICIPARAM NO ESTÁGIO INTERDISTRITAL DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA



Decorreu no passado dia 5 de janeiro, na cidade de Cantanhede, numa organização da Associação de Natação de Coimbra, o 1° Estágio Interdistrital de Capacitação Técnica, para o escalão de Infantis. 

Realizado no Complexo de Piscinas Municipais, nesta primeira concentração de nadadores infantis, das Associações de Coimbra e do Centro Norte de Portugal, estiveram presentes, os nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Tomás Oliveira e Diana Tinoco, acompanhados pelo seu treinador Mário Ferreira.

Hora de Fecho: Nuno Agonia. Como uma tuberculose fez um YouTuber /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Já lhe propuseram um programa de televisão, mas recusou. Os vídeos são vistos por centenas de milhares de fãs. Visitámos o estúdio de Nuno Agonia para falar sobre a sorte, o sucesso e o trabalho.
Relatório do Observatório Técnico Independente para os incêndios insiste para que Proteção Civil apresse a atual remodelação, mas também sublinha que critérios de seleção têm de ser "muito exigentes".
Tribunal Criminal de Lisboa considerou não haver provas de que ex-líder parlamentar do PSD burlou Rosalina. Testemunho de afilhado terá sido decisivo. Advogado de filha Feiteira pondera recorrer.
É utilizador da "app" da empresa que gere o estacionamento em Lisboa? Veja se o saldo que lhe aparece corresponde ao valor que lá tem carregado. Um "bug" está a despejar dezenas de euros nas contas.
Vaticano quer que líderes católicos se aproximem e escutem vítimas de abusos. D. Manuel Clemente tem "disponibilidade" para ouvir "possíveis vítimas", mas não há plano para ir ao encontro delas.
A apresentadora estreou-se na SIC na segunda-feira. Dados provisórios apontam para uma assistência média superior a meio milhão, correspondendo a uma adesão de 35,5%, contra 24,7% ao programa da TVI.
O regresso do defesa-central ao clube que representou há 11 anos foi confirmado pelo FC Porto na conta oficial do Twitter do clube.
Membro do partido eurocético e de extrema-direita foi espancado com violência em Bremen, por três pessoas. Polícia diz que ataque terá tido "motivações políticas".
Chaim Teller, de 12 anos, e Yante Teller, de 14, desapareceram perto de casa, em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro. Foram levados pela seita Lev Tahor, uma seita judia ultraortodoxa.
Esta terça-feira arranca, em Las Vegas, a CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. É aqui que se mostram quais vão ser as novidades de cada ano. Saiba o que esperar deste evento.
Pepe Solla é um célebre cozinheiro galego que nos últimos dias viu-se envolvido numa polémica política. O Observador falou com ele para perceber o porquê de o terem começado a atacar. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
O governo promete, aloca verba mas lança concursos públicos abaixo do preço de mercado, que ficam vazios. Incompetência? É mais provável o contrário: eis uma forma hábil de controlar a despesa pública
Luís Rosa
Ameaçar a OCDE com um protesto formal sobre um relatório económico que aborda a corrupção prejudica a imagem de Portugal e faz de Augusto Santos Silva uma espécie de censor do tema "José Sócrates".
João Carlos Espada
Como alertaram insistentemente Edmund Burke e Alexis de Tocqueville, as culturas políticas inflexíveis geram recorrentemente a escolha enganadora entre Antigo Regime e Revolução.
Diana Soller
Numa época em que os populismos têm uma presença cada vez mais forte nas democracias ocidentais, vale a pena revisitar o passado e outras geografias. Queremos o mesmo para nós?
Helena Matos
Portugal não tem fascistas que cheguem para encher uma pequena praça ou até a Rua da Betesga mas tem cada vez mais dependentes do fascismo. São eles os caça-fascistas, a versão lusa dos caça-fantasmas
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
Caco, Magda, Ribamar e o resto da família brasileira mais engraçada de sempre estão de volta em "Sai de Baixo — O Filme". 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa