quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE WILSON GONÇALVES DE FARIA, FUNCIONÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES

 O Município de Silves manifesta o seu profundo pesar pela morte de Wilson Gonçalves de Faria, funcionário desta autarquia, desde 2010.
Wilson Gonçalves de Faria exercia funções de Assistente Operacional no Município de Silves, na Unidade de Máquinas e Viaturas, solícito e prestável, em muito contribuiu para dignificar e valorizar a ação do Município.
 
À esposa, filhos, restante família e amigos, o Município de Silves deixa sentidas condolências e um sincero abraço de amizade, neste momento de dor.
 

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO RECEBE CONFERÊNCIA SOBRE “INVENTÁRIO MUSEOLÓGICO”

 O Município da Marinha Grande dinamiza a conferência "Inventário Museológico: um belo ponto de partida", proferida por Filipa Lopes, conservadora / restauradora do Museu da Assembleia da República, no dia 13 de janeiro, pelas 16h00, no Foyer do Museu do Vidro, cuja participação é gratuita.
A oradora vai abordar o enquadramento legal do inventário, a sua estrutura, o circuito de entrada de uma peça no museu e outros aspetos tidos em conta neste processo considerado fundamental para o conhecimento de um museu.
Trata-se da segunda iniciativa integrada no Ciclo de Conferências "O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas”, organizado no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, que pretende envolver a comunidade, com o objetivo de incentivar a sua participação no trabalho desenvolvido pelo museu e conhecer o património material e imaterial vidreiro que esta instituição preserva e divulga, tão importante para a identidade local.
A primeira conferência deste ciclo realizou-se no passado dia 13 de dezembro de 2023, data em que se assinalou o 25.º aniversário do museu, sobre o tema “Museu do Vidro - da concepção de um museu de arte ao museu âncora da Marinha Grande”, tendo sido proferida pelo investigador Jorge Custódio.

Os próximos eventos do Ciclo de Conferências "O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas”, que decorrem no Foyer do Museu do Vidro / Teatro Stephens, são os seguintes:

13 de janeiro . 16h00
"Inventário Museológico: um belo ponto de partida", por Filipa Lopes (Museu da Assembleia da República)

17 de fevereiro . 16h00
"A Conservação e Restauro do Vidro: Estratégias para a Preservação do Património Cultural", por Inês Coutinho (NOVA - Faculdade de Ciências e Tecnologia)

16 de março . 16h00
"O método Re-Org e a sua aplicação à Reserva Central do Museu de Lisboa", por Aida Nunes (Museu de Lisboa)

13 de abril . 16h00
A confirmar

25 de maio . 16h00
“Estudar o Trabalho Vidreiro para uma História à boca do forno", por Emília Margarida Marques (CRIA-ISCTE / IN2PAST; IHC-NOVA FSCH / IN2PAST).

Gabinete de Comunicação e Imagem

CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA DE SILVES, SB MESSINES, ALCANTARILHA, ALGOZ E SÃO MARCOS DA SERRA DECORREM ATÉ AO FINAL DE MARÇO


Decorrem, até dia 31 de março de 2024, as candidaturas ao Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores (PARJPI) do edificado localizado na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Silves e ao Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) nas ARU de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra.
Todos os documentos inerentes aos processos de candidatura, assim como os respetivos regulamentos, estão disponíveis para consulta e download em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1427/operacoes-de-reabilitacao-urbana.aspx, devendo as candidaturas ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.

Relembramos que contribuir para a valorização, promoção e conhecimento do património natural e paisagístico da cidade de Silves, concretamente os espaços verdes privados localizados na ARU de Silves, são os principais objetivos do PARJPI. Neste programa, a comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor das obras realizadas, tendo como limite máximo, por intervenção, o montante de 500 euros.

O PAHAB pretende contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade do edificado localizado nas ARU de Silves, SB Messines, Alcantarilha, Algoz e São Marcos da Serra, e, assim, reforçar a atratividade dessas áreas de reabilitação, designadamente para fins habitacionais, contribuindo para aumentar a oferta de habitação nas áreas centrais dos aglomerados, revitalizando-as e dinamizando-as. A comparticipação do Município de Silves fixa-se em 20% do valor máximo de despesa elegível (neste caso, o máximo da despesa elegível varia de acordo com a tipologia dos trabalhos comparticipáveis definidos em regulamento).

De salientar que as ARU se localizam em território Geoparque Algarvensis, estando alinhadas com os princípios e valores inerentes ao Geoparque, contribuindo para a qualificação do território e dos valores patrimoniais em presença.

Por fim, importa relevar que os programas de apoio à reabilitação urbana se encontram alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concretamente com o ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis, o ODS 10 – reduzir as desigualdades e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

Música e fogo de artifício marcaram a entrada em 2024. Milhares de pessoas nas festas de Fim de Ano em Cantanhede e Praia da Tocha

 
Mais de duas mil pessoas passaram pela Praça Marquês de Marialva na noite de fim de ano em Cantanhede. Organizado pela União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, com o apoio da Câmara Municipal, o evento marcou a entrada em 2024, ao som da música e com um espetáculo pirotécnico no momento em que se deu a passagem de ano.
Pelo palco instalado na tenda gigante passaram a banda ZOOM, DJ Heitor e E2Much.
Segundo a organização, a festa superou as expectativas e demonstrou que a comunidade local está recetiva a eventos deste género, numa noite tão especial como é a da passagem de ano.
A estreia do réveillon na Praça Marquês de Marialva não poderia ser mais auspiciosa, com um nível de afluência de público que superou todas as expetativas”, referiu o presidente da União das Freguesias, Nuno Caldeira, adiantando que “a iniciativa deve ser repetida nos próximos anos, naturalmente com o apoio da Câmara Municipal”.
O outro ponto do concelho onde convergiram centenas de foliões foi a Praia da Tocha. Numa organização da Associação de Moradores da Praia da Tocha, que contou com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede, cumpriu-se uma tradição com o sucesso habitual de um evento que já faz parte da agenda festiva da região nesta época.
Para isso contribuiu a programação musical, que contou com o som contagiante dos Republika e a energia do DJ Cary Dominic.
O céu da marginal, com o mar em pano de fundo, coloriu-se ao soar das 12 badaladas, com um deslumbrante espetáculo de fogo de artifício.
O presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, mostrou-se satisfeito com a adesão à festa. “Foi uma noite memorável, com uma excelente banda que nos proporcionou um grande espetáculo, com o fogo de artifício também de grande qualidade e o DJ para terminar em grande”, considerou, adiantando que “a presença de uma grande moldura humana foi a melhor recompensa”.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Silves | LADO B TRAZ MARA AO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO


A iniciativa LADO B da Câmara Municipal de Silves, prossegue no dia 19 de janeiro, pelas 21h30, com MARA, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.
Mara é uma cantora e compositora, dona de uma voz imponente, dramática e não deixa ninguém indiferente com a sua poderosa entrega em palco.

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/134068-lado_b_com_mara-t_mascarenhas_gregorio/, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.

Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao espetáculo, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.

Classificação etária: M/6
+ Info: tel. 282 440 800 (ext.2742) chamada para a rede fixa nacional | cultura@cm-silves.pt

+ sobre MARA
Licenciada em educação de infância, pela universidade da Madeira; Professora de Expressão Musical e Dramática do 1º ciclo do ensino básico, ao serviço do Gabinete de Expressão Musical e Dramática da Secretaria Regional da Educação; Participação no Programa “Operação Triunfo 3” produzido pela RTP1, tendo atuado em 13 galas televisivas obtendo o 6º lugar.

Apresentadora do programa “Posto7” no canal de televisão por cabo MVM TV nos anos seguintes: Musical “ Afinal que Musical é este” no teatro Mala Posta Banda de covers School Daze (rock pop and’s 80) Back vocal de artistas como: Agir, Paulo Vintém, Nenny, e Dengaz (este ultimo durante 7 anos). Participação no “The Voice Portugal”, ficando pelo tira teimas. Em 2021 assina com a Warner Music Portugal, lançando nesse ano o primeiro single “Severa”; em 2022 o 2º e 3º singles “Coração de Pedra” e “Fado Moço”. Em 2023 lançou o álbum de estreia “Maldita Sorte” e estreou concertos a solo.

“Saúde à Mesa” prossegue com uma conversa sobre a importância do intestino e um workshop para os mais novos

 O programa “Saúde à Mesa”, promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, prossegue esta semana com uma conversa sobre a importância do intestino para a saúde, e com um workshop de culinária que vai ensinar as crianças a preparar refeições simples e saudáveis e a transformar o prato à medida da sua criatividade.
O nosso intestino é atualmente considerado um “2º cérebro”, além do seu papel na absorção de nutrientes, na eliminação de resíduos e mesmo na nossa imunidade, com os triliões de microrganismos por que é habitado.
A médica Inês Henriques e a farmacêutica Alexandra Vasconcelos são as convidadas da conversa “Intestino: poderoso aliado!”, e irão falar sobre este poderoso aliado da Saúde e como podemos cuidar dele, através da alimentação. O evento acontece na próxima sexta-feira, 5 de janeiro, às 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.
Já no domingo, 7 de janeiro, às 11h00, acontece o workshop “Minichef por um dia”, com a atriz Mafalda Teixeira, que, de forma divertida e pedagógica, promete apresentar opções saudáveis de alimentação, levando os mais novos a transformar o prato à medida da sua criatividade. Este workshop já se encontra esgotado.
 
“Saúde à Mesa” é um programa de literacia em saúde que inclui conversas informais, workshops e showcookings, e que pretende consciencializar para formas de alimentação saudável. O programa completo está disponível aqui

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

De 5 a 7 de janeiro de 2024. PROGRAMAÇÃO DO SILVES ALEGRIA DO NATAL ABRE ANO COM JANEIRAS, GOSPEL E CONCERTO DE ANO NOVO


Silves Alegria do Natal é um evento para todas as idades e trará no início de 2024 muita música e ritmo ao palco grande da Praça Al-Muthamid, que receberá o XXI Encontro de Janeiras, o Saint Dominic’s Gospel Choir e o concerto de ano novo da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense. A entrada é livre.

O Encontro de Janeiras, já na sua 21.ª edição, volta a reunir diversos grupos corais que interpretarão uma série de cânticos da época. A iniciativa terá lugar no dia 5 de janeiro, pelas 18h30. O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense; Grupo Coral da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines; Grupo de Cantares da Sociedade Recreativa Alcantarilhense, Grupo de Cantares dos Amigos da Pedreira; Grupo de Cantares da Associação das Comunidades de Tunes e Grupo de Cantares Os Alegres são as seis formações participantes neste encontro.

Dia 6 de janeiro, pelas 18h00, será a vez de uma formação do Saint Dominic's Gospel Choir subir ao palco do Silves Alegria do Natal, onde interpretará diversos temas da quadra, como “Santa Claus is comin’ to Town” ou “Oh Happy Day”, num espetáculo repleto de ritmo, animação e muita musicalidade.

Os espetáculos desta edição do Silves Alegria do Natal fecham com o concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, que se apresentará no dia 7 de janeiro, às 17h00, na Praça Al-Muthamid. Alma de Maestro, Alberto Madureira; Coliseum, Hugo Chinesta; The Girls of Jobim, António Carlos Jobim, arr. Manfred Schneider; Themes from The Nutcracker, P. Tchaikovsy, arr. Ed. Huckeby; Disco Selection, arr. Luís Cardoso; Radetzky March, John Strauss, arr. Alfred Reed; são os temas e os compositores que serão relembrados neste concerto imperdível.

Conferência de imprensa - Movimento Nova Direita

Este encontro com jornalistas destina-se a fazer um balanço do processo de registo da Nova Direita no Tribunal Constitucional e fornecer informações atualizadas sobre as ações em curso no sentido da resolução dos entraves à legalização para partido político, a tempo para concorrer às eleições legislativas de 10 de março.

Os esclarecimentos surgem na sequência da notícia veiculada pelos órgãos de comunicação social no passado dia 28 de Dezembro, que dava conta do indeferimento do pedido de registo do partido Nova Direita.

Tomará a palavra a Líder do Movimento, Ossanda Liber, que será acompanhada pelos orgãos da Comissão Instaladora, Paulo Freitas do Amaral, Joana Rodrigues, Maria Antunes, Pedro Maciel, Vitor Grade e Ricardo Amaral Pessoa.

A Comissão Instaladora