sexta-feira, 10 de maio de 2019

Torres Vedras | PORTO NOVO RECEBE "CONCERTO CLÁSSICO" DA TEMPORADA DARCOS

Temporada Darcos, que este ano assinala a 12ª edição, continua a decorrer. Concerto Clássico é o momento que se segue na programação, com o espetáculo marcado para o próximo dia 18 de maio, sábado, às 21h30, na Sala Oceano do Hotel Golf Mar, em Porto Novo.

Concerto Clássico

Se podemos considerar Haydn o pai do quarteto de cordas e Mozart o responsável pela sua ascensão a outro patamar, foi, no entanto, Beethoven que o elevou a um género musical de excelência, expandindo-o na forma e na expressão. Embora a sua importância como compositor da escola de Viena do século XVIII tenha sido adquirida sobretudo graças às sinfonias, a sua produção até 1800 consiste maioritariamente em obras de música de câmara.
O primeiro grupo de quartetos de cordas é muitas vezes relegado para segundo plano por comparação com as extraordinárias composições da maturidade, mas a genialidade do compositor alemão é já notória nessas primeiras obras.
Os quartetos op.18 têm merecido a atenção de alguns dos mais importantes grupos de música de câmara.


Programa

L. van Beethoven (1770 – 1827)
Quarteto de cordas nº 4 em Dó menor, op. 18 nº 4

I. Allegro ma non tanto
II. Andante scherzoso quasi allegretto
III. Menuetto: Allegretto
IV. Allegro – Prestissimo


L. van Beethoven (1770 – 1827)
Quarteto nº 5 em Lá maior, op. 18 nº 5

I. Allegro
II. Menuetto 
III. Andante cantabile 
IV. Allegro

II Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento


A Câmara Municipal de Águeda, através da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, do Centro de Juventude de Águeda e o Águeda Living Lab, promove o II Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o desenvolvimento, nos dias 24 e 25 de maio 2019.
Na sexta 24 de maio, a partir das 21h30 terá lugar um debate com a mediação da Profª Doutora Margarida Morgado Professora Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Diretora do CILCE (Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação) do Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação, sobre os desafios da promoção da leitura num mundo de comunicação usando a multiculturalidade como pilar fundamental como base de debate para os presentes interagirem numa conversa dinâmica entre todos. Seguirá uma performance poética-artística baseado na leitura de poesia em diversas línguas e a criação de desenhos coletivos projeto chamado "Fogueiras Internas", atividade de Alejandro Pineda implementada por Matteo Cigna, ambos voluntários do projeto VolunteersPoint 2.0 do Centro de Juventude de Águeda.
No sábado o programa segue com o projeto “Porque hoje é Sábado…” numa sessão da performance de contos “No tempo em que os animais falavam” de Tânia Silva. A narradora aborda o imaginário que envolve todo os animais, desde o mais pacato até ao mais selvagem, com histórias que viajam por diversas culturas: portuguesa, brasileira, africana e oriental.

O convívio continuará fora de portas, na rua Luís de Camões, com a segunda edição de um piquenique partilhado em comunidade. (*em caso de más condições atmosféricas será realizado no pátio da biblioteca).

Toda a informação através o e-mail do serviço Educativo da Biblioteca Municipal Manuel Alegre: bmma.educativo1@cm-agueda.pt ou por telefone: 234 624 688.



Serpa | Entre os dias 15 de maio e 21 de junho “Lixo Marinho” para visitar em Serpa


Serpa vai receber, entre 15 de maio e 21 de junho, a exposição “Lixo Marinho – Um problema global”, promovida pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APMM). 

A exposição, terá lugar no Cineteatro Municipal de Serpa e será inaugurada no dia 15 de maio, pelas 18.30 horas. 

Esta exposição, aborda uma problemática global, que cada vez afeta mais a vida e a saúde das populações: o lixo que existe nos mares e oceanos, e pretende criar nos visitantes uma maior consciência para esta temática, dar a conhecer a origem do problema, o impacto do lixo marinho nos ecossistemas e nas pessoas, e vai um pouco mais longe, ao desafiar o visitante a encontrar soluções que estejam ao seu alcance. 

Neste sentido, e tendo em conta que as gerações mais novas podem vir a alterar comportamentos futuros, a Câmara Municipal de Serpa convidou todos os alunos das escolas do concelho a visitarem a exposição, lançando-lhe também o desafio de procurar contributos para minimizar este problema de escala mundial. 

A exposição, aberta a todos, pode ser visitada entre as 9.00 e as 12.30 horas e as 14.00 e as 17.30 horas, de segunda a sexta-feira, no Cineteatro Municipal de Serpa.


CAFÉ LITERÁRIO COM FILOMENA MARONA BEJA



No próximo dia 21 de maio, a Câmara Municipal da Covilhã terá como convidada especial no Café Literário, a escritora Filomena Marona Beja. 

A tradicional tertúlia literária terá lugar pelas 21 horas, no Café Bar Covilhã Jardim (Jardim Público). 

Filomena Marona Beja nasceu em Lisboa, a 9 de junho de 1944. Até junho de 2008, desenvolveu na área da Documentação técnico-científica a sua atividade profissional. 

Publicou os romances “Betânia” (2000), “A sopa” (2004), com o qual ganhou o Grande Prémio de Literatura DST em 2006, “A duração dos crepúsculos” (2006), “A Cova do Lagarto” (2007), galardoado com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE / DGLB, e “As cidadãs” (2009). As suas últimas publicações “De Volta aos Contos” (2018); “Avenida do príncipe Perfeito” (2017) e “Uma terra prometida” (2016) entre outras. 

A vida e obra da autora será apresentada pelo escritor covilhanense José Manuel Macedo.

Marinha Grande | Workshop “Ser pai, ser mãe!”


“Ser pai, ser mãe! Conversas sobre parentalidade” é o ciclo de workshops direcionados aos pais e encarregados de educação, organizado pela equipa multidisciplinar do PICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que decorre na Marinha Grande, de 20 de maio a 17 de junho. 

Esta ação tem como objetivo auxiliar os pais, fornecendo-lhes informação, orientação e suporte, que permitam ultrapassar determinadas dificuldades e melhorar não só as suas competências parentais como aprofundar os seus conhecimentos sobre temáticas relacionadas com a saúde, desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos.

Os workshops, divididos em quatro temas distintos, são gratuitos e decorrem no Auditório da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, pelas 18h30.

O ciclo de workshops decorre nos seguintes dias:

20 de maio
Workshop 1 - “Educar com afeto”

27 de maio
Workshop 2 - “Regras, limites e disciplina positiva”

11 de junho 
Workshop 3 - “Por vezes é preciso ignorar!”

17 de junho
Workshop 4 - “Tornar-se num mestre na resolução de problemas”.

As inscrições (gratuitas) devem ser realizadas através do email pcie.mgrande@cm-mgrande.pt ou telefone 244 235 612.

Castelo de Paiva | No âmbito do Projecto MICAS - CENTRO SOCIAL DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO ASSINALOU ONTEM O DIA DA MÃE


Com o objectivo de reforçar laços inter-institucionais e promover o convívio saudável entre os utentes das diversas IPSS localizadas no concelho de Castelo de Paiva, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão assinalou ontem o DIA DA MÃE, realizando diversas actividades no âmbito do Projecto MICAS, numa jornada que se vai estendeu ao longo do dia no espaço da sede do Rancho Folclórico de S. Martinho.



A organização concretizou um programa que contemplou mais uma centena de idosos, e constou durante a manhã, de uma recepção às instituições e uma cerimónia religiosa na Igreja Paroquial de S. Martinho, com missa presidida pelo Revº Padre Arlindo Rafael e abrilhantada com a participação do Côro do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, seguindo – se o almoço convívio na sede do colectividade local.

                Para além da instituição promotora, participaram nesta actividade o Centro Social de Real, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, a Santa Casa da Misericórdia, aARPIP / Pedorido e o Centro Cívico Viver S. Martinho.
Da parte da tarde, a partir das 14h30 realizou-se uma actividade, orientada para a participação de todos os utentes das diversas IPSS presentes, com a apresentação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, realizando-se mais tarde, a cerimonia de entrega dos Certificados e Lembranças aos responsáveis das instituições, onde marcou presença a responsável municipal da Rede Social, Andreia Gomes, terminando a jornada por volta as 15h30, com um lanche-convívio oferecido pela IPSS anfitriã.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | Aquecimento global inspira exposição de vidro no NAC

No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio (sábado), pelas 18h00, o Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição "Transparência ecológica - do trópico ao glaciar”, da autoria de Teresa Almeida.

A exposição apresenta um conjunto de trabalhos em vidro que testemunham o projeto artístico em que Teresa Almeida tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos anos: o aquecimento global e as suas consequências no meio ambiente. 

Dividida em duas temáticas, a exposição “Transparência ecológica - Do trópico ao glaciar” apresenta-nos obras inspiradas nos corais, realizadas em vidro luminescente, desprovidas de cor que, quando expostas à luz ultravioleta, ganham vida através das suas cores luminosas. 

Contrastando com estas obras, cheias de vida mas simultaneamente tão frágeis, são-nos apresentadas obras dedicadas à temática do degelo das regiões polares e dos glaciares, que se caraterizam pela sua monocromia, transparência e fragilidade. 

Vencedora de vários prémios nacionais e internacionais, expondo regularmente em Portugal e no estrangeiro, Teresa Almeida é detentora de um vasto conhecimento e experiência no trabalho do vidro como matéria de criação nas artes plásticas. 

Com esta exposição pretende alertar para os problemas ambientais, afirmando que “o contributo para a reflexão, não tem que ser necessariamente levado a cabo com violência…O pacifismo tem alma. Não é preciso gritar. Importa é sentir, e na contemplação descobrir a essência da mensagem.”

A exposição “Transparência ecológica - Do trópico ao glaciar” pode ser visitada gratuitamente de 18 de maio a 20 de outubro de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Barcelos | Open IPCA já é uma referência para os estudantes do ensino secundário







O IPCA abriu as suas portas a cerca de 1500 alunos do ensino secundário, nos dias 8 e 9 de maio, no ano em que celebra 25 anos.

Os estudantes chegaram bem cedo ao Campus vindos de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto) e usufruíram de meia centena de atividades que ilustraram a atividade do que cada escola do IPCA faz na área da gestão, hotelaria e turismo, tecnologia e design.

Acompanhados pelos seus professores, os participantes tiveram a oportunidade de ser recebidos pelos grupos académicos do IPCA e interagirem com a comunidade estudantil que os apoiou e guiou durante a visita.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, na sua visita ao Open IPCA referiu que é um orgulho ver a casa cheia, sinal de que “o Open IPCA é já uma referência para os estudantes do secundário. Esta iniciativa torna-se fundamental não só na captação de novos estudantes e de potenciais candidatos, mas também na aproximação da academia à sociedade”.

Durante estes dois dias o IPCA promoveu e divulgou a sua oferta formativa. A responsável pela organização do Open IPCA, Paula Loureiro, salientou que “durante todo o ano fazemos ações de divulgação nas escolas secundárias e agora este é o momento das escolas virem até nós para conhecerem as nossas instalações, terem a oportunidade de perceber o ambiente que aqui se vive e as áreas das quais somos especialistas, experimentando atividades diversas”.

Entre as várias atrações e atividades, os participantes puderam pilotar um Drone, programar um Sphero numa pista todo o terreno, participar em jogos de estratégia e liderança de equipas, realizar atividades radicais como Rapel e Slackline, percorrer a Feira do Turismo, onde estiveram representadas mais de 30 empresas locais e nacionais, assistir a Workshop´s de impressão 3D e aos filmes premiados dos estudantes de Design.

O IPCA é já uma referência no panorama do ensino superior público e é cada vez mais uma instituição procurada. Para o ano o Open IPCA está de volta, nos dias 6 e 7 de maio.

Ana Teixeira

Águeda | Europeu "We Bike Together” reuniu em Águeda


Enquadrado no Plano Municipal de Desporto, mais concretamente no Desenvolvimento e promoção da imagem de Águeda enquanto espaço privilegiado do desporto para todos, a Autarquia de Águeda é parte integrante do projeto Europeu “We Bike Together”. 
Neste âmbito, decorreram entre os dias 3 e 5 de maio, em Águeda, várias reuniões de trabalho que contaram com a presença de representantes do Município, assim como dos demais parceiros: Fondazione Per lo Sport Silvia Rinaldi (Itália), Play & Train (Espanha) e National Sports Academy Vassil Levski (Sofia, Bulgária). 
Na ordem de trabalhos para estas reuniões de trabalho estavam definidos os seguintes temas: 

- Validação final de todos os trilhos propostos pelos parceiros 

- Definição da estrutura e conteúdos para desenvolvimento de um website promocional do projeto 

- Discussão e definição das orientações técnicas que devem fazer parte do “Bike Angels” (programa para treino de voluntários para acompanhamento das pessoas com deficiências que praticam ciclismo adaptado) 

Ainda no âmbito desta visita, foi efetuada uma avaliação por parte das equipas espanhola e italiana dos trilhos propostos em Águeda, na zona envolvente ao Bike Park de Águeda e à Pateira, tendo o feedback sido bastante positivo.
A próxima reunião de trabalho ficou já agendada para os dias 14 a 18 de Outubro, no Parco Nazionale Foreste Casentinesi, em Bolonha. De mencionar que os parceiros de Itália e de Espanha fizeram uma avaliação de 2 dos percursos propostos por Águeda, tendo dado um feedback bastante positivo. 
O projeto “We Bike Together – Training and trail mapping in Europe” tem a duração de dois anos (janeiro de 2018 a dezembro de 2019) e pretende promover atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a consciencialização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, aumentado assim a participação e o igual acesso para todos ao desporto. 
Sob o lema de Desporto para Todos, visa particularmente referência à deficiência física e ao uso de bicicletas adaptadas (incluindo handbikes, tandem e quad bikes), combatendo o sedentarismo e a exclusão social. 
Sobre esta reunião do projeto, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia, referiu: “A participação de Águeda neste projeto é bastante importante para nós, a possibilidade de conciliar a prática desportiva com o voluntariado, e a partilha de experiências neste âmbito tem sido bastante enriquecedora e irá permitir uma maior consciencialização para a prática desportiva enquanto mecanismo de inclusão social.


Vespa asiática na Marinha Grande




A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, alerta a população para a adoção de comportamentos que visem a identificação e a disseminação da vespa asiática no concelho.

Pretende-se diminuir o impacto causado pela vespa asiática nas zonas onde já se encontra instalada, erradicar novos focos em zonas ainda não ocupadas e prevenir a disseminação da espécie a outras áreas.

No mês de abril, verificou-se um aumento significativo de ninhos de vespa asiática (Vespa velutina) no concelho da Marinha Grande, pelo que é importante esclarecer a população para os comportamentos a adotar sobre este assunto.

A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral.

Porém, não é fonte de transmissão de nenhuma doença e não é considerada mais perigosa para seres humanos que a vespa europeia, segundo o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV) e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), pelo que não há razão para alarme.


A Vespa velutina é predominantemente preta, com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento. Quando é observada de frente, a sua cabeça é laranja e as sua patas são amarelas nas pontas. Mede entre 17 e 32 mm.

Na primavera, as vespas rainhas formam os ninhos primários, que têm cerca de 5-10 cm de diâmetro e apresentam uma abertura no fundo. Posteriormente formam-se os ninhos secundários que têm uma forma esférica ou em forma de pêra, têm cerca de 50-80 cm de diâmetro, e são geralmente feitos em árvores altas.

A Câmara Municipal recomenda à população que esteja atenta e se suspeitar da presença de ninhos ou exemplares desta espécie deve informar o Serviço Municipal de Proteção Civil (962 505 875) e/ou registar no SOS Vespa (http://www.sosvespa.pt).

Ontem, 9 de maio Dia da Europa assinalado em Cantanhede



O Município de Cantanhede assinalou o Dia da Europa com a dinamização de uma ação informativa, seguida de debate, no âmbito da campanha “A Europa Vai à Escola”. A sessão decorreu na Escola Técnico Profissional de Cantanhede, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que na ocasião lembrou o objetivo desta iniciativa destinada “apromover a participação dos jovens, criando cidadãos interessados, com consciência cívica, empenhados na resolução do seu presente e na construção do seu futuro.
O autarca sublinhou a importância das eleições europeias “porque nos cabe a todos decidir em que Europa queremos viver e a cada um assumir as suas responsabilidades relativamente a esta questão”. Pedro Cardoso considera que, “contrariamente ao que muita gente pensa, o projeto europeu e a democracia não são um dado adquirido, pelo que nunca é demais investir na sensibilização das pessoas, especialmente dos mais jovens, sobre os desafios da construção europeia, fazendo passar uma mensagem positiva sobre a Europa nos muitos aspectos que afectam diariamente a sua vida”.
O vice-presidente da autarquia cantanhedense enfatizou “a necessidade de iniciativas como esta, no sentido de promover a participação dos jovens, criando cidadãos interessados, com consciência cívica, empenhados na resolução do seu presente e na construção do seu futuro”.
Promovida pelo Município de Cantanhede, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, a sessão teve como objetivo promover a reflexão sobre as Eleições Europeias de 2019, de modo a contribuir para inverter elevadas as taxas de abstenção e com especial incidência nos jovens.
A iniciativa serviu também para apresentar o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, que para além de valorizar o próprio ato de votar, incentiva a participação no processo democrático, de forma consciente e plenamente informada.

Cantanhede | No âmbito do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Cinco restaurantes do Concelho de Cantanhede obtiveram certificação



Os restaurantes Marquês de Marialva (Cantanhede), Cabana do Pastor (Carvalho – Murtede), Júlia Duarte (Murtede), Faisão (Berlengas – Tocha) e O Pingão (Ançã) foram distinguidos no passado dia 8 de maio com a certificação no âmbito do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos de Coimbra, promovido no âmbito de uma parceria da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Turismo do Centro de Portuga e a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Aberto à participação de todas as empresas de hotelaria e restauração nos 19 concelhos que compõem a CIM – Região de Coimbra, o programa teve como objetivos promover a gastronomia da região como elemento diferenciador da oferta turística, valorizando-a, dignificando-a e transformando-a num verdadeiro produto estratégico e competitivo, bem como incentivar o consumo de produtos tradicionais qualificados.
A participação dos restaurantes implicou a realização de duas avaliações, designadamente uma auditoria técnica e uma auditoria gastronómica e de serviço, ambas efetuadas com recurso a check-list’s já desenvolvidas e devidamente validadas e testadas em algumas empresas. As avaliações foram realizadas por técnicos qualificados e devidamente formados para o efeito, tendo como critérios aspetos como formação profissional e desempenho dos colaboradores, receção de matérias-primas, armazenagem, preparação e confeção de alimentos e higienização das várias zonas dos estabelecimentos, tendo sido também devidamente apreciados outros requisitos como acessibilidades, decoração e ambiente, limpeza e comodidades
Nos termos do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos de Coimbra, os restaurantes certificados passam a ser “dignos representantes da gastronomia regional, verdadeiros agentes de divulgação, promoção de Portugal, nomeadamente através da dinamização do nosso artesanato e da nossa própria cultura”.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, participou na entrega dos diplomas de certificação no decurso de uma sessão realizada no antigo Convento de S. Francisco, em Coimbra, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Pedro Cardoso congratulou-se com “a atribuição da prestigiante certificação aos restaurantes Marquês de Marialva, Cabana do Pastor, Júlia Duarte, Faisão, e O Pingão”, destacando “a sua aposta na crescente qualificação, o que naturalmente contribui para o reforço da atratividade do concelho quanto à oferta gastronómica”. O autarca elogiou também “o Programa Seleção Gastronomia e Vinhos enquanto ferramenta de enorme importância para turismo local, promovendo estes restaurantes pela qualidade da sua gastronomia e do seu serviço e incentivando outros a seguirem-lhes o exemplo”.

Desporto | Triatlo Jovem da Marinha Grande



O Município da Marinha Grande vai receber o 1º Triatlo Jovem, integrado no Circuito Jovem do Centro Litoral (7 aos 17 anos) – 5ª etapa, no dia 25 de maio, entre as 12h00 e as 19h00, com provas a decorrer na freguesia de Vieira de Leiria.

O Triatlo Jovem da Marinha Grande é uma organização do Desportivo Náutico da Marinha Grande e do Industrial Desportivo Vieirense, contando com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

Para a vereadora do desporto, Célia Guerra, “é uma honra recebermos no nosso concelho uma prova de triatlo, que irá contar com a presença de jovens atletas, nascidos entre os anos 2002 e 2012, que vão demonstrar o seu esforço e dedicação num desporto tão exigente, que combina três modalidades, a natação, a corrida e o ciclismo”.

A autarca acrescenta que “o Município está sempre recetivo a estabelecer parcerias com as associações locais, no sentido de promover a prática de atividade física, seja ela federada ou não, e de rentabilizar as instalações desportivas do concelho”. Nesse sentido, felicita “o Desportivo Náutico e o IDV pela organização desta iniciativa, à qual se associa a Câmara”.

O Triatlo Jovem é constituído por provas de natação, corrida e ciclismo. As inscrições de atletas são gratuitas e devem ser efetuadas até às 24h00 de terça-feira dia 21 de maio de 2019, em www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/aplicacao-de-gestao-ftp/ ou através do número de telefone 93 220 20 18.

Os atletas sem licença desportiva pagam o valor de 2,5€ (referente ao seguro de acidentes pessoais). Às inscrições de todos os atletas enviadas após as 24h00 de terça-feira dia 21 de maio de 2019 ou efetuadas no secretariado da prova, acresce o valor de 5€

O 1º Triatlo Jovem da Marinha Grande tem o seguinte programa: 

Piscina de Vieira de Leiria
12h00 às 12h50 | Secretariado
12h30 às 12h40 |  Reunião técnica do Delegado técnico com treinadores (Meta)
12h40 às 13h10 | BENJAMINS E INFANTIS: Verificação técnica e colocação de material na área de transição (AT)
13h15    | Hora limite de permanência de atletas na AT
13h00 às 13h15 | Aquecimento na piscina para BENJAMINS e INFANTIS
13h30 | Início das provas pela ordem BENJAMINS - INFANTIS e pelo género masculino
14h40 às 14h50 | Hora prevista para recolha dos equipamentos e materiais da AT de BENJAMINS e INFANTIS
14h50 às 15h00 | Organização coloca suportes de bicicleta para INICIADOS, JUVENIS E CADETES
15h00 às 15h15 | INICIADOS, JUVENIS E CADETES: Verificação técnica e colocação de material na área de transição (AT)
15h20    | Hora limite de permanência de atletas na AT
15h10 às 15h20 | Aquecimento na piscina para INICIADOS, JUVENIS E CADETES
15h30 | Início das provas pela ordem INICIADOS, JUVENIS e CADETES e pelo género masculino
18h30 | Hora prevista para recolha dos equipamentos e materiais da AT
18h45    | Afixação de resultados
19h00    | Entrega de Prémios.

Universidade de Coimbra | "Med MEETS Math" - Promover o diálogo entre a Medicina e a Matemática

Os matemáticos Gonçalo Pena, José Augusto Ferreira e Maria Paula Oliveira e os médicos Joaquim Murta, Lino Gonçalves e Rufino Silva vão ser os protagonistas da primeira sessão do “M³ - Med MEETS Math”, um conjunto de encontros dediálogo entre a Medicina e a Matemática, que vai decorrer no próximo dia 14 de maio, pelas 15 horas, na sala 2.4 do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
A iniciativa é promovida pelo Laboratório de Matemática Computacional (LCM) do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) e pretende promover o diálogo entre especialistas da comunidade médica e matemáticos.
Este primeiro encontro é composto por três atos, em que os especialistas das duas áreas de saber vão abordar os temas “Rumo à oftalmologia de precisão: tratamento do glaucoma”, “A matemática do envelhecimento: patologias da retina” e “Matemática e o coração: stents e hemodinâmica”.
O diálogo entre a Medicina e a Matemática evoluiu muito nos últimos anos e a «abordagem matemática constitui hoje um importante coadjuvante da clínica. Os modelos matemáticos não só facilitam a compreensão da fisiologia de um modo muito rigoroso, como também permitem ao médico ter informações quantitativas em inúmeras situações em que anteriormente dispunha unicamente de uma avaliação qualitativa», referem os responsáveis pela organização do evento.
Assim, o objetivo deste encontro é «realçar, através de histórias de colaboração, as inúmeras possibilidades do diálogo entre Medicina e Matemática. Iremos do “olhar ao coração”, falando de patologias como o glaucoma, os diferentes tipos de retinopatias e a doença coronária. Clínicos e matemáticos apresentarão as suas diferentes, mas complementares, perspetivas da utilização de lentes que libertam fármaco, implantes biodegradáveis que evitam barreiras fisiológicas e entregam medicamentos na retina, e stents cardiovasculares que evitam uma posterior reoclusão dos vasos», sublinham.
O LCM promove investigação em matemática computacional e computação científica, para resolução de problemas quantitativos complexos oriundos de diferentes campos interdisciplinares. A atividade do laboratório inclui modelação matemática, computação de alto desempenho e desenvolvimento de software numérico.

Cristina Pinto

Politica | Parlamento chumba contagem total do tempo de serviço dos professores

A Assembleia da República rejeitou hoje as alterações ao decreto do Governo que pretendiam consagrar a devolução de todo o tempo de serviço congelado aos professores, uma semana depois de o primeiro-ministro ter ameaçado demitir-se se as propostas fossem aprovadas.
PSD, PS, CDS-PP reprovaram hoje, em votação final global, o texto proveniente da Comissão Parlamentar de Educação para a reposição integral do tempo de serviço dos professores, que teve o apoio do Bloco, PCP e PEV.
Com o resultado desta votação, em que o PAN optou pela abstenção, fica em vigor o decreto do Governo que recupera apenas dois anos, quatro meses e 18 dias do tempo de serviço (referente ao período entre 2011 e 2017) em que a carreira docente foi alvo de congelamento.
Em termos de consequências políticas, com o chumbo na Assembleia da República do princípio da recuperação integral do tempo de serviço dos professores - nove anos, quatro meses e dois dias -, fica assim afastado o cenário da demissão do Governo, que foi colocado em cima da mesa pelo primeiro-ministro, António Costa, na semana passada.
Nas galerias do parlamento, acompanhando as votações, sentaram-se vários docentes sindicalistas, entre os quais o líder da Fenprof, Mário Nogueira. Este grupo saiu em silêncio do hemiciclo após o anúncio do chumbo do diploma em votação final global.
Nove anos, quatro meses e dois dias
A devolução dos nove anos, quatro meses e dois dias reivindicada pelos sindicatos dos professores foi aprovada na especialidade, na noite da passada quinta-feira, com os votos favoráveis de todos os partidos, à exceção do PS, levando a declarações de congratulação por parte do líder da Frenprof e de deputados do BE e PCP mas também do PSD e CDS-PP.
Os centristas e os sociais-democratas votaram favoravelmente a contagem integral do tempo de serviço congelado mesmo depois de verem chumbadas na especialidade as suas propostas para condicionar a sua concretização ao crescimento económico e ao equilíbrio das finanças públicas.
Mas tanto o PSD como o CDS, através dos seus líderes, Rui Rio e Assunção Cristas, respetivamente, vieram depois explicar que não concordavam com a devolução do tempo de serviço congelado sem as condicionantes chumbadas por PS, BE e PCP na fase da especialidade, quando o primeiro-ministro, António Costa, já tinha ameaçado com a demissão do Governo caso o parlamento aprovasse as alterações em votação final global.
Rio e Cristas explicitaram então que as condicionantes chumbadas em sede de especialidade seriam reapresentadas no plenário de hoje e, se não obtivessem luz verde, o PSD e o CDS-PP votariam contra o texto saído da comissão parlamentar de Educação que consagra a devolução integral do tempo congelado.
Os apelos do secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, para que o PCP e o BE votassem favoravelmente as condições do PSD e CDS, permitindo assim a viabilização das propostas de alteração ao decreto do Governo, não tiveram acolhimento. A crise política ficou, desta forma, resolvida, devendo o plenário de hoje recusar a devolução integral do tempo de serviço congelado aos docentes durante o período de crise financeira.
António Costa dramatizou as consequências de uma hipotética aprovação das alterações, invocando o seu impacto financeiro (cerca de 800 milhões para todas as carreiras especiais da administração pública) e para a imagem para o país junto dos parceiros internacionais.
Numa entrevista à TVI, Costa invocou a responsabilidade financeira do Governo e defendeu que nem daqui a 10 anos será possível devolver integralmente o tempo de serviço congelado aos docentes.
“Eu não vou criar ilusões a dizer que vou devolver a integralidade do tempo, porque eu sei que só não vou eu, como não vai ninguém. E, não vai, não é este ano, nem no próximo, nem daqui a 10 anos, porque financeiramente não é possível fazer isso”, afirmou.
A crise política da última semana surgiu depois da aprovação na especialidade de uma alteração ao decreto do Governo, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar pelos professores são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos dos docentes.
No dia seguinte, o primeiro-ministro comunicou ao Presidente da República que o Governo se demitiria caso essa proposta fosse aprovada em votação final, considerando que a validação da totalidade do tempo congelado seria uma medida injusta e financeiramente insustentável, apesar de a oposição defender que tal não teria qualquer impacto orçamental adicional nas contas do atual Governo.
Lusa

Editorial | @Verdade Editorial: Precisa-se de um Governo sério

Resultado de imagem para moçambique
A seriedade de um país vê-se em pequenos actos, como é o caso do investimento feito pelo Governo de turno. O caso de Moçambique fica claro que os moçambicanos estão entregues a sua própria sorte. Há quatro décadas que o Governo da Frelimo tem estado a retardar o desenvolvimento do país, implantando as suas políticas terroristas contra a população.
É deveras preocupante que, volvidos 44 anos de Independência, o país continue a debater-se com problemas básicos, como é o caso de transporte público. Todos os dias, os moçambicanos são obrigados a arriscar as suas próprias vidas para se deslocarem de um ponto para outro. Desde os meios aéreos, passando pelos terrestres até aos marítimos e fluviais, a situação é a mesma: a precariedade dos serviços prestados.
Relativamente ao transporte marítimo, a realidade é gritante. Quase sempre há registos de naufrágio. Por exemplo, nesta semana, pelo menos dez pessoas morreram e 13 estão desaparecidas na sequência do naufrágio, de uma pequena embarcação que fazia o transporte de passageiros entre os distritos de Chinde e Marromeu, nas Províncias da Zambézia e de Sofala, respectivamente.
Esse tipo de acidentes tem como principal responsável o Governo da Frelimo que tem estado a permitir que os moçambicanos continuem a ser transportados em embarcações precárias, enquanto dá primazia à Cidade de Maputo e arredores na alocação dos transportes públicos.
Enquanto o Governo da Frelimo continuar a liderar este país, os moçambicanos continuarão a assistir a mais tragédias dessa natureza. O caso particular de Chinde e Marromeu, a viagem, que dura pelo menos 5 horas, acontece sem as mínimas condições de segurança. Na verdade, as viagens são efectuadas em embarcações frágeis desde que o batelão que operava na região avariou em 2015 e desde, então aguarda por cerca de 10 milhões de Meticais para a sua reabilitação.
Na sua habitual e estúpida decisão, o Ministério dos Transportes e Comunicações rapidamente criou uma equipa de burocratas baseados nos escritórios climatizados de Maputo para olhar para a situação e apurar as circunstâncias e causas do acidente. Não é necessário um inquérito para se chegar a conclusão de que as tragédias sem devem ao descaso do Governo da Frelimo.
O mais caricato, portanto, nessa história toda é que o Governo da Frelimo endividou os moçambicanos em 2,2 biliões de Dólares norte-americanos para comprar barcos que não os servem.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Banco de Moçambique surpreendido com forwards e SWAPs na banca revê Lei Cambial e trava depreciação do Metical

Os bancos comerciais e algumas das principais empresas exportadores e importadoras aproveitaram a flexibilização da Lei Cambial para ganharem milhões através de transacções forwards e SWAPs. “Nós no banco central, infelizmente, fomos apanhados em contrapé”, admitiu Felisberto Navalha, Administrador do Banco de Moçambique (BM) que revelou que essas operações foram suspensas pois as grandes empresas chegavam aos bancos e “começaram a fazer leilões de taxas de juro com prazo de duas, três ou quatro semanas e o mercado não está regulamentado para isso”. Durante o primeiro mês de vigência da suspensão a depreciação do Metical foi interrompida.
O BM proibiu, desde o passado dia 4 de Abril, nas operações de compra e venda de moeda estrangeira: “O recurso à taxa de câmbio a prazo; O aprovisionamento de contas em moeda estrangeira por conversão de fundos provenientes de contas em moeda nacional.”
“A compra e venda de moeda estrangeira só deve ocorrer por aplicação da taxa de câmbio à vista, em vigor na data e no momento da realização da operação”, determinou ainda o banco central através do Aviso nº5/GBM/2019.
Estas proibições surgem do aproveitamento que algumas grandes empresas a operarem em Moçambique, que obtém milhões de dólares através da exportação, fizeram desde em Outubro de 2018 quando o banco central aboliu o imperativo que existia da conversão em 90 dias de 50 por cento da retenção no repatriamento das receita de exportação.
“As grandes empresas no país chegavam aos bancos e em vez de serem meros compradores de divisas a empresas começaram a ser operadores cambiais, começaram a fazer leilões de taxas de juro com prazo de duas, três ou quatro semanas e o mercado não está regulamentado para isso” revelou nesta quinta-feira (09) o Administrador do Pelouro de Estabilidade Monetária do BM.
Um dos principais oradores do Economic Briefing da Confederação das Associações Económicas (CTA), Felisberto Navalha esclareceu que através de operações cambiais à prazo, denominadas forwards, e da negociação de um cambio fixo e previamente acordado, SWAPs, os bancos comerciais e algumas grandes empresas encontraram uma nova forma de ganhar dinheiro mesmo durante estes anos de aguda crise económica e financeira em Moçambique.
“O que aconteceu com forwards e SWAPs é que os bancos e as empresas adiantaram-se, começaram a fazer esse tipo de transações e não há normativo para isso. Nós no banco central, infelizmente, fomos apanhados em contrapé, percebemos o que os bancos estavam a fazer, o que as empresas faziam que o fizessem, era um produto que o mercado realmente precisa, mas a dado passo, por falta de normativo, começou a haver um mau uso”, explicou.
Nova norma do Banco de Moçambique travou forwards e SWAPs de 150 milhões de Dólares em apenas 1 mês
De acordo com Navalha o banco central apercebeu-se “que esses produtos estava a gerar outro tipo de situações no mercado e valia a pena parar e regularizar. Neste momento o que estamos a fazer é, uma equipa multissectorial do banco a trabalhar muito arduamente, trazer um normativo específico de como é que estes produtos forwards e SWAPs pode ser implementado em Moçambique sem criar distúrbios que estavam a acontecer”, enquanto isso essas operações foram suspensas através do Aviso nº5/GBM/2019.
Banco de Moçambique
O Administrador do BM disse ainda que graças a esta decisão foi possível inverter a depreciação da moeda moçambicana, que passou de 58,59 por Dólar em Setembro de 2018 chegou a ser transaccionado acima de 65 Meticais por Dólar em Abril.
Foto cedida pela CTA
É que com a entrada em vigor da nova norma do Banco de Moçambique algumas empresas que encaixaram cerca de 150 milhões de Dólares, de exportações que efectuaram, não os puderam transaccionar em operações cambiais com os bancos comerciais e tiveram de colocar esse dinheiro no Sistema Financeiro o que possibilitou ao Metical recuperar nas últimas semanas até 64,55 por Dólar, ao câmbio desta quinta-feira (09).

“O facto de não haver forwards e SWAPs os bancos quando hoje são confrontados pelo seu cliente exportador quer vender, sobretudo quando a taxa de câmbio começa a cair ele quer se desfazer dos dólares, como o banco não pode fazer forward ao importador ele tem que colocar no sistema (financeiro), ontem (quarta-feira, 08) no sistema estávamos com quase 60 milhões de Dólares disponíveis para os bancos comprarem porque já não há transacções futuras. Isso em alguma também ajudou a por alguma calma porque o mercado estava muito agitado com essas operações forwards e SWAPs”, declarou Felisberto Navalha.
O Administrador do banco central acrescentou: “Não estou a dizer que vai ser assim para sempre, mas um dos impactos que nós queríamos era cliente chegou ao banco e ao câmbio do dia comprou, o cliente chegou ao balcão e ao cambio do dia vendeu. O que acontecia antes era chegava ao balcão e não tinha dólares negociava um câmbio futuro a espera que esses dólares chegassem um dia, e como o mercado não estava regulamentado a protecção desses instrumentos que era interna gerava-se desestruturação desnecessária por falta de regras, essa foi a razão porque tivemos de suspender”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | Meio milhão de pessoas será vacinada contra cólera em Cabo Delgado, surto “controlado” no Centro de Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
Cerca de meio milhão de moçambicanos vão ser vacinados contra a cólera na Província de Cabo Delgado, que tenta reerguer-se após o Ciclone Kenneth. No Centro de Moçambique o surto que eclodiu após o Ciclone Idai está “controlado”, graças a vacinação de aproximadamente 900 mil pessoas contudo a Directora Nacional de Saúde apela: “é importante a melhoria das condições de saneamento do meio para nós conseguirmos cortar completamente a cadeia de transmissão”. O drama é que aumentaram para 9.759.842 os moçambicanos que ainda usam latrinas não melhoradas e cresceu para 20.412.291 os cidadãos que consomem água não potável.
Duas semanas após a devastação causada pelo Ciclone Kenneth as autoridades de saúde trataram de 109 doentes com cólera e 388 com outras doenças diarreicas, no entanto sem nenhuma vítima mortal.
“Estamos a espera que a vacina chegue no domingo (12) para começar a vacinar o mais rápido possível e reduzir a ocorrência de doenças diarreicas” disse a jornalistas nesta quinta-feira (09) a Directora Nacional de Saúde, Rosa Marlene que precisou: “Temos a hipótese de fazer duas rondas, vamos vacinar 250 mil pessoas na primeira ronda e outras 250 mil na segunda”.
Relativamente ao surto que eclodiu no Centro de Moçambique e infectou 6.746 pessoas, das quais oito morreram, Rosa Marlene declarou que “está controlado neste momento, porque vacinamos e as pessoas tem um certa defesa que permite a redução da transmissão, mas é importante a melhoria das condições de saneamento do meio para nós conseguirmos cortar completamente a cadeia de transmissão. A vacinação por uma dose dá uma protecção imunológica de defesa de mais ou menos oito meses, mas não é 100 por cento”.
A Directora Nacional de Saúde explicou que a vacina “é um paliativo, não vai resolver o problema da cólera, a vacina é para reduzir a transmissão”.
“Nós distribuímos redes mosquiteiras e estamos a fazer pulverização intra domiciliaria mas essas intervenções todas são para redução do impacto e não para resolver o problema de base. Como nós sabemos o problema de base está no meio ambiente. É no meio ambiente onde se desenvolve e cresce o vibrião da cólera nas mesmas condições em que cresce o mosquito da malária, que é a existência de água estagnada, existência de dejectos humanos não bem geridos, não utilização de latrinas faz com que a gente seja predisposta a doenças diarreicas”, detalhou.
9.759.842 os moçambicanos ainda usam latrinas não melhoradas e 20.412.291 cidadãos consomem água não potável
A responsável da Saúde afirmou que o foco dos moçambicanos deve ser a educação para a mudança de comportamento. “Nós quando falamos de mudança de comportamento olhamos para a direita e para a esquerda, mas qualquer um de nós, infelizmente, contribui para estes problemas ambientais”.
“28 milhões de moçambicanos, se cada um de nós aprender a gerir o seu lixo não vamos ter doenças diarreicas nem vamos ter cólera. Se cada um de nós aprender a gerir bem os seus dejectos humanos não vamos ter doenças diarreicas nem vamos ter cólera”, apelou Rosa Marlene.
Contudo a Directora Nacional de Saúde não está completamente correcta, para além da mudança de comportamento que os moçambicanos devem ter existe o imperativo do Governo do partido Frelimo criar as condições básicas de saneamento do meio e prover o acesso a água seguro, de preferência potável e canalizada até as habitações de cada umas das 6.145.684 famílias existentes em Moçambique.
Aliás o os resultados definitivos do IV Recenseamento Geral da População e Habitação que indicam o número de moçambicanos que ainda usam latrinas não melhoradas cresceu de 6.395.809 em 2007 para 9.759.842 em 2017 paralelamente aumentaram de 17.941.157 para 20.412.291 a quantidade de cidadãos que consomem água não potável.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique