quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Figueiró dos Vinhos | Natal da Fantasia 2023

 A tradicional celebração de Natal regressa a Figueiró dos Vinhos e traz consigo um programa repleto de espírito natalício que promete oferecer o melhor da época a pequenos e graúdos, na companhia, sempre estimada, do Pai Natal e dos seus duendes.
 De 16 a 29 de dezembro, Figueiró dos Vinhos comemora o Natal da Fantasia com um programa recheado de Música, Teatro, Animação Infantil, Mercadinho de Natal, Casa do Pai Natal e Tenda da Fantasia.
 O Pai Natal chega a 16 de dezembro, e abrirá as portas da sua Casa e da Tenda da Fantasia até dia 29 de dezembro, onde não faltarão divertidas atividades, como oficinas, jogos, pinturas faciais, contos e muito mais. As solicitações foram tantas, que o Pai Natal não teve mãos a medir, convidando assim pais e filhos para assinalarem o dia da sua chegada com a participação no Workshop de “Bolachinhas de Natal”, na Tenda da Fantasia. Uma época de partilha e alegria que inicia a quadra festiva mais aguardada do ano, de forma bem doce e criativa.
 Contudo, não é só na Casa e na Tenda da Fantasia que se viverá o espírito da época, também a Casa da Cultura abrirá as portas para receber o teatro musical infantil “Natal no Reino do Gelo”, no dia 17 de dezembro.
 À música juntar-se-á o tradicional Concerto de Natal, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de dezembro, que este ano terá como protagonistas o Grupo Coral de São João Baptista, e como convidados o Grupo Ashira de Coimbra e o Coro da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Pedrógão Grande.
 Organizado pelo Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, o Mercadinho de Natal regressa ao Natal da Fantasia, onde os alunos convidam todos a visitar e comprar no dia 20 de dezembro, na Tenda da Fantasia. Associado a esta iniciativa, de 19 a 22 de dezembro, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas irá dinamizar o Mercado de Natal AEFV no Jardim Municipal.
 Natal da Fantasia é o convite deixado por Figueiró dos Vinhos, proporcionando momentos únicos para pequenos e graúdos reviverem a magia e o brilho desta época e reacenderem sonhos, alegria e esperança para 2024.


*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

SÉ DE SILVES RECEBE “BRUNO BORRALHINHO DIRIGE A ORQUESTRA DO ALGARVE”

 Numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Orquestra do Algarve, a Sé Catedral de Silves recebe no próximo dia 10 de dezembro, pelas 19h00, o espetáculo “Bruno Borralhinho dirige a Orquestra do Algarve”.
O maestro e violoncelista Bruno Borralhinho é um dos nomes portugueses mais aclamados na Europa, onde a sua carreira alterna entre o pódio e o violoncelo. Baseado na Alemanha, Borralhinho realizou concertos com enorme aclamação na crítica e costuma desenvolver a sua atividade em Portugal com a Orquestra Sinfónica Nacional ou Orquestra Gulbenkian. Esta será a sua estreia no Algarve e uma ocasião imperdível para qualquer melómano. O concerto segue uma temática que conta a história do fogo enquanto fonte de luz e esclarecimento, culminando numa das mais enérgicas e expansivas partituras de Beethoven.
Os ingressos têm um custo associado de 7,50 euros e encontram-se à venda no local, uma hora antes do espetáculo.
O telefone 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
Público-alvo: M/6
 
PROGRAMA
 
FREDERICK DELIUS (1862 – 1934)
A Song before Sunrise
 
JOSEPH HAYDN (1732 – 1809)
Sinfonia nº59 O Fogo
I. Presto
II. Andante o più tosto Allegretto
III. Menuetto. Trio
IV. Allegro assai
 
LUDWING VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
Suite do bailado As Criaturas de Prometeus
 
Overture: Adagio - Allegro molto con brio
I.Poco adagio - Allegro con brio
II. Adagio - Allegro con brio
III. Menuetto - Allegro vivace
VII. Grave
VIII. Allegro con brio - Presto
X. Pastorale: Allegro
XII. Maestoso - Adagio - Allegro
XIII. Allegro - Comodo
XVI. Finale: Allegretto - Allegro molto
 
 
+ sobre BRUNO BORRALHINHO
O maestro e violoncelista português Bruno Borralhinho é Diretor Artístico do Ensemble Mediterrain e membro da Dresdner Philharmonie. Dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Filharmonie Bohuslava Martinu (CZ), a Orquesta de Câmara de Bellas Artes (MX), a Orquestra Sinfônica do Paraná (BR), a Orquestra Sinfônica de Campinas (BR), Orquestra de Câmara da Rádio Romena (RO), a Deutsches Kammerorchester Berlin (DE), a Berliner Symphoniker (DE) e a Dresdner Philharmonie (DE), e trabalhou com solistas de renome internacional como Camilla Nylund, Tara Erraught, Sarah Maria Sun, Karolina Gumos, Lothar Odinius, Peter Bruns e Javier Perianes. Em 2022, a editora NAXOS lançou um CD inteiramente dedicado ao compositor português Fernando Lopes-Graça, interpretado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por Bruno Borralhinho.
A ópera é uma das suas grandes paixões, tendo dirigido novas produções de Mozart (Don Giovanni, 2023), Ravel (L'heure espagnole, 2022) e Puccini (Gianni Schicchi, 2018), e trabalhado como assistente em produções de Wagner (Der Fliegende Hollender, 2022) e Beethoven (Fidelio, 2020).
Como violoncelista, Bruno Borralhinho é considerado um dos mais prestigiados músicos portugueses e um “Embaixador da Música Portuguesa” (“Público”). Estudou com Luís Sá Pessoa na Covilhã, Markus Nyikos em Berlim e Truls Mork em Oslo. De destacar as unanimemente aclamadas interpretações das 6 Suites de Bach com a Montagnana "Suggia" e as obra completa de Beethoven para violoncelo e piano com o Stradivari "Rei de Portugal". Gravou as sonatas de R. Strauss e Zemlinsky para a ARS, bem como dois discos totalmente dedicados à música portuguesa para a NAXOS. É Mestrado em Gestão Cultural pela UOC - Universitat Oberta de Catalunya (Barcelona) e Doutorado em Humanidades pela Universidad Carlos III (Madrid). Ao longo da carreira, apresentou- se nas principais salas de concerto de toda a Europa, Ásia, EUA, Canadá, Rússia e América do Sul e trabalhou com maestros importantes como Abbado, Barenboim, Masur, Thielemann, Janowski, Nagano, Blomstedt, Järvi ou Nelsons.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

Cantanhede | Até dia 8 de janeiro, na Biblioteca Municipal. Nasceu um menino … mostra de trabalhos Mundinho d’Arte Ateliê

 
Na Biblioteca Municipal de Cantanhede está patente ao publico, a partir de hoje, dia 6 de dezembro e até ao dia 8 de janeiro, a exposição Nasceu um menino. Constituída por 94 presépios elaborados pelos alunos do ateliê de pintura e desenho Ateliê Mundinho d’Arte, cujas idades variam entre os 3 e os 79 anos, este que é já o 20.º ano em que a Biblioteca Municipal reserva o mês de dezembro para expor trabalhos relacionados com o tema “presépio”.
Na mostra deste ano é possível constatar a riqueza e diversidade dos trabalhos, traduzidas na originalidade das formas dos presépios, assim como nas técnicas e materiais utilizados na elaboração das peças expostas, designadamente desenhos, pinturas em acrílico, aguarela, café, tinta da China, óleo e lápis de cor sobre diversos suportes. Em cada trabalho desta coleção está presente a criatividade dos diversos artistas, que, com a sua arte e sensibilidade, fizeram nascer peças únicas e de rara beleza. Por trás de cada presépio estão a força, a autenticidade e a beleza dos materiais utilizados.
Da temática proposta surgiram as mais variadas abordagens que representam o presépio e a natividade, com natural destaque para os vários trabalhos apresentados com recurso a técnicas mistas e em 3 dimensões (3D).
Carla Ferreira e o Mundinho d’Arte Ateliê
O Ateliê Mundinho d’Arte foi criado há 22 anos, em Cantanhede, pela artista plástica Carla Ferreira, que o dirige e onde é professora.
Carla Ferreira é licenciada em Pintura pela ARCA – Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra.
Ao longo de duas décadas, a Biblioteca Municipal de Cantanhede tem vindo a realizar, durante o mês de dezembro, até ao início de janeiro, particularmente, dia 6 de janeiro, Dia de Reis, exposições de trabalhos subordinados ao tema presépio e natividade, com o título Nasceu um menino…

*Luis Loureiro 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

BOGDAN ZAPOROZETS COMPETE NO 5 OPEN DE NATAÇÃO ADAPATADA DA ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE COIMBRA

 

Realizou-se no passado dia 02 de dezembro a 5ª edição do Open de Natação Adaptada da Associação de Natação de Coimbra, a competição teve como palco o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra e contou com a participação de 91 atletas em representação de 17 clubes.
Do lado da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Bogdan Zaporozehts competiu nos 100 livres obtendo o 2º lugar absoluto no escalão S1-S10.

16 JOVENS CADETES COMPETEM NA 2ª JORNADA DO TOREGRI


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 16 atletas na 2ª jornada do TOREGRI.
A competição organizada pela Associação de Natação de Coimbra em parceria com o Município de Cantanhede, contou com a presença de 88 atletas em representação de 9 clubes.
Do lado da Coletividade de Cantanhede, 3 dos 16 atletas fizeram a sua estreia absoluta em competições do escalão.
Foi uma manhã repleta de entusiasmo com as bancadas repletas com as Famílias dos atletas.

Opinião: Aeroporto; Alcochete dos interesses e Vendas Novas dos ambientalistas

 A comissão que se diz independentemente mas que já se sabia ter elementos que defendiam anteriormente a solução do novo aeroporto em Alcochete, chegou à conclusão que Alcochete e Vendas Novas são os dois locais ideiais para a localização do projeto. 
A "pedra no sapato" desta estranha comissão independente é que a localização de Vendas Novas é inatacável de qualquer perpetiva de estudo e acerrimamente defendida pelas associações de ambientalistas.

Entre Montijo e Alcochete encontram-se 82% da totalidade das aves do estuário do Tejo mas também estranhamente este facto é algo que não fez demover Sócrates,  Pedro Nuno Santos e a recente comissão independente da solução de Alcochete mesmo com um estudo de impacto ambiental caducado e que coloca esta solução no mesmo patamar burocrático de Vendas Novas embora esta solução de Vendas Novas não colida com a presença de aves no seu território...

Vendas Novas curiosamente em alguns órgãos de comunicação social é apresentada como segunda opção...A meu ver, estranhamente, uma vez que possui, linha ferroviária,  tem auto estrada, tem inúmeros terrenos do Estado (ministério da defesa), não tem aves migratórias,  não sofrerá a curto prazo com a subida do nível das águas do mar, tem oleoduto, etc...etc...

É compreensível que para quem já fez investimentos imobiliários no Montijo e em Alcochete,  a solução de Alcochete se apresente como a melhor mas uma coisa são os interesses económicos outra coisa são os interesses ambientais....uma vez que podemos até ter várias opções para um aeroporto mas só podemos ter uma opção e uma chance para o planeta...

Esperemos que uma vez mais em Portugal, se faça o que é melhor para o país e para o planeta de forma a não ceder sempre aos interesses...

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

JOSÉ MENDES COMPETIU NA CIDADE DE AVEIRO

 
Numa organização da Câmara Municipal de Aveiro em parceria com empresa NT Wellness Sport Solution Unipessoal, realizou-se, no passado dia 3 de dezembro, a clássica São Silvestre de Aveiro, uma das referências das provas de corrida de fim de ano em Portugal.
Participou na prova de 10km o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, José Mendes, terminando a sua prova em 52min25s, alcançando no final o 180° lugar no escalão M35.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Bombeiros de Reguengos de Monsaraz vão ter cartão municipal com apoios da autarquia

 O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou esta manhã por unanimidade em reunião de câmara o Projeto de Regulamento Municipal do Cartão “Mais Pelos Bombeiros”. Este cartão visa promover e valorizar humana e socialmente todos aqueles que, voluntária e altruisticamente assumem a qualidade de bombeiro voluntário, numa abnegada missão de serviço público em prol da comunidade no auxílio e socorro às populações.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a implementação deste cartão e dos apoios aos bombeiros é um compromisso que foi assumido ainda com o Partido Social Democrata na oposição e que agora com o Executivo Municipal em funções foi reafirmado no início da governação deste mandato”. A autarca afirma “ser da mais elementar justiça proteger e elevar socialmente estes homens e mulheres que voluntariamente se predispõem a auxiliar-nos em qualquer momento, muitas vezes com prejuízos na sua vida profissional e familiar”.
O projeto de regulamento do cartão prevê medidas de apoio psicossocial, redução de taxas, tarifas e licenças, isenção ou redução do Imposto Municipal sobre Imóveis, Cheque Dentista e prioridade na atribuição de habitação a custos controlados quando em igualdade de circunstâncias com outros candidatos. Os bombeiros vão também beneficiar da redução de taxas urbanísticas e de taxas e tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos, prioridade na atribuição de bolsa de estudo na frequência do ensino superior quando em igualdade de pontuação com outros candidatos e acesso gratuito a diversos serviços municipais e a eventos desportivos e culturais promovidos pela autarquia.
 
O documento contempla ainda a atribuição de distinções honoríficas por serviços relevantes e extraordinários prestados à causa dos bombeiros e de dedicação revelada por um serviço efetivo com exemplar comportamento. Após a aprovação do projeto de regulamento na reunião de câmara desta manhã, o processo entra em fase de discussão pública para recolha de sugestões pelo período de 30 dias úteis, seguindo o estipulado pelo Código do Procedimento Administrativo.
 
Marta Prates considera que “este tem sido um processo muito dinâmico e aberto com os operacionais da nossa associação humanitária, pois quisemos ouvi-los para a elaboração deste documento." A autarca reforçou ainda que "esta instituição tem prestado, desde a sua constituição, um serviço de excelência e de proximidade à população do concelho, pelo que merece todo o reconhecimento público e o apoio que se lhe possa prestar".
 
Para além dos apoios previstos no regulamento do cartão, a autarquia tem protocolada a atribuição de um subsídio anual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz e este ano apetrechou a viatura de desencarceramento com novo equipamento e realizou obras e pequenas reparações no quartel.
 
*Carlos Manuel Barão 
/ Comunicação e Imagem

CONSULTA PÚBLICA PARA PROPOSTA DA OPERAÇÃO INTEGRADA DE GESTÃO DA PAISAGEM DA NOVA SERRA DECORRE ATÉ 17 DE JANEIRO DE 2024

 O Município de Silves informa que decorre, até ao próximo dia 17 de janeiro de 2024, o período de consulta pública da proposta da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) incluída na Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) da Nova Serra em Silves, aprovada pelo Município de Silves no âmbito do Programa de Reordenamento da Gestão da Paisagem das Serras de Monchique e Silves (PRGPSMS).
As áreas de gestão da paisagem visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento da área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.
 
Nestas áreas serão criadas as condições necessárias ao desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora, no caso de Silves, através da associação VIVER SERRA - Associação para a Proteção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.
 
Os interessados poderão consultar a proposta no portal do Município disponível aqui: https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/20609/consulta-publica-para-proposta-da-operacao-integrada-de-gestao-da-paisagem-da-nova-serra-decorre-ate-17-de-janeiro-de-2024.aspx, em suporte papel, na Biblioteca Municipal de Silves, na Sala Garcia Domingues, podendo apresentar, até ao dia 17 de janeiro, sugestões sobre quaisquer questões que possam ser consideradas relevantes, por via eletrónica através do email viverserra.gtf@gmail.com ou entregues, em suporte de papel, na Biblioteca Municipal de Silves. Para mais informações e esclarecimentos poderá contactar a entidade gestora, VIVER SERRA - Associação para a Proteção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio, Antiga Escola E.B 1 de Odelouca, Odelouca, 8300 – 037 Silves, por via eletrónica através do email viverserra.gtf@gmail.com ou através do telemóvel 913 243 118 (chamada para a rede móvel nacional).
 
Projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR)
 
Biblioteca Municipal de Silves
Rua Latino Coelho, 8300 – 117 Silves
Horário de funcionamento:
Segundas-feiras das 14h00 às 19h00
Terça-feira a Sexta-feira das 10h00 às 19h00
Sábados das 10h00 às 17h30
 

Proença-a-Nova recebe o autocarro da “Creactivity”

 
O autocarro da “Creactivity” vai estacionar no Parque Urbano Comendador João Martins nos dias 21 e 22 de dezembro. Sob o lema “Pensa com as mãos”, trata-se de um autocarro que percorre várias cidades do país e onde se instala oferece várias componentes lúdicas. Com entrada gratuita, este espaço estará aberto das 9h00 às 13h30 e das 15h às 18h30.
O espaço explora diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de "stop motion".
Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, dos 6 aos 16 anos. Um monitor orienta as crianças através de um processo de criação para o qual também são convidados adultos acompanhantes, sejam eles professores ou familiares. É uma atividade que se adapta consoante o público tornando possível a entrada livre dos mais curiosos. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.
O sistema de aprendizagem “Creactivity” inspira-se no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, nascido do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.
Esta é uma iniciativa do BPI e Fundação la Caixa e conta com o apoio do Município de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos



9 milhões de euros para reduzir a captura acidental de megafauna marinha

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra um projeto internacional que tem como principal objetivo reduzir a captura acidental de megafauna marinha. O “REDUCE - Reducing bycatch of threatened megafauna in the east central Atlantic” acaba de ser financiado pelo programa Horizonte Europa com aproximadamente 9 milhões de euros.
O consórcio do projeto é liderado pela Universidade de Barcelona e o pacote de trabalhos relacionado com a temática “Bycatch monitoring” é coordenado por Catarina Silva, investigadora do Departamento de Ciências da Vida (DCV). Fazem ainda parte da equipa da FCTUC Zara Teixeira e Filipe Martinho, também investigadores do DCV.
A captura acidental pode representar até 40% do total das capturas de pesca, atingindo globalmente até 38 milhões de toneladas descartadas por ano, perturbando a cadeia alimentar oceânica e podendo representar uma ameaça à sobrevivência de espécies já sob pressão de várias outras atividades humanas. Atualmente, já são vários os regulamentos nacionais, europeus e internacionais que partilham um objetivo, que também consta da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia (UE): tornar a pesca compatível com medidas de proteção ambiental para conservar espécies marinhas ameaçadas.
«O REDUCE vai apostar no desenvolvimento e teste de novas tecnologias e estratégias de gestão para uma melhor avaliação, monitorização e redução das capturas acessórias de aves, tartarugas, cetáceos, tubarões e raias na frota europeia de pesca de longa distância composta por arrastões, cercadores e palangreiros que operam nas águas do Oceano Atlântico, desde as costas da Península Ibérica até à Macaronésia e Golfo da Guiné».
Assim, este projeto «pretende melhorar os programas de monitorização das pescas, incorporando a monitorização eletrónica, promover a compreensão das capturas acessórias e dos seus impactos nas dimensões científica, económica e social, e avaliar potenciais medidas de mitigação. O “Bycatch monitoring” irá melhorar os programas tradicionais de observação e monitorização de capturas acessórias a bordo e combiná-los com a implementação de novos sistemas modernos de monitorização eletrónica (EMS – “Electronic monitoring systems”) a bordo, permitindo um teste rigoroso da sua função e eficácia», revela a investigadora do DCV.

Os EMS são cada vez mais utilizados para aumentar a cobertura dos observadores, potencialmente até 100%, mas continuam a ser limitados à pesca de palangre e arrasto da UE que atuam na região ECAO. Uma barreira para uma maior utilização dos EMS são os recursos e o esforço significativos para recolher dados.

«Este pacote de trabalhos promoverá a instalação e o teste de EMS na frota de palangre e de arrasto e o desenvolvimento de modelos inteligentes de identificação automática de espécies através de imagens (modelos de Machine Learning) que aumentarão drasticamente a eficiência da recuperação de dados de EMS baseados em câmaras», termina.

O consórcio do projeto é composto por 13 parceiros de países como Espanha, França, Portugal, Reino Unido e Senegal.

*Sara Machado
Assessora de ImprensaUniversidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Férias de Natal na Rota do Românico

 Nas férias escolares de Natal, entre 19 e 22 de dezembro, a Rota do Românico dinamiza o programa de atividades “Natal com histórias”, que terá lugar nos Centros de Interpretação do Românico, em Lousada, e da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel.
Dirigidas ao público infantojuvenil, as atividades permitirão a (re)descoberta dos diversos espaços temáticos daqueles Centros, através da realização de jogos, ateliês de desenho, oficinas de culinária e de trabalhos manuais. Atividades que procuram estimular a curiosidade, a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo dos jovens participantes.
Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, entre as 10h e as 12h30, o cenário das atividades será o Centro de Interpretação do Românico, com as oficinas “O meu porta-retratos vou elaborar, para oferecer a alguém especial!”, “Umas bolachinhas vou encontrar, e um pinheiro de Natal vou formar!”, “Contos e lendas de Natal vou conhecer, para na ceia de Natal partilhar!”, “Mãos à obra, e trabalhos com cortiça vou elaborar!”, “Técnica nova vou elaborar, para um Pai Natal criar!” e “A minha voz vou afinar, e belas canções de Natal vou cantar!”.
Estas duas últimas oficinas serão replicadas no Centro de Interpretação da Escultura Românica, na manhã do dia 22 de dezembro, sexta-feira.
As inscrições e todas as informações estão disponíveis no sítio da internet da Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
 

António Coelho
Planeamento e Comunicação

Aveiro celebra dramaturgia portuguesa no Festival Novos Bardos; Câmara Municipal de Aveiro lança canais de WhatsApp e Telegram

 De 11 a 15 de dezembro no Teatro Aveirense
I – Aveiro celebra dramaturgia portuguesa
no Festival Novos Bardos
A Câmara Municipal de Aveiro organiza, pela primeira vez, o Festival Novos Bardos III – A Diáspora, entre 11 e 15 de dezembro, no Teatro Aveirense. É a terceira edição desta iniciativa, que celebra a dramaturgia portuguesa e que pretende promover e incentivar a escrita para teatro em Portugal.
O evento terá encontros de dramaturgos, que reúnem diversos autores para uma reflexão sobre a dramaturgia nacional e as formas de organização necessárias para uma criação teatral mais forte e com maior impacto nas nossas comunidades. Um desses encontros contará com a presença da dramaturga norte-americana Heather Raffo.
O Festival Novos Bardos contempla ainda uma vertente formativa, com dois Laboratórios de Tradução e Dramaturgia, nos dias 13 e 14 de dezembro. O primeiro laboratório será em torno da obra Noura, de Heather Raffo, e contará com as presenças da norte-americana e de convidados da Universidade do Minho. O de dia 14 será dedicado a Weight, de Marco Demian Vitanza, com as participações dos alunos da Cascais School of Arts e de Filomena Louro, diretora do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue da Universidade do Minho.
Os laboratórios são dirigidos a um público interessado pela dramaturgia. A participação nos mesmos implica inscrição através do e-mail agenio@cm-aveiro.pt, com o envio do currículo vitae e de um texto a explicar o interesse em frequentar o laboratório.
Associado ao Festival Novos Bardos está o espetáculo Hamlet, o Musical, encenado por Marcos Barbosa, a partir de um texto de Jacinto Lucas Pires, e cuja apresentação está marcada para 14 de dezembro, às 21h30. A peça, que é aberta ao público em geral, mediante a aquisição de bilhete, investiga o monumento hamletiano, a partir da perspetiva de um Horácio com uma História, em modo musical. O que acontece no espírito de Horácio quando o amigo moribundo lhe pede que conte a sua história, para que Hamlet não fique como um “nome ferido”? E como é que Horácio aproveita essa oportunidade? Estas são algumas das questões que o público poderá ver respondidas num espetáculo inesperado.

Consulte abaixo o programa completo do Festival Novos Bardos.

FESTIVAL NOVOS BARDOS – PROGRAMA COMPLETO
Local: Teatro Aveirense
11 de dezembro (segunda-feira)
20h - 23h: Encontro de Dramaturgos
12 de dezembro (terça-feira)
20h - 23h: Encontro de Dramaturgos
13 de dezembro (quarta-feira)
10h - 17h: Laboratório de Tradução e Dramaturgia – com base em Noura, de Heather Raffo, com a presença da autora e de convidados da Universidade do Minho
21h30: ensaio geral de Hamlet O Musical
14 de dezembro (quinta-feira)
10h - 17h: Laboratório de Tradução e Dramaturgia – com base em Weight, de Marco Damian Vitanza, com a presença de alunos da Cascais School of Arts e de Filomena Louro.
21h30: Espetáculo Hamlet O Musical
15 de dezembro (sexta-feira)
20h - 23h: Encontro de Dramaturgos – com a presença de Heather Raffo

Dois novos canais de informação e comunicação com os Cidadãos
II – Câmara Municipal de Aveiro lança canais de WhatsApp e Telegram
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lançou dois novos meios oficiais de comunicação e informação aos Cidadãos, com a criação dos canais próprios nas plataformas WhatsApp e Telegram. Estes canais funcionam unicamente como forma de transmissão de informação, sem lugar a comentários ou reações.
Para a CMA, a comunicação com os munícipes e concidadãos assume um papel muito importante para divulgar, de forma transparente, as ações de governação do Município, que assumimos de forma empenhada, com um trabalho permanente de atualização e adaptação às novas formas de interação e comunicação.
Os interessados podem subscrever ou seguir o Canal do Município de Aveiro, nas duas redes sociais, através do respetivo link, no caso do WhatsApp (https://bit.ly/CMAveiro_whatsapp) ou através de pesquisa ou link de acesso direto, no caso do Telegram (https://bit.ly/CMAveiro_telegram).

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

PRIMEIROS CAMPEÕES NACIONAIS DE POLYBAT DECIDIDOS NA MARINHA GRANDE

 A Escola Guilherme Stephens, na Marinha Grande, recebeu a fase final do primeiro Campeonato Nacional de Polybat Jogos Santa Casa realizado em Portugal, esta terça-feira, 5 de dezembro, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Para testemunhar a consagração dos primeiros campeões nacionais desta modalidade, estiveram presentes o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; e representantes do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, da Escola, da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e da SBR 1.º de Janeiro.
Esta modalidade, por vezes também denominada de Ténis de Mesa Lateral, é destinada a pessoas com deficiência motora, paralisia cerebral ou deficiência intelectual, realizando-se competição individual nas categorias PB1, PB2, PB3 e PB4.
 
O Campeonato Nacional é organizado pela FPDD, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) – Portugal e a Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto (PCAND), com o patrocínio dos Jogos Santa Casa, tendo, nesta fase final, o apoio do Município da Marinha Grande, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, da APPACDM da Marinha Grande e da SBR 1º Janeiro.
Gabinete de Comunicação e Imagem