segunda-feira, 4 de março de 2024

Participação de Viseu Dão Lafões superou as expetativas na BTL


Região mostrou aos muitos visitantes os motivos que a tornam, cada vez mais, uma referência turística nacional.
A participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 superou as melhores expetativas, a todos os níveis. O stand do Coração de Portugal atraiu todos os dias milhares de visitantes, interessados em conhecer os produtos e as experiências turísticas diversificadas que podem usufruir no território, e foi também um ponto de encontro privilegiado para conversas e reuniões de negócio, que perspetivaram futuros projetos para a região.

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destacou que a participação na BTL é uma oportunidade que tem sido aproveitada de forma exemplar. “A BTL é um evento único no país, em que todos os territórios e todos os players da atividade turística se juntam para mostrar aquilo que os diferencia. Ano após ano, os municípios, as associações e as empresas da região têm aproveitado da melhor forma a oportunidade de estarem presentes no stand de Viseu Dão Lafões, para darem a conhecer os motivos que tornam esta região cada vez mais uma referência também no turismo: os nossos produtos turísticos, mas também a nossa autenticidade, as nossas tradições e o bem receber que nos caracteriza”, sublinha.

“A programação do stand da CIM refletiu de forma exemplar a grande variedade de experiências que os visitantes encontram nos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, desde o turismo de natureza até à gastronomia, passando pelo enoturismo, termalismo e à cultura. Este território oferece todos os tipos de emoções, como quem nos visitou por estes dias pôde comprovar”, acrescenta Fernando Ruas.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha o grande interesse que o stand suscitou durante a feira. “O balanço que fazemos da BTL é extremamente positivo. Durante os cinco dias, todos os caminhos vieram dar ao stand de Viseu Dão Lafões, devido não só à sua localização estratégica na feira, mas também graças à programação atrativa que apresentámos e, sobretudo, ao interesse que a região desperta entre os profissionais da atividade turística e o público em geral, salienta.

Nuno Martinho reforça ainda o esforço conjunto de várias entidades como justificação para o sucesso do evento: “Nos últimos anos, temos tido a grande preocupação de articular as ofertas diversificadas do nosso território. Cada município vale por si, mas a região vale muito mais se tivermos a capacidade de fazer esta articulação. Os produtos turísticos intermunicipais que levámos à BTL são a evidência de que esta é a estratégia correta para o crescimento da região”.

Produtos turísticos âncora estiveram em destaque

Durante os cinco dias, a CIM e os seus 14 municípios apresentaram os produtos turísticos que fazem desta região um destino único. A Gastronomia, o Vinho, o Enoturismo, a Natureza, o Bem-Estar, o Património e o Turismo Ativo e Desportivo foram alguns dos principais ativos turísticos que estiveram em destaque e que mereceram a preferência dos visitantes do stand – um espaço tecnologicamente inovador, marcado por diversas experiências sensoriais.

De realçar também a ativação de produtos turísticos como, entre outros, a segunda edição do “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” ou os projetos “Aldeias da Serra do Caramulo” e “A Última Rota da Transumância”, bem como a estreia do premiado documentário “MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade”, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Bloco reforça compromisso com a luta contra a exploração de caulinos em Soure Norte

 Esta segunda-feira, a candidatura do Bloco de Esquerda pelo distrito de Coimbra visitou, com o Movimento contra a Exploração de Caulinos em Soure Norte, as áreas potencialmente afetadas pela exploração.
Num périplo que começou na Junta de Freguesia de Granja do Ulmeiro e passou por várias localidades, como Casal do Facho, Figueiró do Campo e Ribeira da Mata, a candidatura pode constatar como a área de prospeção de 6,18 km2 (618 ha), com vista à exploração de minério a céu aberto, se localiza próxima de várias localidades, com casas a poucos metros.

Depois de, em setembro, ter apresentado um projeto de resolução, que recomendava ao Governo a suspensão imediata destes procedimentos para a prospeção, pesquisa e exploração de caulino, e da visita de Mariana Mortágua a Figueiró do Campo em janeiro, o Bloco de Esquerda reforçou, uma vez mais, o seu compromisso para com esta luta, lembrando que “a exploração, avançando, ameaça toda a região, através da contaminação das águas e do ar, pondo em causa o ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida das populações”.
-
Fotos: em anexo
Bloco de Esquerda de Coimbra

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DAS CORTES AOS GREGÓRIOS (Imagens)

 O Município de Silves concluiu recentemente a repavimentação da estrada das Cortes aos Gregórios, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, numa extensão de 2,3 km. A repavimentação da estrada contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 160 mil euros.
Este novo investimento vem melhorar os níveis de bem-estar, acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.















 

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 18ª EDIÇÃO DA CRIATIV(A)RTE

 A Câmara Municipal vai organizar a 18.ª edição da Criativ(a)rte – Feira de Artes, no dia 25 de abril de 2024, entre as 14h00 e as 19h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização da cidade, com os seus projetos, iniciativas e ações, por mais simples que estas possam ser: artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros que se entenda poder inserir no espírito da Feira.
Os interessados em participar devem preencher a ficha de participação online, disponível no sítio de internet do Município da Marinha Grande, na área Viver / Cultura / Criativ(a)rte 25 de Abril de 2024 / Formulário de Participação, até ao dia 24 de março de 2024.
As Regras e Ficha de Participação (de preenchimento online) estão disponíveis em 

Gabinete de Comunicação e Imagem

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS


2.ª Fase Grupo Manutenção Sul
C.J.BOA VIAGEM - 63 X ASSSCC/FLATLANTIC - 66
Dia 02 de MARÇO de 2024 – 18h00
Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo – Terceira - Açores

Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:
01 - Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Varandas
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo

Marinha Grande | “GREEN HOPE” RETRATADA EM EXPOSIÇÃO DE PINTURA

 No passado sábado, 2 de março, o Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugurou a exposição de pintura “Green Hope”, de Dermot Allen, que retrata paisagens e elementos naturais da região.
A abertura da mostra contou com a presença do Adjunto do Presidente da Câmara, Nuno Brito,  que enalteceu e saudou o artista pela beleza das suas pinturas.
Dermot Allen é designer internacional, artista e professor de arte e design. Mudou-se para a Marinha Grande em 1991 para trabalhar na indústria vidreira, na JM Glass. Entre 1996 e 2000, lecionou Design de Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, voltando, depois, a Inglaterra para concluir o seu Mestrado em Multimédia Interativa e lecionar Multimédia e Jogos.
Regressou à Marinha Grande em outubro de 2022 com a sua esposa portuguesa, passando o último ano a explorar e pintar a beleza da envolvência do lugar da Pedra de Baixo.
Nas palavras do artista, “Pedra é um lugar mágico único de beleza e maravilhas, onde se pode caminhar, limpar a mente e curar o corpo e a alma. Tentei capturar um pouco dessa beleza e magia no meu trabalho. Espero que a minha exposição Green Hope (Esperança Verde) também o encoraje a explorar a sua paisagem incrível e única”. O artista revela preocupação com a sustentabilidade, bem patente nesta exposição.

A exposição “Green Hope”, de Dermot Allen, está patente até 30 de abril de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Na Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida. INOVA-EM promoveu ação de sensibilização sobre biorresíduos


A INOVA-EM promoveu, recentemente, uma ação de formação sobre o processo de separação de biorresíduos, na Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha.

Nesta sessão, dirigida a cerca de 45 elementos desta IPSS, foram simulados cenários de separação do material orgânico, enfatizando-se a importância da valorização orgânica dos restos, oriundos da preparação dos alimentos, e das sobras de comida.
Ministrada por um colaborador da empresa municipal, esta ação permitiu também dar a conhecer todo o seu processo de tratamento e transformação, sem aditivos químicos, para posterior utilização na agricultura e jardinagem.

Foram ainda inventariados os problemas ambientais, como a emissão de gases de efeito de estufa oriundos de matérias decompostas, sem controle, bem como os efeitos do inadequado reencaminhamento desses resíduos para aterros sanitários, que conduz à ocupação de espaços valiosos e provoca a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
O presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, destaca “a importância desta ação para atingir as metas ambiciosas que prosseguimos neste desafio da separação e reciclagem dos biorresíduos na origem ou por recolha seletiva, assim como o empenho da Associação Progresso e Vida no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e à economia circular, sendo uma IPSS exemplar nesta matéria”.


*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro. AFVTER ASSINALA NO SÁBADO 23º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA


Completam-se hoje vinte e três anos relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento trágico que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.

     Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheio, um autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

     Neste dia, em que mais uma vez se recorda um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com a edilidade local e JF de Sardoura, promove hoje ao final da tarde, as cerimónias do 23º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.

     O programa que assinala esta data, contempla uma cerimónia evocativa destes 23 anos da tragédia da ponte, contando com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER, e destaca uma missa em memórias das vítimas da Ponte Hintze Ribeiro, na Igreja Paroquial de Souselo, em Cinfães, pelas 18h00 com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

     Depois, pelas 19h30 horas, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

     Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Coimbra | Estudo internacional liderado pela UC propõe nova explicação para a elevada taxa de cesarianas na China

 

Um estudo internacional liderado por Gonçalo Santos, investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), publicado na prestigiada revista Modern China, propõe uma nova explicação para a elevada taxa de cesarianas na China.

Até recentemente, os hospitais públicos, onde grande parte das mulheres chinesas dão à luz, não ofereciam a opção de anestesia durante o trabalho de parto vaginal e a cesariana era a única forma de escapar à dor inerente a este processo. Neste estudo, este é um dos fatores apontados como uma das explicações para a popularidade da cesariana na China de hoje, mas não é o único.

«Tal como em Portugal, a China está já há alguns anos no grupo dos países com a taxa de cesarianas mais alta do mundo, e a sua transição para esta condição foi um processo particularmente rápido. Na China, a taxa de cesarianas cresceu de 4,9%, em 1993, para 38,9%, em 2015–2016, bastante acima da taxa de 10-15% recomendada pela Organização Mundial de Saúde e acima da qual não há benefícios óbvios em termos de redução de mortalidade materna e infantil», revela o antropólogo e sinólogo do Departamento de Ciências da Vida (DCV).

Apesar do alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2011, e do governo central chinês lançar uma série de medidas para reduzir a taxa de cesarianas, esta continua a ser uma das mais elevadas do mundo. Como mostra o artigo de Gonçalo Santos e Jun Zhang, este fenómeno é causado por fatores estruturais relacionados com a orientação geral das políticas públicas de saúde maternal e com a forma como são geridos os recursos e as finanças dos hospitais com serviços de obstetrícia.

«A explicação, ainda hoje dominante, para a alta taxa de cesarianas na China aponta para uma subida na procura deste tipo de parto devido a uma melhoria generalizada das condições hospitalares para a realização de cirurgias. Por outro lado, ocorreu também uma mudança de atitude em relação ao parto, incluindo o facto das mulheres chinesas de hoje, ao contrário de gerações anteriores, não quererem passar pela dureza do parto vaginal e considerarem não ter idade ou aptidão física necessária para o suportar», aponta Gonçalo Santos.

Esta hipótese do aumento da taxa de procura é um fator relevante, mas não suficiente, porque as escolhas das mulheres são sujeitas a condicionantes estruturais. «A persistência da alta taxa de cesarianas da China deve ser explicada por fatores estruturais que têm a ver com a orientação geral das políticas públicas de saúde maternal e de gestão hospitalar. Para explicar esta persistência, na China ou noutro país qualquer, incluindo Portugal, não nos podemos limitar a fatores simplistas como variações nas taxas de procura», considera o investigador da FCTUC.

«É necessário olhar mais fundo, para os fatores políticos e económicos que condicionam as escolhas e as preferências dos vários atores envolvidos no processo do parto com todas as suas incertezas, imponderáveis e imprevisíveis», remata.

O artigo científico “The Rise in Cesarean Births and the Technocratic Medicalization of Childbirth in Late-Reform China" está disponível aqui.


*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

MAIS DE 200 PESSOAS PARTICIPARAM NA MASS TRAINING EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA


Cerca de 230 pessoas participaram no Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV), que se realizou na manhã desta segunda-feira, 4 de março, no Edifício da Resinagem, promovido no âmbito da Semana da Proteção Civil.
A iniciativa teórica e prática foi dinamizada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e pelo Município da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e contou ainda com o envolvimento dos Bombeiros Voluntários do concelho e de elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O Mass Training teve como objetivo fornecer as principais noções sobre SBV, dada a sua importância para aumentar substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima, quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca. Os participantes tiveram, também, oportunidade de exercitar as aprendizagens nos manequins disponíveis para o efeito.
No âmbito da Semana da Proteção Civil, vão ser muitas as atividades a decorrer, até ao dia 9 de março, cujo programa pode ser consultado em
Gabinete de Comunicação e Imagem

Apresentação da 32.ª Expofacic foi o ponto alto da presença de Cantanhede na Bolsa de Turismo de Lisboa

 

Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés e Tony Carreira são 5 dos artistas que integram o cartaz musical da 32.ª edição da Expofacic, que decorre em Cantanhede entre 25 de julho e 4 de agosto. A estes nomes junta-se o do locutor e humorista Fernando Alvim.

O anúncio foi feito na última sexta-feira, 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira nacional do setor, e na qual o Município de Cantanhede participou em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. A sessão contou com a presença de Fernando Alvim, que apelou a uma visita ao certame, do qual se declarou um admirador confesso.

Na ocasião, foi também revelada uma campanha com vista à criação de um espaço de memórias daquela que é considerada a maior feira-festa do país e na qual a população do concelho desempenhará um papel ativo.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acredita que a Expofacic de 2024 proporcionará, mais uma vez, 11 dias inesquecíveis, só possível mercê da dedicação de "uma equipa empenhada e dedicada, que abraça este desafio com um notável entusiasmo. Dentro de um rigor orçamental do qual não abdicamos, tentamos definir um cartaz musical eclético, que agrade aos mais novos e aos mais velhos", justificou.
Além dos grandes concertos, “que são de facto determinantes na crescente atratividade que o evento desperta”, a autarca destacou a importância das outras valências da Expofacic, “como a feira de atividades económicas, a gastronomia e as exposições temáticas”.
"A Expofacic conta com 500 espaços expositivos, onde as empresas podem estabelecer um contacto mais próximo com os clientes, mas também o movimento associativo tem a oportunidade de dinamizar as mais de quatro dezenas de tasquinhas", detalhou.
Sobre a presença do Município de Cantanhede na BTL, Helena Teodósio agradeceu a colaboração dos agentes económicos do setor – a restauração a hotelaria e as empresas de produção de vinhos vocacionadas para o enoturismo –, no âmbito de uma parceria que tem vindo a ser “cada vez mais efetiva”.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente INOVA-EM, Pedro Cardoso, adianta que a edição deste ano traz muitas novidades, "tendo sempre em conta que temos que proporcionar, cada vez mais, boas condições e, sobretudo, experiências marcantes às centenas de milhares de pessoas que nos visitam". A par disso, garantiu, "mesmo no que diz respeito ao cartaz musical, vão ser revelados a partir de agora novos nomes todos os meses".
"Sendo o mais relevante e popular evento de Cantanhede, a Expofacic quer continuar a crescer cultural, social e economicamente, mas também imprimir uma dinâmica de riqueza e emprego", considerou, adiantando que "uma das mais maiores virtudes da Expofacic, ao longo dos anos, tem sido o sentimento de pertença que desperta junto da comunidade".
Depois de anunciar os primeiros 6 nomes da 32.ª Expofacic, Pedro Cardoso, mostrou-se convicto de que, entre 25 de julho e 4 de agosto, todos os caminhos vão dar à Expofacic, evento que conta anualmente com mais de 400 mil visitantes, "um número 11 vezes maior que a população do concelho, o que espelha bem o impacto que tem não apenas no Município, mas também na região Centro".
A presença de Cantanhede na BTL ficou também marcada pela apresentação do Festival Internacional de Dixieland, que se realiza a 1 e 2 de junho, e que este ano conta com quatro bandas nacionais e uma internacional: Dixies Gringos com Chuck Wansley, Xaral’s Dixie, Jabardixie Jazz Band, Camissas Negras, e os Strombi Jazz Band, de Espanha.
Os Dixie Gringos levaram, de resto, um aperitivo do que será o evento, no stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
Nos dois dias do Dixieland realizam-se cerca de 20 concertos diurnos, descentralizados pelo concelho, culminando o programa com a realização de uma street parade.
A promoção turística de Cantanhede na BTL contou também com a apresentação de dois novos vídeos promocionais e um momento de degustação de produtos locais. As entidades que cooperaram com a Câmara Municipal nessa ação foram a Junta de Freguesia de Ançã, a ETPC – Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, a Adega de Cantanhede e outras empresas do setor dos vinhos, designadamente a Quinta de Baixo, a Idálio Estanislau Wines, a Quinta do Pingão e a Quinta do Vale D'Igreja.


*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Resolução do Conselho de Ministros determina entrega dos Terrenos da Antiga Lota à Câmara de Aveiro

Foi publicada hoje, dia 4 de março, no Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que determina a reversão dos terrenos da antiga Lota de Aveiro do domínio privado da Administração do Porto de Aveiro (APA) para o domínio público do Estado (representado pela empresa pública Estamos, que tem tutela direta do Ministro das Finanças), determinando também e em ato subsequente, a mutação dominial para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), sendo os atos de operacionalização praticados pela Estamos em estreita cooperação com a CMA. Além de outros atos formais que serão praticados nas próximas semanas entre a Estamos e a CMA, o processo vai ser alvo de deliberação pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Aveiro, seguindo depois para visto do Tribunal de Contas, que com a emissão do devido visto, os terrenos passam a ser propriedade da CMA.
Depois de um longo e complexo processo negocial entre a CMA, o Governo e a APA, e depois de alcançado um acordo entre a APA e a CMA em agosto de 2023, é agora terminada uma etapa do processo, sendo que o Governo entendeu não utilizar a legislação da Descentralização para entregar este terreno sem custos à CMA (foi essa a proposta de primeira prioridade da CMA), sendo que a situação virá a ser colocada ao novo Governo de Portugal.
A RCM e o acordo alcançado, determinam o pagamento pela CMA até final de 2033 de cerca de 6.700.000€, com a utilização do valor de 30% das vendas de lotes no terreno em causa, após a devida aprovação formal da operação urbanística que a CMA vai desenvolver.
Aquando do agendamento deste assunto para análise e deliberação em Reunião de Câmara, em princípio na Reunião do próximo dia 14MAR24, serão apresentados publicamente todos os pormenores deste processo, ficando hoje apenas a referência ao Ministro das Finanças, Dr. Fernando Medina, cuja intervenção no processo solicitada pelo Presidente da CMA foi fundamental para se conseguir alcançar este passo importante de forma a que se possa vir a iniciar uma nova e positiva vida nesta importante área da Cidade e do Município de Aveiro, com o investimento e a gestão da Câmara Municipal de Aveiro.

José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
*Fotos do Litoral Centro - Comunicação e Imagem

COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE JOÃO DE DEUS DECORREM NOS DIAS 08 E 09 DE MARÇO DE 2024

 Aproxima-se mais um aniversário do nascimento do poeta e pedagogo messinense João de Deus. O mesmo será comemorado nos dias 08 e 09 de março, em S. B. de Messines, assinalando o 194.º aniversário do nascimento desta figura ímpar das letras nacional.
No Dia Municipal João de Deus, 8 de março, iniciam-se as atividades pelas 10h00, com um Momento Evocativo, onde, para além das intervenções protocolares, será feita a deposição de uma coroa de flores, junto ao monumento a João de Deus, momento que reunirá também os alunos do Jardim Escola João de Deus.
As comemorações prosseguem durante o período da tarde com a cerimónia de entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus 2023 | Literatura Infantil e Juvenil, a Nuno Matos Valente, autor da obra “O Segredo da Lagoa Escura”. A iniciativa terá lugar às 15h00, no Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines) e contará com a participação dos alunos da escola E. B. 2,3 João de Deus e da Orquestra Orff do Jardim Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines.
O último momento da tarde está marcado para as 18h00, no mesmo local, e é dedicado à vida de João de Deus. Escrito por José Alberto Quaresma, em resultado de uma parceria com o Município de Silves, e sob edição da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, o livro “João de Deus – Vida”, é apresentado em grande estreia, pelo Professor Doutor José António Gomes.
O primeiro dia das Comemorações, culminará com a primeira de duas sessões do Jazz nas Adegas, pelas 21h00, com o grupo “The Pocket Band”, que recordará os serões de João de Deus na Herdade do Barranco do Vale.
No dia 09 realizar-se-á, pelas 17h00, a segunda sessão do Jazz nas Adegas, na Herdade Barranco do Vale e as comemorações de 2024 fecham com o concerto de Mundo Segundo, integrado na rúbrica Lado B, pelas 21h30, no Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines). Os ingressos têm um custo associado de 10 euros, podendo ser adquiridos na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/Comprar/Bilhetes/Lista ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.
Este programa de iniciativas, promovido pelo Município de Silves, tem como objetivo promover sinergias, visando a criação de uma programação cultural diversificada e inovadora, destinada a todos os púbicos, que permita destacar esta eminente figura da história das artes e das letras nacionais, recordando aquele que terá sido o primeiro festival literário português - “O Festival de João de Deus“, promovido no dia 8 de março de 1895, e que uniu “o povo e o rei“, os “intelectuais e os aprendizes“ em torno daquele que era visto como “o poeta do povo“, “o ilustre mestre da arte da leitura”.
Mais informações sobre a programação poderão ser recolhidas junto da Casa Museu João de Deus, através do telefone 282 440 892 ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt

PROGRAMA
08 DE MARÇO 2024
10h00 - MOMENTO EVOCATIVO com deposição de flores junto à escultura de João de Deus
Av. João de Deus, S.B. de Messines
15h00 - CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS 2023  Literatura Infantil e Juvenil
18h00 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO «JOÃO DE DEUS – Vida», de José Alberto Quaresma
Auditório Francisco Vargas Mogo
(Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines
 
08 e 09 DE MARÇO 2024
JAZZ NAS ADEGAS
ESPECIAL JOÃO DE DEUS, com The Pocket Band
Adega Barranco do Vale 
08.mar: 21h00 | 09.mar: 17h00
 
09 DE MARÇO 2024
21h30    LADO B, com MUNDO SEGUNDO
Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola Terras do Arade – S.B. de Messines)   

Universidade de Coimbra lança versão em português da aplicação FITCount para monitorizar interações planta-polinizador

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou a versão em português da aplicação FITCount (do acrónimo inglês Flower-Insect Timed Count), uma ferramenta inovadora que possibilita aos cidadãos monitorizar de forma simples as interações planta-polinizador.
Desenvolvida inicialmente no âmbito do Plano de Monitorização de Polinizadores do Reino Unido (UK PoMS), a aplicação FITCount é agora disponibilizada em língua portuguesa como parte integrante do projeto PolinizAÇÃO - Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores, coordenado por Sílvia Castro e João Loureiro, ambos docentes e investigadores no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.
Os dados relativos aos polinizadores selvagens em Portugal são escassos e é crucial obter um maior volume de dados para monitorizar a abundância e diversidade destes insetos por todo o país, assim como os serviços de polinização que estes organismos prestam às plantas. A aplicação FITCount surge como uma ferramenta para ajudar a preencher esta lacuna de conhecimento, envolvendo os cidadãos no processo.

Esta aplicação permite que qualquer cidadão interessado, quer em meio rural ou urbano, contribua para a recolha de dados sobre o número e diversidade de insetos polinizadores que visitam as flores.

«Os participantes podem selecionar uma planta em flor, delimitar uma área de 50x50 cm que inclua a respetiva flor-alvo e contar todos os polinizadores que interagem com flores dessa planta durante 10 minutos», explica Sílvia Castro, acrescentando que as contagens podem ser realizadas ao longo de todo o ano, em qualquer momento do dia, desde que as condições meteorológicas estejam quentes e secas.

«Não é necessário que os participantes identifiquem os insetos até ao nível da espécie, basta apenas categorizá-los em grupos amplos, como abelhas, moscas-das-flores, borboletas, vespas, escaravelhos, entre outros grupos de insetos, utilizando o guia de identificação totalmente adaptado para Portugal pela nossa equipa, disponível na aplicação», detalha João Loureiro.

Além disso, complementa o investigador, «são solicitadas informações adicionais, como o tipo de habitat, o número e tipo de flor-alvo, as condições meteorológicas e a quantidade de flores no quadrado escolhido. Estas informações são cruciais para auxiliar os cientistas a interpretar os dados recolhidos pelos participantes», acredita.

A ciência cidadã é um conceito em ascensão, e a FITCount proporciona uma oportunidade única para envolver os cidadãos no processo científico. «Ter dados recolhidos por Portugal inteiro, durante todo o ano, é algo extremamente valioso e que nós, cientistas, sozinhos, não teríamos a capacidade de recolher em tempo útil. A ajuda dos cidadãos é crucial», concluem os investigadores.

A aplicação FITCount já está disponível para descarregamento gratuito na Google Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos iOS (iPhone/iPad). Para mais informações sobre como participar e utilizar a aplicação, por favor visite https://www.pollinet.pt/fitcount.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Portalegre | 35 dadores de sangue em Alpalhão

As boas noticias continuam a multiplicar-se em termos das colheitas com números muito animadores. E desta feita foi Alpalhão, no concelho de Nisa. O centro cultural local serviu de palco para a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP– e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE desenvolveram mais um gesto repleto de solidariedade.
Compareceram 35 voluntários, entre os quais 11 mulheres. Uma vez avaliados – em termos clínicos – os presentes, três não puderam concretizar a doação. Assim de Alpalhão rumaram até aos hospitais 32 sempre insubstituíveis unidades de sangue completo.
Três pessoas doaram sangue pela primeira vez na vida, sendo duas do sexo feminino. E inscreveram-se quatro dos presentes no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
No final não faltou o almoço convívio que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alpalhão.

Alter a 23 março
A ADBSP tem agendadas mais brigadas, sendo que a próxima terá lugar a 23 de março, no centro de saúde de Alter do Chão (atenção que apelamos também às pessoas do Crato para que doem sangue nesta data). E a seis de abril vamos estar em Arronches, na sede do Rancho Folclórico. Sábados da parte da manhã.

Ser dador de sangue é sublime!

*José Rui Marmelo Rabaça