terça-feira, 27 de junho de 2023

Estudantes da FCUP na final do Prémio Ecotrophelia 2023

 
O que têm em comum a abóbora, as casulas e a castanha de caju? São alguns dos ingredientes que compõem os três produtos “cozinhados” por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e que estão entre os oito finalistas do Prémio ECOTROPHELIA 2023, galardão que distingue as melhores propostas de produtos alimentares eco-inovadores apresentadas por estudantes do Ensino Superior.
Entre os candidatos a este prémio estão os “Casulini“. A equipa que integra Bárbara OliveiraÉrica PiscoFrancisca Ramalho e Vasco Trincão da Silva, do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA), desenvolveu um Grissini vegan, rico em fibra, à base de farinha de trigo e casulas, azeite, segurelha e alho.
Destaque ainda para os “Doces do Céu“, de Humberto Fernandes, Mariana Fonseca e Pryscilla Azevedo, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN), partilhado com a Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição (FCNAUP), e as suas “flores” compostas por abóbora, farelo de arroz e óleo de grainha de uva – um doce vegan e saudável.
Na corrida ao Prémio ECOTROPHELIA 2023 estão também os “VeggycompanionsJéssica SilvaJéssica ValenteMarta Morgado e Rúben Barbosa, do MTCA, apresentam a concurso uma bebida vegetal de castanha de caju com bagaço de maçã, aromatizada com canela.
As três equipas finalistas foram apoiadas pelos docentes da FCUP Luís Miguel CunhaSusana Caldas Fonseca e Célia Rocha, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição e em Tecnologia e Ciência Alimentar.
 
Final marcada para 4 de julho
A competição final da 7.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA está agendada para o próximo dia 4 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Neste evento, as equipas finalistas vão apresentar e dar a provar os seus produtos eco-inovadores a um júri composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar e selecionados pela sua notoriedade, independência e competência. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares.
Desta competição final sairá o projeto nacional vencedor que representará Portugal na edição europeia do prémio, que decorrerá na principal feira de novas tendências no setor agroalimentar, a ANUGA, em outubro, em Colónia, Alemanha. Da competição nacional sairá também o vencedor do Born from Knowledge, distinção atribuída pela Agência Nacional de Inovação, ao melhor projeto “nascido do conhecimento”.
 
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Bloco questiona Governo sobre criação de uma Unidade Local de Saúde sediada na Figueira da Foz

 O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Mondego, defendendo que, com a multiplicação de ULS (33 no total até ao final de 2023), a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) "procura materializar um desmantelamento dos Cuidados de Saúde Primários e optar pela concentração de meios, cujo funcionamento e gestão assenta num modelo hospitalocêntrico".

No passado dia 20 de março de 2023, na sessão comemorativa do 51.º aniversário do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, anunciou a criação de uma ULS na área geográfica da Figueira da Foz. Entretanto, pelas informações tornadas públicas, este aparece com um facto consumado, "apesar de – contrariamente ao anunciado pela DE-SNS - as vantagens das ULS para uma otimização da prestação de cuidados de saúde estarem longe de demonstradas e/ou comprovadas cientificamente, sendo que a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) tem apresentado sérias dúvidas em relação a este modelo", acusa o Bloco.

Um destes estudos mais recentes, que analisou cinco ULS, publicado em janeiro de 2022, aponta as seguintes realidades: o tempo médio de espera para cirurgias programadas estagnou; há um aumento do número de reclamações; verifica-se um aumento do tempo médio de estadia em internamento; há um aumento dos custos com medicamentos e produtos farmacêuticos; e um aumento progressivo do número de urgências.

Por sua vez, um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de 20152, revela que, em termos de “segurança do doente”, os hospitais não integrados (não ULS), apresentam “melhores resultados”, verificando-se também um menor número, em média, de “hospitalizações desnecessárias”, demonstrando, uma vez mais, a ausência de ganhos de integração com a ULS.

No caso da ULS sediada na Figueira da Foz, o Bloco sublinha que "está ainda por conhecer com exatidão a sua delimitação geográfica. Tal como não são do conhecimento público quais os critérios que fundamentarão o “modelo de negócio”, alegadamente prestes a ser concluído, ou quais os fatores de ganhos e benefícios, para utentes e profissionais, que suportam as diligências da DE-SNS neste sentido". Incertezas que o partido pretende ver clarificadas através da pergunta dirigida ao Ministro da Saúde.

Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra

UCC de Monforte realiza ação de educação para a Saúde

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte, no âmbito da sua parceria com a Universidade Sénior de Monforte (USM) realizou, no passado dia 14 de junho, entre as 14 e as 16 horas, uma ação de educação para a Saúde, dirigida aos alunos da USM.
A ação “Ser Saudável” contou com a participação de 23 alunos da USM, onde tiveram a oportunidade de participar em diferentes jogos lúdico-didáticos, com o objetivo de reforçar e avaliar os conhecimentos adquiridos nas ações anteriormente desenvolvidas. Alimentação saudável, a importância do exercício físico e hábitos de vida saudáveis foram alguns dos temas abordados.
No final da sessão, todos os participantes receberam um diploma como comprovativo da sua participação e conhecimentos adquiridos, expressando o desejo de que a parceria entre a UCC e a USM tenha continuidade em outubro.

A ação contou com a colaboração de duas estudantes do Curso de Enfermagem, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre.

ULSNA

NOVA TEMPORADA DOS SUNSET SECRETS ARRANCA A 29 DE JUNHO. Jazz com Luís Miguel “Time Wheel Trio” abre a edição de 2023


Uma nova temporada dos Sunset Secrets arranca no próximo dia 29 de junho, no Castelo de Silves, a partir das 18h30, com uma programação recheada de boa música e de momentos muito animados. Esta edição abrirá com a Orquestra de Jazz do Algarve, que traz Luís Miguel “Time Wheel Trio” ao ex-libris da cidade de Silves, num espetáculo inigualável que terá como pano de fundo um dos mais belos por do sol.
Os estilos e as propostas desta temporada são diversificadas, sendo o cartaz composto por:

29.junho » Orquestra de Jazz do Algarve com Luís Miguel “Time Wheel Trio”

06.julho » Ana Sofia Marques (fado)

13.julho » Trio da Terra (música tradicional portuguesa e world music)

20.julho » The Mirandas (blues e rock)

27 de julho » Beto Kalulu (world music com influência africana)

Como já vem sendo habitual, a gastronomia e a promoção dos produtos da terra - com destaque para a Laranja de Silves e para os Vinhos de Silves - marcarão presença nestes finais de tarde do verão algarvio; experiência impar que será complementada, como habitualmente, com massagens relaxantes, música e dança, culminando com um espetáculo de fogo.

Com um custo associado de 5,00 euros para o público em geral, os bilhetes de entrada para a primeira sessão dos Sunset Secrets, encontram-se à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais como a FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy, entre outros. Os residentes no concelho beneficiam de um preço especial de 2,00 euros, devendo adquirir o seu bilhete no local (mediante apresentação de comprovativo de residência). Crianças até aos 12 anos (inclusive) terão entrada grátis.

O Município de Silves convida todos a experienciar o território Geoparque em mais uma edição dos Sunset Secrets, que traz um cartaz eclético e vibrante a um dos locais mais emblemáticos da região algarvia, celebrando a música, a dança, a animação, a gastronomia e a boa energia, numa proposta que pretende, ainda, destacar os produtos estrela do concelho, num brinde à vida, aos amigos, à boa música e à descontração dos dias.

HORÁRIO:
Todas as 5.as feiras, das 18h30 às 23h00
Abertura de portas: 18h00
Lotação: 600 pessoas

+ INFO
Sector de Cultura da Câmara Municipal de Silves
Telefone: 282 440 800 - ext.2742 (chamada para a rede fixa nacional)

Porto de Mós | António Ferraria e Escuteiros homenageados

 A Cerimónia dos Prémios Dom Fuas, que conta com a 5ª edição, voltou a abrir a semana das Festas de São Pedro, em Porto de Mós.
Realizada na icónica Praça da República, a sessão homenageou as empresas locais com mérito nas categorias de PME Excelência 2021, PME Líder 2022 e Maiores Exportadoras 2022, num total de 41 empresas. O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, a Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, a Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, o Presidente do IPL, Carlos Rabadão, o Diretor Executivo da Nerlei, Henrique Carvalho, o Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado e o Deputado à Assembleia da República, Luis Capoulas dos Santos, foram algumas das personalidades que marcaram presença.
 
Para além destas categorias, o Município de Porto de Mós, destaca sempre duas entidades ou personalidades, no âmbito das categorias Responsabilidade e Carreira.
 
A categoria “responsabilidade social” pretende distinguir ações de âmbito nacional, regional ou local nas áreas social, científica, ambiental, cultural, desportiva, educacional ou familiar que promovam e incentivem o empreendedorismo.
 
Visa, igualmente, distinguir políticas e iniciativas ecológicas ou sociais que procurem melhorar significativamente a vida dos cidadãos.
 
Neste sentido, entendeu o Municipio de Porto de Mós atribuir este prémio ao Corpo Nacional de Escutas do Agrupamento 370 de Porto de Mós.
 
Fundado em 1 de dezembro de 1972, o Corpo Nacional de Escutas do Agrupamento 370 de Porto de Mós celebrou os 50 anos de existência no ano transato. Ao longo da sua história passou por várias dificuldades, mas chega aos dias de hoje com alegria e vontade de continuar a crescer e a deixar o mundo um pouco melhor!
 
A lei e a promessa constituem o ideário fundacional e fundamental do escutismo e em particular do Agrupamento de Escuteiros 370 de Porto de Mós, agregando e apresentando os valores por este preconizados em toda a fraternidade mundial.
 
O Agrupamento de Escuteiros 370 de Porto de Mós tem cumprido com a sua missão ao longo dos anos, com um contributo de excelência na educação não formal dos jovens do concelho, ajudando a construir um mundo melhor, assente no voluntariado e na ajuda ao próximo e desempenhando um papel construtivo na sociedade.
portomosenses que aqui ou além-fronteiras tenham desenvolvido um percurso de sucesso ao nível profissional, social, ou outro, destacando-se nas mais diversas áreas de atuação. Desta forma, entendeu o Município de Porto de Mós atribuir este prémio ao seu filho – António da Conceição Ferraria.
 
António da Conceição Ferraria é natural do lugar da Moita do Açor, na freguesia de São Bento. Nasceu a 10 de dezembro de 1947 e aos 11 anos foi trabalhar para o campo, nas cercanias de Oeiras, nas ceifas do trigo.
 
Num tempo, em que a oportunidade de estudar era uma exceção, completou a escola primária em São Bento, tendo prestado provas de exame da quarta classe na sede de concelho. Casou ainda antes de cumprir o serviço militar. A guerra do ultramar arrastou-o para Angola, onde foi
 
Primeiro-cabo da polícia aérea.
 
Adotou a agricultura, a criação de gado e a produção de leite, como modo de vida, mas cedo se virou para a causa da agricultura familiar e para a defesa dos interesses do mundo rural.
 
Nos finais dos anos 70 do século XX, esteve na origem da união dos agricultores do concelho de Porto de Mós. Posteriormente, colaborou na criação da união dos agricultores do concelho de Leiria e apoiou a fundação de múltiplas associações do setor, por todo o distrito de Leiria. Nos anos 90 do século XX, participou na fundação da Associação de Agricultores da Serra e Norte da Estremadura, da qual foi presidente. Aquela tinha por objetivo intervir na Alta Estremadura e no Ribatejo. Participou nos órgãos sociais de numerosas associações ligadas ao mundo rural, sendo, ainda hoje, membro da Direção da Confederação Nacional de Agricultores, onde teve um papel determinante para que esta fosse reconhecida como parceiro social.
 
António Ferraria foi bastas vezes candidato nas listas da CDU, para as eleições autárquicas, europeias e legislativas, mas afirma com toda a convicção que sempre privilegiou a causa do mundo rural em relação à política partidária.
 
Deputado municipal em três mandatos, este portomosense é dos mais antigos e participativos cidadãos na vida política do concelho, em tempos democráticos.
 
O reconhecimento da sua dedicação ao mundo rural levou-o ao brasil, onde, nas suas palavras, “fiz o discurso da minha vida, totalmente de improviso, para uma plateia de 14 000 pessoas, no congresso do movimento dos sem terra. Até me tremiam as pernas quando caminhava para o palco”.
 
Atualmente reside em Leiria, mas mantém uma relação muito próxima e quotidiana com as suas origens.
 
Hoje, pai de dois filhos e avô de três netos, continua a manter a vivacidade no olhar, o prazer da conversa franca e o sorriso aberto.
 
A causa do mundo rural ainda o move, mesmo reconhecendo que os tempos estão cada vez mais difíceis.
 
António Ferraria é, aos olhos daqueles que com ele privam, feito do melhor das gentes que somos.
 
Empresas Premiadas:

· RUIFER - INSTALAÇÕES E REPARAÇÕES ELÉCTRICAS, LDA. - PME Excelência 2021
· CONSTRUÇÕES BOAL & BOAL UNIPESSOAL, LDA. - PME Excelência 2021
· ALDA FIDALGO - TRANSPORTES, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· CASEMA - CASAS ESPECIAIS DE MADEIRA, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· CERÂMICA F. SANTIAGO, S.A. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· DEARTIS - COMERCIO E INDUSTRIA DE CERAMICA ARTISTICA LDA -  PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· MÁRIO SANTOS SILVA - MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMÓVEIS, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· MÁRMORES GARCOGEL, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· PROPECUÁRIA - VETERINÁRIA E FARMACÊUTICA, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· REVESPERFIL - PERFIS E REVESTIMENTOS, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· V. J. TRANSFER, LDA. - PME Excelência 2021 e PME Líder 2022
· LETRAS E BORBOLETAS - ECOTURISMO LDA - PME Líder 2022
· LIFETEX SA - PME Líder 2022
· MANULENA, LDA. - PME Líder 2022
· MIXCER CERÂMICAS, S.A. - PME Líder 2022
· NEVES & BEATOS, LDA. - PME Líder 2022
· PLANITEC - MOLDES TÉCNICOS, LDA. - PME Líder 2022
· PLÁSTICOS IPA, S.A. - PME Líder 2022
· ROCHA VERDE - SOCIEDADE TRANSFORMADORA DE MÁRMORES, S.A.  - PME Líder 2022
· TINTURARIA ROSÁRIOS QUATRO, LDA. - PME Líder 2022
·TOJALMAR, TRANSFORMAÇÃO DE MÁRMORES, LDA - PME Líder 2022
· VALA & VIEIRA - MONTAGEM DE CAIXILHARIAS EM ALUMÍNIO, LDA. - PME Líder 2022
· BENTOS - INDÚSTRIA DE MÁRMORES, LDA. - PME Líder 2022
· BETODESLIZA-CONSTRUÇÕES LDA  - PME Líder 2022
·BRITALFLOR EXPLORAÇÃO DE PEDREIRAS, LDA  - PME Líder 2022
·CARROÇARIAS ARMANDO, LDA.  - PME Líder 2022
·D.R.C.P. FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS, LDA - PME Líder 2022
·EXPOEUROPA, S.A.  - PME Líder 2022
·FERSILAR-INDUSTRIA E COMERCIO DE MOBILIAS LDA - PME Líder 2022
· GONÇALTIR - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CAPOTAS, LDA. - PME Líder 2022
· C. M. TRANS - TRANSPORTES DE MERCADORIAS, LDA.  - PME Líder 2022
·  C.S. - COELHO DA SILVA, S.A. Maiores Exportadoras 2022  - PME Líder 2022
· MOVELAR-MÁRIO F. RINO, LDA. Maiores Exportadoras 2022  - PME Líder 2022
· BLOCOTELHA - STEEL CONSTRUCTIONS, S.A. - Maiores Exportadoras 2022
· CABOPOL - POLYMER COMPOUNDS, SA - Maiores Exportadoras 2022
· MOCA STONE, SA Maiores - Exportadoras 2022
· NEWPLAIDS-TEXTEIS L SA - Maiores Exportadoras 2022
· SIRPLASTE - SOCIEDADE INDUSTRIAL DE RECUPERADOS DE PLÁSTICO, S.A. - Maiores Exportadoras 2022
· SOCILÉGUA, LDA - Maiores Exportadoras 2022
· VAL DO SOL CERÂMICAS, SA - Maiores Exportadoras 2022
· VASICOL - OLARIA DE BARRO VERMELHO, LDA - Maiores Exportadoras 2022
 
Patrícia Alves

Gabinete de Comunicação

Universidade de Coimbra apresenta novo dispositivo de proteção individual para profissionais de saúde oral

 
Um consórcio da Universidade de Coimbra (UC) vai apresentar já na próxima sexta-feira, 30 de junho, pelas 18h30, o projeto “VV4MC – Um novo tipo de viseira ventilada para profissionais de saúde oral”. O seminário terá lugar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), nas instalações de Medicina Dentária situadas na Avenida Bissaya Barreto n.º 195 (Bloco de Celas).
«O projeto VV4C visa a otimização, por via numérica e com validação experimental, de novos protótipos, partindo do protótipo desenvolvido no projeto Mask4MC do mesmo consórcio. Nesta nova versão, exploram-se novos designs e materiais que permitam, entre outros aspetos, melhor vedação aerodinâmica e maior conforto durante a utilização, tendo como foco proporcionar uma proteção segura e eficaz aos profissionais de saúde», explica José Costa, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e responsável pelo projeto.

Neste seminário, destinado essencialmente a divulgar os resultados do projeto, serão também abordados temos como “Transmissão por aerossóis de agentes biológicos” e “Qualidade do ar e legislação nas clínicas de Medicina Dentária”. Será ainda apresentado sucintamente o desenvolvimento do projeto e a descrição detalhada do protótipo deste equipamento de proteção individual (EPI) inovador, destacando o seu desempenho em termos de eficiência de proteção e das características acústicas. Para finalizar, haverá uma simulação e experimentação do protótipo da viseira com vedação aerodinâmica.

Do consórcio fazem parte a FMUC, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da FCTUC e SETSA - Sociedade de Engenharia e Transformação S.A.

Para participar basta inscrever-se aqui e, para mais informações, pode aceder à página do projeto.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Relva da Louça conquista Taça do Município

 
A Liga dos Amigos da Relva da Louça venceu a Taça do Município 2023, realizada nos dias 16 e 17 de junho, ao bater na final o Clube Pinheiro Bravo por 1-0 no prolongamento, após o nulo registado no tempo regulamentar. Depois de ter vencido a competição durante quatro anos consecutivos, a Relva da Louça viu o título ser entregue na edição passada à ACDR Atalaias, regressando aos triunfos na Taça do Município no ano em que mais equipas participaram: 14. O espírito competitivo e o fair play foram destacados pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, na entrega de prémios, referindo ainda que o novo modelo competitivo – um torneio 24 horas – favorece a participação de mais associações.
Para além das classificações gerais (1º Relva da Louça; 2º Pinheiro Bravo, 3º Cimadas e Montinho; 4º Vale d’Urso; 5º Casais, Montinho e Vale Porco; 6º Associação Estevalense; 7º Cunqueiros; 8º Atalaias; 9º Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários; 10º Estevês; 11º Malhadal; 12º Sport Clube Sobreirense; 13º Núcleo de Juventude; 14º Moitas) foram ainda entregues os seguintes prémios individuais: Melhor Jogador - Diogo André (Relva da Louça); Melhor Guarda-Redes - Luís Pedro (Cimadas e Montinho); Melhor Marcador - Mauro (Pinheiro Bravo); Fair Play - Núcleo de Juventude.
Recorde-se que no anterior modelo competitivo, a Taça do Município percorria durante várias semanas as diferentes localidades com associações inscritas e onde existia polidesportivo, como forma de promover a utilização destes equipamentos. As meias finais e finais da Taça decorriam durante a Festa do Município, em junho. Durante a pandemia foi adotado o novo formato, o torneio 24 horas, que acabou por ser do agrado das equipas participantes já que muitos jogadores residem fora do concelho.

Estarreja | Municípios partilham boas práticas sobre "Igualdade e Não Discriminação no Poder Local”

 A Câmara Municipal de Estarreja promove uma mesa redonda sobre o tema "Igualdade e Não Discriminação no Poder Local”, no dia 29 de junho, quinta-feira, às 14h, na Biblioteca Municipal de Estarreja, com a presença dos municípios de Estarreja, Albergaria-a-Velha, Maia e Espinho.
Inserido no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Estarreja “Na Diferença, todos se acrescentam”, este encontro de partilha de boas práticas pretende refletir sobre as medidas implementadas, potencialidades e dificuldades experienciadas pelos municípios em matéria de igualdade e não discriminação. 
 
Programa
 
14h00 Receção 
 
14h45 Sessão de abertura
. Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja 
. Rosa Oliveira, CCIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género 
 
14h50 Mesa redonda
Moderação: Adelino Ribeiro - Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade
. Isabel Simões Pinto, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja 
. Catarina Mendes – -Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha 
. Mafalda Roriz – Diretora de Departamento do Desenvolvimento Social, Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Maia
. Leonor Lêdo da Fonseca – Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Espinho
 
 
Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Centro de Biotecnologia e Química Fina e Grupo Celeste desenvolvem Projeto de investigação permite melhorar o perfil nutricional e funcional de produtos de pastelaria e de panificação

 A 29 de junho vão ser apresentados os resultados do projeto de investigação “NutriSafeLab: Desenvolvimento de soluções inovadoras, promotoras de saúde para a panificação e pastelaria”, desenvolvido pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, em parceria com o Grupo Celeste. Este projeto permitiu desenvolver uma nova linha de produtos de pastelaria, com redução de gordura, otimização do perfil nutricional e onde conservantes, aromas e corantes foram substituídos por alternativas naturais. O evento é gratuito e vai decorrer no Auditório Arménio Miranda da Escola Superior de Biotecnologia, no Porto.
Segundo a atual evidência científica que demonstra uma associação entre a ingestão de gordura saturada, sal e açúcar, com a prevalência de doenças crónicas não transmissíveis, são várias as recomendações e estratégias que têm sido pedidas por autoridades de saúde internacionais, no sentido de regular a quantidade destes ingredientes nos produtos de panificação e pastelaria. Neste sentido, há uma procura crescente de formulações com redução de aditivos e substituição de aditivos sintéticos por naturais (conceito “Clean Label”), havendo assim o espaço e a necessidade para criar novas formulações de elevado valor nutricional, que possam criar produtos mais saudáveis, com enquadramento nas principais estratégias do Plano Nacional Para uma Alimentação Saudável, indo também ao encontro das expectativas dos consumidores. Para responder a estes desafios, o Grupo Celeste, bem posicionado a nível nacional no sector de panificação, integrou em consórcio o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, com uma longa e consolidada experiência de investigação nestes desafios da alimentação, nomeadamente, segurança, sustentabilidade e saúde.
 
O nosso desafio enquanto investigadores era melhorar o perfil nutricional e funcional dos produtos de pastelaria e de panificação, com redução de gordura e onde conservantes, aromas e corantes sintéticos fossem substituídos por alternativas naturais,” esclarece Manuela Pintado, investigadora principal do projeto e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Estes conceitos foram aplicados e demonstrados em dois casos de estudo de elevado consumo e impacto na empresa e no consumidor, nomeadamente, na massa de brioche e na massa folhada,” acrescenta. Ana Martins, diretora industrial do Grupo Celeste, refere “em linha com os resultados deste projeto estamos a lançar produtos saudáveis ‘Healthyfat’ e ‘Nutrihealthy’ e uma linha de produtos ‘Clean Label’”.
 
Numa tarde onde o grande tema serão os resultados do NutriSafeLab, vão estar em debate questões associadas aos desafios de uma alimentação saudável e às tendências do consumidor na área da panificação e de pastelaria. Haverá também espaço para uma mesa redonda com a presença de Ana Machado Silva (gestora de projetos da SONAE MC), Ana Martins (diretora industrial do Grupo Celeste) e Manuela Pintado (investigadora principal do projeto e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa).
NutriSafeLab é um projeto financiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT empresarial na vertente de co-promoção, que teve a duração de 30 meses.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

AgitÁgueda, 23 dias de muita cor, cultura e animação

 De 1 a 23 de julho, Águeda recebe artistas de renome nacional e internacional, bem como muitas atividades culturais e desportivas
A 16.ª edição do AgitÁgueda está à porta. São 23 dias de muita animação de rua, concertos, atividades culturais e desportivas e arte urbana que decorrem numa cidade colorida que se transforma num palco gigante, onde está sempre algo a acontecer.
De 1 a 23 de julho, da parte alta à baixa da cidade, são muitos os eventos, atividades e animações preparadas. Um programa extenso (que pode ser acompanhado em www.agitagueda.pt), que inicia no dia 30 de junho, sexta-feira à noite, a partir das 22 horas, com a Silent Party, na Rua Luís de Camões.
No primeiro fim de semana (1 e 2 de julho), o VII Encontro de Estátuas Vivas vai animar as ruas da cidade. O encontro, que contará com 15 performances, reúne alguns dos melhores artistas de todo o mundo, entre as quais John Eicke, vencedor do Mundial de Estátuas Vivas, que irá apresentar a sua icónica obra “Blanko”; Wayne Scoot, um dos primeiros nomes ligados a esta forma de arte, que irá mostrar a sua criação original “Windman”; e ainda António Santos, pioneiro neste tipo de performances e recordista mundial da imobilidade, com a sua “Brigada das Cores”; e Guilherme Ferreira, que irá trazer a sua criação “Cantor Romântico”. No final, o público decidirá qual as três melhores estátuas deste encontro e o vencedor será premiado como o melhor do AgitÁgueda 2023.
Neste que é o fim de semana de arranque do AgitÁgueda, haverá ainda um “Encontro de crocheteiras”, no dia 1 (14 horas), no jardim do Cais das Laranjeiras, e um espetáculo de marionetas “Velhos”, com os argentinos Sergio Mercúrio e Rosemari Jacomelli, que vão apresentar oito personagens em marionetas de diferentes técnicas e tamanhos.
Música, teatro circo e dança, na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro, na Casa do Adro, junto ao IVV, no Largo S. Sebastião, na Praça conde de Águeda, na Praça da República, no Parque Municipal de Alta Vila. As propostas para o fim de semana de 8 e 9 de julho são muitas e diferenciadas, em toda a cidade. Em cada canto, haverá uma atuação surpreendente a acontecer.
Destaque ainda, no dia 8, para o SuperEnduro, uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de SuperEnduro e que acontecerá em Águeda pela primeira vez, na baixa da cidade - Parque dos Abadinhos. Nesta jornada, é esperada cerca de meia centena de participantes divididos por três categorias - Elite, Open e Hobby.
No dia 9, haverá uma cãominhada e o cortejo e entrega de prémios do Concurso de Chapéus, na Praça da Município.
Para dia 16, está agendado o Carnaval Fora d’Horas e Color Day, que este ano irá contar com um corso maior, com mais participantes que farão deste um evento memorável; e no último domingo do AgitÁgueda, dia 23, a cidade será invadida pela “Mad Parade”.
De referir que, durante todos os dias do evento, está disponível, no Parvilhão do GICA, o Agita Kids, um espaço com trampolins e insufláveis, uma zona onde as crianças podem fazer modelagem de balões ou uma pintura facial, entre muitas outras diversões. A grande novidade deste ano é o espaço dedicado à realidade virtual, com quatro cápsulas com mais de 50 jogos, dois simuladores de motos e um simulador de slide prancha.
No exterior deste pavilhão decorrerá, durante estes 23 dias de festival, a Feira de Artesanato.
A piscina fluvial é outra das atrações do AgitÁgueda, que irá estar disponível nos meses de julho e agosto. Uma das novidades este ano é a colocação de uma segunda tenda, aumentado o espaço destinado às tasquinhas, aumentando para 36 (mais seis do que nos anos anteriores) o número de associações e coletividades do concelho que vão poder estar no festival.
 
Instalações e arte urbana
Águeda é uma cidade de muitas cores, com a instalação dos icónicos guarda-chuvas que se transformou na imagem de marca do concelho e do país, reconhecida em todo o mundo, e que são hoje das fotografias mais instagramáveis do mundo.
Os guarda-chuvas e demais instalações vão ficar colocadas e a dar este colorido à cidade até setembro, permitindo que os turistas e visitantes possam conhecer ou rever durante um período mais alargado de tempo.
A arte urbana, outra das referências culturais de Águeda e que poderá ser contempladas em qualquer momento utilizando a APP do roteiro (http://agitaguedaurbanart.com), conta com três novas pinturas.
Já está concluída a pintura 3D, na Praça do Município, da autoria dos artistas italianos Cuboliquido e Eduardo Relero, que retrata a Rua Luís de Camões, os guarda-chuvas coloridos e a comunidade local. Trata-se de uma pintura anamórfica, uma técnica que cria uma ilusão de ótica tridimensional, utilizando distorções e perspetivas especiais para que a imagem pareça correta quando vista de um determinado ponto. Quando vista de outros ângulos, a pintura pode parecer distorcida ou sem sentido, mas no local correto, parece que as imagem salta da superfície plana.
Para que os espetadores saibam o local onde se devem posicionar para verem a pintura corretamente, têm de se colocar em cima do contorno dos pés que está desenhado no chão.
Outra pintura concluída poderá ser apreciada no edifício do antigo IVV, um trabalho realizado pelo AgitLAB – residências artísticas de Águeda, e está a ser pintada uma nova arte urbana junto ao Largo 1.º de Maio.
O AgitÁgueda vai contar, no seu cartaz musical – que pode ser consultado em www.agitagueda.com – grandes nomes do panorama musical nacional e internacional, como Wiu, Teto, Richie Campbell, Anjos, The Sranglers, Wet Bed Gang e Matias Damásio. Destaque para a parceria entre três bandas e músicos de renome nacional, como a Banda Alverense e Olavo Bilac, no dia 1 de julho, e a Banda Castanheirense e Orfeão de Águeda com António Manuel Ribeiro (UHF), no dia 9 de julho.
O AgitÁgueda é um palco para todos, desde artistas renomados a emergentes, como os que surgem dos Talentos AgitÁgueda, e é um evento inclusivo, promovendo a facilidade de acesso para as pessoas com mobilidade reduzida e mantendo, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, a tradução de alguns concertos em Língua Gestual Portuguesa.

 *Ana Sofia Pinheiro
**Fotos: Guarda-chuvas coloridos estão a ser instalados
Uma das novas pinturas de arte urbana na Praça do Município

Desfile contou a participação de oito grupos. Várias centenas de pessoas assistiram às marchas na Praia da Tocha

 
As Marchas Populares da Praia da Tocha, que integraram os festejos em honra de São João daquela localidade, reuniram muitas centenas de pessoas, na noite do passado sábado, num ambiente de muita cor, música e animação.
Os oito grupos marchantes – Murtede, São Martinho (Coimbra), Cantanhede, Vilamar, Arrôtas, Fontinha, Tocha e Febres -, partilharam e transmitiram uma alegria imensa com os quadros temáticos representativos e identitários das suas localidades.
Os cerca de 500 marchantes apresentaram coreografias que evocaram temas tão diversos como a natureza, os anos 60 e o Rock n’Roll, ou a Rádio Auri-Negra, passando pela emigração e o Parque Mayer.
Acompanhado por elementos do executivo camarário e autarcas de freguesia, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, sublinhou, a propósito, “o assinalável sucesso desta noite de Marchas Populares”, referindo “o balanço muito positivo desta primeira apresentação da edição de 2023 das tradicionais Marchas Populares, com muito público, e com os diversos grupos de marchantes a primarem pela criatividade, encantando as ruas da Praia da Tocha por onde desfilaram e os largos onde atuaram, juntando-se assim às festividades em honra de São João”.
Na noite de 1 de julho, sábado, é a vez dos grupos se apresentarem na cidade de Cantanhede, por ocasião dos festejos em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade.
As Marchas Populares têm-se afirmado como uma iniciativa de cariz popular, tendo o Município de Cantanhede dinamizado este momento marcante do calendário cultural: é a chegada do solstício de verão, é o tempo das colheitas, é o tempo da religiosidade popular, em que o religioso e o profano se entrecruzam.
O desfile de S. João das Marchas Populares realizado na Praia da Tocha, organizado pela Câmara Municipal, conta com a parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.
O êxito da iniciativa decorre também da dedicação, empenho e entusiasmo dos diversos grupos, que proporcionam um ambiente de cor, luz e franca alegria às noites dos Santos Populares.

Paulo Cardantas

Viajar com crianças este verão sem stress e em segurança


A aplicação de estacionamento EasyPark deixa alguns conselhos para viajar sem imprevistos este verão com os mais pequenos
Verão é sempre sinónimo de dias em família e de viagens com os mais pequenos, seja em Portugal ou no estrangeiro, para o campo ou para a praia. Não importa o destino, a verdade é que os mais pequenos são sempre os mais inquietos no momento de empreender viagens de carro, e a sua impaciência pode levar a que viagens mais longas possam ser períodos de maior stress.

A aplicação de estacionamento EasyPark acompanha os seus utilizadores seja na sua vida profissional, através dos seus pacotes desenvolvidos para empresas, quer na vida pessoal, e os momentos em família são também momentos em que a preocupação com a gestão do estacionamento continua a preocupar os condutores.

A pensar numas férias com menos preocupações e sempre com os mais pequenos, a EasyPark aconselha a uma maior preparação para evitar imprevistos.

A data e hora de partida são preocupações grandes para os pais, mas o entusiasmo das crianças pode criar alguns momentos de tensão. Comece por gerir as expectativas dos mais pequenos, incluindo-os na organização, seja ajudando a arrumar os seus pertences, seja a planificar o percurso da viagem. Assim, consegue que os mais pequenos se integrem no processo de organização da viagem, obtenham sentido de responsabilidade, e percebam que o processo da viagem começa antes mesmo de sair de casa.

Uma noite descansada é também importante, para miúdos e graúdos. Assim, procure manter as rotinas do resto do ano, de forma a que os mais novos não fiquem irrequietos nem percam o seu descanso. Com uma noite bem dormida será mais fácil gerir os seus horários e acompanhar a viagem.

Por outro lado, o entretenimento em viagem é importante, sobretudo quando os percursos são mais longos. Além de ser recomendado descansar várias vezes durante a viagem, aconselhando-se paragens a cada 2 horas, pode também desenvolver pequenas distrações no carro, como por exemplo, identificar percursos, animais, árvores ou até cores de veículos que se encontram no percurso. Assim, evita que o aborrecimento dos mais pequenos e, ao mesmo tempo, previne que se distraiam com equipamentos tecnológicos que podem contribuir para más disposições ao longo da viagem.

Não se esqueça, também, que a segurança dos mais pequenos é essencial. Assim, verifique todos os sistemas de segurança ativa e passiva do seu veículo, sobretudo os de retenção de cadeiras e bancos para os mais pequenos.

Jennifer Amador Tavares de Sousa Diretora para Portugal do EasyPark Group diz “Queremos acompanhar os nossos utilizadores mais além do seu dia-a-dia. Queremos que as suas viagens sejam sempre descansadas, quer quando se deslocam a trabalho, quer quando o fazem a lazer. Queremos simplificar a vida dos condutores para que possam ter mais tempo para dedicar às suas famílias. Estamos com os condutores em todos os momentos da sua vida.”

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

Sobre a EasyPark™
O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 3200 cidades em 25 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro comemora o 19º aniversário com evento aberto à comunidade

 No dia 1 de julho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro abre as portas a toda a comunidade para comemorar o seu 19º aniversário. Dentro e fora de portas, a festa e a animação estão garantidas com um programa de atividades para todas as idades. Exposições, experiências, desafios e um show de ciência: o difícil vai ser escolher.
Das 15h00 às 18h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica decorrerão várias atividades como programar robôs MBots e Ozobots, fazer animações Stop Motion, construir lanternas de papel, dançar com robôs, plantar e espreitar à lupa manjericos e ainda ficar “eletrizado” numa atividade de pôr com os cabelos em pé. Neste mesmo horário estarão abertas para visitas as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”. Os mais pequenos poderão ainda contar com insufláveis e a animação surpreendente de um “escultor” de balões.

Às 16h00, miúdos e graúdos estão convidados a assistir ao show de ciência “Física Viva”, no auditório da Fábrica, e a surpreenderem-se com a física que nos rodeia.
Em dia de festa, não pode faltar o momento de brindar e cantar os parabéns à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, previsto para as 17h00. Este momento contará com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Pedro Pombo.

A entrada do evento é livre, sem necessidade de inscrição prévia.

PROGRAMA:
15h00 > 18h00 - Animação infantil (insufláveis e modelagem de balões)
- Olhó Robô!
- Não me toques que me eletrificas
- Animação Stop Motion
- Robôs MBot
- Ozobots… sempre na linha
- Construção de lanternas de papel
- Plantar ciência
- Exposição interativa “Mãos na Massa”
- Exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?”
16h00 > 17h00 – Show de ciência “Física Viva” (Lotação limitada. Entrada por ordem de chegada.)
17h00 – Brinde e bolo de aniversário

Teresa Pereira