quarta-feira, 15 de junho de 2016

Albergaria-a-Velha: Três detidos para cumprimento de pena de prisão

Militares da Secção de Informações e Investigação Criminal de Aveiro realizaram hoje, dia 15 de junho, no concelho de Albergaria-a-Velha, uma operação policial com vista ao cumprimento de três mandados de detenção e condução de detidos ao Estabelecimento Prisional.
Os três detidos, duas mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 27 e 52 anos, foram conduzidos ao Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo (femininos) e Estabelecimento Prisional de Aveiro (masculino), para cumprimento de pena de prisão pelos crimes de homicídio agravado, ofensa à integridade física grave, burla qualificada e detenção de arma proibida.
Esta operação contou com o apoio dos militares do Destacamento Territorial de Águeda, Destacamento de Intervenção de Aveiro, Grupo de Intervenção de Ordem Pública e Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção.

Ciberespaço vai passar a ser considerado zona de guerra

Terra, mar, ar e ciberespaço são agora os quatro domínios reconhecidos como zonas de guerra pela NATO.
O ciberespaço foi designado como um “domínio operacional de guerra” tal como já são a terra, o mar e o ar. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da NATO.
Jens Stoltenberg frisou, esta terça-feira, após uma reunião com os ministros da Defesa de preparação para a cimeira de Varsóvia, que a partir de agora um ciberataque pode justificar que um Estado-membro invoque o artigo V para acionar a defesa coletiva da Aliança Atlântica.
Na prática, este reconhecimento da importância do ciberespaço como área de operações e defesa deverá levar os estados-membros a reforçarem as suas defesas neste setor, até porque se não o fizerem dificilmente poderão identificar a origem, escreve o Jornal de Notícias.
"Tomamos agora a decisão de fazer do cibernético um domínio, como temos terra, mar e ar", disse Stoltenberg, acrescentando que a decisão é de grande importância para a aliança militar. No entanto, o secretário-geral explicou que não se trata de qualquer ciberataque em termos absolutos, até porque identificar a origem de um ciberataque "raramente é fácil".
Fonte: sapo tek

Praias 2016: Bilhete de Praia da CP com novidades!

Para facilitar o acesso das populações às praias servidas pelo comboio, a CP – Comboios de Portugal volta a apostarno Bilhete de Praia/7 dias, válido nos comboios Urbanos de Lisboa, Regionais, Interregionais e Urbanos de Coimbra.
Face ao sucesso registado nas edições anteriores, este ano, o Bilhete de Praia/7diasdos serviços Urbanos de Lisboa, foi estendido à Linha do Sado, passando a estar disponível em duas modalidades: Linha de Cascais eLinha do Sado. Pelo preço de 12 euros, o título permite efetuar um número ilimitado de viagens, durante sete diasconsecutivos, em qualquer trajeto, entre Lisboa e Cascais ou entre Barreiro e Praias do Sado, de acordo com a modalidade escolhida.
Para deslocações nos comboios Regionais e Interregionais, o Bilhete de Praiaapresenta-se nas versões sete e quinze dias consecutivos e confere uma redução sobre o preço da viagem simples, que varia entre 30% e 55%.Para a Linha do Oeste, o bilhete é válido para viagens com destino a São Martinho do Porto. Na Linha do Minho,inclui viagens com destino às praias de Moledo, Âncora Praia e Afife. Para a Linha do Algarve, são abrangidas as praias de Meia Praia e Fuseta A. Já nos Urbanos de Coimbra, o bilhete pode ser utilizado para as deslocações à Figueira da Foz.
Ainda nos serviços Regionais, para as deslocações às praias do Oeste, Minho e Algarve e nos meses de julho e agosto, a CP disponibiliza a Assinatura mensal de praia com uma redução de 45% sobre o preço da assinatura normal.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou o Contact Center 707 210 220.

ADASCA decidiu prolongar a recepção das inscrições para a V Caminhada Solidária até ao dia 18 (Sábado), entre as 9 horas e as 13 horas


A ADASCA decidiu prolongar a recepção das inscrições para a V Caminhada Solidária até ao dia 18 (Sábado), entre as 9 horas e as 13 horas, dando assim a possibilidade de mais interessados participarem nesta iniciativa solidária, isto porque vai decorrer antes uma sessão de colheitas de sangue no Posto Fixo.

Assim, no próximo domingo a festa é nossa, não devemos ficar indiferentes, ainda que tenha vindo lentamente a perder o seu real significado, tanto para os responsáveis do IPST como para outras ditas entidades públicas, o que não deixa de ser lamentável, senão mesmo preocupante. Estamos atentos. 

Reforçamos o nosso Convite a todos os dadores de sangue, quer sejam associados da ADASCA ou não, no sentido de participarem na CAMINHADA reforçando assim com a sua participação uma justa dignidade à comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue instituído pela Organização Mundial da Saúde como forma de homenagem pública aos dadores benévolos de sangue.

Na qualidade de dador ainda no activo e, como Presidente da Direcção da ADASCA, temo que tanto os dadores como a comunidade aveirense desvalorizem não só aquela data, como ainda os objectivos da iniciativa, optando por não participarem.

O comodismo, a indiferença têm conduzido a sociedade à apatia, alegando falta de tempo para tudo, muitas das vezes preterindo o dever cívico de cada um. O que deixo de fazer para uma sociedade mais justa, mais fraterna, o outro não fará por mim, certamente.

Considerando que se trata de uma iniciativa aberta à comunidade,  cada um pode (se assim o desejar) trazer a sua T-shirt, ou mesmo da empresa onde trabalha,  o que importa é participar.

A ficha para inscrição, como ainda o mapa do percurso podem ser impressos do site www.adasca.pt ou fazer a inscrição directamente na Sede da ADASCA. O valor simbólico de 5€ visa apenas fazer face às despesas e, ainda a possibilidade de participar no lanche que será servido no final da Caminhada.

Sempre pela solidariedade activa, nunca pela indiferença ou pela apatia.


J. Carlos

NB: as inscrições podem ser feitas e entregues ainda no dia 18 entre as 8 horas e as 13 horas na Sede da ADASCA, data em vai decorrer sessão de colheitas de sangue.

 Traga a motivação para participar... Conviver.

Assoc. Oncológica | Errata | Reenvio da Newsletter n.º 9




Assoc. Oncológica | Errata | Reenvio da Newsletter n.º 9

4º Encontro Renault 4L - Sever do Vouga, 26 Junho 2016


Domingo, 26 Junho 2016

INSCRIÇÕES GRATUITAS ATÉ 24 JUNHO PELO TELEFONE: 911988675 OU EMAIL:  asemprescola@sapo.pt

Programa*
09:30 Horas – Encontro em frente à Câmara Municipal de Sever do Vouga
09:45 Horas – Abertura do secretariado, briefing e entrega de brindes.
10:15 Horas – Visita á Feira Nacional do Mirtilo em Sever do Vouga
13:00 Horas – Almoço livre (Podem trazer de casa, Tasquinhas da feira   ou restaurantes locais)
15:00 Horas - Rota do Mirtilo/Apanha do Mirtilo


O objectivo do encontro é dar a conhecer o Rei dos Antioxidantes. 

Nesta visita á 9ª Edição da Feira Nacional do Mirtilo os participantes do encontro poderão usufruir de várias actividades tais como: Animação   musical, animação para os mais novos, viagens em comboio turístico,   visitas a plantações de mirtilos, apanha do mirtilo, showcookings,   entre muitas outras atividades.

NB: mais uma iniciativa a não perder.
J. Carlos

Hora de Fecho: Em direto/ "Plano para CGD não prevê despedimentos"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
DEBATE QUINZENAL 
O plano de reestruturação da Caixa Geral de Depósitos está em discussão esta quarta-feira no debate quinzenal no Parlamento. O primeiro-ministro revela alguns pontos do plano de reestruturação.
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS 
A Procuradoria-Geral da República diz que vai avaliar todos os elementos "que vierem ao seu conhecimento" para verificar se há necessidade de intervir no caso da Caixa Geral de Depósitos.
LISBOA 
Parte da grua atingiu o edifício da EDP, na rua Camilo Castelo Branco, e o edifício da empresa foi evacuado. O ferido estava na cabine de controlo da grua. Trânsito cortado na avenida.
POLÍCIA JUDICIÁRIA 
Os inspetores tropeçaram no homem de 34 anos quando estavam a investigar um outro caso. Perceberam que usava uma identidade falsa há anos e se escondera em vários bairros de Lisboa.
CRIMES SEXUAIS 
O processo do casal filmado a praticar relações sexuais numa praia fluvial em Paredes de Coura na presença de uma criança foi classificado como abuso sexual de menores e entregue ao tribunal de Viana.
CANCRO 
A temperatura da bebida, mais do que a própria bebida, parece ser a causa do cancro do esófago, explica o Centro Internacional de Investigação sobre Cancro, da OMS.
EXAMES NACIONAIS 
O exame nacional de português de 12.º ano estava "bem estruturado" e era "adequado aos conteúdos programáticos". A Associação de Professores de Português acredita que os resultados vão subir este ano.
FOTOGALERIA 
Dez mil quartos para 20 mil pessoas, todos eles com vista para o mar. O maior hotel do mundo foi mandado construir por Adolf Hitler, mas nunca recebeu nenhum cliente. Agora pode voltar à vida.
EURO 2016 
O médio do FC Porto foi titular na primeira jornada do Grupo F e realizou os 90', no duelo que se realizou no Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne. No final queixou-se de dores nas costas.
CELEBRIDADES 
Kim Kardashian apareceu com uma silhueta mais estreita seis meses depois de dar à luz Saint West. Tudo graças a uma dieta que reduz o consumo de hidratos de carbono e aumenta a ingestão de proteínas.
CELEBRIDADES 
O anjo da Victoria's Secret criou um site com t-shirts, capas de telemóvel e almofadas à venda. As receitas revertem a favor da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
Opinião

Paulo Trigo Pereira
Os medos da direita (a pressão fiscal sobre o sistema de pensões) e da esquerda (um modelo de financiamento que aumente as desigualdades) justificam-se. O modo de os enfrentar é encará-los de frente

Luís Aguiar-Conraria
O ataque em Orlando foi um ataque homofóbico, ou seja, de ódio aos homossexuais. Um ataque a uma comunidade que, mesmo no mundo ocidental, apenas recentemente ganhou o direito legal a ser livre.

Maria João Marques
Subimos mais um patamar de tontice: os atentados terroristas islâmicos já não são atentados terroristas islâmicos. O que significa que subimos também um degrau na ineficácia da contenção do terrorismo

Bruno Vieira Amaral
O cliché do “já não há adjectivos” foi inventado para se falar de jogadores como Iniesta, mas à falta de um bom dicionário de sinónimos, o silêncio boquiaberto também serve.

José Milhazes
É tempo de se começar a pensar tirar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 da Rússia, levando-o para países mais calmos e seguros. Já se viu que pactuar com situações destas dá muito mau resultado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Novo exame de sangue detecta Alzheimer em seus estágios iniciais com 100% de precisão

Link to HypeScience


Posted: 14 Jun 2016 05:00 PM PDT
Cientistas criaram exame que detecta Alzheimer - e outras doenças - com precisão nos estágios iniciais da doença, mas novos testes ainda são necessários
 
Posted: 14 Jun 2016 10:00 AM PDT
Pesquisa mostra qual é a cor considerada mais nojenta do mundo; ela será usada em embalagens de cigarro para desestimular seu consumo
 
Posted: 14 Jun 2016 09:00 AM PDT
Nova meta-lente produz imagens mais nítidas que as obtidas por lentes fotográficas profissionais e pode ser feita em qualquer tamanho
 
Posted: 14 Jun 2016 08:00 AM PDT
Físicos comprovam que a forma como o DNA se dobra dentro das células é tão importante quanto o próprio código genético para a nossa evolução
 
Posted: 14 Jun 2016 07:00 AM PDT
Tatuador fez sucesso ao apresentar prótese de braço com máquina de tatuar em uma convenção
 
Posted: 14 Jun 2016 05:00 AM PDT
A fraude de publicidade online está crescendo e pode se tornar uma das maiores redes de crime organizado do mundo, de acordo com um novo relatório da World Federation of Advertisers
 

Boas vindas ao verão, na Praia da Tocha

tocha
Este ano as boas-vindas ao Verão serão dadas de uma forma diferente, divertida e refrescante, juntando o melhor cenário - o pôr do sol na Praia da Tocha.
Consistirá numa "guerra" de pistolas de água no areal, cujo objectivo será lutar pela supremacia contra o calor, dando início à época balnear e estabelecendo a diversão na companhia dos DJ's, numa parceria com o Love Praia da Tocha e os Bombeiros de Cantanhede.
Do valor das inscrições haverá ainda uma componente solidária com uma doação monetária aos Bombeiros de Cantanhede.
PREÇO: 11€/pessoa (inclui KIT: 1 t-shirt, 1 pistola de água, 1 senha fino, 1 vale 5% desconto pic nic Ceira Travel, 1 vale 5% desconto numa actividade Ceira Travel)
Nota: 1€ das inscrições reverte a favor dos Bombeiros de Cantanhede
INSCRIÇÕES: Para se inscrever basta enviar um email para ceira.travel@gmail.com indicando o seu NOME COMPLETO, DATA NASCIMENTO, TELEMÓVEL, E-MAIL e NÚMERO DE T-SHIRT.
Haverá também pontos de venda de pulseiras de acesso ao evento em Cantanhede no Garden CaféBar e Magnólia Jardim, em Mira no Caffé Del Atlantic, na Tocha no Plátano bar e na Praia da Tocha no Love Praia da Tocha.
Mira Online | Junho 15, 2016 às 9:35 am |

Venda de marisco cozido da Costa Nova está suspensa

Está suspensa a venda de marisco cozido no mercado da Costa Nova, em Ílhavo. O hospital de Aveiro registou algumas intoxicações alimentares, no fim de semana, de pessoas que compraram camarão cozido no mercado.
A autarquia espera pelo resultado das análises, antes de decidir a reabertura do espaço.


Fonte: rtp

Quarta-feira com chuva

Resultado de imagem para Quarta-feira com chuva
REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos e de granizo no Minho e Douro Litoral a partir da manhã.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado (25 a 35 km/h) a partir da manhã, e por vezes forte (até 40 km/h) com rajadas até 60 km/h no litoral, soprando forte (35 a 45 km/h) nas terras altas por vezes com rajadas até 75 km/h.
Descida da temperatura máxima, em especial no interior da região Centro.

REGIÃO SUL:
Céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se temporariamente muito nublado a partir da manhã.
Períodos de chuva ou aguaceiros, fracos, que serão pouco frequentes no Baixo Alentejo e Algarve.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da manhã, e soprando forte (35 a 45 km/h) nas terras altas por vezes com rajadas até 70 km/h.
Descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior e no sotavento algarvio.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes até ao final da manhã.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h.
Pequena descida da temperatura máxima.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada a partir da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da manhã, por vezes com rajadas até 60 km/h.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental a norte do cabo Raso: Ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando gradualmente para 3 a 3,5 metros.
Costa Ocidental a sul do cabo Raso: Ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17/18ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro, aumentando gradualmente para 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 18ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
COIMBRA - 14/19ºC
MIRA - 13/21ºC
CANTANHEDE - 14/21ºC
PORTO - 14/19ºC
LISBOA - 16/20ºC
FARO - 18/23º

Fonte: IPMA

Praia da Tocha com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro reconhecida

A praia da Tocha ostenta de novo este verão, pelo 26.º ano consecutivo, a Bandeira Azul, vendo assim reconhecida a sua excelência balnear, que acaba também de ser distinguida pela Quercus com a classificação de “Qualidade de Ouro”. Esta é a sexta vez ininterrupta que a Praia da Tocha integra a lista que a Associação Nacional de Conservação da Natureza elaborou no âmbito de um processo em que foram destacadas desse modo as praias com água considerada excelente nas últimas épocas balneares desde 2011.

A qualidade da água é de resto uma das razões que está na base da atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), a par de outras exigências imperativas no que diz respeito à “segurança e serviços”, “gestão ambiental e dos equipamentos”, bem com à “informação e educação ambiental”

Assim, o reconhecimento da qualidade balnear da praia da Tocha assenta no integral cumprimento dessas exigências, como comprovam o elevado nível qualitativo da água do mar, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.

Por outro lado, é de destacar ainda o excelente ambiente urbano e paisagístico e o vasto conjunto de infraestruturas desportivas e de lazer, como parques infantis, campos de jogos em relva sintética para diversos desportos, e as áreas públicas e zonas verdes particularmente atrativas.

Quando no próximo dia 21 de junho, a Bandeira Azul for içada na avenida Dr. Silva Pereira, a Praia da Tocha ostentará também a insígnia de “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus. Segundo a informação desta entidade, a classificação é resultado de um processo em que foram analisados os dados relativos à qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O objetivo da Quercus é identificar as zonas balneares que, ao longo de vários anos, relativamente a esse parâmetro, apresentam sistematicamente qualidade excelente, como acontece com a praia da Tocha.

Finalmente, também à semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas de verão, será também hasteada a Bandeira Praia Acessível, no âmbito do Programa Praia Acessível - Praia para Todos!, galardão atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a qual simboliza o facto da Praia da Tocha disponibilizar equipamentos, acessos e condições de segurança para pessoas com mobilidade reduzida.

Bandeira da Praia Acessível

À semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas balneares, foi também hasteada na Praia da Tocha a Bandeira Praia Acessível, galardão de reconhecimento das boas condições de acesso à praia para as pessoas que enfrentam problemas de mobilidade. O galardão é atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, na sequência de uma intervenção de requalificação urbana mandada realizar pela Câmara Municipal, no âmbito da qual foram eliminadas barreiras arquitetónicas, nomeadamente através do rebaixamento dos passeios, ao mesmo tempo que se procedeu ao prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também um tiralo (cadeira anfíbia), equipamento para transportar aí as pessoas com dificuldades de movimentação.


Com a atribuição deste galardão, a Praia da Tocha viu reconhecidas as suas condições de acessibilidade que viabilizam a sua utilização e usufruto, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

LBP reúne com INEM: Incompatibilidades e Vistorias Entre os Temas Tratados

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares, manifestou a sua preocupação ao presidente do INEM, Luís Meira, em torno das incompatibilidades apontadas aos comandantes de bombeiros que são funcionários daquele Instituto, de toda a problemática que envolve o processo de vistorias às ambulâncias dos bombeiros e outras questões importantes para a prossecução da parceria existente entre Bombeiros e INEM.

Algumas dessas questões, inclusivamente, por proposta da LBP, deverão ser abordadas em próxima reunião de “Estado-Maior” entre a LBP/ANPC/INEM.

A LBP pretende ver esclarecida a questão das incompatibilidades apontadas pelo INEM a perto de três dezenas dos seus funcionários que desempenham também funções de comando em associações de bombeiros.

No caso das vistorias, a LBP prossegue o debate com o INEM no sentido de serem ultrapassadas as incongruências há muito apontadas, a carga burocrática excessiva que as envolve e ainda o processo de agendamento que, apesar de eventuais melhorias, continua a ser demasiado moroso entre a solicitação do pedido e a sua realização.

Entre os restantes temas suscitados pela LBP no encontro encontram-se, as fiscalizações excepcionais de ambulâncias à porta dos hospitais pelo INEM, que a LBP quer ver esclarecidas, a temática da formação, das comunicações e do accionamento de ambulâncias inter-hospitalar.

O presidente da LBP pretende ainda saber quando serão preenchidos os restantes concelhos cujas associações de bombeiros ainda não dispõem de Posto de Emergência Médica (PEM) e da respectiva ambulância atribuída pelo INEM e ainda sobre a possibilidade de reajustamentos à tabela, e respectivos escalões, através da qual se procede ao ressarcimento das associações e corpos de bombeiros pelo socorro prestado a solicitação do INEM.


A LBP tem vindo a realizar reuniões periódicas com o presidente do INEM com o objectivo de debater todas as questões que se prendem directa ou indirectamente com a intervenção permanente das associações e corpos de bombeiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) da responsabilidade do INEM mas para o qual os bombeiros concorrem em 95 por cento das intervenções.

Português abre época de exames nacionais no secundário

Ministério da Educação diz que, de acordo com os dados provisórios, há mais inscrições este ano e de alunos mais novos. Primeira fase dos exames termina a 27 de Junho.

Cerca de 160 mil alunos realizam, esta quarta e quinta-feira os exames nacionais do ensino secundário, que começam com as provas de Português do 12º ano.

Dados provisórios do Ministério da Educação revelam que este ano há, no total, mais alunos inscritos e mais novos. Este mês estão inscritos pouco mais de 160 mil alunos – quase mais três mil do que no ano passado.

Ao todo, serão feitos 347.282 exames, cerca de mais 7.500 do que em 2015.

Os alunos que este ano se inscreveram nestas provas têm, em média, 17 anos e a maioria (55%) são raparigas.

Português é uma das disciplinas em que se verifica um aumento de inscritos, tal como em Inglês, Filosofia, História A, Geografia A, Biologia e Geologia.

Já a Matemática A do 12.º ano e a Física e Química A do 11.º ano inscreveram-se menos estudantes, o que poderá significar menos candidatos a cursos nas áreas das tecnologias e engenharias.

A primeira fase dos exames termina a 27 de Junho com as provas de Geometria Descritiva A e Literatura Portuguesa.


Fonte: Lusa

Tribunal de Contas diz que ADSE é insustentável a longo prazo

A ADSE é insustentável a longo prazo e o alargamento da base de contribuintes é condição para a sobrevivência do sistema de proteção dos funcionários públicos, defende o Tribunal de Contas.

Um relatório de auditoria do Tribunal de Contas (TdC), a que a agência Lusa teve acesso, defende que "o alargamento da base de quotizados a novos quotizados líquidos é condição 'sine qua non' para a sobrevivência, a prazo da ADSE".

O documento recorda que por cada beneficiário que efetua descontos existem 1,5 beneficiários não contribuintes.

"O aumento da população da ADSE é essencial à sua sustentabilidade, devendo o eventual alargamento ser decidido pelos e no estrito interesse dos seus quotizados, sem qualquer intervenção da tutela, lê-se no documento, que acrescenta que quanto maior for o aumento de contribuintes do sistema, maior é a garantia de sustentabilidade.

O Tribunal de Contas entende como riscos para a sustentabilidade da ADSE a diminuição do número de quotizados e o seu envelhecimento, a concorrência do setor segurador e a administração do sistema por parte dos Governos que a têm instrumentalizado para realizarem as suas políticas financeiras e sociais.

"O adiamento sucessivo da decisão sobre a refundação da ADSE, a ausência de explicação sobre o racional do eventual retorno financeiro da ADSE através de impostos, bem como o recurso a formas de descapitalização da ADSE (...) podem resultar no eventual desmantelamento faseado da ADSE", acrescenta o relatório.

Nas conclusões, o Tribunal de Contas começa por indicar que praticamente nenhuma recomendação formulada pelo TdC no anterior relatório foi acolhida.

O aumento da taxa de desconto para 3,5% gerou excedentes, financiados pelos próprios quotizados, que foram e continuam a ser usados para maquilhar as contas públicas.

Apesar de os descontos dos quotizados serem a única fonte de financiamento dos cuidados de saúde, a ADSE permanece dependente de uma gestão exclusivamente pública sem que haja qualquer poder de decisão dos financiadores ou de quem paga as quotas.

"No atual modelo de governação da ADSE, o Estado tem vindo, no papel de 'agente', a administrar dinheiros dos quotizados, nem sempre agindo no melhor interesse dos quotizados da ADSE. O Estado deve garantir, no futuro, e enquanto o modelo de governação não for alterado, garantir que os descontos dos quotizados são consignados à sua finalidade", recomenda o TdC.


Fonte: Lusa

Há cada vez mais idosos vítimas de violência financeira

Mais de 18 idosos por semana pedem ajuda à APAV. Na maior parte dos casos, os agressores "são pessoas muito próximas", nomeadamente filhos e netos, que "conhecem muito bem as suas vulnerabilidades e fraquezas".
Mais de dois idosos recorrem diariamente à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, muitos vítimas dos filhos e dos netos que se apropriam dos seus bens e das suas economias.
Em 2015, a APAV apoiou 977 idosos vítimas de crime, mais 125 face ao ano anterior, representando uma média de 2,7 por dia e 18,7 por semana.
Muitos destes idosos foram vítimas de violência financeira, um crime que "tem aumentado nos últimos anos, especialmente devido à situação da crise financeira", disse Daniel Cotrim, da APAV, que falava à agência Lusa a propósito do Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosa, que se assinala esta quarta-feira.
O psicólogo explicou que os idosos são "vítimas relativamente fáceis", sendo que na maior parte dos casos os agressores "são pessoas muito próximas", nomeadamente filhos e netos, que "conhecem muito bem as suas vulnerabilidades e fraquezas".
"São muito mais fáceis de manipular e de exercer poder e controlo sobre eles, o que faz com que sejam vítimas de "muita violência financeira", além de violência física e psicológica.
Daniel Cotrim contou que os agressores ficam com o rendimento dos idosos, chegando mesmo a retirá-los dos lares onde residem para ficar com o valor da mensalidade para apoiar o rendimento mensal da família.
Segundo o responsável, "a apropriação indevida de bens materiais e económicos dos idosos por parte dos seus familiares" é um dos motivos que leva muitas vezes as vítimas a pedirem ajuda à associação.
Mais de 80% das vítimas são mulheres
Mas geralmente fazem-no "já muito tempo após as situações terem começado", lamentou. Por isso, "é importante prevenir", sensibilizando as pessoas mais velhas para estas questões, explicando-lhes os perigos que correm.
Sobre o aumento do número de idosos apoiados pela APAV, o psicólogo disse que pode dever-se ao facto de as pessoas estarem mais sensibilizadas e mais informadas para este tipo de questões e denunciarem mais, mas também pode demonstrar que o problema ter aumentado.
Segundo dados da APAV relativos a 2015, 80,5% destas vítimas são mulheres, com uma média de idade de 75 anos.
Quase 40% das vítimas (39%) viviam numa família nuclear com filhos, 58,4% eram casados e 29,5% eram viúvos. A grande maioria (90,1%) era reformada.
Quanto à escolaridade das vítimas, os dados indicam que 33,3% das vítimas tinham o primeiro ciclo do ensino básico, 19,2%, o ensino superior e 13,3% não sabia ler nem escrever.
No Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosa, Daniel Cotrim apela às pessoas e aos idosos vítimas para denunciarem este crime.
"A APAV tem um número gratuito (116006)" para pedir apoio, "porque falar ajuda", frisou.
Fonte: rr.sapo.pt

França e Suíça à procura de garantirem os oitavos

A França e a Suíça podem hoje tornar-se as primeiras seleções a garantirem o apuramento para os oitavos de final do Euro2016 de futebol, caso vençam a Albânia e a Roménia, respetivamente, na segunda jornada do Grupo A.
A anfitriã França joga em Marselha com a estreante Albânia, procurando o segundo triunfo na competição, depois de vencer a Roménia, por 2-1, graças a um golo de Dimitri Payet nos instantes finais da partida.
O favoritismo cai claramente para o lado gaulês, que venceu os quatro encontros oficiais com a Albânia, derrotada pela Suíça, por 1-0, na ronda inaugural.
Os helvéticos também podem assegurar o apuramento para a fase seguinte, caso vençam a Roménia no Parque dos Príncipes, em Paris, naquele que será o 11.º encontro oficial entre as duas seleções.
Até este momento há um empate entre as duas equipas, com quatro vitórias para cada e uma igualdade, sendo que o último encontro oficial aconteceu no Mundial94, com a Suíça a golear por 4-1 a Roménia, que, tal como no Euro2016, era treinada por Anghel Iordanescu.
No Grupo B, a Rússia e a Eslováquia procuram o primeiro triunfo na prova, após o empate com a Inglaterra (1-1) e a derrota com o País de Gales (2-1), respetivamente, formações que se defrontam na quinta-feira.
Na terça-feira, a UEFA decidiu desclassificar com pena suspensa a Rússia, devido aos incidentes registados dentro do estádio Velodrome, em Marselha, nomeadamente agressões, arremesso de material pirotécnico e cânticos racistas.
Fonte: sapo desporto / Lusa

Ronaldo acusa islandeses de “mentalidade pequena”


As declarações de Ronaldo, no final do jogo com a Islândia, incendiaram as redes sociais.
A imprensa internacional faz notícia com as críticas do capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, à falta de ambição da Islândia, após o jogo desta terça-feira, que resultou num empate 1-1.
Segundo a BBC, a estrela do Real Madrid também se recusou a apertar a mão aos jogadores da Islândia, após a partida no estádio de Saint-Etienne.
“Cheguei a pensar que eles [os islandeses] tinham ganho o Euro 2016, tal foi a maneira como comemoraram no final do jogo”, disse Ronaldo, citado pela cadeia de televisão britânica. Segundo a BBC, Ronaldo disse mais: “Foi inacreditável. Nós tentamos o mais difícil, ganhar o jogo, e a Islândia não tentou nada. Isso, na minha opinião, mostra uma mentalidade pequena e que eles não vão fazer nada nesta competição.”
Ronaldo, que representou, esta terça-feira, Portugal pela 127ª vez, disse ainda que a noite tinha sido de sorte para os seus adversários. Portugal teve 72% da posse de bola e fez 26 remates à baliza da Islândia.
No final da primeira parte do jogo, saiu com um golo de vantagem, mas no segundo tempo, os islandeses conseguiram o golo do empate. “Portugal tentou jogar futebol e ganhar o jogo”, disse Ronaldo. Já a Islândia, não fez nada a não ser defender, defender, defender e jogar no contra-ataque.”
As declarações de Ronaldo têm gerado muita polémica nas redes sociais.
Mira Online | Junho 15, 2016 às 8:39 am