sexta-feira, 7 de abril de 2017

REN compra EDP Gás por 532 milhões

Empresa liderada por Rodrigo Costa junta actividade regulada de distribuição de gás natural ao transporte de energia.
A REN anunciou nesta sexta-feira que comprou à EDP a totalidade do capital da antiga Portgás, hoje EDP Gás, por 532 milhões de euros.
A empresa de Rodrigo Costa, junta assim a actividade regulada de distribuição, que traz proveitos garantidos, à do transporte de gás natural.
“Com este investimento, a REN incorpora um ativo relevante no mercado nacional de distribuição de gás natural com potencial de crescimento, dadas as características demográficas e económicas da região de concessão”, anunciou a empresa.
A EDP Gás, anteriormente designada por Portgás, tem contrato de concessão em 29 concelhos do país, nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. A actividade de comercialização continuará a ser exercida pela EDP, ou seja, o negócio abrange apenas a infra-estrutura e deixa intacta a carteira de clientes de gás natural do grupo liderado por António Mexia.

Reforço de capital até 250 milhões

Para realizar a operação, a REN vai recorrer a crédito e a um aumento do capital social de até 250 milhões de euros em dinheiro, “a realizar mediante oferta pública de subscrição, com respeito pelo direito de preferência dos accionistas”, esclareceu a empresa.
O capital da REN é detido maioritariamente pela empresa estatal chinesa State Grid (25%) e pela Oman Oil (15%). Entre os accionistas de referência, a EDP (controlada pela chinesa China Tree Gorges) e a Fidelidade (controlada pela chinesa Fosun) detêm 5% cada.
“Esta aquisição representa uma importante aposta para a REN, mantendo o forte compromisso com a sua operação em Portugal, em linha com a sua estratégia de desenvolvimento de negócio”, sublinhou a empresa, que registou lucros de 100 milhões de euros em 2016.
Apesar do foco em Portugal, a REN adquiriu recentemente 42% de um gasoduto no Chilepor cerca de 170 milhões de euros.
A EDP Gás centra a sua actividade no desenvolvimento e exploração da rede pública de distribuição de gás natural na região litoral norte de Portugal, sendo actualmente a segunda maior distribuidora de gás natural em Portugal, com uma rede de 4.460 quilómetros, destacou a REN.
A empresa a quem compete a gestão do sistema eléctrico nacional salvaguarda ainda que “a política de dividendos vai manter-se estável e em linha com a estratégia definida”. Dadas as características do negócio, diz a REN que o “perfil de risco manter-se-á inalterado” e a sua “massa crítica de conhecimento técnico ficará reforçada”.
A EDP, que anunciou recentemente a venda da distribuidora de gás espanhola Naturgas, por 2600 milhões de euros, já tinha adiantado que a venda da Portgas estava para breve e que renderia mais de 500 milhões de euros.
Fonte: Público

Incubadora de Albergaria acolhe duas novas empresas

A Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha vai receber duas novas empresas. O Presidente da Câmara, António Loureiro, assinou esta semana os contratos com os empreendedores e manifestou o seu agrado pela diversidade de sectores que têm sido incubados. “São muito variados os negócios que temos acolhido na Incubadora e com uma taxa de sucesso muito elevada, o que nos permite acolher mais projetos e oferecer melhores serviços, contribuindo para o aumento do nosso tecido empresarial”, referiu o Autarca Albergariense.

As novas empresas são a D’LOIN, Animação Turística e Eventos Lda, e a Querido Planeta, Unipessoal, Lda.

A D’LOIN dedica-se à organização e promoção de eventos lúdicos, culturais, desportivos e sociais no âmbito da animação turística. Dirigida por Delmira Gomes, a D’LOIN comercializa, organiza e dinamiza rotas temáticas de turismo de natureza, gastronómico, cultural e paisagístico. Entre esta oferta de serviços, estão incluídas atividades de observação da natureza, caminhadas, percursos pedestres, visitas a museus, palácios e monumentos históricos e outros percursos de descoberta de locais de interesse patrimonial e cultural. A D’LOIN está habilitada para prestar serviços de guia turístico.

A Querido Planeta, Unipessoal, Lda dedica-se à realização de estudos e projetos de engenharia e arquitetura, construção civil e obras públicas, conservação e restauro de edifícios. Dirigida por Miguel Costa, a Querido Planeta, dedica-se também à promoção imobiliária, compra e venda de imóveis e revenda dos adquiridos para esse fim. Promove também alternativas à construção tradicional, através do sistema “Wood Frame”, que é um sistema de estruturas verticais em madeira.

 A Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha acolhe atualmente mais de uma dezena de empresas e ideias de negócio, totalizando mais de 20 postos de trabalho e um volume de negócios estimado, em 2016, superior a 1 milhão de euros.

Para além de vários gabinetes, alguns a funcionar em regime de coworking, a Incubadora dispõe de salas de formação, uma sala de reuniões, um auditório e um pavilhão multiusos. No equipamento municipal funciona o Serviço de Apoio ao Empresário, que acompanha e apoia os empreendedores.

Aldeia do Casal de S. Simão - Figueiró dos Vinhos entre as 7 pré-finalistas na categoria Aldeias Rurais das “7 Maravilhas de Portugal - Aldeias”


É com grande satisfação que o Município de Figueiró dos Vinhos recebeu a notícia de que a Aldeia do Casal de S. Simão está entre as 7 pré-finalistas na categoria Aldeias Rurais das “7 Maravilhas de Portugal - Aldeias”.

Foram conhecidas hoje as 49 pré-finalistas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal - Aldeias” (7 de cada categoria), começando agora a fase de promoção e campanha de votação. A aldeia de Casal de S. Simão foi avaliada pelo júri como uma das 7 mais apreciadas da categoria Aldeias Rurais.

A votação será feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias, com a primeira Gala a ter lugar a 9 de julho.

Cada categoria estará a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto, seguindo-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A Declaração Oficial das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” tem lugar a 3 de setembro, onde serão reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.

Para Figueiró dos Vinhos, esta distinção insere-se numa estratégia estruturada de Valorização do Património Natural e Cultural associado ao Turismo, e que neste caso em concreto, valoriza uma aldeia inserida na Rede das Aldeias do Xisto, que apresenta como atrativos a Ruralidade típica da aldeia, a Gastronomia e o Turismo Ativo, potenciados pelos recursos que constituem o Percurso Pedestre e de BTT, o Restaurante e Loja de Aldeia ou Praia Fluvial.

Bilheteira do Cineteatro Alba alarga pontos de venda

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha alargou os pontos de venda de bilhetes para os espetáculos do Cineteatro Alba e reduziu o horário da bilheteira. Desde o início do mês já é possível comprar ingressos no edifício dos Paços do Município e na biblioteca Municipal e também nas lojas Fnac e Worten. Na Internet, é possível comprar bilhetes na Bilheteira Online.

 A bilheteira do Cineteatro agora só está aberta às quintas-feiras, das 20h00 às 23h00; às sextas-feiras, no mesmo horário, em dias de programação; e aos sábados, das 17h00 às 19h00 e das 20h00 às 23h00. A bilheteira só abre nos restantes dias da semana se houver programação, uma hora antes dos espetáculos.

Os bilhetes para os espetáculos do Cineteatro Alba podem ser adquiridos durante a semana no S@M – Serviço de Atendimento ao Munícipe, no edifício da Câmara, das 9h00 às 16h00; e também na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. No último sábado do mês a Biblioteca está encerrada.

 O Vereador da Cultura, Delfim Bismarck, refere que alteração do horário da bilheteira do Cineteatro Alba, que alarga a venda de bilhetes ao Serviço de Atendimento ao Munícipe e à Biblioteca Municipal, é uma forma de otimizar os custos de funcionamento do equipamento municipal e alargar a oferta de locais e meios de venda de bilhetes.

O horário de funcionamento da cafetaria do Cineteatro Alba também sofre alterações. A cafetaria passa a abrir às quintas-feiras, das 20h00 às 24h00, e aos sábados, no mesmo horário. Nos restantes dias da semana, se houver programação, a cafetaria abre ao público. 

Viagem a um mundo encantado - Cooperativa Arco-Íris


Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede

_________________________________________

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

07 de Abril - Dia Mundial da Saúde


Município de Cantanhede - Cultura, Desporto e Turismo

______________________________

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/

editorlitoralcentro@gmail.com

Macroscópio – Um dia alucinante

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 
7 de Abril de 2017. Será que um dia vamos recordar este dia em que acordámos com a notícia de que os Estados Unidos tinham bombardeado uma base aérea na Síria e fomos desinquietados à hora de almoço com os alertas de mais atentado terrorista numa capital europeia, desta vez Estocolmo? Não sabemos, nas redações ainda estamos colados ao fio das notícias. Mas diria que, à primeira vista, se algo vier a fazer com que nos recordemos deste 7 de Abril, esse algo será o ataque ordenado pelo Presidente Donald Trump. Por isso, apesar de ser ainda muito cedo, recolhi para este Macroscópio algumas primeiras análises destes acontecimentos que podem marcar o mandato do novo – e ainda muito imprevisível – ocupante da Casa Branca.
 
Começo por uma primeira análise da especialista em assuntos internacionais que escreve para o Observador, Diana Soller, que em A linha vermelha que foi pisada duas vezes, destaca quatro primeiras conclusões: 1. “Esta intervenção norte-americana deve ser vista como um ataque punitiva”; 2. “Apesar das declarações do presidente norte-americano no início da semana de que não queria envolver Washington nos acontecimentos da Síria, torna-se claro, pelas declarações que foram surgindo de dirigentes americanos de topo e pelas notícias que vão chegando, que o bombardeamento foi cuidadosamente planeado”; 3. “A Rússia reagiu lentamente, mas em crescendo”; e 4. “Assad enganou-se nos seus cálculos e agora está dependente do desenvolvimento dos acontecimentos, bem como da forma como os Estados Unidos e a Rússia se irão entender daqui para a frente”.
 
No Observador destaque também para o Explicador que o João Almeida Dias está a preparar, Porque é que os EUA atacaram a Síria? (mas este link só estará disponível no nosso site hoje mais à noite). Eis os pontos que aborda:
  1. Porque é que os EUA atacaram a Síria?
  2. Quem tem responsabilidade no ataque químico de terça-feira?
  3. Como é que a comunidade internacional reagiu ao ataque dos EUA?
  4. Porque é que a reação da Rússia importa?
  5. É verdade que Donald Trump mudou de posição em relação à Síria de Assad?
  6. Os EUA declararam guerra à Síria?
  7. Quais foram os estragos do bombardeamento dos EUA?
  8. Esta foi a primeira vez que houve ataques com armas químicas contra civis na Síria?
 
Da imprensa anglo-saxónica, eis algumas análises e opiniões que julgo merecerem destaque:
  • Striking at Assad Carries Opportunities, and Risks, for Trump, de David E. Sanger no New York Times, notou que “During last year’s campaign, Mr. Trump argued strenuously that Mr. Obama’s decision at the time was a symbol of American weakness that should never be repeated. In that respect, the attack on Thursday night was almost preordained”. A seguir destacou alguns dos riscos desta decisão: “The first risk is that his gambit with Mr. Putin fails. The Russian leader may have strongly preferred Mr. Trump to his rival, Hillary Clinton, in the election. But Mr. Putin is not likely to enter into an agreement that threatens his influence over Syria, and thus his main foothold in the Middle East. Syria is home to Russia’s main military base outside its own borders. A second risk is that Mr. Trump, in taking a shot at Mr. Assad, undercuts his own main goal in the region: defeating the Islamic State.”
  • History has served up a rare second chance on Assad, um texto de Richard Haass, presidente do Council on Foreign Relations dos Estados Unidos no Financial Times e que, mesmo tendo sido escrito antes do ataque da madrugada de ontem, tem algumas considerações bem interessantes. Por exemplo quando argumenta que o ataque com armas químicas levado a cabo pelo regime sírio não pode ficar sem resposta: “Why Mr Assad chose to order such a strike now, at a time when his domestic position looked unassailable and just days after the Trump administration signalled it had accepted the reality of his rule, is something of a mystery. It may be that he is not as confident of his position as outsiders judged, or possibly that he wanted to discourage anyone opposing his taking control of territory liberated from Isis. It is important that he not be allowed to escape without paying a price. The norm against the use of chemical or any weapon of mass destruction was weakened by global inaction four years ago. It is essential that it be strengthened now, not just for the future of Syria, but also because policies will be influenced in both Tehran and Pyongyang by what is decided and done here.”
  • Syria Policy After the Chemical Attacks, de Sam Heller na Foreign Affairs, um texto cuja ideia central é que “Stopping the Gas, Not Toppling Assad, Should Be the Goal”. Algo que é defendido em nome de uma política que filiaríamos na escola “realista”: “It is a myth that more concerted pressure on the regime will convince it to negotiate a settlement that amounts to its own demise. The Syrian government can be limited geographically—its perimeter can expand or contract—but within those bounds, there is no realistic way to reform it or merge it with appealing elements of the opposition. What the United States could do is run over both Iran and Russia and, through unilateral military action, gravely weaken or destroy the Assad regime. But if it did, al Qaeda–type jihadists and the Islamic State (also known as ISIS) would be the insurgent forces best positioned to capitalize on the regime's demise. Tearing down the Assad regime now would throw the most populous parts of Syria into chaos, a vortex of militia violence that would empower jihadists and drive millions of refugees into Syria’s already weakened and destabilized neighbors.”
  • What the Syria Strikes Mean, de Walter Russel Mead, entre outros, na The American Interest, onde os autores fazem uma referência ao facto de, ao confronter Putin, Trump ter tirado argumentos a muitos dos seus adversários – “It will be interesting to see how the “Manchurian candidate” narrative about the President fares going forward”. Quanto ao essencial, defendem que “the strike was being read for what it is: a demonstration that this Administration is less reluctant to use force than the one that preceded it. And though Russia was the big power most directly challenged by the strike, Putin was perhaps not even the primary intended recipient of the message. The strikes occurred just as President Trump was having dinner with Xi Jinping of China, and, according to AFP, Trump delivered the news to Xi personally. The subtext was unmistakeable: Get serious about North Korea; our recent threats were not idle. Don Corleone himself couldn’t have set a better table.”
  • Donald Trump strikes at Syria’s Bashar al-Assad, But what happens next?, uma análise da The Economist onde se sublinha que ainda falta clareza à política externa do Estados Unidos, nomeadamente o que pretende fazer na Síria: “The question now is what happens next. Rex Tillerson, Mr Trump’s hitherto almost invisible secretary of state, is due to meet Russia’s president, Vladimir Putin, in Moscow next week. Mr Tillerson has accused Russia of either being “complicit” in the attack or “incompetent” in its inability to restrain its ally. Only a few days ago, Mr Trump’s officials were signalling that it was no longer an aim of the administration to remove Mr Assad from power as a prerequisite for a deal to end the war in Syria, which has claimed perhaps half a million lives. Has Mr Trump changed his mind? Or, having slapped Mr Assad on the wrist and warned the Russians that he cannot act with impunity, will America continue to stand back from the peace negotiations? Confusingly, Mr Tillerson said, after the attack, that policy toward Syria has not changed.”
  • Trump enforces the ‘red line’ on chemical weapons, de David Ignatius no Washington Post, onde este faz um paralelo com a atitude dos Estados Unidos antes da entrada na I Guerra Mundial: “American interventionism is our best and worst national trait. Historically, until 1941, the United States was a reluctant warrior, fearful of foreign entanglement. Thursday marked the 100th anniversary of America’s entry into World War I, a conflict that still drips with senseless, dutiful killing. The young men of Europe had been slaughtering each other since 1914, but on the other side of the Atlantic it was “America First” until Congress backed Woodrow Wilson and declared war on April 6, 1917.”
 

Este último texto permite-nos fazer a ponte para essa curiosa coincidência – há exactamente 100 anos os Estados Unidos entravam na I Guerra Mundial, acabando com uma tradição de não envolvimento em assuntos europeus, agora dá-se uma aparente reviravolta no parecia ser uma política mais isolacionista de Donald Trump – e recordar precisamente essa efeméride. Fizemo-lo, esta semana, em mais um Conversas à Quinta do Observador, o meu debate semanal com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto: Há 100 anos, o dia em que os Estados Unidos vieram salvar a Europa (podcast aqui). O curioso, ou talvez não, é que numa conversa onde se discutiram as diferentes tradições na política esterna norte-americana, Jaime Gama previu a certa altura a necessidade de “operação militar robusta” da Administração Trump. Como ele notou, “a administração Trump está a chegar a um ponto em que, para marcar bem a ruptura, tem de passar à prova dos factos”. Mesmo não sabendo onde e como isso poderia suceder, considerou que isso erra necessário para contrariar “o vazio declinante em que a retórica Trump prossegue um argumentário mas sem nada acontecer”. Mais: “A perda de credibilidade se não há um acto de força é grave para a reputação dos Estados Unidos, mas a realização desse acto de força é perigosa para a paz mundial”.
 
À hora a que escrevo este Macroscópio um navio russo dirige-se para a zona onde estão os navios norte-americanos que lançaram os 59 mísseis Tomahawk contra a base aérea síria e ninguém sabe se estamos a assistir a uma escalada ou apenas a jogos florais. Seja lá como for há uma outra coincidência que deve ser referida: Steve Bannon, o poderoso conselheiro de Trump que este tinha sentado no Conselho de Segurança Nacional, algo nunca antes visto, abandonou esta semana o cargo. Terá esse abandono alguma relação com a decisão de atacar a Síria, que terá sido tomada por unanimidade nesse órgão de aconselhamento do Presidente? Não sei, só sei que já se escreve nos Estados Unidos sobre a sua aparente perda de influência para os “globalistas”. Isso mesmo é analisado pela New Yorker em Steve Bannon is losing to the globalists, um artigo de John Cassidy escrito antes dos ataques. Nele se nota, por exemplo, que “Bannon has embraced an alternative vision, which he calls “economic nationalism.” Many of his critics have identified it as a desire to upend the international order that was established after the Second World War, and to replace it with a protectionist, ethnocentric model—one in which the United States, Russia, and nationalist-led European countries join together to fight Islam and confront a rising China. During the campaign, and even during the transition, Trump sometimes seemed to be leaning in Bannon’s direction. But since he has taken office, the actions of his Administration have indicated otherwise.”
 
7 de Abril de 2017. Repito que é cedo para sabermos como a História registará este dia. Para já nós vamos de fim-de-semana, ainda mais inquietos por causa de Estocolmo, sem saber tudo o que pensar do ataque na Síria. Desejo a todos boas leituras e, naturalmente, um bom descanso, até porque se anunciam dias de um sol glorioso neste extremo ocidental da Europa. 

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Última Hora Recluso fugiu da cadeia de Viseu

Um recluso de 39 anos evadiu-se, na tarde desta sexta-feira, do estabelecimento prisional de Viseu e está atualmente a monte.
Foto: Rui Oliveira/Global Imagens
"A ocorrência, que teve lugar durante o período de recreio através de escalamento da rede laminada de segurança, foi logo detetada pelas câmaras de vigilância, estando também presente no pátio exterior um elemento do corpo da guarda prisional", explica fonte da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que verificou a fuga cerca das 17 horas.
A DGRSP precisa ainda que, "tendo em vista a recaptura do recluso, foram imediatamente acionados os meios próprios ao estabelecimento e, em conformidade com o manual de procedimentos, feitas as comunicações, designadamente, às diversas forças policiais, à INTERPOL e aos tribunais".
Foi igualmente mandado instaurar um processo de averiguações a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção da Direção Geral. O Inspetor Coordenador que é procurador da república está, nesta altura, no interior da cadeia para proceder a averiguações.
O recluso é de nacionalidade espanhola e encontrava-se a aguardar julgamento pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Fonte: JN

Notícias da Semana | Associação Teatro Construção

ATC
BOLETIM INFORMATIVO
20.02.2017

As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.

Antoine de Saint-Exupéry

Sabe que pode ajudar a ATC ao preencher o seu IRS

Contribua com 0,5% do que o estado liquida

Através da consignação de imposto, ou seja, não tem que dar dinheiro ou bens, ofereça parte do imposto que iria para os cofres do Estado para a ATC.

Não tem custos associados, os 0,5% são retirados do imposto total que o Estado líquida, e não do que lhe será devolvido, caso tenha direito à restituição do imposto. Preencha o Quadro 11Anexo Rosto com o nosso número de contribuinte 501290834.

» saiba mais

Prevenção dos maus-tratos na Infância

Laço Azul: o Símbolo que deve alertar para os maus-tratos

Os maus-tratos na infância, são um flagelo na saúde pública, afectando tanto as crianças quanto a sociedade como um todo.

Abril é o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância no sentido de sensibilizar as pessoas para este tema que tanto carece da nossa maior atenção e preocupação.

» saiba mais

Alunos proporcionam manhã diferente aos utentes da Residência ATC

Visita da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado

Na passada quarta-feira, dia 29 de março, os alunos da turma 9º J da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, vieram visitar os nossos utentes. Esta visita teve um propósito muito generoso e solidário, isto porque, ao longo do mês de Dezembro, realizaram na escola uma angariação de peças de roupa para entregar a Instituições.

» saiba mais

Aula aberta de Saúde Visual

Universidade Sénior

A Opticália de Joane propôs a realização de 4 aulas abertas de Saúde Visual para os alunos da USDD. A 1ª aula foi realizada no dia 28 de Março e, começou por uma introdução e breve explicação de como funciona o olho humano. Foi dado os sinais e sintomas dos erros refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia). Também foi explicado como se comportam os diferentes erros refrativos no olho e como podem ser corrigidos.

» saiba mais

                       Copyright © 2017 Associação Teatro Construção, Todos os direitos reservados.
Lista de contactos registados na página www.atc.pt

Email enviado por:
Associação Teatro Construção
Rua Dr. Agostinho Fernandes Nº 113
Vila de Joane 4770-260
Portugal

21 de Março - Dia Mundial do Síndrome de Down assinalado pela UCC Elvas.com

Comemorou-se no passado dia 21 de março o Dia Mundial do Síndrome de Down ou como é normalmente conhecido  o dia mundial da trissomia 21. A UCCElvas.com aproveitou a data para sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da intervenção precoce, do apoio dos serviços de saúde, das escolas e sobretudo das famílias. O objetivo foi  não só direcionar a atenção dos profissionais para as capacidades dos indivíduos que apresentam esta condição genética  como também promover a inclusão destes na sociedade de hoje, que se deseja plural e defensora de um dos valores mais importantes  que é o respeito pelo outro.

ULSNA

Exposição "25 de abril ao ar livre" | 7 a 27 de abril de 2017 | Biblioteca Municipal de Portalegre

Exposição "25 de abril ao ar livre" | 7 a 27 de abril de 2017 | Biblioteca Municipal de Portalegre

Benfica renova com Rui Vitória até 2020

Resultado de imagem para Benfica renova com Rui Vitória até 2020
O treinador Rui Vitória faz uma declaração na BTV, às 18h30, onde vai falar sobre a renovação do contrato.
O treinador Rui Vitória renovou esta sexta-feira o contrato que o liga ao Benfica até ao final da temporada 2019/2020, anunciou o clube campeão português de futebol na sua página oficial no Twitter.
"Rui Vitória renova até 2019/2020", lê-se numa curta mensagem naquela rede social.
O treinador, de 46 anos, chegou ao Benfica na última temporada e conduziu os 'encarnados' ao título.
Fonte: TSF
Foto:  Filipe Amorim/Global Imagens

Combustíveis mais caros na próxima semana

Resultado de imagem para Combustíveis mais caros na próxima semana
Preços dos combustíveis vão subir a partir de segunda-feira.
O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai subir. O aumento rondará os dois cêntimos por litro em ambos os casos.
Assim, o gasóleo sobe € 0,0171 e a gasolina aumenta € 0,0214.
Fonte: Jornal Económico

20 de Março – Dia Internacional da Felicidade – ULSNA EPE participa na campanha promovida pela Agência para a Modernização Administrativa

Assinalou-se no passado dia 20 de março o Dia Internacional da Felicidade. Para sinalizar a data a Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA) promoveu uma campanha inovadora tendo como finalidade aproximar o cidadão das instituições.
A campanha consistiu na elaboração de um pequeno filme (30 segundos) que registasse momentos de felicidade e satisfação de utentes e colaboradores nos serviços públicos que foram posteriormente disponibilizados na página do facebook criada para o feito com a designação dia internacional da felicidade. https://www.facebook.com/diainternacionaldafelicidade/
Colaboraram na elaboração dos vídeos o Serviço de Consulta Externa, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia  do Hospital Dr. José Maria Grande e o Hospital Dia do Hospital Santa Luzia.
Assista aos nossos vídeos nos links disponibilizados em baixo:
 
Depoimentos recolhidos no HDJMG em Portalegre : https://vimeo.com/212111576
Depoimentos recolhidos HSL em Elvas :  https://vimeo.com/212218932

ULSNA

Hora de Fecho: Em direto/ "Ato de terror" em Estocolmo. 3 mortos confirmados

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Um camião atingiu esta sexta-feira várias pessoas em Estocolmo. Há três mortos confirmados, mas jornais suecos falam em pelo menos cinco. Três homens armados terão desviado camião.
Um camião abalroou esta sexta-feira dezenas de pessoas em Estocolmo. As autoridades suecas já confirmaram a morte de três pessoas. Veja aqui as primeiras imagens e vídeos.
Pelo menos três pessoas morreram num ataque, esta sexta-feira, no centro de Estocolmo. Ajudamo-lo a perceber quais as informações confirmadas e quais as que falta conhecer.
Depois de Nice, Berlim e Londres (este com um jipe), Estocolmo foi a última cidade europeia nos últimos nove meses a viver um cenário de terror com ataques feitos com viaturas contra locais populares.
Pelo menos sete militares morreram no ataque dos EUA contra a base militar de Assad. Rússia condena, Síria acusa EUA de "imprudência e irresponsabilidade" e rebeldes sírios temem retaliação.
De Vladimir Putin a Theresa May, muitos líderes mundiais já manifestaram publicamente o seu apoio ou contestação ao ataque ordenado pelo presidente norte-americano contra a Síria.
O PCP votou com o PEV contra o voto de condenação ao ataque com armas químicas na Síria e apresentaram um voto a condenar "operações de desestabilização" do ocidente. Um deputado comunista exaltou-se.
Parlamento reforça supervisão bancária. PS e PSD ficaram à margem do debate, mas viabilizaram dez das 11 propostas. CDS não travou a tentativa de exoneração de Carlos Costa, que PS e PSD seguraram.
Já são conhecidas as 49 aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal. Num país em que dois terços do território é não-urbano, faça uma viagem pelo que de mais genuíno há nas paisagens portuguesas.
Encarnados desmentem veracidade do documento apresentado esta manhã pelo FC Porto na newsletter Dragões Diário, dizendo que "a nova cartilha da cartilha" é falsa.
Afeta mais de 300 milhões em todo o mundo e é mais do que estar triste. A OMS chama-lhe "epidemia silenciosa". Patrícia, Débora e Alexandra pediram ajuda e quebram o silêncio para falar da depressão. 
Opinião

Rui Ramos
O mercado do arrendamento em Lisboa ainda não funciona para todos, e está a ser perturbado pelo turismo. Mas um novo congelamento de rendas só poderá ter o resultado funesto dos anteriores.

Diana Soller
A intervenção na Síria é um ataque punitivo. Não foi por acaso que os bombardeamentos aconteceram no dia em que o Ministério da Saúde turco confirmou que as vítimas foram atingidas por armas químicas.

José Milhazes
Ao envolver-se cada vez mais na guerra na Síria e noutros conflitos no Médio Oriente Vladimir Putin sabia que iria sujeitar todo o seu país a novos perigos, principalmente ao terrorismo islâmico.

Miguel Tamen
Os fadistas, quando cantam, falam de si próprios? Mas os melhores fadistas são aqueles que sabem que cantar o fado não é falar, nem dar recados, e que a letra do fado pouco pode esclarecer. 

Vytenis Andriukaitis
A depressão é comum — uma em cada 20 pessoas na Europa vive atualmente com depressão e um em cada quatro de nós sofre um episódio depressivo em algum momento da sua vida.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa