sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A Lagoa de Mira vai receber a tradição de muitos locais…

Festival "Atrás da Campina" está a chegar!
A pitoresca localidade da Lagoa de Mira receberá nos dias 9 e 10 de Fevereiro, muito do que é (bem) feito no que se refere à cultura popular, numa vasta região do nosso território.
Organizado pelos famosíssimos Caretos da Lagoa, o evento contará com inúmeros grupos de Gaiteiros vindos de locais tão díspares como Arzila ou Lagoa, numa conjugação de esforços que visa, antes de tudo, nunca deixar cair no esquecimento do tempo as tradições que vão passando de geração em geração.
Esteja onde estiver nestes dias, escolha fazer uma visita à Lagoa de Mira para, como muitos irão fazer, estar presente num espetáculo marcante e memorável.
O quadro de atrações é muito vasto, como as informações indicam...
Mira Online

Las nuevas video cámaras de primera clase: XF400 y XF405 de Canon

por Yesica Flores
Canon Mexicana, líder en soluciones integrales de imagen digital, presenta los dos nuevos modelos de videocámaras XF400 y XF405 ampliando su catálogo de cámaras profesionales 4K, que gracias a sus grandes beneficios son consideradas de categoría premium. Pensadas para grandes producciones de acción y ambientes extremos, la alta resolución y poco ruido del video siempre estarán presentes. Las cámaras, también están perfectamente equipadas y son ideales para entornos de mucho movimiento ya que son muy ligeras.
Los poderosos sensores, su procesador dual de nueva generación y su diseño compacto, entregan una óptica de primera clase brindando una calidad impresionante de videos profesionales.
Beneficios a resaltar:
• Sensor 1.0” CMOS y procesador dual Digic DV6
Cuenta con un sensor incorporado de 1” que permite grabar en 4K a 60p o Full HD a 120p. Proporciona un sorprendente rango dinámico de 800% (cuando se activa el modo Wide DR). El procesador dual Digic DV6 procesa eficientemente los datos de imagen al mismo tiempo que ofrece un alto rendimiento y libertad creativa.
• Enfoque rápido y preciso con Dual Pixel AF
Dual Pixel CMOS AF es la tecnología de enfoque más rápida y precisa desarrollada por Canon. La tecnología AF combina funciones como la detección de imagen, diferencia de fases y contrastes.
• Diseño compacto y ligero
Todas las características de una cámara portátil con uso profesional con un diseño compacto y ligero, se encuentran en las Canon XF400 y XF405. Incluyen un asa extraíble para configurar las videocámaras según las necesidades de grabación.
• Gama amplia y flexible de entradas y salidas
Ambas videocámaras son compatibles con la salida HDMI 2.0 y 4K UHD 60p a través de la salida HDMI OUT y se puede conectar a un registrador SSD / HDD externo estándar. El XF405 tiene una salida 3G-SDI, que es ideal para los reporteros que andan en campo.
• Grabación simultánea en 4K y Full HD
Graban simultáneamente en 4K y Full HD en sus 2 tarjetas SD, ahorrando tiempo de copiar información después de la grabación. De igual manera es posible utilizar grabadores externos.
• 15X de Zoom Óptico
Incorporan una óptica de 4K y un lente ultra angular de 25.5mm, utilizando un sistema de tres grupos de movimiento que logran alcanzar un Zoom Óptico de 15X, que trabajando con el estabilizador óptico de 5 ejes se logran grabaciones nítidas y estables.
Disponibilidad
Las dos cámaras están ya disponibles en tiendas y con distribuidores autorizados. La Canon XF400 tiene un precio desde $65,999.00 MXN y la Canon XF405 desde $79,999.00 MXN.

Município de Pombal e Infraestruturas de Portugal assinam protocolo para requalificação do IC2

A Câmara Municipal de Pombal aprovou a minuta de contrato a assinar entre o Município e a Infraestruturais de Portugal (IP), documento que estabelece as responsabilidades de ambas as entidades no desenvolvimento do projeto necessário à concretização da requalificação do IC2 no concelho de Pombal.
O projeto preconiza uma intervenção entre as Meirinhas e Pombal, entre os quilómetros 136,7km e 148,5km, ficando, de acordo com o contrato, a cargo do Município o desenvolvimento do projeto de execução da referida obra, que incluirá a reformulação de várias intersecções ao longo desse percurso, soluções estas que foram sempre reclamadas pelo Município, e que se pretende venham a incutir uma melhoria da segurança dos peões e dos automobilistas.
A requalificação do lC2 no concelho de Pombal é uma reivindicação antiga, tendo juntado há quase um ano vários autarcas e populares do concelho numa marcha lenta naquela via, contra “o número crescente de acidentes com vítimas mortais neste troço” e “a falta de soluções para aqueles que são considerados os pontos mais negros desta estrada, no que toca à segurança e bem estar dos automobilistas e das populações”.
Após negociações, a IP acedeu aos pedidos dos autarcas de Pombal e abriu a porta a melhorias no projeto que já tinha sido apresentada para o IC2, e que em Pombal não preconizava soluções de segurança e de circulação de pessoas e veículos.
O limite máximo para o custo deste projeto é de 134 mil euros.

Reiteramos: Se é do tipo sanguíneo O-, B- e AB- Venha doar sangue | Colheita de sangue dia 3 de Fevereiro entre as 9 horas e as 13:00 horas no Posto fixo da ADASCA em Aveiro



A ADASCA está preocupada com com a noticia vinda no CM, edição do pretérito dia 24, espaço Sociedade, Pág. nº. 18, que a "Reservas de sangue só chegam para 4 dias". Com base no que nos é dado saber a situação mantém-se preocupante.

Com os Tipos sanguíneos O-, B- e AB- abaixo do que é desejável, é motivo mais do que suficiente para convidar as pessoas saudáveis a aderir à dádiva de sangue.

Certamente que o frio e a gripe são factores que contribuem para a diminuição de dádivas, além de outras, como ainda a dificuldade em os dadores se ausentaram do locais de trabalho para doarem sangue, ainda que estes possam justificar legalmente a sua falta junto da entidade empregadora.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

______________________
A ADASCA informa que vai realizar uma sessão de colheitas de sangue (dia 3 de Fevereiro) entre as 9 horas e as 13:00 horas no seu Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. em Aveiro. Não deixem de partilhar este e-mail pelos vossos amigos. nunca somos de mais.

Os dadores dispõem de um parque de estacionamento gratuito para as sua viaturas, acesso ao elevador até ao 1º. piso, como ainda de aquecimento no Posto Fixo.

Face ao exposto e atendo a natureza pública desta acção solidária pedimos e agradecemos a melhor divulgação possível.

Cumprimentos,
Telef: 234 095 331 (Sede) 
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
Site: www.adasca.pt 


________________
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Mistério em Veneza: Canais sem água por culpa da superlua

Gôndolas atracadas e canais sem água. Estas são algumas das imagens de Veneza que chegaram às redes sociais, surpreendendo quem as vê. O tempo seco e a superlua desta semana são a resposta a este mistério.
Resultado de imagem para Mistério em Veneza: Canais sem água por culpa da superlua
Alguns dos mais importantes canais de Veneza secaram esta semana, obrigando os gondoleiros a parar as embarcações. O surpreendente cenário não passou despercebido aos turistas que, nas redes sociais, têm partilhado imagens da cidade praticamente sem água.
Apesar de estranho, trata-se do terceiro ano consecutivo que a cidade assiste a este problema, que pode ser justificado pela combinação de dois fatores. Por um lado, há o tempo seco que se faz sentir naquela região. Assolada por vagas de ar frio, não chove com a intensidade normal. De acordo com a agência ANSA, a linha da água está 60 centímetros abaixo do nível do mar. Em 2016, esteve a 66 e, em 1934, a menos 212.
Por outro lado, a maré mais forte, associada à superlua desta semana, também contribuiu para a redução do nível de água.
Habitantes fogem e turismo não para de crescer
As entidades locais estão preocupadas com o fenómeno que pode ser agravado pela falta de pessoas a habitarem a cidade. Enquanto o turismo continua a aumentar, os habitantes diminuem. Desde 1951, a população residente na cidade passou de 175 mil para 55 mil.
O aumento dos preços causado pela pressão turística e a erosão dos canais estão entre as justificações para esta quebra.
Cheias continuam a ser a principal preocupação
Apesar do fenómeno que corre mundo através das redes sociais, são as cheias a principal preocupação dos responsáveis da cidade.
A cidade está a trabalhar na instalação de 57 barreiras para evitar que o oceano entre nos canais. Segundo a "Euronews", já foram gastos 5,5 mil milhões de euros para proteger o centro histórico de Veneza.
O nível da água do mar tem aumentado três milímetros todos os anos desde 1993, deixando em alerta países próximos do mar ou que estão abaixo da linha de mar. Na Holanda, por exemplo, há algum tempo que se constroem casas capaz de flutuar.
Mais longe do mar, mas a sentir na pele o problema das cheias está Paris. As chuvas torrenciais dos últimos dias fizeram transbordar as águas do rio Sena. Os restaurantes fecharam e os cruzeiros foram cancelados.

Fonte: JN


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Ministro da Agricultura vê com “estupefação” protesto de lesados dos incêndios

O "Ministério da Agricultura fez um esforço gigantesco para responder" aos agricultores, diz Capoulas Santos.
Resultado de imagem para Ministro da Agricultura vê com “estupefação” protesto de lesados dos incêndios
O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, manifestou-se estupefacto com a manifestação desta tarde, em Lisboa, de agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios na região Centro, perante o "esforço gigantesco" do Governo para pagar "rapidamente" apoios.
"Vejo com muita estranheza e estupefação porque o Ministério da Agricultura fez um esforço gigantesco para responder àquelas que eram as primeiras preocupações e as principais reivindicações dos agricultores, que era pagar rapidamente porque, quem sofreu aquela tragédia, estava numa situação em que necessitava de ajuda", disse.
Em Reguengos de Monsaraz (Évora), quando questionado pela agência Lusa sobre este protesto, agendado para esta tarde em Lisboa, o ministro argumentou que a manifestação "tem meros intuitos políticos".
E, continuou, visa "denegrir a imagem do Governo e o enorme esforço, um esforço sem precedentes, que o Governo fez para compensar prejuízos", os quais, "para quem os sofre serão sempre insuficientes, mas que representam um esforço financeiro gigantesco".
A manifestação vai reunir agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 na região Centro e que reclamam do Governo apoios financeiros para todos os lesados do setor primário.
Os manifestantes, entre outras exigências, querem que o ministro da Agricultura assegure "a reabertura das candidaturas aos apoios" na área agrícola e "preços justos para a madeira queimada" nos fogos de 2017, disse à Lusa Isménio Oliveira, da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO).
À margem da apresentação do Projeto de Ampliação do Regadio de Alqueva e Lançamento do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, Capoulas Santos explicou que o processo de candidaturas para os apoios aos lesados dos incêndios de outubro "está encerrado".
"Um processo tem que ter um início, tem que ter um período para que as pessoas se candidatem, tem que ter um período para a verificação" e "para que possamos, em tempo útil, fazer os pagamentos finais. Agora, não faz sentido nenhum reabrir todo esse processo porque houve uns tantos lapsos", daqueles que, no período de candidaturas, "não puderam ou não quiseram" candidatar-se.
O governante lembrou que os incêndios aconteceram a 15 de outubro e que o Governo conseguiu "pagar até ao final do ano".
"Pagámos 100% das ajudas mais pequenas, até aos 1.053 euros, pagámos 75% das ajudas até aos cinco mil euros e teremos aprovados, até ao final deste primeiro trimestre, mais cerca de mil projetos de prejuízos que, por empresa, vão aos cerca de 400 mil euros", o que significa, "um esforço financeiro do Estado, isto é, dos contribuintes, superior a 90 milhões de euros, dos quais cerca de metade já foi pago".
Como está em causa dinheiro público, realçou, "tem que ser gerido com rigor" e, depois de terem sido pagos 75% dos apoios, estão agora a ser feitos "os controlos e as verificações" da verba restante.
"E devo dizer que é com uma grande satisfação que constato que, em mais de 22 mil candidaturas, as desconformidades são 600 ou 700 ou 800, neste momento estão a ser verificadas uma a uma", o que representa "cerca de três ou quatro por cento do total, frisou.
O que "não é possível" é que "os agricultores que queriam celeridade nos pagamentos", agora queiram "que prolonguemos os pagamentos" e candidaturas "porque, se tivéssemos cedido a esse pedido, ainda hoje ou durante vários meses estariam à espera" das ajudas, sustentou Capoulas Santos, assinalando que as candidaturas eram "muito simples de fazer" e existiu a colaboração de juntas de freguesia, câmaras e organizações de produtores.
"A prova de que toda a gente teve conhecimento e pôde fazer essas candidaturas é que, numa região onde existem 35 mil agricultores, mais de 20 mil apresentaram candidaturas", sublinhou.
Uma nota do gabinete do ministro entretanto divulgada especifica que "o governo aprovou já apoios no montante superior a 58 milhões de euros, beneficiando 23.262 agricultores que sofreram prejuízos decorrentes dos incêndios", acrescentando que deste montante "foram já pagos 45,5 milhões de euros".
O restante, no valor de 12,5 milhões, será pago até final do mês e, até ao momento, foram identificadas pelas ações de controlo "cerca de 800 inconformidades, que correspondem a apenas 3,4% das candidaturas aprovadas".
Lusa

Mais 30 vigilantes da natureza devem estar no terreno no 2.º semestre

O grupo de 30 novos vigilantes da natureza, que deverão estar no terreno no segundo semestre, vão reforçar a atividade na Serra da Estrela, Gerês, Tejo Internacional, Douro Internacional e Alentejo, disse hoje fonte do Governo.
Resultado de imagem para Mais 30 vigilantes da natureza devem estar no terreno no 2.º semestre
A secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza referiu à agência Lusa que a expectativa é que, "durante o segundo semestre deste ano já possam estar no terreno" os 30 novos vigilantes, e passar a ter mais "50 operacionais vigilantes da natureza no terreno, devidamente equipados", avançou a governante.
Com estes 30 vigilantes da natureza será reforçado o número destes profissionais na Serra da Estrela e no Gerês assim como no Tejo Internacional e no Douro Internacional e também no Alentejo.
Estas são as áreas que o Governo considerava "mais críticas e está a dar-lhes prioridade na afetação de recursos", acrescentou.
Célia Ramos falava depois de ter participado no XXI Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza e XV Jornadas Técnicas, que decorrem até domingo, em Cascais, no distrito de Lisboa, numa sessão que marcou o Dia Nacional do Vigilante da Natureza, hoje assinalado.
Atualmente estão abertos os concursos para aquele grupo de mais 30 vigilantes da natureza, tendo havido "um número muito significativo de concorrentes que ascenderam aos mil", especificou a secretária de Estado.
No final de 2017, foram admitidos 20 vigilantes para os quadros do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), profissionais que terminaram já a sua formação teórica e vão agora iniciar a formação em contexto de trabalho.
Na altura em que os primeiros 20 profissionais terminaram a sua formação em sala, foram entregues 16 novas viaturas, dez equipadas para as funções de vigilância e seis para transporte de animais e Célia Ramos salientou que estão em processo de aquisição mais 15 viaturas.
No Orçamento do Estado (OE) deste ano estão também previstos concursos para mais 25 vigilantes, sendo objetivo do Governo que em 2019 fiquem definidos mais 25.
"Quer dizer que, durante este mandato, o nosso objetivo é dotar o ICNF dos meios de vigilância da natureza, mais equipamento que, praticamente, duplica o número de efetivos existente no ano em que cá [ao Governo] chegámos", resumiu a secretária de Estado.
Tendo já em conta os novos 20 vigilantes da natureza, atualmente existem 137 profissionais.
Segundo Célia Ramos, os novos 20 vigilantes "vieram colmatar falhas imensas no Douro Internacional, no Tejo Internacional, e também no Alentejo", região que, de um, passa a cinco profissionais.
"Tentamos distribuir os efetivos e, por exemplo, na Costa da Caparica duplicamos", de dois para quatro, os vigilantes, acrescentou.
A falta de vigilantes da natureza é um dos temas em debate no encontro nacional destes profissionais.
Na quinta-feira, o presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, Francisco Correia, defendeu que o número destes profissionais devia ser 800, dos quais 600 em Portugal continental, e são menos de 250 o que, aliado à falta de meios, dificulta o seu trabalho de prevenção e conservação.
Lusa

AgitÁgueda recebe Selo FEST300 2018 – Os Melhores Festivais do Mundo

O AgitÁgueda, que este ano se realiza entre os dias 7 e 29 de julho, obteve, no dia 30 de janeiro, um reconhecimento internacional, o selo FEST300 2018 - The World's Best Festivals/ Os Melhores Festivais do Mundo.
AgitAgueda recebe Selo FEST300 2018 - Os Melhores Festivais do Mundo
Esta lista dos melhores festivais do mundo é atualizada todos os anos, sendo este o segundo ano em que o festival que colocou Águeda na rota mundial dos festivais entra na lista e recebe o FEST300 Winners's Badge / Selo do Vencedor.
Esta lista tem como objetivo divulgar o que está a acontecer no mundo dos festivais e promover a qualidade e a excelência.
Assim, em 2018, o AgitÁgueda partilha este selo com festivais como Carnaval de Veneza, Carnaval do Rio de Janeiro, Creamfields, Festival Internacional de Jazz de Montréal, La Tomatina, Lollapalooza, Rock in Rio Brasil, e Festa de San Fermín, entre tantos outros festivais emblemáticos.
“Esta distinção dá reconhecimento ao trabalho realizado ao longo destes doze anos do evento, que tem vindo a obter cada vez mais o reconhecimento internacional e ao mesmo tempo premeia a autarquia e a equipa que nele trabalha, bem como todos os Aguedenses que aderem ao evento como sendo também seu”, disse Edson Santos, responsável pelo evento e Vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.

CM Águeda


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

CDS quer explicações sobre encerramento do SAP de Oliveira do Hospital

As deputadas Isabel Galriça Neto e Ana Rita Bessa questionaram o Ministro da Saúde acerca do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.
Na pergunta, as deputadas do CDS-PP querem que o Ministro da Saúde confirme o encerramento definitivo do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e explique quais os motivos subjacentes a esta decisão.
 Também, tratando-se de um concelho recentemente assolado por uma das maiores tragédias de sempre, com vítimas mortais, feridos e perdas materiais avultadas, e cuja população necessita indubitavelmente de um maior cuidado e permanente apoio médico e psicossocial, as deputadas do CDS-PP querem saber que alternativas viáveis foram disponibilizadas para o acesso rápido, atempado e de qualidade a unidades do Serviço Nacional de Saúde, e se o Ministro está em condições de assegurar que, com o encerramento deste Serviço de Atendimento Permanente, em circunstância alguma será colocado em causa o acesso atempado desta população aos cuidados de saúde de que necessita.
De acordo com várias notícias veiculadas pela comunicação social, local e nacional, no início de janeiro encerrou definitivamente o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, decisão que foi, aliás, alvo de abertura de procedimento por parte da Provedoria de Justiça.
Oliveira do Hospital foi o concelho mais fortemente afetado pelos grandes incêndios de outubro de 2017, não só no número de vítimas mortais e de feridos, mas também na perda de casas de primeira habitação.
Se a estes factos trágicos se juntarem as circunstâncias da interioridade, dos constrangimentos nas acessibilidades e nos transportes, e de se tratar de uma população maioritariamente envelhecida, facilmente se constata que estamos perante um concelho que precisa de dispor de atendimento permanente a pessoas com necessidade de apoio médico e psicossocial.
Acresce que a população de Oliveira do Hospital tem apenas como possibilidade de recurso a um hospital do Serviço Nacional de Saúde, os hospitais de Coimbra, de Viseu e da Guarda, todos eles a uma distância mínima de 50 kms da sede do concelho.
Assim, o encerramento de serviços de saúde em Oliveira do Hospital colocará em causa, sem qualquer tipo de dúvida, o atendimento aos utentes e em risco a sua saúde.
Relembramos que o horário de funcionamento do SAP de Oliveira do Hospital já tinha sido reduzido no início de novembro, imediatamente a seguir à tragédia que assolou o concelho, funcionando desde então apenas em horário diurno de segunda-feira a sexta-feira, o que já constituiu um enorme constrangimento a esta população.
O Grupo Parlamentar do CDS-PP considera, assim, imprescindível um esclarecimento urgente por parte do Senhor Ministro da Saúde relativamente a esta matéria.

Governo dá tolerância de ponto no Carnaval aos funcionários públicos


O primeiro-ministro, António Costa, assinou hoje um despacho em que o Governo concede aos trabalhadores que exercem funções públicas tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, no próximo dia 13.

No despacho refere-se que, tal como no ano anterior, "é concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos no próximo dia 13".

No mesmo diploma especifica-se, ainda, que, "embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei", o Governo entende que "existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período".

Fonte: Lusa


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Hora de Fecho: João Rodrigues, de líder da FPF a "pivô" de Rangel

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Foi presidente da FPF quando Portugal ganhou mundiais de juniores e aliado de Vieira havendo escutas dele no processo Apito Dourado. Agora aparece na Operação Lex ligado a Álvaro Sobrinho e Rangel.
Presidente do Benfica defende a sua inocência nas alegadas suspeitas que o envolvem na Operação Lex. Luís Filipe Vieira garante que não praticou qualquer ilícito e que será intransigente na defesa.
Dos amores à obra-prima, da família à política, e a música, sempre a música. Veja aqui o mini-documentário do Observador realizado na casa (correção: casarão) de José Cid em Mogofores.
17 vídeos, 17 histórias com ainda mais histórias dentro. O Observador visitou José Cid na sua casa em Mogofores. E percorreu a casa e a vida do músico, que agora lançou um novo disco. Entre connosco
Casa dos Representantes espera luz verde do presidente dos EUA para divulgar relatório que põe em causa informações que estiveram na origem da investigação à campanha de Donald Trump.
Randall Margraves pediu cinco minutos a sós com o "demónio" Larry Nassar. Como a juíza disse que não, o pai de três jovens abusadas pelo ex-médico tentou agredi-lo. Foi travado à força.
Leonard, o Gordo, era o mentor do esquema. Comprou oficiais com mais de 45 orgias, jantares de 50 mil euros e subornos em dinheiro para ter acesso a informações classificadas e negócios de milhões.
De 66 anos, tinha um perfil num site de encontros. Esteve em liberdade condicional por agressão e foi proibido de consumir poppers, uma droga que aumenta o prazer sexual, usada pela comunidade gay.
A capital sul-africana está a 2 meses de ficar sem gota de água. Imagens de satélite mostram que as barragens ficaram completamente secas em 7 anos. Cidade do Cabo pode tornar-se a primeira sem água.
Onde se lia "em todos os seus filhos" vai ler-se "em todos nós". Diploma foi aprovado com a oposição dos conservadores. Justin Trudeau aplaude, dizendo ser mais um passo para a igualdade de género.
Duas irmãs foram acusadas de espancar um menino de três anos até à morte. O crime foi motivado por um cupcake. Ao que tudo indica, aconteceu porque o menino roubou um bolo da cozinha e comeu-o. 
Opinião

Rui Ramos
Poderá o nosso regime funcionar sem cumplicidades, sem favores, sem arranjos, sem ganhos ilegais? Ou é aquilo a que chamamos "corrupção" a única maneira de o regime existir?

João Cândido da Silva
Combater a debilidade da poupança exige visão de longo prazo. Não é uma batalha que produza resultados com visibilidade imediata ou dividendos políticos ao virar da esquina.

José Manuel Fernandes
Quando a esmola é muita o pobre desconfia. E eu desconfio da euforia de um país de onde todos os problemas parecem ter desaparecido. Não acredito em milagres. Os números e a realidade também não.

Diana Soller
Quem são os “amigos” dos EUA? Conhecemos apenas as duas condições necessárias: apoiar as suas posições e políticas e estarem dispostos a serem portadores do fardo financeiro da sua vontade política.

José Filipe Correia Guedes
As manias de investimento e as euforias bolsistas são assuntos que arrastam multidões, que perturbam o equilíbrio social, que espicaçam as grandes paixões humanas, como a ganância, a inveja e o medo. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

I Jornadas sobre Parentalidade da Figueira da Foz: «Cabe a todos, pais, famílias e sistema, assegurar a felicidade intrínseca da criança»

Decorreu esta sexta feira, 2 de fevereiro de 2018, com 800 inscrições, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) as I Jornadas sobre Parentalidade da Figueira da Foz - Evoluir do Conflito Parental para a Coparentalidade.
Na sessão oficial de abertura, o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, sublinhou «a atualidade e interesse suscitado pelo tema», congratulando-se pela realização, na Figueira da Foz e numa iniciativa de instituições da Figueira da Foz, de um evento que se traduziu numa «sala completa», mormente de mais de 600 técnicos e juristas de todo o país, a quem cabe solucionar conflitos relacionados com a parentalidade, «uma das mais difíceis missões, até porque deixa sempre um certo amargo, porque o ideal é que exista sempre harmonia… mas nem sempre assim é, e cabe a todos, pais, famílias e sistema, assegurar a felicidade intrínseca da criança».
Com organização conjunta da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da ASOS – Associação Soltar os Sentidos, da Casa Nossa Senhora do Rosário, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Figueira da Foz, da EAPN - Núcleo Distrital de Coimbra e da Ordem dos Advogados - Delegação da Figueira da Foz, as  I Jornadas sobre Parentalidade da Figueira da Foz - Evoluir do Conflito Parental para a Coparentalidade resultam de um desafio lançado por algumas destas entidades, que detetaram a necessidade um evento com uma abordagem interdisciplinar no âmbito da parentalidade, com especialistas das áreas da Ação Social, Direito, Sociologia e  Psicologia, entre outros.
Os trabalhos decorreram entre as 9h30 e as 17h30, com painéis dedicados à «Coparentalidade e Parentalidade Positiva»; «Responsabilidades Parentais»; «Alienação Parental» e «Resolução de Conflitos e Mediação Familiar».  A necessidade do reforço da mediação familiar, o enfoque na redução do stresse familiar e na reeducação dos pais, aquando da regulação das responsabilidades parentais, alertando-os para as consequências negativas do conflito parental sobre os seus filhos, e ajudando-os a transitar do ‘casal extinto’ para o ‘casal parental’, foram algumas das conclusões dos trabalhos.


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!