domingo, 6 de fevereiro de 2022

AMANHÃ, TODOS OS CONDUTORES EM AVEIRO VÃO SER “MULTADOS”

Iniciativa de marketing da AveiroBus/ Transdev recorre a “multas” para promover os transportes públicos, a favor de uma mobilidade mais sustentável 

Esta segunda-feira, 07 de fevereiro, a AveiroBus/ Transdev, com o apoio e contributo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), vai levar a cabo uma ação de marketing em Aveiro, que consiste em distribuir “multas” por todos os automóveis da cidade. As “contraordenações” são, no fundo, folhetos que visam chamar a atenção para uma mobilidade urbana mais sustentável, através da promoção dos transportes públicos em vez do automóvel particular, com oferta de um voucher de ida e volta para que todos possam experimentar o serviço.

O transporte público é, por si só, uma alternativa mais sustentável que os transportes individuais, mas em Aveiro a Transdev reforçou a sustentabilidade da sua frota Aveiro Bus ao ter colocado em circulação 3 autocarros elétricos.

De acordo com dados de 2019 apurados pela Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia. Dentro desta percentagem, 72% correspondem a emissões provenientes dos transportes rodoviários e os automóveis particulares são responsáveis por 60,7% deste total. Os dados concluem ainda que, na Europa, cada carro tem em média 1,7 passageiros, o que faz de meios de transporte como os autocarros, uma alternativa mais sustentável.

A CMA e a operadora concessionária da rede intermodal de transportes públicos de aveiro, AveiroBus/ ETAC/ Transdev têm como um dos trabalhos prioritário a sensibilização dos Cidadãos para a utilização dos transportes públicos, como contributo para o equilíbrio ambiental e para a redução da nossa pegada ecológica no mundo em que vivemos.

A Transdev é uma das maiores referências no transporte público de passageiros a nível mundial, que desenvolve em Portugal soluções de mobilidade inovadoras nos setores rodoviário e fluvial.

Oriundos da Universidade do Porto: Alunos de arquitetura estudam varanda quinhentista do edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede

Quatro alunos da Licenciatura em Arquitetura da Universidade do Porto estão a estudar a história da varanda quinhentista do edifício dos Paços do Concelho. O trabalho de investigação está a ser realizado no âmbito da disciplina de História da Arquitetura Portuguesa e centra-se num relevante elemento arquitetónico do Renascimento, construído em pedra de Ançã, e que mantém o essencial da sua traça original. Foi, de resto, a sua vincada singularidade arquitetónica e patrimonial que esteve na origem da escolha por parte dos futuros arquitetos.

Foi-nos dada uma lista com edifícios do Renascimento que poderiam ser interessantes face à pouca informação publicada sobre eles. Esta varanda do edifício da Câmara Municipal de Cantanhede despertou-nos a atenção por ter tido poucas alterações e reunir os elementos típicos da arquitetura quinhentista e dos arquitetos da época”, justificou Serafim Coelho, elemento do grupo que está a fazer o estudo, do qual fazem também parte Diana Afonso, Mafalda Pires e Matilda Perdicoúlis.

Durante a visita ao edifício da Câmara Municipal, antigo palácio da família dos Meneses, os estudantes recolheram alguma informação documental e registos fotográficos, e efetuaram a medição detalhada de elementos em estudo, como as colunas e abóbodas do piso inferior e as mísulas.

O trabalho de investigação deverá estar concluído dentro de três meses tendo como foco a procura de respostas para questões como a função primordial da varanda, o uso que lhe foi dado ao longo dos séculos e o que terá motivado a sua construção. Em estudo está ainda a articulação da escada com as galerias do rés-do-chão e primeiro andar.

O grupo de alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto foi recebido por Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, que se congratulou “com a investigação centrada num património histórico tão relevante para este concelho. O vosso trabalho interessa-nos, pois estamos a falar de uma referência maior do nosso património, pois além do seu valor arquitetónico e histórico, possui uma a forte carga simbólica que lhe advém da circunstância de ser a casa do exercício democrático do poder autárquico, explicou o autarca, adiantando que “tem havido e vai continuar a haver sempre a preocupação de preservar e profundar essas duas dimensões”.

Pedro Cardoso espera que o resultado final da investigação académica revele novos dados sobre a história do antigo palácio dos marqueses de Marialva e desafiou os estudantes “a virem a Cantanhede apresenta-los publicamente numa sessão que a Câmara Municipal terá todo o gosto em organizar. É importante proporcionar aos munícipes as perspetivas possíveis sobre o nosso património e este estudo será certamente mais o passo nesse sentido”, concluiu.



Isabel II cumpre 70 anos no trono, a primeira monarca britânica a completar o Jubileu de Platina

A Rainha Isabel II, de 95 anos, assinala hoje o 70º. aniversário no trono, tornando-se na primeira soberana britânica na história a atingir o Jubileu de Platina, apesar de inicialmente não estar destinada a herdar a coroa.

A ascensão aconteceu em 1952 devido à morte prematura do pai, Jorge VI, que por sua vez chegou ao trono britânico porque o irmão Eduardo VIII abdicou para se casar com a norte-americana, duas vezes divorciada, Wallis Simpson.

Dos primeiros dias como uma jovem monarca glamorosa com tiaras brilhantes até ao papel mais recente de “avó” dos britânicos, Isabel II acompanhou, ao longo das últimas sete décadas, várias crises como o fim do Império Britânico, as greves dos anos 1980, o conflito na Irlanda do Norte, ataques terroristas, o ‘Brexit’ (processo da saída do Reino Unido da União Europeia) e a pandemia de covid-19.

Desde que subiu ao trono, o Reino Unido já teve 14 primeiros-ministros, os Estados Unidos 13 Presidentes e o Vaticano sete Papas.

Apesar das muitas mudanças e de diversas crises, a monarca tem sido um símbolo de estabilidade, representando os interesses do Reino Unido no estrangeiro e mantendo-se acima da política interna.

A morte da princesa Diana, em 1997, as acusações de racismo no seio da família real feitas pelo neto, o príncipe Harry, e, mais recentemente, o processo de alegados abusos sexuais contra um dos seus filhos, o príncipe André, foram outros dos acontecimentos que abalaram a monarquia britânica nas últimas décadas.

Porém, a Rainha Isabel II, cujo comportamento durante a atual crise pandémica tem sido exemplar ao nível do cumprimento das restrições ao ponto de ficar sentada sozinha no funeral do marido, príncipe Filipe, em abril do ano passado, mantém níveis elevados de popularidade.

O Jubileu de Platina vai ser celebrado com uma série de eventos e iniciativas, que vão culminar num fim de semana prolongado por dois feriados, de 02 a 05 de junho.

Numa referência ao “Coronation chicken”, um prato de frango servido frio, com maionese, caril e outras especiarias que foi criado para a festa da coroação em 1952, foi aberto um concurso a qualquer residente do Reino Unido com mais de oito anos para escolher uma sobremesa que marque a ocasião.

A receita será publicada para ser servida em festas populares ao longo do fim de semana de celebração, que começará a 02 de junho com o tradicional desfile militar junto ao Palácio de Buckingham, em Londres, já cancelado por duas vezes devido à pandemia de covid-19.

No segundo dia terá lugar uma cerimónia religiosa na Catedral de Saint-Paul, igualmente na capital britânica, e no terceiro dia, 04 de junho, a Rainha prevê assistir acompanhada por membros da família real à corrida de cavalos de Derby, em Epsom Downs, atividade pela qual sempre se interessou.

No mesmo dia realiza-se também um concerto de música ao vivo em Buckingham, anunciado como a “Festa Platinum no Palácio”, evento que irá incluir algumas das “maiores estrelas do entretenimento do mundo”, segundo informou a Casa Real, mas sem revelar nomes.

O dia 05 de junho, domingo, será reservado para as celebrações organizadas pela própria população, com festas de rua previstas em todo o Reino Unido.

O reinado de Isabel II começou com a morte do seu pai, o Rei Jorge VI, em 06 de fevereiro de 1952, embora a monarca só tenha sido coroada em 02 de junho de 1953.

Tal como os Jubileus de Ouro (2002) e de Diamante (2012) da Rainha, a primeira semana de junho foi escolhida para as comemorações, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis a eventos ao ar livre.

Para permitir o fim de semana de quatro dias, o feriado que normalmente acontece na última segunda-feira de maio será transferido para 02 de junho e será criado um feriado adicional em 03 de junho.

Madremedia/Lusa

Imagem: JN

O tiro saiu pela culatra

 Em 8 de maio de 2021, em Louisville, Kentucky, anti-abortistas em frente ao Centro Cirúrgico Feminino EMW, uma clínica que realiza abortos. [Foto: Jon Cherry / GETTY)

Cidade paga 75 mil dólares de indenização a policial suspenso por protestar contra o aborto

  • Plinio Maria Solimeo

Neste nosso infeliz mundo com muita frequência o bem é perseguido e o mal premiado. Mas às vezes ocorre de o tiro sair pela culatra. Foi o que aconteceu com um policial católico dos Estados Unidos, que após ter sido multado pela sua corporação por rezar contra o aborto diante de uma clínica que o praticava, teve de ser indenizado pela injusta e arbitrária punição.

         Mateus Schrenger, policial altamente qualificado na polícia de Louisville, no Estado de Kentucky, é um devoto católico, pai de quatro filhos. Fiel à doutrina da Igreja, é ferrenho antiabortista. Por isso, quis participar da campanha “40 Dias pela Vida”, que através de orações pacíficas e jejum em frente a empresas de aborto, visa acabar com o extermínio de inocentes.

Desse modo, na manhã de 20 de fevereiro de 2021, antes de ir para o serviço, parou para rezar com seu pai na calçada do lado de fora do Centro Cirúrgico Feminino EMW, que realiza abortos. Eram aproximadamente 6 horas da manhã quando os dois começaram a rezar o Rosário, o que fizeram durante 45 minutos antes da abertura da clínica da morte. Como o oficial entraria depois em serviço, vestia o uniforme da corporação, cobrindo-o com um casaco.

Deve-se notar que se tratava de um ato muito pacífico, sem outras pessoas por perto, a não ser um senhor que se juntou a eles no início da oração, além de alguns outros que chegaram quando Schrenger já saía. As ruas adjacentes também estavam quase vazias de tráfego naquele amanhecer de sábado. Portanto, o que fizeram em nada atrapalhava quem quer que fosse, nem mesmo os partidários do aborto.

         No entanto, o vídeo de vigilância da clínica mostrou Schrenger caminhando fora do prédio enquanto rezava, portando um pequeno cartaz no qual estava escrito: “Rezar para acabar com o aborto”.

A represália não se fez esperar. Naquele mesmo dia seu computador foi bloqueado pela polícia e o carro da corporação com o qual trabalhava retirado de seu uso. Afastaram-no também da escala de patrulhamento e o suspenderam por mais de quatro meses, embora mantendo o seu salário. Além disso, foi destituído de seus poderes como policial e colocado sob investigação.

Segundo o Departamento de Polícia de Louisville, Schrenger foi punido “por ter violado os Procedimentos Operacionais Padrão da polícia e as leis de Kentucky”. Ora, na lista desses procedimentos não se proíbe a participação de um policial em ato não político, no seu período de folga.

De acordo com uma carta do último mês de junho, obtida pelo jornal WDRB News, a polícia alegou também que Schrenger foi indiciado porque usava uniforme policial completo ao participar de uma “atividade de protesto”, mas reconhecia que ele procurou cobri-lo com o casaco.

Ora, quando o Departamento de Polícia estendeu o período de suspensão do policial, ignorou o prejuízo que causava à sua carreira e aos seus meios de subsistência dos quatro filhos menores, além de outros danos, perdendo quantias substanciais de pagamento. Ficava claro que o motivo da punição eram suas crenças religiosas e sua atitude declarada e militantemente pró-vida.

Também a clínica abortista visada postou em sua conta do Twitter graves acusações contra Schrenger, as quais foram amplamente divulgadas e politizadas.

É incrível como um ato isolado e sem publicidade de um católico fiel aos ensinamentos da Igreja, feito quase de madrugada e sem alarde, atraiu tanto ódio dos abortistas e dos “politicamente corretos”!

O oficial punido reagiu corajosamente. Assessorado pela Thomas More Society, firma de advogados dedicada a restaurar o respeito à lei pela vida, família e liberdade religiosa, Schrenger processou o prefeito, o chefe de polícia e o departamento de polícia da cidade por persegui-lo por causa de suas convicções religiosas e sua atuação pró-vida. O advogado da Thomas More Society, Blaine Blood, entrou em outubro de 2021, em nome de seu cliente, com uma ação federal contra a cidade de Louisville e o Departamento de Polícia Metropolitana.

O conselheiro sênior desse grupo, Matt Hefrom, afirmou: “A disciplina injusta revelou inegavelmente discriminação baseada em conteúdo contra as visões pró-vida pessoais do oficial Schrenger, e violou seus direitos da Primeira Emenda americana. Ele não se engajou em nenhum protesto político em serviço: só rezou em silêncio. No entanto, foi punido por esse comportamento pacífico e privado”. E, o que é mais grave, foi tratado assim de maneira muito diferente que outros policiais que inegavelmente se envolveram em verdadeiros protestos políticos e ativismo enquanto participavam de manifestações LGBT e Black Lives Matter”. Para estes, benevolência e compreensão. Hefrom insiste que ainda mais grave é o fato de  os policiais acima envolvidos se manifestarem estando em serviço e de uniforme.

Entretanto, aparentemente foram por debaixo do pano aprovados ou pelo menos tolerados pelo Departamento de Polícia. Tanto assim é que os registros abertos mostraram que esses oficiais não enfrentaram em absoluto suspensão nem nenhum tipo de pena disciplinar. Ele conclui que a medida implicou em “uma violação significativa e imperdoável dos direitos constitucionais de um oficial leal”.

A própria chefe da polícia, Erika Shields, quando questionada sobre o assunto Schrenger em reunião do Comitê de Supervisão e Auditoria do Conselho Metropolitano de Louisville, em 2 de março de 2021, admitiu publicamente que não acreditava que sua conduta estivesse claramente proibida. No entanto, as sanções foram mantidas.

Contudo, a polícia e a municipalidade tiveram que ceder. Ante a ameaça de um processo que os punha no pelourinho e lhes seria muito prejudicial, a administração da cidade de Louisville resolveu, para que Schrenger encerrasse rapidamente o caso, indenizá-lo com 75 mil dólares. Esse acordo saiu três meses depois de o policial ter entrado com seu processo.

Comenta Matt Heffron: “A oferta rápida da cidade de pagar US$ 75.000 mostra que ela sabia que cometera uma violação significativa e imperdoável dos direitos constitucionais de um oficial leal”.

Não é sempre que vemos uma injustiça tão flagrante ser sanada com tanto sucesso.

ABIM

____________

Fontes:

– Policial católico ganha acordo de US$ 75 mil após suspensão por rezar em estabelecimento de aborto| Registro Católico Nacional (ncregister.com)

– https://thomasmoresociety.org/louisville-pays-75000-to-wronged-police-officer-suspended-for-off-duty-prayer/

– https://thomasmoresociety.org/case/matthew-schrenger-v-louisville-metro-police-chief-erika-shields-and-mayor-greg-fischer/

Rayan foi resgatado, mas não resistiu aos ferimentos. Criança esteve presa durante quatro dias num poço de 32 metros em Marrocos

Rayan, o menino de cinco anos que estava preso num poço desde terça-feira, em Marrocos, não sobreviveu aos ferimentos resultantes da queda. A criança foi finalmente resgatada esta noite e logo encaminhada para uma ambulância no local, mas, apesar dos esforços da equipa de salvamento, foi tarde de mais.

Depois de quatro dias de tentativa de resgate, hoje, por volta das 20:30 (hora de Lisboa), a criança de cinco anos foi retirada do furo e transportada até uma ambulância, que aguardava no local.

Segundo o correspondente do El País em Marrocos, perante os gritos de "Alá é Grande" da população que se concentrava no local, a ideia que passava era de que Rayan tinha sido socorrido com vida. No entanto, de acordo com o The New York Times, não foi possível avaliar pelas imagens transmitidas qual era o estado de saúde do menino.

Mais tarde, os meios de comunicação marroquinos confirmaram os piores temores, começando a adiantar que Rayan afinal não resistiu aos ferimentos resultantes da queda. A estação pública 2M adiantou que Mohammed VI, o Rei de Marrocos, já prestou condolências à família "após o trágico acidente que ceifou a vida" da criança.

O rapaz, cuja situação atraiu o interesse nacional e internacional, caiu acidentalmente na terça-feira num poço seco, de 32 metros de profundidade e estreito e, portanto, de difícil acesso, cavado perto da residência da família na vila de Ighrane, perto da localidade de Bab Berred, na província de Chefchaouen.

A mãe da criança disse à imprensa local que o filho “estava a brincar perto” da casa e que “desapareceu [na terça-feira] por volta das 14:00”, mobilizando a família “para o procurar” até que repararam que ele tinha caído no poço.

O resgate pôs assim fim a quatro dias de operações e onde nunca foi certa a possibilidade de um desenlace positivo. Para salvar Rayan, uma equipa multidisciplinar cavou primeiro verticalmente junto ao poço um buraco até cerca de 32 metros de profundidade e esteve a cavar horizontalmente até ao local onde o menino se encontrava, instalando um tubo para estabilizar o canal recém-construído.

Se numa primeira fase, a escavação foi efetuada através de bulldozers e outra maquinaria pesada, quando os socorristas começaram a aproximar-se de Rayan, tiveram de recorrer a escavações à mão para não provocar potenciais derrocadas.

Pelas 14:00 de hoje, a equipa já tinha encontrado a criança depois de percorrer o túnel e estava a tentar estabilizá-la numa maca para transportá-la à superfície, mas o risco de derrocada atrasou o processo. Esta fase de resgate foi particularmente delicada devido ao risco de deslizamentos de terra por causa da natureza do solo, com algumas camadas arenosas e outras rochosas — por exemplo, esta manhã o resgate teve um atraso de cerca de três horas devido a uma rocha que dificultou a perfuração do túnel, adiantou a agência espanhola Efe.

Enquanto as escavações decorriam, um helicóptero da Royal Gendarmerie foi enviado para o local para transportar a criança depois de a retirarem do poço, bem como uma ambulância equipada com equipamento de reanimação. Ao longo destes dias, os socorristas transportaram oxigénio e água para o fundo do poço para socorrer Rayan.

Milhares de pessoas viajaram até ao local, alguns de longe, em sinal de solidariedade e estiveram acampadas naquela zona, apesar do frio naquela região, noticiou a agência France Presse (AFP).

A tragédia tem gerado muita solidariedade nas redes sociais: esta manhã as transmissões ao vivo de vários meios de comunicação marroquinos continuaram a atrair centenas de milhares de utilizadores na Internet.

Este acidente ecoa uma tragédia que ocorreu no início de 2019 em Espanha, na Andaluzia, quando uma criança de dois anos morreu depois de cair num poço abandonado com mais de 100 metros de profundidade.

Madremedia

Imagem:G1-Globo

Ciclista Rui Costa termina em terceiro na Volta à Arábia Saudita

O português Rui Costa (UAE Emirates) assegurou hoje o terceiro lugar na geral da Volta à Arábia Saudita em bicicleta, após a conclusão da quinta e última etapa, que foi ganha pelo neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange Jayco).

O neerlandês, que conseguiu a segunda vitória na prova, foi o mais rápido a cumprir os 138,9 quilómetros percorridos em Al Ula, com o tempo de 02:56.10 horas, batendo ao sprint o britânico Daniel Mclay (Arkéa Samsic) e o italiano Davide Ballerini (QuickStep-Alpha Vinil).

Na classificação geral, belga Maxim Van Gils (Lotto Soudal) chegou hoje integrado no pelotão e assegurou o triunfo na geral, com o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious) segundo, a 36 segundos, e Rui Costa terceiro, a 48.

O ciclista português terminou a etapa de hoje no 25.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, enquanto Rui Oliveira foi 38.º, e terminou a Volta à Arábia Saudita no 24.º lugar da geral, a mais de seis minutos do vencedor.

Madremedia

Imagem: DN

Hospitais de Alcobaça e Pombal com suspensão de visitas em três serviços até dia 13

 O Centro Hospitalar de Leiria prevê manter, até dia 13, a suspensão das visitas em três serviços dos hospitais de Alcobaça e de Pombal, e nos restantes será retomada a entrada de visitantes a partir de segunda-feira.

“Face ao elevado número de utentes, quer com covid-19 positivo, quer em isolamento profilático, no Serviço de Medicina Interna e na Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) e no Serviço de Medicina Interna no Hospital Distrital de Pombal (HDP), o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) decidiu manter a suspensão das visitas por acompanhante/cuidador nos serviços referidos até, previsivelmente, ao dia 13 de fevereiro”, foi hoje anunciado.

O CHL adianta em comunicado que “as informações médicas referentes a doentes internados no Serviço de Medicina Interna e na UICD do HABLO e no Serviço de Medicina Interna no HDP deverão ser prestadas exclusivamente ao acompanhante/cuidador através de contacto telefónico”.

Segundo a fonte, nos restantes serviços do CHL será retomada a entrada de acompanhante/cuidador/visita a partir de segunda-feira.O CHL lembra aos visitantes e acompanhantes de doentes “que se mantém a apresentação obrigatória do resultado negativo do teste à covid-19, ou o certificado digital de recuperação”.

“Apenas é dispensada a apresentação de teste à covid-19 com resultado negativo aos visitantes e acompanhantes de doentes internados que comprovem terem sido vacinados, há pelo menos 14 dias, com uma dose de reforço contra a covid-19”, esclarece.

De acordo com o comunicado, à equipa de vigilantes “deve ser apresentado o resultado negativo de um Teste Rápido de Antigénio (TRag), realizado até 24 horas antes, de um TRag em modalidade autoteste devidamente certificado por um profissional de saúde, realizado até 24 horas antes, ou de um teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita, ou ainda o certificado digital de recuperação”.

Caso não seja possível apresentar o resultado negativo do teste à covid-19, o CHL possibilita a supervisão para TRag na modalidade de autoteste, de segunda-feira a domingo, por ordem de chegada, mas o mesmo só será válido para o próprio dia.

“O Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, possibilita o autoteste supervisionado entre as 13:00 e as 15:00, até ao limite de 20 pessoas durante esse horário”, acrescenta.

No caso da Unidade de Internamento de Doentes em Evolução Prolongada de Psiquiatria (UIDEPP), as visitas que pretendam fazer um autoteste supervisionado deverão dirigir-se ao HSA.

Segundo a nota, o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira possibilitam a supervisão de autotestes entre as 13:30 e as 14:30, até ao limite de 10 pessoas.

O Conselho de Administração do CHL esclarece que as medidas agora anunciadas “serão atualizadas sempre que as circunstâncias o justifiquem”.

Madremedia/Lusa