terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Proença-a-Nova foi o berço do livro “Da Raia Seca ao Pinhal”


O livro “Da Raia Seca ao Pinhal”, com coordenação de Álvaro Carvalho e editado pela Âncora Editora, teve a sua génese num almoço de trabalho no âmbito de um seminário dedicado ao envelhecimento que o Município de Proença-a-Nova organizou em que o médico e autor – um dos oradores convidados - foi desafiado a escrever um novo livro que abarcasse a assistência médica na região, mas também a sua história, cultura e tradição. Se a primeira reação foi de recusa, Álvaro Carvalho viria a mudar de ideias, como recordou na apresentação oficial da obra que decorreu em Proença-a-Nova no dia 7 de janeiro, dando origem a uma publicação que junta mais de três dezenas de autores que, em comum, têm o facto de serem naturais, de residirem ou de terem “adotado afetivamente” a Beira Interior, uma vez que assumiu o objetivo de divulgar uma “região do país muito esquecida”. 

Colaborando na publicação com um texto sobre “Os Ratinhos do Concelho de Proença-a-Nova”, o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, comparou os manajeiros que juntavam os trabalhadores sazonais na região aos autarcas de hoje que têm como missão reunir recursos e ferramentas que possam esbater as assimetrias criadas e preparar o interior para os desafios que a inexistência de uma estratégia política criou ao longo das últimas décadas. Recuperando uma das frases do texto de Manuel Braga da Cruz – “O interior precisa de discriminação positiva, que todo o país olhe para ele como para um antepassado que importa fazer viver” –, João Lobo ressaltou que a experiência dos ratinhos beirões nos campos de ceifa do Alto Alentejo e Ribatejo também traduz “aquilo que é a condição da dificuldade e da resiliência deste povo, desta gente da Beira, que ia procurar nesse trabalho um complemento e um sustento diferenciado para as suas famílias. Criou tenacidade nas pessoas e capacidade de enfrentar as dificuldades”. É sua expetativa que este livro possa alertar para a necessidade de se olhar para o interior a partir de uma nova perspetiva em que, num país com cerca de 200 quilómetros de largura, não existe verdadeiramente interior e litoral. 

Colaborando com Álvaro Carvalho desde 2008 na publicação de vários livros, o responsável pela Âncora Editora, António Batista Lopes, destacou a participação de sete municípios na concretização do livro “Da Raia Seca ao Pinhal” e a capacidade do coordenador juntar pessoas de várias valências. “Depois foi quase realizar um trabalho de costura que foi muito bem desenvolvido pela comissão editorial que tem a coordenação de Álvaro Carvalho e é composta ainda por Eurico Carvalho e Luís Queirós”. O editor adiantou ainda que Álvaro Carvalho tem mais dois livros em preparação. 

Os intervenientes na apresentação do livro recordaram a ligação entre a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a Fundação que Álvaro Carvalho criou em 2014 com o seu nome que tem como missão a prestação de cuidados de saúde na zona interior do país, em especial na Beira Interior de onde é natural (mais precisamente do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo). “A Fundação tem uma relevância grande, de alguém que sente as suas raízes, mas que tendo migrado por via da profissão para a parte urbana conseguiu traduzir as suas competências neste projeto e, passados estes anos, na capacidade de também olhar para estes territórios através de novas valências do ponto de vista da medicina”, afirmou João Lobo. Em Proença-a-Nova têm sido realizadas operações às cataratas, consultas de dermatologia e de cardiologia.

Arrancou hoje vacinação dos lares em Évora


Começou hoje a distribuição de vacinas pelos lares do concelho. Fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Évora e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES-AC), a autarquia disponibiliza meios logísticos, como o transporte para os técnicos de saúde que iniciaram a implementação do plano de vacinação contra a Covid-19 no nosso concelho.
A Câmara Municipal continuará a estar atenta ao evoluir da situação, disponibilizando todos os meios necessários para mitigar os efeitos da pandemia, bem como continuará a manter o nível de colaboração interinstitucional que é exigido nesta luta.



Andanças vai decorrer nos dias 18 a 22 de agosto no concelho de Reguengos de Monsaraz


Festival Andanças 2021 vai realizar-se em Campinho, junto ao Grande Lago Alqueva 
A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz estabeleceu uma parceria com a Associação PédeXumbo para a realização do Festival Andanças no concelho, nomeadamente na aldeia de Campinho, junto ao Grande Lago Alqueva. A edição de 2021 do festival já está agendada para os dias 18 a 22 de agosto e vai decorrer no Parque de Eventos de Campinho e nas áreas adjacentes, onde serão instalados vários palcos, zonas para alimentação e bebidas, área de campismo e parques de estacionamento. 
A autarquia e a organização pretendem que esta parceria permita a realização do festival durante muitos anos no concelho de Reguengos de Monsaraz. Nesta primeira edição em Campinho, o Andanças terá cinco dias de música, dança e outras atividades para todas as idades, pretendendo levar as iniciativas ao interior da aldeia e ao espaço natural junto ao lago. 
O Festival Andanças teve início em 1996 e junta anualmente milhares de pessoas de todo o mundo num espirito de partilha, de encontro e de práticas sustentáveis. Neste festival promove-se a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. 
No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de danças africanas, americanas e europeias, como as portuguesas, húngaras, balcânicas, bascas, belgas, mediterrânicas, catalãs e italianas. O festival assenta em quatro pilares, nomeadamente a dança e a música, voluntariado, comunidade e sustentabilidade.

Instituto Piaget participa no programa Microsoft Learn para Educadores


·Alunos do Instituto Piaget vão poder aceder a certificações Microsoft através de um projeto na área do ensino lançado pela multinacional.

O Instituto Piaget vai participar no projeto internacional Microsoft Learn for Educators. Com acesso a um conjunto alargado de ferramentas e materiais incluídos no programa, o Instituto Piaget passa a oferecer aos seus alunos a possibilidade de obterem algumas das certificações Microsoft mais reconhecidas pelo mercado.

O Microsoft Learn for Educators permite às instituições de ensino participantes no programa acederem a formação, conteúdos e módulos online disponibilizados pela empresa tecnológica para posteriormente oferecerem cursos alinhados com as certificações Microsoft. Este acesso é concedido a professores qualificados que se encarregarão de transmitir os conteúdos aos alunos da forma que entenderem mais conveniente e flexível – seja na sala de aula, em aulas online ou de forma assíncrona. 

O Instituto Piaget conta com 13 elementos do seu corpo docente envolvidos na fase inicial do programa. Todos os alunos do Instituto poderão propor-se e aceder aos cursos e certificações, estando os das áreas digitais e da gestão mais orientados para esta primeira fase.

Em termos temáticos, a oferta dos cursos está direcionada para o Microsoft Azure, a plataforma de computação em nuvem desenvolvida pela Microsoft. O objetivo é capacitar os alunos que estão a dar os primeiros passos no domínio desta tecnologia. Assim, as instituições aderentes poderão oferecer certificações Microsoft como o Azure Data Fundamentals, o Azure Al Fundamentals, o Azure Fundamentals e o Power Plataform Fundamentals. Cada curso cobre os objetivos do exame da certificação Microsoft por meio de aulas baseadas em cenários do mundo real e exercícios práticos.

“A participação no programa Microsoft Learn para Educadores representa uma mais-valia para o Instituto Piaget enquanto fator diferenciador da qualidade do seu ensino”, afirma Ricardo Simões Santos, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget e responsável pela implementação do programa. O docente acrescenta que “é objetivo do Instituto posicionar-se como uma das principais instituições de ensino na área digital em Portugal, pelo que a participação em projetos disruptivos e diferenciadores são a consequência natural da sua aposta”.

Dan Ayoub, diretor-geral da Microsoft para a área da educação, destaca sobretudo o papel da empresa na formação dos futuros profissionais: “Os alunos de hoje são os inovadores de amanhã. A Microsoft está empenhada em fornecer os caminhos de aprendizagem, as ferramentas e os recursos educacionais necessários para ajudar a preparar os alunos para o sucesso nas suas futuras carreiras”. 

A importância das certificações

Num mercado cada vez mais competitivo, as certificações podem, de facto, fazer a diferença. De acordo com um estudo da IDC (líder mundial na área de “market intelligence”) sobre Como as Competências em Cloud Estão a Acelerar as Carreiras dos Profissionais de TI, os profissionais certificados ganham 15% mais do que os não certificados, são quase 20% mais produtivos, e mantêm os seus cargos por mais tempo.

Outros estudos corroboram as vantagens de uma certificação. Segundo a pesquisa da Pearson Education (multinacional britânica do setor educativo), intitulada “Pearson Vue 2018 Value of Certification”, 67% dos inquiridos responderam que a certificação lhes dá uma maior autoconfiança nas suas competências, 55% disseram que o conhecimento adquirido foi efetivamente transferido para a sua função profissional, enquanto 41% assinalaram o aumento do seu grau de satisfação no emprego. Para 35%, entre os maiores benefícios esteve o aumento do seu salário e 44% destacaram o nível de trabalho desenvolvido com maior qualidade. (© 2019 Pearson Education. Direitos reservados. Reproduzido com permissão)

“Estamos convictos que esta ligação ao programa da Microsoft será recebida com entusiasmo pelos nossos alunos que poderão adquirir competências avançadas em áreas-chave. A experiência do nosso corpo docente, aliada aos conteúdos técnicos disponibilizados globalmente pela Microsoft, são bons indicadores para aumentar as suas chances de empregabilidade futura”, conclui Ricardo Simões Santos.

Hospital de Cantanhede com quatro profissionais e oito doentes infetados

Quatro profissionais de saúde e oito doentes do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, no distrito de Coimbra, testaram positivo à covid-19, foi hoje anunciado.

Perante a situação de surto, foi determinada a ativação do plano de contingência nível 2, com ações específicas implementadas nas unidades da instituição, por forma a separar os utentes identificados", refere um comunicado da unidade hospitalar, enviado hoje à agência Lusa.

Devido à existência de casos positivos, teve início segunda-feira a realização de testes a todos os utentes e aos mais de 40 profissionais de saúde, que continuam a ser efetuados "aos restantes profissionais prestadores diretos de cuidados".

Segundo a administração do Hospital, foi definido um piso exclusivo para os doentes positivos, com uma equipa dedicada e circuitos específicos, reservando os outros dois pisos para restantes doentes internados.

O plano de vacinação em curso foi temporariamente suspenso, em articulação com as entidades responsáveis, e o Serviço Domiciliário também interrompeu a atividade.

"O Hospital Arcebispo João Crisóstomo continua a monitorizar e acompanhar a situação mantendo, à data, a restante atividade assistencial, nomeadamente a atividade cirúrgica, MCDT (exames) e consulta externa", adianta o comunicado.

A unidade hospitalar salienta a necessidade do cumprimento das recomendações das autoridades de Saúde, através do uso de máscara, lavagem frequente de mãos e cumprimento do distanciamento social, restringindo os contactos sociais ao estritamente necessário.

"O sucesso do combate a esta pandemia depende do compromisso que cada um de nós deve assumir para a sua proteção e dos que os rodeiam", sublinha o comunicado.

Lusa

Imagem: Campeão das Provincias

Vacinação já iniciou no concelho de Porto de Mós


Porto de Mós foi o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral, do qual fazem também parte Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pombal, a receber e administrar a vacina Pfizer contra a COVID-19.

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós iniciou a vacinação dos seus utentes e funcionários esta manhã. A acompanhar a ação esteve a Enfermeira Coordenadora do ACES Pinhal Litoral, responsável pela vacinação, Dina Pascoal, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, Paulo Carreira, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e a Vereadora da Saúde, Telma Cruz.

Seguir-se-ão a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, a Casa de Repouso Alexandrina Bartolomeu e o Solar de Santa Marta. Só hoje serão vacinadas 267 pessoas em Porto de Mós e 700 até ao final desta primeira fase de vacinação que tem como público-alvo os lares e unidades de cuidados continuados concelhios e cuja calendarização será feira diariamente pelas autoridades de saúde.

A vacinação é um passo largo para se conseguir controlar e erradicar o coronavírus, no entanto, é principalmente através da atitude de todos nós que reside a possibilidade de conter a sua propagação e, assim, reduzir o número de infetados.

AVEIRO | COLEÇÃO “AVENIDA DR. LOURENÇO PEIXINHO. UMA HISTÓRIA COM FUTURO” A PARTIR DE DOMINGO NAS BANCAS

A Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com o Jornal de Notícias (JN), lança no próximo domingo, 17 de janeiro, uma nova ação de promoção e marketing da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no âmbito da profunda obra de requalificação em curso e procurando por esta via também a valorização do património Aveirense e o enriquecimento histórico-cultural dos Cidadãos.

Trata-se da coleção de fotografias "Av. Dr. Lourenço Peixinho. Uma história com futuro.", que ao longo de todo o ano vai contar a história e o desenvolvimento da Avenida numa oferta de 12 fotografias que evidenciam a sua evolução, como artéria central e estruturante da Cidade de Aveiro. Estas fotografias serão distribuídas no 1.º domingo de cada mês, a partir de 17 de janeiro até 5 de dezembro. Esta coleção inclui a oferta, na 1.ª entrega, de uma caixa arquivadora, para as 12 fotografias.

Esta oferta é válida, na compra do JN, apenas no distrito de Aveiro, na cidade do Porto e na cidade de Lisboa.


Calendário de distribuição da coleção:

1.ª entrega - 17 de janeiro - 1.ª Foto + caixa arquivadora - Aterro para a construção da Avenida Central ( atual Av. Dr. Lourenço Peixinho) - 1919

2.ª entrega - 7 de fevereiro - 2.ª Foto - A nova Avenida - 2020

3.ª entrega - 7 de março - 3.ª Foto - Avenida Central ( atual Av. Dr. Lourenço Peixinho) - 1937

4.ª entrega - 4 de abril - 4.ª Foto - Estação de Caminho de Ferro de Aveiro - 1948

5.ª entrega - 2 de maio - 5.ª Foto - Chegada de prova automobilística na Av. Dr. Lourenço Peixinho - 1952 - 1954

6.ª entrega - 6 de junho - 6.ª Foto - Vista parcial da Av. Dr. Lourenço Peixinho - 1951

7.ª entrega - 4 de julho - 7.ª Foto - Av. Dr. Lourenço Peixinho - 2019

8.ª entrega - 1 de agosto - 8.ª Foto - O monumento ao soldado desconhecido - 1970 - 80

9.ª entrega - 5 de setembro - 9.ª Foto - Av. Dr. Lourenço Peixinho - 1980

10.ª entrega - 3 de outubro - 10.ª Foto - Festas do município com desfile na Av. Dr. Lourenço Peixinho - 2000

11.ª entrega - 7 de novembro - 11.ª Foto - Vista aérea da cidade de Aveiro - Av. Dr. Lourenço Peixinho como um eixo central da cidade - 2000

12.ª entrega - 5 de dezembro - 12.ª Foto - A nova avenida - 2021

Campanha limitada ao stock existente.

Ansião | Obras de regeneração urbana de Ansião em fase de conclusão

Encontra-se a decorrer a segunda fase das obras de requalificação no âmbito da regeneração urbana de Ansião, inseridas na estratégia PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, estando a sua conclusão prevista para o final do primeiro trimestre deste ano. 

Os trabalhos em curso na Rua Dr. Domingues Botelho de Queirós, com ligação ao Tribunal de Ansião, e na Rua Cidade de Mosteiros, de acesso ao Mercado Municipal, dão continuidade à intervenção iniciada na Avenida Dr. Vítor Faveiro com vista à requalificação do circuito estratégico da vila de Ansião, que liga a principal entrada da vila ao Palácio da Justiça e ao Mercado. 

Num investimento superior a 700 mil euros, as obras contemplam trabalhos de requalificação, melhoramento e embelezamento, conciliados com uma intervenção mais profunda a nível das infraestruturas, nomeadamente redes de água, saneamento, pluvial, gás, eletricidade, telecomunicações e pavimento betuminoso. 

A obra inclui também a introdução de ilhas ecológicas e a execução de nova pavimentação de passeios com vista à melhoria da mobilidade urbana e acessível, para o que muito contribuirá o posicionamento e a espécie das novas árvores, em igual número às anteriormente existentes, transplantadas para o Parque Empresarial do Camporês e para a Quinta das Lagoas. 

Mira é novamente “Municipio Amigo do Desporto”

O Município de Mira foi distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, como "Município Amigo do Desporto", numa cerimónia que se realizou no passado dia 30 de dezembro, na Figueira da Foz.

Este galardão é atribuído pela plataforma Cidade Social e pela POGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto) e reconhece, a nível nacional, um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas, assim como os resultados obtidos.

Avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio tem como objetivos reconhecer, distinguir, promover, monitorizar e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada um dos concelhos aderentes ao programa.

Neste sentido, o Município de Mira tem vindo a implementar uma estratégia que, além da aposta na formação e no apoio às coletividades, privilegia a melhoria das suas instalações desportivas, fomenta programas e estratégias de sustentabilidade ecológica, incide no caráter solidário dos seus eventos e pretende potenciar a diversificação e promoção da oferta desportiva em Mira, também de modo a atrair para o concelho a realização de eventos desportivos regionais, nacionais e até internacionais.

Em 2020 foram várias as competições e eventos que se ficaram por realizar devido à pandemia. No entanto, o Desporto continuou a ser uma prioridade para o Município de Mira, através da aposta municipal em acontecimentos como o Campeonato Nacional de Remo Indoor, o Campeonato de Columbofilia, provas nacionais e distritais de corta-mato, a Hidromania, a Prova Nacional de Acrobacia F3A, a Etapa Nacional de Aeromodelismo, as Olimpíadas Sénior, a Masters Pool PT, o Concurso de Pesca-Desportiva, o Open Nacional Pesca Desportiva de Mar, o Festival da Patinagem, o Raid BTT Lagoas de Mira, o Torneio de Boccia, os Jogos Sem Fronteiras, entre outros.

Para nós é um orgulho receber, mais uma vez, este galardão porque prova que o nosso trabalho nesta área do desporto tem o devido reconhecimento. Em Mira, temos excelentes condições para o desporto, em interior ou em contacto com a natureza, e, como tal, temos como objectivo melhorar as nossas infraestruturas e continuar a acolher eventos desportivos que atraiam mais pessoas ao concelho e que mexam com a nossa economia local”, frisou Raul Almeida, Presidente do Município mirense.

Fonte: Mira ONLINE 

RETROSPECTO — Pânico do contágio, perseguição à Igreja, República Universal

 

O vírus chinês espalhou pânico, caos no mundo e perseguição à Igreja. A grande ameaça à Civilização pela implantação de um tirânico governo mundial visando o domínio das mentes e das nações, assim como subjugar a Religião Católica aproveitando da infidelidade de certas autoridades eclesiásticas que colaboram com a autodemolição da Igreja.

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 841, Janeiro/2021

2020 poderá ser estigmatizado como o ano pandêmico. O novo coronavírus oriundo da China comunista se disseminou pelo mundo inteiro, causando enfermidades e mortes em todos os países.

Por meio da mídia com suas notícias poluidoras, muitas delas distorcidas, espalhou-se por todos os continentes o pânico em relação ao vírus. Muitos especialistas consideram que o pânico coletivo foi pior que a própria doença, pois provocou incontáveis traumas psicológicos. Portadores de outras doenças, com receio de serem contaminadas pelo vírus, deixaram de fazer seus exames médicos rotineiros e de procurar clínicas e hospitais para tratar de suas enfermidades (cânceres, problemas pulmonares, cardíacos etc.). Poderiam ser curadas, se dedicassem aos seus males a atenção habitual, contudo muitas acabaram morrendo… por medo de morrer.

Drásticas medidas de distanciamento social geraram desemprego e muita pobreza em numerosas regiões. Houve também os que se enriqueceram, e muitos outros que continuarão a enriquecer em decorrência de todo esse processo.

Enquanto a atenção mundial era focada principalmente nos aspectos práticos para debelar a pandemia, em certos setores dirigentes mundiais estudava-se como aplicar o pânico da pandemia para conseguir o domínio das mentes e das nações, com a implantação de um governo mundial despótico — ‘República Universal’, ou ‘Nova Ordem Mundial’, que poderia ser a meta final. No Fórum Econômico Mundial falou-se claramente no ‘Great Reset’. Seria um grande reinício do mundo após a covid-19, onde uma “nova humanidade” viveria de modo subconsumista, ecológico, em novo ‘formato’ globalizado de regime comunista.

Subindo a um patamar espiritual, malefícios atingiram não só os corpos, mas também as almas. Os ditatoriais decretos de lockdown (com o mantra ‘fique em casa’), resultaram em igrejas fechadas com a anuência, e mesmo complacência, de autoridades eclesiásticas. Assim foi negada a assistência religiosa aos fiéis católicos, abandonados num momento em que mais necessitavam — mais um triste exemplo do processo de autodemolição da Igreja.

Essa pandemia de pânico — que certamente será lembrada por muitas décadas como um verdadeiro pandemônio — é um dos temas principais da matéria de capa da revista Catolicismo deste mês [capa acima], que, como de costume, publica como retrospectiva do ano findo.

Neste novo ano, quando parece estar próximo também o final desse pesadelo de pânico, devemos voltar nossas almas a Deus e curvar-nos aos seus Mandamentos, com o que obteremos dias melhores, mesmo que sejam mais árduos. Desejamos a todos os leitores, e às suas respectivas famílias, um novo ano com muitas graças de Deus e da Virgem Santíssima.

ABIM

Leiria | Município requalifica zona junto ao Santuário dos Milagres


Têm início esta semana as obras de requalificação das ruas Cónego Lacerda e Cónego Lacerda e do largo junto ao Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, na freguesia dos Milagres, uma intervenção que pretende dotar a zona de maior conforto e atratividade e revitalizar a dinâmica da área. 

Num investimento de quase 750 mil euros, a empreitada tem uma duração prevista de 270 dias (cerca de nove meses) e inclui um conjunto de trabalhos que, segundo o vereador das Obras Municipais e Requalificação do Espaço Público, Ricardo Santos, “visam tornar o espaço mais agradável e aprazível para quem o frequenta, contribuindo para um futuro aumento do turismo, já que serão também melhoradas as condições para a realização das festas tradicionais da freguesia”. 

A obra prevê a repavimentação de pisos, a requalificação dos espaços verdes e do estacionamento, com criação de novos lugares e de zona para cargas e descargas, bem como a melhoria das acessibilidades e da mobilidade, através da eliminação de barreiras arquitetónicas e colocação de piso tátil junto às passadeiras. 

A atratividade do espaço será reforçada com a instalação de novo mobiliário urbano, incluindo bancos, um bebedouro e um suporte para bicicletas, e de nova arborização, para além da colocação de sinalética urbana informativa e turística. 

Existirão alguns condicionalismos de trânsito durante a execução da obra, sendo que os sentidos de circulação viária existentes atualmente manter-se-ão após a conclusão dos trabalhos.

Águeda | Câmara Municipal entrega prémios de mérito escolar a 19 alunos do concelho

 Sessão de entrega das distinções decorreu na sexta-feira, no Centro de Artes de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda entregou os prémios de mérito escolar, referentes a 2018/2019 e 2019/2020, a 19 alunos, entre os quais 10 são do 9.º Ano de escolaridade, quatro do 12.º, quatro do Instituo de Emprego e Formação Profissional e um da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

No evento, que decorreu na sexta-feira ao final do dia, no Centro de Artes de Águeda, foram entregues um total de 7.500 euros em prémios relativos aos dois anos letivos, uma vez que, por causa da pandemia de COVID-19, a sessão foi sendo sucessivamente adiada.



“A educação é um dos grandes pilares de ação da Câmara e o investimento que temos vindo a fazer nesta área no concelho é muito forte e vai continuar a ser”, apontou Jorge Almeida,  Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que “o melhor investimento que podemos fazer é na educação dos nossos jovens; é o que trará um maior retorno no futuro”.

Para o Edil, “estes alunos brilhantes são o espelho disso mesmo, de uma comunidade educativa forte, com ótimos alunos, professores, escolas”. A cerimónia de sexta-feira foi, assim, um momento para agradecer a toda esta comunidade e às famílias, porque “o reconhecimento não poderia ser feito de uma forma anónima, em que se mandasse o prémio por carta; o desempenho destes alunos merece todo este reconhecimento, até porque são eles o símbolo de uma grande esperança no futuro”.

Também Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, salientou a importância de se fazer uma sessão de entrega destes prémios, organizada e respeitando todas as normas em vigor. “Para além de receberem o prémio, os seus pares, professores e pais de colegas, puderam testemunhar este reconhecimento que é um importante incentivo e motivação para continuarem o seu percurso escolar e para que, mais tarde, possam ser grandes profissionais e, sobretudo, grandes pessoas”.

“O melhor aluno não é, nem nunca será, aquele que obtém as classificações médias mais elevadas, mas sim aquele que consegue aliar excelentes classificações médias a uma curiosidade infindável, a atitudes altruístas e à envolvência familiar (no sentido lato), académica e social”, declarou Henrique Silva, que recebeu a distinção como melhor aluno da ESTGA.

Foi este mesmo o sentimento expresso por Carolina Duarte Semblano (12.º Ano, Escola Secundária Marques de Castilho), ao afirmar que “ser reconhecida desta forma recompensa todo o esforço realizado ao longo de todos estes anos”.

Simão Moreira (9.º Ano, Escola Artur Nunes Vidal, Fermentelos) elogiou e agradeceu o trabalho dos professores, que “todos os anos rasgam as mãos para construirem a ‘obra’, que somos nós os alunos”, pois “são aqueles que ficam na sombra do nosso sucesso e que muitas vezes não são devidamente valorizados e reconhecidos”.

Twitter suprime 70 mil contas de movimento conspiracionista pro-Trump

O Twitter anunciou na segunda-feira que suspendeu "de forma permanente" 70 mil contas ligadas ao movimento conspiracionista 'QAnon', composto por muitos apoiantes do Presidente cessante, Donald Trump, para impedir atos violentos, como a invasão do Capitólio.

A rede social iniciou na sexta-feira uma purga de contas consideradas perigosas, com o bloqueio definitivo da conta de Trump, acusado de incitar os seus apoiantes a perturbar uma sessão conjunta do Congresso para certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 03 de novembro.

Considerado de extrema-direita, o movimento 'QAnon' alimenta um conjunto de teorias da conspiração, incluindo a de que Trump combate secretamente uma seita mundial composta por pedófilos satânicos.

"Estas contas partilhavam conteúdos perigosos, associados [ao movimento] QAnon, em grande escala", sendo "essencialmente consagrados à propagação de teorias da conspiração", explicou o Twitter em comunicado.

O número de contas é elevado, já que muitos indíviduos tinham várias em seu nome.

A maioria das plataformas e redes sociais adotaram medidas sem precedentes depois de membros de grupos radicais e de extrema-direita terem invadido o edifício do parlamento dos Estados Unidos (Capitólio), na quarta-feira, instigados por Donald Trump.

Além do Twitter, também a plataforma digital Facebook e serviços como o Snapchat ou Twitch suspenderam o perfil do chefe de Estado norte-americano por um período indeterminado, alegando risco de violência durante a cerimónia de tomada de posse de Joe Biden, em 20 de janeiro.

A decisão foi criticada por vários dirigentes mundiais, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, que considerou "problemático" o encerramento das contas do Presidente cessante dos Estados Unidos por decisão das empresas.

"É possível interferir na liberdade de expressão, mas segundo os limites definidos pelo legislador e não através da decisão de uma empresa", disse na segunda-feira o seu porta-voz.

O comissário europeu Thierry Breton também exprimiu "perplexidade" com a decisão "sem controlo legítimo e democrático".

Lusa

Imagem: JN

Eleitores deslocados no estrangeiro podem votar a partir de hoje nos consulados


Os eleitores inscritos em Portugal e que se encontrem deslocados no estrangeiro podem começar a votar hoje para as eleições presidenciais de 24 de janeiro nos consulados e missões diplomáticas, segundo informação oficial.

A votação antecipada decorre até quinta-feira, 14 de janeiro, de acordo com informação divulgada pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Poderão votar antecipadamente, os eleitores portugueses inscritos nos cadernos eleitorais em território nacional e que se encontrem deslocados no estrangeiro em exercício de funções, em representação oficial de seleção nacional, enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação, doentes em tratamento ou pessoas que vivam ou acompanhem qualquer um destes eleitores.

Para votar, entre 12 e 14 de janeiro, os eleitores devem apresentar-se nas representações diplomáticas, consulados ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os eleitores devem apresentar um documento de identificação, que pode ser o cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento, como carta de condução ou o passaporte.

Os votos recolhidos no estrangeiro serão posteriormente enviados para a junta de freguesia onde o eleitor se encontra inscrito.

Um total de 10.865.010 eleitores vai poder votar nas presidenciais de 24 de janeiro, de acordo com números divulgados pelo MAI.

O total de inscritos nos cadernos eleitorais em território nacional é de 9.314.947 e no estrangeiro é de 1.550.063, segundo uma informação do MAI à agência Lusa.

Relativamente às presidenciais de 2016, regista-se um aumento de 1.208.536 de eleitores.

As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
Os cidadãos residentes no estrangeiro votam presencialmente para a eleição do Presidente da República nos consulados e embaixadas em 23 e 24 de janeiro.

A campanha eleitoral decorre até 22 de janeiro, com o país a viver sob medidas restritivas devido à epidemia.

Concorrem às eleições sete candidatos: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS-PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Lusa



Portugal regressa com ambição após 18 anos de ausência

A seleção portuguesa regressa ao Mundial de andebol após 18 anos de ausência, apresentando-se no Egito, palco da fase final do campeonato de 2021, com maiores ambições do que nas três participações anteriores.

Impulsionada pelo sexto lugar conquistado no Europeu de 2020, a melhor classificação de sempre na prova, a equipa liderada pelo selecionador Paulo Pereira não poderá ser incluída no lote de candidatos ao título, mas dispõe de condições privilegiadas para obter o melhor resultado no Mundial.

Em 2003, num campeonato do mundo que Portugal organizou e que não voltou a disputar desde então, a equipa das 'quinas' terminou no 12.º lugar, superando os registos de 1997, no Japão (19.º lugar) e 2001, em França (16.º), um resultado que a atual geração de jogadores parece ter capacidade para suplantar.

O lateral Gilberto Duarte (Montpellier), o grande ausente do Euro2020, devido a lesão, o pivô Luís Frade (vice-campeão europeu pelo FC Barcelona) e o guarda-redes luso-cubano Alfredo Quintana (FC Porto) sobressaem entre uma das mais sólidas representações nacionais, capaz de se bater em pé de igualdade com qualquer opositor.

Portugal viu-se mesmo na invulgar situação de cabeça de série no sorteio para a 27.ª edição do campeonato do mundo, que colocou no caminho da formação lusa as congéneres de Argélia, Marrocos e Islândia, no Grupo F da fase final, sediado na nova capital administrativa do Egito, cidade em construção em pleno deserto, 50 quilómetros a leste do Cairo.

Em plena pandemia de covid-19, que impede a presença de público na competição, a seleção nacional estreia-se na quinta-feira, frente à Islândia, defrontando Marrocos, no sábado, e encerrando a participação na ronda preliminar em 18, perante a Argélia.

Marroquinos e islandeses são velhos conhecidos de Portugal, que no Mundial de 2001 se impôs a Marrocos (30-26), mas saiu derrotado frente aos europeus (22-19), voltando a ser desfeiteado pelos nórdicos dois anos mais tarde, em Viseu, no campeonato do mundo de 2003, por 29-28.

Mais recentemente, no Europeu de 2020, voltou a cruzar-se com a Islândia e o desfecho repetiu-se, mas a derrota por 28-25 não impediu o brilharete da equipa treinada por Paulo Pereira, que bateu na prova continental a França, recordista de títulos mundiais, com seis, e a anfitriã Suécia, tetracampeã do mundo.

Os últimos dois jogos antes da fase final do campeonato do mundo foram, precisamente, frente aos islandeses, na quarta-feira passada (vitória por 26-24, em Matosinhos) e no domingo (derrota por 32-23, em Reiquiavique), com um grupo de jogadores alicerçado na equipa do FC Porto, tal como aconteceu no Europeu.

Os 'dragões' fornecem 11 dos 20 jogadores selecionados, mais de metade do total, pois, além de Quintana, foram também convocados Diogo Branquinho, Leonel Fernandes, André Gomes, Fábio Magalhães, Miguel Martins, Rui Silva, Diogo Silva, António Areia, Victor Iturriza e Daymaro Salina.

Com maior ou menor dificuldade, Portugal parece capaz de carimbar o apuramento para ronda principal, destinada aos três primeiros de cada grupo (o quarto colocado disputa a cauda da classificação na designada Taça Presidente), fase em que deverá encontrar oposição mais forte na corrida aos quartos de final.

As equipas europeias, dominadoras incontestadas da modalidade, deverão monopolizar os primeiros lugares, com destaque para Dinamarca, detentora do troféu e campeã olímpica, Espanha, campeã europeia, Alemanha, Croácia, Noruega, França e Suécia.

Angola e a estreante seleção de Cabo Verde reforçam a presença da lusófona no Mundial de 2021, que será o primeiro alargado de 24 para 32 seleções e contará com uma dupla portuguesa de árbitros, composta por Duarte Santos e Ricardo Fonseca.

Fonte e Imagem: Lusa

Proibidas máscaras que não tinham marcação CE nem rotulagem

O Infarmed anunciou hoje que foram proibidas as máscaras Xi Ke, do fabricante Anhui Xinke Sanitation Equipment Manufacturing (Suécia) por não apresentarem marcação CE, nem rotulagem.

A Autoridade Nacional para o Medicamento e Produtos de Saúde adianta que em Portugal não foram identificados registos da comercialização de dispositivos médicos deste fabricante, mas justifica o alerta atendendo "a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu".

Na nota divulgada no seu 'site', o regulador pede que a deteção, em Portugal, destas máscaras seja reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed.

Devido à pandemia de covid-19 é desde finais de outubro obrigatório o uso de máscara em espaços interiores fechados com várias pessoas, em estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, em edifícios públicos, em escolas e creches, em transportes públicos e em locais ao ar livre desde que não seja possível assegurar o distanciamento físico adequado.

Texto e Imagem: Lusa

Tomaram posse os novos Órgãos Sociais da Asociação Empresarial de Cantanhede

A AEC - Associação Empresarial de Cantanhede elegeu, no dia 11 de dezembro de 2020, os novos corpos sociais para o biénio 2021/2022, tendo a tomada de posse ocorrido no passado dia 8 de janeiro, na sede da Associação.

A nova lista, volta a contar com a maioria dos elementos da direção anterior, com a novidade da Presidência da Direção, que passará a estar a cargo de Cristina Antunes, da Empresa Alcides Santos Antunes, Lda (ASA Congelados), integrando também um novo elemento na Direção, Tito Monteiro, da empresa TNT Construções, Lda.

Cristina Antunes declarou ser "uma honra para mim, assumir a responsabilidade de gerir os destinos da Associação Empresarial de Cantanhede, onde o objetivo fundamental passa claramente por dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela anterior Direção, na pessoa do Dr. Luis Roque, que aproveito para destacar, como um dos mais importantes membros desta Associação. Dr. Luís Roque mostrou-nos nestas duas ultimas décadas, a resiliência, a determinação e capacidade de ver um pouco mais além".

A finalizar, a nova Presidente da AEC garantiu ser "meu objetivo, continuar, desenvolver e melhorar esse trabalho. Estaremos cá por todos os Empresários e Empreendedores da Região".