segunda-feira, 29 de maio de 2023

Reuniões de trabalho entre empresas de Turismo marcaram o primeiro dia do Fórum Vê Portugal

Arranque do evento, que decorre na Covilhã, foi dedicado a contactos entre empresas turísticas da região e operadores turísticos nacionais.
A 9.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” começou hoje, no espaço New Hand Lab, na Covilhã, com uma tarde dedicada às empresas da atividade turística. Este Fórum é uma organização anual da Turismo Centro de Portugal e decorre na cidade da Covilhã até ao próximo dia 31.
Os trabalhos do “Vê Portugal” – o maior evento nacional sobre turismo interno – arrancaram com uma bolsa de contactos, na qual ser realizam reuniões B2B entre empresas. Nestas reuniões, os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficaram a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região Beiras e Serra da Estrela, e puderam assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.
Inscreveram-se para estas reuniões 25 buyers (da parte da procura) e 22 suppliers (da parte da oferta), com dezenas de reuniões a decorrer em simultâneo entre empreendimentos turísticos, restaurantes e empresas de animação turística regionais, além de representantes institucionais.
Seguiu-se uma receção no Pena D´Água Boutique Hotel, reservado aos participantes nestas reuniões B2B.

Há muito para debater nos próximos dias

O Fórum Vê Portugal junta especialistas nacionais e internacionais para uma abrangente discussão sobre o presente e o futuro do turismo. A Covilhã sucede a Tomar, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Caldas da Rainha, as cidades da região que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso. Este ano, o tema central do evento é “Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno".

Os dias 30 e 31 de maio serão preenchidos por vários painéis, no Teatro Municipal da Covilhã, que abordarão a situação atual do turismo em Portugal. Na tarde de dia 30, os oradores, convidados, jornalistas e operadores turísticos são convidados a conhecer a Covilhã, através da realização de várias atividades. À noite, terá lugar o habitual “Jantar Vê Portugal”, presidido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e que inclui a entrega de prémios.

O programa completo do Fórum Vê Portugal pode ser acedido no site da Turismo Centro de Portugal, em www.turismodocentro.pt.

Luís Miguel Nunes

TORRES VEDRAS TEM A MELHOR PUBLICAÇÃO AUTÁRQUICA DO PAÍS

 A Revista Municipal [Torres Vedras] foi distinguida enquanto melhor publicação autárquica do país pelo segundo ano consecutivo. A distinção foi atribuída no âmbito do 31.º Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica, que decorreu entre os dias 26 e 27 de maio, na Ericeira.
publicação integrou a exposição de 62 boletins e revistas municipais que esteve patente na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, tendo sido alvo de análise e votação por parte dos 110 participantes no encontro. Torres Vedras voltou a conquistar o primeiro lugar, seguindo-se as publicações autárquicas de Loures, no segundo lugar, e Almada, no terceiro lugar.
Além do prémio conquistado no ano passado, Torres Vedras já tinha conseguido o terceiro lugar em 2013 e 2019, e o segundo lugar em 2012 e 2017. A revista municipal [um]concelho, que antecedeu a atual publicação, obteve o terceiro lugar em 2008.
A Revista Municipal [Torres Vedras] dá a conhecer a atividade da Câmara Municipal de Torres Vedras trimestralmente. Além das notícias de âmbito municipal, a publicação integra rubricas que dão a conhecer empresas locais (Empreendedorismo), história (Em Arquivo e Antes e Depois), património (Quem é quem e Identidade) e comunidade (Retratos e Prata da Casa), a título de exemplo.
O 31.º Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica foi organizado pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) em parceria com o Município de Mafra.

Cantanhede | Hoje, dia 29 de maio. Utentes da APPACDM da Tocha visitam exposição na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal recebeu hoje, dia 29 de maio, um grupo de 7 utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), da APPACDM da Tocha, para uma visita guiada à exposição “Reinventar Novas Vidas”, de Paulo Gouveia, patente neste equipamento cultural.
Nesta iniciativa, os utentes estiveram acompanhados por duas monitoras da instituição e tiveram oportunidade apreciaram os trabalhos expostos, usufruindo de uma breve explicação efetuada por uma técnica da Biblioteca Municipal, relativamente à forma como o artista cria as suas peças.
Recorde-se que na mostra “Reinventar novas vidas” estão 74 trabalhos da autoria do artista Paulo Gouveia, que, a partir da reciclagem de peças metálicas em final de vida, criou objetos artesanais de bastante criativos. A mostra é constituída por réplicas de automóveis, comboios, motorizadas, barcos, imagens de guerreiros medievais, animais, figuras representativas de músicos e objetos de decoração, com recurso a metal reciclado.
A exposição está patente ao público até dia 31 de maio.

Covilhã | DOIS MIL ALUNOS COMEMORAM DIA DA CRIANÇA

O Complexo Desportivo da Covilhã volta a receber o dia da Criança, depois de uma pausa provocada pela pandemia.

Cerca de 2 mil crianças vão encher o recinto para poderem disfrutar de uma jornada repleta de atividades e muita animação.

Para assinalar a data o município da Covilhã convidou diversas instituições para colaborarem na concretização de um dia especial.
Os Bombeiros Voluntários da Covilhã. GNR, PSP, ADC, Resistrela e ainda a Escuderia de Castelo Branco são algumas das instituições que vão participar nas atividades que vão agitar o complexo desportivo.

A festa das crianças regressa em força para uma jornada inesquecível!

Assinatura da Carta de Compromisso das Aldeias de Portugal. XVI Feira Social de Castelo de Paiva realizou-se no Cais de Midões

 
Apesar da instabilidade climatérica que se fez sentir no territórioCastelo de Paiva voltou a realizar no fim de semana a Feira Social, uma iniciativa que, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, foi promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que teve como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua actividade.
O evento deste ano, que juntou as IPSS existentes no concelhoteve a novidade de se realizar no espaço do Cais de Midões, território da Raiva, e apresentou uma organização enquadrada num modelo diferente, obviamente envolvendo todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que ao longo de três dias, naquela zona ribeirinha do Douro, serviu para potenciar uma intervenção em diversas áreas de actividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.
Num tempo em que o gabinete local da Rede Social da autarquia já contabiliza mais de uma quinzena de anos de existência, com um trabalho notável, no âmbito do apoio e da solidariedade social junto da comunidade paivense, o presidente da edilidade, José Rocha evidenciou a importância e o alcance social deste certame, este ano apresentado num local atractivo e formato diferente, possibilitando que todos pudessem partilhar uma convivência saudável e feliz, manifestando depois, a vontade da Câmara Municipal, como entidade parceira, continuar a trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos.
A feira arrancou na tarde de Sexta Feira, com uma Sessão de Abertura, e contou com a presença do presidente da CM, José Rocha, do director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, bem como Pedro Maldonado, em representação da Assembleia Municipal, e do autarca local, Joaquim Martins, seguindo-se uma actuação da Academia de Música de Castelo de Paiva, e a assinatura do protocolo “ Aldeias de Portugal “, com palestra alusiva ao “ Douro, o Xisto e a História “, que teve a presença da Eng.ª Maria Teresa Pouzada, da Associação de Turismo de Aldeia, e do Dr. João Carlos Pinho, actual coordenador da ADRIMAG, confirmando-se a partir de agora, a integração de Midões e Gondarém no circuito da Rede Nacional das Aldeias de Portugal, registando-se a seguir uma exibição da Academia de Dança de Castelo de Paiva PT Dance, acontecendo depois, o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certamepara a saudação habitual e entrega de certificados de participação.
Durante a noite, depois da presença dos KAMUF, aconteceu uma representação teatral do Grupo Cénico de Bairros, sendo que, ao nível da animação musical, registou-se a participação musical do Colectivo Capela e Festa Total .
O programa para Sábado iniciou-se com uma Caminhada Micas na aldeia de Midões, havendo missa e procissão na Capela de S. José,  sendo que, realizou-se depois mais uma edição do Festival das Sopas com a participação de 6 entidades, animado com o Grupo de Cantares da ACUP, e durante a tarde, registou-se a apresentação do livro  “ Aos que vieram, depois de nós “, com musica pela diferença e inclusão pela cultura, com a participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Universidade sénior de Castelo de Paiva, Jardins de Infância de Sá e Oliveira do Arda, Rancho Infantil do CS do Couto Mineiro do Pejão, Projectos Micas e RIIA, bem como uma apresentação de Taekwondo e Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras.
Numa noite chuvosa, aconteceu o momento alto desta edição da Feira Social, com um concerto musical espectacular com a presença das três filarmónicas do concelho ( Bairros, Fornos e Mineiros do Pejão ), sendo que, o programa da noite foi ainda preenchido com a realização da sexta edição do Concurso “ Got Talent Castelo de Paiva 2023 “, cujo objectivo principal foi potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, cujo vencedor foi o jovem Carlos Ruby, de Sobrado, sendo que, ao organizar este concurso, a Rede Social de Castelo de Paiva procura novos valores, gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho.
A programação de Domingo, ultimo dia desta jornada social, foi dedicada à Feira Agrícola Especial, com Aula de Zumba e Caminhada Aldeias de Portugal ( Midões e Gondarém ), com actuação da Academia PT Dance e Rancho Folclórico São Tiago a Rufar, para além da realização de vária actividades de diversão e entretenimento, nomeadamente a disponibilidade de diversos insufláveis, jogos, e distribuição de pipocas e algodão doce.
 






Carlos Oliveira

Silves | RUA DO RECIFE, RUA FRANCISCO OLIVEIRA SANTOS, RUA D. JOÃO II E AVENIDA BEIRA MAR, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFREM CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO NO DIA 30 DE MAIO

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, a circulação encontra-se condicionada na Rua do Recife, Rua Francisco Oliveira Santos, Rua D. João II e Avenida Beira Mar, no dia 30 de maio, entre as 07h00 e a 18h00. As ruas não serão afetadas simultaneamente.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Porto de Mós | “Silva Marques foi figura incontornável da história democrática”

 José Pacheco Pereira foi o orador da quinta sessão do Ciclo de Conferências “Ditadura e Democracia: que História? Que Presente? Que Futuro?”, sobre o tema “Censura e a Imprensa Clandestina durante o Estado Novo”.
A relação inevitável entre o orador e a Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, foi o mote para o início da sessão. Para além de professor, investigador de história contemporânea portuguesa, jornalista, cronista e político, a criação da Ephemera permitiu a José Pacheco Pereira concretizar a importância da imprensa escrita nos diferentes períodos da história e da sociedade.

Pacheco Pereira destacou a relevância histórica da imprensa clandestina, como uma das principais formas de resistência à ditadura, revelando o papel fundamental que desempenhou na divulgação de informações censuradas e na manutenção da luta pela liberdade e pela democracia. O autor enfatizou como os meios de comunicação clandestinos se tornaram verdadeiras armas de papel, capazes de desafiar o regime e informar determinados quadrantes da população sobre a realidade política e social do país.

Mais do que o papel da imprensa clandestina, José Pacheco Pereira abordou a pressão e transformação que a censura criou na mentalidade da época, afirmando que este meio de repressão foi um dos mais incisivos e permanentes no decorrer de toda o período ditatorial.

O pináculo da sessão chegaria quando Pacheco Pereira definiu José Augusto da Silva Marques, portomosense e antigo Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, como “uma figura incontornável da história democrática. Um homem com coragem política”, ressalvando a importância de salvaguardar a história de José Augusto da Silva Marques.

O ciclo de conferências tem como objetivo promover um debate plural e aprofundado sobre o período ditatorial português, permitindo uma análise crítica de seu legado histórico e sua relação com o presente e o futuro do país. Ao longo dos próximos meses, diversas outras temáticas relacionadas à ditadura e à democracia serão abordadas, reunindo especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
 
Patrícia Alves

Pela Federação Nacional das Associações Juvenis. Cantanhede distinguido como Município Amigo da Juventude

O Município de Cantanhede foi distinguido com a Bandeira e o Selo de Município Amigo da Juventude no decorrer do III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, que decorreu em Pinhel.
A autarquia cantanhedense cumpriu, assim, os requisitos estabelecidos para a atribuição oficial destas distinções, tendo ainda recebido o certificado de membro da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.
Presente na sessão, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, enfatizou que estas distinções “representam simultaneamente o compromisso do Município de Cantanhede na implementação de políticas amigas da juventude assim como a vontade de ir mais longe, de elevar o trabalho que já estamos a desenvolver”.
Acompanhado da equipa municipal da Juventude, o autarca destacou ainda “o esforço evidente em impulsionar mais e melhores políticas locais de juventude, dando vez e voz aos jovens, valorizando e promovendo uma maior participação, mas também defendendo os seus interesses e aspirações e cuidando das suas necessidades”.
O III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude constituiu um espaço de partilha de boas práticas municipais e de reflexão conjunta sobre a cocriação, cogestão e coexecução de políticas locais de juventude.

Gafanha: Apreendidas 16 toneladas de pescado congelado impróprio para consumo

O Destacamento de Controlo Costeiro da GNR de Aveiro, no dia 25 de maio, apreendeu 16 084 quilos de pescado congelado impróprio para consumo, na localidade da Gafanha da Encarnação.
Numa ação de fiscalização, os militares atuaram junto de uma viatura pesada de mercadorias, encontrando no seu interior 16.084 quilos de pescado congelado de diversas espécies indevidamente rotulado, sendo impróprio para consumo humano.
No decorrer da ação foi identificado o condutor da viatura, um homem de 40 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação à empresa transportadora, cuja coima máxima pode atingir um valor de 44 890 eurosponão se encontrar devidamente licenciada e registada para operar com subprodutos de origem animal, não tendo também apresentado qualquer guia de acompanhamento de subprodutos.

Évora | segunda-feira, 29 de maio de 2023. 3ª edição do Festival Imaterial recebeu cerca de 6000 espetadores ao longo de nove dias de programação

 Imaterial regressa a Évora de 17 a 25 de maio de 2024 

Nesta edição, o Festival Imaterial alcançou 5750 espetadores cumprindo o objetivo inicial de ultrapassar, em larga escala, o número de participantes da edição anterior. Na cerimónia de encerramento do Festival, tanto Francisco Madelino, Presidente da Fundação INATEL como Alexandre Varela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, reforçaram o crescimento notório do Festival Imaterial em relação à edição anterior assumindo, até, que alguns dos objetivos que tinham sido definidos para esta edição foram largamente ultrapassados. 

Durante 9 dias, as salas que receberam os vários momentos de programação, encheram-se de público estando quase sempre esgotadas, proporcionando um inigualável encontro de culturas e momentos de reflexão. Um festival que através da música, das conferências, do cinema, e dos olhares sobre a tradição que daí resultam, levou as pessoas que participaram nesta edição do Imaterial a um encontro de novas formas de nos pensarmos como coletivo. 

O Festival Imaterial, um projeto com organização da Câmara Municipal de Évora e da Fundação Inatel, com direção artística de Carlos Seixas. está de regresso a Évora para a sua 4.ª edição entre os dias 17 e 25 de maio 2024. Com este vídeo é possível reviver alguns dos momentos extraordinários desta edição do Imaterial. Os restantes, ficaram na memória de todas as pessoas que visitaram o Festival que representa um lugar de resistência contra todas as discriminações, um lugar de liberdade, um lugar desafiador de pensamento crítico, um lugar inspirador dessa outra Arte de existir: o Vagar. 

O último dia foi ainda marcado pela atribuição do Prémio Imaterial a Paulo Lima, antropólogo português que trabalha sobre património enquanto forma de intervenção política e cívica. Convicto de que o património está por todo o lado - é só saber escutá-lo, interpretá-lo, amplificar a sua vitalidade e a sua dignidade. 

A noite de 27 de maio, último dia do festival, encerrou com Os Ganhões de Castro Verde & Paulo Ribeiro que ofereceram ao público presente o espetáculo "O Cante não cai do céu" juntando às modas do cancioneiro tradicional um conjunto de novas composições trabalhadas por Paulo Ribeiro a partir de poemas de Manuel da Fonseca, João Monge, Tiago Rodrigues ou Patrícia Portela, numa perspetiva de renovação do reportório do cante, trazendo novos olhares sobre uma música que é Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

No Dia Nacional das Coletividades. 2023 CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA MERECEU DISTINÇÃO “PARCEIRO DO ANO 2023”

O Dia Nacional das Coletividades 2023 celebrou-se em Évora, no passado sábado, 27 de maio, dia em que a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), entidade organizadora, comemorou também o seu 99º aniversário. 
A celebração teve lugar na sala de conferências do Palácio de D. Manuel, e incluiu um vasto programa que decorreu durante todo o dia. Deste, foram ponto alto o lançamento da edição nº 10 da revista “Análise Associativa”, balanços, debates, música pelo grupo eborense “Vozes do Imaginário”, poesia dita pelo Ator Ivo Luz, e ainda a entrega de distinções e galardões a personalidades e instituições que se destacaram no mundo associativo. 
A Câmara Municipal de Évora e a SOIR Joaquim António de Aguiar mereceram ambas distinções atribuídas pela CPCCRD. 
Ao Município coube a distinção “Parceiro do Ano 2023”, justificada pelo trabalho desenvolvido pela Autarquia eborense no permanente apoio e incentivo às associações e coletividades, permitindo-lhes a afirmação como “verdadeiras escolas de cidadania e de exercício dos valores democráticos”. Justificou ainda a CPCCRD a atribuição desta distinção pelo papel desempenhado pela Câmara Municipal no combate aos efeitos da pandemia, com apoio e incentivo ao movimento associativo em diversos níveis.
À prestigiada coletividade do Pátio Salema coube o “Galardão Valor e Exemplo”, justificado pela forma “consequente e permanente” como esta instituição secular tem orientado a sua atividade, “de importância relevante na educação popular e na criação e fruição culturais, contribuindo de forma significativa para o acesso à cultura de camadas da população que, de outro modo, não o teriam.” 
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a distinção, referindo-se à importância que as coletividades de cariz popular sempre representaram na sociedade como pilares fundamentais na consolidação da democracia no período pós-revolução de Abril de 1974. Na sua intervenção de agradecimento, o autarca eborense garantiu que a Câmara Municipal continuará a prestar todo o apoio possível às coletividades sediadas no Concelho, e perspetivou que o próximo ano, 2024, ano do cinquentenário do 25 de Abril em coincidência com o Centenário da CPCCRD, possa, com base neste importante marco histórico, constituir uma afirmação de vitalidade para as coletividades, e que estas tenham todo o apoio que merecem por parte das instituições oficiais. 

Com cerca de 38 estruturas descentralizadas por todo o país (Federações Distritais e Concelhias e Coletividades ELO) e mais 4.300 filiadas, a Confederação das Coletividades tem como missão o reconhecimento e a valorização do Movimento Associativo Popular, nomeadamente através da apresentação e discussão de diplomas legais adequados e justos para as coletividades de cultura, recreio e desporto.

Covilhã | DESFILE DE DESIGNERS DE MODA ANIMA SEMANA AFRICANA


Realizou-se no 24 de maio, no Teatro Municipal da Covilhã, O Desfile de Designers de Moda, de origem moçambicana e angolana, e alunos do mestrado em Design de Moda, no âmbito do programa SEMANA AFRICANA 2023.
Apresentaram as coleções os designers Miranda Come, Candy Munguambe, Nelson Guttu, Mom’s, Angelina João e Ivanira Semedo (nomes artísticos), estes dois últimos antigos alunos da Universidade da Beira Interior (UBI). Em desfile, estiveram também os projetos de Moda sustentável dos alunos: Ana Clara Meira, Catarina Arouca, Catarina Camacho, José Couto, Francisca Trindade, Ema Paula, Joana Custódio, Patrícia Viegas e Domínica Sanmartin. Estes projetos foram desenvolvidos com materiais da Freudenberg, no âmbito da Unidade Curricular de Atelier de Vestuário, sob orientação de Marta Bicho e Madalena Pereira (UBI).

O desfile-espetáculo foi pontuado por momentos musicais assegurados pelo jovem músico covilhanense João Semedo, com a colaboração de alunos da EPABI. À percussão, aliaram-se declamações de poemas da autoria de poetas africanos, por atores da ASTA (Edmilson Gomes e Sérgio Novo), e docentes da UBI (Cristina Vieira e Graça Sardinha).

A curadoria do desfile foi assegurada por Madalena Pereira, docente da UBI, e Henriqueta Macuacua, antiga aluna de Mestrado em Design de Moda da nossa Universidade. Cristina Vieira, também docente da UBI, foi a curadora responsável pela articulação do Design de Moda com a Literatura africana. O Núcleo de Estudantes de Moda da UBI (ModUBI) garantiu o apoio aos designers e manequins durante os ensaios e a realização do evento.

O envolvimento de várias entidades marcou esta produção conjunta do Município da Covilhã e de parceiras moçambicanas, com a colaboração da UBI.

Com manequins profissionais, desfilaram inúmeros voluntários, desde crianças que frequentam a Escola de S. Silvestre e filhos de funcionários do Município, a jovens do Coro Misto da Beira Interior e estudantes da UBI.

Apoiaram o Desfile várias empresas de referência ligadas a design, criatividade e materiais sustentáveis, nomeadamente Benoli, Fitecom, Freudenberg, Paulo de Oliveira e Twintex. Contou ainda com o apoio de

Paulo Runa e, na componente de Cabelos e Maquilhagem, a imprescindível colaboração de Carmen Cabeleireiros.

O evento evidenciou o potencial da cocriação e das parcerias com países africanos de expressão portuguesa, sob o epíteto da “Lusofonia” e da multiculturalidade, assumidos pelo Município como âncoras da programação cultural em 2023.

Herança e Sustentabilidade são conceitos transversais a toda a Semana Africana, que integra o Plano de Ação da Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Design e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

Durante o desfile, foram entregues lembranças a todos os criadores pela Vice- Reitora da UBI, Amélia Augusto, e pelos representantes de empresas que apoiaram o evento: Gonçalo Duarte (Benoli), Miguel Carvalho (Fitecom), Roberto Cunha (Grupo Paulo de Oliveira) e Beatriz Tavares (Twintex).

O Município da Covilhã, representado pelo vice-presidente Serra dos Reis e pela vereadora da cultura Regina Gouveia, homenageou o designer Carlos Gil, dada a sua origem moçambicana e a ligação à Covilhã, onde residiu no seio da família, reconhecendo publicamente o sucesso de uma já longa carreira, de 25 anos, como Designer de Moda.

XXX Encontro Nacional de Homenagem aos Combatentes

 A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2023 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, o seu XXX Encontro Nacional. As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivo reunir os Portugueses que queiram celebrar Portugal e prestar homenagem a todos aqueles que, ao longo da nossa História, chamados a servir o seu País, combateram em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.

Programa
10h30 – Missa por intenção de Portugal e de sufrágio pelos Combatentes que tombaram pela Pátria, celebrada por Sua Excelência D. Rui Manuel Sousa Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, na Igreja de Santa Maria, Mosteiro dos Jerónimos;
12h15 – Abertura da Cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, Forte do Bom Sucesso, em Belém;
12h16 – Palavras de abertura do Vice-Almirante António Carlos Rebelo Duarte, Presidente da Comissão Executiva;
12h19 – Leitura da mensagem de Sua Excelência o Presidente da República;
12h23 – Discurso alusivo à cerimónia pelo Prof. Dr. Rui Manuel Monteiro Lopes Ramos;

12h31 – Cerimónia inter-religiosa (Católica e muçulmana);  
12h39 – Homenagem aos Mortos e deposição de flores;
13h02 – Hino Nacional pela Banda da GNR. Salva protocolar por navio da Armada;
13h10 – Passagem final pelas lápides;
Fim das cerimónias – Passagem de aeronaves da Força Aérea;
Almoço-convívio nos terrenos frente ao Monumento.
 
A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2023, convida os Portugueses a participarem, no Dia de Portugal, nas comemorações em memória dos seus Combatentes. As cerimónias decorrerão na Igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos, e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém.
 
Celebrar a Pátria honrando os nossos Combatentes!

-

Para mais informações contactar:
Secretário da Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2023
Coronel Eng. Ref. José Evaristo | Tlm. 932 636 564 | 

Covilhã | GALERIA ANTÓNIO LOPES | HEARTS&HANDS PROJECT – EXPERIMENTO .1

 
O piso 1 da Galeria António Lopes recebe, de 25 de maio a 17 de setembro, uma exposição intitulada “Hearts&Hands Project – Experimento .1”.
A exposição, idealizada e coordenada pelas professoras Rafaela Norogrando e Caroline Loss, foi realizada entre alunos da licenciatura em Design de Moda da UBI e estudantes do 1º ciclo dos agrupamentos de escolas da Covilhã.
Esta exibição apresenta a fase de criação e implementação do projeto-piloto “Hearts&Hands”. É uma amostra de atividades de uma investigação original, que pretende integrar diferentes campos de pesquisa, alunos e professores do ensino superior e do ensino fundamental, para informar e instigar uma consciencialização sobre o consumo responsável de moda e a valorização da aprendizagem intergeracional.

Combinando a metodologia participativa e STEAM, os alunos do ensino básico e da licenciatura em Design de Moda foram convidados a expressar os seus conhecimentos sobre sustentabilidade, através da criação de um painel semântico e da troca de pontos de vista. Além disso, com o auxílio do Manual desenvolvido especialmente para o projeto, todos os alunos reviram os seus roupeiros (e também o dos membros da família) para autoanalisar os seus modos de consumo. No final, os futuros designers desenvolveram dois trabalhos semestrais baseados nos moodboards e desenhos feitos pelas crianças.

Durante a fase de pré-implementação foi possível perceber a importância do trabalho colaborativo, onde as sugestões dos professores das escolas foram ouvidas e implementadas.


Crónica Postal: ESTADO GULOSO


Nem sei como qualificar a ‘boa notícia’ da excelente situação económica da Segurança Social. O ano passado fechou com o maior excedente orçamental da última década!
Também não sei como qualificar o aumento em 2022 da receita do estado com o IRS, em mais 550 milhões de euros!
Boas notícias para as contas do estado.
Péssima notícia para os trabalhadores e empresas que estão sobrecarregados no montante que são obrigados a pagar à Segurança Social.
Más notícias para todos os que pagam IRS, pois esse aumento de receita fica a dever-se à não atualização dos escalões em linha com a inflação.
O estado engorda. É guloso! Mais tem para gastar e quantas vezes estragar.
À custa das dificuldades das pessoas para pagar as suas contas e viver dignamente.
A saúde de um país não se pode medir pela excelentes receitas do estado em impostos. Um país tem que se medir pela capacidade para garantir melhor qualidade de vida aos seus cidadãos. Garantir que estes ganham o bastante para concluírem que vale a pena viver e trabalhar em Portugal.
Por não sentirem precisamente isto, os nossos jovens estão a emigrar. Vão procurar trabalhar em países que que não suguem o seu salário. Pagamos a formação dos nossos jovens para depois os ver a contribuir para outros países. Os pais veem os seus filhos a partir. Os jovens vão viver sem o aconchego das duas famílias. Isto podia ser evitado se o estado português não fosse tão severo com quem trabalha e produz riqueza.
Boas contas as do estado. Péssimas contas para os bolsos dos portugueses.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Marisa Matias e Miguel Cardina na nova Comissão Política do Bloco de Esquerda

 A nova direção nacional do Bloco de Esquerda foi eleita este fim-de-semana. Na Convenção que elegeu Mariana Mortágua como coordenadora do partido, Coimbra reforçou a representação na Mesa Nacional e na Comissão Política.

A XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda decorreu este fim-de-semana (27 e 28 de maio) em Lisboa, onde estiveram 23 delegadas e delegados do distrito de Coimbra. Na votação das moções de orientação a Moção A obteve 439 votos, a Moção E 78 votos, registando-se 11 abstenções.

A eleição para a Mesa Nacional realizou-se por voto secreto em urna, com 600 delegadas e delegados a decidir entre duas listas. A lista A obteve 490 votos e 67 mandatos, a lista E 95 votos e 13 mandatos, além de 13 votos brancos e 2 nulos.
A nova composição da Mesa Nacional integra quatro dirigentes de Coimbra eleitos pela Moção A: Marisa Matias, Miguel Cardina, José Manuel Pureza e Carolina Gomes. Marisa Matias e Miguel Cardina foram ainda eleitos para a nova Comissão Política do partido, em reunião da Mesa Nacional logo após o encerramento da Convenção.


Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra
Bloco de Esquerda

Caminhada “Todos por Todos” realiza-se em Vagos a 11 de junho


Caminhada “Todos por Todos” realiza-se em Vagos a 11 de junho
Vagos junta-se aos restantes concelhos e localidades aderentes da região Centro já confirmados – neste caso, em particular, do distrito de Aveiro - para acolher a iniciativa “Todos por Todos”.

“Todos Por Todos” é o lema da iniciativa do voluntariado comunitário a decorrer em toda a região Centro. Vagos, através do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) deste concelho da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC), associa-se à iniciativa promovendo uma caminhada solidária no dia 11 de junho, pelas 9h00.

A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais deste Núcleo e visa contribuir para a promoção da Educação para a Saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços de apoio ao doente oncológico e familiares promovidos pela LPCC.NRC.

Vagos realiza a ação no dia 11 de junho, a partir das 9h00, com concentração em frente aos Bombeiros Voluntários e o percurso pelo Parque Municipal Quinta do Ega. As inscrições para a caminhada solidária podem ser feitas junto do GVC deste concelho, sendo que todos os participantes inscritos terão direito a uma t-shirt alusiva à iniciativa. Haverá um lanche após a caminhada.


Nádia Moura

Câmara de Águeda dedica mês à temática do Ambiente

 50 anos, 50 atividades vão realizar-se até ao próximo dia 25 de junho e abordam as áreas da água, energia, resíduos, biodiversidade, cidadania e economia circular
 
A Câmara de Águeda, com o 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente como pano de fundo e com o combate à poluição plástica como alerta, está a promover, desde segunda-feira (22 de maio) e até ao próximo dia 25 de junho, um vasto conjunto de ações que têm por objetivo sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente.
Destinada a adultos e crianças de todas as idades, a programação, que destaca “50 anos – 50 ações”, aborda vários subtemas, como a água, a energia, os resíduos, a biodiversidade, a cidadania e a economia circular.
“O ambiente e a sustentabilidade ambiental são duas áreas determinantes e estratégicas para o Município de Águeda, que aposta na promoção de uma atitude ativa e responsabilizante, com medidas e boas práticas que são olhadas como exemplo por outros municípios e entidades”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Alertar consciências e sensibilizar a população, desde os mais novos aos adultos, para as questões ambientais e as preocupações relacionadas com as alterações climáticas é algo “que fazemos com regularidade, ao longo do ano, com diversas ações tanto nas escolas como junto da comunidade. Contudo, dedicar este mês a estas atividades é uma forma de centrar atenções para a importância de alterarmos os nossos comportamentos e atitudes, a bem do ambiente”, frisou ainda.
O programa deste mês dedicado à promoção de atividades relacionadas com o ambiente envolve ações nas escolas, nomeadamente de sensibilização ambiental (30 de maio e 1, 6, 13 e 20 de junho), de promoção do uso da bicicleta (dia 5 de junho, na EB de Aguada de Cima), de compostagem (dia 22 de junho, n’Os Pioneiros), bem como cicloficinas (sobre reparação de bicicletas, que decorreu sexta-feira, na Escola Secundária Adolfo Portela) e uma caminhada pelo ambiente (dia 5 de junho, na EB da Borralha).
Destaque para a 2.ª etapa do “Caminhar pela Natureza”, no Trilho do Vale Serrano (PR 11), marcado para iniciar às 9 horas do próximo dia 4 de junho, partindo da Igreja Matriz de Agadão.
 
Dia Mundial do Meio Ambiente
Um dos pontos-alto deste mês temático incidem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano celebra, como já referido, o seu 50.º aniversário. Para o dia 5 de junho estão previstas várias ações, com diversas atividades nas ruas da cidade e no Parque Municipal de Alta Vila, envolvendo o Laboratório Vivo para a Descarbonização (LvpD), que irá destacar as “cores da Natureza” e o Cabeço Santo, que colocará as “mãos na terra”. A par de tudo isto, não faltarão atividades desportivas para as crianças e a quem elas se quiser juntar.
Na Escola Secundária Adolfo Portela, está prevista a realização, no dia 7 de junho, de uma feira de produtos biológicos e uma demonstração de moda para utilizar em atividades cicláveis. Também na EB Fernando Caldeira vai decorrer, no dia 13 de junho, uma “Feirinha Verde”.
Para os dias 12 a 18 de junho, está preparada uma ação de “plogging”, uma caminhada que promove, simultaneamente, a limpeza das ruas e, para dia 17 de junho, a partir das 21h30, está agendada uma caminhada para observar as estrelas, no Trilho dos Poços, com partida junto ao Monumento do Emigrante, em Fermentelos.
A Feira do Mundo Rural, que acontece pelo segundo ano consecutivo, em Travassô, integra a programação deste mês dedicado ao Ambiente e irá decorrer entre os dias 15 a 18 de junho, no Parque Nossa Senhora do Amparo, onde serão também dinamizadas ações de sensibilização.
Uma oficina de jardinagem (dia 16 de junho, às 17h30, na estufa do Parque Municipal de Alta Vila e o workshop “Educar e Comunicar Ambiente” (dia 23 de junho, às 14 horas, na Casa dos Rios, Parque da Boiça, em Valongo do Vouga) são outras duas ações de sensibilização previstas.
No dia 21 de junho, às 10 horas, será inaugurada a Estação E-bio, no Feridouro, Cabeço Santo e a 24 de junho, a partir das 9h30, será realizada uma caminhada para conhecer a continuidade fluvial, no Parque Fluvial da Redonda.
A programação do Mês do Ambiente terminará com um workshop de fotografia, no dia 25 de junho, a partir das 9 horas, no Parque de Lazer de Espinhel.
Mais informações, programa completo e inscrições disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/pages/1742.

Ana Sofia Pinheiro

Viseu Brilha no European Jiu-Jitsu Lisbon Championship

 A equipa Delariva Viseu voltou a destacar-se numa prova de Jiu Jistu de âmbito nacional ao conquistar o segundo lugar entre as equipas que se colocaram à prova no torneio. Nove medalhas são o resultado final de uma participação de excelência da equipa sediada no Pavilhão Desportivo do Fontelo. 
 
European Jiu-Jitsu Lisbon Championship, realizado sob os auspícios da Federação de Jiu Jitsu de Portugal (FJJP) no passado domingo, dia 28 de maio, no Pavilhão Gimno Desportivo do Grupo Cultural e Recreativo Onze Unidos, em Lisboa, reuniu mais de 16 equipas, ultrapassando os 150 atletas de Jiu-Jitsu Brasileiro de diversas nacionalidades. 
 
Nesta prova, a equipa Delariva Viseu composta por uma delegação de 9 atletas, não deixou os seus créditos por mãos alheias ao conquistar três medalhas de ouro, seis de prata, tendo se sagrado vice-campeã do torneio. 
 
Nas palavras do responsável da Delavira Viseu, Fernando Gonçalves, "Não podemos deixar de estar satisfeitos com os resultados obtidos. O segundo lugar, entre as equipas presentes, aliado às medalhas conquistadas pelos nove atletas que trouxemos a esta competição, são um reflexo do trabalho de excelência que temos vindo a desenvolver". 
 
"A nossa grande ambição enquanto equipa é formar cada vez melhores atletas, e, partindo da região de Viseu, deixar a nossa marca no Jiu-Jitsu nacional, nesse sentido já estamos de olhos postos na próxima competição onde queremos voltar a colocar à prova nas nossas capacidades”, acrescentou o responsável. 
 
O próximo momento da agenda de atividades da Delariva Viseu terá lugar no próximo dia 30 de maio, no âmbito da Candidatura do Município de Viseu a Cidade Europeia do Desporto 2024 numa demonstração da modalidade a realizar no Adro da Sé (Viseu), entre as 8h30 e as 10h30. Seguindo-se um regresso à competição no Portugal GRANDSLAM 2023, organizado pela Federação Portuguesa de Jiu-Jistu Brasileiro ( FPJJB ), que terá lugar a 17 de junho na cidade do Porto. 
 
A equipa Delariva Viseu, é a referência entre as escolas de artes marciais de Viseu, no que concerne ao Jiu Jitsu Brasileiro, e está de portas abertas no Pavilhão Desportivo do Fontelo, conta com equipas de adultos e kids, num total de mais de 30 atletas de ambos os sexos, com treinos de segunda a sexta-feira. 
 

Atletas Medalha de Ouro: 
Atleta:  Nuno Oliveira | Categoria: Faixa Azul Master 30 Super Pesado 
Atleta:  Wellington Riquieri | Categoria: Faixa Branca Adulto 18 Super Pesado 
Atleta: Wellington Riquieri | Categoria: Faixa Branca Adulto 18 Absoluto 
 
Atletas Medalha de Prata: 
Atleta: Rogério Silva | Categoria: Faixa Negra Master 41 Médio Pesado 
Atleta:  Watson Júnior | Categoria: Faixa Rocha Adulto 18 Absoluto 
Atleta:  Watson Júnior | Categoria: Faixa Rocha Adulto 18 Médio Pesado 
Atleta:  Leandro Pires | Categoria: Faixa Azul Adulto 18 Ultra Pesado 
Atleta:  Saulo Oliveira | Categoria: Faixa Laranja Kids 4 Peso Médio 
Atleta:  Renzo Silva | Categoria: Faixa Verde Kids 6 Peso Pena 
 
Miguel Fernandes 

A equipa Delariva Viseu voltou a destacar-se numa prova de Jiu Jistu de âmbito nacional ao conquistar o segundo lugar entre as equipas que se colocaram à prova no torneio. Nove medalhas são o resultado final de uma participação de excelência da equipa sediada no Pavilhão Desportivo do Fontelo. 
 
European Jiu-Jitsu Lisbon Championship, realizado sob os auspícios da Federação de Jiu Jitsu de Portugal (FJJP) no passado domingo, dia 28 de maio, no Pavilhão Gimno Desportivo do Grupo Cultural e Recreativo Onze Unidos, em Lisboa, reuniu mais de 16 equipas, ultrapassando os 150 atletas de Jiu-Jitsu Brasileiro de diversas nacionalidades. 
 
Nesta prova, a equipa Delariva Viseu composta por uma delegação de 9 atletas, não deixou os seus créditos por mãos alheias ao conquistar três medalhas de ouro, seis de prata, tendo se sagrado vice-campeã do torneio. 
 
Nas palavras do responsável da Delavira Viseu, Fernando Gonçalves, "Não podemos deixar de estar satisfeitos com os resultados obtidos. O segundo lugar, entre as equipas presentes, aliado às medalhas conquistadas pelos nove atletas que trouxemos a esta competição, são um reflexo do trabalho de excelência que temos vindo a desenvolver". 
 
"A nossa grande ambição enquanto equipa é formar cada vez melhores atletas, e, partindo da região de Viseu, deixar a nossa marca no Jiu-Jitsu nacional, nesse sentido já estamos de olhos postos na próxima competição onde queremos voltar a colocar à prova nas nossas capacidades”, acrescentou o responsável. 
 
O próximo momento da agenda de atividades da Delariva Viseu terá lugar no próximo dia 30 de maio, no âmbito da Candidatura do Município de Viseu a Cidade Europeia do Desporto 2024 numa demonstração da modalidade a realizar no Adro da Sé (Viseu), entre as 8h30 e as 10h30. Seguindo-se um regresso à competição no Portugal GRANDSLAM 2023, organizado pela Federação Portuguesa de Jiu-Jistu Brasileiro ( FPJJB ), que terá lugar a 17 de junho na cidade do Porto. 
 
A equipa Delariva Viseu, é a referência entre as escolas de artes marciais de Viseu, no que concerne ao Jiu Jitsu Brasileiro, e está de portas abertas no Pavilhão Desportivo do Fontelo, conta com equipas de adultos e kids, num total de mais de 30 atletas de ambos os sexos, com treinos de segunda a sexta-feira. 
 
Atletas Medalha de Ouro: 
 
Atleta:  Nuno Oliveira | Categoria: Faixa Azul Master 30 Super Pesado 
Atleta:  Wellington Riquieri | Categoria: Faixa Branca Adulto 18 Super Pesado 
Atleta: Wellington Riquieri | Categoria: Faixa Branca Adulto 18 Absoluto 
 
Atletas Medalha de Prata: 
Atleta: Rogério Silva | Categoria: Faixa Negra Master 41 Médio Pesado 
Atleta:  Watson Júnior | Categoria: Faixa Rocha Adulto 18 Absoluto 
Atleta:  Watson Júnior | Categoria: Faixa Rocha Adulto 18 Médio Pesado 
Atleta:  Leandro Pires | Categoria: Faixa Azul Adulto 18 Ultra Pesado 
Atleta:  Saulo Oliveira | Categoria: Faixa Laranja Kids 4 Peso Médio 
Atleta:  Renzo Silva | Categoria: Faixa Verde Kids 6 Peso Pena 
 
Para mais informações contactar: 

Miguel Fernandes