terça-feira, 13 de agosto de 2019

NORTE | Realizado no âmbito das grandes festas de S. Lourenço, UNIÃO DE FREGUESIA DE SOBRADO E BAIRROS PROMOVEU CONCURSO NACIONAL DE GADO BOVINO

Mais de 100 exemplares das raças arouquesa e minhota

No âmbito das grandes festas de S. Lourenço, a União de Freguesia de Sobrado e Bairros promoveu na manhã de Sábado, mais uma edição do Concurso Nacional de Gado Bovino, cumprindo assim uma velha tradição das festividades, num evento que juntou cerca de 100 exemplares das raças Arouquesa e Minhota, pertencentes a mais de duas dezenas de criadores de vários concelhos da região Norte.

Traduzindo-se num investimento de mais de 5000 mil euros desta autarquia, esta edição de 2019 foi um sucesso, desde logo pelo local onde foi realizada, mais funcional e prático para a carga e descarga dos animais e para a avaliação do júri, mas também pela forte adesão de criadores, oriundos de Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Resende, Baião, sendo também distinguidos criadores da raça minhota de Amarante, Lousada e Guimarães.

No total estiveram presentes 50 exemplares da raça arouquesa e 30 da raça minhota, para além de dezena e meia de exemplares pertencentes a criadores de Castelo de Paiva, que se sujeitaram a uma avaliação criteriosa de uma equipa exigente liderada pelo veterinário municipal António Borges.

Na cerimónia de entrega de prémios, marcou presença o presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, para além de outros elementos do Executivo Municipal, autarcas da Assembleia Municipal e da União de Freguesias de Sobrado e Bairros,dirigentes associativos e patrocinadores do evento.

O presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou a importância e a grandeza deste Concurso Nacional, como um forte incentivo e estimulo aos criadores da região, louvando a iniciativa da autarquia de Sobrado e Bairros em promover este concurso de âmbito nacional e mostrou-se satisfeito pelos esforços que, no espaço concelhio, estão a ser dados, no sentido de apoiar os criadores, lutar pela promoção e preservação da Raça Arouquesa, realçando também o trabalho que tem sido desenvolvido pela ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, com sede emCinfães e delegação em Castelo de Paiva, evidenciando também o grande esforço e o empenhamento feito pelos agricultores e criadores que ainda apostam nesta raça autóctone, cuja carne suculenta tem denominação de origem protegida e está certificada desde 1998.

O autarca local, José António Vilela, mostrou-se agradado pelo sucesso da organização do concurso, agradeceu depois a boa adesão dos criadores, com a presença de exemplares de excelente nível, ao mesmo tempo que se mostrou feliz e entusiasmado por se continuar a apostar nestas raças e na sua divulgação nacional, elogiando o apoio disponibilizado pela edilidade local a titulo de incentivos, e pela colaboração de outras entidades e patrocinadores para a concretização de mais esta edição de um concurso nacional que já é uma referencia concelhia. 


Carlos Oliveira

Moçambique | Ossufo Momade e instalações da Renamo serão protegidas pela PRM


A Polícia da República de Moçambique (PRM), um dos principais pontos das negociações entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama e também com Ossufo Momade, passará a garantir a segurança do presidente do partido Renamo ao abrigo do Acordo de Paz e Reconciliação assinado no passado dia 6 de Agosto em Maputo. O documento a que o @Verdade teve acesso, e que precisa de ser ratificado pela Assembleia da República, revela que o maior partido de oposição abdicou de uma das suas principais exigências: a inclusão dos seus homens nos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE).

Afonso Dhlakama, em vida, sempre defendeu a necessidade de alguns dos seus homens integrarem importantes cargos nos SISE, argumentando, por exemplo, que os ataques de que foi vítima em vários momentos e locais, só se tinham concretizado porque eram orquestrados e executados pelos esquadrões criados e comandados Serviços de Informação e Segurança do Estado onde, tal como na PRM, nenhum membro do partido Renamo alguma vez fora integrado, pelo menos formalmente.

Existem fortes evidência que os ataques armados que empurraram Dhlakama de volta à serra da Gorongosa em 2015 terão sido perpetrados pelos grupos armados comandados pelos SISE. “Quando há problemas, sempre fala a polícia, os militares, mas há uns que sempre ficam por detrás disso: SISE”, revelou um dos membros ao @Verdade em 2016.

Ossufo Momade afirmou em várias ocasiões que o enquadramento de homens da Renamo nos Serviços de Informação e Segurança do Estado “é a nossa exigência” e, quando foi eleito presidente do partido, a sua ala militar recordou-lhe que esse assunto havia sido acordado entre Dhlakama e Nyusi, e por isso “nesse diálogo o SISE não deve ficar de fora”.

No entanto os documentos relativos a aquele que é o terceiro acordo de paz da nossa história, submetidos na passada quinta-feira (08) à Assembleia da República, não referem em nenhuma ocasião que essa exigência tenha sido acordada pelos beligerantes e assinantes do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo. Aliás em nenhum dos dois anteriores Acordos de Paz, de 1992 ou no de 2014, essa situação nunca esteve prevista portanto será interessante ver como essa antiga exigência pode originar discórdias no futuro.


“Segurança do presidente, de outros Altos Dirigentes e instalações da Renamo é garantida por um contingente da Polícia da República de Moçambique”



Os documentos a que o @Verdade teve acesso, e devem ser ratificados nos próximos dias pela Assembleia da República, revelam uma inovação em relação ao Acordo de 2014 e particularmente em relação ao Acordo de Paz de Roma que previa: “A Renamo será responsável pela segurança pessoal imediata dos seus mais altos dirigentes. O Governo da República de Moçambique concederá estatuto policial aos elementos da Renamo encarregados de garantir aquela segurança”.

“A segurança do presidente, de outros Altos Dirigentes e instalações da Renamo é garantida por um contingente da Polícia da República de Moçambique, responsável pela protecção de Altas Individualidades, formada a partir de elementos selecionados ao abrigo do Memorando de Entendimento de Assunto Militares”, determina o número 6 do Acordo de Cessação Definitiva de Hostilidades, rubricado no passado dia 1 de Agosto por Nyusi e Momade, na Gorongosa, que ainda preconiza: “O aquartelamento, e respectivo asseguramento logístico, é da responsabilidade da Polícia da República de Moçambique”.

Não existem datas definidas para que a PRM assuma a protecção de Ossufo Momade assim como das instalações do partido Renamo mas o @Verdade entende que não acontecerá enquanto não tiver sido concluído o desmantelamento das bases e posições dos guerrilheiros do partido de oposição, processo que deverá terminar até ao próximo dia 21 de Agosto.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | Acesso a telemóvel, tablet ou computador sem autorização passa a ser punido com prisão em Moçambique


O Código Penal revisto pela Assembleia da República, por consenso, passou a punir com prisão quem aceder sem autorização do proprietário “um dispositivo alheio, fixou ou móvel, ligado ou não à rede de computador, com o fim de obter informação não pública de correio ou comunicação electrónica privada”.

A inovação, que visa adequar a legislação penal a realidade das novas tecnologias de comunicação, passou a sancionar : “Quem, sem permissão legal ou sem para tanto estar autorizado pelo proprietário, por outro titular do direito do sistema ou de parte dele, invadir um dispositivo alheio, fixou ou móvel, ligado ou não à rede de computador, com o fim de obter informação não pública de correio ou comunicação electrónica privada, acesso a dado privado, segredo comercial ou industrial, informação sigilosa ou o acesso remoto não autorizado do dispositivo, é punido com prisão de 1 a 2 anos de prisão e multa até 1 ano.”

“Incorre na pena de 1 a 5 anos quem, ilegitimamente, produzir, vender, distribuir ou por qualquer outra forma disseminar ou introduzir num ou mais sistema informático dispositivo, programa, um conjunto executável de intrução, um código ou outro dado informático destinado a produzir as acções não autorizadas descritas no número anterior”, determina o número 2 do Artigo 246 do Código Penal revisto pela Assembleia da República pouco antes de encerrar as sessões ordinárias da VIII Legislatura.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Valença | 15 de Agosto Há Romaria em Valença Senhora do Faro

A Tradição da romaria, da peregrinação cristã e do mega piquenique em honra de Nossa Senhora do Faro, realiza-se quinta-feira, 15 de Agosto. Dos festejos destaca-se a multitudinária peregrinação a pé e o celebre mega piquenique em que o cabrito é rei nos petiscos.
Peregrinação a Pé
Centenas de peregrinos participam nesta secular peregrinação penitencial que sai da Igreja da Colegiada de Santo Estêvão, na cidade, às 8h00 e termina na Capela do Faro, no topo do monte, por volta das 11h00. 7,5 Km's, a pé, pela estrada do Faro em que a devoção a Nossa Senhora do Faro atrai muitos peregrinos do norte de Portugal e da Galiza.
Cabrito no Forno no Piquenique
Para as 11h15 está programada a celebração eucarística, seguida do celebre piquenique. Manda a tradição que no dia da romaria o farnel de Cabrito assado no forno a lenha é o rei de um mega piquenique, no amplo e frondoso Parque de Merendas do Monte do Faro. A festa prolonga-se, tarde dentro, com um festival de bandas filarmónicas, a partir das 15h.
Devoção Popular
A 15 de Agosto Valença celebra a Assunção de Nossa Senhora uma das mais emblemáticas festividades religiosas do Alto Minho que todos os anos atrai milhares de devotos ao Parque do Monte do Faro.
A Peregrinação ao Faro é o ponto alto das celebrações religiosas das Festas de Valença que decorrem em Valença até 15 de agosto, na cidade e no Parque do Monte do Faro.
Senhora do Faro entre a Lenda e a Tradição
A devoção à Senhora do Faro é secular e um marco de fé para as povoações do Alto Minho e do sul da Galiza.
Conta a lenda que um homem natural de Valença tendo ido combater no norte de África lá ficou cativo dos Mouros. Sujeito a tantas privações, durante meses viveu agrilhoado pelos pés, sem água, nem o verde e frescura das terras do Minho. Uma noite suplicou à Senhora que o livra-se deste suplicio. Durante as orações adormeceu. Acordou com uma brisa fresca e o barulho da água a correr, era de manhã e apercebeu-se que não estava em África, mas no monte do Faro das suas memórias. Agradecido à Senhora do Faro, deixou os grilhão que carregara nos pés como agradecimento pela libertação. Os grilhões são um dos relicários do santuário e um nicho faz jus a esta lenda / história e são ponto de veneração dos muitos peregrinos que rumam ao Monte do Faro.


TORRES VEDRAS | 13ª EDIÇÃO DO STATIC – FESTIVAL DE ESTÁTUAS VIVAS EM SANTA CRUZ


O Static – Festival de Estátuas Vivas está de regresso a Santa Cruz, entre os dias 19 e 24 de agosto. O festival promete trazer estátuas vivas que irão encher de cor as ruas do centro de Santa Cruz, enter as 21h30 e as 23h30.

Todos os dias da semana será possível assistir às performances dos participantes do concurso, nas ruas pedonais do centro da localidade. Nesta apresentação diária, o júri irá avaliar as performances e selecionar os dez melhores trabalhos para a final, que está marcada para 24 de agosto, sábado, no Largo Jaime Batista da Costa.

No âmbito do Festival decorrem, ainda, oficinas de estátuas vivas para crianças, marcadas para os dias 19 e 23 de agosto, entre as 14h e as 18h, na Colónia Balnear da Praia Azul. Nesta oficina de criação, os participantes são convidados a construir a sua própria estátua viva através de técnicas de maquilhagem, representação de materiais e construção de figurinos.

Sublinhe-se que estas oficinas, de carácter gratuito, são dirigidas a maiores de oito anos. Os pais ou acompanhantes dos participantes são convidados a assistir a toda a oficina, com as inscrições a decorrer através do número 261 338 131.

Esta é uma das atividades previstas no âmbito do programa "Onda de Verão", que está a proporcionar um vasto conjunto de iniciativas de carácter lúdico, cultural e desportivo na zona de Santa Cruz. Outras atividades previstas no âmbito deste programa:

Caldas da Rainha | Frutos começa a 16 de Agosto e tem programa cheio de animação Caixa de entrada x


Vai ser inaugurada esta sexta-feira, 16 de Agosto, pelas 18h00, a Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que vai decorrer até dia 25 no Parque D. Carlos I.
Com cerca de 120 expositores nas mais diversas áreas, com maior foco na fruta, a Frutos tem também uma grande componente festiva. Os concertos nocturnos, a iniciarem sempre às 22h00, é uma das maiores apostas da organização, responsabilidade do município das Caldas da Rainha.
Na noite de sexta-feira sobe ao palco Jorge Palma, seguindo-se Bárbara Bandeira no sábado. No domingo à tarde, a partir das 17h30, os mais pequenos podem assistir ao espectáculo “As canções da Maria” (Maria de Vasconcelos e família), e à noite será a vez de André Sardet.

Na segunda-feira à noite haverá um espectáculo especial com a Banda Comércio e Indústria acompanhada por Ana Bacalhau.  Terça-feira a Frutos recebe Tatanka (projecto a solo do vocalista dos Black Mamba) e na quarta-feira será a vez dos Wet Bed Gang (rap e hip-hop). Seguem-se João Pedro Pais (dia 22), Blaya (23), Raquel Tavares (24) e Rui Veloso (25). A seguir aos concertos há sempre uma festa com DJs.
Em todos os espaços do recinto haverá sempre animação, venda de frutas, artesanato, workshops, actividades para as crianças, exposições, iniciativas ligadas à saúde e bem-estar, nutrição, showcookings com chefs conceituados, que irão utilizar os produtos locais e da época.
No espaço institucional estarão presentes a Associação Portuguesa Maçã de Alcobaça, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha e outras entidades. A zona do Parque das Bicicletas voltará a acolher a recriação do tabuleiro da Praça da Fruta e o espaço “showcooking” manter-se-á na Pala da Cerâmica, complementando com o espaço de vinhos, queijos e enchidos, numa parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Cozhen e Cooking Sensation.
Haverá ainda os espaços criados para as crianças, para o artesanato e a zona de restauração, bares e street food.
  

Frutos é evento mais sustentável
A 31ª edição da Frutos volta a ter o selo Eco-Evento e a certificação “Evento Mais Sustentável”, numa efectiva preocupação ambiental que será visível em todo o recinto.
A feira está comprometida com práticas de redução do impacte ambiental, através de várias medidas, nomeadamente com a gestão adequada de resíduos, iluminação LED, utilização de um copo reutilizável (os copos de plásticos são proibidos), cinzeiros portáteis, actividades de sensibilização ambiental e minimização do impacto das próprias infraestruturas da feira nos espaços verdes do Parque.
A organização vai distribuir eco-cinzeiros portáteis para minimizar o impacto das beatas no chão e colocar de 24 cinzeiros fixos no Parque D. Carlos I (que ficam para além do evento).
O "Eco Copo Frutos Reutilizável" nos postos de Restauração, Bar, Street Food e Hots Spots de comida e bebida. Em alternativa, também pode levar um copo reutilizável de casa, desde que não seja de vidro.
Pretende-se reduzir o número de bilhetes impressos e por isso, quem adquirir bilhetes electrónicos recebe uma ecobox, que contém um vaso com uma árvore que pode ser plantada diretamente no solo.
Quem recorrer ao serviço de estafetas receberá um saco reciclável com a marca “Feira Frutos e Praça da Fruta”.

Tem bilhete Frutos? Então tem quatro horas de 
estacionamento gratuito!
Para ajudar quem se deslocar à cidade nesta altura, haverá staff do evento nas principais entradas, fornecendo informações sobre parques de estacionamento, direcções e sobre a feira em geral.
A aquisição do bilhete confere mais três horas de estacionamento gratuito nos parques do município, para além da primeira hora que já não se paga no resto do ano.

Programa de animação fora do palco principal
Dia 16:
20h00 - Camisas Negras - Itinerantes;
20h30 - Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” - Palco Institucional;
21h00 - DJ Stuart - Coreto.

Dia 17
19h00 - Acordes no Páteo -  Palco Institucional.
20h30 - Acordes no Páteo - Palco Institucional.

Dia 18
19h00 - Mário João Estrelinha - Palco Museu;
19h00 - Escola de Concertinas da Gracieira - Coreto;
20h30 - Mário João Estrelinha - Palco Museu.

Dia 19
19h30 - Gaiteiros da Fanadia - Itinerante;
20h00 - Dudu Viola - Palco Institucional;
20h30h- Rancho Folclórico Danças do Arnóia -  Palco Museu.

Dia 20
19h30 - Bem.dito.canto - Palco Institucional;
21h00- Rancho Esperança na Juventude - Coreto.

Dia 21
20h00 - Sons da Terra  - Palco Museu.

Dia 22
19h30  - Last Roots  - Palco Institucional; 
20h00 - Rancho Folclórico Danças do Arnóia - Coreto.
20h30 - Voodoo Childs - Palco Museu.

Dia 23
20h00 - Bandinha da Alegria - Itinerante;
20h00 - Sons da Terra - Palco Museu;
20h30 - Grupo Tradicional “Os Cavaquinhos das Gaeiras” - Coreto.

Dia 24
17h30 - Escola de Concertinas da Gracieira - Coreto;
19h00 -Júlia Valentim e Fernando Lopes - Palo Museu;
19h00 - Escola de Concertinas da Gracieira - Coreto;
19h00 - Concertinas de Óbidos - Itinerante.
20h30 - Júlia Valentim e Fernando Lopes - Palco Museu;
21h00 - DJ Stuart - Coreto;
21h00 - Concertinas de Óbidos - itinerante.

Dia 25
19h00 - Paulo Seixas e João Frazão - Palco Museu;
20h30 - Paulo Seixas e João Frazão - Palco Museu.

Horário
Segunda-feira a quinta-feira das 18:00 à 01:00 hora
Sexta-feira das 18h00 às 03h00
Sábados das 16h00 às 03h00
Domingos das 16h00 à 01h00


CIM Viseu Dão Lafões lança concurso de empreitada para a construção da Ecopista do Vouga

A CIM Viseu Dão Lafões acaba de lançar um concurso de empreitada para a construção da Ecopista do Vouga, sendo que esta terá uma extensão de 55 quilómetros abrangendo os concelhos de Viseu, Vouzela, São Pedro do Sul e de Oliveira de Frades.

Esta obra, orçada em mais de três milhões de euros, e que se desenvolve ao longo dos referidos municípios irá ficar, fisicamente, ligada à Ecopista do Dão, pelo que, segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "o território passará a ter um corredor verde, direcionado para o turismo de natureza, com mais de uma centena de quilómetros, com extremo valor paisagístico, turístico e ambiental."
A CIM Viseu Dão Lafões encara este projeto como mais uma forma de atrair pessoas ao território, pelo que "não poderá ser visto de forma dissociada dos projetos de implementação de sinalização turística nos percursos pedestres, de trail ou de BTT”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. 
Ainda, segundo Nuno Martinho, “Esta ação vem reforçar a estratégia de Turismo de Natureza que a CIM Viseu Dão Lafões está a implementar no Território, através da criação de um produto compósito de turismo de natureza que associa Percursos Pedestres com as grandes e pequenas rotas, as Ecopistas, as Subidas épicas e os Centros de BTT e Trail” para Nuno Martinho, esta é uma oportunidade “para a promoção do Turismo de Natureza, na iniciativa Portuguese Trails, que é uma marca criada pelo Turismo de Portugal para comunicar internacionalmente as atividades de Turismo de Natureza, dedicadas ao Cycling & Walking”, concluiu o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Nuno Nossa

Politica | Comunicado dos membros do Executivo da Câmara Municipal de Leiria eleitos pelo Partido Socialista


Resultado de imagem para executivo da Câmara Municipal de LeiriaOs membros do executivo da Câmara Municipal de Leiria eleitos pelo Partido Socialista repudiam a tentativa de aproveitamento político-partidário por parte dos vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata, que pretendem servir-se dos interesses e expectativas da população da Bajouca para tentarem tirar vantagem em véspera das eleições legislativas.
O presidente da Câmara, Raul Castro, que encabeça a lista de candidatos a deputados pelo distrito de Leiria nas Eleições Legislativas de 2019, bem como todos os vereadores eleitos pelo PS, têm uma posição muito clara e assertiva sobre a questão do gás da Bajouca, que assenta na defesa dos interesses da população da freguesia e que mais uma vez ficou clara na reunião da Câmara de hoje.
Abaixo transcrevemos a referida tomada de posição, a qual foi lida pelo presidente na reunião de Câmara.
Proposta sobre Prospecção e Exploração de Hidrocarbonetos no Concelho de Leiria
Reunião de Câmara 13.08.2019
O Município de Leiria tem acompanhado o processo tendo em vista a realização de trabalhos de Prospeção e Pesquisa de Hidrocarbonetos na freguesia da Bajouca com reserva e preocupação, tendo as suas tomadas de posição sido fundamentadas com base na informação recolhida junto das entidades competentes e tendo em vista a salvaguarda da saúde, qualidade de vida e bem-estar da população.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Leiria pronunciou-se em fase de consulta pública do PDA (Projeto de Definição de Âmbito), em 27/11/2018, através do Portal Participa onde submeteu um parecer elaborado pelos serviços da Câmara, no qual foram suscitadas várias questões que, na nossa opinião, devem ser tidas em consideração, tendo em vista a primazia da salvaguarda do interesse público, do ambiente e da população (Anexo I).
Das questões suscitadas destaca-se a necessidade de ser elaborado um estudo rigoroso que suporte cabalmente o Estudo de Impacte Ambiental, o qual deverá obrigatoriamente ponderar o impacto da exploração nas povoações da área envolvente (as habitações mais próximas encontram-se a cerca de 90m a sul e 85m a oeste da unidade industrial a instalar), bem como a salvaguarda dos Recursos Hidrícos, da Qualidade do Ar, do Ruído entre outras.
No passado dia 20/12/2018 foi aprovada, por unanimidade, uma moção sobre este assunto, em que o órgão executivo da Câmara Municipal, se manifestou contra a Prospeção e Pesquisa de Hidrocarbonetos no Concelho de Leiria com recurso ao Fracking (Anexo II).
Nessa moção defendeu-se que, face à falta de esclarecimentos por parte da empresa, Australis Oil & Gas Portugal, Sociedade Unipessoal Lda. junto da população e face às naturais dúvidas sobre o futuro de quem ali vive e trabalha, o Município de Leiria manifestou o total apoio à população do concelho de Leiria, em particular às freguesias da área das concessões, nomeadamente quanto às preocupações sobre a qualidade ambiental.
Porém, desde essa data até hoje não houve quaisquer desenvolvimentos neste processo, nem foi prestada qualquer informação adicional para além da exigência do Estudo de Impacte Ambiental, que será avaliado por uma comissão nomeada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que o colocará a discussão pública, para pronúncia.
Nestes termos, somente nesta fase é que estaremos na posse de todos os elementos técnico-científicos para podermos tomar uma posição devidamente fundamentada que salvaguarde o interesse público e que sirva o interesse da população deste concelho.
Porém, para que não restem dúvidas sobre a intenção deste Município enviámos um ofício ao Sr. Ministro do Ambiente e da Transição Energética a solicitar informação sobre o ponto de situação deste processo.
De realçar ainda que o Município dentro do âmbito das suas atribuições, tudo fará para que o processo seja transparente e salvaguarde os direitos de todos os interessados, em especial da população. Não obstante, importa realçar que não pode extrapolar as suas competências nem utilizar esta contenda para outros fins que não sejam a salvaguarda do interesse público e da sua população.
Relembramos que o contrato de Concessão foi assinado entre o Estado Português e a empresa Australis em 30 de Setembro de 2015, sem que tenha sido solicitada qualquer informação ao Município de Leiria ou à população.
Reforçamos por último, que sempre defendemos e defenderemos o bem-estar e a qualidade de vida da nossa comunidade, com a finalidade de assegurar que as futuras gerações tenham todas as condições para continuar a usufruir de uma qualidade de vida ímpar num território que sempre soube manter uma relação sustentável e de saudável equilíbrio com o ambiente.
Leiria, 13.08.2019

Homenagem | Câmara de Amares atribui “medalha de ouro” a António Variações

Resultado de imagem para Câmara de Amares atribui “medalha de ouro” a António Variações
A Câmara de Amares, no distrito de Braga, decidiu hoje atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, um cantor natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho.
A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações “orgulha e envaidece” o concelho, “projecta” o município e “gratifica” as suas gentes.
António Variações nasceu em Fiscal, Amares, em 3 de Dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de Junho de 1984.
A medalha municipal de mérito é, assim, atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.
“De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação”, refere ainda a proposta.
Sublinha que Variações continua, nos dias de hoje, a ser “um nome acarinhado e recordado com saudade” no panorama musical nacional.
“As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos”, lê-se ainda na proposta.
Na reunião de ontem, a Câmara de Amares decidiu também atribuir a medalha municipal de mérito, grau prata, a Agostinho Domingos, também natural do concelho, que se distinguiu enquanto professor e responsável pela promoção da figura do poeta Sá de Miranda.
“Este ano de 2019, o município de Amares lançou pela primeira vez o prémio literário Francisco de Sá de Miranda e a entrega deste primeiro prémio, no próximo dia 26 de outubro, será também uma boa data para homenagearmos este amarense ilustre”, refere a proposta.
Agostinho Domingos foi ainda vereador na Câmara de Amares e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.
“Foi um humanista de grande verticalidade e de uma imensurável cultura cívica. A sua dimensão cívica e humanística fizeram-no ser merecedor do respeito de toda a comunidade de Amares”, acrescenta a proposta, igualmente aprovada por unanimidade.
Lusa

12 detidos e 52 identificados por tráfico e consumo em Oliveira de Hospital

Resultado de imagem para 12 detidos e 52 identificados por tráfico e consumo em Oliveira de Hospital
O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, entre os dias 6 a 10 de Agosto,  deteve 10 homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, no decorrer de um festival de música que decorreu em Oliveira de Hospital.
No âmbito de três operações de prevenção e combate à criminalidade, direcionadas para o festival, os militares detiveram 12 pessoas pela prática de estupefacientes e identificaram 52 pessoas pelo consumo de estupefacientes, o que culminou na apreensão do seguinte:
  • 319 doses de haxixe;
  • 166 doses de MDMA;
  • 57 doses de ecstasy;
  • 23 doses de cannabis;
  • 25 doses de cocaína;
  • 10 selos de LSD.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Coimbra.
O comunicado da GNR adianta, ainda, que a "operação contou com a colaboração do Comando Territorial de Coimbra, com o Destacamento de Intervenção de Leiria, e com o Comando Territorial da Guarda".

Região Centro | Coimbra com menos 11 000 eleitores e Guarda e Viseu perdem deputados

O número de mandatos de deputado a atribuir nos círculos eleitorais da Guarda e de Viseu diminuiu de quatro para três e de nove para oito, respetivamente, enquanto Lisboa e Porto ganharam um lugar cada, revelam dados oficiais.
Segundo o mapa oficial hoje publicado em Diário da República, nas eleições legislativas de 06 de outubro o distrito da capital do país vai ter em disputa 48 assentos no hemiciclo de São Bento em vez dos anteriores 47 e no Porto o total de mandatos passou de 39 para 40.
Comparando com o número de eleitores das últimas legislativas, em 04 de outubro de 2015, Viseu perdeu perto de 24.000 eleitores e a Guarda quase 12.000, ao passo que em Lisboa se verificou um acréscimo de cerca de 20.000 eleitores e no Porto esse aumento foi de 3.433 cidadãos aptos a votar.
Com o recenseamento eleitoral suspenso desde 07 de agosto e até à data do sufrágio, como impõe a lei, no 60.º dia que antecede cada eleição, o número total de cidadãos recenseados e habilitados a votar é de 10.811.436, mais 50.280 do que nas recentes eleições europeias de 26 de maio.
Desde há quatro anos, regista-se uma subida de 1.128.613 cidadãos com capacidade eleitoral ativa, em virtude do recenseamento automático no estrangeiro.
Em relação a 2015, só nos círculos da Europa e de Fora da Europa, o número de eleitores aumentou de 78.253 para 895.515 e de 164.273 para 570.435, respetivamente.
O processo de recenseamento automático de eleitores residentes no estrangeiro decorreu de uma alteração legal, aprovada pela Assembleia da República em 2018, e resultou num aumento do número de eleitores, aos quais basta possuir o cartão de cidadão para poderem votar.
Os residentes no estrangeiro podem optar entre o voto por correspondência, definido por princípio, ou presencialmente, nas instalações consulares, expressa essa preferência pelo cidadão e a introdução da matriz em braille para os deficientes visuais foi outra alteração prevista na lei, sendo estes boletins especiais igualmente produzidos pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Outros círculos eleitorais onde se verificou um aumento dos inscritos foram Setúbal e Faro, respetivamente com mais 11.502 e mais 6.000, assim como Madeira (mais 2.149) e Açores (mais 1.489).
Além de Viseu e Guarda, noutros 12 distritos houve uma baixa do número de eleitores recenseados, sendo em Santarém e em Viana do Castelo os recuos mais pronunciados, na casa dos 12.000, além de Coimbra e Castelo Branco, a rondar menos 11.000 eleitores.
Em 2019, Lisboa continua a ser o círculo mais populoso (1.921.189 eleitores) e Portalegre o distrito onde há menos inscritos (96.425 eleitores), de acordo com o documento assinado pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Vítor Barros, tendo em conta informação da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
NDC

Politica | PCP diz que requisição civil introduz limitações no direito à greve

O PCP considerou esta segunda-feira que a decisão do Governo de decretar a requisição civil dos motoristas em greve, alegando serviços mínimos, “introduz limitações no direito à greve”, acusando os promotores do protesto de permitirem que tal aconteça.
A greve dos motoristas, iniciada na segunda-feira e por tempo indeterminado, recorre a “uma argumentação que, instrumentalizando reais problemas e descontentamento dos motoristas é impulsionada por exercícios de protagonismo e por obscuros objetivos políticos e procura atingir mais a população que o patronato”, afirma o PCP, em comunicado divulgado na segunda-feira à noite.
“Uma ação cujos promotores se dispõem para que seja instrumentalizada para a limitação do direito à greve”, criticam os comunistas.
Para o PCP, “a decisão anunciada pelo Governo quanto à requisição civil, bem como aos serviços mínimos, entre outros desenvolvimentos, aproveita estes factos, e a condução que lhe tem sido imprimida, para introduzir limitações no direito à greve, suscetíveis de serem invocadas de uma forma mais ampla”.
“Independentemente da evolução verificada, o PCP salienta que a resposta aos problemas, que se mantêm, exige o desenvolvimento da luta consequente, acompanhada de uma negociação coletiva que resolva os problemas e reafirma a defesa do efetivo exercício do direito à greve”, comentam os comunistas.
O PCP refere que no ano passado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) negociaram o Contrato Coletivo de Trabalho Vertical, que “deu resposta a algumas das justas aspirações dos trabalhadores”, mas “a violação dos seus termos por parte de entidades patronais, gerou um legítimo descontentamento dos trabalhadores”.
O Governo decretou esta segunda-feira a requisição civil dos motoristas em greve, alegando incumprimento dos serviços mínimos, anunciou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, após reunião do executivo por via eletrónica.
De acordo com Tiago Antunes, o Governo constatou na segunda-feira, particularmente no turno da tarde, que os sindicatos que convocaram a greve dos motoristas de mercadorias e de matérias perigosas "não asseguraram os serviços mínimos" fixados pelo executivo.
"O Governo não teve alternativa senão a de reconhecer a necessidade de proceder à requisição civil dos motoristas em situação de greve com vista a assegurar o cumprimento dos serviços mínimos", declarou, acrescentando que a medida será "gradual" e aplicada às áreas "em que se constata o incumprimento".
Os motoristas cumpriram esta segunda-feira o primeiro dia de uma greve marcada por tempo indeterminado e com o objetivo de reivindicar junto da associação patronal Antram o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.
A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), tendo-se também associado à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).


México | Cabify prepara jornadas informativas al interior de la república


por Yesica Flores

• Del 17 al 29 de agosto, Ramón Escobar, Director General de Cabify México y su equipo, visitarán algunas de las ciudades donde la plataforma tiene presencia
• Durante el recorrido se dará a conocer el incremento en el paquete de beneficios que ofrece autoemplearse con Cabify, tras su integración con 

Con la finalidad de lograr un mayor acercamiento con sus socios conductores, y para mantenerlos actualizados sobre las recientes novedades y beneficios posteriores a la integración de Easy dentro de la plataforma de Cabify, Ramón Escobar, Director General de Cabify México, junto a su equipo, realizará durante la segunda mitad de agosto, jornadas informativas en la mayoría de las entidades donde la plataforma tiene presencia dentro de la República Mexicana.
Estos eventos tienen la finalidad de orientar a los conductores respecto a los beneficios que encontrarán en la plataforma de Cabify tras la integración de Easy, como el aumento sustancial en número de viajes, nuevas opciones de cobro y plan de beneficios extendido; todo esto con la garantía de los altos estándares de seguridad que respaldan a Cabify.
Con estas acciones, la empresa número uno de multimovilidad refrenda su compromiso de robustecer las opciones de autoempleo que generen impacto positivo y valor en las ciudades donde tiene presencia; además de mantener contacto directo y en completa transparencia con sus socios conductores.
“Uno de los pilares de nuestro esquema de trabajo es generar un impacto positivo en las ciudades donde tenemos presencia, y tras la integración de Easy dentro de la aplicación de Cabify, tenemos la oportunidad de ofrecer a nuestros conductores una plataforma robustecida con amplio volumen de usuarios, lo cual se traduce en más y mejores viajes, generando alza sustancial en sus ingresos y por ende, mejorando su calidad de vida”, dijo Ramón Escobar, Director General de Cabify México.
Y agregó, “pero no sólo eso, además, permanentemente estamos trabajando en fortalecer el paquete de beneficios a conductores de la mano de nuestros aliados comerciales, que van desde seguros automotrices ampliados; vales de gasolina; descuentos en bienes, servicios y entretenimiento; facilidades de acceso a servicios financieros; y una amplia gama de oportunidades que estaremos dando a conocer durante nuestras visitas a algunas de las ciudades donde operamos.”
La industria de las ERT está en constante crecimiento y evolución. Conscientes de ello, la iniciativa de Cabify de recorrer algunas ciudades donde se tiene presencia se dirige también a la captación de nuevos socios conductores por medio de una oferta integral que garantice un ecosistema laboral atractivo, reafirmando el concepto de multimovilidad a través de la oferta de servicio con auto particular y taxi, como una opción sólida de autoempleo.
Como objetivo para el cierre del año, Escobar tiene previsto llegar a 100 mil socios conductores, gracias a la tasa de incremento mensual sostenido a doble dígito de nuevos socios, lo que coloca a Cabify como una alternativa viable y atractiva de inserción laboral en el país.
Las fechas y sedes de las visitas a las ciudades son:
• MÉRIDA. 17 de agosto. Hotel Intercontinental Presidente. Av. Colón 500. Colonia Centro. 97000 Mérida, Yuc.
• CANCÚN. 19 de agosto. Fiesta Inn Cancún Las Américas. Av. Bonampak. Lote 1, Manzana 1, Súper Manzana 6. 77500 Cancún, Q.Roo.
• PUEBLA. 21 y 22 de agosto. Holiday Inn Puebla Finsa. Lateral autopista México-Puebla 7719. Rancho Moratilla, 72110. Puebla, Pue.
• CDMX. 24 y 25 de agosto. Hotel del Prado. Av. Marina Nacional 399, Verónica Anzures, 11300. Ciudad de México.
• QUERÉTARO. 27 de agosto. Holiday Inn Querétaro Centro Histórico. Av. 5 de Febrero 110. Niños Héroes, 76010. Santiago de Querétaro, Qro.
• GUADALAJARA. 29 de agosto. Fiesta Inn Guadalajara Expo. Av. Mariano Otero 1550. Col. Rinconada del Sol, 45055. Guadalajara, Jal.