quarta-feira, 22 de junho de 2022

Luis Godinho ao vivo - Marcha de Santo António / Bairro Alto


http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Filarmónica dos Covões celebrou o seu 154º aniversário

Foi no passado dia 13, que a Filarmónica mais antiga do Concelho de Cantanhede festejou mais um aniversário – 154 anos. Estas celebrações, que ocorreram ao longo dos dias 13 e 18 de junho, tiveram particular importância, pois marcam o retomar de uma tradição que, nos últimos dois anos, foi impossível manter, devido à pandemia provocada pelo vírus da Covid-19.
No dia 13, dia de Santo António, padroeiro da freguesia e também da filarmónica, lá estava a “Banda dos Covões” (como é carinhosamente conhecida pelas gentes da sua terra) na Igreja Paroquial, para acompanhar a celebração da missa aniversária presidida pelo Pe. Henrique Maçarico que, no fim da homilia, procedeu à bênção dos instrumentos entregues aos doze novos músicos que ingressavam, nesse dia e pela primeira vez, as fileiras da banda.
Finda a missa, e como vem sendo habitual, a filarmónica rumou ao cemitério, onde depôs uma coroa de flores na campa do seu fundador, Manoel Francisco Miraldo, como forma de homenagear todos aqueles que fizeram parte da coletividade e que ali estão sepultados. Uma vez terminada a romagem, os presentes dirigiram-se à sede da banda, onde houve lugar à cerimónia de aposição do quadro com a fotografia do Ex-Presidente Belmiro Seabra, no mural dos Ex-Diretores da instituição. Seguiram-se os habituais discursos, com especial ênfase para o da Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que enalteceu a longevidade de uma casa que, segundo palavras da própria, também é a sua casa, destacando todo o trabalho feito nestes últimos anos e deixando uma palavra de grande incentivo para que a nova direção possa continuar a engrandecer o bom nome da Associação.
O dia culminou com o jantar de aniversário, no qual estavam presentes cerca de uma centena de pessoas, entre diretores, maestro, músicos, associados, familiares e amigos da banda, em geral.

Este ano, e por iniciativa da nova direção, em particular do seu Presidente Mário Cavadas, as comemorações do 154º aniversário alargaram-se, também, ao dia 18 de junho, como forma de integrar a população de Covões nesta data tão especial. Durante a tarde deste dia, foi possível assistir à audição dos alunos da Escola de Música, no Largo Santo António, onde os mais novos talentos da Banda tiveram oportunidade de mostrar todo o trabalho desenvolvido ao longo deste último ano letivo, e também com a apresentação de ensembles de clarinetes, Saxofones e trompas. Outra das grandes novidades deste dia foi a chegada, pelas 18horas, da banda convidada – AIRA (Associação de Instrução e Recreio Angejense) – Banda de Angeja, que foi recebida pela banda anfitriã, havendo lugar aos habituais cumprimentos entre Diretores e Maestros. De seguida, as duas bandas tiveram oportunidade de desfrutar do jantar oferecido pela banda aniversariante, na sua sede, onde o convívio e a amizade entre congéneres foi absolutamente notório e salutar.

Passava pouco das 21:30 horas, quando os primeiros acordes soaram novamente no Lardo Santo António, em Covões – a Banda de Angeja iniciava, assim, o seu concerto, interpretando o passodoble “El Torico de la cuerda”, da autoria do compositor espanhol Luís Serrano Alarcón, de seguida, a plateia teve a oportunidade de ouvir diversas obras de diferentes compositores nacionais e estrangeiros, tais como: Wagner, Valdemar Sequeira, Luís Cardoso, entre outros.

Às 22:40 horas subiu, finalmente, ao palco a Banda da Casa, para brindar todos os presentes com um concerto diversificado e bastante eclético, no entanto, mais curto que o previsto, pois as condições climatéricas não permitiram levar a cabo o repertório que estava inicialmente previsto, e que contava com obras dos compositores Naohiro Iwai, Nuno Osório, Luís Cardoso e também do maestro Fausto Moreira, que compôs a Marcha/Hino da Filarmónica, por ocasião do seu 150º aniversário, e que seria a última obra a executar nessa noite pelas duas bandas em conjunto – Santo António e São Pedro não estiveram de acordo e o Hino não foi interpretado. No entanto, e terminado que estava o concerto, a Direção da Filarmónica de Covões fez questão de seguir com o alinhamento do espetáculo e, tal como estava previsto, chamou um a um os músicos com mais de 10 anos ao serviço da coletividade, para homenageá-los por todo o seu empenho e dedicação à filarmonia em geral, e à Filarmónica de Covões, em particular. Este reconhecimento traduziu-se na entrega de um Pin de Prata com o emblema da Banda com anos de serviço gravados e um Diploma de Reconhecimento.

No final destas homenagens, e cumprindo aquilo que é a tradição de um Encontro de Bandas, as coletividades trocaram, também, alguns presentes, enquanto maestros e dirigentes se cumprimentavam, para de seguida agradecer, não apenas, o convite endereçado, mas também a presença da Banda de Angeja em Covões, que muito honrou o compromisso assumido e a Banda Anfitriã do evento.



Milhares de pessoas são esperadas para quatro dias de folia. Festas do S. João de Castelo de Paiva Arrancaram com as Marchas Seniores

Infantis desfilam amanhã no Largo do Conde
As grandiosas Festas de S. João 2022 de Castelo de Paiva arrancaram hoje com a realização das Marchas Seniores dos utentes das IPSS do concelho, numa iniciativa que, em virtude das condições climatéricas, teve de ser transferida para o espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, retomando uma tradição que esteve interrompida durante dois anos com a situação pandémica.
As Marchas Séniores, realizadas no âmbito do Projecto “ Micas “, envolveram este ano menos gente, ainda em virtude de regras impostas na situação pandémica que ainda se vive, mas foram mais de de 200 participantes, pertencentes ao Centro Social de Sardoura, Centro Social de Real, APPACDM de Castelo de Paiva, ARPIP – Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos de Pedorido, e à Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, que alinharam na iniciativa da Câmara Municipal, tendo o presidente da edilidade, José Rocha, que esteve acompanhado do Vice-Presidente José António Vilela, da Vereadora Liliana Vieira, e outras entidades locais, presenciado o desfile e evidenciado palavras elogiosas para enaltecer o esforço e forte empenhamento de todas as instituições, que deram o seu melhor para realizar este evento, que já ganhou raízes em jeito de abertura das festas são joaninas em Castelo de Paiva.
As grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva continuam amanhã, para potenciar a primeira enchente com o Largo do Conde, que estará repleto de gente para acolher as Marchas Infantis, uma iniciativa emblemática dos festejos, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, com milhares de pessoas no centro da vila, para assistir ao grande desfile das Marchas Infantis, uma iniciativa que gera sempre grande expectativa e que cativa os presentes para as grandes festas de S. João, que este ano voltam a apresentar um programa bem atractivo para o espaço Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que marca 4 dias de grande animação e folguedo.
O edil paivense, José Rocha, ao lado dos vereadores do Executivo Municipal, de presidentes das Juntas de Freguesia e do Reverendo Padre Sérgio Fernando, entre outros dirigentes associativos, vão marcar presença neste desfile, registando com agrado a grande adesão popular desta iniciativa, retomando uma tradição festiva, com o presidente da Câmara Municipal a deixar palavras de carinho e de incentivo a todos os participantes, ao mesmo tempo um agradecimento a todas as entidades envolvidas neste grande evento de S. João, destacando o notável trabalho realizado ao nível escolar, com realce para o empenhamento dos professores, auxiliares e encarregados de educação, numa acção que, para além de prestigiar a comunidade escolar, continua a engrandecer e a valorizar muito os festejos de S. João deste concelho, que amanhã à noite, vai ter como ponto alto o desfile das Marchas Populares do Vale da Rua, Fonte, Gração e Frutuária, para além do espectacular concerto do artista Zé Amaro.
Por Terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal no dia 24, com bandas de musica e sardinhada gratuita para a população.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Carlos Oliveira

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “LENOCÍNIO VS PROSTITUIÇÃO – VISÃO DOS MAGISTRADOS E POLÍCIAS”

A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no próximo dia 27 de junho, pelas 18h00, a apresentação do livro  “Lenocínio VS Prostituição – Visão dos Magistrados e Polícias”, de João Cruz, com prefácio de José Manuel Fonseca, magistrado do Ministério Público Coordenador.

De acordo com o autor, este livro tem como causa: apoiar vítimas de violência doméstica, exploração sexual e tráfico de seres humanos.

 

+ SOBRE JOÃO CRUZ

Cabo da GNR em Aveiro, é mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e formador nas temáticas de tráfico de seres humanos, crianças disfuncionais e igualdade de género, bem como técnico de apoio à vítima.

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHO EM MESSINES DE BAIXO

O Município de Silves concluiu recentemente a obra de pavimentação de caminho em Messines de Baixo, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.

A pavimentação do caminho em betuminoso contemplou a construção de rede de drenagem e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 40 mil euros.

 

Esta nova obra vem melhorar os níveis de bem-estar, a mobilidade e a segurança rodoviária da população, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária em todo o concelho de Silves.

CÂMARA DE ÉVORA APROVA O “PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DESCRIMINAÇÃO - tecer redes para a igualdade”

 Acompanhe os principais assuntos tratados na Reunião Pública 15/06/2022

Elaborado com base na realidade do Concelho de Évora, este foi um trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar coordenada pela Divisão Municipal de Educação e Intervenção Social e que contou com a colaboração de especialistas de outras entidades. Estruturado em torno de três pilares essenciais – “Igualdade entre Mulheres e Homens”, “Violência Contra Mulheres e Violência Doméstica” e “Orientação Sexual e Identidades” – o Plano assenta num diagnóstico realizado interna e externamente, envolvendo um extenso número de agentes, incluindo os trabalhadores da Câmara de Évora. Foram identificados problemas, estudadas soluções, e apontado um extenso leque de 49 medidas de intervenção. Segundo aponta o próprio Plano, estas deverão ser concretizadas em trabalho de parceria que possa unir e rentabilizar o conhecimento e os recursos necessários para a intervenção que cada vez mais urge concretizar no meio social do Concelho de Évora. A Câmara Municipal deu a sua aprovação com votos unânimes de felicitação pelo trabalho executado.

O Executivo Municipal foi informado pelo Presidente da Câmara, entre outros assuntos:

- Sobre o andamento dos trabalhos de preparação da Feira de S. João e da realização da tradicional cerimónia de abertura oficial que terá lugar no recinto da feira no dia 23 de junho;

- Sobre a realização da Sessão Evocativa do Dia do Município, 29 de junho, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho;

- Sobre o sucesso obtido na candidatura a financiamento apresentada pela Habévora para intervenções a realizar em 12 fogos no Bairro da Malagueira, no valor de 1,6 milhões de euros;

- Sobre a assinatura de um protocolo entre o Município e o movimento associativo, com vista à proteção e salvaguarda dos extensos arquivos que contam a história de cada uma das associações, e guardam em conjunto memórias coletivas de enorme valor.

O Executivo Municipal deliberou, entre outros temas:

- Aprovar a constituição de um grupo de trabalho que inicie a criação de condições para o desenvolvimento de um Programa, designado por “Lugares com História de Évora” que assenta na proteção de locais específicos da cidade (estabelecimentos comerciais tradicionais como exemplo) que mereçam, de acordo com critérios a estabelecer, apoios para respetiva conservação e valorização.

- Aprovar a proposta de desenvolvimento de contactos com vista à celebração de um Protocolo entre a Câmara e o Centro Qualifica AP sediado na CCDRA para promover a formação profissional dos trabalhadores do Município;

- Aprovar um voto de pesar pelo falecimento de Carlos Falé, personalidade de grande carisma em Évora, que se distinguiu como futebolista e como cidadão exemplar;

 - Aprovar um voto de saudação à Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Évora por ocasião do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebrou a 14 de junho, reconhecendo o valor e o inestimável contributo desta instituição para o Concelho de Évora;

- Felicitar o Grupo Desportivo dos Canaviais pela celebração de mais um aniversário.

 Para além destas, a Câmara Municipal deliberou ainda aprovar:

- 34 Propostas para deliberação;

- 29 Propostas para ratificação;

- 16 Propostas para aprovação com condições;

 - 3 Propostas para retificação;

- 1 Proposta para homologação

IPO de Coimbra - 5ª acreditação pelo CHKS


goog_867846231O IPO de Coimbra obteve pela quinta vez a acreditação pelo CHKS (Caspe Healthcare Knowledge Systems), relativamente à implementação dos seus processos e normas, o que comprova o cumprimento dos padrões internacionais das melhores práticas.
 
Após avaliação por uma equipa externa de profissionais de saúde seniores, com formação de auditoria e revisão por pares, o IPO de Coimbra conseguiu demonstrar, num contexto particularmente difícil de pandemia, a conformidade com os requisitos da qualidade exigíveis. 
 
Moyra Amess, Diretora do Departamento de Acreditação do CHKS referiu a propósito que: “O processo de acreditação requer dedicação e compromisso. Cada organização para a qual concedemos este prémio provou aos nossos avaliadores externos que os seus padrões e processos cumprem os padrões internacionais das melhores práticas. Esta é uma conquista significativa”.
 
A distinção agora atribuída significa fundamentalmente o reconhecimento da “marca” IPOFG, o que só pode reforçar a posição do IPO de Coimbra como instituição de referência na área da oncologia que assegura há 60 anos na região centro, com rigor e competência, a prestação de cuidados ao doente oncológico. 
 
Para os cidadãos, esta acreditação internacional significará certamente o reforço da confiança numa instituição cuja qualidade e prestígio aqui fica também uma vez mais reconhecida.
 
Recorde-se que o IPO de Coimbra é uma instituição acreditada por esta entidade desde 2005 tendo obtido sucessivas reacreditações em 2010, 2014 e 2017.

 

Piscinas exteriores do Complexo Desportivo de Arouca reabrem a 27 de junho

 

Com a chegada do verão, as piscinas exteriores do Complexo Desportivo de Arouca abrem portas já esta segunda-feira, dia 27 de junho, para uma nova época estival.

O equipamento, composto por dois tanques de diferentes dimensões e um amplo espaço verde, tem vigilância assegurada por um nadador salvador certificado, cumprindo os requisitos das normas de referência na qualidade da água, equipamentos de segurança instalados, vigilância e manutenção de equipamentos.

 

As piscinas exteriores funcionam diariamente com horário diferenciado de segunda a sexta-feira (9h30 às 12h30 e 15h00 às 20h00) e ao fim de semana (9h30 às 12h30 e 15h00 às 19h00). O preço das entradas varia entre 1,50€ e 3,00€, consoante o horário e período de permanência na piscina, sendo praticados preços especiais para entradas de grupos.

 

Dia completo                                                                   Manhã                                                                Tarde

5-10 anos    | 2,50€                                                        5-10 anos    | 1,50€                                         5-10 anos    | 2,00€

11-64 anos  | 3,00€                                                        11-64 anos  | 2,00€                                        11-64 anos  | 2,50€

+ 64 anos    | 2,50€                                                         + 64 anos    | 1,50€                                         + 64 anos     | 2,00€

CCDR Centro distingue duas empresas do concelho de Cantanhede. Prémios Gazela para a Consteel e Kemi Pine Rosins Portugal

 

A Consteel – Metalomecânica e Serviços Lda e a Kemi Pine Rosins Portugal S.A., ambas do concelho de Cantanhede, estão entre as 91 empresas distinguidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDR Centro) com o prémio “Gazela”, cuja gala decorreu esta terça-feira, 21 de junho, no Mercado Municipal de Ovar. A cerimónia pretendeu reconhecer as empresas jovens da região Centro do país que, num curto espaço de tempo, apresentaram um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

O Município de Cantanhede fez-se representar na cerimónia pelo vice-presidente Pedro Cardoso e pelo presidente da Assembleia Municipal, João Pais de Moura, que felicitaram as empresas do concelho distinguidas.

As empresas gazela são, segundo o conceito internacional, jovens e inovadoras, posicionando-se de forma diferenciadora nos mercados. São competitivas, atingem de forma acelerada o sucesso e contribuem fortemente para a criação de emprego e riqueza na região onde estão inseridas. São empresas com ritmos de crescimento muito elevados – acima de 20% ao ano –, mesmo num contexto económico adverso.

Ao intervir na Gala das Empresas Gazela 2021, presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, sublinhou que “as empresas gazela muito têm contribuído para o crescimento da economia regional, reforçando fortemente a inovação, a atratividade e a competitividade da região Centro”.

As 91 empresas gazela da região Centro, representantes de todos os setores de atividade, diferenciam-se pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco. Empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações.

A CCDR Centro atribui este estatuto pelo 10.º ano consecutivo, ascendendo a 588 o número de empresas que conseguiram esta distinção.













Proença-a-Nova | Serra das Talhadas e Sistema de deteção de incêndios recebem Prémio Autarquia do Ano

 

A Serra das Talhadas e a sua oferta na vertente desportiva, paisagística e cultural e o Sistema de Deteção de Incêndios BEE2FIREDETECTION, instalado na Serra das Corgas, garantiram ao Município de Proença-a-Nova a distinção com os prémios Autarquia do Ano, respetivamente nas categorias de Turismo Ecológico e de Aventura e Segurança, Saúde e Proteção Civil – Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais. Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, o âmbito destes prémios acaba por estar relacionado: por um lado protege-se a floresta para, por outro, a potenciar do ponto de vista turístico: “é sempre com satisfação que recebemos estas distinções e ainda que estes projetos tenham vertentes diferenciadas tocam-se no que à proteção e usufruto da floresta diz respeito. O sistema de videovigilância enquadra-se na estratégia do Município de encontrar ferramentas preventivas de preservação da nossa mancha verde, cobrindo uma área que se estende ao concelho vizinho de Oleiros e que, desta forma, se encontra permanentemente sob observação. No caso da Serra das Talhadas, tendo como ponto de partida a Torre de Vigia, há toda uma oferta diferenciada assente nos recursos naturais, com apoio do Parque de Autocaravanas do Chão do Galego e da rede de alojamentos locais existentes no sopé da Serra e em todo o concelho”.

A organização, a cargo do Lisbon Awards Group, distinguiu 40 projetos, num total de 11 categorias e mais de 80 subcategorias: o painel do júri foi constituído por Gonçalo Saraiva Matias, professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Patrícia Coelho, Marketing Director & International Product Development da Control, Paulo Padrão, diretor geral do ECO, Pedro Pimentel, diretor geral do Centro Marca, Ricardo Nunes, Branded Content Diretor da Group M, Miguel Ribeiro Ferreira, CEO da Fonte Viva, e Ana Firmo Ferreira, Founder & CEO do Lisbon Awards Group. Pelo Município, recebeu os prémios a vereadora Catarina Encarnação Dias no dia 8 de junho.

O Município de Proença-a-Nova tem sido distinguido em todas as edições deste prémio: anteriormente foi a iniciativa Ano Municipal da Floresta, que decorreu em 2018, e o Projeto BioAromas LIIS a serem reconhecidos. Este ano, a autarquia decidiu candidatar a Serra das Talhadas considerando que desde que a Torre de Vigia, da autoria do Arquiteto Siza Vieira, foi inaugurada, a 13 de junho de 2021, que este local se tornou um dos mais procurados pelos visitantes no concelho. As propostas de aventura incluem os percursos de BTT Enduro, a Via Ferrata e a Escalada, a que se somam os passeios pedestres; mas podem ser complementados pela simples observação da paisagem a partir dos seus miradouros, da fauna e flora ou do rico património geológico e das obras de arte construídas, como o Farol dos Ventos ou a Menina dos Medos.

No caso do sistema BEE2FIREDETECTION, instalado na Serra das Corgas em novembro de 2021, este equipamento destina-se à videovigilância e deteção precoce de incêndios florestais e resulta de uma parceria entre o Município, a empresa FutureCompta e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova. Incluindo três câmaras (imagem ótica, imagem térmica e videovigilância), permite a deteção automática de incêndios e um conjunto de outras funcionalidades que podem ser determinantes no momento do combate ou do rescaldo das ocorrências. Funciona igualmente como um apoio à decisão, recorrendo a inteligência artificial e de machine learning.

Proença-a-Nova | Campos de férias da Jovens Seguros com 30 vagas para crianças e jovens do concelho

As instalações do Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Malhadal voltam a receber os Campos de Férias organizados pela Associação Jovens Seguros: este ano, estão previstas sete semanas a acolher jovens de todo o país, entre 2 de julho e 3 de setembro, com um conjunto de atividades tão diversificadas como canoagem, tiro com arco, insufláveis, jogos de água ou caminhadas aquáticas e outras iniciativas como quebra-gelo, invasão ao Malhadal, cluedo, um raid guerra dos mundos ou um acampamento survivor.

No âmbito da parceria com o Município, em cada um dos turnos agendados cinco vagas podem ser ocupadas por jovens do concelho de forma gratuita, disponíveis para interessados com idades compreendidas entre os oito e os 17 anos. Os campos realizam-se nas seguintes datas: de 2 a 9 de julho; de 16 a 23 de julho; de 23 a 30 de julho; de 13 a 20 de agosto; de 20 a 27 de agosto; e de 27 de agosto a 3 de setembro. As candidaturas devem ser feitas junto do Gabinete de Ação Social e Saúde até uma semana antes do início de cada turno. Na seleção dos participantes, será dada prioridade a crianças pertencentes a agregados familiares com baixos recursos.

As praias fluviais do Malhadal, da Aldeia Ruiva e da Fróia, a Zona Balnear de Alvito da Beira, a Ribeira da Isna, a piscina de São Pedro do Esteval, a Barragem da Bouçã e o Moinho das Freiras (Pedrógão Grande) são alguns dos locais que vão receber as atividades destes campos de férias.

Mestrado em Desenvolvimento Sustentável da ESAC reconhecido para progressão na carreira dos docentes de estabelecimentos públicos


O curso de mestrado em Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) foi reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para efeitos de progressão na carreira dos docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário dos estabelecimentos públicos.

Em concreto, este mestrado da ESAC permite a progressão dos docentes enquadrados nos grupos de recrutamento 420 (Geografia), 510 (Física e Química), 520 (Biologia e Geologia) e 560 (Ciências Agro-pecuárias), estando a informação oficial disponível no site da DGAE, em https://www.dgae.mec.pt/download/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicaooutrashabilitacoes/cursos-reconhecidos-2022-02-03.pdf

Acreditado previamente pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por um período de seis anos, o mestrado em causa pretende desenvolver competências para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os titulares deste mestrado terão a capacidade de analisar problemas globais e locais, planear, conceber e implementar com sucesso soluções integradas em vários setores de atividade, baseadas em tecnologias ecológicas que maximizam os serviços ecossistémicos, conducentes a uma sociedade de baixo carbono. Para além do fornecimento de competências avançadas nas áreas do empreendedorismo, desenvolvimento regional e comunicação, este mestrado pretende igualmente contribuir para o reforço das qualificações de profissionais no setor da educação.

Os candidatos devem possuir um diploma ou equivalente legal em agricultura, ambiente, engenharia alimentar, florestas, geografia, geologia, biologia, física, química ou tópicos relacionados; possuir um diploma reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESAC como equivalente a um curso nacional ou possuir um currículo profissional e científico reconhecido por aquele órgão como fornecendo as competências necessárias para concluir o mestrado com êxito.

Mais informações sobre o Mestrado em Desenvolvimento Sustentável da ESAC em http://portal.esac.pt/portal/portal/ingresso/acesso_mestrados/acesso_mds.

 

Aveiro | Café de Ciência sobre o alcance e os limites dos interfaces cérebro-máquina

 
Esta quinta-feira, 23 de junho, às 15h00, acontece online a penúltima conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”. Miguel Pais-Vieira, investigador do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e docente do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, é o convidado desta conversa sobre o alcance e os limites dos interfaces cérebro-máquina.
 

Os interfaces cérebro-máquina (i.e., engenhos comandados pela atividade cerebral) têm sido apontados como uma potencial resposta a múltiplos problemas do foro neurológico e outros. Apesar de estes engenhos estarem frequentemente presentes na comunicação social e nas redes sociais, não estão presentes no nosso quotidiano.
Numa conversa informal, cujo objetivo é demonstrar o valor e limites desta tecnologia, serão abordados alguns problemas práticos e técnicos que, neste momento, previnem a utilização massiva destes dispositivos.
 
Esta conversa acontece em formato online e tem participação livre. Mais informações disponíveis aqui
 
Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto "Comunidades Saudáveis", financiado pela Ciência Viva.

CP anuncia “fortes perturbações na circulação de comboios” por conta da greve

22, 23 e 24 de junho de 2022. Norte de Portugal, Coimbra e Linha do Oeste.
A CP  informa que, por motivo de greve decretada por uma Organização Sindical, para o período entre as 00h00 do dia 23 e as 07h00 do dia 24 de junho, podem ocorrer perturbações muito significativas no dia 23 de junho, com forte impacto nos dias anterior e seguinte, em todos os serviços com origem e/ou destino no Norte de Portugal, Coimbra e Linha do Oeste.
Ademais, nos serviços Internacional Celta, Urbanos do Porto e Urbanos de Coimbra, não se prevê a realização de comboios, no dia 23 de junho.
A CP informa os clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.
A CP afirma lamentar "os incómodos causados aos seus clientes e recomenda a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da Empresa, cp.pt ou Linha de Atendimento - 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional)."

Novo espaço no ponto mais alto de Portugal continental nasce em homenagem aos Pastores da Serra da Estrela

A 26 de junho é inaugurado na Torre um novo espaço dedicado aos produtos da ovelha bordaleira. Apresentação do espaço conta com a presença de convidados muito especiais: cerca de 160 pastores.
Um total de 236 pastores asseguram diariamente a continuidade da Ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, a principal raça ovina leiteira de Portugal e também a primeira a ter livro genealógico. Em sua homenagem, vai nascer no ponto mais alto de Portugal Continental – a Torre da Serra da Estrela – um novo espaço dedicado aos pastores e ao produto do seu trabalho: a lã e o leite das ovelhas Bordaleiras. Na abertura do espaço, a 26 de junho, vão estar presentes 160 pastores.
A sustentabilidade da atividade pastorícia e a economia circular são os motes deste projeto, uma vez que aproveita todos os produtos provenientes das ovelhas. No espaço, serão colocadas à venda almofadas feitas de 100% de Lã Bordaleira, aproveitando a lã das ovelhas, que não tinha escoamento por falta de valor económico; Queijo Serra da Estrela DOP, produzido com o seu leite; e o pastel de bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP, forma encontrada para o escoamento do queijo.
Este projeto constitui uma forma de apoiar o trabalho dos pastores da Serra da Estrela e assegurar a continuidade da profissão e da raça da ovelha Bordaleira, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e para a sustentabilidade social do território. De 275.000 ovelhas desta raça existentes nos anos 80 do séc. XX, há atualmente pouco mais de 23.000. A diminuição deste número é uma consequência do abandono progressivo da profissão de pastor, pela falta de apoios e pela subvalorização do potencial produtivo desta raça exclusiva da Serra da Estrela, pelo que garantir a sua existência se torna uma necessidade ainda mais urgente.
O novo espaço é uma iniciativa do grupo O Valor do Tempo – grupo com origem em Seia, na Serra da Estrela – e conta com a colaboração e apoio da ANCOSE - Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, da ESTRELACOOP - Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, e da AASE – Associação de Artesãos da Serra da Estrela.
O exterior do espaço é inspirado nos bardos, as cercas que normalmente acolhem as ovelhas no campo. O interior é compartimentando em três, evidenciando dois dos ciclos que protagoniza a raça Bordaleira da Serra da Estrela: o da lã, com almofadas 100% lã de ovelha Bordaleira, e o do queijo, com a comercialização de queijo Serra da Estrela DOP e do pastel de bacalhau.

Toda a lã de 2021 foi comprada para este projeto
A lã é, a par do queijo, uma forma de dar visibilidade aos pastores e à sua história. em 2021, o grupo o valor do tempo reforçou o apoio aos pastores da serra da estrela, com a aquisição total da lã proveniente das ovelhas da raça bordaleira.
A totalidade da lã adquirida foi utilizada para produzir as almofadas agora à venda no novo espaço, que constituem assim um produto sustentável, verdadeiro cartão de visita da Serra da Estrela e expoente máximo da economia circular e da sustentabilidade.
Produzidas em tear com a lã resultante da tosquia das ovelhas em 2021, cada almofada é irrepetível e especial: o enchimento interior é em pura lã, a fronha interior tem o número de série correspondente a uma ovelha e a capa exterior presta uma homenagem à ovelha numa das faces. A sua produção contou com a colaboração de designers de moda. Recuando 100 anos no tempo, cada almofada indica um ano desde 1922, para que as pessoas possam levar o ano com que mais se identificam, tornando a almofada personalizada e ainda mais especial.
 

 Queijo Serra da Estrela DOP e pastel de bacalhau também no espaço

O serra da estrela é o mais antigo de todos os queijos portugueses, com várias menções na obra de gil vicente. em 1287, o rei dom dinis criou a primeira queijaria na serra da estrela, pelo reconhecimento dos recursos naturais e das propriedades únicas das condições da região.

A primeira Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau abriu em 2015, em Lisboa, adicionando ao Pastel de Bacalhau o Queijo Serra da Estrela DOP, com o propósito de garantir o seu escoamento, resolvendo o problema imediato dos pastores.

Comunicado: A partir do dia 20 do corrente mês (Junho) as duas viaturas da ADASCA vão ficar estacionadas no Parque de Estacionamento. Todo o trabalho para a promoção vai para

 É lamentável a situação financeira que chegámos. Bem se prega o evangelho da política lá fora, tentando passar uma imagem que está bem. Somos dignos de ser imitados? Sinto vergonha.

Aliás, a pior vergonha é passar a ter fama de caloteiro, é o que está a acontecer neste momento com a ADASCA . A processão só vai no adro, dizia-me há dias um amigo ex-dirigente associativo.

Quando um dador é entrevistado para uma TV, o que se espera que ele diga? Bem logicamente. Que passe para o lugar de dirigente...

Os sinais são evidentes, ainda que nos pareçam confusos. Ao abrigo dos duodécimos os salários são pagos aos funcionários, para adiantamento financeiro às associações não funciona...

Concretizada a brigada no dia 19/6 em Cacia, como já informámos no comunicado anterior, passamos para a actividade mínima: abrir as portas apenas no dias em que vai decorrer brigadas no Posto Fixo.

Na qualidade de presidente da direcção da ADASCA – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, a caminho de completar 16 anos de existência, manifesto a minha mais profunda tristeza, e descrença no futuro que se vislumbra no mundo da dádiva de sangue.

Com o decorrer dos anos, as datas mais marcantes (Dia Nacional do Dador de Sangue e Dia Mundial do Dador de Sangue) que deviam servir, para unir as associações num salutar convívio com os dadores deixaram de ter a importância que já tiveram. Tudo acabou, e vão acabar com o pouco que resta, tendo em conta que os sinais são evidentes, o que me deixa profundamente preocupado, triste e desencantado. Sentimo-nos minimizados.

É o que País que temos e nele vivemos. O que está a acontecer no Serviço Nacional da Saúde (SNS) neste momento, com o encerramento de determinados serviços imprescindíveis à população, podemos comparar com o que se vive no mundo da dádiva de sangue. Não entendo como a comunicação social não lhe dá a devida cobertura? Quando a isso se disponibiliza, ouve sempre os mesmos (as federações), raramente ouve os dirigentes associativos, embora, diga-se em abono da verdade, há deles que estão feitos com os sistema.

Os apoios financeiros deixaram de ser assunto, mas, o IPST continua a colher sangue nas instalações das associações, como no caso da ADASCA que nem sequer dinheiro tem para pagar o telefone e combustível para as suas 2 viaturas...

 

A especialização em justificações para tudo o que corre mal, passou a ser matéria corrente. Assistimos a uma quebra de dadores nas nossas sessões nunca antes registada desde Março do ano em curso.

A partir do dia 20 do corrente mês (Junho) as duas viaturas da ADASCA vão ficar estacionadas no Parque de Estacionamento, e consequentemente, limitamo-nos a abrir o Posto Fixo dentro dos horários afixados para cumprir o calendário das sessões para as colheitas de sangue.

 

Todo o trabalho para a promoção vai parar.


Joaquim Carlos

Estudo alerta para os impactos da poluição antrópica na plataforma continental do Algarve

Metais pesados e contaminantes orgânicos foram detetados ao longo da zona litoral do Algarve, entre Sagres e Portimão, indica um estudo publicado na revista Marine Pollution Bulletin.

O trabalhado reporta a presença de vários poluentes inorgânicos e orgânicos relacionados com a atividade humana, entre os quais, diferentes metais pesados e até microplásticos, comprovando que «a presença humana tem deixado uma assinatura poluente na zona costeira do Algarve, com impacto negativo, por exemplo, ao nível da biodiversidade. Os dados obtidos parecem indicar que nos anos 1960s notou-se um pico de poluição, mas, curiosamente, nos últimos anos, essa poluição parece estar a abrandar ligeiramente, à exceção da zona do rio Arade, devido a descargas regulares que são efetuadas», relata Pedro Costa, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coautor do artigo científico.

Considerando as alterações climáticas, é expectável que «passemos a ter mais eventos de alta energia, quer em precipitação quer em tempestades, o que vai causar fenómenos erosivos mais intensos. Em Portugal, há já uma série de zonas sob pressão, o que significa que este problema vai agudizar-se inevitavelmente. Sempre tivemos poluição, mas com os forçamentos climáticos em mudança e com os níveis energéticos destes eventos extremos (tsunamis, tempestades e cheias), fenómenos que seriam de pouca intensidade podem vir a provocar graves consequências negativas e desequilíbrios graves nos sistemas costeiros», salienta o investigador da FCTUC.

Este estudo foi desenvolvido no âmbito de um projeto internacional pioneiro que reúne mais de duas dezenas de investigadores, designado OnOff, que é liderado por Pedro Costa. Este projeto efetuou a cronografia dos eventos extremos (tsunamis e tempestades) e dos efeitos da contaminação humana nesta zona de Portugal ao longo dos últimos 12 mil anos.

Além da Universidade de Coimbra (UC), o projeto OnOff integra a Universidade de Lisboa (UL), a Universidade do Algarve (UAlg), o Instituto Hidrográfico e a Agência Portuguesa do Ambiente, em Portugal; a Universidade de Aachen (Alemanha) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey).

Iniciado em 2018, o OnOff visa essencialmente reconstruir integralmente os eventos extremos, como tsunamis e tempestades, e os seus impactos na costa portuguesa, com base em evidências geológicas, ou seja, «procura ir buscar informação aos fundos submarinos para efetuarmos a reconstrução de eventos extremos, quer de tsunamis quer de tempestades ou cheias, e também de fenómenos mais recentes, como os de poluição», explica o líder do estudo.

Para esta reconstrução histórica dos eventos extremos no mar ser possível, os cientistas realizaram uma série de campanhas de mar (sondagens submarinas) ao longo da costa do Algarve, recolhendo amostras de água, sedimentos e dados geofísicos entre os 500 metros e os 30 metros de profundidade. «Este é o aspeto inovador do projeto, porque mostra um arquivo diferente a que normalmente não se prestava atenção e que permite reconstruir detalhadamente a evolução desta região. A informação obtida no mar é conjugada com os dados obtidos em terra, em zonas lagunares e estuarinas do Algarve», refere Pedro Costa.

Seguramente, este projeto contribui para «a compreensão dos processos morfodinâmicos e hidrodinâmicos associados às ondas de tsunami e tempestades que atingem a costa portuguesa e, por analogia, em outros cenários semelhantes a nível mundial», frisa. Além disso, finaliza, contribui para a «produção de cenários prováveis de inundações por tsunamis e tempestades para a costa de Portugal (que é a região tsunamigénica mais ativa do Atlântico), apoiando assim a gestão das áreas costeiras pelas autoridades governamentais com dados úteis no planeamento, no ordenamento e também na operacionalização».

O projeto OnOff é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), por fundos europeus e ainda pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Brasil. O artigo científico publicado na Marine Pollution Bulletin, intitulado “Contemporary pollution of surface sediments from the Algarve shelf, Portugal”, está disponível em: https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2022.113410.

Cristina Pinto

Crianças especiais voam nos céus de Coimbra e Leiria

 A 9ª edição de “Cavaleiros do Céu - Sonho de Criança” realiza-se na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, no Aeródromo Municipal de Leiria, e sexta-feira, dia 24 de junho, no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Coimbra. Com o apoio dos diversos Rotary Clubs da zona Centro e dos aeroclubes de Leiria e Cernache, a associação vai oferecer batismos de voo a crianças portadoras de deficiência e mobilidade reduzida, provenientes de instituições de apoio e de centros de acolhimento.
A iniciativa, criada por Manuel da Silva, nasceu em França e chegou a Portugal, pela primeira vez, em 2008, com o objetivo de proporcionar um momento de diversão para as crianças. Cada voo tem a duração de 15 minutos e todos os pilotos que participam no evento são voluntários.
“Cavaleiros do Céu — Sonho de Criança” decorre anualmente e, enquanto evento de cariz social, a organização apela à colaboração nesta iniciativa através de parcerias que auxiliem com as despesas inerentes ao programa.
Para mais informações sobre os dias do evento em https://cavaleirosdoceu.com/.

Tribunal eleitoral do Brasil lança sistema para combater notícias falsas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um sistema para conter a desinformação em relação às eleições de outubro, às quais concorrem o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e antigo líder Luiz Inácio Lula da Silva.

A ferramenta, apresentada na terça-feira, vai permitir que qualquer cidadão brasileiro denuncie ao tribunal eleitoral ter recebido notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre as presidenciais.
O sistema vai estar ligado às redes e plataformas sociais mais populares no Brasil, que vão receber as reclamações aceites pelo TSE e por outros órgãos de verificação, para conter o impacto gerado pela divulgação de desinformação.
O novo sistema é uma versão atualizada de uma ferramenta implementada em 2020, com a plataforma WhatsApp, para as municipais, durante as quais recebeu mais de 5.200 denúncias, o que permitiu à justiça brasileira impedir o funcionamento de 1.042 contas criadas para divulgar informações falsas ou manipuladas.
“Se em 2020 a aliança foi com uma plataforma única e obtivemos resultados tão expressivos, não podemos deixar de destacar o importante avanço que representa a criação desse sistema, que conta com todas as plataformas”, disse o presidente do TSE, Edson Fachin, durante o lançamento.
Para o também magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF), a disseminação de notícias falsas tem “impacto negativo na estabilidade do cenário democrático”.
Consoante a gravidade do caso, as denúncias recebidas também poderão ser encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral e outras autoridades judiciais, para a imposição de medidas legais.
Nos últimos meses, além de insistir que o sistema de votação eletrónica do país não é confiável, Jair Bolsonaro tem intensificado os ataques a magistrados do STF e afirmado que não vai respeitar determinadas decisões judiciais, em especial do juiz Alexandre de Morais, presidente do TSE a partir de agosto, incluindo durante as presidenciais.
De acordo com as últimas sondagens, Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro, candidato do Partido Liberal (PL), tem 27%.
Para vencer à primeira volta é necessário mais de 50% dos votos.

Madremedia/Lusa

Bill Cosby condenado por agressão sexual em 1975 na Mansão Playboy

Os jurados deram o veredicto em favor de Judy Huth, que agora tem 64 anos.

Um júri civil condenou esta terça-feira o ator norte-americano Bill Cosby a pagar 500.000 dólares (474.000 euros) por ter abusado sexualmente uma adolescente de 16 anos, na Mansão da Playboy, em 1975.
Os jurados do condado de Los Angeles deram o veredicto em favor de Judy Huth, que agora tem 64 anos.
Foi descoberto que Bill Cosby provocou de forma intencional contacto sexual prejudicial em Judy Huth, que o ator acreditava que a vítima tinha menos de 18 anos e que a sua conduta foi motivada por interesse sexual não natural ou anormal num menor.
A deliberação de hoje surge quase um ano depois de a sua condenação criminal na Pensilvânia por agressão sexual ter sido descartada e ter sido libertado.
O processo de Judy Huth foi uma das últimas reivindicações legais restantes contra Bill Cosby depois da sua seguradora ter resolvido muitos casos contra a sua vontade.
O ator não se apresentou no julgamento e nem testemunhou pessoalmente, mas foram mostrados pequenos depoimentos em vídeo, de 2015, nos quais negou qualquer contacto com Judy Huth. Bill Cosby continua a negar as alegações.
Os advogados de Bill Cosby concordaram que o artista conheceu Judy Huth num filme no sul da Califórnia, em abril de 1975, tendo sido levada para a Mansão da Playboy alguns dias depois.
A maioria dos jurados aparentemente concordou, dando a Judy Huth uma vitória num processo que levou oito anos e superou muitos obstáculos para chegar a julgamento.

SIC Notícias

Pelo menos 255 mortos em sismo no leste do Afeganistão

Pelo menos 255 pessoas morreram hoje no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala aberta de Richter, noticiou a agência de notícias estatal afegã, Bakhtar.

"Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas", escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi, na rede social Twitter.
"Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipas para a área imediatamente para evitar uma catástrofe", acrescentou.
A Bakhtar, citada pela agência de notícias Associated Press, acrescentou que as equipas de socorro estão a chegar ao local de helicóptero.

Feira da Vinha e do Vinho abre portas

A edição 2022 da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia abre portas esta quarta-feira, 22 de junho, pelas 18h00, para cinco dias de muita animação e alegria. O certame está inserido no Festival Anadia de Paixões e tem como objetivos promover e divulgar o que de melhor se faz no sector vitivinícola, bem como nos diferentes setores da economia local.

 cerimónia de inauguração vai contar com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, vereadores do Município e representantes de vários organismos e entidades regionais e locais.
O recinto conta com dois palcos onde terá lugar a animação do certame. No palco principal, atuarão os Xutos & Pontapés e DJ The Boatman (dia 22), António Zambujo, DJ Christian M e DJ Kosmic (23), Diogo Piçarra, Bispo, DJ Rafael Barandas e DJ Pedro Moniz (24) e Tony Carreira, DJ M. Louiz, DJ André Cardoso e DJ Tiede (25).
O Palco Sentir Anadia, localizado na zona das tasquinhas, é inteiramente dedicado às associações culturais do concelho. Por aquele espaço vão passar a Tuna da Universidade Sénior da Curia (dia 22); Orquestra Desigual da Bairrada (23); Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro, Grupo Folclórico da Pedralva, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro (24); Escola de Dança do Club de Ancas e InCantus - Tocares e Cantares de Avelãs de Cima (25).
A tarde do último dia, domingo 26 de junho, está reservada aos mais novos, com os espetáculos de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com o desfile das Marchas Populares, designadamente a Marcha da Paróquia de Óis do Bairro, As Adegas de São Lourenço, Marcha de São João de Samel, Marcha Avelãs no Coração e a Marcha convidada: Marcha de Santa Clara (Coimbra). As atuações têm início às 21h30.
O espaço da FVV irá acolher mais de 120 stands dos mais variados setores da economia local e regional; 12 produtores/engarrafadores da Região Demarcada da Bairrada; Loja da Rota da Bairrada onde os visitantes poderão adquirir vinhos e espumantes Bairrada; dois restaurantes; 15 tasquinhas, exploradas por associações do concelho; e espaços diversos de animação. O Município de Anadia e as 10 Juntas de Freguesia também estarão representados com espaços próprios, dando assim a conhecer o que de melhor têm os seus territórios.
O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Existe ainda o bilhete geral, com um custo de 10,00€. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%, tanto no bilhete geral, como no diário. Os ingressos encontram-se à venda no edifício da Câmara Municipal de Anadia, Posto de Turismo da Curia, Centro de Alto Rendimento de Anadia - Velódromo Nacional, Biblioteca Municipal de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Museu do Vinho Bairrada e no Espaço Bairrada da Curia.

“Jornadas Técnicas” e “Noites Baga Bairrada”
O Festival Anadia de Paixões teve o seu início com o evento “Jantares nas Adegas” que decorreu, de forma muito positiva, em “casa” de sete produtores da Bairrada, com a presença de mais de 220 pessoas. Com esta iniciativa os produtores tiveram a oportunidade de dar a conhecer e divulgar os seus produtos vínicos.
O Festival Anadia Jovem prossegue esta quarta-feira, 22 de junho, com as “Jornadas Técnicas” que vão decorrer, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, subordinadas ao tema “A Sustentabilidade e o Setor Vitivinícola”. Esta ação, dirigida a profissionais e estudantes ligados ao setor vitivinícola, é organizada pelo Município de Anadia, com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. A entrada é gratuita, mas requer inscrição que pode ser efetuada diretamente no Museu do Vinho Bairrada ou através do telefone: 231 519 780 ou do email: museuvinhobairrada.m.anadia@gmail.com.
A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares e da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso. Segue-se a análise dos temas “Sustentabilidade e Economia Circular”, por Margarita Robaina – Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro; “Como as grandes empresas vitícolas estão a melhorar a sua eficiência na nutrição do solo e da planta”, por Pedro Tereso – Gestor Técnico da empresa AgroSustentável; e “Adega do futuro: digitalização de processos na adega”, por Rogério Nogueira – cofundador e CEO da empresa WineGrid. As “Jornadas Técnicas” serão encerradas pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.