O orçamento do município de Mira para 2020 aprovado ontem em reunião de Câmara é de 17,6 milhões de euros. O documento foi aprovado por maioria com os votos contra dos Vereadores do Partido Socialista.
Em Comunicado enviado à redação do Jornal Mira Online pode ler-se que "o orçamento tem o maior investimento público dos últimos anos e tal só é possível porque o município tem uma situação financeira estabilizada e sustentável. Acresce um enorme trabalho na aprovação de projetos financiados pelo Portugal 2020. Este é um orçamento ambicioso que vai concretizar um conjunto importante de investimentos na melhoria do concelho, com impacto na recuperação de vias, espaços e equipamentos públicos. Estes investimentos justificam em grande parte o aumento do valor do orçamento".
O mesmo comunicado refere ainda que "não obstante ao forte investimento previsível para 2020 a autarquia prossegue em 2020 com a redução dos impostos municipais, mantendo o valor do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis no mínimo e não cobrando derrama apoiando desta forma as empresas e abrindo a possibilidade a atracão de mais investimento.
O ano de 2020 é fundamental na execução dos projetos do Portugal 2020 é um ano de execução física e financeira das obras comparticipadas pelo quadro comunitário. Há vários projetos aprovados sendo necessário assegurar a sua execução. O Município conta com cerca de 4 milhões em projetos aprovados, estando alguns já em execução e outros em fase de adjudicação, que vão desde o Antigo Mercado de Mira, Reabilitação dos Viveiros, Requalificação do Polo 1, Requalificação do Mercado da Praia de Mira, Dinamização da Praia de Mira - Uma aldeia de Mar, Fundo Ambiental".
Mais a frente, adianta que "aguarda ainda aprovação de outras candidaturas, já submetidas ao Portugal 2020, no valor de 3 milhões de euros que serão muito importantes para o Turismo e Desenvolvimento Industrial e que podem ter alguma execução em 2020.
Além destas intervenções temos ainda várias obras lançadas e suportadas totalmente pelo orçamento municipal, como por exemplo a empreitada de 1,3 milhões€ para requalificação da rede viária do concelho e empreitada para requalificação e manutenção das pistas clicáveis".
Para o Executivo, "o exercício de 2020 vai ser por isso um ano que nos vai exigir um esforço quer técnico, quer financeiro para uma boa execução de todos os projetos".
É ainda referido que "para o sector do Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais em que o próximo ano será de mudança, será o ano de início do funcionamento da recém-criada Empresa intermunicipal – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M, S.A. Acreditamos que será um fator fundamental para a melhoria do abastecimento de águas das nossas populações e para o alargamento da rede de saneamento. Recordamos que neste âmbito a ABMG para o Concelho de Mira tem já aprovados dois projetos junto do POSEUR, um para melhoria da qualidade de água no valor de 1.477.000,00€ e outro de 1.359.000,00 para expansão da rede de saneamento".
A encerrar o comunicado, é exposto que, "no contexto atual, e dando continuidade aos esforços realizados já consolidados, o Município de Mira coloca cada vez mais, a tónica na melhoria ininterrupta da qualidade de vida dos munícipes e no desenvolvimento sólido e sustentável de um concelho mais moderno, próspero e transparente. Em termos gerais o Município reúne hoje condições ímpares para crescer de forma duradoura, perspetivando um futuro de confiança".
Fonte: Jornal Mira Online