domingo, 23 de dezembro de 2018

Zero lança apelo para evitar desperdício na época natalícia



A ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável apelou hoje aos consumidores para que, durante a época natalícia, evitem o desperdício, reutilizem os embrulhos e que as embalagens sejam encaminhadas para a reciclagem.


Zero lança apelo para evitar desperdício na época natalícia
Num comunicado enviado à agência Lusa, a associação ambientalista recorda que a véspera e o dia de Natal são os dias do ano "com maior produção de resíduos" no país.
"Não há estatísticas oficiais, mas também não há dúvidas em relação ao facto de a véspera e o dia de Natal serem o maior pico de produção de resíduos do ano", lê-se no documento.
Para a Zero, o cenário é "infelizmente dramático" no próprio dia 25 de dezembro e nos dias seguintes, com a falta de separação dos resíduos junto aos contentores.
"O cenário é infelizmente dramático no próprio dia 25 de dezembro e nos dias seguintes, com inúmeros contentores de resíduos urbanos destinados ao lixo indiferenciado cheios de materiais que deveriam ser recolhidos seletivamente, nomeadamente através dos ecopontos, e que não foram separados em casa", lê-se no comunicado.
A associação ambientalista recorda que o Governo "já reconheceu" que Portugal "não vai conseguir cumprir" as metas de reciclagem de resíduos urbanos impostas pela União Europeia para 2020, fazendo o país parte da "lista negra" da Comissão Europeia.
Nesse sentido, em 2019, Portugal vai ter o "acompanhamento técnico" da Comissão Europeia para "assegurar o cumprimento" desta legislação.
"Em 2017, apenas 22% dos resíduos geridos pelos sistemas foram reciclados ou compostados e os portugueses aumentaram a produção de lixo em 2%, tendo gerado cinco milhões de toneladas, efeito da atenuação da crise económica e consequente aumento do consumo. Por outro lado, reduziram a separação do lixo e o respetivo envio para reciclagem", recordam no comunicado.
A Zero acrescenta ainda que a Comissão Europeia tem estipulado que 55% dos resíduos terão de ser reciclados em 2025, 60% em 2030 e 65% em 2035.
Por último, a associação ambientalista deixa "quatro recomendações", nomeadamente nos presentes que ainda haja por embrulhar consideram "importante" reutilizar embalagens anteriores ou mesmo "encontrar formas criativas" de evitar o embrulho.
"Separar e aguardar" papel, cartão, plásticos, metais e vidro, é outra das recomendações bem como "não desperdiçar" alimentos que sobraram, podendo os mesmos ser reutilizados noutros pratos.
"Reutilizar - Para o ano há Natal", é a quarta e última recomendação que apela a que as prendas sejam desembrulhadas "com cuidado", sendo esta "uma enorme ajuda" na prevenção dos resíduos.

ASSCC | BOAS FESTAS


Noite bendita, de encanto e de luz

Noite bendita, de encanto e de luz
♦  Pe. David Francisquini *
Não obstante o movimento dos fiéis de um lado para outro, a fim de se purificarem no tribunal da Confissão, o silêncio e o recolhimento no ambiente da igreja paroquial refletem muita paz e tranquilidade. Alguns se prostram diante do grande Presépio para rememorar a magna data do nascimento do Redentor, outros visitam o Santíssimo Sacramento, pois Deus está ali, presente no sacrário. Enfim, todos se preparam para a Missa de Natal, a “Missa do Galo”.
Durante o longo e terrível cativeiro de Babilônia, no qual os judeus ficaram afastados de sua tão afeiçoada pátria e, sobretudo, do altar, por muito tempo não se ofereciam mais sacrifícios, pois desaparecera o fogo do lugar onde o haviam ocultado. Neemias implora então a Deus, atrai o fogo do Céu e a vítima é consumida em sacrifício pelos pecados do seu povo.
O Natal poderia ser chamado, na expressão de Santo Afonso Maria de Ligório, a festa do fogo. Nosso Mestre e Senhor Jesus resplandece com a intensa luz do seu divino amor, pois veio trazer o fogo à Terra, e seu desejo é que se inflame. Não há lugar mais distante em Israel em que seu nome não fosse repetido e reconhecido. A religião fundada com o Sangue divino difundiu-se por todos os cantos da Terra.
Antes de sua vinda, os homens adoravam os animais, o sol, as criaturas brutas. Eles não conseguiam compreender um Deus oculto e invisível, eterno e transcendente, criador do Céu e da Terra. Amavam as criaturas que viam, e não um Deus que não viam.
Menino Jesus
Quis Deus então tornar-se uma criança encantadora e terna, e reluzir em seu presépio com uma formosura inigualável o reflexo mais perfeito da criação. Deus tornou-se homem de inefável candura e esmero. Por obra do Espírito Santo, sua Mãe Santíssima nos trouxe visivelmente um Deus. Razão suficiente para os fiéis em suas casas prepararem presépios para lembrar o Natal de Jesus Cristo.

Será que todos procuram preparar também seus corações com uma boa confissão, a fim de que o Menino Jesus possa ali nascer e repousar? Quantos são os que passam a noite de Natal pensando e comentando o tempo da infância, bafejado pela graça primaveril do Santo Natal? Quantos ainda comentam as graças que pairavam nos ambientes natalinos? E a comunhão com piedade e devoção naquele dia, questão de honra para um cristão? As igrejas ficavam repletas de fiéis para comemorar o Santo Natal de Jesus Cristo. Depois da Missa do Galo, voltavam todos para suas respectivas casas para a ceia natalina.
Adão, pelo pecado de desobediência e soberba, privou para si e para os seus descendentes não apenas o paraíso terrestre, mas também o paraíso celeste. Ele que convivia com Deus na aragem das tardes, uma vez que a delícia do Pai é o convívio com os filhos. De um lado, competia à Justiça divina punir os nossos primeiros pais pelo imenso pecado cometido. De outro, fazer uso de sua infinita Misericórdia.A Justiça pede o castigo, afinal, um Deus infinito foi ofendido. A Misericórdia, contudo, se sentiria derrotada caso o homem não fosse perdoado. Questão insolúvel? Não.
Deus decide que, para redimir o homem, Alguém inocente deveria padecer a pena de morte na qual a humanidade incorrera. Como nenhuma criatura fosse capaz de oferecer uma morte condigna para absolver pena infinita, o Filho de Deus se ofereceu como Vítima. Santo Afonso ensina sobre Jesus Cristo: “Meu Pai, uma pura criatura, um anjo, não poderia oferecer a vós, majestade infinita, uma digna satisfação pela ofensa do homem.[…] Eu vosso unigênito Filho, encarregar-me-ei de resgatar o homem perdido, descerei à Terra, tomarei um corpo humano, morrerei para pagar a pena que ele deve à vossa Justiça; essa será assim plenamente satisfeita e os homens se persuadirão do nosso amor”.
Santo Afonso põe ainda nos lábios de Jesus, dizendo sobre o Divino Infante: “Meu Pai, já que os homens não podem aplacar a sua Justiça por suas obras, nem por seus sacrifícios, eis-me aqui, o vosso Filho Unigênito, revestido da carne humana, e pronto a expiar as faltas humanas, por meus sofrimentos e por minha morte.” Assim o faz falar São Paulo: “entrando no mundo diz não quiseste ser hóstia, nem oblação, mas me formaste um corpo […] e eu disse: eis-me que venho […] para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hb, 10, 5).
No Credo cantamos et incarnatus est de Spiritu Sancto. Por que se atribui a encarnação do Verbo ao Espirito Santo? Todas as obras “ad extra” pertencem às três Pessoas da Santíssima Trindade, como defendem os teólogos, pois têm por objeto as criaturas. São Tomás de Aquino pergunta por que é atribuído só ao Espírito Santo, e dá a razão.
Ele diz que todas as obras do amor divino são atribuídas ao Espírito Santo, que é o amor substancial do Pai e do Filho; ora, a obra da encarnação é o efeito do puro amor de Deus pelo homem, o grande amor de Deus para conosco. “O Verbo eterno veio ao mundo principalmente para que o homem soubesse quanto Deus o ama; jamais Deus fez resplandecer aos olhos dos homens a sua adorável caridade, como quanto se fez homem”.
Nessa noite bendita, de encanto e de luz, de inocência e de candura, de beleza e de esplendor, Jesus é o fogo, a chama que de tal forma incendeia os nossos corações de amor, que nem todas as águas dos rios poderiam apagá-la. Apesar do rebaixamento no qual o Menino Deus quis nascer, não há criatura capaz de exaltar a sublimidade e a perfeição de seu amor para conosco.
Quanto mais esse Deus se humilhou fazendo-se homem para nos salvar, tanto mais tornou conhecida e exaltada a grandeza de sua bondade e de seu amor, levando- nos a amá-Lo com denodo e ternura.
Fonte: ABIM

____________

(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria (RJ).

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTRIBUI NESTE NATAL CABAZES DE ALIMENTOS CONTINENTE



Um “Modelo de Solidariedade” continua a ser o mote, já há alguns anos, para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, ás famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de janeiro, denominada por “Um Natal cheio…” promovido por esta Associação. 

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Hipermercados, que perdura há muitos anos, que foi possível concretizar esta iniciativa que vai certamente proporcionar a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda, um maior relevo e significado. 

Azeite, óleo, queijo, leite, grão, feijão, arroz, massas, açúcar bolachas, cereais, chocolates, produtos de higiene pessoal e bacalhau, são alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias. 

Luis Caetano Director da Loja Continente, sedeada no Chão do Conde na cidade de Cantanhede, que esteve acompanhado por Virgínia Baptista, responsável pelos recursos humanos da Loja e Pedro Miranda, referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar, mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária. 

Lurdes Silva, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que possibilita atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas ao longo do ano. 

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, vai visitar e entregar ás famílias um Cabaz de produtos da marca Continente. 

Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido ás crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres, desenvolvendo igualmente uma campanha solidária, no âmbito do Projecto de Cooperação. de Partida! que desenvolve em Cabo Verde.

Manhã de domingo: "Faria melhor do que muita porcaria na Netflix" /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O gosto e a ingratidão dos portugueses. O serviço público, o streaming e o mau feitio nos Ídolos. Em entrevista, Boucherie Mendes vai a todas, de "Breaking Bad" a Cristina Ferreira.
Morreram pelo menos 222 pessoas e outras 843 ficaram feridas por tsunami no estreito de Sunda, na Indonésia. 430 edifícios e nove hotéis ficaram danificados. Atividade vulcânica na origem do desastre.
Há pelo menos 168 pessoas mortas e 745 feridas pelo tsunami no estreito de Sunda, na Indonésia. Vulcão Anak Krakatau na origem do desastre. Veja as fotos e os vídeos.
Anak Krakatoa, filho de Krakatoa, é o vulcão que está na origem do sismo da Indonésia. Em 1883 o seu pai explodiu e a Terra esteve meio às escuras 18 meses. O descendente pode ser ainda mais perigoso.
A GNR vai estar atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem e à utilização indevida do telemóvel.
Peter Cherif "fugiu da justiça francesa, perante a qual deve responder pelas suas ações", escreveu o ministro na rede social Twitter, elogiando "a eficácia" dos serviços que tutela.
O PS acusou o presidente do PSD de ter feito "um balanço que abandona um pouco a verdade" e construído "uma realidade virtual", considerando não ser uma opção "eficaz ou muito séria".
Democratas não cedem à imposição de Trump, que exige os seus votos para libertar dinheiro para construir muro. Trabalhos no Senado foram adiados até quinta-feira — e não tem fim à vista.
Uma equipa de investigadores chilenos criou uma forma de ver conjuntos de galáxias que até agora passaram despercebidos, através de um novo algoritmo.
Coffrets, perfumes, maquilhagem, calendários. Reunimos o que de melhor se está a vender este ano para homem e mulher. Se ainda tem dúvidas para os seus presentes de natal, ofereça beleza. 
Opinião

Alberto Gonçalves
A que propósito os portugueses se envergonhariam do prof. Marcelo se se podem envergonhar do sr. Trump e do sr. Bolsonaro? A que propósito lamentariam os mortos do SNS se há inúmeros sobreviventes?
Paulo Trigo Pereira
Está a acontecer com os sindicatos o mesmo que com os partidos, incapazes de se adaptarem às transformações tecnológicas e identitárias da sociedade, pelo peso e inércia das estruturas e dos aparelhos
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Que jeito tem o Messias vir à terra e nem sequer ter um sítio para nascer!? Onde já se viu tal coisa?!
Ruth Manus
Vamos comer mais do que o necessário, beber até vomitar verdades que a nossa covardia esconde o ano inteiro. Vamos empurrar restos de comida para o lixo, enquanto rezamos pelos pobres. Vamos celebrar.
Donizete Rodrigues
O Papa Gregório XIII, no século XVI, com a criação do calendário gregoriano, fez o resto. A partir daí, o nascimento de Cristo (de que ninguém sabe a data exata) começa a ser celebrado pelos cristãos.
MAGG

Marta Cerqueira
O Legumi Sushi Vegan é o primeiro restaurante de sushi vegano do País. Esqueça os rolinhos de pepino, o chef usa mais de 40 ingredientes.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Sobe para 222 o número de mortos na Indonésia. Há 843 feridos

As autoridades indonésias subiram de 62 para 222 o número de mortos no tsunami que atingiu a Indonésia este sábado. Uma erupção vulcânica está na origem do fenómeno que atingiu o Estreito de Sunda.
Resultado de imagem para Sobe para 222 o número de mortos na Indonésia. Há 843 feridos
Subiu para 222 o número de vítimas mortais do tsunami da Indonésia. Num último balanço divulgado pelas autoridades, citado pela Reuters, há ainda a registar 843 feridos e pelo menos 28 desaparecidos, numa altura em que as operações de busca prosseguem. O tsunami atingiu as praias de Anyar, no Estreito de Sunda, na Indonésia.
As autoridades indonésias confundiram inicialmente o tsunami com uma maré crescente e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico, noticiou a agência de notícias France-Presse. "Foi um erro, sentimos muito", escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
O tsunami foi desencadeado por uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. O tsunami atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java.
"A combinação causou um tsunami repentino que atingiu a costa", segundo a agência. A área mais afetada foi a região de Pandeglang, na província de Banten, em Java, que abrange o Parque Nacional de Ujung Kulon e praias populares, de acordo com as autoridades.
Imagens captadas durante um concerto mostram a força do tsunami, que levou tudo à frente, deixando várias de vítimas mortais e feridos.
As autoridades indonésias alertaram para a possibilidade de novos tsunamis devido à contínua atividade do vulcão , localizado no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java. Tem 305 metros de altura está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada atividade desde junho. De resto, em julho, as autoridades ampliaram a proibição de acesso para uma área de dois quilómetros à volta da cratera.
O vulcão foi formado após a erupção do Krakatoa em 1883, que não só destruiu a ilha onde se erguia como também criou a atual ocupada pelo Anak Krakatoa, não sem que antes deixasse um rasto de devastação bem ilustrada nos mais de 36 mil mortos então registados.
O pior tsunami na Indonésia aconteceu a 26 de dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.
Foto: Reuters

Operação de Natal da GNR contabiliza 9 mortos e 17 feridos graves

A Guarda Nacional Republicana reforça conselhos de segurança na estrada.
Resultado de imagem para Operação de Natal da GNR contabiliza 9 mortos e 17 feridos graves
A operação "Natal Tranquilo" da GNR registou em quase dois dias e meio 9 mortos na estrada, 17 feridos graves e mais de seiscentos acidentes. Só este domingo, até às 10 da manhã, já tinham morrido duas pessoas.
O dia mais mortal foi na sexta-feira com 5 mortos e 10 feridos graves, sendo que ontem, sábado, registaram-se dois mortos e seis feridos graves.
O major Marcelo Pessoa explica à TSF que as principais preocupações da Guarda Nacional República para esta época festiva passam por fiscalizar comportamentos de risco como manobras perigosas, uso indevido do telemóvel, excesso de velocidade, circulação abusiva nas vias à esquerda e não utilização do cinto de segurança.
Os conselhos das autoridades são os habituais: planear antecipadamente, evitar viagens ao final do dia quando se prevê mais tráfego, descansando antes e pelo menos de duas e duas.
A operação "Natal Tranquilo" da GNR começou na sexta-feira e dura até quarta-feira, prevendo-se o reforço do patrulhamento e da fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano.
A operação conta com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.
Nuno Guedes / TSF

O champanhe fica para depois, que esta não é época para isso

Com a vitória frente ao Rio Ave, o FC Porto iguala o registo histórico do clube de vitórias consecutivas.
Foi um FC Porto a piscar o olho a um registo histórico aquele que recebeu e venceu o Rio Ave, esta tarde, perante a maior casa da temporada no Dragão. Desde 1984/85 que o clube azul e branco não vencia tantos jogos consecutivos, então, sob a mão de Artur Jorge. No Dragão, frente aos vilacondenses, não houve futebol champanhe, mas esta também não é época disso. Só mais tarde. Do que não pode haver dúvidas, porém, é de algo: esta é a época de Marega. Com mais um golo, aos 26 minutos, Marega selou o resultado final e a reviravolta para o FC Porto e deu seguimento a uma série impressionante de cinco jogos sempre a marcar.
Nos últimos sete jogos disputados pelos Azuis e Brancos, só perante o Boavista, Marega ficou em branco. Ao todo, são agora sete golos nos últimos cinco jogos disputados pelo FC Porto por parte do Maliano que, ao todo, leva já catorze golos em 21 jogos esta temporada. Marega tem sido verdadeiramente decisivo nas últimas semanas do FC Porto, mas, hoje, se calhar mais do que o avançado maliano, importa falar de Yacine Brahimi. O extremo argelino esteve endiabrado frente ao Rio Ave, acabando mesmo por ser ele a dar o primeiro passo à reviravolta no Dragão.
O jogo não foi fácil para o FC Porto. Logo aos doze minutos, Carlos Vinícius colocou o Rio Ave na frente e ainda que a resposta azul e branca tenha sido praticamente imediata, com um golo de Brahimi quatro minutos depois e com Marega a selar a reviravolta e o resultado final logo ali, aos 26 minutos, a dificuldade do meio campo da equipa de Sérgio Conceição, com Danilo e Herrera no miolo, acompanhar as transições do Rio Ave, deixaram sempre os vilacondenses perto de uma surpresa, muito por culpa da superioridade numérica criada pelo Rio Ave naquela zona do terreno com Tarantini, Schmidt e Dala/Jambor. José Gomes pode até já estar em Inglaterra, mas os processos continuaram lá. Para o bem, e para o mal.
É que se é certo que o Rio Ave é uma das boas equipas da Liga em transição ofensiva e ataque rápido, não necessariamente organizado e muito por culpa da capacidade individual e de improviso de Dala, Gabrielzinho e Vinícius, também é certo que defensivamente o Rio Ave é uma equipa permeável como o voltou a ser hoje. Tanto, que o FC Porto terminou mesmo o encontro com uns impressionantes quinze remates efetuados no interior da área do Rio Ave.
O FC Porto não conseguiu ser eficaz e isso pesou. Dos muitos remates efetuados pelos Dragões, apenas quatro foram enquadrados com a baliza, o que permitiu ao Rio Ave manter-se vivo até final ao ponto de por pouco não aproveitar. Aos 60 minutos, por exemplo, já depois de Corona ter desperdiçado uma oportunidade chave para matar o jogo, valeu Alex Telles a tirar o pão da boca de Vinícius após cruzamento de Coentrão que apenas pedia um encosto para ser festejado. Ou aos 84 minutos, quando os papéis se inverteram e depois de uma jogada de insistência de Vincícius, Coentrão, em boa posição, disparou ao lado.
Não se engane. Ao Rio Ave não pertenceu o domínio do jogo. O constante desaproveitamento das oportunidades criadas pela equipa do FC Porto é que acabaram por deixar o Rio Ave sempre vivo e perigoso até final, ao ponto de por pouco não ter saído do Dragão com uma verdadeira prenda de Natal.. Só mesmo a entrada de Óliver, já aos 71 minutos, acabou por permitir ao FC Porto ganhar outra presença no miolo que permitiu aos Dragões controlar mais a posse e circular a bola com mais critério. Dos 13 passes que Óliver acabou por fazer no jogo, apenas falhou um.
No Dragão não houve futebol de gala, mas a época disso é só daqui a uns dias. É Natal e o FC Porto não falhou em dar uma prenda aqueles que se deslocaram ao Dragão. Para o Rio Ave, esta é a pior sequência de resultados desde 2016. Para os Dragões, nunca desde 1984/86 se venceram tantos jogos consecutivos.
Bancada.pt

Hora de Fecho: Tsunami faz pelo menos 222 mortos e 843 feridos

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Morreram pelo menos 222 pessoas e outras 843 ficaram feridas por tsunami no estreito de Sunda, na Indonésia. 430 edifícios e nove hotéis ficaram danificados. Atividade vulcânica na origem do desastre.
O mundo começa a reagir ao tsunami letal da Indonésia. Vários líderes oferecem condolências e assistência à Indonésia — Marcelo incluído.
Por pouco, ou por sorte, não se juntaram aos mais de 200 mortos que não resistiram ao tsunami da Indonésia. "Agarrei-me à vedação com todas as minhas forças", conta um sobrevivente. "Chorei com medo."
A banda pop Seventeen atuava ao vivo num concerto num resort em Java quando o tsunami interrompeu violentamente o concerto. Dois membros da banda morreram.
"Agora mete-se o fim de semana, depois o Natal, por isso certamente me irei debruçar sobre ele a seguir ao Natal", disse o Presidente sobre o decreto lei que prevê recuperação parcial do congelamento.
"Esta, que foi a maior operação de combate ao tráfico de seres humanos, levou à detenção de seis cidadãos estrangeiros indiciados pela prática dos crimes de tráfico de pessoas", anunciou o SEF.
"Estamos preparados para o cenário de não acordo, mas não a 100% porque nunca podemos estar preparados a 100%", defendeu o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Tem raízes brasileiras, já foi hospedeira e acredita que há fantasmas no palácio onde vive. Graças a ela, Victoria, a sua filha mais velha, vai ser rainha. Aos 75 anos, quem é Silvia da Suécia?
Ladrões de bancos, outros de vidas, maníacos, salvadores da pátria (mais ou menos), gente problemática, gente esclarecida e outros muito divertidos. Tudo cabe nesta lista de coisas da TV. Ora vejam.
Algumas são óbvias, outras nem por isso; outras ainda nem sequer têm uma única referência natalícia. Ainda assim, todas elas fazem sentido. Leia, ouça e coma uma rabanada. Porque não? 
Opinião

Alberto Gonçalves
A que propósito os portugueses se envergonhariam do prof. Marcelo se se podem envergonhar do sr. Trump e do sr. Bolsonaro? A que propósito lamentariam os mortos do SNS se há inúmeros sobreviventes?
Paulo Trigo Pereira
Está a acontecer com os sindicatos o mesmo que com os partidos, incapazes de se adaptarem às transformações tecnológicas e identitárias da sociedade, pelo peso e inércia das estruturas e dos aparelhos
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Que jeito tem o Messias vir à terra e nem sequer ter um sítio para nascer!? Onde já se viu tal coisa?!
Ruth Manus
Vamos comer mais do que o necessário, beber até vomitar verdades que a nossa covardia esconde o ano inteiro. Vamos empurrar restos de comida para o lixo, enquanto rezamos pelos pobres. Vamos celebrar.
Donizete Rodrigues
O Papa Gregório XIII, no século XVI, com a criação do calendário gregoriano, fez o resto. A partir daí, o nascimento de Cristo (de que ninguém sabe a data exata) começa a ser celebrado pelos cristãos.
MAGG

Marta Cerqueira
O Legumi Sushi Vegan é o primeiro restaurante de sushi vegano do País. Esqueça os rolinhos de pepino, o chef usa mais de 40 ingredientes.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

E-toupeira: Ministério Público vai apresentar recurso por não pronúncia da Benfica SAD

O Ministério Público (MP) vai recorrer da decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) de não levar a julgamento a SAD do Benfica no processo 'e-toupeira', disse à Lusa fonte conhecedora do processo.
Resultado de imagem para E-toupeira: Ministério Público vai apresentar recurso por não pronúncia da Benfica SAD
Na sexta-feira, o TCIC, em Lisboa, decidiu não levar a julgamento a SAD do Benfica por nenhum dos 30 crimes pelos quais estava acusada, mas o antigo assessor jurídico Paulo Gonçalves será julgado por corrupção.
A SAD ‘encarnada’ foi acusada pelo MP de um crime de corrupção ativa, outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 29 crimes de falsidade informática.
Segundo a acusação do MP, Paulo Gonçalves, enquanto assessor da administração da Benfica SAD, e no interesse da sociedade, solicitou aos funcionários judiciais Júlio Loureiro (que também não vai a julgamento) e a José Silva (que vai a julgamento, mas que sai em liberdade - estava em prisão domiciliária) que lhe transmitissem informações sobre inquéritos, a troco de bilhetes, convites e 'merchandising'.
O TCIC decidiu que Paulo Gonçalves vai ser julgado pelos crimes de corrupção, violação do segredo de justiça, violação do segredo de sigilo e acesso indevido, enquanto José Silva vai responder exatamente pelos mesmos crimes, a que se junta ainda o crime de peculato.
Já os crimes de favorecimento pessoal, falsidade informática e oferta ou recebimento indevido de vantagem ficam pelo caminho por falta de provas.
Na leitura da decisão instrutória, a juíza Ana Peres realçou que, à luz da lei, "os factos atribuídos a Paulo Gonçalves não podem ser imputados diretamente à SAD do Benfica", explicando que o responsável "não faz parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representa a pessoa coletiva", sendo, apenas, um "subalterno", isto é, um funcionário da SAD 'encarnada'.
Logo, "não é possível imputar a responsabilidade" à SAD do clube da Luz pelos atos cometidos pelo seu antigo assessor jurídico.
Assim, caíram todas as acusações do MP contra a Benfica SAD, a exemplo do que aconteceu com Júlio Loureiro, que também não vai a julgamento, já que o tribunal entende "não haver indícios suficientes" contra o funcionário judicial.
Enquanto as medidas de coação que recaíam sobre a SAD 'encarnada' e Júlio Loureiro foram completamente revogadas, Ana Peres decidiu que Paulo Gonçalves e José Silva (que até agora estava proibido de sair de casa) vão ficar sujeitos apenas ao termo de identidade e residência (TIR).
Os dois arguidos vão ser julgados no Juízo Central Criminal de Lisboa.
Lusa

COMUNICADO DA ALLEGR’ARTE: EVENTO CANCELADO!

"Por motivos de saúde de vários elementos da União Músicos de Mira, o Evento "Concerto de Natal e 7º Aniversário da União Músicos de Mira" foi cancelado!
Pedimos desculpa a todas as pessoas por esta situação!
Em breve será anunciada uma nova data para a realização deste evento!
Agradecemos a vossa compreensão!
A Direção da Allegr'ARTE!"

Mar de Java |168 mortos, 745 feridos e 30 desaparecidos após tsunami na Indonésia



As autoridades indonésias subiram de 62 para 168 o número mortos num tsunami que atingiu a Indonésia no sábado e que causou ainda pelo menos 745 feridos e 30 desaparecidos.

O anterior balanço dava conta de 584 feridos e 20 desaparecidos.

As autoridades indonésias confundiram inicialmente o tsunami com uma maré crescente e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico, noticiou a agência de notícias France-Presse. "Foi um erro, sentimos muito", escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

O tsunami foi desencadeado por uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. O tsunami atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java.

"A combinação causou um tsunami repentino que atingiu a costa", segundo a agência. A área mais afetada foi a região de Pandeglang, na província de Banten, em Java, que abrange o Parque Nacional de Ujung Kulon e praias populares, de acordo com as autoridades.

O vulcão Anak Krakatau, no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java, tem 305 metros de altura está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada atividade desde junho. De resto, em julho, as autoridades ampliaram a proibição de acesso para uma área de dois quilómetros à volta da cratera.

O vulcão foi formado após a erupção do Krakatoa em 1883, que não só destruiu a ilha onde se erguia como também criou a atual ocupada pelo Anak Krakatoa, não sem que antes deixasse um rasto de devastação bem ilustrada nos mais de 36 mil mortos então registados.

O pior tsunami na Indonésia aconteceu a 26 de janeiro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais.
A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande atividade sísmica, que habitualmente passa despercebida à população.

Fonte: JN

Manuel Janicas | BOAS FESTAS


Formulo votos de 

*FELIZ NATAL
e
BOM ANO NOVO*
para si e sua família.
Saudações Natalícias!
Com um abraço,

Manuel Janicas