quarta-feira, 8 de novembro de 2023

SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE ESTABELECE PARCERIA COM OS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS GÂNDARA MAR LIMA DA FARIA E MARQUÊS DE MARIALVA

 
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nas atividades de enriquecimento curricular, nos Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, Gândara Mar e Lima de Faria, a Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito das Atividades de Apoio à Família e Atividades de Enriquecimento Curricular, recebeu ao fim da tarde do passado dia 7 de novembro, na sua sede social os directores dos Agrupamentos daqueles estabelecimentos de ensino público, para formalizar o protocolo de colaboração, que nesta ano lectivo, comparecendo para o acto, os Professores João Gomes, José Soares e Fátima Gomes.
Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, que estava acompanhada por Patrícia Neves, Vice-Presidente Financeira e pelo coordenador Professor João Costa, aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade dos Senhores Directores, reiterando o firme propósito de a Sociedade Columbófila, cumprir rigorosamente as exigências desta parceria, através dos seus técnicos implementando todas atividades de acordo com o projeto curricular aprovado para este ano letivo.
Recorda-se que estas atividades complementares, integram-se nas transferências de competências no âmbito da educação que o Municipio de Cantanhede, assumiu recentemente e estão a realizar-se nas Escolas daqueles Agrupamentos.
A Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para além de afetar às atividades de enriquecimento curricular os professores das diversas disciplinas, afeta igualmente a generalidade dos seus recursos humanos e muitos dos meios logísticos existentes, naquela Associação.




Conferência da Sociedade Ponto Verde conclui: Mais colaboração, inovação, transparência e legislação para estimular a economia circular e atingir as metas da reciclagem


Promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), o primeiro European Packaging Waste Meeting reuniu, ontem em Lisboa, poder local, representantes máximos de instituições e empresas nacionais e europeias. O objetivo foi partilhar experiências e conhecimento para encontrar sinergias e estratégias para o estado de emergência climática e refletir sobre a agenda do Ambiente, da Sustentabilidade e da Economia Circular, com foco nos resíduos urbanos e na reciclagem de embalagens.
 
A abrir a conferência, António Nogueira Leite, chairman da SPV, referiu que há “uma forte aposta e um forte investimento, mais de 15 milhões ao longo dos anos”, por parte da Sociedade Ponto Verde, “em novos processos, nova tecnologia, digitalização das operações de gestão de resíduos.” Indicou, ainda, que é necessária a “colaboração de todos”, apelando ao Governo, autoridades e a todos os parceiros. “O país está comprometido, mas precisamos de dar mais ferramentas aos cidadãos”, concluiu.
 
Durante a Talk “Estão as smart cities a crescer ao ritmo necessário?”, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assegurou estar empenhado em tornar Lisboa mais sustentável. Entre as medidas a adotar, o autarca de Lisboa destacou a necessidade de “aumentar a taxa turística para que essa contribuição pague mais limpeza do lixo”, bem como, “passar a aplicá-la aos cruzeiros, a partir de janeiro do próximo ano”.
 
“Considero injusto haver turistas que não pagam essa taxa, sendo que os barcos que os transportam são grandes poluidores da cidade”. O autarca sublinhou, também, a importância de promoção da reciclagem em Lisboa, onde apenas 29% dos resíduos são reciclados.
 
Já Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, mostrou-se preocupado com o “aumento recorde na produção de resíduos de embalagens, o maior na última década”, e alertou para o facto das mudanças serem incontornáveis: “Precisamos evitar o desperdício desde o início. Isso significa restringir embalagens desnecessárias e promover materiais reutilizáveis”.
 
No momento conduzido por Jeremy Schwartz, chairman da Kantar para a Sustentabilidade e Diversidade, foi destacado que 80% das pessoas quer uma vida sustentável, mas que apenas 25% fazem mudanças para viver dessa forma. Para o keynote speaker da conferência “se queremos mudar comportamentos, temos de nos focar nos 3 Cs: conveniência, custo e conforto”.
 
Durante a mesa redonda “Os resíduos urbanos são o “novo” ouro negro?” foram partilhadas práticas e soluções com potencial de fomentar a reciclagem e a economia circular na Europa. A CEO da SPV, Ana Trigo Morais, reforçou a vantagem de se “dizer a verdade”, considerando importante “sermos transparentes com os consumidores, que estão a pagar o sistema” e que há que “mostrar às pessoas que as suas ações têm força.” Martin Prieler, CEO da ARA AG, da Áustria, acrescentou que é preciso “chegar a gerações diferentes, que têm motivações diferentes, para que não haja uma geração que não cumpre, enquanto outras já o fazem”. Por sua vez, Jean Hornain, Diretor geral da CITEO, de França, referiu que é essencial “conseguir que as pessoas percebam que os gestos diários têm impacto na sustentabilidade do planeta.” Já Michael Wiener, Chairman Supervisory Board da Green Dot Global, da Alemanha, considerou que “o alinhamento com as regras é, acima de tudo, uma questão educacional.” 
 
A encerrar o evento, e referindo os desafios que Portugal tem pela frente, Ana Trigo Morais, explicou que estamos num momento decisivo onde o maior desafio vai ser a execução do PERSU 2030. “Desde que estou no setor dos resíduos não vi um plano estratégico a ser cumprido”, disse, acrescentando que o país conta “com instrumentos financeiros relevantes e, por isso, temos cada vez menos desculpas para que nada mude.”
 
A CEO da SPV defendeu, ainda, que na “gestão de resíduos precisamos mesmo de uma parceria público-privada”. Para a CEO da SPV “é nas embalagens que Portugal tem um bom case study para mostrar na Europa e que começou a ser construído há 26 anos pela SPV. Não podemos esperar outros 26 anos para cumprir o que a Europa e a sociedade exigem. Tendo em conta o desafio que temos pela frente, quer os poderes públicos, quer as entidades privadas terão de encontrar formas de tornar o sistema mais eficaz.”
 
O “European Packaging Waste Meeting 2023 decorreu durante o dia de ontem, 7 de novembro, no Centro Cultural de Belém.
 
Lisboa, 8 de novembro de 2023
 
 
 
Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.
 
Raquel Pelica 

Évora | OBRA DE SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO DO CROMELEQUE DOS ALMENDRES PROSSEGUE COM SEMENTEIRA DO COBERTO VEGETAL

Concluídos os trabalhos de reposição do solo no espaço de implantação do monumento, a Câmara Municipal de Évora está nesta fase a proceder à sementeira de prado que constituirá o coberto vegetal.
Sendo essencial para a solidez de implantação dos menhires, é importante que este processo seja bem-sucedido,
pelo que continuará a ser necessário manter a interdição do acesso ao recinto do Cromeleque.
Assim, mais uma vez, a Câmara Municipal apela à compreensão de todos os visitantes pelos eventuais constrangimentos, devendo ser respeitada a sinalização instalada no local.

Cantanhede | Em IPSS do concelho de Cantanhede. Biblioteca Municipal promove atividades de leitura para idosos

 
Ontem, dia 7 de novembro, a Biblioteca Municipal de Cantanhede visitou o Centro Social Paroquial de Cadima para a realização de uma iniciativa de leitura. Especialmente direcionada para idosos que se encontram em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, assistiram à ação cerca de duas dezenas de utentes seniores deste centro e alguns outros elementos da instituição.
A publicação apresentada foi o divertido conto da autoria de Patacrúa e Alessandra Cimatoribus, “Bebé bigodes”, que destaca na sua sinopse “uma velha muito velha e um velho muito velho queriam ter um bebé, mas não sabiam como fazê-lo. Depois de inúmeras tentativas, de experimentar diversas fórmulas e até de pedir a colaboração aos reis e às cegonhas, chegaram a uma conclusão: fazer um filho é complicado. Um dia, a velhinha teve uma ideia…”
Esta foi a segunda sessão que a Biblioteca Municipal preparou para utentes de IPSS de Cantanhede, após já no passado dia 25 de outubro, ter visitado o Centro Social e Polivalente de Ourentã, à qual assistiram 19 idosos.
A visita às Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares de Idosos com atividades em torno do livro e da leitura, que a Biblioteca Municipal tem vindo a realizar, está inserida numa política de aproximação deste equipamento cultural a estas instituições, de forma a descentralizar a oferta cultural e proporcionar às populações seniores institucionalizadas, momentos de lazer em torno dos livros e da leitura.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Marinha Grande | PROGRAMA “CUIDA-TE +” DEBATE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NO ENSINO SECUNDÁRIO

 O Município da Marinha Grande e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, realizaram sessões de informação sobre "Saúde Sexual e Reprodutiva”, dirigidas a alunos do 10.º ano, na Escola Secundária Pinhal do Rei, esta quarta-feira, 8 de novembro.
A iniciativa integrou-se no âmbito do programa Cuida-te +, do IPDJ, do qual a Câmara Municipal é parceira, que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável. Pretende-se abordar o acesso aos cuidados de saúde, a literacia em saúde e estilos de vida saudável, a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a sexualidade. O programa centra-se, também, nos fatores de proteção e redução dos fatores de risco de doenças relacionadas com estilos de vida junto da população-alvo final.
Dirige-se a jovens entre os 12 e os 25 anos, bem como a população-alvo estratégica, como profissionais de saúde, profissionais de educação física e desporto, técnicos de juventude, profissionais de intervenção comunitária, dirigentes de associações de jovens e respetivas federações e famílias, e outros jovens como interventores.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | De 11 de novembro a 12 de janeiro. IGREJA DA MISERICÓRDIA RECEBE EXPOSIÇÃO “ARVOREDOS E CANAVIAIS II”, DE JORGE SANTOS

 A Igreja da Misericórdia acolhe de 11 de novembro a 12 de janeiro a exposição “Arvoredos e Canaviais II”, do artista Jorge Santos. A mostra, com curadoria de João Silvério, tem inauguração marcada para sábado, dia 11 de novembro, às 15h30.
Trata-se de uma homenagem à obra do artista Jorge Santos e à sua memória, no lugar onde nasceu. A sua produção artística, realizada em quase um quarto de século, é muito vasta: desenhos, pinturas, serigrafias, fotografias, vídeos, esculturas, azulejaria e um número bastante apreciável de livros do artista, mas também cadernos anotados onde encontramos estudos para diversos projetos em cada uma destas áreas da criação, muitos deles realizados e outros que, sendo parte do seu processo de trabalho, contribuíram para muitas outras obras, algumas delas inéditas.
A exposição, a segunda deste ciclo dedicado à sua obra, apresenta uma seleção de obras muito representativas do seu percurso artístico, numa perspetiva mais intimista. É um momento para partilhar a sua memória e o legado de uma obra muito singular, contemporânea e estreitamente ligada à expressão humana de uma poética e de um imaginário que nos é próximo.
De salientar que as suas obras foram expostas em Portugal e no estrangeiro, estando representadas em várias coleções particulares e institucionais, nomeadamente no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia; Fundação  PLMJ; Madeira Corporate Services; CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito; Coleção Novo Banco; Fundação Carmona e Costa; ANA – Aeroportos de Portugal; e Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (em Portugal); na Foundation Centenera Jaraba (Espanha); Haim Chanin Collectiona; e Coleção La Petite Escalère (França); no The Beverly Hilton Hollywood (EUA); e na Biblioteca Apostólica Vaticana (Vaticano).

Proença-a-Nova | Exposição no Posto de Turismo retrata dia a dia dos Bombeiros

 
A mais recente exposição do Posto de Turismo de Proença-a-Nova pretende retratar o dia-a-dia dos Bombeiros, através da coleção particular de Playmobil, de Daniel Matos, bombeiro voluntário na vila do Redondo, do distrito de Évora.
A exposição, que estará patente até 7 de janeiro, foi oficialmente inaugurada no dia 3 de novembro, tendo contado com a presença do presidente e do vice presidente da Câmara Municipal, João Lobo e João Manso, do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, Ricardo Araújo, do Comandante da Corporação, Tiago Marques, e de vários elementos dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, que se associaram desde a primeira hora na promoção e divulgação desta iniciativa, integrando-a na comemoração do 75º aniversário da A.H.B.V.P.N., que se celebra a 25 de novembro de 2023.
Daniel Matos, autor da exposição, aliou a paixão pelo serviço enquanto bombeiro ao colecionismo de vários objetos da Playmobil para fazer esta exposição. Como resultado, Daniel afirma ter comprado tudo o que se pode ver na exposição: “não há nada que seja emprestado, alguns comprei novos e outros em segunda mão, mas é tudo meu, há bonecos que têm mais de 20 anos, por exemplo. Também já há casos de pessoas que me conhecem e como sabem que coleciono, acabam por me oferecer para eu utilizar”.
Nesta exposição podem ver-se representados todos os tipos de veículos utilizados no combate e prevenção de incêndios, como helicópteros, jipes, aviões canadair, bem como os diferentes locais de atuação, como as florestas, zonas urbanas, posto de comando e quartel dos Bombeiros, em que Daniel Matos recria distintas ocorrências, construindo cenários de enquadramento que enriquecem esta mostra.
Para assinalar o seu 75º aniversário, celebrado a 25 de novembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova irá organizar uma cerimónia solene que já se encontra com o programa em divulgação. Esta exposição pretende homenagear, de um modo mais lúdico, este momento de celebração e trazer ao público diferentes cenários do “Dia a Dia de um Bombeiro”.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Azeite será o tema do próximo Prémio Literário Pedro da Fonseca

 
Anúncio decorreu na sessão de apresentação do livro “Isagoge Filosófica”, de Pedro da Fonseca
O Auditório Municipal recebeu, a 4 de novembro, a apresentação da reedição do Livro “Isagoge Filosófica”, da autoria de Pedro da Fonseca e editado pelo Instituto de Estudos Filosóficos. Presentes na sessão estiveram António Manuel Silva, professor, João Emanuel Diogo, investigador em filosofia na Universidade de Coimbra, e também João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que aproveitou a ocasião para anunciar o Azeite como tema da próxima edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, recorda o arranque deste concurso no concelho: “sob proposta do vereador Jorge Tomé, em Sessão de Câmara no ano de 2015, foi já assinalada a importância de reportar a figura do Pedro da Fonseca a um prémio literário”. O autarca justificou a escolha do azeite como tema para a próxima edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, por ser “a atividade agrícola (apanha da azeitona) que promove migrações daqueles que têm as suas raízes neste território e que se juntam para essa atividade, realizando além do trabalho momentos de partilha e convívio que se estende ao processo de transformação da azeitona nos diversos lagares existentes no concelho com tibornas e lagaradas ”. O edil terminou ainda a sua intervenção apontando à riqueza cultural dos trabalhos que surgem como resultado: “estes textos, sempre escritos em prosa e poesia, vão com toda a certeza enriquecer ainda mais a história e património cultural de Proença-a-Nova, ao abordar vários temas específicos do quotidiano da vida proencense”.
Teve a palavra também António Manuel Silva, professor e investigador, que abordou um pouco da vida e obra deixada por Pedro da Fonseca, dando nota daquilo que se sabe e se conhece da figura, bem como apontando o perfil psicológico do filósofo português, denominado com frequência como o “Aristóteles Lusitano”. No encerramento, subiu ao púlpito João Emanuel Diogo, investigador no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra, que esteve na base da reedição do livro Isagoge Filosófica. O investigador destacou na sua intervenção que o livro «Isagoge Filosófica» “revela algumas facetas importantes sobre Pedro da Fonseca, que estão espalhadas nos vários momentos da sua biografia. Esta obra é escrita como um manual filosófico para uso dos diferentes colégios universitários, podendo aferir-se a importância da obra pelas suas 18 reedições até 1623”.
A anteceder as intervenções, subiram a palco o grupo teatroàfaca, para apresentar uma produção teatral relativa à vida e obra de Pedro da Fonseca, abordada de uma forma leve, descontraída e humorística.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Câmara de Aveiro pede urgência na transferência dos terrenos da Antiga Lota para a sua posse


Câmara de Aveiro pede urgência na transferência dos terrenos da Antiga Lota para a sua posseTempo rigoroso que se fez sentir e marés altas deixaram submersa grande parte desta área, o que vai obrigar a obras de custos elevados antes da sua urbanização
No domingo, 29 de outubro, a zona da Antiga Lota de Aveiro foi invadida pela maré alta na Ria de Aveiro (ver fotografia em anexo<https://we.tl/t-Zl4ckIJ3Uh>), uma imagem muito negativa, fruto da indecisão do Governo de transferir para o domínio da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no quadro do processo de Descentralização e conforme determina a Lei, estes terrenos, mantendo o Ministério das Infraestruturas a sua exigência, para que a CMA pague pela transferência deste património para a sua posse e administração, e mesmo sobre esta possibilidade continua o Governo sem tomar decisões.
Para que episódios como estes não aconteçam no futuro, a CMA vai ter de fazer um investimento extraordinário e prévio, de elevação das cotas dos muros envolventes de forma a que estes terrenos, um dia, possam ser urbanizados, seguindo o bom exemplo da obra da CMA no Cais do Sal, ali mesmo ao lado.
Enquanto o Governo do País, antigos e atuais gestores aveirenses com responsabilidades nesta matéria no Governo e na administração do Estado, não decidiram até hoje e continuam a adiar uma decisão que cada vez é mais urgente, a fatura continua a subir para o Município de Aveiro e para os Aveirenses.
É por isso que reiteramos publicamente o pedido e a exigência, para que o Governo decida de forma célere, tomando a única opção plausível, possível e correta, de transferir os terrenos da Antiga Lota de Aveiro para a titularidade e gestão da CMA. Uma decisão de importância capital na boa gestão do território, terminando com o passivo ambiental e urbano existente às portas do centro da Cidade de Aveiro, a que se vão acrescendo problemas de ordem social e prejuízo para os investimentos privados de cariz turístico na sua envolvente.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Comemoração de 20 Anos de Excelência em Física Médica no IPO de Coimbra


O IPO de Coimbra tem o prazer de anunciar a celebração dos 20 anos de dedicação à Física Médica na sua instituição.
Ao longo de duas décadas, a Física Médica no IPO de Coimbra tem desempenhado um papel crucial na garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes.

Sinalizando este importante marco, será realizado um evento comemorativo no próximo dia 11 de novembro, no Auditório do IPO de Coimbra, sob o tema “Vantagens da existência de um Serviço de Física Médica nas Instituições Hospitalares”. Este evento será uma oportunidade para refletir sobre os sucessos alcançados ao longo destes 20 anos e para discutir os desafios futuros na área da Física Médica.

Data: 11 de novembro de 2023
Sessão de Abertura: 09H30
Local: Auditório do IPO de Coimbra

Todos os interessados, estão convidados a participar neste evento comemorativo.

Será uma oportunidade única para entender o papel crucial que a Física Médica desempenha na prestação de cuidados de saúde de excelência aos doentes oncológicos.

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com Gabinete de Comunicação do IPO de Coimbra pelo presente email ou pelo telefone 969 385 170

*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

Silves | Teatro Mascarenhas Gregório recebe. TEATRO MUSICAL INFANTIL “CAJU E BAMBU – Uma Odisseia na Terra”

 O Teatro Mascarenhas Gregório vai receber no próximo dia 19 de novembro, pelas 15h30, a estreia do teatro musical infantil “CAJU E BAMBU – Uma Odisseia na Terra”.
A iniciativa resulta de uma residência artística, promovida por José Lobo e João Martins, com o apoio do Município de Silves, na cedência do espaço e acompanhamento técnico.
Trata-se de um musical original para todas as crianças e famílias, onde têm lugar os valores mais importantes da vida e que através da representação, da música e da dança, nos faz descobrir a importância da tolerância, a riqueza no que é diferente, a beleza da diversidade, da criatividade, da coragem, da confiança e, entre muitas cores e letras, a reconhecer as nossas emoções primárias, o carinho pelos animais e o respeito pela natureza.
A iniciativa, acolhida pela autarquia, pretende dinamizar a cultura teatral para as crianças e jovens, bem como a inserção de artistas no contexto cultural.
Os ingressos para o musical infantil podem ser adquiridos em https://cmsilves.bol.pt/, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 4 euros, para maior de 12 anos. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 14h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
 
Classificação etária M/3  
Duração: 50 minutos
Público-alvo: público em geral e famílias
Bilhete pago: 4€ >12 anos
 
Sinopse
O Caju e o Bambu são dois curiosos aventureiros que, com coragem, decidem pôr os pés a caminho para encontrarem o fantástico sótão do Tetravô Galileu, onde julgam estar escondido o maior tesouro de todos os tempos. Quando finalmente o encontram deparam-se com uma caixa mágica, cheia de objetos estranhos, com uma enigmática pista em forma de pergunta - “Em que mundo sonham viver amanhã?” - questão que os desafia a viajar e a encontrar um dos maiores tesouros do mundo: a amizade verdadeira, a beleza que existe no que é diferente em cada um de nós, que conhecer é saber respeitar outras pessoas, lugares, animais, culturas e que é possível viver em harmonia, com tolerância, cuidando do que nos rodeia.
 
Equipa Artística
Criação, texto, letras e interpretação José Lobo e João Martins
Música original Artur Guimarães
Fotografia divulgação Carlos Teixeira

Universidade de Coimbra desenvolve plataforma informática que simula classificação energética da iluminação pública

 
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma plataforma informática que permite aos municípios simular a classificação energética da iluminação pública. Esta e outras medidas serão apresentada esta sexta-feira, 10 de novembro, entre as 10h e as 17h, no Planetário de Marinha Portuguesa, em Lisboa.
«O Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP) permite a avaliação e classificação energética das vias públicas, por meio de um simulador criado para o efeito, tendo em consideração a iluminação pública já instalada. Esta medida contribui para a implementação do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC) ao responder à necessidade de criar um sistema que visa promover a eficiência no consumo energético da infraestrutura nacional de iluminação pública», explica Fernando Martins, investigador do instituto do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), da FCTUC.
Esta plataforma informática, financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), é de acesso livre e destina-se exclusivamente à gestão da iluminação pública de cada município, pelo que estará disponível para os 308 municípios do país.
De acordo com Fernando Martins, «a criação e aplicação da metodologia de avaliação do desempenho energético da iluminação nas vias públicas irá sensibilizar as autoridades locais para a necessidade de melhorar a eficiência energética dessas infraestruturas, criando uma competição saudável entre municípios, freguesias, bairros e ruas».
«O efeito esperado será semelhante ao de outras ferramentas e mecanismos já existentes, como a etiqueta energética de produtos e o sistema de certificação energética de edifícios. O impacto destas ferramentas é reconhecido, e a sua mais-valia é de extrema importância na tomada de decisão por parte do consumidor final, que, neste caso, será o responsável político local», considera o investigador.

Além disso, prossegue, «a plataforma SGCIP disponibiliza uma poderosa ferramenta de cálculo luminotécnico para a elaboração de projetos de iluminação pública novos ou para requalificações. O que deverá ter impacto positivo na sensibilização dos profissionais da área da energia para a importância da eficiência energética, na qualidade dos projetos de iluminação pública e na utilização dessas infraestruturas», acredita.

«Esta medida visa ainda sensibilizar os cidadãos para as vantagens da eficiência energética, promovendo uma cultura de responsabilidade na utilização de iluminação pública adequada às necessidades, contribuindo assim para a redução dos impactos negativos no meio ambiente», conclui.

Durante o evento, além da apresentação desta plataforma, serão também abordadas algumas consequências negativas da falta de eficiência na iluminação pública, com destaque para a poluição luminosa, temáticas que contam com a intervenção da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e do Instituto Astrofísico das Canárias.

Haverá ainda espaço para debater o futuro da Iluminação Pública no contexto do PNEC2030, numa “mesa redonda” que reunirá entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Agência para a Energia (ADENE), da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) e a ERSE.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aviso Meteorológico 390/2023 – Continente

 Na sequência do comunicado anterior emite-se aviso de agitação marítima para a costa ocidental a norte do Cabo Raso.
                       ________________                        
                         » AVISOS LARANJA «                        
_______________
» PRECIPITAÇÃO
 
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA e PORTO Entre as 12:00UTC de 08.11.2023
    e as 21:00UTC de 08.11.2023
Precipitação por vezes forte e persistente.
 
No distrito de AVEIRO
Entre as 15:00UTC de 08.11.2023
    e as 21:00UTC de 08.11.2023
Precipitação por vezes forte e persistente.
                         __________________                        
                         » AVISOS AMARELO «                        
_______________
» PRECIPITAÇÃO
 
No distrito de AVEIRO
Entre as 12:00UTC de 08.11.2023
    e as 15:00UTC de 08.11.2023
Precipitação por vezes forte e persistente.
 
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA e PORTO Entre as 09:00UTC de 08.11.2023
    e as 12:00UTC de 08.11.2023
Precipitação por vezes forte e persistente.
 
Nos distritos de VILA REAL e VISEU
Entre as 12:00UTC de 08.11.2023
    e as 21:00UTC de 08.11.2023
Precipitação por vezes forte e persistente.
 
No distrito de COIMBRA
Entre as 15:00UTC de 08.11.2023
    e as 21:00UTC de 08.11.2023
Precipitação por vezes forte e persistente.
____________________
» AGITAÇÃO MARÍTIMA
 
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, AVEIRO e COIMBRA Entre as 21:00UTC de 09.11.2023
    e as 18:00UTC de 10.11.2023
Ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
 
Nos distritos de LEIRIA e LISBOA
Entre as 00:00UTC de 10.11.2023
    e as 18:00UTC de 10.11.2023
Ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
_______________
Lisboa, 08 de novembro de 2023 às 00:56 UTC
Meteorologistas: Alessandro Marraccini, Paula Leitão e Pedro Sousa