terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Aluna de 17 anos morre de enfarte na escola

AMIN CHAAR / ARQUIVO GLOBAL IMAGENS
Andreia Soares sentiu-se mal durante as aulas
Uma aluna do curso de Turismo das Escolas Fontes Pereira de Melo, no Porto, morreu esta terça-feira de ataque cardíaco.

Andreia Soares, de 17 anos, estava em aulas quando se sentiu mal. O INEM foi chamado mas quando chegou já a jovem estava em paragem cardiorrespiratória.

Segundo o Jornal de Notícias, Andreia morreu no local.

Segundo a mesma fonte, a jovem era filha de Rafael António, que usa o nome artístico de DJ Rafa, que se encontra em Luanda.

Fonte: DN

Parlamento dos Jovens - Secundário Na Região Centro são já conhecidas as datas das Sessões Distritais

Este Programa é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do I.P.D.J., do Ministério da Educação, da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
  • O Parlamento dos Jovens – Secundário tem como objetivos:
- Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;

- Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;

- Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

- Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Após a conclusão da 1.ª fase (nas escolas) e dando-se início à 2ª Fase (nos distritos ou regiões autónomas), são já conhecidas as datas de realização das Sessões distritais/regionais, onde se reúnem os deputados que representam as escolas de cada distrito, ou Região autónoma, para aprovar as Recomendações a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os irão representar nesta Sessão.

Na Região Centro:
CALENDÁRIO DAS SESSÕES DISTRITAIS/REGIONAIS:
  • CASTELO BRANCO
20 de Fevereiro – IPDJ
  • LEIRIA
21 de Fevereiro – IPDJ
  • GUARDA
- 6 de Março – IPDJ
  • COIMBRA
- 7 de Março – IPDJ
  • AVEIRO
- 14 de Março – S. João da Madeira
  • VISEU
- 21 de Março – Escola Superior de Tecnologia e Gestão | IPV

Este ano o tema selecionado para a Sessão do Secundário é:
40 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico”
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

____________________________________


Datas e horário das sessões de colheitas de sangue disponíveis no site www.adasca.pt como também pode ser pedido via e-mail:geral@adasca.pt



Em que circunstâncias poderei beneficiar da isenção do pagamento de taxas moderadoras?

A isenção do pagamento das taxas moderadoras ocorre se tiver efetuado mais de 30 dádivas na vida ou se tiver 2 dádivas nos últimos 12 meses, incluindo os candidatos à dádiva impedidos temporária ou definitivamente de dar sangue por razões de ordem médica, desde que tenham efetuado 10 ou mais dádivas válidas.
___________________
O artigo 205º da Lei nº 7-A/2016 de 30 de março (Lei do Orçamento de Estado para 2016), veio alterar o Decreto-Lei nº 113/2011, de 29 de novembro, prevendo, a partir de 31 de março de 2016, para os Dadores Benévolos de Sangue  a isenção do pagamento de taxas moderadoras relativamente às prestações de cuidados de saúde primários e hospitalares no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
No que diz respeito aos critérios para atribuição de isenção aos Dadores de Sangue, a Circular Normativa Nº 8/2016/DPS/ACSS, de 31 de março, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), revoga as anteriores sobre esta matéria e explicita  que os Dadores de Sangue podem beneficiar da isenção do pagamento de taxas moderadoras nas seguintes condições: se tiverem efetuado mais de 30 dádivas na vida ou se tiverem duas dádivas nos últimos 12 meses, incluindo os candidatos à dádiva impedidos temporária ou definitivamente de dar sangue por razões de ordem médica, desde que tenham efetuado 10 ou mais dádivas válidas.

Fonte: IPST
Foto: arquivo do Litoral Centro

Vamos à Horta! - Passeios no Parque Florestal Monsanto

Passeios pedestre pelo parque Florestal de Monsanto com identificação de plantas comestíveis


Percurso interpretativo que aborda temas da história, geologia e botânica que caracterizam o Parque Florestal de Monsanto.
Com Inicio no montado do Calhau subimos a um antigo moinho, testemunho do passado cerealífero e contemplamos a nossa rota. Seguimos o caminho da água, pontuado pelo Aqueduto das Aguas Livres, chegando depois a uma antiga pedreira de calcário, que faz prova de ali ter existido mar.

Durante a atividade haverá chá e bolachas para os participantes.

Público-alvo: para todas as pessoas interessadas

Inscrições: (Indicar Nome, contato, morada e nº de contribuinte)

Custos e forma de pagamento: 4 euros para sócios e 6 euros para não sócios; NIB para transferência bancária: PT50 0033 0000 0002 1209 7300 5

Horário: 10h30-13h00

Datas: 26 Fevereiro 2017
            26 Março 2017
            30 Abril 2017
            30 Maio 2017
Ponto de encontro: parque de estacionamento do Bairro do Calhau - Coordenadas: 38.739234, -9.177612 (Rua António Mazedo) 


Participe!  

Enviado por José Rui Rabaça

CARTOONS SOBRE DONALD TRUMP



CARTOONS SOBRE DONALD TRUMP

Enviado por José Rui Rabaça

A Maria tem um ano... e precisa de um dador de medula óssea


Um apelo chegou à Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – no sentido de que, quem ainda não o fez, se inscreva no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea.

O contacto partiu de um pai, de 39 anos de idade, nascido em Portalegre. À sua filha Maria, de um ano, foi-lhe diagnosticado um tipo de leucemia cujo tratamento passa pelo transplante de medula.

Como tal, apelamos a todas as pessoas de boa vontade (dos 18 aos 45 anos de idade), e que ainda não se encontrem registadas, para que colaborem. E como o podem fazer: desde logo passando a mensagem aos familiares e amigos. Os interessados podem dirigir-se ao Banco de Sangue do Hospital de Portalegre ou de Elvas. Ou então comparecer noutro local de colheitas de qualquer serviço de ImunoHemoterapia. Poderão ainda aparecer nas próximas brigadas a levar a efeito pela ADBSP, a saber: Fronteira, no Centro de Saúde, a 25 de fevereiro; Alter do Chão, nos bombeiros, a 11 de março. Isto para se submeterem a uma simples analise de sangue.

Vamos dar uma oportunidade à Maria, bem como ser solidários com todos quantos necessitem de um transplante de medula.

Para mais informações contactar a nossa Associação, por exemplo através do www.facebook.com/groups/AdbsPortalegre ou ainda: www.facebook.com/SalvaraMaria/ .


Enviado por José Rui Rabaça

NB: para os residentes em Aveiro ou arredores, interessados em inscrever-se como potenciais dadores de medula óssea, podem dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA nas datas e horário indicados no cartaz que se segue.

Mais informações no site www.adasca.pt

Apresentação de contributos até 24 de fevereiro | Regulamento de incentivo ao empreendedorismo


Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso o período de constituição de interessados e de apresentação de contributos no âmbito da elaboração do Regulamento de Incentivos ao Emprego e Empreendedorismo (RIEE), até ao dia 24 de fevereiro.

Os contributos de quaisquer interessados podem ser apresentados, através de formulário próprio disponível no sitio de internet www.cm-mgrande.pt.

O Município da Marinha Grande tem vindo, ao longo dos anos, a apostar em políticas económicas e sociais para o Concelho, nomeadamente através dos Programas de Apoio à Industria, Programa de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo, apoios à instalação de Centros Tecnológicos e de Investigação, bem como na participação em entidades vocacionadas para a dinamização de atividades económicas, empresariais e sociais de âmbito local.

No entanto, pretende-se ir mais além nestas políticas, nomeadamente através da concessão de incentivos de natureza tributária, de modo a tornar o concelho mais atrativo ao empreendedorismo e à realização de investimentos económicos que viabilizem a criação de riqueza e a oportunidade da criação de novas áreas de negócios, bem como a criação ou o aumento de postos de trabalho, atento o quadro legal de atribuições e competências das autarquias locais.

Mais informações no site www.adasca.pt

Bailes Folk regressam ao Cineteatro Alba

Os bailes Folk estão de regresso ao Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro. Desta vez, o público pode conhecer e bailar ao som do grupo Do Pé P’ra Mão, a partir das 22h00. A entrada é livre.

  O grupo Do Pé P’ra Mão é formado por três praticantes de dança Folk que, um dia, sentiram a necessidade de criarem eles próprios as melodias para os outros bailarem. Passaram assim dos pés (a dançar) para as mãos (a tocar). A formação é constituída por Rogério Fernandes, no bandolim e concertina, Hortense Tavares, na concertina, e Ana Maia, no cavaquinho. O café-concerto do Cineteatro Alba conta com a participação especial da violinista Emiliana Silva e a dinamização das danças está a cargo de Renata Silva.

Os bailes Folk têm sido um sucesso no Espaço Café-Concerto, promovendo o envolvimento enérgico do público no espetáculo através da dança. Todos podem participar nas coreografias, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio na área. Entre os vários grupos que já passaram pelo Cineteatro Alba é possível destacar os Fulano, Beltrano e Sicrano, Caravana e Bailómondo. 

__________________________________

Mais informações no site www.adasca.pt

Hora de Fecho: Centeno e CGD: uma (longa) novela em 31 episódios

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Domingues fez um pedido a Centeno; Centeno deu uma garantia à oposição; a oposição desafiou Costa; Costa falou com Marcelo; e Marcelo distanciou-se de todos. Eis a novela do "erro de percepção mútua".
O ministro das Finanças teve que vir explicar, outra vez, as polémicas da Caixa. Mas foi esclarecedor? Seis respostas essenciais de Centeno descodificadas.
Aos 45 anos, o meio-irmão do líder da Coreia do Norte foi assassinado na Malásia, com uma agulha envenenada.
Michael Flynn, renunciou ao cargo ontem à noite, após informações de que teria enganado o vice-presidente, Mike Pence, sobre os seus contactos com a Rússia.
O ex-diretor do SEF afirmou que telefonou a Miguel Macedo "acidentalmente" e contou que ex-diretor do IRN, arguido no processo, deixou 200 euros para as secretárias comprarem perfumes.
Economia bate previsões mais recentes do Governo por duas décimas, mas fica 0,4 pontos percentuais aquém do esperado no Orçamento do Estado para 2016. Economia cresceu acima da média da zona euro.
A representação portuguesa da edição deste ano da ARCOmadrid será maior, com um total de 13 galerias, duas delas - Madragoa e Pedro Alfacinha, ambas de Lisboa - em estreia.
A história do verdadeiro James Bond, um espião jugoslavo, considerado o mais extraordinário agente duplo da II Guerra Mundial, que serviu de inspiração a Ian Fleming para criar 007, chega às livrarias dia 20.
Ser CEO foi "traumático", recorda Miguel Dias. Para evitar que outros sofressem o mesmo, criou o CEO World, onde diretores de 50 países se reúnem para desabafar. O projeto português já faz sucesso.
Seleção inglesa de râguebi comanda o Torneio das Seis Nações liderada por um australiano que se inspirou nos processos de treino do português para ganhar jogos nos últimos 20 minutos.
Passos Coelho diz que ministro das Finanças está numa situação de "enorme fragilidade" mas recusa pedir demissão porque isso cabe ao PM. E se fosse PM? "O meu ministro das Finanças não era este". 
Opinião

Rui Ramos
A “estabilidade financeira” – uma curiosa expressão, perante a instabilidade dos juros da dívida pública – já exige que suportemos, calados, o destrambelhado funcionamento das instituições?

José Manuel Fernandes
Ao dizer que só com "alguma coisa assinada" por Centeno se poderá dizer que ele se comprometeu com os gestores da Caixa, Marcelo está a dizer que a palavra dada por um político não tem qualquer valor.

Luís Aguiar-Conraria
O inquérito à CGD tem sido muito informativo sobre a promiscuidade nas elites políticas e financeiras, para quem é compreensível que as leis da República sejam redigidas por escritórios de advogados.

Laurinda Alves
Ninguém devia expor demasiado a sua vida privada nas redes sociais; nenhuma criança devia usar a internet sem supervisão de um adulto capaz de perceber por onde está a navegar.

Paulo Trigo Pereira
Décadas de sub-financiamento do Orçamento de Estado e incapacidade de executar os fundos comunitários exigem repensar o modelo financeiro das áreas protegidas. Não é possível manter o status quo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Incêndio obriga a evacuar hotel Sheraton, em Lisboa

Fogo começou no 21.º andar do edifício, situado no centro de Lisboa. Três pessoas assistidas por inalação de fumo.
Resultado de imagem para Incêndio obriga a evacuar hotel Sheraton, em Lisboa
Um incêndio deflagrou hoje no 21.º piso do hotel Sheraton, no centro de Lisboa, obrigando à evacuação do edifício, um dos mais altos de Lisboa.
De acordo com informações de fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, três pessoas foram assistidas no local por inalação de fumo.
A mesma fonte precisou que uma das vítimas é do sexo masculino, de nacionalidade sueca, não sabendo adiantar mais informações acerca das outras duas, nem acerca da gravidade do estado em que se encontram.
Segundo a mesma fonte, ainda não se conhecem as origens do fogo, que começou num quarto do 21.º andar. Através das condutas, espalhou-se para o 1.º e para o 25.º andares, informou o vereador da câmara para a proteção civil, Carlos Manuel Castro, em declarações aos jornalistas no local.

O alerta foi dado às 13:10 e às 13:50 já se encontrava extinto. No entanto, as autoridades continuavam no local e o acesso ao edifício continuava vedado.
"Daqui a duas ou tres horas o hotel estará a funcionar", garante António Pereira diretor geral do Sheraton que precisou que foram "retirados por volta de mil pessoas entre clientes e funcionários".
No local estão oito viaturas e 25 homens do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.
O edifício do hotel Sheraton, em Picoas, é um dos mais altos do país, com 91 metros de altura.
DN

Eu, Psicóloga: 7 técnicas de estudo para quem não consegue se concentrar


Uma pessoa entra na biblioteca. A tela do seu celular brilha com a chegada de uma nova mensagem. Você se lembra de uma música e decide escutá-la. Se você é um distraído crônico, qualquer motivo é suficiente para interromper o estudo para uma prova.

A falta de concentração cobra seu preço mais cedo ou mais tarde. Afinal, é preciso ter contato intenso e contínuo com a matéria para ter sucesso em provas complexas como concursos públicos, exames de proficiência em línguas ou testes de admissão em programas de pós-graduação.

Continuidade é justamente o maior desafio dos dispersivos. A tecnologia incrementa o potencial de sedução das distrações. O smartphone, especialmente, é um “veneno” para quem quer estudar. A única saída é se disciplinar e se afastar totalmente do aparelho. Uma sugestão é estabelecer um momento para ver as notificações — uma vez a cada 30 minutos de estudo, por exemplo.

Outra recomendação básica é buscar um ambiente de estudos organizado, limpo, silencioso e confortável. Quanto menos incômodos houver, melhor: é importante buscar uma cadeira ou poltrona ergonômica e garantir que você está bem alimentado.

Água também é essencial para manter o cérebro funcionando a todo o vapor. Um experimento feito por pesquisadores ingleses mostrou que pessoas com sede demoram mais tempo para completar tarefas do que aquelas que estão bem hidratadas.

As fontes mais comuns de distração são barulhos externos, como estímulos sonoros ou visuais do ambiente, mas não se pode ignorar o poder dos “barulhos internos” — nosso fluxo de pensamentos sobre diversos anseios, preocupações e emoções.

Isso faz com que você tenha a sensação de que a leitura está difícil ou improdutiva. O mais interessante é que surge um mecanismo de compensação para sentir algum alívio imediato, como acessar o smartphone ou bater papo, o que desvia ainda mais a atenção. 

Quer mais ideias para manter o foco na preparação para uma prova? Confira a seguir outros antídotos contra a procrastinação:

1. Antes de começar, separe 10 minutos para se divertir

Ainda que você adore matéria que está estudando, não faltam atividades bem mais interessantes do que ler a apostila. Se você costuma interromper a sua concentração para satisfazer o desejo de ver as notícias do dia, assistir a vídeos engraçados ou escrever algo nas redes sociais, faça isso antes de começar a sua sessão de estudos.

Esse truque simples ajuda a saciar a sua inquietação e relaxar. Só cuidado para não exagerar: basta passar os 10 primeiros minutos do dia dessa forma. Terminado esse prazo, é hora de interromper as distrações e se dedicar exclusivamente ao estudo.

2. Divida o tempo em blocos

Estudar para uma prova difícil sempre será uma experiência intensa, mas não necessariamente exaustiva. Talvez você tenha dificuldade para se concentrar porque se cansa rapidamente. A dica é fragmentar o trabalho em pedaços mais digeríveis.

“Faça sessões de 30 minutos, por exemplo, nas quais você vai mergulhar totalmente no que está fazendo”. “Terminado esse prazo, levante e vá respirar um pouco, beber água, fazer algo leve”.

3. Transforme frases em palavras-chave

Além de dividir o tempo em blocos, você também pode recortar o conteúdo a ser estudado em pequenos fragmentos. Ao elaborar um resumo, evite frases ou parágrafos — prefira palavras-chave, esquemas e listas no estilo “bullet points”.

A organização da escrita em pedacinhos facilita a vida dos dispersivos, principalmente na hora de reler tudo. É mais rápido ler palavras-chave, e também mais estimulante: você precisa ativamente pensar no nexo entre as ideias, o que exige mais do cérebro e limita a margem para divagações.

4. Prefira o exercício à teoria

Uma das formas de melhorar e manter a concentração é tornar as sessões de estudo mais rápidas, curtas e dinâmicas. Para isso, a recomendação é reduzir o volume de leituras e concentrar os seus esforços nos exercícios.

Dê uma lida geral no conteúdo, mas não passe muitas horas debruçado no livro. Assim que tiver uma ideia da teoria, parta para a resolução de provas de anos anteriores, e vá fixando os conceitos a partir dos seus erros e acertos.

5. Descubra o seu estilo de aprendizagem

Se você tem facilidade para memorizar coisas a partir de um estímulo visual, pode ser interessante elaborar mapas visuais, diagramas e figuras sobre a matéria. Caso se dê melhor com resumos escritos à mão, prepare o lápis e a caneta. Tem um perfil auditivo? Vale mais gravar a sua própria voz dando uma “aula” sobre o assunto e depois escutá-la. 

O importante, é descobrir qual é o método de aprendizagem que mais combina com o seu modelo mental. Quando você encontra o seu próprio estilo, a compreensão dos conceitos fica mais fácil e rápida. Resultado: o estudo se torna mais estimulante e as distrações perdem (pelo menos em parte) o seu potencial de sedução.

6. De tempos em tempos, retome o conteúdo

A cada 20 minutos de estudo, faça uma rápida anotação ou gravação de voz sobre os aspectos mais relevantes do que acabou de ler, isto é, uma breve recapitulação do que foi visto.

Além de garantir que você não vai se dispersar, fazer essas retomadas periódicas ajuda a fixação da matéria. Ao final da leitura, reveja os seus registros de todos os blocos de 20 minutos, e verá como está muito mais familiarizado e seguro com o conteúdo. 

7. Tenha uma programação

Uma boa forma de manter o foco é ter um roteiro dos temas que você precisa estudar, com uma previsão da carga horária necessária para cada assunto. Mas atenção: ao longo do dia, gerencie o cumprimento das metas como compromissos realmente inadiáveis.

Mas como garantir que você vai respeitar a sua “check-list”? O segredo é ter um propósito para o estudo. No “estado de flow”, conceito desenvolvido pelo psicólogo Mihály Csíkszentmihályi, nossa concentração se torna absoluta quando estamos num estado emocional positivo, isto é, quando a experiência é prazerosa. Só podemos entrar em ‘flow’ quando o estudo vai além do racional e envolve crenças e valores, isto é, quando tem um significado para nós


Fonte: Exame 
(Debora Oliveira)


______________________________________________________________

Joalharia contemporânea de Sandrine Vieira Jóias com luz exibidas no NAC

“La Dolce Vita – Jóias com Luz” é o título da exposição de joalharia contemporânea da autoria de Sandrine Vieira, que está patente no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, até ao dia 19 de março.

A inauguração ocorreu no passado sábado, 11 de fevereiro. A mostra apresenta alguns dos trabalhos de Sandrine Vieira, que refletem a sua paixão pela vida e pelas coisas comuns do dia a dia que são transformadas em obras de arte. A exposição “La Dolce Vita” exibe peças singulares de joalharia em que o glamour dos cristais dos lustres cheios de luz foram transformados em jóias.

Sandrine Vieira, nasceu em Paris, mas vive e trabalha em Leiria, cidade para onde se mudou ainda pequena. Licenciada em Design Gráfico e Ilustração pela ARCA, Coimbra, e formada em joalharia, na Contacto Directo, a designer é uma artista com um largo percurso artístico e profissional.

Do seu percurso profissional fazem parte inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se, em nome próprio, as mostras de joalharia “Arquitectura e Design”, na Livraria Arquivo, Leiria [2007], “Rapariga dos Brincos de Pérola”, no seu atelier, em Leiria [2013] , "Eu Sou um Jóia"- Museu Edifício Banco de Portugal – [Set2015], entre outras.

Em conjunto com outros artistas, destaca-se a sua participação em exposições de joalharia na Casa-museu Marta Ortigão Sampaio, Porto [2009], no Museu de Design – MUDE, e na “Useless”, Experimenta Design [2011].

Representou ainda Portugal, por duas vezes, em certames internacionais, como a Fitur, em Madrid [2010] e a Bienal Ibero-Americana de Design (BID) [2012].

A carreira desta artista teve um início precoce, tal como cedo se deu o reconhecimento do seu trabalho. Corria o ano de 2001, quando foi “Jovem Talento”, na área de Design Gráfico na mostra nacional “Jovens Criadores 2001-02”, promovido pelo Clube de Artes e Ideias e pela Secretaria de Estado da Juventude. No ano seguinte, 2002, fez parte do lote nacional de Jovens Criadores, na área de joalharia [mostra de 2002-03], também promovida pelo Clube de Artes e Ideias e pela Secretaria de Estado da Juventude.

Por duas vezes consecutivas foi selecionada e publicada na conceituada editora Lark Books, no seguimento de duas das mais importantes competições a nível mundial de design de joalharia - 500 RINGS Jewelry Designs - Lark Books [2011] e 500 Silver Jewelry Designs - Lark Books [2012].

Podemos também encontrá-la, assim como as suas obras, nas revistas PLAGE, Paris [2001], V-LUDO [2007], VIP-JÓIAS [2008], ATTITUDE [2009], UMBIGO [2010] e MUTANTE [2014].

Muitos dos seus trabalhos foram adquiridos por importantes espólios de colecionadores particulares mas, também, por instituições públicas como o Instituto Politécnico de Leiria e MUDE - Museu do Design e da Moda, Lisboa.

A exposição “La Dolce Vita – Jóias com Luz” fica patente até 19 de março, podendo ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A entrada é gratuita.

__________________________________


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017