quarta-feira, 29 de abril de 2020

Carregal do Sal | Começaram os testes COVID-19 a trabalhadores das IPSS’s do concelho

Arrancaram, esta manhã, os testes COVID-19 aos trabalhadores das IPSS’S do Concelho de Carregal do Sal.
Os funcionários da Fundação Comendador José Nunes Martins; da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal e do Lar Residencial de Oliveira do Conde da APCV foram os primeiros a ser testados, de um universo de 158 trabalhadores que desempenham diversas tarefas nas nossas instituições de solidariedade social e que serão abrangidos por esta medida designadamente na Cáritas Paroquial de Beijós, Oliveira do Conde e Parada e no Centro Social Professora Elisa de Barros Silva.
A iniciativa realiza-se no âmbito de uma ação coordenada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e concertada com os municípios que a integram e o Instituto da Segurança Social, I.P., cabendo à Câmara Municipal de Carregal do Sal uma comparticipação no valor de 25,00€ e ao Instituto da Segurança Social, I.P. de 35,00€, por cada teste.
A recolha das amostras é realizada pelos profissionais do Centro de Saúde de Carregal do Sal.

Carregal do Sal | Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Serei o que me deres... que seja Amor
Mensagem da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Carregal do Sal
OLÁ,
A CPCJ de Carregal do Sal, na impossibilidade de comemorar o mês de Abril, com as atividades que estavam programadas, por causa da situação que todos vivemos causada pela Pandemia do COVID 19, não quis deixar de te lembrar a importância que a prevenção dos maus tratos na infância Tem na nossa sociedade.
Assim, enviamos um link (https://youtu.be/0R6QHIenNw4) da mensagem que Presidente da Comissão Nacional de Proteção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Dra. Rosário Farmhouse, enviou para todas as crianças e jovens do nosso país.
De seguida podes ficar a conhecer a história do laço azul, que serve de imagem a esta campanha mundial de prevenção.
A comemoração do mês de abril como Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis surge de uma história real passada nos Estados Unidos em 1989. Quando uma avó divulgou a história trágica dos maus-tratos dos seus netos.
Para despertar consciências e sobretudo “fazer com que as pessoas se questionassem”, a avó atou à antena do seu automóvel uma fita azul, a cor das nódoas negras resultantes das agressões dos seus netos. A fita servia de mote para contar os acontecimentos dramáticos e alertar para a problemática dos maus-tratos na infância.
Esse primeiro laço deu origem a um movimento, que rapidamente ganhou dimensão mundial como movimento do laço azul.
Este mês serve assim para alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar.
Fica Bem  -  Fica em casa

Carregal do Sal | Serviços Online do Município são cada vez mais utilizados

É cada vez maior o numero de cidadãos e empresas que interagem com o Município através da plataforma dos Serviços Online.
Numa altura em que é pedido aos cidadãos que fiquem em casa, o canal de acesso eletrónico aos serviços é, sem duvida, uma boa aposta.
A plataforma, disponível em https://servicosonline.cm-carregal.pt potencia a interatividade entre os cidadãos, pessoas coletivas e a Câmara Municipal, possibilitando o acesso online a todos os serviços da Autarquia, uma maior celeridade nos processos administrativos e operativos e uma economia mais verde pela diminuição da pegada ecológica associada à desmaterialização dos processos.
E muitas foram as entidades que, no último mês, se registaram e efetuaram os seus pedidos através da Plataforma dos Serviços Online, evitando assim o contacto presencial, durante a pandemia da COVID-19.
Assim, e porque os valores são elucidativos desde o início de 2020, dos registos de pedidos efetuados na área de urbanismo 2 % deram entrada em papel, 26% em suporte digital com recurso ao atendimento assistido no BMS e os restantes 72% foram submetidos nos serviços on-line pelos requerentes. Neste período de pandemia foi efetuada a validação de 56 novos utilizadores.
A Câmara Municipal procura estar sempre mais perto dos seus munícipes, e nesta altura mais difícil, não necessitámos de adotar medidas excecionais, pois já #EstamosOn há algum tempo.
Continuamos, ainda assim, a trabalhar para levar até ao munícipe mais e melhores serviços e, por isso, em breve, serão disponibilizadas novas ferramentas e aplicativos para o cidadão.
Evite ao máximo deslocações a locais de atendimento.
Utilize os canais digitais e telefónicos, pois desta forma está a assegurar uma melhor qualidade de vida para todos.

Diocese do Porto recorre ao “lay-off” para colaboradores e elementos do clero

Diocese do Porto recorre ao 'lay-off' para colaboradores e ...
Uma nota do ecónomo da diocese lembra que, em virtude da declaração do estado de emergência, "diversas paróquias e outras Instituições canónicas ficaram totalmente privadas das suas receitas".
A diocese do Porto recorreu ao "lay-off" para colaboradores e elementos do clero, de acordo com uma nota do ecónomo da diocese, padre Samuel Guedes.
A nota esclarece que "uma parte dos seus colaboradores ficou abrangida pelo regime do 'lay-off' simplificado", lembrando que, em virtude da declaração do estado de emergência, "diversas paróquias e outras Instituições canónicas ficaram totalmente privadas das suas receitas".
O ecónomo da diocese do Porto realça que a decisão do recurso ao "lay-off" inclui "os elementos do clero ao serviço, quer das estruturas da diocese quer de qualquer uma das Fábricas da Igreja responsáveis pelas nossas Paróquias, e cujos direitos e deveres, neste contexto, são iguais aos de qualquer outro trabalhador".
A nota esclarece ainda que "a decisão de cada Paróquia foi autónoma e, naturalmente, decorrente das suas particulares circunstâncias".
O documento conclui que "o ensejo da Diocese é, que rapidamente se vejam reunidas as condições para que a vida dos cidadãos retome a sua normalidade" e que "é também seu objetivo que as estruturas consigam ultrapassar este momento de crise de saúde pública, e poder continuar a garantir aos seus colaboradores as habituais condições de estabilidade.
Henrique Cunha / RR

Bolsonaro culpa governadores e prefeitos pelo aumento de mortes no Brasil

Bolsonaro culpa governadores e prefeitos pelo aumento de mortes no ...
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, remeteu hoje a responsabilidade pelo aumento do número de casos e mortes causados pela covid-19 para os governadores e autarcas que decretaram medidas de isolamento social.
"Essa fatura deve ser enviada aos governadores. Pergunte ao senhor João Doria [governador do estado de São Paulo], ao senhor [Bruno] Covas [prefeito de câmara da cidade de São Paulo] porque eles adotaram medidas restritivas e as pessoas continuam a morrer", disse Bolsonaro na porta do Palácio da Alvorada, sua residência oficial em Brasília.
"A minha opinião não vale, o que vale são os decretos de governadores e prefeitos. Não adianta a imprensa [meios de comunicação] colocar na minha conta essas questões, não adianta 'botar' a culpa em mim", acrescentou.
O chefe de Estado brasileiro estava acompanhado de vários deputados (membros da câmara baixa do Congresso) que são seus aliados e também subscreveram as críticas feitas aos governos regionais.
Questionado pelos jornalistas sobre qual é, então, a sua responsabilidade na crise provocada pela pandemia, o chefe de Estado brasileiro aparentou nervosismo e declarou: "A pergunta é tão idiota que não vou lhe responder".
Após os ataques feitos por Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria, fez convidou o Presidente a "sair da bolha" para visitar hospitais em colapso e ver "pessoas moribundas".
"Pare Presidente com essa política de perversidade, pare de dificultar para quem está lutando para salvar vidas, pare de fazer política no meio de um país que lamenta mortes", disse Doria.
Bolsonaro criticou as medidas de isolamento social desde que os primeiros decretos foram emitidos por prefeitos e governadores, alegando que a covid-19 é semelhante a uma gripe e que os brasileiros precisavam de voltar ao trabalho para evitar um colapso económico.
Dois meses após o registo do primeiro caso no Brasil, em 26 de fevereiro, o país tem 5.017 mortes e 71.886 casos confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde.
A região mais atingida pela pandemia no Brasil é o estado de São Paulo, com 2.049 mortes e 24.041 infetados.
Segundo as estimativas do governo regional de São Paulo, o número de mortes por coronavírus seria dez vezes maior na região sem as medidas de isolamento promovidas nas últimas semanas.
Apesar dessas ações, os sistemas de saúde pública de alguns estados brasileiros como Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e até mesmo de São Paulo, estão perto do colapso.
Nas declarações que deu na manhã de hoje, o Presidente brasileiro também disse que foi mal-interpretado no dia anterior, quando relativizou o aumento no número de mortes causadas pela covid-19.
"E daí? Lamento, mas quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagres", disse na terça-feira o chefe de Estado brasileiro, fazendo um trocadilho com o seu nome Jair Messias Bolsonaro.
Hoje o Presidente culpou jornalistas alegando que a sua frase foi retirada de contexto e afirmou que "nunca ninguém negou que haveria mortes".
"As mortes de hoje, a princípio, foram de pessoas infetadas há duas semanas. É o que eu digo para vocês: o vírus vai atingir 70% da população. Infelizmente é a realidade. Nunca ninguém negou que haveria mortes", explicou.
Bolsonaro atacou especificamente os jornais Folha de São Paulo e O Globo, dois dos mais importantes e influentes do país.
"Não adianta a imprensa colocar em minhas costas questões que não me correspondem. Não adianta a Folha de São Paulo, O Globo, que fez uma manchete mentirosa e tendenciosa", concluiu.

Andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol cancelam competições

Oficial: andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol ...
As competições nacionais de andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol foram hoje canceladas pelas respetivas federações, devido à pandemia de covid-19, anunciaram as estruturas num comunicado conjunto.
Andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol cancelam ...
O cancelamento das provas deixa sem campeões ou descidas os campeonatos destas quatro modalidades de pavilhão, que tinham as provas suspensas desde 11 e 12 de Março, seguindo o desfecho decidido para o futsal, em 08 de abril, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O Benfica liderava os campeonatos de voleibol e hóquei em patins, o FC Porto o de andebol e o Sporting o de basquetebol.
Lusa

Coordenadora de programa apela para denúncia de casos de violência doméstica

Violência doméstica:Coordenadora de programa apela para denúncia ...
A coordenadora do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida afirmou hoje que a violência doméstica "faz adoecer física e psicologicamente" não só mulheres e crianças como outras populações vulneráveis, apelando para a denúncia destas situações.
"Este é um tema considerado pela Organização Mundial de Saúde desde há alguns anos como um grave problema de saúde pública e acima de tudo uma questão de direitos humanos, que nesta fase de isolamento das famílias e de pandemia de covid importa alertar", disse Daniela Machado, na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde sobre o novo coronavírus.
Alertar para este crime é "um dever" porque "é um problema que é transversal a toda a sociedade que faz adoecer e faz adoecer física e psicologicamente, não só mulheres, crianças", mas também "outras populações eventualmente vulneráveis", nomeadamente migrantes, idosos e pessoas em situações de incapacidade
"São situações que provocam traumas que muitas vezes devem ser prevenidos, sobretudo, quando estamos a falar também de crianças que muitas vezes aprendem esses modelos e que os replicam ao longo de todo o ciclo de vida e que acaba por ser difícil depois interromper este ciclo", advertiu a coordenadora do programa da DGS.
Daniela Machado salientou que a saúde também pode ser "uma porta de entrada" para quem precisar de ajuda nesta área, adiantando que existem 452 equipas multidisciplinares, compostas por psicólogos, médicos, técnicos de serviço social e enfermeiros em todo o SNS.
"Estas equipas têm vindo a reforçar também a sua vigilância não deixando que a intervenção junto das populações mais vulneráveis fique de facto de fora nesta época de covid", sublinhou.
Daniela Machado adiantou que vai ser criado "um algoritmo simples de forma a permitir uma sessão precoce de encaminhamento para a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica".
"Porque estamos a falar de condições tóxicas, mas que são simultaneamente um crime" de natureza pública, todos têm o dever de apoiar e denunciar junto das forças de segurança ou tribunais.
Questionada sobre as crianças em situação de vulnerabilidade, Daniela Machado afirmou que "as instituições continuam ativas", reajustando-se aos novos contingentes.
Segundo a coordenadora, os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco existentes nos centros de saúde e hospitais têm sido reforçados e continuado a trabalhar com a rede de parceiros, "reinventando-se nas formas de contacto e apostando seriamente nas campanhas de sensibilização relativamente às vizinhanças", para que possam estar "mais ativas" conforme a recomendação da OMS.
Por outro lado, há um reforço dos profissionais relativamente a estas áreas, garantindo a vigilância das consultas de saúde infantil, onde é feita "a avaliação das dinâmicas familiares do risco familiar".
Daniela Machado destacou ainda a importância das escolas, que apesar de não estarem próximas fisicamente, continuam atentas e a estabelecer formas de contacto com estas crianças, assim como as outras entidades, nomeadamente as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
"Tem continuado a haver as mesmas diligências, os procedimentos de emergência continuam a ocorrer, tanto quanto sabemos, inclusivamente processos de retirada e de agilização também junto dos tribunais de Família e Menores", salientou.
"Os serviços não se encontram parados e é importante reforçar que a comunidade também tem que fazer o seu papel muito importante na proteção dos mais vulneráveis", rematou.
Lusa

Rio diz que lojas de rua mais pequenas abrem em 4 de maio mas restaurantes ainda não

SIC Notícias | Rui Rio diz que lojas de rua mais pequenas abrem em ...
O presidente do PSD afirmou hoje que aquilo que o Governo tem desenhado para a primeira fase do período pós-estado de emergência é que abram "lojas de rua de tamanho mais reduzido", estando os restaurantes para já excluídos.
No final de cerca de duas horas de reunião com primeiro-ministro, António Costa - que hoje está a receber todos os partidos com assento parlamentar para uma ronda de audições sobre o calendário e plano de retoma devido à pandemia de covid-19 - Rui Rio foi questionado sobre qual o plano do executivo.
"Não me compete a mim dizer aquilo que o Governo vai fazer nem me compete a mim dizer tudo aquilo que lá dentro o Governo nos disse, até porque o Governo ouviu o PSD, nós fizemos as nossas sugestões também relativamente à forma como as coisas podem abrir, e vai ouvir agora sugestões dos outros partidos e depois há de haver um modelo final e nesse é que depois havemos de dar a nossa opinião", começou por referir.
O líder do PSD adiantou que aquilo que "grosso modo está desenhado é abrirem agora algumas lojas de rua de tamanho mais reduzido", mas questionado sobre se os restaurantes poderão abrir também a 04 de maio respondeu que "ainda não".
"Não as grandes lojas, mas aquelas onde não há grandes acumulações de pessoas e depois ir gradualmente, a 18 de maio, alargar o tipo de lojas que podem abrir. Em paralelo também mais alguns negócios. barbeiros, cabeleireiros, mas isso eu acho que deve ser o primeiro-ministro e o Governo a dizer aquilo que vão fazer e acima de tudo em definitivo", respondeu.
De acordo com Rio, o PSD sugeriu que a "utilização obrigatória de máscaras em lojas, em espaços fechados".
"O governo acolheu esta nossa sugestão. Não sei se no fim do dia ela fica ou não fica", adiantou.
Lusa

México | CIBERSEGURIDAD & COVID-19: ANÁLISIS DEL TRÁFICO WEB Y CORREO ELECTRÓNICO

Los cibercriminales están aprovechando la situación mundial y se han adaptado para explotar el interés del público en todo aquello que contenga las palabras COVID-19 y Coronavirus. Esto no debe sorprendernos, pues este modus operandi se observa a diario. Los vectores de correos electrónicos y ataques web siguen siendo componentes a los que los criminales recurren en primera instancia pues les resulta una manera fácil de conseguir información clave y sensitiva. 
Forcepoint, compañía líder en ciberseguridad, ha realizado un análisis del tráfico web y de correo electrónico anónimo relacionado con las palabras clave “Corona” y “COVID” en los últimos 3 meses, con lo que detectaron tendencias interesantes generadas por su base global de clientes, las cuales compartimos a continuación (se anexan imágenes de las gráficas).
  • Durante las dos primeras semanas de marzo de 2020 se observó un aumento significativo en la creación de sitios dedicados a compartir datos relacionados con la pandemia y sitios web de noticias. Lo anterior puede correlacionarse con el inicio de medidas de restricción promulgadas por los gobiernos globales y un movimiento hacia el trabajo remoto. (Fig. 1)
  • El interés de los usuarios en sitios web que tratan el tema de COVID y Coronavirus alcanzó su punto máximo a mediados de marzo, en correlación con la promulgación de medidas de “cierre” por parte de los gobiernos alrededor del mundo.
  • A mediados de marzo, se registró un aumento significativo en los correos electrónicos no deseados (maliciosos, spam o phishing) que contienen URL´s incrustadas que usan las palabras clave de COVID o Corona, pasando de valores insignificantes de enero de 2020 a más de medio millón de bloqueos por día. (Fig. 2 y3)
  • En la semana del 23 de marzo se observó un incremento del 358% de correos electrónicos maliciosos que contenían URL´s incrustadas con COVID y coronavirus en comparación con el último día hábil de la semana anterior. La primera semana de abril experimentó una disminución significativa, pero a partir de la segunda semana la cantidad de correos electrónicos maliciosos de nuevo ha aumentado.
“En lo que respecta a México se ha visto este incremento alineado a las estadísticas mundiales, reforzando que somos uno de los países que sufre más ataques debido a varios factores como la presencia de transnacionales, así como de corporativos mundiales de servicios financieros y nuestra cercanía a EUA, entre otras”, comentó Gerardo Flores, Country Manager para México y Centroamérica.

México |Enfrentan Negocios El Reto De Un Nuevo Mundo Digital

Como parte de las actividades de conocimiento compartido, KIOllege llevó a cabo el webinar “2020, el año que sorprendió al mundo”.
El 2020 ha sido un punto de inflexión para que diversas industrias, sectores y empresas respondan a  las exigencias de un nuevo entorno más digital, donde la tecnología juega un papel clave en la reconversión de ciertos modelos de negocio, mitigación de riesgos, así como soluciones para mantener la continuidad operativa, de acuerdo con los participantes del webinar  “2020, el año que sorprendió al mundo”, organizado por KIOllege
KIOllege es una iniciativa de KIO Networks para compartir conocimiento sobre el impacto que tienen las nuevas tecnologías en nuestro día a día, y en esta ocasión contó con la participación del Director de KIO Application Management, Octavio Camarena; el Director de KIO Managed Services, Luis Mejía y Ulrick Noel, Senior Manager de Innovación en Consultoria, Deloitte México.
Explicaron que las organizaciones están buscando adoptar soluciones tecnológicas que les permitan ganar agilidad, reducir costos e incrementar eficiencias para adaptarse a nuevos modelos de trabajo remoto, consumo en línea, procesos más automatizados, entre otros aspectos de la nueva normalidad.
  • Plataformas de colaboración y comunicación. El principal objetivo de las empresas es poder continuar laborando desde cualquier lugar geográfico y desde cualquier dispositivo, para lo cual es posible contar desde soluciones para plataformas colaborativas de trabajo hasta replicar -digitalmente- el espacio de trabajo que puede estar contenido en una computadora de escritorio en cualquier dispositivo, en un ambiente de mayor control y seguridad. 
  • Automatización de procesos: Las empresas están en una situación en la que prefieren orientar al talento a actividades que generen valor en vez de dedicarse a llevar a cabo tareas repetitivas, con grandes cantidades de información, que siguen estándares y reglas predeterminadas, donde no se requiere creatividad o un criterio adicional. Este tipo de tareas repetitivas pueden ser completadas con la automatización robotizada de procesos (RPA, por sus siglas en inglés). 
  • Comercio electrónico: Más y más negocios ven en el comercio electrónico una solución para retener y generar más clientes, lo que implica reenfocar el modelo con el que estaban operando.  
  • Soluciones de Nube: Muchos negocios están adoptando esta solución debido a la flexibilidad que les ofrece, tanto en términos de adaptabilidad como por costos, ya que se paga conforme la capacidad de almacenaje, procesamiento o disponibilidad de datos utilizadas, la facilidad para acceder desde cualquier dispositivo y la facilidad para ambientes colaborativos.  
Los especialistas coincidieron en que las empresas deben ser flexibles para reenfocar sus modelos de negocio, ágiles para adoptar nuevas soluciones tecnológicas, y así responder de manera rápida a las nuevas necesidades del mercado. 

Serpa | Município distribui refeições e materiais a alunos

Reguengos de Monsaraz: Novas medidas preventivas excecionais entre ...
A Câmara Municipal de Serpa está a colaborar com os dois Agrupamentos de Escolas do concelho no que toca à distribuição de refeições e materiais pedagógicos a alunos beneficiários da ação social escolar. 

A entrega de refeições está, desde esta quarta-feira, dia 29 de abril, a ser feita a três alunos, pelos serviços da Câmara Municipal, sendo a sua confeção realizada na cantina da Escola Abade Correia da Serra, em Serpa (Agrupamento n.º 1). 

No que toca a materiais pedagógicos, os serviços municipais estão a dar resposta a oito alunos, alguns destes, com necessidades educativas especiais. 

Trata-se de mais uma medida de apoio no âmbito da Covid-19, a juntar a outras já assumidas anteriormente, e que surgiu na sequência do trabalho realizado pelo Município de Serpa de acompanhamento às escolas.

“Desenvolvimento Pessoal: Gestão de Emoções”


No nosso contexto pessoal e profissional encontramos distintas personalidades e situações bastante exigentes e stressantes. É, por isso, fulcral ter um bom controlo das emoções para que não afetem o bem-estar ou o clima organizacional. A gestão emocional favorece o sucesso profissional e contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais feliz e positivo.
Um profissional capaz de gerir as suas emoções, sabe interagir e relacionar-se, comunica com assertividade e está preparado para determinadas situações mais exigentes. Por estas razões, as organizações começam a ter em consideração que as emoções são essenciais e representam um papel importante.
Em contexto de trabalho, é fundamental adotar uma postura equilibrada. Quem consegue entender as suas emoções aprende a controlá-las. Desenvolver a inteligência emocional ajuda a responder e a atuar de forma positiva – e não condicionada por emoções e/ou estados de espírito.
Ressalta-se então a importância de trabalhar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento, o que terá um profundo impacto não só a nível pessoal mas também profissional.
Assim, com o objetivo de ajudar os profissionais a trabalhar o seu desenvolvimento pessoal, a ENB- Escola de Negócios irá dinamizar um Curso Executivo (Online) sobre “Gestão de Emoções”. O curso terá início dia 11 de maio e irá decorrer em horário pós-laboral.
Para mais informações poderá consultar o site www.escoladenegocios.com 

Biblioteca Municipal comemora 25 anos


A 29 de abril de 1995, há precisamente 25 anos, abria portas um dos equipamentos culturais mais inovadores no concelho: a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, que ao longo destes anos, já registou 1.406.672 visitas. “Um quarto de século para uma instituição e para um serviço é uma idade adulta e que representa um acumular de vivências, experiências e convivências, umas boas e outras más, mas todas acrescentaram valor à nossa Biblioteca Municipal. Muita gente passou por lá e muitos sentem a sua falta, muita tecnologia e teorias mudaram, mas as pessoas ainda são as nossas e os livros de papel com letras alinhadas”, reconhece João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro da Cultura e Educação. 

Apesar de encerrada ao público, o Município não quis deixar de comemorar o aniversário da Biblioteca. Para assinalar esta data, foi colocada uma instalação artística, junto ao edifício da biblioteca, composta por seis baloiços onde estão suspensos livros, frases e outros escritos alusivos à comemoração. “A nossa biblioteca cresceu, teve polos e rodas e hoje está na rua com baloiços, para agitar e lembrar que está viva e que voltará a receber os seus amigos, curiosos, visitantes, estudantes, investigadores e frequentadores, parabéns a todos os funcionários que já trabalharam, trabalham e “levam até si” este projeto”, acrescenta João Manso. Estão a ser divulgadas rubricas digitais que irão ser dinamizadas ao longo das próximas semanas no site da biblioteca e na sua página do Facebook. Intitulada “25 anos, mais de 25 anos de livros e memórias”, esta é uma delas com a apresentação dos inúmeros livros que ao longo deste quarto de século o Município tem apoiado, de autoria de escritores do concelho ou que escreveram sobre ele. Serão ainda divulgados 25 factos e curiosidades sobre a Biblioteca e o Auditório Municipal, fotografias antigas, entre outras partilhas. 

A Biblioteca Municipal tem atualmente 38.844 livros disponíveis, das quais 30.906 na secção de adultos e 7.938 na secção infantojuvenil e conta com um total de 3453 utilizadores registados (incluindo os polos), 121 títulos de periódicos: jornais e revistas de âmbito local, regional e nacional e já emprestou mais de 80 mil livros. Em 1999 foi inaugurado o primeiro polo da Biblioteca Municipal em Sobreira Formosa, onde atualmente também estão instalados o Museu Isilda Martins e o Espaço Cidadão. Em 2004 foi inaugurado o polo de São Pedro do Esteval, tendo registado um total de 2687 utilizadores no primeiro ano de funcionamento. Em 2005 foram inaugurados os polos da Biblioteca Municipal das Atalaias e dos Montes da Senhora. A Bibliomóvel fez a sua viagem inaugural no dia 25 de junho de 2006 e atualmente visita um total de 31 localidades, divididas em duas rotas, de segunda a sexta-feira. Por ocasião do 20º aniversário, foi criada uma página da Biblioteca Municipal, disponível em www.biblioteca.cm-proencanova.pt, onde podem ser consultados os livros existentes, com indicação da disponibilidade do volume pretendido ou com a funcionalidade de aumentar o tempo de requisição. 

Marcante também foi a chegada do cinema, que só existia nos meios urbanos maiores. “Danças com lobos” foi o primeiro filme a ser exibido no Auditório Municipal a 30 de dezembro de 1994. A secção audiovisual também foi importante: foi um dos primeiros locais a ter acesso gratuito à internet. Atualmente disponibiliza 11 computadores e 8 tablets com acesso à internet via WiFi acessível em todo o edifício. "Em tempos de um novo normal, os livros continuam a fazer parte da nossa vivência, crescimento e usufruto também em momentos de prazer. Parabéns a todos quantos contribuíram e trilham este caminho que nos faz todos crescer", conclui João Lobo, presidente da Câmara Municipal.

O Vereador do PSD, Engº Filipe Silva, aprovou na reunião de câmara de hoje, 29.04.2020

# Protocolo de Cooperação na compra de material de proteção – Pandemia COVID-19 - Ratificação
# Estado de emergência nacional | COVID-19 – adoção de novas medidas
# ) Resposta à situação de crise provocada pela epidemia de coronavírus SARS-COV-2 e da doença COVID-19, que obrigou ao decretar do estado de emergência nacional
# Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos – Equipa de Intervenção Permanente – Custos com os vencimentos referente ao mês de março de 2020
# Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos – Pedido de Subsídio Extraordinário – 6.º Torneio de Sueca
# Fragas Bike Team – Pedido de subsídio anual de 2020

Recomendação do PSD de testes a lares existentes no concelho de Figueiró dos Vinhos

Nesta matéria e nesta altura o PSD não é oposição, é colaboração, porque neste momento é preciso que todos colaborem para ajudar Portugal a vencer esta pandemia.
As medidas constantes (apresentadas pelo PS) resultam da legislação, muita dela aprovada recentemente, de diretivas da Direção Geral de Saúde e a maioria delas, já postas em prática, há muito, em outros concelhos.
São medidas que vêm ao encontro do que temos defendido e de que é exemplo o contributo que demos sobre esta matéria na reunião de câmara de 25 de março de 2020. Seja a rede de solidariedade e de apoio aos idosos, a desinfeção de locais públicos, o uso generalizado de máscaras ou a atualização do POMCOV.
Não vemos, no entanto, em nenhum destes documentos qualquer referência à necessidade de testes de despiste do Covid-19 nos lares existentes no concelho. A este respeito e pelo que vamos vendo e ouvindo seria, a nosso ver, útil que se procedesse mediante parceria entre a Câmara Municipal e o Governo (entidades de saúde) a realização de testes de diagnóstico a todos os utentes e funcionários de lares do Concelho, em Figueiró dos Vinhos, Aguda e Arega.
Como temos vindo a afirmar neste momento é preciso que todos colaborem para ajudar Portugal a vencer esta pandemia, pelo que da nossa parte estaremos sempre do lado da adoção de medidas preventivas e especiais de reação, procurando melhorar o apoio à população e a eficácia e a eficiência no combate à situação pandémica atual.

Testes covid trabalhadores da câmara e outros setores de risco em Figueiró dos Vinhos


Tal como noutros sectores essenciais à vida das populações, milhares de trabalhadores da Administração Local continuam a assegurar serviços indispensáveis à salvaguarda da saúde pública e à qualidade de vida das populações, expondo-se a riscos acrescidos sem qualquer tipo de compensação suplementar.

Sabemos o que já foi feito nesta matéria, conhecemos as medidas propostas e já implementadas de prevenção envolvendo os trabalhadores, mas consideramos, também, a necessidade de adaptar os procedimentos a tomar à realidade concreta e importância das funções desempenhadas, face ao serviço público e respetiva missão perante a população e o território onde estamos inseridos, nomeadamente ter em atenção os trabalhadores inseridos nos grupos considerados de risco, relativamente aos quais os serviços de Medicina do Trabalho têm um papel importante a desempenhar.

Não ignorando, e muito menos desvalorizando, o momento em que vivemos, de pandemia devido ao covid-19 torna-se, contudo, essencial olhar para todos os trabalhadores, mas com particular atenção para os trabalhadores externos do Município de Figueiró dos Vinhos em tempo de excecionalidade.

É para o PSD importante que se tomem medidas extraordinárias para garantir a protecção e defesa da saúde destes trabalhadores que, apesar de mal remunerados terão que continuar a cumprir as suas funções para assegurar o funcionamento de serviços essenciais e a salubridade dos espaços públicos para salvaguardar a saúde de todos.

É para nós importante proteger todos os trabalhadores, mas dedicar uma especial atenção a estes trabalhadores dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos e prevenir eventuais consequências ao nível da salubridade pública e ambiental.

São trabalhadores essenciais, mas muitas vezes esquecidos.

Na emergência, o apoio a estes trabalhadores é essencial, na medida em que cumprem diariamente funções imprescindíveis à vida da comunidade, hoje particularmente agravadas pela situação de pandemia. Nestes serviços o desempenho de funções acarreta riscos acrescidos para a saúde daí a recomendação do Partido Social Democrata para que se olhe para estes trabalhadores com um olhar mais atento e profundo e se tomem as medidas necessárias e urgentes para a sua segurança a que este tempo de excecionalidade nos impõe, designadamente a realização de testes de despistagem e diagnostico ao CIVID19.

Referimos aqui, por maioria de razão, aos trabalhadores da Câmara Municipal, no entanto, queremos, igualmente, alertar para a situação dos nossos Bombeiros e funcionários do chamado terceiro setor que estão também no centro das nossas preocupações pelas funções relevantes que prestam e pelo risco a que estão, igualmente, sujeitos.

Num momento em que todos estamos obrigados a um esforço suplementar, que se quer sério e responsável, de forma a superar este período de excecionalidade, o Partido Social Democrata assumindo a sua responsabilidade, está disponível para aprofundar todas as medidas, estratégias e soluções, que visem em todas as suas dimensões, salvaguardar os trabalhadores da autarquia e consequentemente todos os cidadãos que vivem, visitam ou trabalham no concelho de Figueiró dos Vinhos.

Justiça brasileira autoriza investigação a ministro por racismo contra chineses

Visão | Covid-19: Justiça brasileira autoriza investigação a ...
O juiz Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje instaurar um inquérito contra o ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, por suposta prática de racismo contra chineses numa publicação no Twitter.
A decisão responde a um pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, que solicitou a abertura do inquérito e defendeu que a conduta do governante se enquadra, em tese, em crime racial, "por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", cuja pena vai de um a três anos de prisão e multa.
Celso de Mello determinou que Weintraub deverá participar num interrogatório judicial sobre o caso e não poderá negociar o dia e a hora do seu depoimento já que deve falar na condição de investigado.
O juiz do STF estipulou o prazo de 90 dias para a Polícia Federal realizar as diligências indicadas neste caso, e retirou o caráter sigiloso do inquérito alegando que "os estatutos do Poder, numa República fundada em bases democráticas, não podem privilegiar o mistério".
"A prática estatal, inclusive quando efetivada pelo Poder Judiciário, há de expressar-se em regime de plena visibilidade", acrescentou.
Numa mensagem escrita e partilhada por Weintraub em abril passado, na rede social Twitter, o ministro usou a personagem Cebolinha, da banda desenhada "Turma da Mónica", para sugerir que a pandemia provocada pelo novo coronavírus faz parte de um "plano infalível" da China para dominar o mundo.
"Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", escreveu Weintraub, em 04 de abril, na sua conta no Twitter.
Cebolinha, uma das personagens infantis mais populares do Brasil, tem problemas de dicção e troca a letra "r" pela letra "l" ao falar, uma substituição que também é associada aos chineses.
O ministro acabou por apagar a mensagem.
Contudo, as autoridades chinesas exigiram uma retratação do Brasil após o comentário do ministro, que o país asiático descreveu como "fortemente racista" e que disse causar "influências negativas" nas relações entre os dois países.
Num comunicado oficial, também publicado no Twitter, a embaixada da China sustentou que o governante brasileiro, "ignorando a posição defendida pelo lado chinês em vários esforços, fez declarações difamatórias contra o país nas redes sociais e estigmatizou Pequim ao associá-lo à origem da covid-19".
"Deliberadamente elaboradas, essas declarações são totalmente absurdas e desprezíveis, têm um selo fortemente racista e objetivos indizíveis e causaram influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais", acrescentou a nota da embaixada chinesa.
Lusa

Dia da Liberdade? Jovem repórter identificado pela Polícia por filmar Protestos no 25 de Abril

Repórter António Abreu estava a filmar protestos no dia da Liberdade.
No dia 25 de Abril de 2020, enquanto deputados, figuras de Estados e capitães de Abril festejavam data no Parlamento, populares protestavam a hipocrisia das comemorações à porta da Assembleia da República.

O único órgão de comunicação social que filmou os protestos foi o jornal online Notícias Viriato, através do seu jovem director e repórter, António Abreu.

O jovem repórter foi impedido de entrevistar os deputados, devido ao aparato policial à volta do Parlamento, e filmou e entrevistou a dúzia de manifestantes, entre os quais, o líder do PURP – Partido Unido dos Reformados e Pensionistas – que, apesar das limitações de movimento devido ao Estado de Emergência, deslocaram-se a São Bento para protestar contra a “hipocrisia” dos festejos e levantaram a questão que os deputados recebem “o dobro” por estarem a “festejar no feriado”.

Para estes cidadãos, se o Parlamento pôde reunir cerca de 100 pessoas para celebrar a data também eles podiam ir à rua deixar uma mensagem de indignação (a qual foram obrigados a retirar). Sem aglomerações, nunca excederam as 5 pessoas, regressando, em seguida, às suas casas.

Rapidamente, os vários agentes da polícia abafaram os protestos e impediu-os de mostrar os seus cartazes e as suas faixas aos representantes eleitos pelo povo.

Paulo André 
Bombeiros24

UEFA determina que campeonatos que regressem à atividade vão apresentar protocolo sanitário

Informação ao Minuto
A UEFA informou hoje que todos os campeonatos de futebol que planeiam um regresso à atividade irão apresentar protocolos sanitários e condições operacionais que garantam a saúde dos envolvidos.
"Todas as organizações de futebol que estão a planear o reinício das suas competições vão produzir protocolos que definam as condições sanitárias e as condições de operacionalidade, assegurando que a saúde dos envolvidos nos jogos está protegida (...)", indicou o organismo em comunicado.
Na nota, o presidente do Comité Médico da UEFA, Tim Meyer, também membro do grupo que tem analisado um possível regresso do futebol, especificou a produção de um protocolo como condição necessária a um regresso.
"Nessas condições, e em total respeito com a legislação local, é possível planear o regresso das competições suspensas durante a época de 2019/20", indicou o responsável clínico do organismo europeu do futebol.
Na Europa, a maior parte das Ligas suspenderam a atividade após o fim de semana de 07 e 08 de março, devido à crise sanitária existente com a propagação do novo coronavírus, e nos últimos os campeonatos de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.
Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados -- nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América -- ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.
Em Portugal é esperada uma comunicação em relação ao desporto na quinta-feira, por parte do primeiro-ministro, António Costa, depois de se ter reunido na terça-feira com a Federação Portuguesa, Liga e os presidentes dos três maiores clubes, Benfica, FC Porto e Sporting.
Lusa

Metade dos portugueses sente impacto psicológico “moderado a severo”

Mauro Paulino | Psicólogo Clínico e Forense


Mauro Paulino | Psicólogo Clínico e Forense
Quase metade (49,2%) dos portugueses classifica o impacto psicológico da pandemia de covid-19 como “moderado a severo”, segundo um estudo desenvolvido pela Mind – Instituto de Psicologia Clínica e Forense, que foi hoje divulgado.

Esta é uma das conclusões, “e talvez a mais preocupante”, do estudo, destacou em comunicado Mauro Paulino, coordenador da Mind e um dos responsáveis da investigação, que também contou com a colaboração do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Através de um questionário ‘online’, que esteve disponível durante três dias (entre 24 e 27 de março), ou seja, três semanas após terem sido confirmados os dois primeiros casos em Portugal e oito dias após a primeira morte por causa do novo coronavírus, foram obtidas 10.529 participações, com uma média de idades de 31,3 anos, e na sua maioria mulheres (8.785, correspondentes a 83,4% do total).

Mauro Paulino sublinhou que este trabalho contou com “uma das mais expressivas amostras, inclusive internacionalmente, sobre os danos psicológicos imediatos da covid-19 sobre a população em geral”, tendo como objetivo avaliar o impacto psicológico imediato da pandemia de covid-19 na sua fase inicial, bem como a sintomatologia de ansiedade, depressão e ‘stress’ entre os portugueses.

“Agora, é possível pronunciarmo-nos com base em dados rigorosos e nacionais”, assinalou o psicólogo Rodrigo Dumas-Diniz, também responsável da investigação.

Os resultados obtidos permitem identificar vários fatores de risco, “mostrando que é necessária uma atenção especial para as mulheres, os desempregados, os que têm menos escolaridade, os que vivem em zonas rurais e os que experienciaram sintomas de gripe ou doenças crónicas”, lê-se no comunicado.

Já a comparação dos resultados obtidos em Portugal com investigações chinesas mostra “diferenças importantes”, sublinharam os responsáveis, revelando que apenas 7,6% dos participantes chineses relataram um impacto psicológico moderado a severo.

A explicação para a discrepância neste capítulo pode estar relacionada com a maior quantidade de informação dos participantes portugueses, uma vez que o surto chegou a Portugal várias semanas depois de ter surgido na China, e após uma grande cobertura mediática sobre o tema.

“A quantidade e a qualidade da informação recebida influenciam as reações psicológicas dos consumidores, pelo que, é recomendável que a mesma esteja limitada a informações oficiais e credíveis”, frisou Mauro Paulino.

O estudo português mostra, tal como as investigações na China, que as participantes do sexo feminino relataram um maior impacto psicológico da pandemia, bem como maiores níveis de depressão, ansiedade e stresse.

“As mulheres parecem correr um risco elevado de sintomas psicológicos, o que nos orienta sobre a urgência da intervenção”, comentou Rodrigo Dumas-Diniz.

No total, 11,7%, 16,9% e 5,6% dos participantes relataram sintomas moderados a graves de depressão, ansiedade e níveis de ‘stress’, respetivamente.

“Existe o risco de que a prevalência de números clinicamente relevantes de pessoas com ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental aumente”, alertaram os investigadores, considerando que os dados também indicam que os indivíduos sem perturbações mentais anteriores mostraram um impacto psicológico negativo imediato devido à pandemia.

Por seu turno, Sofia Brissos, médica psiquiatra que também integra a equipa de investigação, considerou que “serão os estudos longitudinais que irão demonstrar se, após o impacto inicial da pandemia, existe uma tendência para a estabilização, uma diminuição ou um agravamento dos sintomas psicológicos, especialmente, quando se sabe que os efeitos psicológicos podem persistir mesmo após o fim da pandemia”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

PTJornal

Ator indiano Irrfan Khan morre aos 53 anos

Ator indiano Irrfan Khan morre aos 53 anos - Atualidade - SAPO
O ator indiano Irrfan Khan, que participou em filmes como "Quem quer ser bilionário?" e "A vida de Pi", morreu aos 53 anos, anunciou hoje o seu agente.
A estrela de Bollywood, que padecia de um cancro raro diagnosticado em 2018, foi internada no hospital de Bombaim esta semana devido a uma infeção do cólon.
"Irrfan era um ser forte, alguém que combateu até ao fim e que inspirava todos que lhe eram próximos", escreveu o seu agente num comunicado.
Nascido em Jaiupur, em 1967, no Estado do Rajastão, Irrfan Khan iniciou a carreira profissional nos anos 1980.
Quando já tinha dezenas de títulos no currículo, o ator surgiu, em 2001, num desempenho quase silencioso no filme "O guerreiro", uma adaptação de um conto tradicional japonês pelo realizador britânico Asif Kapadia.
Alguns anos mais tarde, abraçou uma carreira internacional, tendo trabalhado, ao lado de Angelina Jolie, no drama "Um coração poderoso" (2007), de Michael Winterbottom, que foi apresentado em Cannes.
Em 2008, a sua cara tornou-se mundialmente conhecida graças a "Quem quer ser bilionário?", de Danny Boyle, filme que venceu oito Óscares e no qual desempenhou o papel de um inspetor de polícia.
Irrfan Khan prosseguiu depois a carreira nos Estado Unidos entrando em ´blockbusters` como "O Fantástico Homem-Aranha" (2012), "Mundo Jurássico" e "Inferno" (2016).
O ator foi elogiado pela crítica pelos seus papéis em "A vida de Pi" (2012), do tailandês Ang Lee, e o multipremiado "A lancheira" (2013), uma comédia romântica de Ritesh Batra na qual um homem e uma mulher dialogam à distância através das suas lancheiras.
Lusa

Na luta contra o cancro, Marco Paulo lamenta não receber mensagens de apoio do governo

É junto dos fãs que Marco Paulo encontra motivação para continuar a lutar. Recentemente o cantor partilhou um vídeo na Páscoa que teve cerca de um milhão de visualizações. Feito que o deixou com vaidade e orgulho.

No entanto, há mensagens que continuam sem chegar ao artista de 75 anos, especialmente de quem tem responsabilidades no país. Situação que Marco Paulo lamenta. O cantor afirma que não se encontra chateado com ninguém, no entanto é algo que o deixa triste.

“Quando os portugueses se mobilizam para me dar força, vejo que da parte de pessoas de destaque não existe essa disponibilidade para se lembrarem de alguém de quem às vezes se lembram quando precisam. Acho que há alguma hipocrisia, mas não quero forçar nada”, revela o artista à ‘Vidas’.

O artista prefere não falar em nomes nem em cargos, no entanto, acha estranho que determinadas pessoas ainda não lhe tenham dirigido uma palavra amiga. O mesmo refere que há 25 anos até a celebre Amália Rodrigues o visitava ao hospital. Já hoje, são poucos os colegas de profissão que demonstram preocupação.

“De tantos artistas que me cumprimentam, foram poucos os que me desejaram as melhoras”, lamenta.

Marco Paulo venceu o primeiro tumor em 1996 e relembra que na altura recebeu uma mensagem de preocupação do Presidente da República, Jorge Sampaio.

Por Paulo André
- 29 de Abril, 2020
Bombeiros24

Mais de 90% das mortes ocorreram em hospitais

Noventa e três por cento das mortes por covid-19 ocorreram em hospitais, 4% em lares e as restantes em casa, revelou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurando que todos os óbitos estão a ser contabilizados.
Questionada na conferência diária sobre a pandemia se as pessoas que morrem em casa ou em lares fazem o teste à covid-19 e se estes casos estão a ser notificados, Graça Freitas afirmou que, “em Portugal, não é possível ninguém ser enterrado, cremado, sem um certificado de óbito”.
Os certificados de óbito são passados pelos médicos que sabem a causa da morte e que os registam na plataforma eletrónica SICO, o que permite ver “o número de mortes ao minuto”, explicou.
“Em anos normais, sem covid, cerca de um terço das pessoas, varia um bocadinho de ano para ano, morre fora do hospital, sendo que as outras morrem em ambiente hospitalar”, disse Graça Freitas.
Relativamente à morte pela infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, as autoridades ainda vão mais longe: “Até estamos a medir a morte com covid mesmo que muitas vezes não seja o evento terminal”.
“Portanto, não estamos a deixar escapar ninguém, obviamente estão aqui contempladas as pessoas que morrem em ambiente hospitalar, as pessoas que morrem no seu domicílio e também as pessoas que morrem nos lares”, assinalou.
Neste momento, salientou, “a nível nacional, 93% das mortes ocorreram em meio hospitalar, 4% em lares e 3% em domicílio na residência habitual das pessoas”.
“Todas as mortes estão a ser obviamente contabilizadas, é impossível não contabilizar porque é impossível as pessoas morrerem e serem enterradas ou cremadas sem ter um certificado de óbito e, portanto, sim todas estão a ser contadas”, frisou Graça Freitas.
Portugal contabiliza 973 mortos associados à covid-19 em 24.505 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.
O país vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.
Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.
NDC